Semear

12

description

Laureane Bolesina, Michellen Fernandes, Rodrigo Guimarães, Thais Fontes

Transcript of Semear

SEMEAR – Serviço Médico Educacional de Atendimentoem Reabilitação, uma entidade considerada deutilidade Pública Federal, com data de fundação em12 de Outubro de 1985, foi registrado comoAssociação Civil em 17 de maio de 1994. É umaorganização social sem fins lucrativos que tem porobjetivo atender crianças e adolescentes oriundosde famílias em situação de vulnerabilidade social

Unidade de Atendimento EducacionalAv. Alcides S. Severiano, 100 – Sarandi - Porto Alegre – RSUnidade de Atendimento Clínico Av. Assis Brasil, 6532 – Sarandi - Porto Alegre – RSTelefones: (51) 3364-1420Site: www.semearpoa.org.br

Inicialmente oferecia atendimento somente para deficientes mentais educáveis e em 1991 encerraram este atendimento e passaram a trabalhar com a alfabetização e reforço escolar

Hoje, efetiva cerca de 2000 atendimentos mensais para crianças e adolescentes da Zona Norte de Porto Alegre, com encaminhamentos advindos das escolas públicas, serviços de saúde e conselho tutelar da região.

Objetivo: Este projeto tem por objetivo sistematizar um programa que estruture o relacionamento daentidade com a iniciativa privada visando a captação de recursos.

Desenvolvimento: Serão necessários os cinco coordenadores, que farão as visitações nas empresas.Será realizada uma reunião inicial para a delegação dos trabalhos e também para delimitar a área quecada coordenador irá buscar. Os estagiários farão os agendamentos com as empresas previamenteselecionadas pelos coordenadores durante as reuniões e contribuirão com a mediação entre as partes.A partir disso os coordenadores se reunirão quinzenalmente para a prestação dos resultados obtidoscom os contatos efetuados. Ao final dos seis meses de estruturação do projeto será realizado um jantarpara os apoiadores e também para os possíveis apoiadores do projeto com o intuito de integrar aspartes e também demonstrar a importância da existência do Projeto Semear.

Desenvolvimento: Inicialmente o Projeto Semear entrará em contato com as instituições de ensinosuperior para negociar e formalizar o convênio com a entidade. Em seguida os adolescentes atendidospelo projeto, que estiverem no terceiro ano do segundo grau, serão contatados para verificação dointeresse dos mesmos em receber esta bolsa de estudos. Após esta verificação, seus históricos escolaresserão solicitados junto às escolas dos adolescentes para acompanhamento do desempenho dos alunos.Além disso, os alunos interessados deverão prestar o vestibular para entrar na Universidade. Em

Objetivo: Firmar parcerias com Faculdades Particulares para dar subsidiar a continuidade ao ensino de jovens acima de 17 anos que foram atendidos pelo SEMEAR.

paralelo, os coordenadores do Projeto estarão em contato com a Universidade,acertando os detalhes para o encaminhamento do adolescente classificado.

Objetivo: Aperfeiçoar a web site na rede para aproximar de forma mais efetiva os públicosde interesse da instituição

Desenvolvimento: Apresentar um conceito de design menos poluído que o atual, seguindoos padrões e tendências atuais de layout, de cores e objetos de página, com o objetivo detornar a navegação mais atraente e objetiva para os usuários. Criar um canal decomunicação direto com público alvo, como o “Fale Conosco”, com maior destaque dentroda página.

Objetivo: Levar para as ondas do rádio um apelo para os públicos de interesse, comoempresários, governos e voluntários, informando como participar e colaborar com ainstituição, desenvolvendo de um jingle.

Desenvolvimento: Fazer um levantamento de emissoras de rádios que possam abrir espaço,sem ônus, para veiculação do jingle que abordaria um conteúdo institucional que motivasseos públicos alvo a participarem, informando os contatos caso os interessados se mobilizemna causa. O jingle seria produzido com artistas, sem cachê, interessados na causa deresponsabilidade social.

Objetivo: Estruturar um programa de apadrinhamento escolar para as crianças do SEMEAR.

Desenvolvimento: Será realizado um mapeamento das empresas localizadas em PortoAlegre, após o contato e definida as diretrizes do projeto, esta empresa, seleciona o seuapadrinhado através de um mailing de crianças em idade escolar que participam dosprojetos desenvolvidos pelo Semear, realizando doações de materiais para seudesenvolvimento escolar. Cada doação realizada, vale um selo para empresa, a cada 12selos, esta receberá o certificado de responsabilidade social do SEMEAR.

Objetivo: Implantar um programa de adoção de cartas no período de natal, para as criançase adolescentes que participam dos projetos desenvolvidos pelo SEMEAR

Desenvolvimento: Coma ajuda dos professores cada criança escreverá uma cartinhacontando sua história e seu pequeno desejo de natal, estas cartas serão enviadas parapessoas da comunidade local, interessadas em presentear uma carta, como forma deagradecimento, no recebimento do presente o apadrinhado entregarásua carta de agredecimento.

Objetivo: Implementar um programa de voluntariado a fim de ministraratividades culturais e educacionais para as crianças do SEMEAR.

Desenvolvimento: Será feita uma movimentação no Campus da Unisinos paraapresentar o projeto a fim de conhecer pessoas interessadas em desenvolveralguma atividade educacional voluntária com os alunos do Semear como música, dança ouque queira ensinar algum instrumento musical, capoeira,futebol.Serão feitas visitas em salas de aula com panfletagem, abordagem no campus e participaçõesna Rádio Unisinos e na Rádio Tupac Amaru.

Objetivo: Inserir a comunidade do Bairro Sarandi no trabalho voluntario que é feito peloSEMEAR com as famílias carentes do Bairro.

Desenvolvimento: Será feito um evento com palco montado na praça próxima ao semearcom o objetivo de apresentar a entidade às pessoas que ali moram. Este evento terá aparticipação das crianças do SEMEAR com apresentações de dança, teatro e capoeira.O objetivo é sensibilizar a comunidade e convidá-la a participar dos projetos desenvolvidospela ONG. Cada família interessada poderá se dirigir até a “Casa do Voluntário”, uma banquinhamontada no meio do evento que terá uma pessoa da ONG para receber e cadastrar as famíliasinteressadas em contribuir através de doação de alimentos, roupas, brinquedos, ou qualqueração que possa melhorar a qualidade de vida destas crianças e suas famílias.