Semanário.11.18.novembro.2012

13

description

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 24 a 30 de Setembro de 2012. Nesta Edição: Dealer-Chic Brandalism Asa Flair Fashiontag Pillar | o Caixa Eletrônico do Futuro 007 Operação Sony Bancos de Alimentos Sublime with Rome Tour Leblon Jazz Festival CRio Festival 2012 | RJ Miami Ad School ESPM | Guerrilha Advertising

Transcript of Semanário.11.18.novembro.2012

Page 1: Semanário.11.18.novembro.2012
Page 2: Semanário.11.18.novembro.2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO> Dealer-Chic

ARTE> Brandalism

MÚSICA> Asa

MODA> Flair Fashiontag

TECNOLOGIA> Pillar | o Caixa Eletrônico do Futuro

PUBLICIDADE

> 007 Operação Sony

ÍNDICE SEMANÁRIO | 11 a 18/11

SUSTENTABILIDADE

DIVIRTA-SE

> Bancos de Alimentos

> Subliem with Rome Tour

> Leblon Jazz Festival | RJ

ATUALIZE-SE> Miami Ad School ESPM | Guerrilha Advertising

> CRio Festival 2012 | RJ

Page 3: Semanário.11.18.novembro.2012

A busca por ofertas se tornou parte integral do cotidiano de milhões de consumidores. Surge assim um “ecossistema de ofertas” ainda maior, com mais personalização, mais esquemas de fidelidade e mais pressão para que as marcam ofereçam brilhantismo à prova de ofertas como parte integral de tudo que vendem e promovem. Os consumidores hoje recebem alertas sobre ofertas e promoções, que usam, reaproveitam e compartilham por meio de novas (e portanto infinitamente mais emocionantes e atraentes) tecnologias. Um bom exemplo disso é o programa Link-Like-Love no qual a American Express fornece aos usuários do cartão de crédito AMEX ofertas relevantes e experiências com base em seus gostos, interesses e conexões sociais no Facebook.

Saiba mais sobre o consumidores Dealer-Chic.

COMPORTAMENTODEALER-ChIC

Para os consumidores, garantir a melhor oferta não é mais um sintoma da crise financeira, pois

está se tornando rapidamente um modo de vida, além de fonte de orgulho e status. Obviamente, eles sempre adoraram obter boas ofertas ou recompensas exclusivas, mas em vez de precisar esconder suas pechinchas, garantir o melhor negócio hoje é aceitável e um ato admirado pelos outros consumidores. Aliás, isso hoje está relacionado a mais do que simplesmente economizar dinheiro: tem a ver com a emoção, a caça, o controle e a sensação de esperteza, fazendo com que se transforme em fonte de status também. Há diversas maneiras inovadoras com que as marcas estão usando promoções e ofertas, mas o que está realmente mudando é a atitude dos consumidores em relação aos descontos e bons negócios.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 4: Semanário.11.18.novembro.2012

“Somos ratos de laboratório para os executivos publicitários que exploram nossos medos e nossa insegurança através do consumismo. Sou um ser humano e não um consumidor. Invadindo os outdoors, estamos retomando nosso espaço. Se São Paulo, no Brasil, pôde proibir toda a publicidade de mídia exterior, por que nós não podemos?”, questiona o artista do Brandalism. Agradar a todos é impossível, e a publicidade criticada sempre será. Genuíno é aquele que consegue ouvir tais críticas sem se ofender e enxergar problemas como oportunidades. O Brandalismo é mais um movimento de reivindicação que traduz mais uma vontade do consumidor, a de não ser considerado apenas isso.

Veja o site do Brandalism e saiba um pouco mais.

ARTEBRANDALISM

Vandalismo? Quase. É Brandalism, união de brand (marca) com vandalism (vandalismo), um projeto

de intervenção que reuniu 24 artistas de 8 países diferentes para realizar uma campanha de subvertising. O movimento começou a menos de uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Londres, quando todos os olhos estavam voltados para a capital inglesa, e tomou conta de placas e outdoors de 5 cidades britânicas, com frases e imagens provocativas sobre questões sociais e econômicas, como dívidas financeiras, meio ambiente, imagem do corpo, consumismo e valores culturais. O coletivo “sequestrou” 33 outdoors onde haviam mensagens de anunciantes, com objetivo de “tomar esses espaços de volta, um de cada vez”, diz o texto de apresentação do movimento em seu site oficial. Eles se consideram, nada mais nada menos, que um movimento de arte de auto-defesa contra a publicidade.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 5: Semanário.11.18.novembro.2012

Embora não seja uma novidade, usar a música para divulgar problemas, reinvidicar soluções e defender minorias pobres é uma ótima maneira de juntar forças. Quando a assunto são questões políticas e socias, o reggae de Bob Marley, a ironia de Caetano e Chico Buarque, a irreverência de Cazuza ou a agressividade do O Rappa são exemplos que merecem ser mencionados. Esses artistas são produtores de entretenimento, mas, a cima de tudo, têm função de serviço público ao fazer com que certas questões importantes caiam na boca do povo, mesmo que seja cantando.

Assita o vídeo de “Jailer”, “Fire on the Montain”, “Be My Man”, “Why Can’t We” e saiba mais.

MÚSICAASA

Metade nigeriana, metade francesa, Asa (que se pronuncia “Asha” e significa falcão

em Yoruba – dialeto nigeriano) é a compositora e cantora que vem dando o que falar. Depois de muita frustração sem saber o que fazer da vida, a menina finalmente descobriu seu talento e começou a cantar, seja em inglês, seja em yoruba, uma fusão de pop, R&B, soul, funk e reggae. Suas letras falam sobre questões sociais e políticas de seu país, do cotidiano e de sua própria vida, tudo com um toque de ingenuidade fingida e ironia. Lançou seu primeiro álbum e logo ganhou o prestigiado French Constantin Award em 2008 e com o segundo foi eleita a Cantora Feminina de 2011 pelo French Music Awards. Recemtemente foi considerada a versão feminina do século XXI de Bob Marley, pela BBC Music.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário.11.18.novembro.2012

“Com métodos de busca e informação à base de texto largamente disponíveis à maioria das pessoas, em tempo integral, inicia-se a corrida para disponibilizar métodos de busca e informações visuais instantâneo. Logo, qualquer objeto (senão pessoa) no mundo real poderá ser “conhecido” por consumidores equipados com smartphones em qualquer lugar. Estes aparelhos poderão ser apontados a qualquer coisa para obter/encontrar informações pertinentes, sempre que seus usuários quiserem.”é o que prevê o Trendwatching no chamado Point-Know-Buy. O Fashiontag é um otimo exemplo desse tipo de tecnologia, embora ainda seja Crowndsourced. Veja ainda o Blippar, tecnologia que trasnforma quaquer coisa real em uma experiência virtual interavita.

Veja o aplicativo Flair Fashiontag e saiba mais.

MODAFLAIR FAShIONTAG

Quando o assunto é inspiração pra se vestir, a mulheres olham celebridades, revistas de moda,

vitrines de shopping e, a cima de tudo, outras mulheres. Percebendo esse detalhe do mundo feminino a revista de moda Flair, da Belgica, ciou o aplicativo de Facebook, Flair Fashiontag. Nele, em vez de marcar amigos em fotos, você marca roupas e acessórios. Basta abrir o aplicativo, selecionar o amigo, escolher a foto, marcar a peça que você tem interesse e esperar uma resposta. Todas as respostas são publicadas na Galeria Flair Fashiontag, encontrada na Page da revista no Facebook, e as melhores tags ainda são publicadas na revista semanal. Desta maneira, a Flair oferece inspiração online e offline e niguém fica angustiado sonhando com aquela peça de roupa.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 7: Semanário.11.18.novembro.2012

Nós já falamos bastante em diversos tópicos sobre o crescente poder de consumo da classe C e dessa vez chamamos atenção para como a tecnologia vem se adequando a esse movimento da sociedade. O Pillar usa tecnologia biométrica tornando-se acessível a populações analfabetas e semi-analfabetas, que compreende grande parte de nossa Classe C. O que se pode concluir é que as oportunidades de atender a essas centenas de milhões de consumidores urbanos de baixa renda serão inéditas. Saiba mais sobre outros serviços e produtos que estão aí para satisfazer as necessidades da “base da pirâmide urbana”.

Saiba mais sobre o Pillar.

TECNOLOGIAPILLAR | O CAIxA ELETRôNICO DO FUTURO

A NCR Corp, empresa de produção de caixas eletrônicos, vem trabalhando em um protótipo que promete

permitir às instituições financeiras servir melhor as diferentes populações do mundo. Atualmente, os caixas eletrônicos tendem a convergir a retirada de dinheiro com outras inúmeras funções, como vendas casadas, de bilhetes, selos e pagamentos de contas. Entretanto, o consumidor vem resistindo a essas tendências e se irritando com propagandas que os impedem de receber seu dinheiro de forma rápida. O Pillar não fará nada disso e nem terá teclado para inserir senha. Isso porque ele conta com um leitor de impressões digitais no qual o usuário poderá simplesmente colocar o polegar e retirar a quantia desejada. Nada mais prático, rápido e seguro. Em 2011, a NCR começou a testar cinco protótipos nos EUA, com a intenção de lançá-lo nos mercados em desenvolvimento.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 8: Semanário.11.18.novembro.2012

Em meio a um contexto em que os consumidores estão cada vez mais resistentes às mídias tradicionais, a combinação de marcas e entretenimento é uma ótima oportunidade para impactá-los em momentos especiais, criando experiências únicas e se aproximando. São várias as maneiras de se explorar esse segmento, como através de adaptações de roteiros, product placements, merchandisings, decoração de ambiente e por aí vai. No caso de pré-estréias de filmes, ainda há a vantagem de estar se dirigindo para convidados, impressa e formadores de opnião.

Saiba mais.

PUBLICIDADE007 OPERAÇÃO SONy

Recentemente a Sony lançou no mercado seu smartphone a prova d’água, o Xperia Acro S, e para

divulgá-lo realizou uma ação durante a pré-estreia do filme “007 – Operação Skyfall” na Suécia. Antes de começar o filme, um vídeo que simulava uma missão de agente secreto anunciava que havia smartphones mergulhados em copos de refrigerante e que eles tocariam indicando o sortudo que o levaria pra casa.Molhado, mas levaria. A ação, bem pensada, explorou muito bem o novo benefício do equipamento.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 9: Semanário.11.18.novembro.2012

Em um país onde milhares de pessoas sofrem pela falta de alimentação adequada enquanto toneladas de alimentos vão para o lixo, os Banco de Alimentos surgem como uma luva. Mas ações como esta é deve ser compartilhada pelo o cidadão, o Estado e o empresário. Atualmente, pode-se verificar o interesse, que está a cima da capacidade dos Bancos, de diversos estabelecimentos em doar. Com isso novas ideias de se adequar a esse novo paradigma vêm surgindo, como o Culinary Misfits, um buffet alemão que utiliza somente alimentos descartados por supermercados e restaurantes, se abastecendo de vegetais e frutos com a aparência fora do padrão e fazendo disso um verdadeiro diferencial competitivo.

Saiba mais, veja como funciona os Programas Governamentais e a ONG Banco de Alimentos, de Niteroi.

SUSTENTABILIDADEBANCOS DE ALIMENTOS

“Só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino”, afirma O Globo. Junto a isso, a

crescente preocupação sócio ambiental, vem proliferando os chamados Bancos de Alimentos ao redor do mundo. Eles visam minimizar os efeitos da fome e do desperdício através da coleta de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. São em sua maioria Programas Sociais do governo ou ONG`s sem fins lucrativos. Os alimentos são recolhidos em supermercados, restaurantes ou lanchonetes, selecionados e distribuídos gratuitamente a entidades assistenciais. Estas, por sua vez, se encarregam de repassá-los a famílias vulneráveis. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação e educação alimentar.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 10: Semanário.11.18.novembro.2012

Verificar em cada localidade

Com a morte de Bradley Nowell, ex-vocalista da banda, em 1996, o Sublime ficou mais de

dez anos parado. Em 2009, o baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh recrutaram Rome Ramirez para o cargo. Esse será o terceiro ano seguido do trio no Brasil: eles se apresentaram por aqui em 2010, no festival SWU, e em 2011, quando fizeram oito shows no país. Agora, em novembro, eles fazem sete shows. Saiba mais.

São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Maringá

ONDE?

23 a 01 de Dezembro

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SESUBLIME WITh ROME TOUR

Page 11: Semanário.11.18.novembro.2012

0800

DIVIRTA-SE! LEBLON JAZZ FESTIVAL

Manifestação cultural com ações das mais diversas: assim podemos definir o Leblon Jazz

Festival. Tem como principal objetivo fazer com que o público, de qualquer classe ou idade, tenha o máximo de contato com o Jazz, potencializando a formação de platéia e rompendo o preconceito relativo ao gênero. Em sua 6a Edição, o festival de jazz mais charmoso do Brasil, cresce em estrutura e rompe fronteiras, sendo realizado pela primeira vez em Niterói, mas sem deixar de lado o intimismo, a descontração e a irreverência, que desde o começo tornaram-se uma marca do evento. Saiba mais.

Rua Dias Ferreira, Leblon.Rua Moreira César, Icaraí, Niterói

ONDE?

08 a 10.11 no Leblon24.11 em Niterói

QUANDO?

QUANTO?

Page 12: Semanário.11.18.novembro.2012

ATUALIZE-SE!MIAMI AD SChOOL ESPM | GUERRILhA ADVERTISING

POR QUE?

Só os guerrilheiros vão sobreviver na era do engajamento.

23 e 24 de Novembro. Inscrições até 16.11

ESPM SP

R$ 890,00 ou 2X no cartão

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

Acostumados a criar para a confortável dinâmica do broadcast, atualmente, o maior desafio dos

criativos é desenvolver mensagens que geram conversas. Agora há briga pela atenção do seu interlocutor. A melhor forma de atingi-lo é seduzir com um assunto tão interessante que elas mesmas vão se encarregar de espalhá-lo. E aqui entra a inteligência de guerrilha e as ferramentas que permitem criar campanhas sobre as quais as pessoas falam. Este curso foi desenhado para profissionais de todas as áreas da propaganda que nasceram e foram educados com comunicação de massa e que agora precisam desenvolver marcas com comunicação socializada na era do engajamento. Saiba mais.

Page 13: Semanário.11.18.novembro.2012

ATUALIZE-SE!CRIO FESTIVAL 2012 | RJ

POR QUE?

Celebra o reconhecimento global do Rio de Janeiro como um Distrito da Criatividade, consolidando a cidade como uma plataforma de inovação no mundo.

Pier Mauá, Porto do Rio de Janeiro

De 21 a 25 de Novembro. Inscrições até 19.11.

R$ 100,00

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

I ntegrante da Districts of Creativity Network (rede internacional de distritos criativos) o Rio de Janeiro

apresenta em 2012 o Crio: primeiro Festival Internacional de Criatividade da América Latina, uma plataforma de intercâmbio, inspiração e colaboração, com exposições, conferências e worhshops. É um espaço aberto à discussão, reflexão e apresentação de cases e soluções de inovação. Para mais informações, line-up e inscrição acesse aqui.