Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja...

23
infosef Informativo da Sociedade Espírita Fraternidade - Niteroi - RJ / Ano 04 - Edição 54 - Novembro de 2016 Brasileiros no 8º Congresso Espírita Mundial pág. 12 Semana da criança pág. 6 Dia do Professor pág. 10 Confraternização Espírita em Leopoldina/MG pág. 16 Presença Marcada na Confraternização Espírita em Leopoldina Presença Marcada na Confraternização Espírita em Leopoldina

Transcript of Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja...

Page 1: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

infosefIn

form

ativ

o d

a S

ocie

dad

e E

spíri

ta F

rate

rnid

ade

- N

itero

i - R

J /

Ano

04

- E

diç

ão 5

4 -

Nov

emb

ro d

e 20

16

Brasileiros no 8º Congresso

Espírita Mundial

pág. 12

Semana da criança

pág. 6

Dia doProfessor

pág. 10

Confraternização Espírita em

Leopoldina/MG

pág. 16 Presença Marcadana Confraternização

Espírita em Leopoldina

Presença Marcadana Confraternização

Espírita em Leopoldina

Page 2: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

2

ATIV

IDAD

ESPA

LEST

RAS

2ª feira 14h15Passes

Domingo 17h30Grupo de Estudos

3ª feira 20h

14h15

Grupo de Estudos

6ª feira Passes

4ª feira 20hPalestra

Após a palestraAtendimento Fraterno

Sábado 8h15

8h15

Passes

Atendimento Fraterno

15h

17h

15h e 17h30

Evangelização da Infância

Grupo de Estudos

Grupo de Jovens

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

02/novLei de Sociedade

O aproveitamento do tempo

Juventude eenfrentamentos

O Espiritismo na juventude

A Evangelização Espírita na construção de um mundo melhor

Bárbara Fagundes ePaulo Campos

Matheus Monteiro eRobson Ribeiro

Bruno Avelino e Leandro Galdiano

Vivian Siqueira e Olga Casagrande

Régis Rabelo e Rafael Siqueira

09/nov

16/nov

23/nov

30/nov

Page 3: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

3

ÍNDI

CEDOUTRINA

17Confraternização

Espírita emLeopoldina/MG

05EDUCAÇÃO

Dia doProfessor

Oficinade Sacolé!

Semanada Criança!

8º CongressoEspírita Mundial

Reuniãode Famílias

Seminário na FEAKem Juiz de Fora - MG

Page 4: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

4

Um aprendizado gostoso

Page 5: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

5

A turma ficou animada com resultado da aula da Profa Quênia

Um aprendizado gostoso

Trabalhando os estados da água, sólido, líquido e gasoso!Uma delícia de aprendi-zado... Ainda mais neste calor.

Quênia DinizProfessora

O f i c i n ad e s a c o l é !

EDUC

AÇÃO

EDUC

ACÃO

Page 6: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

S e m a n a d a c r i a n ç a d o N ú c l e o E d u c a c i o n a l P r o f ª C l é l i a R o c h a

O mês de outubro começou animado no Núcleo. Em comemo-ração ao dia da criança, fizemos uma semana bem festiva e diferente para nossos alunos.

Organizamos passeios, teatros, piqueniques, trilhas, festi-val de picolés, discoteca, cineminha, cardápio especial, entre muitas outras atividades. Foi uma semana realmente muito animada e que deixou em nossos pequenos, um gostinho de “quero mais!” As fotos a seguir mostram um pouquinho da nossa farra!

Patricia Carvalho Diretora Pedagógica

Os pequenos se esbaldam na piscina de bolinhas

Piquenique no pátio

Almoço com muita alegria e nutrição saudável

6

ÃED

UCAÇ

AO

Page 7: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Muita farra ao ar livre

Pequeninos reunidos

Os pequeninos adoraram o piquenique

Uma peça de teatro encantou

7

Page 8: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

8

Como fechamento do segundo trimestre letivo, reunimos as famílias para compartilharmos um pouco dos avanços que as crianças tiveram durante este período.

Foi muito bom poder ver os pais e responsáveis empenhados e interessados em saber um pouco mais sobre as conquistas que elas tiveram.

Outro objetivo da reunião foi mostrar, através de fotos, como é o dia a dia dos pequenos, desde o momento que chegam ao Remanso Fraterno, até a hora de ir embora. Afinal, diaria-mente, eles confiam suas crianças aos nossos cuidados.É sempre muito bom poder contar com as famílias, para que o trabalho pedagógico possa fluir de uma maneira mais efi-caz.

Acreditamos nisso e buscamos esta parceria sempre!

Patricia CarvalhoDiretora do Núcleo

R e u n i ã o d e f a m í l i a s ÃED

UCAÇ

AO

Page 9: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

9

Page 10: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

D i a d o P r o f e s s o r

Foi com muita alegria que comemoramos, no dia 14/10/2016, o Dia do Professor com toda a equipe de funcionários do Nú-cleo Educacional Professora Clélia Rocha.

Em meio a muita descontração fomos prestando nossa ho-menagem àqueles que se dedicam a educar as nossas crian-ças. O professor, aqui em nossa escola, é muito mais que um mero transmissor de conhecimento. Ele utiliza o amor como o fio condutor, que faz tudo parecer mais colorido e especial aos nossos alunos.

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continu-amos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”

Rubem Alves

Nosso professores foram homenageados em um almoço comemorativo

10

Page 11: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Temos a certeza que são esses momentos que recarregam nossa energia para continuarmos nossa linda missão, que é educar.

Patrícia CarvalhoDiretora do Núcleo

Assim, uma tarde animada com um rodízio de pizzas e muita música foi a ferramenta encontrada para que nossos funcionários pudessem descontrair e aproveitar ao máximo um pequeno momento destinado a eles.

Iara, coordenadora geral do trabalho aos sábados, o vice-presidente Hamilton e a cozinheira Madalena.

11

Page 12: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Entre os dias 7 e 9 de outubro foi realizado mais um Congres-so Espírita Mundial, dessa vez em Lisboa, Portugal. Contando com delegações de 38 países, num total de 1964 inscritos, 48% do público presente foi composto de brasileiros.

De nossa Casa estiverem presentes Raul Teixeira, Carlos Pe-reira, Aloisio Pires, Rodrigo Vitoriano e este articulista, além do orador e escritor Alessandro Viana, amigo da SEF.

Niterói também esteve representada por amigos de outras instituições espíritas fazendo parecer, por um instante, que estávamos em nossa pátria, tal o número de pessoas falando com o sotaque brasileiro.

P r e s e n ç a m a c i ç a d e b r a s i l e i r o s n o 8 º C o n g r e s s o E s p í r i t a M u n d i a l

Divaldo Franco, Charles Kempf (Secretário Geral do Conselho Espirita internacional) Raul Teixeira

12

DOUT

RINA

Page 13: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Divaldo Franco, Charles Kempf (Secretário Geral do Conselho Espirita internacional) Raul Teixeira

Ainda pudemos rever amigos queridos do Movimento Espíri-ta, como Tina Paterno, Josef Jackulak, Tim K., Marcelo Netto, Cristina e Claudio Latini e Karina Reis, além de Lutenio Faria, um dos expositores (foto), niteroiense, que vive há mais de vinte anos em Portugal.

Na cerimônia de abertura, Raul foi aplaudido de pé por to-dos os congressistas ao ser convidado para compor a Mesa. À noite, recebeu uma homenagem surpresa: um bolo de ani-versário e a presença de vários amigos e de autoridades do Movimento Espírita que vieram abraçá-lo pela passagem na-talícia.

Tendo por diretriz o tema “Em Defesa da Vida”, os oradores desenvolveram suas falas, ao longo dos três dias, com grande variedade de abordagens: Vida e Ciência, Eutanásia e Dista-násia, Suicídio, Dislexia, Medo da Velhice, Ecologia e Espiri-tismo e tantas outras.

Alessandro Paula Vianna representando o Brasil

Luténio Faria, de Portugal

13

Page 14: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Este congresso se constituiu numa oportunidade magnífica para se perceber a penetração da Doutrina Espírita nos di-versos países e o papel preponderante dos espíritas do Brasil residentes nas nações amigas. Via de regra, onde há um Centro Espírita no exterior, há bra-sileiros.

Marcos AlvesDiretor de Doutrina

Divaldo Pereira Franco marcando presença no Congresso

14

DOUT

RINA

Page 15: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.
Page 16: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

16

Livraria da Editora Fráter marcando presença com Julio Mendes e Alex Carrusca

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2016, comemorando o 40º Mês de Confraternização Espírita, em Leopoldina, Minas Gerais, o Centro Espírita Amor ao Próximo realizou uma palestra e um seminário, ambos a cargo de Pedro Paulo Legey, com os temas Jesus: irmão e mestre e Minha família, o mundo e eu, respectivamente. Ao final dos eventos Raul Teixeira, sempre muito festejado, autografou algumas de suas obras psicografadas.

Mauricio Santos e Isabel WilkinsonVoluntários da SEF

C o n f r a t e r n i z a ç ã o E s p í r i t ae m L e o p o l d i n a / M G

Pedro Paulo Legey em Leopoldina/MG

DOUT

RINA

Page 17: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

17

Pedro Paulo Legey em Leopoldina/MG

Page 18: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

18

Seja voluntário na evangelização infantil. Não aguarde convite para contribuir em favor da Boa Nova no coração das crianças. Auxilie a plantação do futuro.

Seja voluntário no Culto do Evangelho. Não espere a participação de todos os companheiros do lar para iniciá-lo. Se preciso, faça-o sozi-nho.

Seja voluntário no templo espírita. Não aguarde ser eleito diretor para cooperar. Colabore sem impor condições, em algum setor, hoje mesmo.

Seja voluntário no estudo edificante. Não espere que os outros lhe chamem a atenção. Estude por conta própria.

Seja voluntário na mediunidade. Não aguarde o desenvolvimento mediúnico, sistematicamente sentado à mesa de sessões. Procure a convivência dos Espíritos Superiores, amparando os infelizes.

Seja voluntário na assistência social. Não espere que lhe venham pu-xar o paletó, rogando auxílio. Busque os irmãos necessitados e ajude como puder.

Seja voluntário na propaganda libertadora. Não aguarde riqueza para divulgar os princípios da fé. Dissemine, desde já, livros e publicações doutrinárias.

Seja voluntário na imprensa espírita. Não espere de braços cruzados a cobrança da assinatura. Envie o seu concurso, ainda que modesto, dentro das suas possibilidades.

S e j a V o l u n t á r i o

Page 19: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

19

Sim, meu amigo. Não se sinta realizado.

Cultive espontaneidade nas tarefas do bem.

“A sementeira, é grande e os trabalhadores são poucos.”

Vivemos os tempos da renovação fundamental.Atravessemos, portanto, em serviço, o limiar da Era do Espírito!

Ressoam os clarins da convocação geral para as fileiras do Espiritis-mo.

Há mobilização de todos.

Cada qual pode servir a seu modo.

Aliste-se enquanto você se encontra válido.

Assuma iniciativa própria.

Apresente-se em alguma frente de atividade renovadora e sirva sem descansar.

Quase sempre, espírita sem serviço é alma a caminho de tenebrosos labirintos do umbral.

Seja voluntário na Seara de Jesus, Nosso Mestre e Senhor!

Pelo Espírito Cairbar Schutel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 58. Página 140.

Page 20: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

Livros da Frater: conheça!

A Fundação Espírita Allan Kardec - FEAK, em Juiz de Fora, Minas Ge-rais, promoveu, como uma de suas reuniões semestrais de trabalha-dores, um seminário.

Compareceram aproximadamente 330 voluntários daquela Institui-ção. A condução do estudo ficou sob a responsabilidade de Elizabe-th Guimarães, de nossa Casa, com o tema Nossos Compromissos de Renovação, baseado no item do li-vro Nos passos da vida terrestre, pela psicografia de Raul Teixeira.

Raul esteve presente, autografan-do as obras de sua lavra mediúni-ca e a todos comoveu com a prece final.

Mauricio SantosVoluntário da SEF

S e m i n á r i o n a F u n d a ç ã o E s p í r i t a A l l a n K a r d e c e m J u i z d e F o r a - M G

20

DOUT

RINA

Page 21: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

21

Page 22: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

22

CON

TATO

PARC

ERIA

SS O C I E D A D E E S P Í R I TA F R AT E R N I D A D E

Endereço Rua Passo da Pátria, 38São Domingos - Niterói / RJ CEP 24210-240Telefone (21) 2717 8235 / 2620 9824E-mail [email protected] Site sef.org.br

R E M A N S O F R AT E R N O

Endereço Rua Jean Valentteau Moulliac, 47Várzea das Moças - Niterói / RJ CEP 24330-160Telefone (21) 2609 9930 / 3701 2643E-mail [email protected] remansofraterno.org.brVeja aqui como chegar

E D I T O R A F R Á T E R

A venda de livros é empregada na obra social Remanso FraternoTelefone (21) 2717 8235 Fax (21) 2722 2455Site editorafrater.com.br

D O A Ç Õ E S PA R A O R E M A N S O F R AT E R N O

Banco Itaú 341 Agência 6173

Conta Corrente 50848-9 CNPJ 30.597.876/0001-28

Favorecido SEF - Sociedade Espírita Fraternidade

Conselho Espírita doEstado do Rio de Janeiro

ceerj.org.br

Agradecimentos às instituições que colaboram com a SEF

1400 Khz - RJ - BrasilA Emissora da Fraternidade. Colabore

radioriodejaneiro.am.br

S I T E S PA R C E I R O S

Page 23: Semana da criança Informativo da Sociedade Espírita ... · Não aguarde convite para ... Seja voluntário no Culto do Evangelho. ... todos os companheiros do lar para iniciá-lo.

23

EQUIPE INFOSEF

Conselho Editorial Carlos Alberto Pereira e Alex Vieira

Revisão Lucia Moysés / Ana Lúcia São Thiago Martins

Divulgação Odilia R. de Oliveira / Gabriel Spiegel

Jornalista Responsável Criz Rodrigues

Coordenação Roberto Guima

Reportagem Júlia Mattos

Diagramação Bruno Avelino

Contato [email protected]