SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

21
SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA

Transcript of SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Page 1: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

SEMIOLOGIA

ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA

Page 2: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

EXAME DO TÓRAX: APARELHO CARDIOCIRCULATÓRIO

Page 3: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.
Page 4: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

O aparelho cardiovascular é um sistema fechado, através do qual o sangue circula de maneira praticamente constante graças à ação impulsionadora do coração. De qualquer forma, o coração atua a um ritmo básico de 60 a 80 impulsos por minuto. Em cada batimento, o ventrículo esquerdo envia para a artéria aorta uma determinada quantidade de sangue que, através de múltiplas ramificações arteriais, chega até todos os tecidos do organismo.

Page 5: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Sintomas Os principais sintomas das Doenças

Cardiovasculares são bastante comuns em todas em doenças que tinge o coração e a circulação sanguínea. Falta de ar, tanto no repouso quanto no esforço físico, dor no peito e sensação de pressão na região do tórax, cansaço, fadiga, desmaios repentinos, palpitações ou taquicardias, tosse seca, pressão alta, tonturas, visão turva ou embaçada, inchaço nos membros inferiores e impotência sexual são o principais sinais de que paciente pode estar sofrendo com alguma doença desse tipo.

Page 6: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

ANAMNESE DO PACIENTE CARDIOPATA

Ao abordarmos um paciente cardiopata, devemos perguntar o paciente sobre sintomas como, dispneia, dor torácica, palpitações, edema nos pés e tornozelos os quais sugerem a possibilidade de uma cardiopatia.

Page 7: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

• Importante também questionarmos o paciente acerca de membros da família que tiveram cardiopatias e enfermidades afins e sobre o paciente manifestar alguma outra doença que afete o sistema cardiovascular, como diabetes mellitus, hipertensão arterial. Neste momento é primordial o questionamento dos hábitos de vida deste paciente como o uso do tabaco, do álcool, sedentarismo, obesidade etc.

Page 8: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

EXAME FÍSICO

Habitualmente o exame físico é dividido em duas partes: o exame físico geral e o exame especifico dos diversos sistemas. É importante lembrar que, para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular, é preciso levar em conta uma série de dados do exame físico geral, além do exame do coração propriamente dito. Para a avaliação especifica do sistema cardiovascular são utilizados três dos passos propedêuticos: a inspeção, a palpação e a ausculta.

Page 9: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Vamos relembrar rapidamente alguns itens do exame físico geral que se relacionam diretamente com o sistema cardiovascular: Pressão arterial; Pulso; Frequência cardíaca; Temperatura; Respiração; Tipo morfológico;

Page 10: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Nível de consciência; Pele, mucosas e anexos; Estase jugular;

Page 11: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

DADOS DO EXAME ESPECÍFICO DO TÓRAX InspeçãoA avaliação do precórdio deve ser feita com o paciente, com o tórax exposto. Na inspeção, encontramos o ictus cordis ou choque de ponta, que corresponde ao ponto mais externo do movimento do coração a cada sístole ventricular. Normalmente, está localizado no 5º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular. Pode haver dificuldade de visualização em mulheres por causa da mama, e é observado com maior facilidade em indivíduos magros que tem cardiomegalia. Trata-se de um dado facilmente verificado através da palpação.

Page 12: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Palpação

A palpação do precórdio pode ser feita juntamente com a inspeção, a fim de terminar a presença de pulsações normais e anormais. Quando o ictus cordis não pode ser visualizado na inspeção, pode–se localizá-lo por meio da palpação. Ele deve ser procurado no 5º espaço intercostal e pode ser medido por meio das polpas digitais que localizam o choque de ponta.

Page 13: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

PALPAÇÃO DO ICTUS CORDIS OU O CHOQUE DE PONTA

Page 14: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Na palpação do precórdio, pode-se verificar ainda a presença de frêmitos, que representam fluxo turbulento de sangue através das válvulas cardíacas. Os frêmitos são percebidos como vibrações finas, semelhantes ás vibrações observadas na garganta deum gato miando. Eles são a tradução palpatória dos sopros cardíacos.

Page 15: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

A pesquisa dos frêmitos deve ser feita com a mão espalmada sobre o precórdio, usando preferencialmente a palma da mão para melhor sentir as vibrações.

Palpação do precórdio

Page 16: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

A presença do levantamento sistólico do precórdio e de pulsações epigástricas ou supra externas é confirmada na palpação, que permite uma avaliação mais precisa de sua intensidade.

Page 17: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

Ausculta É o método semiológico que oferece informações valiosas acerca dos sons cardíacos, que são chamados de bulhas cardíacas, do enchimento ventricular e do fluxo sanguíneo através das válvulas cardíacas, bem como do ritmo.

Page 18: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

A ausculta do coração deve ser realizada com o paciente relaxado e com o precórdio descoberto. Classicamente, a ausculta cardíaca é realizada em pontos do tórax nos quais é captado o ruído das válvulas. Deve-se dar uma especial atenção as áreas onde a sua audibilidade for melhor, apesar de não corresponderem a região onde se localizam anatomicamente as válvulas. Essas áreas , chamadas de foco de ausculta, são foco mitral, que corresponde ao choque de ponta e esta localizado no cruzamento do 5º espaço intercostal esquerdo com a linha hemiclavicular, o foco tricúspide, localizado na base do apêndice xifoide, o foco aórtico, que fica no 2º espaço intercostal a direita, junto ao esterno, e o foco pulmonar, no 2º espaço intercostal a esquerda , junto ao esterno.

Page 19: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

AUSCULTA CARDÍACA

Page 20: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.

FOCOS DE AUSCULTA

Page 21: SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.