Sensor de Oxigênio

5
Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda) O sensor de Oxigênio, mais conhecido como Sonda Lambda, fica localizada no escapamento do veículo. Na grande maioria dos modelos, podemos verificar a existência de apenas uma após o catalisador, para realizar a leitura do gs oxigênio em sua propor!"o na amostra, e em outros modelos, h a existência de duas Sondas, uma antes e uma depois, assim, indiretamente mede a eficiência do catalisador e permite uma leitura mais correta dos gases emitidos pelo veículo e uma melhor corre!"o da mistura ar#combustível pela $%& baseando e corrigindo#a próxima a Lambda ' (.   A so nda basicamente é constituída de um elemen to cerâmico, o u como T itânia (TiO 2) ou de Zircônia (ZrO2). A sonda de Zircônia realizando a leitura, envia um sinal para a !" entre #,$ volts %&! (indicando mistura pobre) ou #,' volts %&! (indicando mistura rica), e no caso das de titânia, ocorre o inverso.  Sinal do sensor de oxigênio em marcha - lenta com o motor aquecido  A sonda s comea a atuar *uando a cerâmica atin+e temp eraturas superi ores a ##-!. Outra característica *ue identiicamos em nossas oicinas é a de sondas com dierente s *uantidades de i os co nd ut ores . /o demos e0empl i ic ar a caract er íst ic a des tes abai0 o1 Sensor com um fio 3 /odemos c4am56la de sonda n7o a*uecida "8O ("04aust 8as O9+em :ensor). O a*uecimento da cerâmica ocorre apenas pelo contato direto com o +5s de escape, possui um ;nico io de sinal e o aterramento é direto na carcaa deste. Sensor com três fios 3 /odemos c4am56la de :onda A*uecida <"8O (<eated "04aust 8as O09+en). /ossui um io de sinal = !" e outros dois de a*uecimento do resistor da sonda, e como na anterior, o aterramento também é direto na carcaa. Sensor com quatro fios  3 Também c4amada sonda <"8O (<eated "04aust 8as O09+en) com um io de saída de sinal, dois de a*uecimento do resistor e um de aterramento.  Como testar a Sonda? /ara a realiza7o do teste da :on da >ambda, deve mos nos atentar as condi?es da bater ia e se 45 a correta a alimenta7o da !"@ verii*ue *ual o tipo de sonda utilizada no veículo *uanto ao seu aterramento. os sensores de e B ios, desli+ue a alimenta7o da sonda e em temperatura ambiente mea a resistCncia elétrica do a*uecedor da sonda. &epois, reconecte a alimenta7o da :onda e verii*ue a alimenta7o da :onda e ne+ativa do a*uecedor.

Transcript of Sensor de Oxigênio

Page 1: Sensor de Oxigênio

7/25/2019 Sensor de Oxigênio

http://slidepdf.com/reader/full/sensor-de-oxigenio 1/5

Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda)

O sensor de Oxigênio, mais conhecido como Sonda Lambda, fica localizada no

escapamento do veículo. Na grande maioria dos modelos, podemos verificar aexistência de apenas uma após o catalisador, para realizar a leitura do gs oxigênio em

sua propor!"o na amostra, e em outros modelos, h a existência de duas Sondas, uma

antes e uma depois, assim, indiretamente mede a eficiência do catalisador e permite uma

leitura mais correta dos gases emitidos pelo veículo e uma melhor corre!"o da mistura

ar#combustível pela $%& baseando e corrigindo#a próxima a Lambda ' (.

 

 A sonda basicamente é constituída de um elemento cerâmico, ou como Titânia (TiO2) ou deZircônia (ZrO2). A sonda de Zircônia realizando a leitura, envia um sinal para a !" entre #,$

volts %&! (indicando mistura pobre) ou #,' volts %&! (indicando mistura rica), e no caso dasde titânia, ocorre o inverso.

 

Sinal do sensor de oxigênio em marcha - lenta com o motor aquecido

 A sonda s comea a atuar *uando a cerâmica atin+e temperaturas superiores a ##-!. Outracaracterística *ue identiicamos em nossas oicinas é a de sondas com dierentes *uantidadesde ios condutores. /odemos e0empliicar a característica destes abai0o1

Sensor com um fio 3 /odemos c4am56la de sonda n7o a*uecida "8O ("04aust 8as O9+em:ensor). O a*uecimento da cerâmica ocorre apenas pelo contato direto com o +5s de escape,possui um ;nico io de sinal e o aterramento é direto na carcaa deste.

Sensor com três fios 3 /odemos c4am56la de :onda A*uecida <"8O (<eated "04aust 8asO09+en). /ossui um io de sinal = !" e outros dois de a*uecimento do resistor da sonda, ecomo na anterior, o aterramento também é direto na carcaa.

Sensor com quatro fios 3 Também c4amada sonda <"8O (<eated "04aust 8as O09+en) comum io de saída de sinal, dois de a*uecimento do resistor e um de aterramento.  

Como testar a Sonda? 

/ara a realiza7o do teste da :onda >ambda, devemos nos atentar as condi?es da bateria ese 45 a correta a alimenta7o da !"@ verii*ue *ual o tipo de sonda utilizada no veículo*uanto ao seu aterramento.

os sensores de e B ios, desli+ue a alimenta7o da sonda e em temperatura ambiente meaa resistCncia elétrica do a*uecedor da sonda. &epois, reconecte a alimenta7o da :onda everii*ue a alimenta7o da :onda e ne+ativa do a*uecedor.

Page 2: Sensor de Oxigênio

7/25/2019 Sensor de Oxigênio

http://slidepdf.com/reader/full/sensor-de-oxigenio 2/5

 A+ora, com o sensor li+ado e a c4ave de i+ni7o virada, mea a tens7o em volts %&! no io desinal do sensor. "sta tens7o medida dever5 estar entre #,$# e #,DD volts %&!.

 A+ora, com o veículo em marc4a6lenta e a*uecido (medi7o dever5 ser realizada aps aventoin4a ter desli+ado pela 2E vez) e som a sonda devidamente instalada, mea o sinal

enviado pela sonda. "ste dever5 emitir um sinal variando entre #,$ volts %&!, indicandomistura pobre, e #,' indicando mistura rica.

Sinais que podem indicar falha da sonda. 

8eralmente, podemos deduzir *ue se o sinal n7o estiver oscilando, provavelmente a sondapoder5 estar apresentando al4a. :ubstituímos a sonda e o problema n7o é solucionado./odemos deduzir, além disso, *ue o sinal pode estar travado em uma mistura pobre, por*uerealmente a mistura est5 pobre e a !" n7o est5 conse+uindo corri+ir essa al4a.

Testes.

 Abai0o, e0empliicaremos o teste de uma sonda <"8O aplicado nos sistemas de inFe7oeletrônica Gotronic G/ '.# e HAI $A%: *ue e*uipam os %I 8olJ/arati $.# GH KJ$Lv.

7o podemos dei0ar de se+uir a se*MCncia descrita abai0o para a correta an5lise da :onda.

1º Teste

(. !onecte o analisador de polaridade na carcaa da sonda@

). %erii*ue *ue deve 4aver polaridade ne+ativa.

2º Teste: Verifique o aterramento da sonda! 

$. &esconecte o conector de alimenta7o da sonda@

2. !onecte o analisador de polaridade no terminal do conector *ue vai ao pino $D da !".&ever5 e0istir polaridade ne+ativa.

3º Teste (teste da resistência de aquecimento

(. !omo o conector elétrico da sonda desconectado, selecione o multímetro em O<Gs,mea a resistCncia entre os ios brancos da sonda.

).  A resistCncia dever5 estar entre ,# e ',# O<Gs em temperatura ambiente.

º Teste de alimenta"#o positi$a do resistor da sonda.

(. Neconecte a sonda e dC partida no motor@

). Gea a polarida no io branco da sonda li+ado ao io preto e vermel4o (positivo do

a*uecedor)@

Page 3: Sensor de Oxigênio

7/25/2019 Sensor de Oxigênio

http://slidepdf.com/reader/full/sensor-de-oxigenio 3/5

*.  A polaridade medida dever5 ser positiva.

 

%º Teste de alimenta"#o ne&ati$a da resistência de aquecimento

(. !om a sonda li+ada, mea a polaridade no outro io branco (ne+ativo do a*uecedor) da

sonda@

).  A polaridade medida dever5 ser ne+ativa.

'º Teste da $olta&em de referência

(.  A+ora com o veículo desli+ado e com a sonda conectada, li+ue a i+ni7o sem dar 

partida no motor.

). Gea a volta+em em %&! entre o io preto da sonda e o io *ue vai ao terminal K da

!"@ 

*.  A volta+em medida dever5 estar entre #,D e #,DD volts %&!.

º Teste de sinal de retorno

(. &C partida no motor até *ue este a*uea e desli+ue a ventoin4a pela se+unda vez.  

). Gea a volta+em no io preto da sonda (io de sinal a !") 

*. !om o motor rio a sonda envia uma volta+em i0a entre #,D e #,DD volts %&! com

pe*uenas varia?es. 5 com o motor *uente, essa volta+em +eralmente dever5 oscilar rapidamente entre #,$ (mistura pobre) e #,' (mistura rica) 

+.  Acelerando6se o veículo, a volta+em dever5 oscilar rapidamente (atente6se *ue o sinal

pode n7o oscilar rapidamente, indicando ou al4a da sonda, ou pela n7o corre7o da

!" da mistura) entre #,P e $,# volts %&!.

Page 4: Sensor de Oxigênio

7/25/2019 Sensor de Oxigênio

http://slidepdf.com/reader/full/sensor-de-oxigenio 4/5

A voltagem está entre 0.350 e 0.550 volts 

Sim  !"o 

#ircuito da sonda lam$da %&. 

% 'alor (edido )... 

Sem*re menor que 0+,50 voltsmistura *o$re 

Sem*re maior que 0+,50 voltsmistura rica 

'eri/icarSinal dos sensores (A2+ A#T+ #TSe T2S.2ress"o da linha de com$ustvelmenor que a ta$elada /iltroso$strudos+ $om$a el)tricadesgastada+ regulador de *ress"oadulterado.4ma ou mais válvulas inetorasino*erantes ou entu*idas.

6ntradas /alsas de ar noscoletores de admiss"o e de esca*eou esca*amento.#om$ustvel de má qualidade. 7a8er lim*e8a no cor*o de$or$oleta.#orreia dentada /ora do *onto.Se tudo estiver %& e o de/eito*ersistir+ su$stitua a sonda lam$da.

'eri/icarSinal dos sensores (A2+ A#T+ #TSe T2S.7iltro de ar o$strudo#a$os de velas+ velas de igni9"o.2ress"o da linha de com$ustvelmaior que a ta$elada regulador de*ress"o adulterado ou retornoentu*ido.(otor queimando :leo ou

válvulas *resas.#orreia dentada /ora do *onto.#atalisador o$strudo.'álvulas inetoras suas ougastas.#om$ustvel de má qualidade. 7a8er lim*e8a no cor*o de$or$oleta.Se tudo estiver %& e o de/eito*ersistir+ su$stitua a sonda lam$da. 

)ica!!! 

Como a$aliar se o defeito est* na sonda quando o sinal n#o esti$er $ariando.

1 ; <uando o sinal estiver =travado> a$aixo de 0+,50 '?# indicando mistura *o$re.  

/rovo*ue um enri*uecimento repentino na mistura, inFetando combustível em spra9 naadmiss7o. !om isso, medindo o sinal da sonda, esta dever5 ultrapassar os #,D %&! e voltar aomedido anteriormente. !aso isso ocorra, podemos airmar *ue ela est5 uncionandocorretamente e a al4a poder5 estar em outros componentes do sistema de alimenta7o doveículo, como, por e0emplo, v5lvulas inFetoras obstruídas, press7o da lin4a de combustívelbai0a, entradas de ar alsas no sistema. !asa n7o 4aFa essa oscila7o, a sonda est5

deeituosa.

@ - <uando o sinal estiver travado acima de 0+,5 '?# indicando mistura rica.

Page 5: Sensor de Oxigênio

7/25/2019 Sensor de Oxigênio

http://slidepdf.com/reader/full/sensor-de-oxigenio 5/5

/rovo*ue um empobrecimento repentino na mistura, como por e0emplo, causando umaentrada de ar alsa. !om esse empobrecimento, o sinal enviado dever5 ser imediatamentemenor *ue #,BD %&! e voltar ao medido inicialmente. <avendo essa oscila7o, podemosairmar *ue a sonda est5 uncionando corretamente e o deeito pode estar ocorrendo por al4anas v5lvula inFetoras +astas, press7o da lin4a de combustível elevada e etc. !asa n7o 4aFaessa oscila7o, o deeito é da sonda.

/odemos deduzir assim *ue uma sonda em boas condi?es é capaz de detectar muitorapidamente *ual*uer varia7o na mistura ar6combustível.