Sequência Didática

2
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE DEPARTAMENTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - DLCH DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: JOÃO BATISTA PEREIRA SEMESTRE: 1/2015 ALUNO: RAUL DA ROCHA COLAÇO SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CONTO “UMA GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR Módulo 1 Para dar início a aula, partiremos da leitura comentada do conto. Essa leitura será realizada pelos alunos (cada um lerá uma parte), com intervenções dos colegas (e também do professor) para realizar comentários analíticos, observando a estruturação da narrativa e a representação feminina, tema da aula. Módulo 2 Nesse momento, que sucede a leitura e análise da narrativa curta, buscaremos recuperar com os alunos a conceituação do conto. Desse modo, lançaremos a questão para a turma (O que é um conto?) e, a partir de suas respostas, formaremos um parâmetro para investigar o conto de Clarice como gênero, com base no aporte teórico de Massaud Moisés (S/D) e de Nádia Gotlib (2006).

description

exemplo de sequencia didática.

Transcript of Sequência Didática

Page 1: Sequência Didática

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPEDEPARTAMENTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - DLCH

DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: JOÃO BATISTA PEREIRA

SEMESTRE: 1/2015

ALUNO: RAUL DA ROCHA COLAÇO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CONTO “UMA GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR

Módulo 1

Para dar início a aula, partiremos da leitura comentada do conto. Essa leitura será realizada pelos alunos (cada um lerá uma parte), com intervenções dos colegas (e também do professor) para realizar comentários analíticos, observando a estruturação da narrativa e a representação feminina, tema da aula.

Módulo 2

Nesse momento, que sucede a leitura e análise da narrativa curta, buscaremos recuperar com os alunos a conceituação do conto. Desse modo, lançaremos a questão para a turma (O que é um conto?) e, a partir de suas respostas, formaremos um parâmetro para investigar o conto de Clarice como gênero, com base no aporte teórico de Massaud Moisés (S/D) e de Nádia Gotlib (2006).

Módulo 3

Nesse módulo, será apresentada uma contextualização sobre Clarice Lispector e, prioritariamente, sobre a obra Laços de Família (1960), com o objetivo de fornecer elementos que sustentem a análise do conto “Uma galinha”. Além disso, tendo em vista a relação com o percurso literário de Lispector, daremos destaque ao Feminismo, que surgiu nessa década. Em seguida, o foco voltará para o livro, ou seja, para a organização da obra e, mais especificamente, para o conto que é objeto de análise.

Page 2: Sequência Didática

Módulo 4

Para concluir a aula, serão resgatados os apontamentos gerais da explanação, que caracterizem a representação feminina no conto. Em acréscimo, haverá, ainda, uma abertura para eventuais perguntas.