Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

16

description

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 9 a 15 de abril de 2012

Transcript of Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Page 2: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO

> MileurosARTE

> Caine’s Arcade

MÚSICA

> Marina and the Diamonds

MODA

> Intimacy 2.0

TECNOLOGIA

> Máquinas que lêem o pensamento

PUBLICIDADE

> Stop The Traffik

ÍNDICE SEMANÁRIO | 09 a 15/04

DIVIRTA-SE

ATUALIZE-SE

> Festival - Nova 2012 Brasil (Rio e SP)> Festival - FILE Rio 2012> Cinema - SESC Melhores Filmes (SP)> Cinema - Abel Ferrara e a religião da intensidade> Festa - Malt 90

> Curso – As Gerações X, Y e Z> Conferência – TEDxRio+20

Page 3: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

INTRODUÇÃO09 A 15 DE ABRIL DE 2012

Abril pode ser um típico mês de calor eterno outono. Teoricamente, falta muito ainda

para a primavera, mas não é por isso que flores nunca são demais.

Muito pelo contrário, às vezes temos a ligeira impressão de que o Rio é uma cidade pouco

florida. Para dar um pouco mais de cor aos canteiros cariocas, promover os bons hábitos e o contato com a natureza, estamos convidando todos vocês a participar de mais uma ação do Rio Eu Amo Eu Cuido. Dessa vez, o movimento irá plantar flores nos canteiros da Ataulfo de Paiva, no Leblon. Vemos vocês no domingo, dia 15 de abril, na Praça Antero de Quintal. Até lá, boa semana!

Page 4: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

O lado bom da internacionalização da força de trabalho jovem é o intercâmbio de culturas, o que nos torna mais cosmopolitas, conectados com o mundo e menos “provincianos”; além da chance de trocar experiências com profissionais que têm uma bagagem mais global. Mas é inevitável questionar o porquê da disparidade salarial entre um jovem estrangeiro qualificado e um brasileiro com a mesma formação, citada na matéria acima. A pouca oferta de brasileiros qualificados justifica essa diferença? Ou isso é o nosso “complexo de vira-lata” gritando nas cabeças dos empresários e gerentes de RH? A imigração é muito benéfica para um país, desde que não haja desigualdade de oportunidades.

Saiba mais sobre os mileuros em São Paulo aqui.

COMPORTAMENTOMILEUROS

O sucesso econômico do Brasil tem atraído para o país um novo fluxo de pessoas: os mileuros, jovens

europeus altamente qualificados, mas com pouca perspectiva profissional em seus países. O nome “mileuros” é uma referência ao salário mínimo em alguns países europeus (em torno dos mil euros). Ao desembarcar no Brasil, essa nova geração de imigrantes encontra empregos de elite e chega a ganhar, em média, R$4 mil (trabalhando em São Paulo, quando a renda mensal média do paulistano é de R$1.700). Com a incerteza sobre um futuro próximo na Europa, muitos decidem ficar, tornando a cultura jovem brasileira mais cosmopolita.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 5: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

O curta “Caine’s Arcade” é uma mostra de que a imaginação infantil ainda existe, mesmo com a tecnologia que, pode limitar a criatividade por oferecer respostas prontas, apesar de todos os benefícios. Nossas crianças são cada vez mais informadas e independentes, mas também estão sofrendo com a superficialidade, com o sedentarismo e a falta de espontaneidade. Nesse cenário, há uma boa oportunidade para marcas com projetos que envolvam brincadeiras “offline” para crianças “viciadas” em videogame e internet.

Veja o curta “Caine’s Arcade”.

ARTECAINE’S ARCADE

Caine Monroy é um garoto americano de 9 anos cheio de criatividade. Onde nós vemos lixo, Caine viu

diversão e construiu um fliperama todo feito do papelão que encontrava na loja seu pai. Os dias passavam, e Caine ficava triste por não haver “clientes” para brincar em seu fliperama. Até que o cineasta Nirvan Mullick passou pela loja e foi o primeiro a brincar. Inspirado pela imaginação do menino, Mullick criou uma mobilização online para reunir novos “clientes” para Caine, registrou a história em um belo curta-metragem e até abriu uma poupança para que ele vá à universidade no futuro. Afinal, é de mentes criativas que o mundo precisa.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

O pop de 2012 é um pop feito “pra dançar”, sem muito significado por trás de cada música, já que a idéia principal é “se jogar na pista”. Apesar da hegemonia do pop “pra dançar” ainda há espaço para artistas que usam o gênero para fazer críticas bem-humoradas e que nem por isso deixam a pegada dançante das músicas de lado, como faz Marina and the Diamonds em seu novo álbum. Se ela vai estourar e influenciar outras artistas nessa direção, só o tempo dirá.

Escute o primeiro single do segundo álbum de Marina and the Diamonds, “Primadonna”. Ouça também as músicas “I’m Not A Robot”, “Obsessions” e “Starstrukk” (um cover de 3OH!3 feat Katy Perry).

MÚSICAMARINA AND THE DIAMONDS

Ok, Marina and the Diamonds foi uma das artistas citadas como apostas pela famosa lista BBC Sounds

of 2010. Dois anos atrás, não é novidade! Calma, hipsters! Alguns artistas conhecidos lá fora são ignorados no Brasil. Dessa boa safra de cantoras britânicas, Marina and the Diamonds é uma das mais teatrais, com um estilo que fica entre o pop, o new wave e o indie. Seu primeiro álbum, The Family Jewels, não foi unânime, com críticas ao canto “afetado” de Marina, ao mesmo tempo em que a chamavam de “nova Kate Bush”. O segundo álbum, “Electra Heart”, uma crítica ao showbiz e ao American Dream em ritmo de pop, é a chance para Marina abandonar o status de promessa .

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 7: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Daan Roosegaarde, criador do Intimacy 2.0, diz que seu projeto “explora a relação entre intimidade e tecnologia”. Mas essas esferas devem se misturar? E quanto à segurança, é realmente necessário que uma mulher use um vestido que sinalize excitação em locais públicos e cheios de desconhecidos (com as mais variadas intenções)? De qualquer forma, o projeto nos faz refletir sobre essas questões e aponta que há espaço na moda para os tecidos que reagem de acordo com as emoções, desde que usados para outros propósitos.

Saiba mais sobre o Intimacy 2.0 aqui (com vídeo demonstrativo). Um uso do tecido inteligente que muda de cor já foi feito antes na Holanda, em uma campanha para a Copa de 2010. Saiba mais.

MODAINTIMACY 2.0

Ao contrário do que acontece com os homens, é muito difícil saber visualmente quando uma

mulher está excitada. Para ajudar a esclarecer esse “mistério”, o designer holandês Daan Roosegaarde criou o Intimacy 2.0, um vestido feito com um tecido inteligente, que fica mais claro (chegando até a ficar transparente) de acordo com a frequência cardíaca da mulher que o veste, que costuma ser maior nos momentos de excitação. No que depender do criador do modelo, ele deve ser comercializado em breve. Mas e o perigo de exposição de alguém que estiver usando o Intimacy 2.0, será que ele pensou sobre isso?

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 8: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Apesar da perspectiva assustadora, essas pesquisas apontam para a possibilidade de ser criar próteses ou outros aparelhos para pessoas que perderam, total ou parcialmente, os movimentos. Porém, devemos considerar que, caso essas máquinas se popularizem, o efeito nas relações sociais pode ser dramático, já que a capacidade de ler pensamentos impossibilita a privacidade. No campo político, o perigo é o uso dessa inovação por governos totalitários, que buscam doutrinar seus cidadãos. Então, muita calma antes de pensar que você vai poder sair por aí lendo mentes.

Saiba mais sobre as máquinas que lêem o pensamento e suas implicações mais imediatas aqui.

TECNOLOGIAMÁQUINAS QUE LÊEM O PENSAMENTO

A leitura de pensamentos está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Na Universidade de Minnesota, EUA,

voluntários de uma pesquisa pilotavam um simulador de vôo em 3D sem se mexer, apenas pensando nos comandos, que foram enviados para um computador por eletrodos e transformados em movimentos do helicóptero. Em outro estudo, da Universidade da Califórnia, lembranças foram reproduzidas em imagens coloridas. Em mais um, da Universidade de Princeton, o computador “leu” os temas que as pessoas pensavam no momento. A leitura de pensamentos promete transformar as interações sociais e nossa noção de liberdade.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 9: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Essa ação para a Stop The Traffik é um tapa na cara, que usou a hipocrisia da sociedade pessoas como mensagem de conscientização para as pessoas que passavam em frente às vitrines. A performance só foi vista pelas pessoas como “legal”, “sexy” e até “inocente” porque a prostituição é naturalizada (apesar de marginalizada) pela sociedade. Tão naturalizada que nunca paramos para pensar de onde vieram as moças das vitrines e porque elas estão onde estão. Não é por “vontade própria” ou “falta de vergonha”, é porque existem redes de tráfico de pessoas. E a ação da Stop The Traffik nos mostrou como somos hipócritas ingênuos.

Veja a ação da Stop The Traffik aqui.

PUBLICIDADESTOP THE TRAFFIK

O Bairro da Luz Vermelha é uma das... curiosidades de Amsterdam. Apesar disso, não é “recomendado”

fotografar as vitrines, muito menos usá-las como cenário de uma ação. A agência belga Duval Guillaume Modem conseguiu fazer uma performance com dançarinas dentro das vitrines da famosa zona de prostituição. O público logo se aglomerou para ver a dança, que terminou com uma mensagem contundente da Stop The Traffik, que combate o tráfico de pessoas. A promessa de trabalho como dançarina na Europa é uma armadilha que leva várias mulheres para as vitrines. O silêncio das pessoas, que durante a ação não pensavam na situação das moças ali, é gritante.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 10: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Algumas atrações são gratuitas, outras são pagas. Para mais informações, consulte a pro-gramação.

O festival NOVA é um dos mais importantes eventos de cultura contemporânea da América

Latina, que proporciona ao público experiências de uso da cor, luz e texturas, além de atrações de design, música e instalações artísticas colaborativas. A idéia é trazer a emoção do ambiente e da interatividade, mostrando o processo criativo como um trabalho em eterna construção. O NOVA acontece em três cidades brasileiras – Rio, São Paulo e Belo Horizonte – e agora também em Barcelona, na Espanha.

São Paulo – MIS e SESC Pompeia

Rio – Circo Voador e Teatro Café Pequeno.

ONDE?

São Paulo: até 27 de abril (no MIS) e de 8 a 31 de maio (no SESC Pompeia). Confira a programação.

Rio: 18 de abril (No Teatro Café Pequeno) e 12 de maio (no Circo Voador). Confira a programação

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SE!FESTIVAL | NOVA 2012 BRASIL (RIO E SP)

Page 11: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

Entrada franca.

DIVIRTA-SE!FESTIVAL | FILE RIO 2012

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – volta para o Oi Futuro depois

do sucesso da edição do ano passado. Neste ano, a exposição traz projetos revolucionários de várias áreas da arte eletrônica, como instalações interativas, aplicativos para tablets, mídia arte, machinimas, entre outros. O destaque é a instalação ADA, na qual o visitante interage com um globo que flutua pela sala e cujas pontas de carvão “pintam” as paredes e o teto.

Oi Futuro FlamengoRua Dois de Dezembro, 63

ONDE?

De 10 de abril a 13 de maio. De terça a domingo, das 11h às 20h.

QUANDO?

QUANTO?

Page 12: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

R$4,00

Há 38 anos, o SESC começou a promover o festival de cinema mais democrático de São Paulo,

o SESC Melhores Filmes. A idéia é dar ao público a chance de rever na tela do cinema uma seleção com os melhores filmes do ano anterior, escolhidos por críticos e pelos próprios espectadores. Nesse ano, o público também terá a chance de conferir os melhores documentários de 2011. Entre os destaques da programação, temos “O Discurso do Rei”, “Cisne Negro”, “A Árvore da Vida”, “A Pele que Habito”, “Melancolia”, “Medianeiras”, e muitos outros títulos.

CINESESC, SESC Interlagos, e nos SESCS de out-ras 16 cidades: Araraquara, Ilha Solteira, Campi-nas, Catanduva, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Pre-to, Santo André, Santos, São Caetano, Diadema, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

ONDE?

Até 19 de abril. Confira as programações no Ci-neSESC, SESC Interlagos e SESC Osasco.

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SE!CINEMA | SESC MELHORES FILMES (SP)

Page 13: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)

DIVIRTA-SE!CINEMA | ABEL FERRARA E A RELIGIÃO DA INTENSIDADE

O americano Abel Ferrara é um dos mais controversos diretores do cinema independente das

últimas três décadas. A mostra “Abel Ferrada e a religião da intensidade” exibe 26 filmes, entre longas e curtas, com destaque para “O Rei de Nova York”, “China Girl”, “Miami Vice”, e outros títulos. A cereja do bolo do evento é a participação do próprio Abel Ferrara em um debate com o público.

CCBB RioRua Primeiro de Março, 66 – Centro

ONDE?

Até 22 de abril. Confira a programação.

QUANDO?

QUANTO?

Page 14: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

R$ 12 (Lista Amiga, flyer ou lista do Facebook, até meia-noite) R$ 15 (sem lista, flyer e nome no Facebook)

DIVIRTA-SE!FESTA | MALT 90

No último Semanário, nós mostramos como os anos 90 estão na moda. Quando a

nostalgia por uma década aperta, logo surgem eventos que relembram o clima daquela época, a Ploc 80 que o diga. Agora que a época áurea do axé, do dance e do funk melody está de volta, temos a festa Malt 90 para lembrar desses bons tempos e dançar até não agüentar mais.

Espaço MultifocoRua Mem de Sá, 126 – Lapa

ONDE?

Sexta-feira, 13 de abril, a partir das 22h30

QUANDO?

QUANTO?

Page 15: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

ATUALIZE-SE!CURSO | AS GERAÇÕES X, Y E Z

POR QUE?

Devemos entender o próximo grande mercado consumidor (geração Z) e as suas diferenças para com as gerações anteriores, o que nos ajudará a traçar as melhores estratégias para esse público.

De 18 de abril a 9 de maio. Quartas-feiras, às 17h.

Casa do Saber RioAv. Epitácio Pessoa, 1164 - Lagoa

R$ 200,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00. Inscreva-se aqui.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

As gerações têm suas características bastante influenciadas pelos fatos

históricos e cultura de seu tempo. Nos últimos anos, a tecnologia acelerou as mudanças culturais, fazendo com que as últimas três gerações - X (nascidos do meio da década de 60 até o fim da de 70), Y (entre o início dos anos 80 e meio dos 90) e Z (do meio dos anos 90 até os dias de hoje) – apresentem diferenças comportamentais marcantes. Por isso, o curso “As Gerações X, Y e Z” irá trazer um perfil de cada uma e mostrar as relações dos mais novos com seus pais e professores, uma amostra dos choques de geração contemporâneos.

Page 16: Semanário - 9 a 15 de abri de l2012

ATUALIZE-SE!CONFERÊNCIA | TEDXRIO+20

POR QUE?

O Poder Humano transforma e pode ajudar a reverter a situação ambiental crítica do planeta, desde que haja comprometimento.

11 e 12 de junho de 2012.

Forte de Copacabana

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Preencha este formulário e torça para ser convi-dado.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

A segunda edição do TEDx no Rio acontece como parte dos preparativos da cidade para

a Rio+20. Além da Rio+20, da sustentabilidade e do futuro do planeta, o principal tema do TEDxRio+20 é o Poder Humano, a força construtora de novas formas de viver. Para entendermos melhor o Poder Humano, o evento será dividido em seis módulos: “Da Cegueira à Percepção”, “Da Ignorância à Sabedoria”, “Do Valioso ao Inestimável”, “Da Inação ao Poder”, De Um para Todos” e “Do Caos À Ordem”.