Sequencia didática

18
Alfabetização e Linguagem PRÓ Letramento

Transcript of Sequencia didática

Alfabetização e Linguagem –

PRÓ Letramento

Pré-Escolar Municipal Fada Encantada

Cursista: Suzana Alves Araújo

Orientadora: Amanda Teixeira Leite Côrte

Clientela: Educação Infantil

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa –Alfabetização e Linguagem

Karen Katafieasz (2006) afirmaque “Todo dia você tem aoportunidade de oferecer aos alunoso mundo, experiências e umconhecimento que transforma avida. Aprecie as possibilidades.” E amúsica é uma delas.

A presença da música na educação é de fundamental importância,pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Nestecontexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas criançasa sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilização da música toma-se relevante porquetrabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo afantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam,fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muitomais prazerosa. Alunos de Educação Infantil se expressam commais facilidade através da comunicação oral, portanto,apresentaremos a situação desta sequência didática numa rodinhade conversa, onde tentaremos com utilização de linguagemadequada expor o que pretendemos fazer junto com eles.

Nesta etapa comunicaremos aos alunos que iremostrabalhar com o gênero, música. Faremos algunsquestionamentos sobre o tema, como: o que é música? Vocêsjá ouviram uma música? Onde? Conhece alguma letra de cor?Sabe cantar? Esta atividade nos permitirá avaliar ascapacidades, as possibilidades e as dificuldades da turma,facilitando o norteamento e ajustamento das atividades eexercícios a serem propostos na nossa Sequência Didática.

A exposição inicial que colocaremos para os alunosdo gênero textual música será através dos recursostecnológicos CD e aparelho de som. Escolheremos orepertório a ser trabalhado a partir da primeiraprodução realizada com a turma. Ouviremos e emseguida cantaremos a melodia.

Após o primeiro contato, traremos para a sala um cartazcom a letra completa da música a ser trabalhada em cadasemana. Neste recurso exploraremos o título, letra inicial efinal, tamanho da música, rimas e melodia. A mesma letraserá impressa em tamanho apropriado para os cadernos, eas crianças terão a oportunidade de levar para casa epesquisarem juntamente com seus familiares outras formasde cantarem e até mesmo aumentarem o repertório de cadaum com as informações a serem adquiridas.

Realizaremos junto com as crianças um mural degravuras com o tema de uma das músicas. Amúsica será: “A árvore da montanha”, exploraremostodos os passos descritos no módulo 2 e aindaacrescentaremos a confecção de um painelilustrativo onde trabalharemos as partes de umaárvore montando um quebra cabeça.

Todas as músicas serão confeccionadas emcartazes e impressas para cada aluno, após ler,cantar e identificar as principais características dogênero, as crianças ilustrarão o tema central etambém resolverão algumas atividades deinterpretação e escrita. Realizarão tambémtrabalhos artísticos com colagem, pintura econfecção de brinquedos de sucata.

Com o objetivo de promover a partir da música, a integraçãodas crianças, dando-lhes oportunidades de expressarsensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assimseu conhecimento de mundo motivando e integrando ascrianças através da música desenvolveremos essa sequênciadidática. A publicação final dos resultados será realizada emum evento de culminância através de um musical com umadas canções trabalhadas e escolhida pela turma. Os alunosfarão a encenação teatral e cantarão a música na presença detoda comunidade escolar. Este momento servirá tambémpara avaliarmos todos os aspectos trabalhados durante asequência.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil -. Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/SEF 1998.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRITO, Teca de Alencar, Música na Educação Infantil. 1998.

CURY. Augusto Jorge, 1958-Pais Brilhantes, Professores Fascinantes /Augusto Cury, - Rio de Janeiro: Sextante. 2003. Disponível em: http://files.verbodownload.webnode.com/200000063-eef71eff09/Augusto%20J.Cury%20-%20Pais%20brilhantes,%20professores%20fascinantes.pdf acesso em 15 de novembro de 2012.

GONÇALVES, Adriana Rodrigues, SIQUEIRA,Geyza Mara, SANCHES,Thiago Palma, A Importância da Música na Educação Infantil com Crianças de 5anos - Lins/ SP 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC17041175855.pdf acesso em 15 de novembro de 2012.

KATAFIASZ, Karen (2006). Terapia do Professor. 12ª Ed. São Paulo (série terapia).

MIRANDA, M. I. (2000). Crianças com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização -Contribuições da teoria piagetiana. Araraquara: J.M. Editora.

______. (2005). Projeto de Intervenção Escolar para Alunos com Problemas de Aprendizagem na Alfabetização: construção, implementação e resultados. 2005. 165 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo.