SEMANA DA EMRC

of 6 /6
SEMANA DA EMRC O grupo disciplinar de EMRC organizou entre os dias 24 e 28 de março a Semana da EMRC: momento para semear valores e colher felicidade. //PÁG. 04 ORÇAMENTO PARTICIPATIVOCASCAIS //PÁG. 02 OLIMPÍADAS DA CRIATIVIDADE //PÁG. 05 > PROGRAMA DE BOLSAS MÉRITO DA CATÓLICA //PÁG. 02 > Salesianos Manique - Escola Quinta-feira, 10 de abril de 2014 Ano I | Número 0004 SALESIANOS ELEGEM NOVO REITOR-MOR PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME É O X SUCESSOR DE SÃO JOÃO BOSCO //PÁG. 03 salesianos manique newsletter

Embed Size (px)

Transcript of SEMANA DA EMRC

SEMANA DA EMRC O grupo disciplinar de EMRC organizou entre os dias 24 e 28 de março a Semana da EMRC: momento para semear valores e colher felicidade. //PÁG. 04
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASCAIS //PÁG. 02
OLIMPÍADAS DA CRIATIVIDADE //PÁG. 05
>
>
Salesianos Manique - Escola Quinta-feira, 10 de abril de 2014 Ano I | Número 0004
SALESIANOS ELEGEM NOVO REITOR-MOR PE. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME É O X SUCESSOR DE SÃO JOÃO BOSCO //PÁG. 03
salesianos manique newsletter
EDITORIAL PE. DAVID BERNARDO
DOM BOSCO É A NOSSA REFERÊNCIA
Celebrámos, há dias, a festa de Dom Bosco, que en- volveu toda a Comunidade Educativa. Fizemos a nossa revisão de vida, recordámos o seu amor pelos jovens.
Rezámos, brincámos, fizemos concursos, demons- trámos talentos e artes. Sentimo-nos felizes.
Na verdade, Dom Bosco foi um homem de uma hu- manidade extraordinária, um empreendedor admirá- vel, um “empresário de almas” com ambições desme- didas, invulgar sonhador, pensador de craveira, adian- tado aos tempos, homem de Deus e dos jovens… Al- guém o definiu como “homem-lenda”.
Era uma pessoa conhecida pela sua ação, mas des- conhecida por muitos no segredo do seu dinamismo: a união com Deus. Quando, no processo de canoniza- ção, alguém desconfiava que Dom Bosco não tinha tempo para rezar, recebeu como resposta a verdade: quando é que Dom Bosco não rezava? E o seu lema: “Dai-me almas e ficai com o resto”.
É por isso que o Superior Geral da Congregação Sa- lesiana, padre Pascual Chávez, nos convida a conhecer, viver e imitar a sua espiritualidade, como preparação para a celebração do bicentenário do seu nascimento, a 16 de agosto de 2015.
PROGRAMA DE BOLSAS DE MÉRITO DA CATÓLICA - LISBON PE. DAVID BERNARDO
No âmbito do Programa de Bol- sas da CATÓLICA-LISBON foram atribuídas aos novos alunos do 1º ano Bolsas de Mérito. Entre os alu- nos que integraram este programa de bolsas encontram-se duas alu- nas que concluíram o ensino secun- dário nos Salesianos de Mani- que: Beatriz Marques Cance- la e Matilde Rodrigues Ribeiro Ma- gina.
Estas alunas tiveram também a possibilidade de pertencer ao Pro- grama de Mentoring da CATÓLICA- LISBON.
Transcreve-se uma passagem da carta dirigida pela Profª Doutora Ana Canhoto, Diretora Adjunta pa- ra as Licenciaturas, ao Diretor Pe. David Duarte Bernardo:
“Como todos sabemos, o bom desempenho académico é resulta- do de esforço e empenho individu- al dos alunos, mas é também, em grande medida, o resultado da qualidade do ensino ministra- do a esses alunos. É por isso que, neste momento, dese- jamos felicitar os Salesianos de Ma- nique e os seus Docentes pe- la excelente preparação que têm vindo a proporcionar aos seus alu- nos, fazendo votos de que possa- mos, todos juntos, contribuir para uma sólida formação científica e cultural das novas gerações.”
RESULTADO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CASCAIS PE. DAVID BERNARDO
Requalificação da pista de atletismo dos Salesianos de Manique foi o pro- jeto mais votado.
Decorreu no sábado, dia 11 de janeiro, a apresentação dos projetos mais votados do
Orçamento Participativo (OP) 2013 da Câmara Municipal de Cascais. Informo que a requalificação da nossa pista de atletismo foi o projeto
mais votado. Este resultado é o reflexo do empenho de todos, numa demonstração
de muita unidade; e também de muitos amigos que nos acompanharam na votação.
Estamos de parabéns, e gratos a todos por podermos, em breve dispor de uma pista renovada, em benefício dos nossos atletas.
18 fevereiro2014 | esm newsletter | 3
FESTA DE SÃO JOÃO BOSCO NUNO RAMALHO
A Comunidade educativa celebrou na passada sexta-feira, dia 31 de janei- ro, a Festa de D. Bosco.
A Festa começou às 9h com a celebração da Eucaristia, presidida pelo
Sr. Pe. Juan Freitas, e continuou pelo dia todo, com muitas atividades. No final da cerimónia foram entregues os diplomas de participação e os pré- mios dos concursos de desenho e escrita “Ser feliz com D. Bosco”.
Ainda de manhã o 5º ano disputou, no auditório 1, a final do Concurso D. Bosco, enquanto o 6º ano se divertiu com jogos tradicionais. À tarde houve atividades de atletismo e foi disputado o Mega Sprint, juntamente com o 7º ano.
O 3º ciclo realizou atividades por turma. Alguns alunos deste ciclo apro- veitaram a tarde para organizar os bens que têm recolhido, numa ação de solidariedade social.
Também à tarde, os alunos do secundário promoveram uma verdadeira Chuva de Talentos.
A Festa de D. Bosco foi também vivida pela SportBosco. Ao final do dia, e em vez dos habituais treinos e estudos, os alunos realizaram jogos de convívio que envolveram alguns professores, a que se seguiu um lanche em clima de festa.
Apesar da chuva, que marcou presença durante todo o dia e inviabilizou no exterior algumas atividades previstas, pode dizer-se que a Festa de D. Bosco foi um dia alegre e bem passado. Uma boa celebração da memória do Pai e Mestre dos Jovens.
APEEESM JANTAR DE SOLIDARIEDADE
No dia 7 de março, às 19h45, a
Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Salesianos de Mani- que levará a cabo mais um Jantar de Solidariedade. À semelhança do ano passado, ire- mos ter para enriquecer o nosso jan- tar uma "Escola de Pais" para a qual, convidámos a conhecida Professora Doutora Helena Marujo, especialista em psicologia do positivismo e do otimismo, que nos vem falar sobre o tema "Ser feliz: é possível!" Venha também conversar connosco e passar um serão fantástico, apoi- ando também a importante campa- nha que levamos a cabo de angaria- ção de verbas para o Fundo de Soli- dariedade dos Salesianos de Mani- que.
Desde Setembro de 2013 temos vindo a apoiar alunos que têm sérias carências e que se socorrem do Fun- do para os transportes, alimentação, material escolar, etc.
Inscrições para o email: apee- [email protected]
APEEESM - Defende os interesses dos Pais e
Encarregados de Educação; - Gere o Fundo de Solidariedade; - Disponibiliza e gere os cacifos. Venha ter connosco todas as terças feiras entre as 8h00 e as 9h00, à sala 2 do 1º piso do Edifício da Pas- toral, ou contacte-nos para o mail: [email protected]
UNIDOS POR UMA CAUSA ASSOCIE-SE A ESTA CAUSA!
NOITE DA POESIA PROF. ISABEL BARBEDO
No dia 17 de janeiro os alunos subiram ao palco e durante hora e meia mostraram-nos o que é viver com profunda alegria, vivacidade de espíri- to e esperança.
Noite feliz! É assim que chamo à noite de sexta-feira do passado dia 17 de janeiro de 2014… “Noite da poesia” – noite mágica, multicolor, recheada de sabores, aromas, de som e de filosofias de vida.
Os alunos subiram ao palco e durante uma hora e meia mostra- ram-nos o que é viver com profun-
da alegria, vivacidade de espírito e esperança. Fomos felizes ali!
A “Noite da poesia” foi o culmi- nar de uma semana que contou com a exposição dos diversos poe- mas realizados pelos alunos ao lon- go do mês de dezembro.
O que nos fica na memória e no coração ao longo da vida são estes momentos de pura felicidade!
FEIRA DO LIVRO PROF. CÉLIA VICENTE
Como já é tradição no 2º ciclo, os
livros estiveram de visita à escola antes do Natal. Entre 25 de novem- bro e 4 de dezembro, estiveram à disposição de alunos e funcionários, na sala multiusos, centenas de livros a um preço mais simpático do que se encontra nas lojas. Foram muitos os visitantes, e, apesar da crise, foram adquiridos quase tantos exemplares como é habitual. Inquiridos os alu- nos sobre o interesse por esta ativi- dade, os professores não ficaram desiludidos com as respostas: conti- nua a ser do agrado da maioria fo- lhear edições lindamente ilustradas e ler com os amigos uma ou outra passagem mais interessante “daquele livro com uma capa tão gira!”.
KEY FOR SCHOOLS PROF. ANA FILIPA NECA
No dia 30 de abril de 2014 os alu-
nos a frequentar o 9.º ano de escola- ridade realizarão o teste Key for Schools. Este teste poderá ser reali- zado por outros alunos dos 11 aos 17 anos de idade a frequentar outros níveis de escolaridade.
A inscrição para pedir o certifica- do, no caso do 9º ano, ou para reali- zar o teste, no caso dos restantes alunos, começou no dia 12 e estende -se até ao dia 24 de fevereiro.
O teste KEY for Schools avalia os seguintes domínios: reading, writing, listening (30 de abril) e speaking (10 de março e 16 de maio).
Todas as informações sobre este teste estão disponíveis no site: http://keyforschools.iave.pt/ index.html. Qualquer dúvida poderá também ser esclarecida junto dos professores de Inglês.
SEMANA DA POESIA PROF. ANA CARAMELO
Exposição de poesia organizada no âmbito da Semana da Poesia. Durante a semana de 13 a 17 de janeiro de 2014 decorreu nos Salesianos de Mani-
que a Semana da Poesia, atividade organizada pela disciplina de Português. Subordinados ao tema anual da escola “Ser Felizes”, os alunos do 5º ao
12º anos deram asas à sua imaginação e fizeram poesia. A poesia apareceu através da cor, do som, do sabor e do sentimento. A exposição foi muito bem conseguida, com trabalhos extraordinários
que revelam muita imaginação, criatividade e trabalho. Quem visitou, gostou e registou a sua opinião! Procura a tua Felicidade!
SPORTBOSCO ESTÁGIO DE NATAL SARA NASCIMENTO
A SportBosco proporcionou aos seus jovens um Estágio de Natal. Nos dias 18,19,20 e 21 de dezembro os jovens da SportBosco participa-
ram num Estágio de Natal com direito a muito futebol, basquetebol, Akido, patinagem e um dia de passeio com visita ao Oceanário e ao Parque de Di- versões da Feira Internacional de Lisboa. No dia 20 os jovens dormiram na escola com uma noite de caça ao tesouro na piscina e uma grande festa. O estágio terminou com um pequeno-almoço com as famílias e uma celebra- ção de Natal que todos reuniu, na esperança de um segundo período ainda melhor.
SPORTBOSCO ALUNOS DE MÉRITO SARA NASCIMENTO
Na SportBosco os alunos traba-
lham todos os dias para melhora- rem as suas notas e comportamen- tos. São incentivados, através de um sistema de pontuação, a atingir resultados positivos. Na quarta- feira dia 22 de Janeiro premiámos um conjunto de 22 alunos que, através das suas boas atitudes e do seu esforço conquistaram o direito a um prémio de mérito: uma ida ao teatro Robin dos Bosques de La Féria no Teatro Politeama, um pas- seio pela cidade de Lisboa e um campeonato de Laser Tag no Login Laser Tag. Foi uma tarde muito ani- mada e divertida. Fica o desejo de que num próximo prémio de Méri- to o número de alunos participan- tes seja muito superior - é nesse sentido que trabalhamos!
BASQUETEBOL JUVENIS MASCULINOS PROF. JOÃO ALVES
Realizou-se hoje dia 18 de janei- ro, mais uma jornada no escalão de juvenis masculinos na modalidade de basquetebol.
Este evento ocorreu na escola Secundária Miguel Torga, inserido no quadro competitivo do desporto es- colar, e a nossa equipa obteve vitó- rias nos dois jogos realizados.
Mais uma vez gostaria de realçar o comportamento e atitude dos nos- sos alunos que foi excelente.
Resultados: Salesianos de Manique 55 x E. Miguel Torga 28; Salesianos de Manique 54 X E. Leal da Câmara 15.
BASQUETEBOL INICIADOS MASCULINOS PROF. JOÃO ALVES
Realizou-se dia 25 de janeiro, na Escola Aquilino Ribeiro mais uma jornada de basquetebol no escalão de iniciados masculinos.
Os Salesianos de Manique obtiveram vitórias nos três jogos realizados, e os alu- nos participantes estão de parabéns por tudo aquilo que fizeram.
Gostaria de realçar a presença e acompanhamento dos pais destes alunos, que ao longo destas duas jornadas têm sido muito participati- vos. Resultados: Salesianos de Manique 56 x E. S. Julião da Barra 35; Salesianos de Manique 44 x Salesianos do Estoril 24; Salesianos de Manique 34 x E. Aquilino Ribeiro 15.
18 fevereiro2014 | esm newsletter | 6
SINAGOGA, MESQUITA E MUSEU DE ARTE ANTIGA PROF. LUÍS MIGUEL MARTINS
No passado dia 9 de janeiro, realizámos a última visita de estudo à Sina- goga, à Mesquita e ao Museu de Arte Antiga. Apresentam-se, de seguida, os testemunhos de alguns alunos que participaram nessa atividade escolar:
«O que eu mais gostei desta visita de estudo foi ter aprendido as dife- renças entre o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo nas suas tradições mas também na sua arquitetura e decoração dos diferentes locais de cul- to.» (Francisco Carvalho, 9º L)
«Aprendemos muito sobre cada uma das religiões, todas as suas carate- rísticas. O Museu foi muito interessante porque as obras eram todas dife- rentes, requerendo uma análise diferente.» (Maria Penim, 9º L)
AUDIÇÕES CMDB PROF. HUGO RIBEIRO
Todos os caminhos são constitu-
ídos por etapas. Assim, e como não podia deixar de ser também, os alunos do Centro Musical procu- ram ao longo da sua aprendizagem manter congruência e seguir uma linha de aquisição de conhecimen- tos, em que o progresso se trans- forma numa ponte para a demons- tração e o encanto.
Como tal, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro realizaram-se as tão aguardadas e expectantes, seja por docentes, discentes, pais, familia- res e amigos, audições do Centro Musical Dom Bosco.
Foram momentos onde a músi- ca, inegavelmente, se apresentou como base para uma frutífera e produtiva inserção social. Todos os ritmos, sons e melodias que foram apresentados, são sinónimos de uma parafernália de sentimentos, que se revelam no mais profundo de cada ser humano.
Fica desde já o agradecimento à excelente colaboração dos profes- sores e demais integrantes de tão digno projeto que este ano com- pleta dez anos de existência.
FICHA TÉCNICA: Diretor: Pe. David Bernardo | Execução gráfica: Frederico Baptista Salesianos de Manique - Escola - Rua dos Salesianos, 1 - Manique - 2645-438 Alcabideche http://www.manique.salesianos.pt/manique | [email protected] | Tel.: 214458210
BASQUETEBOL JUVENIS FEMININAS PROF. FERNANDO PINTO
No passado dia 25 de janeiro tivemos o 2º Torneio de Juvenis Feminino em Basquetebol. Apesar de a nossa equipa estar um pouco desfalcada devido à ausência de duas jogadoras importantes, mos- trou-se à altura dos acontecimen- tos e debateram-se com grande espírito de sacrifício e equipa, lu- tando com todas as forças para al- cançarem excelentes resultados: Salesianos de Manique 72 x A.E. Sampaio 10, Salesianos de Manique ESM 66 x A.E. Alvide 24.
No final deste encontro realizou -se ainda, um encontro desportivo, com as Infantis A, que não podem participar nos quadros do Desporto Escolar. O resultado do encontro foi:
Salesianos de Manique 20 x A.E. Alvide 8.
BASQUETEBOL INICIADAS FEMININAS PROF. FERNANDO PINTO
Dia 18 de Janeiro, realizou-se em jornada dupla, o 1º Torneio do Desporto Escolar, em Basquetebol, Iniciadas Femininas.
Para além do excelente empe- nho e atitude demonstrados, as nossas jogadoras obtiveram vitó- rias em ambos os jogos com os se- guintes resultados: Salesianos de Manique 44 x A.E. Pioneiros da A.P. 14, Salesianos de Manique 64 x Esc. Bás. Ruy Belo 10.