Semana de leitura 8º ano

13
De 12 a 15 de abril

Transcript of Semana de leitura 8º ano

De 12 a 15 de abril

8º ano8º ano

Euclídes da CunhaEuclídes da Cunha

EUCLIDES RODRIGUES PIMENTA EUCLIDES RODRIGUES PIMENTA DA CUNHADA CUNHA

nasceu em 20 de janeiro de 1866 em nasceu em 20 de janeiro de 1866 em Cantagalo, no Estado do Rio de Cantagalo, no Estado do Rio de Janeiro. Órfão de mãe desde os três Janeiro. Órfão de mãe desde os três anos, passou a ser criado por suas anos, passou a ser criado por suas tias e depois por seus avós. tias e depois por seus avós.

Aos 19 anos, depois de ter cursado um Aos 19 anos, depois de ter cursado um ano na Escola Politécnica, transferiu-se ano na Escola Politécnica, transferiu-se para a Escola Militar. Algum tempo depois, para a Escola Militar. Algum tempo depois, devido a um incidente de desacato ao devido a um incidente de desacato ao Ministro da Guerra, foi desligado da Escola Ministro da Guerra, foi desligado da Escola Militar, para onde seria reconduzido em Militar, para onde seria reconduzido em 1890, logo após a proclamação da 1890, logo após a proclamação da República. República.

Em 1896, depois de formar-se em Em 1896, depois de formar-se em Engenharia Militar e Ciências Engenharia Militar e Ciências Naturais, abandonou definitivamente Naturais, abandonou definitivamente a farda, por causa dos caminhos a farda, por causa dos caminhos tomados pela República. No ano tomados pela República. No ano seguinte foi para São Paulo, de onde seguinte foi para São Paulo, de onde sairia no ano seguinte como sairia no ano seguinte como correspondente do jornal O Estado correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, incumbido de fazer a de S. Paulo, incumbido de fazer a cobertura da Guerra de Canudos. cobertura da Guerra de Canudos.

Dessa cobertura jornalística resultou Dessa cobertura jornalística resultou uma obra-prima: uma obra-prima: Os sertõesOs sertões, , publicada em 1902 e que o conduziu publicada em 1902 e que o conduziu à Academia Brasileira de Letras. à Academia Brasileira de Letras.

Em 1904 voltou ao Rio de Janeiro, Em 1904 voltou ao Rio de Janeiro, onde conseguiu um cargo no onde conseguiu um cargo no Ministério das relações Exteriores. O Ministério das relações Exteriores. O cargo no ministério público afastava-cargo no ministério público afastava-o com muita freqüência de Ana, sua o com muita freqüência de Ana, sua esposa, que, nessa época já tinha um esposa, que, nessa época já tinha um caso extra-conjugal. caso extra-conjugal.

Em 1909, disposto a por um fim na Em 1909, disposto a por um fim na farsa que era seu casamento, farsa que era seu casamento, morreu, no dia 15 de agosto, em morreu, no dia 15 de agosto, em uma troca de tiros com o amante de uma troca de tiros com o amante de sua mulher sua mulher

Os sertõesOs sertões Sua obra mais importante, revela-nos um Sua obra mais importante, revela-nos um

verdadeiro painel do nordeste brasileiro e verdadeiro painel do nordeste brasileiro e denuncia as condições de vida das "sub-denuncia as condições de vida das "sub-raças sertanejas do Brasil". Essa obra - raças sertanejas do Brasil". Essa obra - dividida em três partes: dividida em três partes: A terra, O A terra, O homem e A lutahomem e A luta - demonstra a - demonstra a preocupação de narrar os fatos de forma preocupação de narrar os fatos de forma científica e coloca-nos diante de um país e científica e coloca-nos diante de um país e de um povo que, até então, eram de um povo que, até então, eram ignorados. ignorados.

Atividades dos gruposAtividades dos grupos

Assistir vídeo da obra literária;Assistir vídeo da obra literária; Apresentar biografia e autor Apresentar biografia e autor

caracterizado;caracterizado; Recitar poesias, poemas ou Recitar poesias, poemas ou

pensamentos do autor;pensamentos do autor; Apresentar cartazes de outras obras;Apresentar cartazes de outras obras; Dramatizar a obra estudada.Dramatizar a obra estudada.

Bom trabalho!Bom trabalho!

ObrasObras

Os sertões (1902);Os sertões (1902); Peru versus Bolívia (1907);Peru versus Bolívia (1907); Contrastes e confrontos (1907);Contrastes e confrontos (1907); À margem da História (1909). À margem da História (1909).