Seminário internacional ferrovias, patrimônio e documentação

2
PÚBLICO: Conferência pública aberta para pesquisadores, docentes e discentes (graduação e pós-graduação), profissionais da área de preservação patrimonial e demais interessados. No Brasil, o trabalho de inventário, guarda, conservação, organização e reutilização do patrimônio ferroviário foi iniciado na década de 1970, mas muito ainda está por se fazer – seja em relação a bens edificados, objetos ou documentação. Os estudos históricos e arquitetônicos realizados sobre empresas ferroviárias foram feitos por consulta direta de pouco material administrativo (essencialmente os relatórios das empresas), mas também por impressos diversos e de caráter indireto (estatísticas ou relatórios da administração pública). No caso particular das empresas ferroviárias paulistas, há diversas lacunas de pesquisa sobre o impacto social, econômico e tecnológico da ferrovia, principalmente devido à perda de documentação. Em vista disso, pensar estratégias de preservação para o patrimônio ferroviário é um tema importante neste momento em que medidas mais amplas estão sendo tomadas no âmbito estadual e federal, para inventário e destinação dos bens das antigas empresas férreas. Este seminário visa aprofundar discussões sobre gestão do patrimônio industrial ferroviário. De modo mais específico, as conferências: a) aprofundam discussões conceituais sobre patrimônio ferroviário que permitem desenvolver instrumentos para gestão patrimonial; b) contemplam problemas de conservação documental e pesquisa sobre história ferroviária; c) promovem intercâmbio técnico-científico entre diversas instituições nacionais e estrangeiras sobre linhas de pesquisa de história ferroviária e patrimônio industrial, que envolva investigadores e instituições de proteção ao patrimônio cultural. Espera-se que, no decorrer das atividades, venham a se constituir grupos de trabalho sobre patrimônio ferroviário paulista, elaboração de projetos de pesquisa conjunto, além da troca de conhecimento científico e espaço de reflexão sobre o tema. As atividades estão sendo organizadas pelo Laboratório de Patrimônio Cultural/UNESP em parceria com o LABORE/UNICAMP. Conta-se com o apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, CONDEPHAAT, IPHAN, Programa de Pós-Graduação em História – FCL/UNESP e do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa/CEDAP. Essas atividades fazem parte do projeto de pesquisa “Memória Ferroviária”, que conta com o financiamento da FAPESP. Seminário Internacional Ferrovias, Patrimônio e Documentação Acervo Memorial do Imigrante

Transcript of Seminário internacional ferrovias, patrimônio e documentação

Page 1: Seminário internacional ferrovias, patrimônio e documentação

PÚBLICO:Conferência pública aberta para pesquisadores, docentes e discentes (graduação e pós-graduação), profissionais da área de preservação patrimonial e demais interessados.

No Brasil, o trabalho de inventário, guarda, conservação, organização e reutilização do patrimônio ferroviário foi iniciado na década de 1970, mas muito ainda está por se fazer – seja em relação a bens edificados, objetos ou documentação. Os estudos históricos e arquitetônicos realizados sobre empresas ferroviárias foram feitos por consulta direta de pouco material administrativo (essencialmente os relatórios das empresas), mas também por impressos diversos e de caráter indireto (estatísticas ou relatórios da administração pública). No caso particular das empresas ferroviárias paulistas, há diversas lacunas de pesquisa sobre o impacto social, econômico e tecnológico da ferrovia, principalmente devido à perda de documentação. Em vista disso, pensar estratégias de preservação para o patrimônio ferroviário é um tema importante neste momento em que medidas mais amplas estão sendo tomadas no âmbito estadual e federal, para inventário e destinação dos bens das antigas empresas férreas.

Este seminário visa aprofundar discussões sobre gestão do patrimônio industrial ferroviário. De modo mais específico, as conferências: a) aprofundam discussões conceituais sobre patrimônio ferroviário que permitem desenvolver instrumentos para gestão patrimonial; b) contemplam problemas de conservação documental e pesquisa sobre história ferroviária; c) promovem intercâmbio técnico-científico entre diversas instituições nacionais e estrangeiras sobre linhas de pesquisa de história ferroviária e patrimônio industrial, que envolva investigadores e instituições de proteção ao patrimônio cultural.

Espera-se que, no decorrer das atividades, venham a se constituir grupos de trabalho sobre patrimônio ferroviário paulista, elaboração de projetos de pesquisa conjunto, além da troca de conhecimento científico e espaço de reflexão sobre o tema. As atividades estão sendo organizadas pelo Laboratório de Patrimônio Cultural/UNESP em parceria com o LABORE/UNICAMP. Conta-se com o apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, CONDEPHAAT, IPHAN, Programa de Pós-Graduação em História – FCL/UNESP e do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa/CEDAP. Essas atividades fazem parte do projeto de pesquisa “Memória Ferroviária”, que conta com o financiamento da FAPESP.

Seminário Internacional Ferrovias, Patrimônio e Documentação”

Ace

rvo

Mem

oria

l do

Imig

rant

e

Page 2: Seminário internacional ferrovias, patrimônio e documentação

29/1114h30-17h00

01/12Quinta-feira

Terça-feira

LOCAL: ASSISFaculdade de Ciências e Letras/UNESP Av. Dom Antônio, 2.100 - Salão de AtosInformações:[email protected]

19h00-21h30

Abertura: Claudinéli Ramos (Secretaria Estadual de Cultura/UPPM)

Conferência – A concepção de conservação integrada e a estruturação do arquivo da Fundación de los Ferrocarriles Españoles. • Raquel Ruiz (Museo del Ferrocarril de Madrid/Fundación de los Ferrocarriles Españoles)

Abertura: Ana Maria Domingues de Oliveira (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa - CEDAP) e Áureo Basseto (Programa de Pós-Graduação em História/UNESP-FCL)

Conferência – Arquivos ferroviários e possibilidades de pesquisa: instrumental arquivístico e exemplos do Arquivo Histórico da Fundación de los Ferrocarriles Españoles. • Raquel Ruiz (Museo del Ferrocarril de Madrid/ Fundación de los Ferrocarriles Españoles)

Conferência – Memória Ferroviária: metodologia de levantamento documental. • Eduardo Romero de Oliveira (UNESP)

LOCAL: SÃO PAULO Secretaria de Estado da CulturaRua Mauá, 51 - Luz - 1º andar - AuditórioInformações:[email protected]