Serigrafia

18

Transcript of Serigrafia

Page 1: Serigrafia
Page 2: Serigrafia

Serigrafia“A serigrafia é, basicamente, a arte e técnica de imprimir sobre qualquer superfície, fazendo passar uma tinta através de um tecido, que serve de ordenador da pressão e impressão.” (SABOYA, Wagner)

Page 3: Serigrafia

Segundo estudiosos, a utilização do tecido de seda (daí o nome silk) para impressões múltiplas , ou em série, iniciou-se na China entre 1639 e 1854. A estampa de textos teve um desenvolvimento artístico tão fenomenal que veio a influenciar a Europa.

A Origem

Com sua difusão, a partir do século XIX, a técnica te o seu desenvolvimento aperfeiçoado.

Page 4: Serigrafia

Através da serigrafia (SilkScreen) pode-se imprimir quase todo tipo de suporte. Existem tintas e materiais próprios para a impressão sobre vidro, madeira, papel, tecido, metal, plástico, etc. É um método de baixo custo que permite realizar uma impressão “artesanal” de boa qualidade.

Page 5: Serigrafia
Page 6: Serigrafia

A estampa imprime, mostra, identifica, comunica e caracteriza uma coleção. Funcionando como um veículo de identidade visual, que por si só é uma narrativa. Através da imagem da estampa, sua composição, aplicação, interligação com outras estampas ou elementos como bordados e sua coloração pode-se ler o tema escolhido, todo o contexto de uma coleção de produtos.

A Estampa

Page 7: Serigrafia

No período de 1930 nos EUA os artistas foram estimulados por Anthony Velonis a experimentar o processo serigráfico. Por ser um método barato teve grande adesão. Tais artistas iniciaram um importante trabalho de transformar um meio mecânico, cujas qualidades gráficas se limitavam às impressões comerciais, numa importante ferramenta para desenvolver seus estilos pessoais.

Serigrafia na Arte

Page 8: Serigrafia

Ben Shahn. Supermarket. Serigraph, 1957.

Page 9: Serigrafia
Page 10: Serigrafia

As barreiras e definições estabelecidas que tratavam a serigrafia como “manifestação gráfica menor” só foram eliminadas no fim dos anos 1950. O grande responsável por isso foi o processo fotográfico utilizado através da serigrafia e novos conceitos e movimentos artísticos (Pop Art), além do avanço tecnológico. Os primeiros artistas que se utilizaram do processo procuravam tornar mais naturais e menos frias as impressões.

Andy Warhol, Mona Lisa. Serigraph, 1963.

Page 11: Serigrafia

Andy Warhol, Marilyn, 1967.

Page 12: Serigrafia

Roy Lichtenstein, Ohhh…Alright… Serigraph, 1964.

Roy Lichtenstein, Thinking of Him. Serigraph, 1964.

Page 13: Serigrafia

Victor Vasarely, Lang. Serigraph, 1970.

Page 14: Serigrafia

Josef Albers. Never Before Serigraph.

Page 15: Serigrafia

Na Atualidade

Vincent Perrotet

Page 16: Serigrafia
Page 17: Serigrafia
Page 18: Serigrafia

Deug e Heol