SEMPRE AMIGOS2

2
 FACULDADE JOAQUIM NABUCO CURSO DE PEDAGOGIA ALUNA: IVETE FRANCISCA DA SILVA  RESENHA: CHELSOM, Peter. Sempre amigos (the mighty) . Estados Unidos: 1998 O filme Sempre Amigos (The Mighty ) dirigido por Peter Chelsom em 1998 foi baseado no livro “Freak the Mighty” de Rodman Philbrick apresenta a temática central da aceit ão e amizade entre dois garotos em uma pequena cidade americana. A premiada trama conta a história de dois meninos que constituem um laço  de amizade que propor ci ona a ambos fo a e coragem para enfr entar as dific uldades do cres cer. Desta for ma, quando Kev in e Dillon e Maxwel l Kane se encontram suas vidas se transformam sendo marcada pela parceria, amizade e superação. O personagem Kevin possui uma mãe atuante e um ambiente familiar acolhedor desenvolvendo aspectos relevantes como curiosidade e imaginação,  mas sofre com as limitações físicas de locomoção e curta expectativa de vida em decorr ência de uma doença gené tica degen erati va. O outro, Max, ao s 13 anos, tenta superar os traumas oca si onados pela vi olênci a doméstica e a dor da orfandade, bem como suas características físicas que o tornam maior que os meninos da mesma idade e as dif iculdades de apr endizad o. Dest a maneir a, ambos são rejeitados pelos colegas e sofrem o peso do preconceito de suas condições que fogem ao estereotipo do aluno dito “normal”. A mudaa de Kev in para vizinha a de Max une du as vidas e personalidades marcadas por eventos traumáticos, preconceito e doença. A força  desta amizade os encorajam a seguir em frente, equilibrando suas estimas de si mesmo e assim conquistando a aceitação dos colegas. O desenvolver da trama retr ata o encont ro desses dois mundos e o desenvolver de uma relação numa combinação perfeita de força e inteligência que os fazem superar suas limitaç ões através da parcer ia. Desta forma, Max e Kevin,  juntos se ajudam Kevin passa a ajudar Max no desenvolvimento acadêmico, por outro lado, Max passa a ajudar Kevin no seu deslocamento físico, proporcionam um ao outro a aceitação em suas diferenças e diversidades da infância. Os mundos dos personage ns se ampliam fazendo-nos refl etir sobr e aceitação para além dos estereótipos das pessoas, ou seja, é a partir da união que ambos se fortalecem a capacidade de resiliência e conquistando seu lugar no mundo, bem como o equilíbrio afetivo e social. Desta maneira, quando Kevin morre a força proporcionada pela amizade permanece fomentando em Max o desejo de aprender e buscar a felicidade. Ressalta-se que a literatur a especi ali zada ressal ta que é no ambient e familiar que as crianças encontram as bases edificadoras da estrutura de sua per sonalidade e comportamento, mas nem todos as cri ança s encontram um ambiente que lhes favoreça. Dest a forma, o vi venciar familiar influem no

Transcript of SEMPRE AMIGOS2

5/11/2018 SEMPRE AMIGOS2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sempre-amigos2 1/3

FACULDADE JOAQUIM NABUCOCURSO DE PEDAGOGIAALUNA: IVETE FRANCISCA DA SILVA RESENHA: CHELSOM, Peter. Sempre amigos (the mighty). Estados Unidos:

1998

O filme Sempre Amigos (The Mighty ) dirigido por Peter Chelsom em 1998foi baseado no livro “Freak the Mighty” de Rodman Philbrick apresenta a temáticacentral da aceitação e amizade entre dois garotos em uma pequena cidadeamericana.

A premiada trama conta a história de dois meninos que constituem um laçode amizade que proporciona a ambos força e coragem para enfrentar asdificuldades do crescer. Desta forma, quando Kevin e Dillon e Maxwell Kane seencontram suas vidas se transformam sendo marcada pela parceria, amizade e

superação.O personagem Kevin possui uma mãe atuante e um ambiente familiar acolhedor desenvolvendo aspectos relevantes como curiosidade e imaginação,mas sofre com as limitações físicas de locomoção e curta expectativa de vida emdecorrência de uma doença genética degenerativa. O outro, Max, aos 13 anos,tenta superar os traumas ocasionados pela violência doméstica e a dor daorfandade, bem como suas características físicas que o tornam maior que osmeninos da mesma idade e as dificuldades de aprendizado. Desta maneira,ambos são rejeitados pelos colegas e sofrem o peso do preconceito de suascondições que fogem ao estereotipo do aluno dito “normal”.

A mudança de Kevin para vizinhança de Max une duas vidas e

personalidades marcadas por eventos traumáticos, preconceito e doença. A forçadesta amizade os encorajam a seguir em frente, equilibrando suas estimas de simesmo e assim conquistando a aceitação dos colegas.

O desenvolver da trama retrata o encontro desses dois mundos e odesenvolver de uma relação numa combinação perfeita de força e inteligência queos fazem superar suas limitações através da parceria. Desta forma, Max e Kevin,

 juntos se ajudam Kevin passa a ajudar Max no desenvolvimento acadêmico, por outro lado, Max passa a ajudar Kevin no seu deslocamento físico, proporcionamum ao outro a aceitação em suas diferenças e diversidades da infância.

Os mundos dos personagens se ampliam fazendo-nos refletir sobreaceitação para além dos estereótipos das pessoas, ou seja, é a partir da uniãoque ambos se fortalecem a capacidade de resiliência e conquistando seu lugar nomundo, bem como o equilíbrio afetivo e social. Desta maneira, quando Kevinmorre a força proporcionada pela amizade permanece fomentando em Max odesejo de aprender e buscar a felicidade.

Ressalta-se que a literatura especializada ressalta que é no ambientefamiliar que as crianças encontram as bases edificadoras da estrutura de suapersonalidade e comportamento, mas nem todos as crianças encontram umambiente que lhes favoreça. Desta forma, o vivenciar familiar influem no

5/11/2018 SEMPRE AMIGOS2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sempre-amigos2 2/3

desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de uma maneira determinante, fato queestá explicito nas dificuldades de Max, bem como desenvoltura cognitiva de Kevin.

Por outro lado, o filme focaliza o “crescer” fora dos padrões, bem comocondições de ordem biológica, psicológica e social podem favorecer ou dificultar odesenvolvimento em todas as dimensões. Acresce a reflexão sobre o olhar das

diferenças numa sociedade que cada vez mais busca a igualdade.O papel do pedagogo frente esta realidade é inserir o aluno no contextoescolar na dimensão da aprendizagem, sem perder a dimensão bio-psicossocialdo desenvolvimento infantil. Assim, mediar e intervir para o desenvolvimentosocial, afetivo e cógnito a partir do aprendizado, bem como edificar práticas eposturas para inclusão e socialização no ambiente escolar.

Em síntese, o filme apresenta uma lição de fraternidade e solidariedade ecomo diria Vinícius de Morais “Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas sereorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenhamnada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações” esta foi a liçãoaprendida por Max e deve ser estendia a toda a sociedade.

5/11/2018 SEMPRE AMIGOS2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/sempre-amigos2 3/3