SEMANA 08 - s3.amazonaws.com · O CORTIÇO (Fragmento) Noventa e cinco casinhas comportou a imensa...

32
SEMANA 08

Transcript of SEMANA 08 - s3.amazonaws.com · O CORTIÇO (Fragmento) Noventa e cinco casinhas comportou a imensa...

SEMANA 08

LÍNGUA PORTUGUESA

Fragmento para as questões 1 a 3 O CORTIÇO (Fragmento) Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. (...) Prontas, João Romão mandou levantar na frente, nas vinte braças que separaram a venda do sobrado do Miranda, um grosso muro de dez palmos de altura, coroado de cacos de vidro e fundos de garrafa, e com um grande portão no centro, onde se dependurou uma lanterna de vidraças vermelhas, por cima de uma tabuleta amarela, em que se lia o seguinte, escrito a tinta encarnada e sem ortografia: “Estalagem de São Romão: alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras.” As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dias: tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis, sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. Graças à abundância de água que lá havia, como em nenhuma outra parte, e graças ao muito espaço de que se dispunha no cortiço para estender a roupa, a concorrência às tinas não se fez esperar; acudiram lavadeiras de todos os pontos da cidade, entre elas algumas vindas de bem longe. E mal, vagava alguma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colchão, surgia uma nuvem de pretendentes a disputá-las. E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco. E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro e multiplicar-se como larvas no esterco.

No último parágrafo, há importante teria científica que deu sustentação ao estilo naturalista. QUESTÃO 01.

Marque a alternativa que indicar tal teoria:

a) Criacionismo

b) Iluminismo

c) Socialismo científico

d) Determinismo

e) Evolucionismo

Ainda em relação ao texto II, avalie as seguintes afirmações: QUESTÃO 02.

I. A símile “como minhocas no esterco” busca degradar a condição humana ao dar vazão a uma comparação

com seres primários.

II. A metáfora e neologismo “minhocar” faz referência a vida que está surgindo no cortiço, personificando a

figura dos animais ali presentes.

III. A descrição é um processo tipicamente realista-naturalista, pois tenta retratar, por meio de detalhes a

realidade observada.

Devem ser consideradas verdadeiras as afirmativas:

a) I, II e III

b) Nenhuma

c) I e II

d) II e III

e) I e IIII

No fragmento “que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas QUESTÃO 03. transbordantes e o revérbero das barracas de algodão cru (...)” Os termos em destaque representam que figuras de linguagens: a) Metáfora e metonímia b) Aliteração e antítese c) Símile e personificação d) Ironia e eufemismo e) Metáfora e zoomorfização Leia atentamente o seguinte poema parnasiano para responder às questões de 4 e 5: RIO ABAIXO (Olavo Bilac)

Treme o rio, de vaga em vaga... Quase noite. Ao sabor do curso lento Da água, que as margens em redor alaga, Seguimos. Curva os bambuais o vento. Vivo há pouco, de púrpura sangrento, Desmaia agora o ocaso. A noite apaga A derradeira luz do firmamento... Rola o rio, a tremer, de vaga em vaga. Um silêncio tristíssimo por tudo Se espalha. Mas a lua lentamente Surge na fímbria do horizonte mudo: E o seu reflexo pálido, embebido Como um gládio de prata na corrente, Rasga o seio do rio adormecido.

O soneto em questão pertence ao estilo parnasiano. Que traço estilístico não se vê confirmado QUESTÃO 04.

no texto, embora seja comum no estilo citado?

a) valorização da cultura greco-Iatina.

b) Supervalorização da linguagem acadêmica.

c) Equilíbrio emocional.

d) Métrica regular dos versos decassílabos.

e) Plasticidade através do descritivismo.

Em "Um silêncio tristíssimo por tudo/Se espalha.", há uma herança romântica na adjetivação QUESTÃO 05.

principalmente porque:

a) extravasa subjetividade.

b) projeta na natureza sentimentos do homem.

c) traduz individualismo à mensagem poética.

d) faz a emoção sobrepujar a razão.

e) dá ao poema um tom bem pessimista.

Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo: QUESTÃO 06.a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza; b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas; c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos; d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo; e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente. Texto para as questões 7, 8 e 9 ISMÁLIA Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao céu, Queria descer ao mar... E, no desvario seu, Na torre pôs-se a cantar... Estava perto do céu, Estava longe do mar... E como um anjo pendeu As asas para voar... Queria a lua do céu, Queria a lua do mar... As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar... (Alphonsus de Guimaraens)

O Barroco foi uma escola literária cuja temática passeava, entre outros caminhos, pela QUESTÃO 07.

dualidade e pelo conflito (espiritual e mundano) que envolviam o homem seiscentista. A partir disso,

relacione como o poema acima se associa à estética e/ou ao conteúdo barroco.

a) Em Ismália, a dualidade se realiza, contudo não de forma antagônica. O texto, nesse sentido, aproxima-se

da poesia barroca, que vê no conflito o equilíbrio de pensamento.

b) Em Ismália, a dualidade não se realiza. Assim a busca pelos dois espaços, e sua não realização, distingue

esse poema do pensamento barroco.

c) Em Ismália, a dualidade se realiza, de modo que a personagem, ao saltar, visa ao encontro de duas

condições opostas: o céu e o mar, representativos aqui da condição espiritual e mundana.

d) Em Ismália, a dualidade não se realiza. Assim a busca pelos dois espaços - e sua realização- aproxima esse

poema do pensamento barroco.

e) Não há a dualidade no texto, porque, se houvesse, o texto seria Barroco e não Simbolista, o que seria

absurdo, por Alphonsus de Guimaraens, notadamente, um poeta do Simbolismo Brasileiro

Lembrando da preocupação formal na qual se detinha o homem simbolista, percebemos, no QUESTÃO 08. texto acima, a herança do cultismo parnasiano. A partir disso, aponte a opção que melhor traduz essa afirmação. a) Léxico aproximado de uma fala coloquial que, no entanto, confronta com um rebuscamento semântico-sintático. b) Os versos em redondilha maior (7 sílabas métricas) marcam uma preocupação estrutural que pode ser ratificada numa construção em hipérbatos. c) As inversões sintáticas e as figuras de linguagem dão ao texto um caráter complexo e onírico- respectivamente- que, unidos, criam a atmosfera de nuvens e brumas, tão ao gosto parnasiano. d) A estruturação poética lembra a preocupação formal do pensamento realista, no que concerne ao uso de um vocabulário rebuscado e de fácil entendimento. e) O cultismo se explica pela equivalência estrutural, já que há as quadras (estrofes com quarto versos) e as redondilhas menores (5 sílabas métricas), dando ao texto simplicidade e rebuscamento. QUESTÃO 09. “E como um anjo pendeu As asas para voar...” Na verdade profunda das intenções de Ismália, o ato de voar seria rumo ao: a) Mar b) Céu c) Luar d) Sonho e) Deus

No trecho: "Eu não creio, não posso mais acreditar na bondade ou na virtude de homem QUESTÃO 10.

algum; todos são mais ou menos ruins, falsos, e indignos; há porém ALGUNS que sem dúvida com o fim de ser

mais nocivos aos outros, e para produzir maior dano, têm o merecimento de dizer a verdade nua e crua, (...)":

I. ALGUM e ALGUNS são pronomes indefinidos.

II. ALGUNS é sujeito do verbo haver.

III. ALGUM equivale a nenhum.

Assinale a alternativa correta sobre as assertivas acima:

a) Apenas I é verdadeira.

b) Apenas II é verdadeira.

c) Apenas I e II são verdadeiras.

d) Apenas I e III são verdadeiras.

e) I, II e III são verdadeiras.

Examinando a estrofe de Zé Kety, analise o tipo de pronome predominante. QUESTÃO 11.

Uns com tanto

Outros tantos com algum

Mas a maioria

Sem nenhum.

a) Pronome pessoal de tratamento. b) Pronome pessoal reto. c) Pronome relativo. d) Pronome indefinido. e) Pronome demonstrativo.

“Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é: QUESTÃO 12. a) pronome adjetivo indefinido. b) pronome substantivo indefinido. c) pronome adjetivo demonstrativo. d) pronome substantivo demonstrativo. e) nenhuma das alternativas acima é correta Texto para as questões 13 e 14. INIMIGO OCULTO dizem que em algum ponto do cosmos (Le silence éter nel de ces espaces infinis m’effraie)*

um pedaço negro de rocha do tamanho de uma cidade - voa em nossa direção – perdido em meio a muitos milhares de asteroides impelido pelas curvaturas do espaço-tempo extraviado entre órbitas e campos magnéticos voa em nossa direção e quaisquer que sejam os desvios e extravios de seu curso deles resultará matematicamente a inevitável colisão não se sabe se quarta-feira próxima ou no ano quatro bilhões e cinquenta e dois da era cristã (Ferreira Gullar)

*(O silêncio eterno desses espaços infinitos me assusta)

Identifique a opção que apresenta a explicação adequada para o efeito de sentido resultante QUESTÃO 13.

do uso linguístico especificado. a) Nos versos “um pedaço negro de rocha” / “voa em nossa direção” (versos 4-6), o uso do pronome possessivo “nossa” rompe o vínculo entre o eu lírico e os leitores. b) Em “dizem que” (verso 1), a expressão do sujeito gramatical, na terceira pessoa do plural, sem antecedente textual claro, evidencia que o eu lírico se vale de uma outra voz para expressar o fato. c) Nos versos “e quaisquer que sejam os desvios / e extravios / de seu curso” (versos 14-16), o pronome possessivo “seu” se reporta ao verso “em algum ponto do cosmos”. (verso 2) d) O apagamento do objeto direto oracional em “não se sabe se” (verso 20) inviabiliza a referência a “inimigo oculto”. (título) e) A combinação da preposição “de” com o pronome “eles”, empregado como pronome possessivo em “deles resultará” (verso 17), encaminha textualmente as consequências das “curvaturas do espaço- tempo”. (versos 8-9)

No verso: e quaisquer que sejam os desvios, a palavra destacada é: QUESTÃO 14. a) pronome interrogativo b) pronome relativo c) pronome indefinido d) conjunção e) pronome demonstrativo

Há pronome interrogativo na alternativa: QUESTÃO 15. a) Não sei qual caneta é a minha. b) Esta é a pessoa sobre a qual lhe falei. c) Quem nasce lá na Vila nem sequer vacila. d) Sei o que estou dizendo. e) Esta é a casa onde moro.

MATEMÁTICA

Em um triângulo isósceles ABC, cuja área mede 48 cm2, a razão entre as medidas da altura QUESTÃO 01.

e da base BC é igual a Das afirmações abaixo:

I. As medianas relativas aos lados e medem

II. O baricentro dista 4 cm do vértice A;

III. Se é o ângulo formado pela base com a mediana relativa ao lado então

é (são) verdadeira(s) a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III.

Em uma de suas viagens para o exterior, Luís Alves e Guiomar observaram um monumento de QUESTÃO 02. arquitetura asiática. Guiomar, interessada em aplicar seus conhecimentos matemáticos, colocou um teodolito distante 1,20 m da obra e obteve um ângulo de 60°, conforme mostra a figura:

Sabendo-se que a altura do teodolito corresponde a 130 cm, a altura do monumento, em metros, é aproximadamente a) 6,86. b) 6,10. c) 5,24. d) 3,34.

Uma forma pouco conhecida de arte é a de preenchimento de calçadas com pedras, como QUESTÃO 03. vemos na calçada encontrada em Brazlândia – DF, conforme a figura.

Em relação ao desenho da calçada, considere o seguinte: - todos os triângulos são retângulos; - cada triângulo possui um ângulo de 30°; e - a hipotenusa de cada triângulo mede 100 cm.

AP

2.

3

AB AC 97 cm;

α BC BM, AC,3

cos ,97

α

Com base nas informações acima, os catetos de cada triângulo medem, em cm,

a) 25 e 25 3.

b) 25 e 25 2.

c) 25 e 50 3.

d) 50 e 50 3.

e) 50 e 50 2.

Analise a figura a seguir. QUESTÃO 04.

A questão da acessibilidade nas cidades é um desafio para o poder público. A fim de implementar as políticas inclusivas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou normas para acessibilidade arquitetônica e urbanística. Entre elas estão as de construção de rampas de acesso, cuja inclinação com o plano horizontal deve variar de 5% a 8,33%. Uma inclinação de 5% significa que, para cada metro percorrido na horizontal, a rampa sobe 0,05 m. Recorrentemente, os acessos por rampas não respeitam essas normas, gerando percursos longos em inclinações exageradas. Conforme a figura, observou-se uma rampa de acesso, com altura de 1 metro e comprimento da rampa igual a 2 metros. Se essa rampa fosse construída seguindo as normas da ABNT, com inclinação de 5%, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a diferença de comprimento dessas rampas, em metros. a) 5 b) 20

c) 1

220

d) 401 2

e) 1

4,0120

Dois navios deixam um porto ao mesmo tempo. O primeiro viaja a uma velocidade de 16 km/h QUESTÃO 05.

em um curso de 45° em relação ao norte, no sentido horário. O segundo viaja a uma velocidade 6 km/h em um curso de 105° em relação ao norte, também no sentido horário. Após uma hora de viagem, a que distância se encontrarão separados os navios, supondo que eles tenham mantido o mesmo curso e velocidade desde que deixaram o porto? a) 10 km. b) 14 km. c) 15 km. d) 17 km. e) 22 km.

A base de um triângulo isósceles mede 3 3cm e o ângulo oposto à base mede 120°. A medida QUESTÃO 06.

dos lados congruentes desse triângulo, em centímetros, é a) 3. b) 2.

c) 3.

d) 1 3.

e) 2 3.

As torres Puerta de Europa são duas torres inclinadas uma contra a outra, construídas numa QUESTÃO 07. avenida de Madri, na Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical e elas tem, cada uma, uma altura de 114 m (a altura é indicada na figura como o segmento AB). Estas torres são um bom exemplo de um prisma oblíquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.

Utilizando 0,26 como valor aproximado para tangente de 15º e duas casas decimais nas operações, descobre-se que a área da base desse prédio ocupa na avenida um espaço a) menor que 100m2. b) entre 100m2 e 300m2. c) entre 300m2 e 500m2. d) entre 500m2 e 700m2. e) maior que 700m2.

Observe a figura a seguir, em que estão indicadas as medidas dos lados do triângulo maior e QUESTÃO 08. alguns dos ângulos.

O seno do ângulo indicado por α na figura vale:

a) 4 3 3

10

b) 4 3

10

c) 4 3 3

10

d) 4 3 3

10

e) 4 3 3

10

Uma praça circular de raio R foi construída a partir da planta a seguir: QUESTÃO 09.

Os segmentos AB, BC e CA simbolizam ciclovias construídas no interior da praça, sendo que AB 80 m. De

acordo com a planta e as informações dadas, é CORRETO afirmar que a medida de R é igual a:

a) 160 3

m3

b) 80 3

m3

c) 16 3

m3

d) 8 3

m3

e) 3

m3

Uma pessoa se encontra no ponto A de uma planície, às margens de um rio e vê, do outro lado QUESTÃO 10.

do rio, o topo do mastro de uma bandeira, ponto B. Com o objetivo de determinar a altura h do mastro, ela anda, em linha reta, 50 m para a direita do ponto em que se encontrava e marca o ponto C. Sendo D o pé do mastro, avalia que os ângulos BÂC e valem 30°, e o vale 105°, como mostra a figura:

a) 12,5.

b) 12,5 2 . c) 25,0.

d) 25,0 2 . e) 35,0.

A figura a seguir apresenta o delta do rio Jacuí, QUESTÃO 11.

situado na região metropolitana de Porto Alegre. Nele se encontra o

parque estadual Delta do Jacuí, importante parque de preservação

ambiental. Sua proximidade com a região metropolitana torna-o

suscetível aos impactos ambientais causados pela atividade humana.

A distância do ponto B ao ponto C é de 8 km, o ângulo A mede 45° e

o ângulo C mede 75°. Uma maneira de estimar quanto do Delta do

Jacuí está sob influência do meio urbano é dada pela distância do

ponto A ao ponto C. Essa distância, em km, é

a) 8 6

3

b) 4 6

c) 8 2 3

d) 8( 2 3)

e) 2 6

3

Na figura, ABCDEF é um hexágono regular de lado 1 dm, e Q é o centro da circunferência QUESTÃO 12.

inscrita a ele.

O perímetro do polígono AQCEF, em dm, é igual a

a) 4 2

b) 4 3 c) 6

d) 4 5

e) 2(2 2)

Na figura abaixo, ABC e BDE são triângulos isósceles semelhantes de bases 2a e a, QUESTÃO 13.

respectivamente, e o ângulo ˆCAB 30 . Portanto, o comprimento do segmento CE é:

a) 5

a3

b) 8

a3

c) 7

a3

d) a 2

A caminhada é uma das atividades físicas que, quando realizada com frequência, torna-se QUESTÃO 14. eficaz na prevenção de doenças crônicas e na melhora da qualidade de vida. Para a prática de uma caminhada, uma pessoa sai do ponto A, passa pelos pontos B e C e retorna ao ponto A, conforme trajeto indicado na figura.

Quantos quilômetros ela terá caminhado, se percorrer todo o trajeto? a) 2,29. b) 2,33. c) 3,16. d) 3,50. e) 4,80.

FÍSICA

A variação da energia interna de um gás perfeito em uma transformação isobárica foi igual a QUESTÃO 01.1200 J. Se o gás ficou submetido a uma pressão de 50 N/m2 e a quantidade de energia que recebeu do ambiente foi igual a 2000 J, então, a variação de volume sofrido pelo gás durante o processo foi a) 10 m3. b) 12 m3. c) 14 m3. d) 16 m3. e) 20 m³.

Ao realizar um trabalho de 80 mil calorias, um sistema termodinâmico recebeu 60 mil calorias. QUESTÃO 02. Pode-se afirmar que, nesse processo, a energia interna desse sistema a) aumentou 20 mil calorias. b) diminuiu 20 mil calorias. c) aumentou 60 mil calorias. d) diminuiu 80 mil calorias. e) se conservou.

Um gás ideal sofre uma compressão isobárica sob a pressão de 4 . 103 N/m2 e o seu volume diminui QUESTÃO 03. 0,2 m3. Durante o processo, o gás perde 1,8 . 103 J de calor. A variação da energia interna do gás foi de: a) 1,8 . 103 J b) 1,0 . 103 J c) -8,0 . 102 J d) -1,0 . 103 J e) -1,8 . 103 J

A pressão que um gás exerce, quando mantido em um recipiente fechado, se deve: QUESTÃO 04. a) ao choque entre as moléculas do gás. b) à força de atração entre as moléculas. c) ao choque das moléculas contra as paredes do recipiente. d) à força com que as paredes atraem as moléculas. e) nenhuma das opções acima.

Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo termodinâmico representado no QUESTÃO 05. diagrama p x V da figura.

O trabalho, em joules, realizado durante um ciclo é: a) + 30 J b) - 90 J c) + 90 J d) - 60 J e) - 30 J

QUESTÃO 06.

O corpo M representado na figura pesa 80 N e é mantido em equilíbrio por meio da corda AB e pela ação da

força horizontal F de módulo 60 N. Considerando g = 10 m/s2, a intensidade da tração na corda AB, suposta ideal, em N, é: a) 60 b) 80 c) 100 d) 140 e) 200

Um mesmo pacote pode ser carregado com cordas amarradas de várias maneiras. A situação, QUESTÃO 07. dentre as apresentadas, em que as cordas estão sujeitas a maior tensão é:

a) A b) B c) C d) D e) E

A barra homogênea de peso P = 2000 N está em equilíbrio sobre dois apoios. A força de reação no QUESTÃO 08. ponto B vale:

a) 2000 N

b) 1000 N

c) 1500 N

d) 1250 N

e) 2250 N

QUESTÃO 09. Uma barra AB, homogênea e de secção reta e uniforme, de 80 cm de comprimento e peso 50 N, está apoiada num ponto O, como mostra a figura. O peso Q é de 100 N.

Para o equilíbrio horizontal da barra AB, deve-se suspender à extremidade A um peso de: a) 150 N b) 250 N c) 350 N d) 500 N e) 400 N QUESTÃO 10. A barra OP, uniforme, cujo peso é 1,0 . 102 N, pode girar livremente em torno de O. Ela sustenta, na extremidade P, um corpo de peso 2,0 . 102 N. A barra é mantida em equilíbrio, em posição horizontal, pelo fio de sustentação PQ. Qual é o valor da força de tração no fio? a) 1,0 . 102 N b) 2,0 . 102 N c) 3,0 . 102 N d) 4,0 . 102 N e) 5,0 . 102 N QUESTÃO 11.

O sistema de polias ilustrado na figura 1 é ideal e se encontra em equilíbrio quando suspendemos os pesos P1 e P2 nas posições exibidas. Se esses mesmos pesos estiverem equilibrando uma barra de peso desprezível, como na figura 2, a relação entre a e b será:

a) b

a8

b) b

a6

c) b

a4

d) a = 8 . b

e) a = 6 . b

BIOLOGIA

No pâncreas, existem estruturas glandulares chamadas ácinos nas quais, a partir de QUESTÃO 01.

aminoácidos, são produzidas as enzimas digestórias do suco pancreático.

Em um experimento, utilizaram-se aminoácidos com isótopos radioativos para se verificar o trajeto desses

aminoácidos nas células secretoras do pâncreas. Nas células dos ácinos, os aminoácidos constituintes das

enzimas digestórias percorrem o seguinte trajeto:

a) grãos de zimogênio, complexo golgiense, peroxíssomos.

b) ergastoplasma, complexo golgiense, grãos de zimogênio.

c) citoplasma, retículo endoplasmático liso, complexo golgiense.

d) retículo endoplasmático liso, complexo golgiense, grãos de zimogênio.

e) complexo golgiense, ergastoplasma, grãos de zimogênio.

De acordo com a nova nomenclatura anatômica, a organela celular, complexo de Golgi, passou QUESTÃO 02. a ser também conhecida por Sistema Golgiense. Esta estrutura está relacionada com as funções: I. Armazenamento de proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. II. Liberação de bolsas contendo substâncias secretadas na célula. III. Produção de lisossomos, estruturas contendo enzimas digestivas. IV. Formação do acrossomo, localizado na cabeça do espermatozóide, que libera a enzima hialuronidase. São verdadeiras:

a) apenas I, II e III.

b) I, II, III e IV.

c) apenas I, II e IV.

d) apenas II, III e IV.

e) apenas I e IV.

A silicose é uma doença que ocorre quando cristais de sílica são inalados e atingem os pulmões. QUESTÃO 03. As células dos alvéolos fagocitam essas partículas, mas não conseguem digeri-las. Os vacúolos digestivos acabam sendo perfurados e a célula morre. A morte dessas células deve-se: a) ao derramamento de enzimas digestivas, provocando destruição da célula. b) à interrupção da síntese protéica causada pelo acúmulo de sílica no citoplasma. c) à diminuição da taxa de respiração celular. d) à ação excessiva dos anticorpos produzidos pelas células do pulmão. e) ao depósito de toxinas provenientes do metabolismo da sílica.

Uma criança de aproximadamente 1 ano, com acentuado atraso psicomotor, é encaminhada QUESTÃO 04.

pelo pediatra a um geneticista clínico. Este, após alguns exames, constata que a criança possui ausência de

enzimas oxidases em uma das organelas celulares. Esse problema pode ser evidenciado no dia-a-dia, ao se

colocar H2O2 em ferimentos. No caso dessa criança, a H2O2 "não ferve". O geneticista clínico explica aos pais

que a criança tem uma doença de origem genética, é monogênica com herança autossômica recessiva. Diz

também que a doença é muito grave, pois a criança não possui, em um tipo de organela de suas células, as

enzimas que deveriam proteger contra a ação dos radicais livres.

A organela que apresenta deficiência de enzimas nessa criança é denominada

a) lisossoma.

b) centríolo.

c) complexo de Golgi.

d) mitocôndria.

e) peroxissoma.

Considere os seguintes eventos numa célula produtora de mucopolissacarídeos. QUESTÃO 05. I. Síntese de polipeptídeos. II. Combinação de açúcares com polipeptídeos. III. Formação dos grãos de secreção. O complexo de Golgi é responsável apenas por: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Analise as proposições abaixo em relação ao tecido muscular. QUESTÃO 06.

I. Nos três tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado

esquelético e tecido muscular liso, a contração muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de

actina em relação ao de miosina, diminuindo assim a distância entre as duas linhas Z (o espaço entre as duas

linhas Z é chamado de sarcômero, que é a unidade de contração das células musculares).

II. O tecido muscular estriado cardíaco é constituído por células longas com estrias transversais, e sua

contração é involuntária.

III. O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células mononucleadas com estrias longitudinais,

e sua contração é lenta e involuntária.

IV. O tecido muscular liso é constituído por células mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contração é

involuntária.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Leia atentamente as proposições abaixo, referentes aos tecidos animais. QUESTÃO 07.

I. Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrião. Caracterizam-se morfologicamente por

apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular ou matriz,

sendo este material formado por uma parte não estruturada, chamada substância fundamental amorfa, e

uma parte fibrosa, que são as fibras do conjuntivo.

II. Os tecidos epiteliais são formados por células justapostas, com muita substância intercelular. Podem ser

originados de qualquer dos três folhetos germinativos do embrião.

III. As células que compõem os tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou

miócitos; têm características tão peculiares que seus elementos estruturais recebem nomes especiais: a

membrana plasmática é chamada de sarcolema, o citoplasma de sarcoplasma e o retículo endoplasmático

não-granuloso de retículo sarcoplasmático.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s). a) Apenas II b) Apenas I e III c) Apenas II e III d) Apenas I e) I, II e III

A técnica convencional para reconstruir uma bexiga consiste em extrair pedaços do intestino QUESTÃO 08. delgado ou do estômago, porém esse procedimento traz várias complicações. Recentemente, cientistas 'construíram' bexigas em laboratório para pacientes que apresentam deficiência funcional nesse órgão. Os cientistas construíram com colágeno uma estrutura de sustentação e a recobriram internamente com células da bexiga e externamente com células musculares. Esse conjunto foi colocado em uma sopa de nutrientes para facilitar o crescimento celular. Depois de dois meses, as células já haviam recoberto o modelo e estava pronta uma bexiga feita sob medida.

"Ciência Hoje". V. 38., 2006. [adapt.].

De acordo com o texto e seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. A cavidade da bexiga é revestida pelo tecido epitelial, o qual não é vascularizado e apresenta pouca

substância intercelular.

II. Tanto as células do tecido epitelial quanto as do tecido muscular são ricas em fibras colágenas. Essas fibras

têm a capacidade de ceder facilmente às pressões e voltar ao estado normal quando as pressões terminam.

III. O corpo humano apresenta dois tipos de tecido muscular estriado: o cardíaco e o esquelético. As estrias

são resultados da organização dos miofilamentos dentro das células.

IV. Todos os órgãos citados no texto pertencem ao sistema digestório, por isso é comum fazer a reconstituição

da bexiga com pedaços de intestino ou estômago.

V. Uma vantagem da nova técnica desenvolvida é a não ocorrência de rejeição do novo órgão, uma vez que o

tecido implantado é do próprio paciente.

Estão corretas as seguintes afirmativas: a) I, II e III. b) II, IV e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) I, III e V.

O sangue humano é constituído por uma parte líquida, o plasma, e uma parte sólida, os QUESTÃO 09. elementos figurados. Sobre os componentes do sangue citados, foram feitas as seguintes afirmativas:

I. O plasma sanguíneo é responsável pelo transporte de nutrientes dos intestinos, onde são absorvidos, para

os demais tecidos, bem como, pelo transporte de hormônios das glândulas que os produzem para os locais

onde vão atuar.

II. Os trombócitos são células sanguíneas que liberam tromboplastina, atuando assim no processo de

coagulação do sangue.

III. Os leucócitos são células anucleadas que atuam na defesa do organismo, produzindo anticorpos ou

fagocitando vírus e bactérias.

IV. Os eritrócitos são as células predominantes no sangue e sua função consiste em transportar oxigênio dos

pulmões para os tecidos e dióxido de Carbono no sentido inverso.

V. A leucocitose corresponde ao aumento do número de glóbulos brancos no sangue.

Estão corretas, apenas:

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) I, III e IV

d) I, IV e V

e) I, II e V

Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: QUESTÃO 10. cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Constituinte Número normal Paciente

Glóbulos vermelhos

4,8 milhões/mm3 4 milhões/mm3

Glóbulos brancos

(5 000 - 10 000)/mm3 9 000/mm3

Plaquetas (250 000 - 400 000)/mm3 200 000/m3

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea. b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea. c) a dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica. d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue. e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

QUÍMICA

A Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em QUESTÃO 01. uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem, para que a repulsão entre os pares eletrônicos seja a menor possível. Assinale, dentre as opções a seguir, o hidrocarboneto que apresenta todos os átomos de carbono com orientação espacial tetraédrica.

A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é QUESTÃO 02. solúvel em água. A substância foi descoberta em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi. Ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação. Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Com relação à fórmula estrutural da vitamina C, apresentada anteriormente, podemos afirmar que: a) estão presentes as funções álcool, ácido e amida. b) é uma substância oticamente ativa. c) é um composto saturado. d) se trata de um composto aromático. e) não reage com ácido sulfúrico concentrado.

O geraniol possui um odor semelhante a rosa , para o qual é usado em perfumes. Também é QUESTÃO 03. usado em sabores como pêra, amora, melão, maçã vermelha, lima, laranja, limão, melancia, abacaxi e mirtilo ("blueberry"). Pesquisas recentes tem evidenciado o geraniol como um efetivo repelente de insetos. A estrutura do Geraniol é colocada a seguir.

Em relação à molécula, pode-se afirmar que a) apresenta 30 ligações sigmas e 2 ligações pi . b) é um hidrocarboneto de cadeia insaturada. c) apresenta carbono com hibridações sp e sp2. d) dos dez carbonos, quatro são trigonais e seis são tetraédricos. e) apresenta cadeia acíclica, ramificada, heterogênea e insaturada.

O Mescal é uma planta da família das Cactáceas, nativa do México, usada pela população de QUESTÃO 04. certas partes do país como alucinógeno, em rituais religiosos primitivos. O efeito alucinógeno dessa planta é decorrente de um alcaloide conhecido como mescalina. Observe sua estrutura:

MESCALINA

Sobre a mescalina, é correto afirmar que I. tem fórmula molecular C11H17O3N. II. tem na sua estrutura carbonos primários e quaternários. III. tem hibridação do tipo sp3-sp3 nos carbonos do anel benzênico. Está(ão) correta(s) a) todas as afirmativas. b) as afirmativas I e II. c) as afirmativas II e III. d) as afirmativas I e III. e) somente a afirmativa I.

Sobre o limoneno, substância obtida do óleo de limão, representada acima, é QUESTÃO 05. INCORRETO afirmar que: a) apresenta uma cadeia cíclica, ramificada e saturada. b) apresenta duas ligações covalentes pi. c) apresenta um carbono quaternário. d) sua fórmula molecular é C10H18. e) apresenta 4 carbonos terciários.

O ácido que é classificado como oxiácido, diácido e é formado por átomos de três elementos QUESTÃO 06. químicos diferentes é: a) H2S b) H4P2O7 c) HCN d) H2SO3 e) HNO3

Entre os oxiácidos H2SO3, H3BO3, HClO3 e HMnO4, a ordem crescente de força ácida para esses QUESTÃO 07. compostos é: a) H2SO3, HClO3, H3BO3, HMnO4. b) HClO3, HMnO4, H2SO3, H3BO3. c) H3BO3, HClO3, H2SO3, HMnO4. d) H3BO3, H2SO3, HClO3, HMnO4. e) HMnO4, HClO3, H3BO3, H2SO3.

Num recipiente contendo uma substância A, foram adicionadas gotas de fenolftaleína, dando QUESTÃO 08. uma coloração rósea. Adicionando-se uma substância B em A, a solução apresenta-se incolor. Com base nessas informações podemos afirmar que: a) A e B são ácidos. b) A e B são sais. c) A e B são bases. d) A é um ácido e B é uma base. e) A é uma base e B é um ácido

Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se QUESTÃO 09. ingerir um anti-ácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas, a mais indicada para combater a acidez é a) refrigerante b) suco de laranja c) água com limão d) vinagre e) leite de magnésia

O elemento X forma com o oxigênio um óxido básico de fórmula XO, enquanto o elemento J QUESTÃO 10.forma com o oxigênio um óxido ácido de fórmula J2O. O composto formado pelos elementos X e J é a) metálico e apresenta fórmula mínima XJ. b) molecular e apresenta fórmula molecular X2J3. c) molecular e apresenta fórmula molecular XJ2. d) iônico e apresenta fórmula mínima X2J. e) iônico e apresenta fórmula mínima XJ2.

HISTÓRIA

A passagem do século XVIII para o XIX foi marcada por um desequilíbrio nas relações entre a QUESTÃO 01. Europa e o Novo Mundo. As lutas políticas na América estavam ligadas à resistência contra a colonização europeia e às influências das ideias liberais. Sobre essa crise do Antigo Regime e suas implicações na América, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Guerra de Independência dos Estados Unidos acirrou as tensões políticas pré-existentes entre a França e a Inglaterra, servindo de palco para um confronto indireto entre essas duas nações.

b) As tensões políticas entre a Espanha e suas colônias na América acabaram por reestruturar o império espanhol que, mediante as reformas bourbonianas, conseguiu manter seu poderio na América, até o final do século XIX.

c) As relações entre Portugal e a América Portuguesa só se agravaram após a transmigração da família real para o Brasil em 1808, fugindo da invasão napoleônica.

d) A Guerra do Paraguai, envolvendo Brasil, Portugal, Paraguai, Espanha e Inglaterra, é fruto direto desse contexto.

e) As Conjurações Baiana e Mineira, ocorridas no início do século XIX, são reflexos desse quadro de desequilíbrio político entre Portugal e sua colônia na América.

(...) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem QUESTÃO 02. iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade.

(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, 04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60)

Segundo o documento, é correto afirmar que

a) a separação das 13 colônias inglesas da metrópole foi ilegítima, uma vez que os sagrados laços coloniais não foram rompidos, isto é, o Antigo Sistema Colonial assimilou os princípios iluministas.

b) o rompimento dos laços políticos e econômicos com a metrópole baseou-se nos princípios iluministas e deu às ex-colônias o direito de serem Estados livres, com o consentimento dos governados.

c) a quebra das relações entre as 13 colônias e a metrópole tem a sua legitimidade baseada nos princípios do Antigo Sistema Colonial, isto é, na Igualdade, na Liberdade e na Felicidade.

d) os princípios iluministas fundados na Vida, Liberdade e procura da Felicidade sustentam os novos Estados livres e independentes com o consentimento da elite da metrópole.

e) os direitos inalienáveis como a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade referem-se tanto ao povo das colônias como ao povo da metrópole, preservando assim os sagrados vínculos coloniais.

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. QUESTÃO 03.

A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que

1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade.

2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo.

3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios.

Quais propostas estão corretas?

a) Apenas 1.

b) Apenas 2.

c) Apenas 3.

d) Apenas 1 e 2.

e) 1, 2 e 3.

Convenção Nacional, Reação Termidoriana, Diretório, Terror e 18 Brumário são fatos e QUESTÃO 04. movimentos que compõem o processo acontecido entre maio de 1789 e novembro de 1799. As várias fases da Revolução Francesa dão conta das diferenças e divergências existentes entre os grupos que conduziram o movimento revolucionário.

Assinale a única alternativa INCORRETA.

a) O Golpe do “18 Brumário” foi uma tentativa desesperada da nobreza de voltar ao poder. Napoleão Bonaparte vinha de urna família de tradicionais jacobinos, e era contra a monarquia, mas mesmo assim aceitou liderar o ataque ao Palácio de Versalhes, que trouxe Luís XVI de volta ao poder.

b) A Convenção Nacional governou a França entre 1792 e 1795 adotando um regime republicano. Os jacobinos eram a maioria entre os membros da Convenção e foi por isso mesmo que o rei Luís XVI foi julgado, acusado de traição e executado na guilhotina em 1793.

c) O golpe “9 de Termidor”, ou Reação Termidoriana, marcou a ascensão da ala moderada da burguesia ao poder. Os girondinos, que representavam a burguesia comercial, conseguiram, por um ato de força, afastar as camadas populares (jacobinos) do centro do poder político.

d) A Convenção criou o Comitê de Salvação Pública, que combatia os contrarrevolucionários praticando o “Terror”. Primeiro foram os monarquistas, os girondinos e os moderados a serem guilhotinados. Depois, até os grupos mais próximos aos jacobinos foram alcançados pelo Terror.

e) O Diretório foi eleito em 1795, baseado em uma aliança com o exército e incumbido de elaborar a nova Constituição da República francesa que nascia. Para a burguesia, o Diretório deveria ser moderado e manter a revolução longe da república democrática Jacobina e do Antigo Regime.

Antes de 1789, inúmeros problemas devastavam a França, o que a levou à grande revolução de QUESTÃO 05.14 de Julho.

Assinale a alternativa que contém os fatores que propiciaram o surgimento da Revolução.

a) O decreto do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, o que levou praticamente toda a Europa a uma guerra. Esta, fazendo milhares de vítimas entre os franceses, trouxe um colapso à economia (pela diminuição da mão de obra) o que levou o país à revolução de 14 de julho.

b) A coroação de Luis XIV como o “rei Sol”. Monarca vaidoso e perdulário, construiu Versalhes, solapando as finanças francesas, o que levou o país a imensos deficits. Descontentes com a situação, filósofos iluministas pregavam a substituição da Monarquia por uma República e a luta entre monarquistas e republicanos levou ao início da Revolução.

c) O enorme deficit causado por altos gastos com a Corte e o pagamento de dívidas aliado às baixas receitas, recaindo todo o ônus dos impostos sobre o Terceiro Estado. Além disso, o ideário iluminista adotado pela burguesia fez com que esta se dispusesse a lutar por uma igualdade jurídica.

d) A França estava devastada pelas guerras de religião, havendo perseguições e assassinatos de huguenotes pelos católicos. Buscando a paz social, o rei Luis XIV estabeleceu o Edito de Nantes, trazendo a liberdade religiosa. Descontentes com a medida real, os católicos depuseram e aprisionaram o rei, o que deu início à revolução.

e) O surgimento da Revolução Industrial na França, o que levou milhares de camponeses às cidades, em busca de melhores condições de vida. Não encontrando trabalho (não conheciam o trabalho fabril), vivendo nas ruas e lançados à miséria, grande parte da população de Paris invadiu a Bastilha, buscando um teto para se abrigar do rigoroso inverno francês. O rei reagiu expulsando os invasores, o que deu início à revolução.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular.

É possível haver direitos civis sem direitos políticos. Estes se referem à participação do cidadão no governo da sociedade. Seu exercício é limitado a parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia de sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Em tese, eles podem existir sem os direitos civis e, certamente, sem os direitos políticos.

José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.

. A Revolução Francesa representou um momento crucial de expansão de direitos no mundo QUESTÃO 06ocidental. Tal expansão, no entanto, desencadeou, ao longo dos séculos XIX e XX, complexo processo em que nem todos esses direitos foram, simultaneamente, concedidos a todos os grupos sociais. Acerca do processo da expansão de direitos civis, políticos e sociais na França, nos vinte anos subsequentes ao início da Revolução Francesa, é correto afirmar que

a) a Constituição francesa de 1791 aboliu a escravidão tanto no território metropolitano quanto nas zonas coloniais, conferindo, com isso, direitos civis e políticos aos ex-escravos.

b) o Estado francês, logo nos primeiros anos após a tomada da Bastilha, passou a garantir direitos políticos aos homens de proveniência protestante e judia que residiam no território francês.

c) o Código Civil francês, instituído por Napoleão Bonaparte, concedeu às mulheres direitos políticos, como o de votar nas eleições municipais e nas eleições para o parlamento nacional.

d) o período da Convenção Nacional, sob o comando dos jacobinos, caracterizou-se pela ampla proteção aos direitos civis por parte do Estado.

Nas diversas etapas da Revolução Francesa, a Constituição Civil do Clero, a execução de Luís QUESTÃO 07. XVI e o fim da rebelião da Vendéia ocorreram, respectivamente,

a) durante o Terror Jacobino, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.

b) durante o Consulado, à época do Terror Jacobino e no período da Convenção Thermidoriana.

c) durante a Monarquia Constitucional, à época da Convenção e no período de funcionamento do Diretório.

d) durante o Terror Jacobino, à época da Monarquia Constitucional e no período de Napoleão Bonaparte.

e) Durante a convenção thermidoriana, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.

"Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade... 'A Bastilha foi tomada' .... Não QUESTÃO 08. acreditei e fui ver o cerco de perto .... No meio da 'Greve' encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas ... É o governador da Bastilha."

Restil de la Bretonne, "As Noites Revolucionárias", São Paulo: Estação Liberdade,1989, p. 58

O episódio narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita

a) o momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris.

b) a derrubada de Luis XVI e a proclamação da República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento de Voltaire.

c) a consolidação do poder do grupo jacobino, tendo à frente Robespierre, sustentado pela mobilização radicalizada dos "sans-culottes"

d) a chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder.

e) o levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.

Atente para as seguintes citações: QUESTÃO 09.

I. "Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza."

(Maximilien Robespierre, líder e comandante do terror Jacobino, defensor de ideias revolucionárias para aquele tempo, como voto universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo, segundo a renda.)

II. "[...] garantir a propriedade do rico, a existência do pobre, o usufruto do industrial e a segurança de todos."

(Boissy d'Anglas, sobre o objetivo da Constituição de 1795, da qual foi o relator, promulgada pela Convenção após a queda do regime de terror implantado pelos jacobinos sob liderança de Robespierre.)

Analisando as citações acima, pode-se afirmar corretamente que

a) representam, respectivamente, os momentos de maior radicalização popular e de acomodação burguesa dentro do movimento revolucionário que derrubou o Antigo Regime na França em 1789.

b) caracterizam o processo de reação da nobreza que, liderada por Robespierre, atacou os interesses da burguesia que a escravizava.

c) significam o fim do Estado Burguês, pois tanto Robespierre quanto d’Anglas desejavam a segurança de todos os franceses indistintamente.

d) ambas reproduzem a preponderância dos princípios burgueses de supremacia da liberdade individual e da fraternidade entre as classes sociais.

“O Terror, que se tornou oficial durante certo tempo, é o instrumento usado para reprimir a QUESTÃO 10. contrarrevolução(...). É a parte sombria e mesmo terrível desse período da Revolução [Francesa], mas é preciso levar em conta o outro lado dessa política.”

Michel Vovelle. A revolução francesa explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007, p. 74-75.

São exemplos dos “dois lados” da política revolucionária desenvolvida na França, durante o período do Terror, a) o julgamento e a execução de cidadãos suspeitos e o tabelamento do preço do pão. b) a prisão do rei e da rainha e a conquista e colonização de territórios no Norte da África. c) a vitória na guerra contra a Áustria e a Prússia e o fim do controle sobre os salários dos operários. d) a ascensão política dos principais comandantes militares e a implantação da monarquia constitucional. e) o início da perseguição e da repressão contra religiosos e a convocação dos Estados Gerais.

No Brasil, a expansão cafeeira, na segunda metade do século XIX, pode ser identificada a partir QUESTÃO 11. das seguintes características:

a) Expansão do consumo externo, progressos técnicos, abertura de créditos, desenvolvimento das ferrovias e introdução da mão-de-obra escrava;

b) Expansão das áreas cultivadas na Província Fluminense, tráfico interprovincial de escravos, avanços tecnológicos, créditos externos e maior consumo interno;

c) Expansão ferroviária, crescimento do Oeste Novo paulista, aumento do tráfico negreiro, maior consumo interno e externo e chegada dos imigrantes;

d) Incentivos estatais à produção, créditos do Banco do Brasil, introdução do trabalho livre, desenvolvimento ferroviário e aumento das áreas cultivadas em Minas Gerais;

e) Substituição do escravo pelo imigrante, capitais ingleses, introdução de máquinas modernas, elevação dos preços e rápida urbanização

A extinção do tráfico negreiro, em 1850 QUESTÃO 12.

a) reativou a escravização do Índio.

b) ocasionou a queda da produção cafeeira no Oeste Paulista.

c) acarretou uma crise na indústria naval.

d) acentuou a crise comercial da segunda metade do século XIX.

e) liberou capitais para outros setores da economia.

O crescimento industrial na cidade de São Paulo foi especialmente favorecido por duas QUESTÃO 13. medidas de grande repercussão econômica: a tarifa Alves Branco (1844) e a lei Eusébio de Queirós (1850). Elas estabeleceram, respectivamente,

a) a fixação do preço mínimo da saca de café e a autorização para o funcionamento de manufaturas em São Paulo.

b) a redução das taxas alfandegárias para os produtos importados da Inglaterra e a abertura dos portos.

c) o subsídio governamental à produção de café no Vale do Paraíba e a instituição do sistema de parceria.

d) o aumento dos impostos sobre os produtos estrangeiros importados e a extinção do tráfico negreiro.

e) a isenção de tributos sobre artigos manufaturados e a concessão de terras para imigrantes europeus.

As Leis Abolicionistas, a partir de 1850, podem ser consideradas como o nível político da crise QUESTÃO 14. geral da escravidão no Brasil, porque:

a) a Lei Eusébio de Queiroz (1850) proibiu o tráfico quando a necessidade de escravos já era declinante, face à crise da lavoura.

b) o sucesso das experiências de parceria acelerou a emancipação dos escravos, crescendo um mercado de mão-de-obra livre no país.

c) a Lei do Ventre Livre (1871) representou uma vitória expressiva do movimento abolicionista, tornando reversível o fim da escravidão.

d) as sucessivas leis emancipacionistas foram paralelas à progressiva substituição do trabalho escravo por homens livres.

e) a Lei Áurea, iniciativa da própria Coroa, visava a garantir a estabilidade e o apoio dos setores rurais ao Império.

Nas atas dos debates parlamentares e nos jornais brasileiros da década de 1850, encontram-se QUESTÃO 15. muitas referências, positivas ou negativas, à Inglaterra. Estas últimas, em geral, devem-se à irritação provocada em setores da sociedade brasileira por pressões exercidas pelo governo inglês para:

a) diminuir gradativamente a utilização de escravos na agricultura de exportação.

b) dar ao protestantismo o mesmo status de religião oficial que tinha o catolicismo.

c) impedir o julgamento por tribunais brasileiros de um oficial inglês que assassinou um cidadão brasileiro.

d) a extinção do tráfico de escravos, tendo seus objetivos sido alcançados em 1850.

e) subordinar a política externa brasileira a interesses Ingleses na África a na Ásia.

GEOGRAFIA

O abalo que destruiu a cidade de Kobe, no Japão, é apenas um dos exemplos da intensa QUESTÃO 01. atividade sísmica do globo. Tal atividade não se manifesta com a mesma intensidade em todos os lugares, sendo mais significativa nas áreas a) de pontos quentes. b) de limites convergentes. c) de contato entre placas litosféricas. d) das margens continentais inativas. e) dos limites divergentes.

Considere as seguintes afirmações a respeito do modelo de desenvolvimento japonês: QUESTÃO 02. I. Constante valorização dos recursos humanos. II. Fracas densidades demográficas. III. Grande capacidade de adaptação da atividade industrial. IV. Importantes investimentos em pesquisa e tecnologia. V. Balança comercial equilibrada pela redução das importações, inclusive de matérias primas. Estão corretas SOMENTE a) I, II e III b) I, II e V c) I, III e IV d) II, IV e V e) III, IV e V

Apesar de ser uma potência tecnológica, o Japão sofre com a falta de matérias-primas, como se QUESTÃO 03. pode observar no saldo negativo de suas trocas comerciais com a) a América do Norte, fornecedora de produtos alimentícios básicos na dieta japonesa como o trigo. b) a África, de onde importa vários produtos tropicais raros como o açúcar, o café e a banana. c) a América Latina, principal fornecedora de recursos minerais importantes como o minério de ferro. d) a Europa, responsável pelo abastecimento de urânio enriquecido para as usinas nucleares japonesas. e) o Oriente Médio, em razão da dependência japonesa do petróleo importado para o consumo interno.

A participação do Japão no comércio com outros países da Bacia do Pacífico é uma das bases QUESTÃO 04. sobre a qual vem sendo construído um dos maiores blocos comerciais do mundo, a APEC. Recentemente, porém, o otimismo com o crescimento deste bloco comercial diminuiu, em razão do desequilíbrio causado pela participação

a) do Chile, país de economia aberta e legislação trabalhista flexível, que tem sido o destino de importantes empresas transnacionais na última década.

b) da Rússia que, em virtude de seu grande mercado consumidor, não consegue suprir a demanda por produtos importados de países do próprio bloco.

c) do Brasil que, com um setor agropecuário altamente competitivo, ameaça a produção interna de países pequenos, como Cingapura e Coréia do Sul.

d) da China, cujos produtos industrializados extremamente competitivos têm gerado o fechamento de fábricas em outros países membros, como o México.

e) da Índia, atualmente a economia mais competitiva do mundo, em razão do sucesso das reformas neoliberais implementadas na década de 1990.

Analise a imagem a seguir. QUESTÃO 05.

Seppo Leinonen. Disponível em: <http://www.seppo.net/seppocartoons/pages/nike.htm>. Acesso em: 30 jul. 2005.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura internacional, é correto afirmar que a charge refere-se:

a) À propaganda de uma empresa que conquistou um certificado de garantia de qualidade internacional, em função da instituição de um rígido controle de qualidade no processo de produção, na padronização dos seus funcionários e na divulgação da importância da diversidade étnica para a empresa.

b) Ao grave problema da imigração internacional clandestina que promove a criação de trabalho escravo no processo de produção industrial, e onde os funcionários são obrigados a trabalhar com mordaças, para não expressarem a sua indignação com a realidade do trabalho.

c) Ao processo de modificação na lógica da localização industrial internacional, que conduz muitas empresas a transferirem suas unidades de produção para países que ofereçam vantagens como, incentivos públicos, isenções fiscais, mão-de-obra barata, como ocorre nos chamados “Tigres asiáticos”.

d) A uma propaganda do governo dos Estados Unidos, que visa criticar a discriminação racial, colocando um homem negro em posição superior aos asiáticos, como forma de resgatar um passado de perseguição.

e) À superioridade da indústria japonesa que cria condições exemplares de disciplina laboral, garantindo a conquista de melhor qualidade e de custos produtivos menores, utilizando-se tão somente de figuras ocidentais para a divulgação de seu marketing.

O processo de formação do carvão mineral exige um longo tempo geológico. A figura abaixo QUESTÃO 06. mostra os diferentes estágios de transformação do carvão (estágios de carbonização).

a) madeira, turfa, linhito, hulha e antracito

b) madeira, hulha, linhito, turfa e antracito

c) madeira, linhito, hulha, atrancito e turfa

d) madeira, turfa, atracito, hulha e linhito

Sobre fontes de energia é correto afirmar que: QUESTÃO 07. a) As hidrelétricas possuem como desvantagens mudar a paisagem de um curso d'água, inundar grandes áreas e realocar populações. b) Cerca de apenas 5% das centrais de energia nucleares mundiais ficam no Canadá, Japão, EUA, ex-URSS e Europa. c) A Energia solar equivale a 70% da energia obtida em relação às reservas de petróleo do mundo. d) A energia que provém do carvão é a segunda mais utilizada no Brasil, só perdendo para a água. e) Alguns países como a Inglaterra, Tailândia, Brasil e Tunísia são os que utilizam sobremaneira a energia eólica.

Das fontes de energia a seguir, qual a única que se enquadra como não renovável QUESTÃO 08. a) geotérmica b) hidráulica c) eólica d) nuclear e) biomassa

As afirmativas abaixo fazem referência a fontes de energia em uso no mundo. QUESTÃO 09. Analise-as para responder a questão. I. Intermitência no fornecimento, ou seja, oscilações da oferta em razão de sua própria natureza. II. Possibilidade de armazenamento, com maior segurança nas condições de oferta. III. Tecnologia muito conhecida, baixos riscos operacionais e ampla utilização em diversos países. IV. Potencial de crescimento em diferentes países, com grande utilização em países desenvolvidos. V. Crescimento potencial atrelado às condições naturais específicas de hidrografia e formas de relevo. De acordo com as características das fontes de energia hidráulica, solar e eólica, assinale a alternativa com a relação correta.

Uso de fontes renováveis de energia (2005) QUESTÃO 10.

O uso de fontes renováveis de energia passou a ser encarado como fundamental para a superação das contradições ecológicas do modelo econômico atual. As fontes renováveis que mais contribuem para o percentual verificado na matriz energética brasileira são: a) solar e eólica b) biomassa e solar c) eólica e hidráulica d) hidráulica e biomassa e) biomassa e eólica