Seminário Japão Antigo

14
Escola Estadual Marechal Castelo Branco Seminário de História Tema: Formação da sociedade japonesa Estudantes:Amanda,Gabrieli,Kelem, Jonathan, Marcelino e Natiane. Professora: Geísa Lopes Período: Matutino Série: 1º ano ‘’A’’ Água Clara,MS/2014

description

As origens da cultura japonesa.

Transcript of Seminário Japão Antigo

Page 1: Seminário  Japão Antigo

Escola Estadual Marechal Castelo Branco

Seminário de História

Tema: Formação da sociedade japonesa

Estudantes:Amanda,Gabrieli,Kelem, Jonathan, Marcelino e Natiane.

Professora: Geísa LopesPeríodo: MatutinoSérie: 1º ano ‘’A’’

Água Clara,MS/2014

Page 2: Seminário  Japão Antigo

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE JAPONESA

Page 3: Seminário  Japão Antigo

Pesquisas arqueológicas indicam que o arquipélago japonês já era ocupado por seres humanos primitivos entre 35 e 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Por volta de 80000 anos atrás foram fabricadas lá as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que os povos ancestrais dos japoneses e dos ainus são provenientes da região oriental da Sibéria . A partir de 3000 a.c começa o período Yayoi, o que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coréia , China e outras partes da Ásia. O Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a imigração para o arquipélago japonês.

Page 4: Seminário  Japão Antigo

No período medieval aconteceram constantes lutas entre o poder local representado pelos grandes proprietários rurais e o poder central, dos imperadores. Oficialmente, os imperadores governaram o país desde o período Nara (710 - 794). No entanto, esse poder originado nos períodos anteriores, pressupunha uma organização política onde havia forte dependência dos proprietários rurais.

No século XII surgiu no Japão o "xogunato". O título Xogum foi dado aos comandantes militares que foram responsáveis por derrotar os povos do norte que tentaram invadir o Império desde o século VII. O primeiro xogunato foi estabelecido por Minamoto Yoritomo, que em 1185 impôs a hegemonia militar a todo o país, até 1333. O segundo xogunato existiu entre 1338 e 1573, e o último xogunato foi estabelecido em 1603 e permaneceu até 1868.

Page 5: Seminário  Japão Antigo

o CAMINHOS PARA O JAPÃO

Page 6: Seminário  Japão Antigo

As disputas políticas entre o xogunato e os Shugo, criaram espaço para grandes revoltas camponesas, dada a pobreza e a opressão na qual vivia a maioria da sociedade. Os Shugo eram os líderes militares locais, verdadeiros senhores feudais.

A grande maioria das características japonesas foram profundamente influenciadas pelas relações dos nipônicos como China e a Coréia, onde a civilização (como é entendida por nós, ou seja, com uma estrutura de governo central) era bem mais antiga.

Page 7: Seminário  Japão Antigo

o É possível ainda que os ainos tenham se estabelecido no arquipélago no decorrer de uma fase de ocupação, mas que no primeiro período a predominância fosse da raça mongolóide. Todas essas possibilidades de formação do povo japonês vêm sendo estudadas por historiadores e arqueólogos.

o Os samurais eram a classe guerreira no Japão, administravam as províncias e tinham a função de representar os ricos cortesãos que residiam na capital Kyoto. Os samurais compuseram uma casta privilegiada no Japão até 1871, quando o sistema feudal teve fim.

Page 8: Seminário  Japão Antigo

SAMURAIS EM DEFESA DE SEUS DOMÍNIOS.

Page 9: Seminário  Japão Antigo

Cultura O pincel é muito utilizado pelos japoneses,na

prática da pintura e da caligrafia nos campos profissional e de entretenimento.

A cerâmica japonesa é considerada uma das mais belas e bem trabalhadas do mundo, dentre os objetos japoneses mais antigos conhecidos estão muitas peças de cerâmica. A arquitetura japonesa demonstra com clareza inclinação dos japoneses por materiais naturais.

A arte japonesa é valorizada principalmente por sua beleza, pela riqueza de detalhes e pela exuberância do colorido. Ela tem exercido significante influência sobre as manifestações artísticas e sobre a arquitetura ocidentais há vários séculos.

Page 10: Seminário  Japão Antigo

TEMPLO BUDISTA JAPONÊS,EXEMPLO DA ARQUITETURA .

Page 11: Seminário  Japão Antigo

o As manifestações artísticas e religiosas mais antigas desenvolvidas no Japão, datadas dos séculos VII e VIII, tem relação com a prática do Budismo.

o A língua chamada aglutinante é falada por cerca de 120 milhões de pessoas no Japão, cerca de 200 mil no Havaí, mais de 200 mil nos Estados Unidos e aproximadamente 400 mil pessoas no Brasil. Segundo os linguistas não existe relação direta entre o japonês e outras línguas, há apenas semelhanças lexicais com línguas do leste da Ásia, dentre as quais se destacam as línguas tibetano-birmanas e as línguas austro asiáticas.

Durante diversos períodos históricos o Japão sofreu diversas interferências de ideias e cultura procedente do estrangeiro, em contrapartida teve grandes períodos de mínimo contato com o exterior.

Page 12: Seminário  Japão Antigo

AO LONGO DE MILÊNIOS OS JAPONESES DESENVOLVERAM A HABILIDADE DE ESTUDAR, ABSORVER E ASSUMIR ELEMENTOS DE OUTRAS CULTURAS QUE TIVERAM A FUNÇÃO DE COMPLEMENTAR

SUAS CONVICÇÕES ESTÉTICAS.IDEOGRAMAS A “MÍSTICA” ESCRITA JAPONESA.

Page 13: Seminário  Japão Antigo
Page 14: Seminário  Japão Antigo

FONTES

http://www.historiadomundo.com.br/japonesa/

http://www.teresaperez.com.br/asia/japao http://xtudonline.blogspot.com.br/2013/06/ta

tuagens-japonesas-fotos-desenhos-dicas.html