Servico social 3a

74
Serv iço Soc ia l C ad erno d e A t iv id ad es 1

Transcript of Servico social 3a

Page 1: Servico social 3a

CAPA 21 cmLOMBADA

1,2 cmCONTRA-CAPA 21 cm

Serviço SocialCaderno de Atividades

1

29,7

cm

Anhanguera Publicações

Alameda Maria Tereza, 2.000

Valinhos - SP - CEP 13278-181

Serv

iço

Soci

al1

Page 2: Servico social 3a
Page 3: Servico social 3a

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

Caderno de Atividades

Serviço Social

Coordenação do Curso

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Autores

Ana Lucia Américo Antonio

Angela Cristina Dias do Rego Catonio

Edilene Xavier Rocha Garcia

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Luciano Gamez (org.)

Ricardo Leite de Albuquerque

Yaeko Ozaki

Page 4: Servico social 3a

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

ChancelerAna Maria Costa de Sousa

ReitorGuilherme Marback Neto

Vice-ReitoraHeloisa Helena Gianotti Pereira

Pró-ReitoresPró-Reitor Administrativo: Antonio Fonseca de CarvalhoPró-Reitor de Extensão, Cultura e Desporto: Ivo Arcângelo Vendrúsculo BusatoPró-Reitor de Graduação: Eduardo de Oliveira EliasPró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Elizabeth Tereza Brunini Sbardelini

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIADiretor-GeralJosé Manuel Moran

Diretor-AdjuntoLuciano Sathler

Coordenação de Qualidade do Material DidáticoLuciano Gamez: Coordenador e organizador da publicaçãoBarbara Monteiro Gomes de CamposBruno Tonhetti GalasseFernanda Bocchi BalthazarHelena OkadaLucia Helena Paula do CantoWaurie Rolão

IlustraçõesEdnei Marx

ANHANGUERA PUBLICAÇÕESGerente EditorialAdauto Damásio

C129 Caderno de atividades: serviço social / Ana Lucia Américo An-

tonio... [et. al.].; Organizador Luciano Gamez; Coordenação do curso Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre. – Valinhos : Anhanguera Publicações, 2011. 288 p.

ISBN: 978-85-7969-053-2

1. Serviço social. I. Antonio, Ana Lucia Américo. II. Gamez, Luciano. III. Nobre, Elisa Cléia Pinheiro.

CDD - 20.ed. : 370.15

© 2011 Anhanguera Publicações - Proibida a reprodução fi nal ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modifi cada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma. Impresso no Brasil 2011

Page 5: Servico social 3a

Nossa Missão, Nossos Valores

Desde sua fundação, em 1994, os fundamentos da “Anhanguera Educacional” têm sido o principal motivo do seu crescimento.

Buscando permanentemente a inovação e o aprimoramento acadêmico em todas as ações e programas, é uma Instituição de Educação Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciação científi ca e extensão, que oferecemos.

Ela procura adequar suas iniciativas às necessidades do mercado de trabalho e às exigências do mundo em cons-tante transformação.

Esse compromisso com a qualidade é evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionários, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratórios, nas metodologias e nos Programas Institu-cionais, tais como:

• Programa de Iniciação Científi ca (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores.

• Programa Institucional de Capacitação Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursa-rem especialização, mestrado e doutorado.

• Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisição de livros a preços acessíveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores.

• Serviço de Assistência ao Estudante (SAE), que oferece orientação pessoal, psicopedagógica e fi nanceira aos alunos.

• Programas de Extensão Comunitária, que desenvolve ações de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exercício da cidadania, benefi ciando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fi m de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessíveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adota inovadores e modernos sistemas de gestão nas suas instituições. As unidades localizadas em diversos Es-tados do País preservam a missão e difundem os valores da Anhanguera.

Atuando também na Educação a Distância, orgulha-se em oferecer ensino superior de qualidade em todo o Terri-tório Nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhan-guera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integração dos professores, tutores e coordenadores habilitados na área pedagógica, com a mesma fi nalidade: aliar os melhores recursos tecnológicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com conteúdo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profi ssional de nossos alunos.

A todos, bons estudos!

Prof. Antonio Carbonari NettoPresidente - Anhanguera Educacional

Page 6: Servico social 3a
Page 7: Servico social 3a

Sobre o Caderno de Atividades

Caro(a) Aluno(a),

Você está recebendo o Caderno de Atividades, preparado pelos professores do Curso de Graduação em que você está matriculado, com o objetivo de contribuir para a sua aprendizagem. Ele aprofunda os conteúdos disponíveis nas publicações que fazem parte do Programa do Livro-Texto (PLT), trazendo orientações de estudo, destaques, propostas de atividades individuais e em grupo e desafi os de aprendizagem a serem realizados.

As questões propostas foram elaboradas pelos docentes ou adaptadas de provas públicas já realizadas, inclusi-ve do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conhecimentos, habilidades e competências, necessários ao seu futuro desempenho profi ssional. Essa inclusão de perguntas, selecionadas a partir de avaliações ocorridas fora do âmbito universitário, colabora na sua preparação para o enfrentamento de situações mais contextualizadas.

Você também vai encontrar caminhos para vincular os textos e questões com as teleaulas do seu curso. Isso permite planejar com antecedência seu tempo e dedicação, estudar os temas previamente e se preparar para aproveitar ao máximo a interação com a equipe docente.

Desejamos que você tenha um ótimo semestre letivo.

José Manuel Moran e Luciano SathlerDiretoria do Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Page 8: Servico social 3a

Autores

Ana Lúcia Américo AntonioGraduação: Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1999.

Especialização: Trabalho Social com Famílias - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2001.

Angela Cristina Dias do Rego CatonioGraduação: Letras - Português/Inglês - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1996.

Especialização: Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - 1999.Mestrado: Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - 2000.

Edilene Xavier Rocha GarciaGraduação: Serviço Social - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) - 1988.

Especialização: Gestão de Políticas Sociais - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2003.

Mestrado: Desenvolvimento Local - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 2007.

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues NobreGraduação: Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1992.

Especialização: Políticas Sociais - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2003.

Mestrado: Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - 2007.

Helenrose Aparecida da Silva Pedroso CoelhoGraduação: Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 1982.

Direito - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1992.Psicologia - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP) - 2004.

Especialização: Gestão Judiciária Estratégica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT) - 2007.Mestrado: Psicologia Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 2007.

Luciano Gamez - Organizador da publicaçãoGraduação: Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Lisboa (FPCE-UL) - 1992.

Mestrado: Engenharia Humana - Universidade do Minho (UMINHO) - 1998.Doutorado: Engenharia de Produção - Área de concentração: Ergonomia - Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC) - 2004.

Ricardo Leite de AlbuquerqueGraduação: Licenciatura em Educação Física e Técnica de desporto - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 1976.

Especialização: Aperfeiçoamento em Informática Aplicada à Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 1987.

Mestrado: Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - 1999.

Yaeko OzakiGraduação: Psicologia - Universidade São Francisco (USF) - 1992.

Especialização: Administração de Recursos Humanos - Universidade São Judas Tadeu (USJT) - 1993.Mestrado: Clínica Médica - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNI-CAMP) - 2008.

Page 9: Servico social 3a

Família e Sociedade

Tema 1 - Mudanças Estruturais, Política Social e Papel da Família ............................... 15

Tema 2 - Novas Propostas e Dinâmica da Família ........................................................ 22

Tema 3 - Transformações Econômicas e Sociais no Brasil dos Anos 1990 e seu Impacto no Âmbito da Família ............................................................ 28

Tema 4 - A Família, a Criança e o Adolescente ........................................................... 34

Tema 5 - Família - e as Situações Vivenciadas por seus Membros ................................ 41

Tema 6 - Família e Trabalho ........................................................................................ 48

Tema 7 - Programas de Atendimento à Família ........................................................... 55

Tema 8 - O Assistente Social e o Trabalho com Famílias .............................................. 61

Serviço Social na Contemporaneidade

Tema 1 - Preleções sobre a Gênese do Serviço Social .................................................. 79

Tema 2 - A Especificidade do Serviço Social ................................................................ 86

Tema 3 - O Serviço Social e as Políticas Sociais ........................................................... 93

Tema 4 - A Natureza Subalterna do Serviço Social .................................................... 100

Tema 5 - O Objeto do Serviço Social ........................................................................ 107

Tema 6 - Particularidades do Serviço Social .............................................................. 114

Tema 7 - Teoria e Prática no Serviço Social ............................................................... 120

Tema 8 - Demandas Profissionais do Serviço Social ................................................... 126

Sumário

Page 10: Servico social 3a

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tema 1 - A Relação entre a Tecnologia e a Comunicação ......................................... 142

Tema 2 - O Fenômeno Técnico e suas Particularidades no Âmbito da Comunicação e da Cultura Contemporânea .................................................................... 148

Tema 3 - A Tecnologia da Informação e a Utilização de suas Ferramentas Computacionais no Apoio à Atuação Profissional do Assistente Social ....... 155

Tema 4 - Mídia e Questão Social: o Direito à Informação como Direito Humano ....... 162

Tema 5 - A Indústria Cultural e seus Produtos Midiáticos .......................................... 169

Tema 6 - Configurações Midiáticas da Globalização: Hegemonia e Monopólios ....... 176

Tema 7 - A Blogosfera e as Alternativas à Comunicação Hegemônica ...................... 182

Tema 8 - O Assistente Social na Era das Comunicações ............................................ 189

Leitura e Produção de Textos

Tema 1 - Leitura, Texto e Sentido ............................................................................. 204

Tema 2 - Texto e Contexto ....................................................................................... 212

Tema 3 - Texto e Intertextualidade ........................................................................... 221

Tema 4 - Coerência Textual: um Princípio de Interpretabilidade ................................ 231

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tema 1 - Você no Mundo ........................................................................................ 253

Tema 2 - Você com os Outros .................................................................................. 259

Tema 3 - Você e a Empregabilidade.......................................................................... 267

Tema 4 - Você Conquistando Oportunidades ........................................................... 275

Page 11: Servico social 3a

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Autor:Ricardo Leite de Albuquerque

Page 12: Servico social 3a

4138

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Orientações de estudo

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro “Mídia, Questão Social e Serviço Social”, dos autores: Mione Apolinário Sales, Jefferson Lee de Souza Ruiz (Org.), Editora Cortez, 2009, PLT 269.

Ele é composto de oito temas:

Tema 1A Relação entre a Tecnologia e a Comunicação

Aborda os conteúdos situados nos capítulos 1 e 2 do PLT. Neles, você observará que a incorporação das Tecno-logias da Informação e da comunicação (TICs) constitui, hoje, o grande desafi o a ser enfrentado por profi ssio-nais, em qualquer área do conhecimento. Principalmente no campo do Serviço Social, o elemento-chave para compreensão da sua função sociopolítica consiste no desvelamento do conceito de “questão social” e suas im-plicações político-ideológicas.

Você irá conhecer os fundamentos histórico-políticos da introdução de tecnologias da informação (TIs), no âmbito da sociedade brasileira e internacional. Desenvolverá, assim, massa crítica para a compreensão dos determinantes políticos, econômicos e sociais que engendram a base tecnológica da sociedade.

Por fi m, no tema 1, você entenderá a aplicabilidade das TIs no cotidiano profi ssional, qualifi cando a perspectiva do exercício da Assistência Social. Ainda compreenderá que o pressuposto epistemológico utilizado para a análise da problemática do uso das TIs e das TICs contempla o reconhecimento de que a evolução tecnológica é fator preponderante para o realinhamento da organização social e o incremento do patrimônio simbólico de um país.

Tema 2O Fenômeno Técnico e suas Particularidades no Âmbito da Comunicação e da Cultura Contemporânea

Aborda os conteúdos situados nos capítulos 1 e 2, do tópico “Zona interdisciplinar: diálogos tecnocomunicativos” do PLT. Recomenda-se também a leitura do livro de Darcy Ribeiro: “O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural”, como fonte para o corrente tema. Esse é um tema dedicado ao estabelecimento das categorias antropológicas básicas para a compreensão da complexidade das relações sociais.

A partir dos capítulos citados e no tema correspondente, no presente Caderno de Atividades, você observará que, em uma perspectiva antropológica, a vida social é produto de um processo histórico. Nesse processo se entrela-çam revoluções tecnológicas e processos civilizatórios, sendo estes os fatores decisivos para o desenvolvimento das sociedades.

Page 13: Servico social 3a

139

Poderá compreender, também, o viés político-ideológico que está subjacente às políticas públicas de telecomuni-cações, sendo estas direcionadas à manutenção das estruturas de poder historicamente instituídas. Isso já defi ne, de antemão, o papel sectário e classista dos órgãos de comunicação tradicionalmente dominantes.

Espera-se, com o estudo deste tema 2, que você compreenda a relação existente entre: a) organização social; b) tecnologia, como saber fazer; e c) patrimônio simbólico, como o conjunto das nossas crenças, religiões, fi losofi as, mitos, ciências, opiniões. Enfi m, tudo aquilo que compõe o nosso universo cultural - produto de uma construção histórica - e, portanto, transitório e passível de modifi cações.

Tema 3A Tecnologia da Informação e a Utilização de suas Ferramentas Computa-cionais no Apoio à Atuação Profi ssional do Assistente Social

Aborda os conteúdos situados no tópico “Zona de compromisso”, em especial o texto de Kênia Augusta Figuei-redo: “O assistente social na era das comunicações”. Nele, vê-se que o objetivo é “contribuir com as discussões acerca da intervenção profi ssional do assistente social na era das comunicações, tendo a mobilização social como um instrumento de trabalho”. (p. 323)

Neste tópico, um assunto requer atenção especial para um aspecto das relações socioeconômicas encontradas na sociedade, que é a “oligopolização” do setor das comunicações. Isso exige do aluno a compreensão de conceitos básicos e prévios, tais como: cartel, truste, holding, conglomerado, monopsônio, oligopsônio e monopólio.

Além dessas categorias socioeconômicas adotadas para a análise da questão social brasileira, o Tema 3 também aborda a importância da presença de alguns “componentes” conceituais, presentes no processo de mobilização social: comunicação, educação, cultura e organização, sociedade civil e construção da cidadania. Tornam-se, também, “categorias” centrais para subsidiar uma análise social competente da sociedade e da questão social.

Tema 4Mídia e Questão Social: o Direito à Informação como Direito Humano

Aborda os conteúdos situados na “Zona de abertura” do livro adotado (pp. 33-82), com atenção especial para o texto: “Mídia e questão social: o direito à informação como ética da resistência”, de Mione Apolinário Sales.

No tema 4, “uma das questões mais debatidas no contexto das políticas de comunicação é a chamada ‘liberdade de expressão’”. Essa expressão afi rma “a necessidade de uma imprensa livre, que possa expressar tudo que lhe parece que merece refl exão crítica da sociedade”. (PLT 269)

Nesse contexto, o tema em questão “provoca” sérias refl exões do aluno, no sentido de direcionar suas indagações e preocupações para a questão da liberdade de expressão. Por isso, o aluno encontrará, no Tema 4, uma profícua discussão sobre essa dimensão da liberdade de expressão, que nos leva a indagar: A dimensão dessa liberdade é absoluta ou relativa? O que signifi cam tais dimensões (absolutas ou relativas)? É possível falar, realmente, em liberdade de imprensa?

Trata-se, portanto, de um tema instigante. Esse debate se torna imprescindível no âmbito do Serviço Social, uma vez que se está falando do contexto concreto no qual você, futuro profi ssional da área, deverá se expressar, de forma consciente, sob pena de não compreender a complexidade da organização social, o que inviabilizará a sua atuação no setor.

Page 14: Servico social 3a

4140

Tema 5A Indústria Cultural e seus Produtos Midiáticos

Aborda os conteúdos situados na “Zona de Compromisso” do livro adotado, com atenção especial para o texto: “Mídia e questão social: o direito à informação como ética da resistência” (pp. 344- 357), de Dianne Figueiredo Arrais.

Neste tema, um conteúdo exige atenção especial para alunos e professores: a forma como a mídia, de maneira geral, trata o “produto cultural”, entendendo-o como o porta-voz das suas representações de mundo.

Por isso, o conceito de “indústria cultural”, desenvolvido pela “Escola de Frankfurt”, precisa ser absolutamente compreendido para que o aluno possa fazer jus ao seu diploma.

Por fi m, o tema 5 aborda as estratégias utilizadas pelos meios de comunicação e o comportamento de apresenta-dores e repórteres, como uma forma de ‘despolitização dos fatos’, esse último fruto de uma engenharia fomenta-da, dentre outras razões, pelas necessidades do mercado, sendo, portanto, produtora da disseminação do senso comum da cultura contemporânea.

Como você pode verifi car, este tema é, provavelmente, dos mais relevantes no contexto das TICs e das políticas públicas de comunicação.

Tema 6Confi gurações Midiáticas da Globalização: Hegemonia e Monopólios

Aborda os conteúdos situados no tópico “Zona de compromisso”, com ênfase ao texto de Cláudia Correia: “De-safi os da comunicação para o Serviço Social” (p. 358). Nesse texto, a autora afi rma a existência de três instâncias que são imperativos para o melhor exercício da profi ssão de assistente social.

Na busca pelo estabelecimento de parâmetros político-sociais para a área, algumas categorias aparecem como fundamentais para a compreensão do problema e o incremento de qualidade para o exercício da profi ssão de assistente social. São elas:

• Processo de formação acadêmica do profi ssional de Serviço Social.

• Maior ou menor capacidade de articulação entre os setores governamentais.

• Instâncias administrativas e afi ns.

“O processo de globalização econômica e o avanço da tecnologia no campo das Comunicações têm imposto a to-dos, comprometidos com esse projeto societário, uma visão crítica da estrutura de poder dominante e de suas es-tratégias de disseminação de valores, que sustentam o autoritarismo, a discriminação e a desigualdade” (p.372).

Podemos afi rmar que esse é o instigante eixo temático do Tema 6.

Tema 7A Blogosfera e as Alternativas à Comunicação Hegemônica

Para este tema de número 7, optamos por fazer uma incursão no campo das alternativas técnicas, políticas e sociais, que nos auxiliem “a vislumbrar alternativas ao controle hegemônico da produção e circulação de informa-ções, tanto no plano nacional como no plano internacional”. (p. 91)

Nesse contexto, sobressaem-se os conceitos de blogs e blogosfera, como verdadeiros fenômenos comunicacionais contemporâneos, permitindo aos seus usuários vivenciar experiências midiáticas originais, “no sentido de perce-ber, concretamente, outras possibilidades de veiculação de informações, tanto na forma, como no conteúdo.”

Page 15: Servico social 3a

141

Outro aspecto relevante deste tópico diz respeito à conotação política que adquire o uso de blogs. Estes atuam como ferramentas midiáticas de expressão individual - ou grupal - à margem das estruturas dominantes de índole conservadora e defensora da manutenção das relações sociais estabelecidas nos últimos quinhentos anos, pelo modo de produção capitalista.

Trata-se, portanto, de um tema absolutamente desafi ador, que exigirá do aluno profunda refl exão sobre suas concepções de mundo e as representações que povoam o seu universo conceitual.

Tema 8O Assistente Social na Era das Comunicações

Este último tema compreenderá um processo de revisão conceitual das categorias utilizadas no decorrer dos sete encontros anteriores, de forma a revalidar os assuntos discutidos, constituindo uma espécie de “reforço de apren-dizagem”, realizado por intermédio de uma ferramenta tipicamente informacional: o Frequently Asked Questions (FAQ), ou Perguntas Frequentemente Feitas.

Esse recurso permite a sociabilização das dúvidas apresentadas pelos acadêmicos no decorrer da disciplina, o que favorece a realização de um “nivelamento teórico”, no sentido de disponibilizar, aos participantes desse “Fórum”, os esclarecimentos às suas indagações. Com isso, tornam as respostas verdadeiras produções coletivas.

O FAQ é hoje uma ferramenta didático-metodológica bastante utilizada no âmbito empresarial/informacional e constitui excelente ferramenta pedagógica, posto que estabelece um novo parâmetro nos processos de ensino e de aprendizagem, que podemos chamar de “inteligência coletiva”.

Como você, caro aluno, pode perceber, trataremos nesses oito encontros de assuntos absolutamente relevantes para a sua formação intelectual e profi ssional. Esperamos que os conteúdos aqui trabalhados sejam incorporados ao seu universo conceitual e possam auxiliá-lo no exercício competente da sua profi ssão.

ATENÇÃO! As respostas para as atividades deste caderno estão disponíveis no ambiente vir-tual do curso. Consulte seu tutor presencial para mais informações.

Page 16: Servico social 3a

4142

Tema 1A Relação Entre a Tecnologia e a Comunicação

Objetivos de aprendizagem

• Compreender a relevância da incorporação de tecnologias ao processo social, com ênfase nas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), no contexto da sociedade contemporânea.

• Conhecer os fundamentos histórico-políticos na introdução de tecnologias da informação (TI), no âmbito da sociedade brasileira.

• Apreender a aplicabilidade das tecnologias da informação no cotidiano profi ssional, sob a perspectiva de qualifi car o exercício da Assistência Social.

Para início de conversaEsse tema dará oportunidade a você de compreender os impactos que as diferentes tecnologias podem causar ao processo social. Em especial, mostrará a infl uência decisiva que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) exercem sobre o desenvolvimento cultural, profi ssional e ideológico de diversas populações. Isso irá se alterando na compreensão do mundo em que vivemos.As atividades a serem desenvolvidas neste tema levarão você a refl etir sobre mídia e questão social: o direito à informação como ética da resistência e comunicação como direito huma-no. Trata-se de uma temática que aborda o direito humano à comunicação, como elemento de resistência política às injus-tiças do contexto socioeconômico.

Por dentro do tema

“A comunicação humana é um processo constante, complexo e ativo que se dis-tingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modifi car signos e símbolos. A co-municação se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo quando estamos calados olhando a parede, estamos emitindo uma mensagem”. (GUSMAN, 2006)

A comunicação será o eixo norteador dos nossos estudos sobre a mídia, na sociedade contemporânea, isso porque partiremos de um princípio amplamente conhecido na lite-ratura sociológica: a comunicação entre as pessoas de uma comunidade é, na realidade, um conjunto de trocas simbólicas, resultado de um determinado contexto socioeconô-mico, contexto este no qual os papéis sociais e o posicionamento de cada pessoa na escala social são determinantes para confi gurar o perfi l cultural e ideológico do indivíduo, visto na sua singularidade.

Esta é a importância essencial para abrirmos os estudos de mídia e sociedade com a temática: “A relação entre a tecnologia e a comunicação”.

Page 17: Servico social 3a

143

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 1 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Para esta atividade, você terá disponíveis, no Portal, os seguintes textos: “História da comunicação”, de Rodrigo Pereira de Castro e “Qual seria o signifi cado de cultura?” (Dis-ponível em: <http://www.alunosonline.com.br/fi losofi a/o-que-e-cultura>. Acesso em: 20 ago. 2010).

A partir da leitura dos dois textos indicados, faça um levantamento sobre os conceitos de “cultura” que existem em nosso meio. Verifi que as defi nições dos seus colegas e registre, a se-guir, aquela que, na sua concepção, parece ser a defi nição mais adequada da palavra.

Sugestões: Procure, na biblioteca da sua insti-tuição, dicionários etimológicos de Ciências So-ciais e afi ns.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Atividades

INSTRUÇÕES

Como este tipo de estudo representa, com abso-luta certeza, uma área de análise nova para um futuro profi ssional do Serviço Social, as ativida-des do Tema 1 - “A relação entre a tecnologia e a comunicação” - devem ser realizadas, na ínte-gra, de forma individual.

É recomendável, porém, a aprendizagem coletiva, por intermédio da leitura e interpreta-ção de textos, debates, seminários ou outras es-tratégias que evidenciem a sua capacidade ex-pressiva, ou seja, as leituras e análises dos textos e os problemas apresentados devem ser realiza-dos em pequenos grupos e/ou no grande gru-po. A resposta das questões, todavia, deve ser produzida individualmente, de modo a exprimir a consciência de mundo do aluno, visto na sua singularidade política, econômica e cultural.

Mãos à obra!!!

Ponto de partida

Nesta breve introdução, podemos perceber que os estudos sobre a mídia e a questão social não se circunscrevem ao âmbito restrito da tecno-logia, vista apenas como artefato tecnológico e desprovida de conotações políticas e ideoló-gicas. Nesse sentido, abriremos nossos estudos com uma indagação de ordem pessoal a você, caro aluno, que lhe permita refl etir sobre a se-guinte temática:

• Quais são os seus meios regulares de infor-mação?

• Você acha que as suas fontes de informação são fi dedignas? Por quê?

• Você estaria disposto a mudar as suas fon-tes de informação, com o objetivo de desvendar certas manipulações que a mídia realiza?

Refl ita sobre essas questões e escreva, em um pe-queno texto, as suas refl exões sobre o assunto.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 18: Servico social 3a

144

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 1 - Atividades

c) Para o cidadão ateniense, havia um estatuto composto de direitos reconhecidos, que se opunham aos direitos do Estado, muitas ve-zes sobrepujando-o, em nome dos direitos do cidadão.

d) A concepção de “direitos humanos”, na An tiguidade, refere-se a quaisquer direitos atribuídos aos seres humanos. Difere, por-tanto, da ideia moderna universalista de direitos humanos, eventualmente oponíveis aos interesses do Estado.

e) A concepção de “direitos humanos” não tem sofrido alterações com o passar dos séculos, mantendo-se inalterada a ideia de que quaisquer direitos devem ser considera-dos inerentes à natureza humana, passíveis de serem atendidos pelo Estado.

Questão 4

Considerando o impacto causado na moderni-dade pela Revolução Industrial, indique, entre as seguintes frases, a afi rmativa que melhor ca-racteriza esse período.

a) A Revolução Industrial, cujo início e apogeu se dão no transcorrer do século XVI, tem como grande característica o desenvolvi-mento acelerado das navegações mercantis.

b) França, Alemanha e Dinamarca do século XVIII são as grandes representantes da re-volução que iria provocar as maiores trans-formações já realizadas na humanidade: a Revolução Industrial.

c) Foi a Inglaterra o país que saiu à frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital su-fi ciente para fi nanciar as fábricas, comprar matéria-prima, máquinas e contratar empre-gados. O mercado consumidor inglês tam-bém pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o tal pioneirismo.

d) A Revolução Industrial foi a responsável pelo intenso e rápido crescimento experimenta-do pelos Estados Unidos, ainda na sua fase de colonização. Isso explica o fato de que, mesmo sendo colonizado posteriormente ao Brasil, o seu desenvolvimento socioeco-nômico ultrapassou, em muito, as condições históricas da sociedade brasileira.

Questão 2

Selecione a afi rmação correta.

a) Os meios de comunicação de massa exercem grande infl uência sobre as populações pela sua inegável capacidade de retratar fi elmen-te os fatos ocorridos. Garantem, assim, uma posição histórica de neutralidade na condu-ção da informação.

b) As descobertas realizadas no campo da co-municação, particularmente nos últimos dois séculos, não alteraram signifi cativa-mente o conhecimento que a humanidade detinha sobre suas origens e mesmo sobre suas condições atuais.

c) Os meios de comunicação de massa adqui-rem um papel fundamental para o desenvol-vimento cultural, profi ssional e ideológico de diversas populações, uma vez que inter-ferem e alteram a compreensão do mundo em que as pessoas vivem.

d) O surgimento da imprensa escrita, do rádio, do telefone, da televisão, do cinema, da internet e de outros meios de comunicação está entre os fatos que marcaram os séculos XVI e XVII.

e) No Brasil, um dos exemplos da infl uência po-sitiva dos meios de comunicação, no sentido de contribuir para o senso crítico da popula-ção, é dado pelas organizações Globo, parti-cularmente pela Rede Globo de Televisão.

Questão 3

Para esta atividade, você terá disponível, no Portal, o seguinte texto: “Direitos Humanos na Antiguidade”. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro1/dhmundo/index.html#1>. Acesso em: 30 ago. 2010. Observe o conceito de direitos humanos contido no texto. Principalmente em relação às sociedades antigas, há uma clara concepção de que:

a) Os direitos de todos os seres humanos eram eternos e inalienáveis, garantidos pelo Esta-do, sob cuja responsabilidade repousava o cumprimento da justiça.

b) A ideia de direitos humanos implicava o re-conhecimento do poder limitado do Estado sobre a vida da população.

Page 19: Servico social 3a

145

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 1 - Atividades

a) Forças produtivas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Relações de produção.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

c) Ideologia.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Com base no texto de Guzmán (2006), responda a atividade abaixo:

“A comunicação humana é um processo cons-tante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbóli-co. Isso signifi ca que as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modifi car signos e símbolos. A comunicação se dá sempre: é impossível não comunicar. Mesmo quando es-

e) Graças à Revolução Industrial, o mundo ex-perimentou um crescimento sem preceden-tes na história, sendo o Continente Africano o maior benefi ciário desse processo de evo-lução sociocultural.

Questão 5

Um dos conceitos mais importantes para a aná-lise da sociedade moderna, as Relações de Pro-dução são fundamentais para compreendermos a complexidade da organização social. Dominar tal conceito, portanto, torna-se condição fun-damental para a qualifi cação da análise. Nesse sentido, escolha a alternativa que lhe parece a mais adequada para a correta conceituação de Relações de Produção:

a) As Relações de Produção constituem o con-junto de normas que determinam a maior capacidade de produção de uma sociedade.

b) Denominam-se Relações de Produção o con-junto das relações que grupos ou classes es-tabelecem entre si no decorrer do processo produtivo e que se concretizam por meio da atividade econômica (salário, por exemplo).

c) Relações de Produção são as relações comer-ciais que existem entre os países, infl uindo diretamente na condição de superioridade de um país sobre o outro.

d) O nível de desenvolvimento das forças pro-dutivas envolve a força de trabalho e os meios de produção existentes, com relevân-cia para os instrumentos e a técnica adota-da.

e) Relações de Produção são as relações esta-belecidas entre as empresas de um mesmo segmento econômico, com o objetivo de es-tabelecer os parâmetros de precifi cação dos produtos.

Questão 6

Procure as palavras, a seguir destacadas, em di-cionários etimológicos de Ciências Sociais e Filo-sofi a, e escreva os signifi cados correspondentes que lhe parecem mais apropriados.

Discuta com o seu professor e verifi que a per-tinência da sua pesquisa e a aplicabilidade dos conceitos estudados.

Page 20: Servico social 3a

146

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 1 - Atividades

b) A comunicação humana é um processo cons-tante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo sim-bólico. Isso signifi ca que as pessoas são capa-zes de compreender, interpretar, elaborar e modifi car signos e símbolos.

c) Diz-se que a comunicação é uma forma de expressão que, para existir, necessita de, no mínimo, duas pessoas.

d) O que difere a comunicação dos seres huma-nos entre os animais é que aqueles detêm a fala, o meio por excelência do ato de comu-nicar.

e) Não é possível haver comunicação entre dois elementos que possuem concepções dife-rentes de mundo.

Questão 10

Nos estudos de comunicação, existem as cha-madas “bases para a boa comunicação”, que se expressam em alguns princípios, dos quais, cita-mos alguns deles:

• Saber ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações, mesmo que desagradáveis, e crí-ticas, procurando vê-las de forma construtiva. Escute, ouça atentamente, demonstrando in-teresse pelo que está sendo apresentado; não interrompa desnecessariamente.

• Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente, analise e estabe-leça procedimentos de ajuste e/ou correções.

• Esclareça suas ideias antes de transmiti-las; faça com que elas sejam precisas. Analise se es-sas ideias estão coerentes com o que se deseja transmitir.

(Disponível em: <http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-bases.htm>. Acesso em: 20 ago. 2010).

Faça uma busca, na biblioteca do polo, ou em outra disponível, dos “princípios para a boa co-municação” e inclua, à listagem anterior, pelo menos dois que você considera relevantes para acrescentar àqueles que você já conhece.

tamos calados olhando a parede, estamos emi-tindo uma mensagem”. (GUZMÁN, 2006)

O processo de comunicação está integrado pe-los seguintes componentes: emissor, receptor, mensagem e meio. Escolha as respectivas con-ceituações de emissor e receptor que você consi-dera corretas (apenas uma opção está correta).

a) Emissor é quem elabora e põe em circulação a mensagem; receptor, quem recebe e inter-preta a mensagem.

b) Emissor é quem recebe a informação; recep-tor é o suporte físico por meio do qual se transmite a mensagem.

c) Emissor é o suporte físico por intermédio do qual se dissemina a mensagem; receptor é o sistema físico que recebe a mensagem, deco-difi ca e propaga por sistemas de comunica-ção.

d) Emissor: agente que fi nancia a produção da mensagem; receptor: aparelho sonoro que capta e reproduz a mensagem.

e) Emissor é aquele que distribui a mensagem à população; receptor é aquele que recep-ciona mensagem e redistribui para locais mais afastados.

Questão 8

Indique, entre as frases a seguir, o conceito cor-reto de “meio”.

a) É o local exato que se situa entre o emissor e o receptor.

b) O meio é o justo equilíbrio entre as duas partes confl itantes: emissor e receptor.

c) Meio é o suporte físico pelo qual se transmi-te a mensagem.

d) Meio é o suporte eletrônico que dissemina qualquer tipo de mensagem.

e) Meio é a forma com a qual a comunicação se expressa: a língua é o meio.

Questão 9

Assinale a alternativa correta.

a) A comunicação tem sido utilizada sistemati-camente, no País, para promover a democra-tização da sociedade.

Page 21: Servico social 3a

147

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 1 - Atividades

No decorrer dos estudos, a relação entre a tec-nologia (saber fazer), a organização social (di-visão do trabalho) e o patrimônio simbólico (cultura) fi ca devidamente esclarecida e é um elemento teórico fundamental para a compre-ensão da complexidade social.

Tal fundamento, de caráter histórico-antropo-lógico, deverá acompanhar você no decorrer dos nossos encontros. Espero acompanhar a sua vida profi ssional, no desenvolvimento de massa crítica e competência técnica para o seu sucesso na área.

Bom estudo!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Justifi que a sua escolha em um texto com alguns exemplos da sua experiência em breve relato.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então:

• Consulte o site do Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: 20 ago. 2010. Página es-tru turada com o objetivo de acompanhar o comportamento da mídia, realizando importante análise crítica sobre os veículos de comunicação. Portanto, de acesso público, o “Observatório” permite acompanhar temas instigantes que estão presentes na blogosfera contemporânea.

• Consulte o site do HistóriaNet. Disponível em: <http://historianet.com.br/home/>. Acesso em: 20 ago. 2010. Sem sombra de dúvida, um dos grandes sites para consultas em aspectos históricos da formação socioeconômica bra-si leira. Especialmente recomendado para aqueles que gostam de compreender as raízes sociais, econômicas e po líticas da sociedade contemporânea.

• Leia o livro de Marilena Chauí, Convite à Filosofi a. Disponível em: <http://www.4shared.com/document/5vcDrQ7J/Convite__Filosofi a_-_Marilena_.htm>. Acesso em: 20 ago. 2010.

• Consulte o site da EDUCAREDE. Disponível em: <http://educarede.org.br/educa/index.cfm>. Acesso em: 20 ago. 2010. Leia os artigos re la-cionados às tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

FINALIZANDO

Nesse tema, você pôde verifi car a importância de conhecer os fundamentos históricos, políti-cos e econômicos da introdução das tecnologias da informação em contextos sociais.

Page 22: Servico social 3a

4148

Tema 2O Fenômeno Técnico e suas Particularidades no Âmbito da Comunicação e da Cultura Contemporânea

Objetivos de aprendizagem

• Compreender a relação historicamente estabelecida entre o desenvolvimento de revoluções tecnológicas e seu desdobramento em processos civilizatórios.

• Identifi car as potencialidades de utilização das tecnologias da informação, em seu viés político-ideológico.

Para início de conversaAs atividades deste tema exploram o seu entendimento so-bre as revoluções tecnológicas e os processos civilizatórios e as tecnologias da informação: potencialidades contraditó-rias. Faça-as cuidadosamente, pois você aprofundará o seu conhecimento sobre fundamentos antropológicos da socie-dade, o que muito o auxiliará na compreensão do contexto social contemporâneo.Para o desenvolvimento desses estudos, utilizaremos a ex-celente contribuição de Darcy Ribeiro, na obra: “O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural”. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.Faça bom proveito!

Por dentro do tema

Os estudos sobre a sociedade necessitam dos fundamentos disponíveis no arsenal teórico de todas as ciências: as humanas e sociais, em especial. Quando estudamos tecnologias, não podemos nos furtar a entender o desenvolvimento de qualquer forma de tecnologia como uma maneira peculiar de um povo desenvolver sua cul-tura, suas relações socioeconômicas e, principalmente, o seu acervo de conhecimen-tos, expresso sob a forma de ciências, religiões, opiniões, fi losofi as, crenças, enfi m, daquilo que comumente denominamos “cultura”.

O Tema de número 2 deste caderno pretende promover a compreensão - funda-mentada na concepção histórico-antropológica - das diferentes formas que as so-ciedades adquiriram ao longo do seu desenvolvimento, como forma de desenvolver, na massa crítica acadêmica, uma representação de tecnologia que extrapole a mera ideia de que “tecnologia é máquina”.

Page 23: Servico social 3a

149

Neste tópico, propõe-se uma concepção de tecnologia que amplie os horizontes cognitivos dos estudantes, le-vando-os a perceber que o conhecimento é a tecnologia básica para o desenvolvimento dos artefatos, máquinas e ferramentas utilizadas para as atividades produtivas.

Por isso, a importância de compreender a relação historicamente estabelecida entre o desenvolvimento de revo-luções tecnológicas e seu desdobramento em processos civilizatórios, conforme consta nos “Objetivos de apren-dizagem” deste tema.

Tais categorias deverão ser assimiladas por você, caro aluno, como suporte teórico imprescindível para a análise do contexto social em que vivemos.

A tecnologia é o próprio conhecimento desenvolvido no ser humano, que eventualmente se expressa sob a forma de ferramentas e máquinas para o trabalho, ou o mero lazer descompromissado.

No entanto, é preciso consolidar, no plano teórico, a concepção de tecnologia, de maneira que fi que teoricamente explícita a ideia sobre o assunto.

Para uma boa refl exão, pense sobre a sua concepção de tecnologia e o impacto que, de maneira geral, as tecno-logias produzem na sociedade.

Discuta com o tutor presencial as suas conclusões e compare-as com as de seus colegas.

Boa refl exão!

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 24: Servico social 3a

150

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 2 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Neste tema, trabalharemos com alguns concei-tos próprios da abordagem científi ca, em cam-pos do conhecimento como a Antropologia, a Filosofi a e a Sociologia. Por isso, a nossa primei-ra atividade estará direcionada ao domínio de alguns conceitos básicos, que serão utilizados no decorrer dos nossos encontros. Para reali-zar essa tarefa, recomendamos a realização de consultas ao livro de Darcy Ribeiro: “O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural”. Companhia das Letras, 1997. Disponível na bi-blioteca do seu polo.

a) Pesquise, na obra sugerida e em outras fon-tes (dicionários de Ciências Sociais e Filoso-fi a), os conceitos relacionados à organização social, à tecnologia e ao patrimônio simbóli-co.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Defi na, em um pequeno texto, cada um des-ses elementos, bem como a infl uência que um exerce sobre o outro. Observe que, na perspectiva antropológica histórica, um dos elementos é determinante na transforma-ção dos outros dois, defl agrando, a partir

Atividades

INSTRUÇÕES

O tema que ora iniciamos exige de você atenção redobrada, uma vez que se trata de estabelecer pelo menos duas categorias essenciais da Antro-pologia histórica: as revoluções tecnológicas e os processos civilizatórios.

É imprescindível, portanto, que todo o estudo desenvolvido nessa área aconteça de forma a consolidar o conhecimento de alguns termos es-senciais, já citados, e acrescentar possibilidades teóricas de análise da sociedade.

Para desenvolver esse tipo de “massa crítica”, os estudos do tema 2 devem ser realizados, quan-do se tratar de leituras de texto, em pequenos grupos, e de forma individual, quando se tratar da elaboração de respostas às situações-proble-ma apresentadas.

Desse modo, reiteramos o que será uma soli-citação constante, nas nossas aulas: as leituras devem ser realizadas em grupos e a produção propriamente dita deve ser realizada de forma individual. Essa é uma excelente forma para de-senvolver a sua capacidade de expressão.

Mãos à obra!

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial conheça a situação do grupo, em termos de conhecimentos prévios, de forma que tais informações orientem o pro-cesso pedagógico e defi nam os passos mais acer-tados, do ponto de vista didático-pedagógico.

Para favorecer esse “diagnóstico” realizado pelo tutor presencial, escreva, em no mínimo dez linhas, sua compreensão sobre o signifi cado de:

• Revoluções tecnológicas.

• Processos civilizatórios.

Depois, compare o que escreveu com o que aprendeu na aula e verifi que se ocorreu a devi-da compreensão das categorias trabalhadas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 25: Servico social 3a

151

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 2 - Atividades

c) Signifi ca prover ao cidadão a possibilidade de exercício da cidadania, por intermédio da sua regularização documental.

d) A organização social, nesse contexto, adqui-re a conotação de organização dos setores sociais representados pelos sindicatos. Em síntese, representa o estabelecimento da de-mocracia representativa, para a defesa dos interesses dos trabalhadores.

e) Quando uma sociedade estabelece as suas leis gerais, para o cumprimento por parte de todos os cidadãos, indistintamente, ela está organizando a vida social em um contexto de legalidade e respeito mútuo.

Questão 3

Do ponto de vista antropológico, podemos afi rmar que toda e qualquer sociedade, ao lon-go dos tempos, se fundamenta em um tripé, composto daquilo que chamamos de impera-tivos, que constitui a base antropológica para a formação social. Esse tripé é constituído dos seguintes elementos (escolha a alternativa cor-reta):

a) Poder, tecnologia e recursos fi nanceiros.

b) Poderio bélico, relações internacionais e po-sicionamento político.

c) Domínio da tecnologia (saber fazer), divisão do trabalho (organização social) e patrimô-nio simbólico.

d) Domínio da tecnologia, domínio em arma-mentos e domínio econômico.

e) Saber negociar, saber contribuir, democrati-zar as relações internas e externas e promo-ver a distribuição de renda.

Questão 4

Leia as afi rmações a seguir:

“A propagação de uma invenção original ou inovação (conhecimento, artefato, máquina) sobre diversos contextos socioculturais (ambien-tes, povos, países) e sua aplicação a diferentes setores produtivos [...]” e “O resultado (dinâmi-co) das transformações ocorridas a partir da in-trodução de novas tecnologias no grupo social, o que vai provocar alterações na forma de orga-

dessa relação, processos civilizatórios. Des-cubra e cite qual será esse elemento decisivo no contexto.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 2

No nosso estudo, o termo “evolução” se refere ao conjunto de transformações pelas quais pas-sam (passaram) as sociedades humanas ao lon-go dos tempos, transformações essas que são expressas por uma sucessão de revoluções tec-nológicas e processos civilizatórios, por meio da qual a maioria dos homens passa de uma condi-ção generalizada de caçadores e coletores para diversos modos de prover a subsistência, de or-ganizar a vida social e de explicar suas próprias experiências. (RIBEIRO, 1997, pp. 39-49)

São esses diferentes modos de prover a subsis-tência, de organizar a vida social e de explicar suas próprias experiências que comporão, como uma base sólida, as relações socioculturais den-tro dos grupos e entre grupos distintos, em um município, em um Estado ou entre países. Consi-derando o exposto, como podemos interpretar o termo: “organizar a vida social”? Escolha a al-ternativa correta.

a) O termo se refere à distribuição de funções dentro do grupo, o que poderíamos chamar também de divisão do trabalho ou, ainda, uma forma específi ca de organização inter-na entre os seus membros, “bem como das suas relações com outras sociedades”.

b) Organizar a vida social signifi ca defi nir os padrões de comportamento que são acei-táveis para a convivência em grupo. Daí, a existência de líderes comunitários que cum-prem esse papel de “normatizadores” da vida social.

Page 26: Servico social 3a

152

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 2 - Atividades

a) ( ) A expressão “era tecnológica” refere-se a toda e qualquer época da história, desde que homens e mulheres se constituíram em seres capazes de elaborar projetos e de rea-lizar os objetos ou as ações que os concreti-zam.

b) ( ) A sua conceituação oscila entre limitá-la às atividades desenvolvidas pelos recursos da informática, ou ainda, compreendê-la como a aplicação de seus diferentes ramos na gera-ção, processamento e difusão de informações.

c) ( ) A expressão “Tecnologia da Informação” refere-se, exclusivamente às mais recentes tecnologias informacionais que impulsiona-ram as comunicações, no processo de globa-lização da economia.

d) ( ) Vista sob a perspectiva histórica, a expres-são “Tecnologia da Informação” não pode ser aplicada a períodos anteriores à socieda-de contemporânea, por se tratar de um fato tecnológico absolutamente recente.

e) ( ) A defi nição de TI remete ao conjunto de dispositivos, serviços e conhecimentos rela-cionados a uma determinada infraestrutura composta de computadores, software, siste-mas de rede e outros.

Questão 7

Leia atentamente o texto disponibilizado no Portal: “Cresce o acesso às TICs, mas ainda é grande o desafi o de democratizá-las a todos os brasileiros”, elaborado pelo Comitê Gestor de Informática, sobre o acesso da população brasi-leira às Tecnologias da Informação e da Comu-nicação (TICs). A seguir apresente, por escrito, a sua posição política sobre o assunto e descreva a sua proposta para aumentar (ou não) o acesso das pessoas às tais tecnologias.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

nização social desse grupo e, consequentemen-te, no seu conhecimento, suas crenças e valores (patrimônio simbólico)”.

As frases correspondem, respectivamente, aos conceitos de (escolha a alternativa correta):

a) Revolução agrícola e revolução mercantil.

b) Revolução do regadio e revolução termonu-clear.

c) Liberalismo e neoliberalismo.

d) Revoluções tecnológicas e processos civiliza-tórios.

e) Revolução cultural e cultura de massa.

Questão 5

No Livro-Texto, “Mídia, Questão Social e Servi-ço Social” (pp. 174-194), Renato Veloso aborda com bastante propriedade a defi nição de Tec-nologia da Informação, bem como alerta para o fenômeno da convergência tecnológica, como possibilidades que se apresentam ao profi ssio-nal da Assistência Social para criação de novas práticas sociais, “seja para a acumulação, seja para a emancipação dos indivíduos”. (p. 178) Leia o texto e faça um resumo de dez linhas, explicitando em que consiste a contradição res-saltada, pelo autor, no texto.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 6

Ainda tomando como referência o texto ante-rior, no que se refere à conceituação dos termos “tecnologia” e “Tecnologia da Informação (TI)”, marque as alternativas como verdadeiras (V) e falsas (F), em relação ao conceito de “Tecnolo-gia da Informação”.

Page 27: Servico social 3a

153

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 2 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Ainda sobre a questão da informação na socie-dade contemporânea, indique, entre parênte-ses, se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguin-tes afi rmativas:

a) ( ) No Brasil, os meios de comunicação, em especial a televisão, são concessões de ser-viço público, sujeitando-se, portanto, às de-cisões do Poder Público (Governo) para seu funcionamento.

b) ( ) Os meios de comunicação, no Brasil, são distribuídos, observando-se as leis da oferta e da procura, o que explica o relativo equilí-brio nacional, no que se refere à proprieda-de das empresas.

c) ( ) No Brasil, um restrito grupo de proprie-tários que controlam os principais meios de comunicação não nutre a menor vontade política de efetuar qualquer mudança nas atuais regras do jogo.

d) ( ) Os proprietários dos meios de comunica-ção do País participam ativamente das dis-cussões sobre modifi cações que precisam ser efetivadas para a democratização do acesso à comunicação, em âmbito nacional.

e) ( ) A utilização da internet e o crescimento do uso dos blogs representam um novo mo-mento das comunicações brasileiras e mun-diais, o que signifi ca uma nova confi guração de redes de comunicação no País.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O site da Arqueologia Digital. Disponível em: <http://arqueologiadigital.com/>. Acesso em: 20 ago. 2010. Excelente site de pesquisa, com ênfase nos estudos arqueológicos, o “Ar queo-logia Digital” é uma rede social que congrega pesquisadores da área e afi ns. Vale a pena uma consulta.

Questão 8

Considere o que você trabalhou sobre o con-ceito de “patrimônio simbólico”. (Tema 1) Sa-bendo que ele está relacionado à construção da nossa subjetividade, da nossa consciência, esco-lha, a seguir, a alternativa que lhe parece a mais adequada para sintetizarmos a relação entre o patrimônio simbólico e a inserção de tecnolo-gias no ambiente de produção.

a) À introdução de uma nova tecnologia em um ambiente de produção (trabalho) cor-responde uma situação de inércia, no que se refere ao patrimônio simbólico das pessoas envolvidas naquele contexto.

b) À introdução de uma nova tecnologia em um ambiente de produção (trabalho), cor-responde uma situação de transformação, no que se refere ao patrimônio simbólico das pessoas envolvidas naquele contexto.

c) Não há uma relação direta entre o patrimô-nio simbólico e a introdução de novas tec-nologias, posto que a cultura independe da máquina.

d) Na relação: organização social, tecnologia e patrimônio simbólico, a organização social é que promove todas as transformações so-ciais necessárias ao desenvolvimento.

e) A tecnologia está sempre atrelada ao desen-volvimento do patrimônio simbólico.

Questão 9

Refl ita sobre a questão do impacto causado pe-las tecnologias da comunicação na sociedade e responda à seguinte indagação: como proceder, na sociedade contemporânea, para superar a marginalização de um imenso número de pes-soas que não têm acesso às TICs? Escreva um texto curto, a partir também da sua experiên-cia, e apresente-o em classe aos seus colegas, em horário a ser defi nido pelo tutor presencial.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 28: Servico social 3a

154

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 2 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• O site da Terra Networks Brasil S.A. Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/>. Acesso em: 20 ago. 2010. Esta página apresenta notícias e curiosidades sobre o uso das Tecnologias da Informação e da comunicação. Pelo fato de trazer informações generalizadas sobre as TICs, pode ser uma prazerosa fonte de consulta para o enriquecimento de conhecimentos gerais na área.

FINALIZANDO

Nesse tema 2, você, caro aluno, deve ter per-cebido a relação absoluta que existe entre a eclosão de uma “revolução tecnológica” e o seu correspondente “processo civilizatório”. Deve também ter compreendido a supremacia que a tecnologia exerce sobre a organização social e o patrimônio simbólico de um povo. Isto sig-nifi ca que a partir da introdução de uma nova tecnologia em um contexto social, esse fato de-sencadeia reações signifi cativas no grupo social, tanto no que se refere à necessidade de novas demandas produzidas (trabalho, organização social), como no que diz respeito às modifi ca-ções ocorridas no plano cultural, de representa-ção do mundo.

Pela pertinência do assunto, o Tema número 2 é especialmente relevante para nossos estudos.

Bom trabalho!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 29: Servico social 3a

155

Tema 3A Tecnologia da Informação e a Utilização de suas Ferramentas Computacionais no Apoio à Atuação Profi ssional do Assistente Social

Objetivos de aprendizagem

• Compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação podem contribuir para a atuação do pro-fi ssional de Assistência Social.

• Verifi car os parâmetros teórico-conceituais para a compreensão das possibilidades de mobilização social, no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Para início de conversaO conteúdo deste tema se divide em três tópicos de estu-do, distribuídos da seguinte forma: “Por dentro das comu-nicações”, “Serviço Social e os desafi os das comunicações” e “Sobre a mobilização social”. Os três tópicos, integrados, permitirão uma visão abrangente das relações entre as comu-nicações, em todas as suas modalidades de aplicação, e suas possibilidades e limites no contexto da mobilização social. Es-peramos que, ao fi nal deste capítulo, você tenha apreendido, conceitualmente, os pressupostos teóricos e práticos da ação do assistente social, no que se refere à sua intervenção na “questão social”, de maneira efetiva e tecnicamente orga-nizada.

Por dentro do tema

O nosso primeiro objetivo, “compreender como as Tecnologias da Informação e Co-municação podem contribuir para a atuação do profi ssional de Assistência Social”, exige uma refl exão profunda sobre a utilização ideológica dos meios de comunica-ção no Brasil e no mundo, para além da mera compreensão técnica do que sejam Tecnologias da Informação e da Comunicação, suas respectivas classifi cações ou outras formas tecnocráticas de estudá-las.

A sociedade contemporânea tem, entre várias características de cunho político e cultural, uma que é reconhecidamente marcante: vivemos em um contexto que se apropria, de forma intensa e crescente, das Tecnologias da Informação e da Comu-nicação (TICs). Evidentemente, tal apropriação é revestida, no seu caráter político, de estratégias ideológicas de manutenção das estruturas de poder.

Page 30: Servico social 3a

4156

Isso signifi ca que, a despeito da disseminação maciça das TICs no interior das classes sociais, o tipo de comunica-ção, as informações, as notícias, enfi m, a representação de mundo que é veiculada pelos mais variados suportes tecnológicos (televisão, celular, redes computacionais e outros), é oriunda de centros políticos decisórios, no que se refere às relações político-econômicas internacionais, sediados em alguns poucos países desenvolvidos.

Para se ter uma ideia, ainda que breve, da dimensão desta problemática, é interessante observar algumas infor-mações divulgadas por Robert McChesney1, na sua abordagem sobre a mídia:

• “o mercado global é dominado por uma primeira camada de cerca de dez imensos conglomerados... Eles têm ações em diversos setores da mídia e operam em todos os lugares do mundo. Existe uma segunda ca-mada, onde estão cerca de quarenta empresas de mídia que giram em torno do sistema global. A maioria dessas fi rmas provêm da Europa Ocidental ou da América do Norte, mas algumas são da Ásia e da América Latina”. [...]

• “A humanidade fi ca refém desses monopólios, com receitas entre US$ 8 bilhões e US$ 40 bilhões, que de-fendem, de forma escancarada ou enrustida, os interesses das corporações capitalistas e das potências impe-rialistas. Relatório recente de uma Comissão Especial da ONU adverte que 85% das notícias que circulam no planeta são geradas nos EUA”. “Pensemos na CNN, que distribui, por satélites e cabos, a partir da matriz em Atlanta, notícias, 24 horas por dia, para 240 milhões de lares em 200 países e mais 86 milhões nos Estados Unidos, além de 890 mil quartos de hotéis conveniados. O mundo em tempo real, exibido para 1 bilhão de telespectadores”.

Esta “estrutura” midiática globalizada possui uma clara dimensão político-ideológica: construir, no inconsciente coletivo dos indivíduos, o consenso favorável ao modelo socioeconômico vigente, conhecido por Neoliberalismo.

Compreender a complexidade dessa “estrutura de poder” é o elemento fundamental do nosso segundo objetivo: “estabelecer parâmetros teórico-conceituais para a compreensão das possibilidades de mobilização social, no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação”

Desvelar esta realidade é papel do assistente social, bem como buscar instrumentos para a sua superação.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

1McChesney é o autor de vários livros sobre mídia e política, professor de comunicação da Universidade de Illinois em Urbana - Champaign, apresentador do talk show semanal, Media Matters , em Vontade de Rádio-AM, e cofundador da organização de reforma de mídia Free Press. (Extraído de: http://www.robertmcchesney.com/)

Page 31: Servico social 3a

157

Tecnologias da Informação e da Comunicação

pedagógico e defi nam os passos mais acertados, do ponto de vista didático-pedagógico.

Para favorecer esse “diagnóstico” realizado pelo tutor presencial, escreva, em no mínimo dez linhas, a sua compreensão sobre o signifi -cado de:

- Mídia

- Multimídia

Depois, compare o que escreveu com o que aprendeu na aula e verifi que se ocorreu a devi-da compreensão das categorias trabalhadas em sala.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Para a temática central desta atividade - “O Assistente Social na Era das Comunicações”-, o conceito de MULTIMÍDIA é essencial, posto que, no contexto da globalização da economia, as tecnologias assumem o papel de “[...] simulta-neamente, causa e efeito da mundialização do capital. As indústrias da comunicação expres-sam não só o imaginário deste movimento, con-trolando seus signifi cados, como, também, co-laboram para sua organização” (Kênia Augusto Figueiredo, p. 324 do Livro-Texto adotado).

Indique, entre as frases a seguir, a que expressa, corretamente, o conceito de multimídia.

a) Como o próprio nome indica, multimídia refere-se às possibilidades de expansão das comunicações, pelo veículo símbolo da mí-dia internacional: a televisão.

Atividades

INSTRUÇÕES

O desenvolvimento dessa temática deve ser as-sociado a um processo de busca/pesquisa nos meios digitais ou outros disponíveis, no senti-do de que sejam identifi cados, claramente, os veículos de comunicação que monopolizam a informação no País, porém, que se identifi que também, a existência de propostas alternativas existentes, cujo papel de contra-hegemonia as torna fundamental para o processo de transfor-mação social.

É muito importante para esse bloco, portanto, que você desenvolva um trabalho individual de busca de informações, principalmente utili-zando os recursos da web (internet). Necessá-rio tentar classifi car, pelas leituras realizadas, os tipos de veículos de comunicação (jornais, re-vistas, rádios, televisões) que se enquadram na perspectiva de manutenção das estruturas de poder, ou aqueles que procuram alternativas à hegemonia dos conglomerados midiáticos.

Esse exercício será fundamental para a produ-ção das últimas aulas dessa disciplina.

Um lembrete: é importante que esse tipo de busca não seja realizado apenas uma vez, com o caráter de apenas responder a uma demanda do professor. Verifi que e acompanhe o compor-tamento dos veículos investigados. Cadastre-se nos sites e blogs, torne-se um “seguidor”, acesse-os periodicamente, crie uma “cultura” de leitura sistemática, verifi que a forma com que a mesma informação é tratada em veícu-los diferentes, perceba o sentido ideológico das interpretações das notícias. Enfi m, circule pela blogosfera.

Será, no mínimo, instigante e enriquecedor.

Lembre-se do que disse o poeta (Fernando Pes-soa): “Navegar é preciso”.

Mãos à obra!!!

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial saiba a situação do grupo em termos de conhecimentos prévios, de modo que tais informações orientem o processo

Tema 3 - Atividades

Page 32: Servico social 3a

158

Tecnologias da Informação e da Comunicação

a) Em economia, oligopólio (do grego oligos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impon-do preços aos que comercializam.

b) É uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de compe-tição imperfeita, inverso ao caso do mono-pólio, em que existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzi-do por Joan Robinson.

c) É uma forma de mercado com poucos com-pradores, chamados de oligopsonistas, e inú-meros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, no qual existem apenas alguns vendedores e vários compradores.

d) Oligopólio (do grego oligos, poucos + po-lens, vender) é uma forma evoluída de mo-nopólio, no qual um grupo de empresas pro-move o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, alumínio, aço, construtores, au-tomóveis, cimentos, laboratórios farmacêu-ticos, aviação, comunicação e bancos.

e) É um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fi xação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação, ou, ainda, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

Questão 4

O termo “oligopólio”, em economia política, pode ser desdobrado em vários componen-tes, cuja compreensão é fundamental para o assistente social, bem como outros termos se-melhantes e/ou contrários que existem para caracterizar as formas de relações econômicas existentes na sociedade contemporânea.

Para “clarear” suas análises acerca da socieda-de, pesquise o signifi cado dos conceitos a seguir e anote, ao lado de cada um deles, o que repre-sentou o melhor conceito dentre aqueles que você pesquisou:

b) Todos os programas e sistemas em que a co-municação entre homem e computador se dá por múltiplos meios de representação de informação, como som e imagem animada, além da estática já usada nos aplicativos grá-fi cos.

c) O termo é empregado largamente no meio publicitário, para indicar as inúmeras possi-bilidades comunicativas da publicidade e da propaganda.

d) Multimídia é o mesmo que Tecnologias da Informação e da Comunicação, ou seja, to-das as TICs, vistas isoladamente, cada uma em seu contexto original.

e) Todas as tecnologias desenvolvidas pelo ho-mem, para aplicação no processo produtivo, são, essencialmente, multimidiáticas, uma vez que o termo “multi” signifi ca vários, muitos.

Questão 2

Realize uma pesquisa sobre o termo “multimí-dia” e mostre, num texto de uma lauda, as no-vas possibilidades que a multimídia traz para o profi ssional de Serviço Social.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 3

Em uma passagem importante do texto – O As-sistente Social na Era das Comunicações (p. 323 do Livro-Texto) -, a autora aponta para uma questão central da análise: a oligopolização do setor das comunicações. Indique, entre as se-guintes frases, o conceito correto de “oligopó-lio”:

Tema 3 - Atividades

Page 33: Servico social 3a

159

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Este exercício é importantíssimo para a fi xação de conhecimentos prévios.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 6

Assinale com um “X” o(s) item(ns) relacionado(s) ao sentido da expressão “mobilização social”:

a) ( ) O deslocamento de pessoas, dentro do País, em virtude de necessidades econômi-cas.

b) ( ) Quer dizer “o ato de movimentar, sen do que só mexendo nos sentimentos é que real-mente conseguimos envolver as pessoas”.

c) ( ) É um momento em que os homens dei-xam a condição egoístico-passional para se elevarem ao plano ético-político, à consciên-cia universal.

d) ( ) Refere-se, basicamente, às mobilizações populares realizadas pelos governos, para efeito de publicização de alguma realização político-social.

e) ( ) Tem por objetivo principal promover a transformação social caracterizada pela consciência do destino comum e pela persu-asão de uma esperança coletiva.

Questão 7

Para Figueiredo, a mobilização social deve “acionar quatro componentes”. São eles:

a) Política, economia, saúde e educação.

b) Política, cultura, organização e educação.

c) Cultura, economia, setores produtivos e Con gres so.

• Cartel:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Truste:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Holding:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Conglomerado:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Monopsônio:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Oligopsônio:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• Monopólio:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

Compare esses conceitos com as respostas “fal-sas” inseridas na Atividade 3, anteriormente resolvida por você. Considerando que só existe uma resposta correta para “oligopólio”, tente descobrir a que se referem as outras respostas em relação aos conceitos que você pesquisou.

Tema 3 - Atividades

Page 34: Servico social 3a

160

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Questão 9

“A revolução multimídia, além de potencializar a dissolução de fronteiras entre as tecnologias utilizadas nas telecomunicações, comunicação de massa e da informática, ou entre o telefone, a televisão e o computador, apresenta-se como um novo território de valorização do capital, impulsionado pelas privatizações e desregula-mentações”. (Livro-Texto, p. 324).

Indique a alternativa que refl ete e complemen-ta a afi rmação citada.

a) Os modelos teóricos dominantes no campo da comunicação, antes da revolução digital, deixaram de fora as questões ligadas às tele-comunicações.

b) A consequência semântica refere-se à dilui-ção das fronteiras entre os signifi cados das palavras telecomunicações, comunicação de massa e informática.

c) A televisão comprovou ser um meio de co-municação muito efi ciente no objetivo de alcançar o público em geral. O rádio, no que tange a essa campanha, não correspondeu e nem obteve o mesmo nível de sucesso.

d) É o surgimento de uma nova mídia em uma onda mundial que vem promovendo a com-pra, as fusões e as parcerias de agentes eco-nômicos. Tal fato vem promovendo uma concentração sem precedentes na mídia privada, provocando o surgimento de novos mega-atores internacionais.

e) Na medida em que a mídia hegemônica está em poder da elite dirigente e a representa, e na medida em que os movimentos questio-nam e lutam contra essa mesma estrutura, é necessário desqualifi cá-los, criminalizando suas ações.

Questão 10

Identifi que, dentre as alternativas a seguir, a que representa, exatamente, a ideia de “crimi-nalização de movimentos sociais”:

a) Trata-se de registrar ofi cialmente, por meio de boletins de ocorrência, os transtornos que os movimentos sociais causam à popu-lação.

d) Comunicação, educação, cultura e organiza-ção.

e) Comunicação, cultura, sociedade civil e par-lamento.

Questão 8

A Comunicação Pública trabalha na lógica da informação como meio de construção da cida-dania (Figueiredo, op.cit.). Considerando essa afi rmativa, indique, entre as alternativas a se-guir, a que melhor expressa o conceito de Co-municação Pública:

a) É um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da Comu-nicação, se incluem a Teoria da Informação, Comunicação Intrapessoal, Comunicação Interpessoal, Marketing, Propaganda, Rela-ções Públicas, Análise do Discurso, Teleco-municações e Jornalismo.

b) O intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comuni-cação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fi siologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, pu-blicidade, audiovisual e meios de comunica-ção de massa).

c) É um processo que envolve a troca de infor-mações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fi m. Estão envolvidas nes-se processo uma infi nidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma con-versa face a face, ou por meio de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as ou-tras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

d) É um processo de comunicação que se ins-taura na esfera pública entre o Estado, o go-verno e a sociedade e que se propõe a ser um espaço privilegiado de negociação entre os interesses das diversas instâncias de poder constitutivas da vida pública social.

e) O ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conheci-dos pelas partes envolvidas. Esses símbolos são, então, transmitidos e reinterpretados pelo receptor.

Tema 3 - Atividades

Page 35: Servico social 3a

161

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 3 - Atividades

do vídeo. Queremos expandir o debate a todos os que também se interessam pelo assunto. Nosso e-mail: [email protected] ou deixem seus recados, que teremos o prazer em responder”.

Faça uma boa discussão sobre a atuação do TSE no processo eleitoral e a utilização da internet como plataforma política.

FINALIZANDO

Nesse tema de número 3, você, caro aluno, deve ter percebido a importância de nos apropriar-mos dos conhecimentos técnicos e políticos das TICs, isso porque há uma dimensão ideológica subjacente à expansão de tais tecnologias que, por não ser devidamente compreendida pela maior parte da população, a torna um poder tão ou mais importante que os poderes formal-mente instituídos no País.

O desvelamento desse caráter político-ideoló-gico é uma das atribuições do assistente social, em razão da a natureza transformadora que se espera do exercício consciente da sua profi ssão.

Bom estudo!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Consiste em garantir as manifestações de protesto dos movimentos sociais, com base na observância estrita das leis.

c) O objetivo estratégico da criminalização é o de enfraquecer as causas sociais, deslegiti-mando-as e associando-as a comportamen-tos indesejados que devem ser tratados no âmbito policial, ocultando as raízes dos pro-blemas que geraram tal(is) movimento(s).

d) Criminalizar os movimentos sociais signifi ca realçar o caráter reivindicatório de tais mo-vimentos, legitimando-os perante a socieda-de.

e) Não existe, na sociedade brasileira, o fenô-meno da criminalização dos movimentos sociais, posto que todos possuem a garantia constitucional da livre manifestação.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, acesse:

• O site da Revista Eletrônica da UFSCAR, Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/019/19cnegreiros.htm>. Acesso em: 23 ago. 2010. Esta indicação traz, em especial, o texto Mídia e política: a metamorfose do poder, de Davys Sleman de Negreiros, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP-UFSCar). O resumo é indicativo da importância do texto: “Nada, portanto, é mais revelador do fato de a mídia não ser apenas um poder auxiliar, conforme pensa quem a chama de quarto poder. Pelo contrário, a mídia não age apenas como mediadora entre os poderes, mas como um dispositivo de produção do próprio poder de nomeação e no limite também de funcionamento da própria esfera política”.

• O site Mídia e Política. Disponível em: <http://midiaepolitica.wordpress.com/>. Acesso em: 23 ago. 2010. Interessante página sobre “O uso das mídias pela política”. A apresentação do grupo é reveladora da sua proposta:

“Somos um grupo interessado em discutir mídia e política. Observamos como os políticos vem se utilizando das plataformas sociais da internet para divulgar suas campanhas, atos e pensamentos. Nós temos preferência pelos que já ultrapassaram a barreira do óbvio como blogs e perfi s em sites de relacionamento e já se enquadram na posição de vanguardistas no uso

Page 36: Servico social 3a

4162

Tema 4Mídia e Questão Social: o Direito à Informação como Direito Humano

Objetivo de aprendizagem

• Compreender os meios de comunicação como parte constituinte da esfera pública, com impactos políticos e sociais, locais, regionais e internacionais signifi cativos.

Para início de conversaO conteúdo deste tema se divide em três tópicos de estudo, distribuídos da seguinte forma: • Mídia e modernidade: uma introdução ao debate. • Mídia, esfera pública e democracia: representações sociais

em disputa. • Ética, liberdade e imprensa. Nessa temática, é dada ênfase aos aspectos éticos do exer-cício profi ssional do assistente social, considerando a pers-pectiva ético-política do seu projeto societário. Tratar de um “projeto societário” exige a construção de perspectivas po-líticas e econômicas para o País, o que implica o desenvolvi-mento, na consciência do aluno, de fundamentos fi losófi cos, políticos e econômicos que lhe permitam descrever e projetar a sua própria utopia.

Por dentro do tema

O tema deste quarto encontro tem uma peculiaridade que o identifi ca: traz à tona a discussão sobre assuntos que parecem estar “adormecidos” no conjunto da popu-lação, tais como: a relação entre mídia, esfera pública e o exercício da democracia, como requisito para o melhor funcionamento dos veículos de comunicação.

Defi ne, também, como temática central, a identifi cação das diversas representações sociais em disputa, o que nos leva à necessária indagação: o que signifi cam exata-mente as “representações sociais” e por quais mecanismos sociais e culturais tais representações são expressas e expressam? Quais os diversos projetos societários que estão em litígio, no interior das relações sociais?

É possível afi rmarmos a existência de um projeto de sociedade coeso e unitário, que represente os anseios da coletividade? Se a resposta para essa questão for afi rmativa – pensamos que é – é possível que o assistente social formule ou participe ativamente da construção de um projeto desse porte? Com quais instrumentos teórico-práticos?

Page 37: Servico social 3a

163

A resposta a essa última indagação pode estar no próprio desenvolvimento dos conteúdos desse curso, cujos fun-damentos, espera-se, oportunizem ao aluno a criação de um acervo teórico, e que esse acervo amplie suas capaci-dades cognitivas para compreender a complexidade das relações socioeconômicas da sociedade contemporânea.

Esse é o grande desafi o dessa disciplina, naquilo que lhe concerne: os estudos sobre a mídia e seu impacto na formulação da subjetividade humana e a consequente infl uência dos meios de comunicação na construção do inconsciente coletivo, na perspectiva - sempre - de referendar o modelo socioeconômico vigente. Um assunto que não pode ser menosprezado por todos aqueles que tratam, até pela natureza da sua profi ssão, com a questão social.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 38: Servico social 3a

164

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Para favorecer esse “diagnóstico” realizado pelo tutor presencial, escreva, em no mínimo dez li-nhas, a sua compreensão sobre o signifi cado de:

• Projeto societário.

• Ética da resistência.

Depois, compare o que escreveu com o que aprendeu na aula e verifi que se compreendeu as categorias trabalhadas em sala.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Este tópico traz à tona um tema instigante, que é o comportamento ético das pessoas, no que diz respeito à comunicação, em apoio ao bom-senso, à sociabilidade e à convivência democrá-ticas. Nesse sentido, observe a seguinte ideia: Toda cultura e cada sociedade institui uma mo-ral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros. No entanto, a simples existência da moral não sig-nifi ca a presença explícita de uma ética, enten-dida como fi losofi a moral, isto é, uma refl exão que discuta, problematize e interprete o signifi -cado dos valores morais. (CHAUÍ, 1994)

A partir da refl exão dessas ideias, identifi que os conceitos corretos de Ética e Moral:

a) A Ética é uma “fi losofi a da moral”, o que signifi ca ser o questionamento crítico dos valores morais que sustentam (justifi cam) as nossas ações. A Moral é um conjunto de va-lores que orientam o nosso comportamento e determinam aquilo que devemos ou não fazer. É produzida no interior das nossas re-lações sociais e, como tal, é um fator cultural.

Tema 4 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Observe que o tema 4 envolve dois assuntos corre-latos: o direito à informação e o estabelecimento de uma “ética da resistência”. O fato de discutir-mos o “direito à informação” implica a ideia de que os direitos sociais, na sociedade burguesa, são a expressão doutrinária formal dos princípios libe-rais que regem tal sociedade. Nesse sentido, é ver-dade afi rmarmos que todos os cidadãos brasilei-ros têm direito (formal) à informação, não apenas como receptor, mas também como emissor, pro-dutor de conhecimentos e disseminador de ideias.

Tal princípio, amplamente reconhecido pelos se-tores formadores de opinião, está nitidamente em desacordo com o que demonstra a realida-de concreta das telecomunicações no País, cuja distribuição tem-se dado historicamente por intermédio de negociações políticas, de cunho partidário, em detrimento do processo de de-mocratização das informações.

Isso explica o fato de que, boa parte dos políti-cos no Congresso é, ao mesmo tempo, proprie-tária de veículos de comunicação em seus esta-dos de origem. Tal fato muito tem contribuído para a manutenção de seus proprietários nos poderes local e nacional.

Esse tema, portanto, requer bastante atenção, análise e leitura do acadêmico, posto tratar-se da condução dos “negócios” da informação no País e pelo caráter estratégico com que se re-veste o assunto. Convide um colega para lerem juntos. Faça as anotações do que não está claro. Busque os autores sugeridos neste curso e ou-tros interessantes que você identifi car.

Não permita que algum conceito trabalhado nes-ta disciplina fi que sem os devidos esclarecimentos.

Mãos à obra!

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial saiba a situação do grupo, em termos de conhecimentos prévios, de forma que tais informações orientem o processo pedagógico e defi nam os passos mais acertados, do ponto de vista didático-pedagógico.

Page 39: Servico social 3a

165

Tecnologias da Informação e da Comunicação

e) Afi rmativa 2 - porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que defi ne o que as coisas são, como são e por que são.

Questão 3

Muitas empresas têm difi culdade de promover mudanças no comportamento de seus funcioná-rios no ambiente de trabalho porque as crenças, valores e atitudes que compõem a cultura orga-nizacional infl uenciam nesse processo.

Analisando essas afi rmações, conclui-se que:

a) As duas afi rmações são verdadeiras e a se-gunda justifi ca a primeira.

b) As duas afi rmações são verdadeiras e a se-gunda não justifi ca a primeira.

c) A primeira afi rmação é verdadeira e a se-gunda é falsa.

d) A primeira afi rmação é falsa e a segunda é verdadeira.

e) As duas afi rmações são falsas.

Questão 4

As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trou-xeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e consequentes perdas fi nanceiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:

I. Custos associados a doenças ocupacionais.

II. Violência no trabalho.

III. Nível de responsabilidade atribuída ao car-go.

IV. Inclinações pessoais.

V. Absenteísmo e rotatividade.

Como fontes adequadas de investigação, estão corretas, somente:

a) I, II e V.

b) I, III e V.

c) II, III e IV.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.

b) A Ética é um comportamento idealizado que se adota no plano das relações profi ssionais, daí o termo “Ética profi ssional”. A Moral é um conjunto de valores que determinam o comportamento de todas as pessoas, de modo que exista apenas uma Moral para to-dos os povos, em qualquer época.

c) A Ética é uma norma que orienta o com-portamento humano e se realiza no estrito cumprimento da lei. A Moral é a fi losofi a da Ética, ou seja, o fundamento fi losófi co do comportamento ético.

d) A Ética é a manifestação do espírito de justi-ça que os governantes defi nem para toda a sociedade. A Moral é o comportamento jus-to, equilibrado e democrático.

e) A Ética é um conjunto de normas que orien-tam o funcionamento das instituições, daí o termo “Ética profi ssional”. A Moral é a apli-cação prática de tais normas.

Questão 2

A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identi-fi cação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “ju-ízo de valor”. A esse respeito, leia os quadros I – Situação e II – Afi rmativas, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem. A leitu-ra dos quadros indicados é fundamental para o desenvolvimento da atividade.

Quais afi rmativas e respectivas razões fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

a) Afi rmativa 1 - porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciên-cia moral”, que revela sentimentos associa-dos às situações da vida.

b) Afi rmativa 1 - porque o “senso moral” pres-supõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.

c) Afi rmativa 1 - porque o “senso moral” reve-la a indignação diante de fatos que julga-mos ter feito errado provocando sofrimento alheio.

d) Afi rmativa 2 - porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são ava-liadas segundo valores éticos.

Tema 4 - Atividades

Page 40: Servico social 3a

166

Tecnologias da Informação e da Comunicação

a) O século XXI vai entrar para a história como aquele da junção e operacionalização de várias mídias, donde o termo multimídia co-meça a fazer mais sentido do que nunca.

b) Apesar dos grandes avanços tecnológicos dos meios de comunicação, a informação importante ainda é repassada “de boca a ouvido”, ou seja, pela interlocução entre as pessoas.

c) O século XXI começa, com certeza, imbuído de um olhar menos esperançoso e promissor para as novas tecnologias que aquele desen-volvido no começo do século XX.

d) Os meios de comunicação são parte consti-tuinte da esfera pública, tendo adquirido um caráter progressivamente transnacional, em função da capacidade de projetar temas e polêmicas no cenário mundial.

e) O jornalismo engajado, posicionado, dito jornalismo de combate, historicamente foi e continua a ser uma das tendências de orga-nização da imprensa.

Questão 7

Em relação ao comportamento (ético) da im-prensa, existe uma análise (estudo de caso) do jornalista Luís Nassif, pouco conhecida do gran-de público e contundente nas suas afi rmações, sobre uma revista de circulação nacional, que merece ser objeto de estudo de todos que que-rem compreender os bastidores das comunica-ções no Brasil.

Você encontrará, no ambiente virtual de apren-dizagem, extratos signifi cativos da análise de Luís Nassif, bem como o endereço eletrônico que lhe permitirá acesso integral à matéria. Leia a análise do jornalista e redija um texto no qual fi que explicitada a sua posição em relação à re-vista, antes de ler o material de Nassif e poste-rior à leitura. Encaminhe sua análise ao Fórum que será aberto pelo professor interativo, sobre o tema citado.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

O senso comum não consegue discernir entre os conceitos de ética e moral, confundindo-os e, portanto, impossibilitando a apreciação dos fa-tos baseada em uma análise profunda, coerente e conceitualmente correta.

Faça uma pesquisa sobre os dois conceitos (su-gerimos a consulta a: “Convite à Filosofi a”, de Marilena Chauí). Anote aqui as defi nições que você encontrou. Observe que os dois conceitos são complementares, porém NÃO SÃO IDÊNTI-COS. Identifi que a diferença entre eles:

a) Ética:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Moral:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 6

Faça a leitura do texto: “Mídia e questão social: o direito à informação como ética da resistên-cia”, de Mione Apolinário Sales (Livro-Texto, pp. 33-81). Relacione, a seguir, a(s) frase(s) que expressa(m) a ideia do autor:

Tema 4 - Atividades

Page 41: Servico social 3a

167

Tecnologias da Informação e da Comunicação

É possível falar em liberdade de expressão?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Qual a dimensão dessa liberdade: é absoluta ou é relativa? Justifi que sua resposta.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Qual o signifi cado do termo establishment?

Escolha uma das alternativas abaixo.

a) Estabelecimento: representação simbólica de qualquer local no qual grupos governis-tas se encontram para deliberar sobre as po-líticas sociais.

b) Em sentido mais abstrato, refere-se à ordem ideológica, econômica e política que consti-tui uma sociedade ou um Estado. Em sentido depreciativo, designa uma elite social, eco-nômica e política que exerce forte controle sobre o conjunto da sociedade.

c) Designa o processo de globalização da econo-mia e a sua busca pela “estabilização” do mer-cado, para a expansão da economia capitalista.

d) Em sentido político, signifi ca o exercício de governo, no âmbito estrito das decisões em políticas públicas.

e) Estabilização da moeda para contenção de processos infl acionários.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 8

Leia, atentamente, o texto “Dulci: Haverá Con-fecom”, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, que trata da realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFE-COM), realizada em dezembro de 2009, no Bra-sil, cuja temática envolve interesses estratégicos confl itantes: do poder público, das empresas privadas e da sociedade civil organizada.

Escreva, no seu caderno de anotações, as suas propostas para uma política nacional de comu-nicação, com ênfase na área da Assistência So-cial. Suas respostas serão discutidas em seminá-rio interno, conforme orientações do professor EAD.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

Uma das questões mais debatidas no contexto das políticas de comunicação é a chamada “li-berdade de expressão”, um termo que afi rma a necessidade de uma imprensa livre, que possa expressar tudo que lhe parece que merece re-fl exão crítica da sociedade. No entanto, o que podemos observar, na prática concreta da ação das mídias, é uma manipulação de informações, com o objetivo de desestabilizar governos even-tualmente contrários ao establishment. Refl ita sobre essa questão e debata com seus colegas sobre os seguintes temas:

Tema 4 - Atividades

Page 42: Servico social 3a

168

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Fazer a (re)leitura desse contexto é uma obri-gação do assistente social, posto que, compro-vadamente, os meios de comunicação tradicio-nais, de maior penetração entre a população, estão claramente identifi cados com os projetos societários das elites políticas e econômicas.

É urgente, portanto, a busca de alternativas em um contexto de expansão social das possi-bilidades tecnológicas. O momento histórico é bastante propício. Movimentos sociais cada vez mais se internacionalizam e se transfi guram em grandes redes de contra-hegemonia.

Façamos a nossa parte!

Bom estudo!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O blog do Emir Sader. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/blogMostrar.cfm?blog_id=1&alterarHomeAtual=1>. Acesso em: 30 ago. 2010. Neste blog do eminente sociólogo brasileiro, recomendo, em especial, a leitura do texto: “Esfera pública X esfera mercantil”, no qual o articulista faz uma análise sócio-histórica sobre a relação entre Estado e sociedade, no contexto do neoliberalismo con temporâneo. Leitura in-dispensável para quem quer compreender os mecanismos políticos e econômicos implícitos na organização social de um país, no âmbito de relações econômicas internacionalizadas.

• O site da Carta Maior, sobre a imprensa. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm>. Acesso em: 30 ago. 2010. Esta página, além da sua importância como fonte de informação crítica sobre a sociedade contemporânea, apresenta texto do Professor José Luiz Fiori - Requiescat in Pace - no qual faz uma análise contundente sobre o neoliberalismo da segunda metade do século XX, que, segundo sua análise, “trata do colapso fi nal de um projeto político-ideológico eclético e anódino que acabou de maneira inglória: o projeto do neoliberalismo social-democrata. Que repouse em paz!” Recomendo a leitura desse texto, como complemento às nossas discussões sobre a sociedade contemporânea.

FINALIZANDO

Nesse tema de número 4, você, caro aluno, teve contato com assuntos que, apesar do caráter es-tratégico para o desenvolvimento de um país, ainda circulam de forma restrita em nichos po-líticos e acadêmicos, provavelmente como uma forma histórica de não se permitir a democrati-zação das discussões sobre o papel da mídia e as injunções políticas que lhe servem de funda-mento operacional, ou seja, a posse dos meios de comunicação, no Brasil e no resto do mundo, possui uma forte conotação político-ideológica, porque envolve interesses poderosos na manu-tenção das estruturas coloniais de poder que atravessaram todos esses séculos da nossa histó-ria contemporânea.

Tema 4 - Atividades

Page 43: Servico social 3a

169

Tema 5A Indústria Cultural e seus Produtos Midiáticos

Objetivo de aprendizagem

• Identifi car os elementos ideológicos que permeiam a produção midiática e reconhecer o impacto dessa pro-dução na construção da subjetividade humana.

Para início de conversaAs atividades deste tema proporcionarão o estudo do signi-fi cado de “indústria cultural” para a sociedade contemporâ-nea e da produção midiática e seus elementos ideológicos. Trata-se de introduzirmos conceitos fundamentais da corren-te crítica denominada Escola de Frankfurt, para subsidiar a nossa análise do papel histórico desempenhado pelos meios de comunicação.A Escola de Frankfurt, na realidade, é uma junção de autores com origens intelectuais e infl uências teóricas distintas, que se reuniram em Frankfurt, a partir de 1923, com o objetivo de empreender uma crítica radical daquela época. Tais pensado-res “traduziram a desilusão de grande parte dos intelectuais com respeito às transformações do mundo contemporâneo e ao desejo de autonomia e independência do pensamento”. (MATOS, 2005)

Por dentro do tema

O tema 5 evidencia a análise da produção cultural midiática no contexto do proces-so geral de industrialização que caracterizou a sociedade moderna, desde meados do século XVIII. Isso signifi ca compreender a produção cultural como um elemento de “mercadorização” da cultura, do entretenimento, das ciências e artes, enfi m, de todos aqueles “itens” intangíveis que fazem parte da construção da subjetividade humana.

Para essa temática, os termos “mercadorização” e “subjetividade humana” consti-tuem categorias centrais, posto que refl etem duas vertentes analíticas, diretamente relacionadas, que estão no centro das atenções político-midiáticas atuais.

Page 44: Servico social 3a

4170

Dizemos “mercadorização” porque, assim como os produtos industrializados extraídos originalmente da terra e benefi ciados pelo próprio processo de industrialização são postos à disposição da população de acordo com os interesses econômicos da distribuição, também os bens culturais, que promovem a nossa representação da realidade, transformam-se em mercadorias. Como tal, são tratados no conjunto dos “negócios” que presidem o comércio, a indústria e os serviços.

A cultura torna-se um “pacote”, comprado na banca da esquina, embalado e pronto para consumo, com todas as consequências que isso possa trazer para a formação e afi rmação da personalidade (perfi l) de um povo.

Falamos “subjetividade humana” quando nos referimos à construção (política e cultural) da nossa visão (represen-tação) de mundo, nossos conceitos e valores, nossas crenças e mitos. Enfi m, nossas formas culturais intangíveis de “ver” o mundo e interpretá-lo.

No contexto da sociedade contemporânea, a nossa representação do mundo está fora de nós e dentro daquele pacote que compramos na banca da esquina.

Cabe-nos (re)conhecer profundamente essa problemática, porque a representação que fazemos da nossa vida e do mundo em geral é uma construção histórica, produto das relações confl ituosas no interior das sociedades.

Nesse sentido, o trabalho do assistente social deve repercutir em tomadas de atitude em direção à produção cul-tural contra-hegemônica. Isso implica reconstruir, na nossa subjetividade, o mundo concreto em que vivemos – de confl itos de interesses - e não o mundo abstrato da ideologia dominante.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 45: Servico social 3a

171

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial saiba a situação do grupo em termos de conhecimentos prévios. Dessa forma, tais informações poderão orientar o processo pedagógico e defi nir os passos mais acertados do ponto de vista didático-pedagógico.

Para favorecer esse “diagnóstico” realizado pelo tutor presencial, escreva, em no mínimo dez linhas, a sua compreensão sobre:

• A Escola de Frankfurt e a sua importância no estabelecimento de uma nova forma de compreender a realidade, principalmente aque-la relacionada à produção de cultura.

Depois, compare o que escreveu com o que aprendeu na aula e verifi que se entendeu as ca-tegorias trabalhadas em sala.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

No texto “Cultura Midiática e Serviço Social”, a autora (Dianne Figueiredo Arrais) aborda as estratégias utilizadas pelos meios de comunica-ção, bem como o comportamento de apresenta-dores e repórteres como uma forma de “despo-litização dos fatos”, fruto de uma “engenharia fomentada, dentre outras, pelas necessidades do mercado; e, portanto, produtora da dissemi-nação do senso comum da cultura contempo-rânea”. Seguindo essa linha de raciocínio, indi-que, entre parênteses, as afi rmativas que estão coerentes (S) com o texto e as que não estão coerentes (N):

Atividades

INSTRUÇÕES

Como você pode perceber, o assunto do tema 5 estabelece bases teóricas para a análise da so-ciedade, em especial no que se refere à produ-ção cultural, em seu viés político-ideológico. A Escola de Frankfurt, que não é uma escola no sentido clássico do termo, mas, sim, uma cor-rente político-fi losófi ca, surge como uma pos-sibilidade de estabelecermos essas novas bases conceituais, de modo a estarmos “aparelhados” teoricamente para o difícil processo de desvela-mento da realidade.

Para que tal processo ocorra de forma abran-gente e profunda, é importante que você não se detenha unicamente à leitura do Livro-Texto, isso porque pela característica de produção co-letiva que orientou a sua produção, é natural que não encontremos, naquele livro, conceitos e ideias básicas que encontraremos, sem som-bra de dúvida, nos textos clássicos, dos autores citados.

É assim que recomendamos, para o aprofunda-mento dos estudos do tema 5, a leitura do livro “A chamada indústria cultural”, de Adorno e Horkheimer, dois expoentes da Escola de Frank-furt. A leitura da referida obra contribuirá para a ampliação dos horizontes conceituais, nessa enorme empreitada que representa o Serviço Social.

Evidentemente que uma leitura desse porte exi-girá grande esforço, concentração e a busca em outras referências: dicionários, análises socioló-gicas, blogs temáticos e afi ns. É importante que você faça uma leitura compartilhada, em pe-queno grupo. Dessa forma, as diversas dúvidas, à medida que forem surgindo, comporão, por sua vez, um “glossário” de questões que ajuda-rão no crescimento intelectual do grupo.

Não permita que algum conceito trabalhado nesta disciplina fi que sem os devidos esclareci-mentos.

Mãos à obra!

Tema 5 - Atividades

Page 46: Servico social 3a

172

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Frankfurt e procure compreender os elementos essenciais do pensamento do grupo. A seguir, analise a frase de Adorno e interprete-a:

“Na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Como negócios, seus fi ns comerciais são realiza-dos por meio de sistemática e programada ex-ploração de bens considerados culturais”.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Responda: Qual o impacto que esse comporta-mento da indústria cultural causa na subjetivida-de da população? Justifi que sua resposta. Anote as suas refl exões para discussão com o tutor pre-sencial.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 3

O texto de referência para esta aula, já citado, apresenta uma categoria importante, nomeada por Arbex (2001) para caracterizar o atual es-tágio de desenvolvimento das TICs. Trata-se de “engenharia do consenso”. Pelo que você pode assimilar do texto sugerido, indique, dentre os itens a seguir, aquela (apenas um) que represen-ta a ideia da engenharia do consenso:

( ) Por trás do comportamento padronizado da equipe de reportagem, funciona, no limite, para Bourdieu, um mecanismo efi ciente e complexo de controle social, que tenta as-segurar a conformidade das condutas dos telespectadores.

( ) A televisão é o grande meio de comunicação do Brasil, na medida em que é o instrumento mais efi ciente de informação. Por isso, pro-voca os grandes debates nacionais expostos nos seus programas populares.

( ) É importante analisar o conjunto de ideias que estão por trás do processo de constru-ção do fato e a interpretação que os repór-teres fazem dessa construção.

( ) O avanço do jornalismo televisivo provocou no Brasil um processo generalizado de cons-cientização política a ponto de, inclusive, in-fl uenciar decisivamente processos eleitorais de amplitude nacional.

( ) A maneira como o telejornal apresenta uma série de dados e fatos jornalísticos pode, po-rém, dar origem a um certo processo de alie-nação do telespectador.

Questão 2

Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, grande pensador da sociedade moderna no campo da produção cultural, “A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente”. Tal afi rmativa refl ete uma vertente bastante crítica da indústria cultural (expressão cunhada por Adorno) e, por extensão, da própria estrutura do capitalismo. Afi rmava o pensador que o que passou a reger a sociedade foi a lei do mercado. Com isso, quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez sobrevivesse; aquele que não conseguisse acompanhar esse ritmo seria jogado à margem da sociedade. Nessa corrida pelo ter, nasce o individualismo, que, segundo o nosso fi lósofo, é o fruto de toda essa indústria cultural (Daniel Ribeiro da Silva. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br//04fi l_silva.htm>. Acesso em: 30 ago. 2010).

Adorno é um dos expoentes da chamada Esco-la de Frankfurt, com Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e outros. Pesquise sobre Adorno e a Escola de

Tema 5 - Atividades

Page 47: Servico social 3a

173

Tecnologias da Informação e da Comunicação

d) Os assistentes sociais representam um grupo dentre os maiores usuários das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), por se tratar de um “nicho de mercado” funda-mental para o exercício da profi ssão.

e) A formação (continuada) do assistente social, na fase pós-universitária se realiza, funda-mentalmente, pelos livros técnicos da área.

Questão 5

Leia o texto a seguir:

“ __________________ signifi ca em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa in-dividual de conhecimento e superação de uma situação particular (realidade) em que se encon-tra, isso até atingir a compreensão de teias com-plexas de relações sociais, que informam con-textos econômicos e políticos mais abrangentes.

Disponível em: <http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia8/artigos1.php>. Acesso em: 30 ago. 2010

Este texto expressa o conceito de:

a) Consciência social.

b) Política de assistência social.

c) Engajamento.

d) Atitude política.

e) Empoderamento.

Questão 6

A propósito da veiculação de notícias na mídia, observe o seguinte: “O modo como é tratada a realidade presente, sem articulações com os fatos passados e projeções futuras, eclode na perpetuação de uma visão da sociedade que não evolui para além do senso comum”. (p. 351, do Livro-Texto). Sabemos que o senso comum é um tipo de conhecimento com características próprias que o diferenciam de outros tipos de conhecimento. Procure, nos manuais de Meto-dologia Científi ca do seu polo, ou na web, os vários tipos de conhecimento existentes. Iden-tifi que a característica básica de cada um e res-ponda às seguintes questões:

a) Considera-se, então, inaugurada em setembro de 1950, no Brasil, a primeira estação brasilei-ra de televisão. Esse fato ocasionou uma série de transformações na indústria cultural, obri-gando os produtores a repensarem o conteú-do e o formato dos meios de comunicação.

b) A partir de tais mudanças estruturais, inten-sifi ca-se o desenvolvimento industrial e a modernização das cidades.

c) A necessidade de transmitir imagens está as-sociada aos homens desde a era primitiva e, ainda hoje, podem ser encontrados impres-sões e desenhos que fazem referência ao modo de vida daquela época.

d) Por trás do comportamento padronizado de uma equipe de reportagem, funciona um me-canismo efi ciente e complexo de controle social, que tenta assegurar a conformidade das condu-tas dos telespectadores perante os modelos e opiniões por eles produzidos e apresentados.

e) Paradoxalmente, a informação, em um con-texto de disputa de forças sociais e visões de mundo diferentes, é ela própria portadora de preconceitos.

Questão 4

O texto de Dianne Arrais relata experiências da convivência entre a cultura midiática e o Serviço Social, trabalho de pesquisa “acerca da necessá-ria convivência entre o fazer profi ssional da ca-tegoria dos assistentes sociais e a cultura midiá-tica”, com o objetivo de verifi car de que forma se dá a interlocução dos profi ssionais do Serviço Social com as mídias. O resultado, de certa ma-neira surpreendente, demonstra que (assinale apenas uma resposta certa):

a) A formação mecânica e industrial, que leva tais profi ssionais a se tornarem uma mão-de-obra executora e repetitiva, infl uencia de forma direta no pensar coletivo.

b) A formação intelectual do assistente social acontece, primordialmente, nos bancos uni-versitários e se resume ao aprendido dos conteúdos curriculares formais.

c) Os assistentes sociais utilizam prioritaria-mente a televisão como meio de se man-terem informados. Os outros meios de co-municação também apareceram, porém em menor escala, como a internet, jornais e rá-dio, respectivamente.

Tema 5 - Atividades

Page 48: Servico social 3a

174

Tecnologias da Informação e da Comunicação

d) O surgimento da televisão brasileira, em se-tembro de 1950, ocasionou uma série de transformações na indústria cultural, gerando uma crise nos outros veículos de comunicação.

e) Os acontecimentos são transmitidos por meio de textos elaborados cautelosamente para parecer uma fala espontânea, pouco planejada, acompanhada pelos gestos dos apresentadores e repórteres que tentam de-monstrar naturalidade durante a transmis-são dos acontecimentos.

Questão 8

Para ilustrar a importância do papel do assis-tente social como possível intérprete social, perante o contexto socioeconômico, Dianne Fi-gueiredo utiliza o termo tecnodemocracia, cujo signifi cado é:

a) Afi rmar que vivemos em uma democracia plena, dentro dos parâmetros clássicos da cultura grega.

b) É uma democracia gerida por profi ssionais nos altos cargos do Governo Federal.

c) Uma forma de governo que concilia a com-petência técnica na sua execução à estraté-gia política no seu planejamento.

d) Uma forma de governo que prioriza os as-pectos técnicos de suas políticas públicas, no momento da tomada de decisões.

e) Quando as instituições se pautam cada vez mais pelos dispositivos de mídia e de mercado.

Questão 9

O que se pode esperar em relação à categoria dos Assistentes Sociais diante da cultura midiá-tica? Indique duas alternativas corretas.

a) Ao assistente social cabe apresentar à socie-dade alternativas de comunicação em rela-ção à mídia hegemônica, principalmente buscando experiências locais para o fortale-cimento das comunidades.

b) Espera-se a inserção do assistente social de forma mais presente e propositiva no conheci-mento e discussão dos meios de comunicação de massa, produtores e reprodutores de infor-mações.

a) Quais são os outros tipos de conhecimento, além do senso comum, e o que caracteriza cada um?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Pela frase em questão, o fato de não evoluir para além do senso comum aparece como um elemento indesejável. Por quê? Haverá outro tipo de conhecimento mais importante, nesse contexto? Qual será? E por quê?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Diane Arrais, no texto citado, afi rma que as mí-dias exercem uma “infl uência de forma direta no pensar coletivo”. Indique, entre as alternati-vas a seguir, o(s) item(ns) que expressa(m) esse fenômeno.

a) O telejornal apresenta-se como um clipping eletrônico das notícias diárias, exibidas em uma sequência rápida e dinâmica, em que se valorizam as imagens e os fatos adquirem o formato estanque da manchete.

b) O telespectador vê uma imagem que, por meio da interferência do discurso do repór-ter, pode ganhar contornos distintos.

c) A construção de notícias é fundamentada, muitas vezes, em uma busca pelo sensacio-nal e pelo espetacular.

Tema 5 - Atividades

Page 49: Servico social 3a

175

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 5 - Atividades

pode oferecer excelentes “pistas” para a compreensão do que seja “Escola de Frankfurt” e seu subproduto teórico, a indústria cultural. Vale a pena uma visita.

FINALIZANDO

O tema 5 evidenciou a importância da Escola de Frankfurt para os estudos contemporâneos da sociedade. Portanto, caro aluno, a apreen-são das ideias centrais daquela corrente fi losó-fi ca não pode se realizar nos marcos de leitu-ras apressadas e incompletas. Dedique um bom tempo de seus estudos a identifi car as principais ideias de Adorno e Horkheimer. Procure “deci-frar o enigma” da atuação da mídia, no contex-to da “indústria cultural”. Verifi que o que isso signifi ca para a manutenção das estruturas de poder.

Identifi que quais são os meios de comunicação atrelados à hegemonia das elites historicamen-te constituídas no Brasil.

Você perceberá que existem instituições e gru-pos de pessoas interessados em construir alter-nativas sociais que se traduzam em um mundo melhor e mais equitativo para todos. Pode ser essa grande busca a razão da existência do as-sistente social

Bom trabalho!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

c) Que compreendam os meios de comunica-ção como fortalecedores da prática profi s-sional, capazes de lhes proporcionar um co-nhecimento e socialização do saber, para o enfrentamento da questão social.

d) O assistente social deve conscientizar a po-pulação sobre o aspecto ideológico dos meios de comunicação de massa, justifi can-do, assim, a exclusão desses meios da vida social.

e) Espera-se do profi ssional da área a compe-tência técnica para repassar as informações produzidas e disseminadas pelos meios de comunicação hegemônicos.

Questão 10

O avanço do jornalismo televisivo e o surgimen-to da internet, na segunda metade dos anos 1990, revolucionaram, principalmente:

a) As transmissões culturais em rede nacional.

b) A produção das revistas semanais.

c) A confi guração dos jornais impressos.

d) A crescente oferta de jornais eletrônicos.

e) Os programas televisivos infantis.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O blog do Professor Voltaire Schilling. Dis-po nível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2006/04/18/002.htm>. Acesso em: 30 ago. 2010. Na sua página pessoal, o Professor Voltaire faz uma análise dos antecedentes históricos da Escola de Frankfurt. Merece uma visita para subsidiar teoricamente seus conhecimentos sobre a renomada Instituição. De passagem, observe que o blog citado apresenta outros estudos interessantes sobre História Geral e do Brasil. Coloque-o como “Favoritos” na sua rede de blogs.

• O site da Indústria Cultural. Disponível em: <http://www.indcultural.hpg.ig.com.br/oqueeindustriacultural.htm>. Acesso em: 30 ago. 2010. Página bastante interessante, do domínio ig.com.br, que realiza uma síntese sobre o conceito de indústria cultural, desde uma rápida retrospectiva histórica até a inserção dessa indústria no Brasil moderno. Sem dúvida,

Page 50: Servico social 3a

4176

Tema 6Confi gurações Midiáticas da Globalização: Hegemonia e Monopólios

Objetivos de aprendizagem

• Compreender os determinantes políticos e econômicos que conduzem as comunicações, tanto no plano regional, como no plano internacional.

• Identifi car as condições concretas de funcionamento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo, no que se refere às condutas monopólicas e disseminação ideológica de representações do mundo.

Para início de conversaAs atividades deste tema referem-se à (re)confi guração geopolítica do mundo contemporâneo e sua relação com a comunicação e a concentração dos meios de comunicação, os chamados monopólios midiáticos. Esperamos que, nesse tema, você perceba que o controle dos meios de comunica-ção é um fato político-social importante. Tanto que a legisla-ção a respeito deveria contemplar o controle social das insti-tuições públicas e privadas, no que diz respeito ao conteúdo veiculado e às eventuais manipulações da opinião pública.É amplamente reconhecido pela população esclarecida do País o comportamento tendencioso e conservador das em-presas privadas de comunicação, nacionais e internacionais. Esse fato merece atenção redobrada do assistente social, posto que se trata de luta pela hegemonia, no contexto da sociedade contemporânea e seus porta-vozes midiáticos.

Por dentro do tema

O assunto tratado neste tema, bem como a sua respectiva aula, reveste-se de im-portância estratégica, uma vez que demonstra, de forma cabal, a confi guração e a penetração do monopólio das informações nacionais e internacionais nos lares do País e a sua capacidade de criar “opinião pública”, que lhe seja, evidentemente, amplamente favorável na sua concepção de mundo, de sociedade e de governo.

Como os dados são estarrecedores, utilizaremos algumas passagens signifi cativas do texto de Altamiro Borges: “A ditadura da mídia no Brasil” (Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/content/view/928>. Acesso em: 29 ago. 2010), no qual o autor demonstra, por números inquestionáveis, a dimensão da problemática. É de Borges a seguinte afi rmativa:

Page 51: Servico social 3a

177

A mídia hegemônica vive um paradoxo. Ela nunca foi tão poderosa no mundo e no Brasil, em decorrência dos avanços tecnológicos nos ramos das comunicações e das telecomunicações, do intenso processo de concentração e monopolização do setor nas últimas décadas e da criminosa desregulamentação do mercado que a deixou livre de qualquer controle público. Atualmente, ela exerce uma brutal dita-dura midiática, manipulando informações e deturpando comportamentos. Na crise de hegemonia dos partidos burgueses, a mídia hegemônica confi rma uma velha tese do revolucionário italiano Antonio Gramsci e transforma-se num verdadeiro “partido do capital”.

Sobre o poder da mídia mundial, afi rma Borges:

O monopólio da mídia na atualidade é assustador, sem precedentes na história. Segundo estudos de Robert McChesney, “o mercado global é dominado por uma primeira camada de cerca de dez imensos conglomerados... Eles têm ações em diversos setores da mídia e operam em todos os lugares do mundo. Existe uma segunda camada onde estão cerca de quarenta empresas de mídia que giram em torno do sistema global. A maioria dessas fi rmas provém da Europa Ocidental ou da América do Norte, mas algumas são da Ásia e da América Latina”. A humanidade fi ca refém desses monopólios, com receitas entre US$ 8 bilhões e US$ 40 bilhões, que defendem, de forma escancarada ou enrustida, os interesses das corporações capitalistas e das potências imperialistas.

Para “fechar” essas breves considerações sobre o poder quase imperial dos meios de comunicação no mundo inteiro e, em especial, no Brasil, é Borges quem nos explica:

No Brasil, por vias transversas, o processo de monopolização também é uma dura realidade. Na década passada, nove grupos familiares controlavam o grosso da mí-dia nativa: Marinho (Globo), Abravanel (SBT), Saad (Bandeirantes), Bloch (Manche-te), Civita (Abril), Mesquita (Estado), Frias (Folha), Levy (Gazeta), Nascimento e Silva (Jornal do Brasil). Hoje são apenas cinco, com a débâcle* das famílias Mesquita, Bloch, Levy e Nascimento, que já não exercem mais o controle sobre os seus antigos veículos. Por outro lado, surgiram alguns grupos regionais, associados aos impérios nacionais, como a RBS, que atua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

No caso brasileiro, a concentração da mídia vem de longa data e foi impulsionada pela ausência, na legislação, de qualquer norma proibindo a propriedade cruzada - a posse de inúmeros veículos em diferentes setores (jornais, rádio e televisão).

Este é o quadro que descreve, em linhas gerais, a importância estratégica da informação para o mundo do capital e para as questões de Estado. Não é à-toa que a mídia representa um poder, como o Executivo, Legislativo e o Judiciário, na defi nição dos rumos políticos da sociedade. Fiquemos, portanto, bastante atentos com o comporta-mento da mídia. Ela derruba presidentes.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

débâcle* = ruína, desastre, derrota.

Page 52: Servico social 3a

178

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 6 - Atividades

nível no Portal, e escreva, em no mínimo dez linhas, a sua compreensão sobre:

• O papel efetivo dos meios de comunicação no mundo e, em especial, no Brasil, em relação à manutenção das estruturas de poder associadas ao capital internacional.

Discuta a questão com o tutor presencial. Verifi -que se há consenso, na sua sala, sobre o assunto e em que consistem as eventuais discordâncias sobre o tema.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Para esta atividade, leia o texto: “Lula defende fi m do monopólio da mídia no Brasil”, disponí-vel no Portal, bem como acesse os sites sugeri-dos ao fi m do texto. Realizadas as leituras soli-citadas e sugeridas, redija um pequeno texto, no qual fi que explicitada a sua posição política sobre a questão do monopólio das comunica-ções e eventuais alternativas ao problema. Per-guntas para orientar a discussão:

• Você concorda ou não com a quebra do mo-nopólio da comunicação atualmente existente no Brasil?

• As grandes redes de comunicação exercem o papel de difusores da cidadania e da conscienti-zação política?

Justifi que suas considerações.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Atividades

INSTRUÇÕES

O tema de número 6 reveste-se de uma impor-tância especial para os nossos estudos, isso por se tratar da compreensão do alcance planetário da estrutura comunicacional mundial, não ape-nas do ponto de vista da sua capacidade técnica de expansão de sinais. Muito mais grave, po-rém, é o fato da padronização da informação atender aos interesses das grandes corporações transnacionais ou dos estados imperialistas, conforme observado nos últimos anos.

Por isso, a estratégia metodológica para este tema se resume em uma questão simples: leitu-ra, esclarecimento de dúvidas, troca de informa-ções e posicionamentos entre os alunos como forma de mobilizar o senso crítico e desenvolver linhas de argumentação consistentes.

Busque, na blogosfera, informações (alternati-vas) sobre os confl itos em andamento, hoje, no Afeganistão, no Paquistão, a questão do Iraque, no Oriente Médio, ou, aqui na América Latina, a questão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCs).

É importante que desenvolvamos uma “cultu-ra” de buscas no complexo midiático de versões alternativas àquelas que são veiculadas pelas grandes agências internacionais de comunica-ção. A blogosfera ajuda sobremaneira nessa busca. E pode até se confi gurar como uma al-ternativa muito mais fi dedigna do que as tra-dicionais redes de comunicação, vinculadas que estão aos interesses das corporações transnacio-nais e estados imperialistas.

Mãos à obra!

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial conheça um pouco sobre os conhecimentos prévios do grupo, de forma que possa orientar o processo pedagógi-co, defi nindo os passos mais acertados, do pon-to de vista didático-pedagógico.

Para favorecer esse “diagnóstico” realizado pelo tutor presencial, leia o texto de Altamiro Borges: “A ditadura da mídia no Brasil”, dispo-

Page 53: Servico social 3a

179

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 6 - Atividades

ção de valores que sustentam o autoritarismo, a discriminação e a desigualdade”. (CORREIA, p. 372 do Livro-Texto)

Para incrementar o conjunto de refl exões rea-lizadas nessa temática, exerça a sua “visão crí-tica da estrutura de poder dominante”; em um pequeno texto, faça a sua análise sobre essa estrutura na qual vivemos e indique caminhos político-profi ssionais para a atuação do assis-tente social.

Questão 4

Faça uma rápida revisão do termo “hegemo-nia”. Indique, entre as alternativas, o conceito de hegemonia (pode ter mais de uma alterna-tiva correta).

a) Caracteriza uma igualdade. Equivale a afi r-marmos que os membros de um grupo apre-sentam características comuns a todos.

b) Signifi ca a homogeneização cultural do ima-ginário coletivo, ou seja, a disseminação do “pensamento único” da ordem neoliberal.

c) Em Geopolítica, “hegemonia” é a suprema-cia de um povo sobre outros, seja pela intro-dução de sua cultura ou por meios militares.

d) Em Política, o conceito foi formulado por An-tonio Gramsci para descrever o tipo de domi-nação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhado-res.

e) Trata-se do poder exercido legitimamente por governos escolhidos democraticamente. É correto afi rmar, então, que todo governo é hegemônico.

Questão 5

Entre os vários princípios expressos no Código de Ética do assistente social, há um que afi rma o seguinte: “Opção por um projeto profi ssional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação – explo-ração de classe, etnia ou gênero”. Faça uma re-fl exão sobre “uma nova ordem societária, sem exploração de classe [...]”.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 2

O texto de Correia, anteriormente citado, afi r-ma a existência de três instâncias que consti-tuem imperativos para o melhor exercício da profi ssão de assistente social. Escolha a alterna-tiva que indica as instâncias citadas pela autora.

a) O grau de envolvimento do assistente social com a política partidária; a formação acadê-mica; e a sua capacidade de articulação en-tre os setores governamentais.

b) As relações interpessoais estabelecidas pelo assistente social; o respaldo político da ins-tituição na qual trabalha; e o envolvimento receptivo da população assistida.

c) O respaldo político da instituição na qual trabalha; o grau de envolvimento do assis-tente social com a política partidária; e a dis-ponibilidade de recursos orçamentários para o desenvolvimento dos projetos.

d) Instância política; instância administrativa; instância jurídica.

e) Processo de formação acadêmica do profi s-sional de serviço social; níveis de relações que o profi ssional estabelece no exercício do seu trabalho cotidiano; atuação política das entidades representativas da categoria.

Questão 3

“Ficou evidenciado que para assumirmos um papel protagonista, como sujeitos da constru-ção histórica de uma sociedade, em que a cida-dania plena seja efetiva, por meio da garantia dos direitos sociais, é necessário mais do que a simples troca de informações. O processo de globalização econômica e o avanço da tecnolo-gia no campo das Comunicações tem imposto a todos, comprometidos com esse projeto socie-tário, uma visão crítica da estrutura de poder dominante e de suas estratégias de dissemina-

Page 54: Servico social 3a

180

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 6 - Atividades

a) Realiza periodicamente o exercício do voto.

b) Exige o reconhecimento e o usufruto dos seus direitos.

c) Contribui para a limpeza do seu bairro e/ou da sua cidade.

d) Descumpre, conscientemente, as suas obri-gações civis.

e) Estabelece uma relação inamistosa com seus pares.

Questão 8

Considerando o texto Desafi os da Comunicação para o Serviço Social (Cláudia Correia, Livro-Tex-to, pp. 358-374), explique o signifi cado de “Pro-jeto ético-político do Serviço Social”. Descreva as dimensões éticas e políticas da expressão:

• Por que é um projeto ético?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

• E por que é, ao mesmo tempo, político?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Faça suas anotações para discussão posterior em sala de aula.

Em um pequeno texto, explique o que, na sua concepção, viria a ser essa nova sociedade.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 6

Faça um levantamento, entre seus colegas, so-bre as concepções relativas à atividade anterior. Verifi que a concepção de “nova ordem societá-ria” vigente no grupo. Verifi que eventuais con-tradições com os termos do Código de Ética do assistente social. Faça uma estatística das posi-ções encontradas. Discuta com seu tutor presen-cial o que encontrar.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Um dos temas desta aula é a construção do con-ceito de cidadania. No Portal Acadêmico, você terá à disposição uma abordagem sobre o ter-mo “cidadania”. Leia-a para a realização desta atividade.

Podemos afi rmar que o indivíduo exerce a sua cidadania quando:

Page 55: Servico social 3a

181

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 6 - Atividades

noticia.php?id_noticia=17513&id_secao=6>. Acesso em: 30 ago. 2010. Página dedicada aos grandes temas políticos nacionais e in -terna cionais, o Portal Casa Maior. Dis po nível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=115.vermelho.com.br>. Acesso em: 30 ago. 2010. Oferece aná lises de espe cialistas, como o texto de Emir Sader: “Debilita-se a ditadura dos monopólios midiáticos!”, no endereço sugerido. Colocar em “Favoritos”.

FINALIZANDO

O tema 6 pode ser considerado um “alerta” so-bre a situação atual dos monopólios da informa-ção, assunto que deve ser ponto de refl exão por todos os profi ssionais que trabalham no âmbito de relações sociais contraditórias e extrema-mente politizadas. Isto signifi ca que não pode haver um trabalho de Serviço Social, em níveis de excelência, se a questão da informação não é tratada com a seriedade que merece e com posturas decisivas, no sentido de neutralizar as concepções hegemônicas de mundo veiculadas pela mídia clássica.

O assistente social deve buscar alternativas co-municacionais que permitam manter um estado constante de mobilidade social, em direção ao estabelecimento de um mundo justo e humano para a população.

Bom trabalho!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

A compreensão do termo cidadania “implica um conceito de igualdade, já que todos os que possuem esse status são iguais no que tange aos direitos e obrigações inerentes a ele. Mas, cabe o questionamento, pois a estratifi cação social, que concede o status, é um sistema de desigual-dade que se acentua e se agrava no sistema capitalista. Como analisar essa contradição?”. (Livro-Texto, p. 362).

Como você analisa essa situação? Registre sua posição sobre o assunto, no seu caderno.

Questão 10

Conforme afi rmado ao longo deste tempo, a cultura é dinâmica, sendo determinada social-mente, ou seja:

a) A cultura é o somatório de concepções de mundos convergentes, no plano ideológico.

b) A cultura é a expressão da identidade de um povo, construída historicamente.

c) A cultura é infl uenciada pela estrutura e di-nâmica social.

d) É o elemento psicológico que determina a regulação da nossa vida psíquica.

e) Tudo o que é determinado socialmente é o que infl uencia, de certa forma, o resultado para as pessoas, tornando-as “cúmplices” , às vezes, sem até saber, certo?

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O blog do Correio da Cidadania. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/content/view/928>. Acesso em: 30 ago. 2010. Página de-dicada à análise de políticas públicas, o Correio da Cidadania deve ser leitura referencial de todos aqueles que querem acompanhar os grandes temas nacionais e internacionais, por intermédio de análises lúcidas e teoricamente embasadas para orientar a nossa compreensão do mundo.

• O blog sobre os monopólios da mídia. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/ap/

Page 56: Servico social 3a

4182

Tema 7A Blogosfera e as Alternativas à Comunicação Hegemônica

Objetivos de aprendizagem

• Vislumbrar alternativas ao controle hegemônico da produção e circulação de informações, tanto no plano nacional como no plano internacional.

• Vivenciar experiências midiáticas originais, no âmbito da “blogosfera”, no sentido de perceber, concreta-mente, outras possibilidades de veiculação de informações, tanto na forma, como no conteúdo.

Para início de conversaAs atividades propostas o levarão a pensar no conceito de blogosfera e o seu impacto no redimensionamento da he-gemonia midiática, assim como em novas confi gurações in-formacionais. Pela natureza do seu conteúdo, o desenvolvi-mento desse estudo necessitará do seu empenho acadêmico, da utilização concreta das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), em especial a rede mundial de compu-tadores (web). É imprescindível, portanto, que você tenha acesso a um microcomputador conectado à internet para a execução de alguns exercícios aqui dispostos.Como “desafi o” inicial para a produção de alternativas midiáticas, partiremos de uma hipótese: precisamos, em ca-ráter de urgência, modifi car as nossas fontes de informação. Romper defi nitivamente com os laços com as fontes tradi-cionais e buscar, na blogosfera, as alternativas (muitas) ao predomínio dos grandes monopólios da comunicação.

Por dentro do tema

O termo “blogosfera” é um neologismo. Signifi ca, em interpretação livre, o espaço (alternativo) de contato entre internautas, à margem das grandes redes de comunicação. Isso não quer dizer que seja um espaço marginalizado, no âmbito da rede mundial de computadores (internet). Pelo contrário, os blogs, como páginas pessoais de comunicação, experimentam um crescimento vertiginoso nos últimos anos, confi gurando-se como uma prazerosa e produtiva alternativa ao monopólio das comunicações que, reconhecidamente, mantêm compromissos claros com a manutenção das estruturas internacionais de poder.

Uma rápida visita a alguns blogs, e a conexão, via links, por outros blogs da rede, podem facilmente demonstrar que existe um processo novo, ainda não devidamente

Page 57: Servico social 3a

183

dimensionado, de integração de iniciativas individuais, não formais, na imensa rede mundial de computadores. Isso fomenta movimentos sociais, notícias alternativas, enfi m, outras interpretações dos fatos que não apenas aquelas das agências internacionais de informação.

Nesse sentido, a aula de número 7 tem como objetivo estabelecer essa espécie de “desafi o” intelectual: descobrirmos as possibilidades informativas disseminadas pela blogosfera e o seu grande papel de mobilização social na busca por informações fi dedignas, contra-hegemônicas.

É preciso que você tenha desprendimento para desenvolver suas próprias possibilidades informacionais e produzir sua página pessoal (blog), inserindo-se, assim, em uma grande rede alternativa de comunicação.

Boa produção!

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 58: Servico social 3a

184

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 7 - Atividades

a) Redija um texto no qual fi que explícita a sua compreensão sobre blogs: conceitos, opera-cionalização, possibilidades e aplicações.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Indique, pelo menos, dois blogs que você acha que representam satisfatoriamente a ideia da “blogosfera” como importante al-ternativa à população. Justifi que suas indi-cações para o tutor presencial.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

O que é “blogosfera”?

Para iniciar nossas atividades, entraremos em contato com uma defi nição básica de “blogos-fera”: é o termo coletivo que compreende to-dos os blogues (blogs, abreviatura em inglês de weblog), como uma comunidade ou rede social.

Muitos blogues estão densamente interconec-tados. Os blogueiros leem os blogues uns dos outros, criam links para eles, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blo-gs interconectados criaram sua própria cultura.

Atividades

INSTRUÇÕES

O tema de número 7 tratará, fundamentalmen-te, da construção (concreta) de espaços digitais alternativos na perspectiva de criar uma “rede de interesses” acadêmicos, voltada ao intercâm-bio de informações relacionadas à prática do Serviço Social.

Tal intento não pode ser realizado de forma simplista, sem que o aluno dedique signifi ca-tivas horas de estudo à manipulação - em am-biente virtual - de situações de aprendizagem, de forma a garantir uma relação teórico-prática consistente e enriquecedora dos conteúdos cur-riculares formais.

Observe, caro aluno, que as possibilidades tec-nológicas são muitas e estão disponíveis a todos que querem, efetivamente, utilizar as fontes de informação recomendadas.

Experimente alternar sua fontes de informação. O resultado sempre será bastante positivo.

Como sugestão de consulta, listamos as seguin-tes páginas pessoais (blogs):

• Disponível em: <http://www.sandaliasdopirata.blogspot.com/>. Acesso em: 1º set. 2010.

• Disponível em: <http://blogdoonipresente.blogspot.com/>. Acesso em: 1º set. 2010.

• Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br>. Acesso em: 1º set. 2010.

• Disponível em: <http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/indio-pisa-na-bola-e-o-que-muda.html>. Acesso em: 1º set. 2010.

Mãos à obra!

Ponto de partida

Antes de iniciarmos o tema em pauta, é impor-tante que o tutor presencial saiba um pouco do grupo em termos de conhecimentos prévios. Dessa forma, tais informações o orientarão no processo pedagógico, defi nindo os passos mais acertados do ponto de vista didático-pedagógi-co.

Para favorecer esse “diagnóstico” produzido pelo tutor presencial, realize a atividade descri-ta a seguir:

Page 59: Servico social 3a

185

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 7 - Atividades

Questão 2

Considerando o texto de Marcelo Braz (Livro-Texto, pp. 375-405): “Serviço Social, comunica-ção e projeto ético-político”, marque as afi rma-tivas que considerar verdadeiras (V) e/ou falsas (F).

a) ( ) A comunicação nunca exerceu, historica-mente, um papel decisivo nas lutas classistas, à exceção do século XX, com o desenvolvi-mento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

b) ( ) No capitalismo, a comunicação e a pro-paganda são elementos secundários na luta entre projetos societários.

c) ( ) Uma frase que sintetiza o contexto de lu-tas classistas e os processos de comunicação, foi formulada por Marx e Engels e afi rma que: “As ideias dominantes de uma época são sempre as ideias da classe dominante”.

d) ( ) O projeto ético-político dos assistentes sociais avançou a partir dos anos de 1980, porque foram estabelecidas formas de co-municação entre os vários sujeitos partici-pantes da profi ssão.

e) ( ) A burguesia sempre se valeu dos meios de comunicação de massa para se reproduzir como classe dominante.

Questão 3

Ainda em relação ao texto de Braz, leia o extra-to a seguir:

“Cabe agora retornar às afi rmações enunciadas no início deste texto: sem a comunicação - e os diversos meios sobre os quais ela se realiza -, o projeto ético-político do Serviço Social não teria se consolidado entre os assistentes sociais brasi-leiros; e, sem ela, ele não terá futuro.”

Refl ita e responda: O que o autor quis dizer ao se referir à comunicação?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

O blogue é um site cuja estrutura permite a atuali-zação rápida a partir de acréscimos dos chamados posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blogue e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blogue.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcio-nam mais como diários on-line. Um blogue típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema.

A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros lei-tores é uma parte importante de muitos blogs. Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dis-pensam o conhecimento de html e outras lin-guagens web.

A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos, formando uma ampla rede social de mídias. (Disponível em: <http://www.ptblog.info/publicidade/>. Acesso em: 1º set. 2010). Em um primeiro momento, acesse os blogues sugeridos no ambiente virtual de aprendizagem. Observe o mecanismo de hipertextualidade presente nos ambientes, bem como a distribuição visual das “matérias” e os conteúdos abordados pelos titulares dos blogs visitados.

Faça as anotações que achar signifi cativas para que possamos realizar um fórum sobre o assun-to e esclarecer as principais dúvidas levantadas pela experiência no ciberespaço.

Uma pergunta para orientar a sua análise: de-pois de visitar vários blogs e verifi car suas pos-sibilidades, é possível pensarmos em novas con-fi gurações informacionais como alternativa à hegemonia nos meios de comunicação?

Essa questão deverá ser apresentada ao tutor presencial como objeto de um grande debate rea lizado pela turma.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 60: Servico social 3a

186

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 7 - Atividades

e) Se a burguesia sempre se valeu dos seus meios de comunicação de massas para se reproduzir como classe dominante, por outro, a contrain-formação sempre esteve presente nas organi-zações políticas das classes trabalhadoras.

Questão 5

O projeto ético-político do Serviço Social se as-senta em três dimensões “articuladas entre si que lhe dão materialidade” (BRAZ, Livro-Texto, pp. 387-389). Identifi que-as entre as seguintes alternativas.

a) Dimensão fi losófi ca, dimensão sociológica e dimensão política.

b) Dimensão jurídica, dimensão política e di-mensão social.

c) Dimensão orgânica, dimensão jurídica e di-mensão organizacional.

d) Dimensão teórica, dimensão jurídico-políti-ca e dimensão político-organizativa.

e) Dimensão teórica, dimensão política e di-mensão sociológica.

Questão 6

Marque as afi rmativas que você considera ver-dadeiras (V) e falsas (F), em relação à questão da comunicação, da propaganda e da luta política:

( ) As estratégias de comunicação não podem ser tratadas como auxiliares periféricos da luta política. Elas devem assumir a centrali-dade que, de fato, possuem e merecem.

( ) Nas sociedades burguesas, o poder dos gran-des grupos empresariais que dominam as tecnologias da informação e seus mercados é contrabalançado pela intervenção do Esta-do na política de produção cultural.

( ) No capitalismo, a comunicação e a propa-ganda tornaram-se meios indispensáveis de luta entre projetos societários.

( ) No capitalismo, a comunicação e a propa-ganda tornaram-se meios antagônicos de luta entre projetos societários.

( ) As transformações que se operaram no cam-po profi ssional no Brasil, ao longo dos anos de 1980, provocaram o despertar para a cria-ção de uma política de comunicação.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Que tipo de comunicação deve estar a serviço do projeto societário dos assistentes sociais?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

Para explicitar a sua concepção sobre comuni-cação, propaganda e luta política, Braz utiliza a clássica formulação de Marx e Engels, em “A ideologia alemã”: “As ideias dominantes de uma época são sempre as ideias da classe do-minante”.

Qual afi rmativa, a seguir, explica esse pensa-mento?

a) A informação é poder e, na estratégia das empresas multinacionais, o sistema articula-do pelas telecomunicações permite fi xar o preço desta mercadoria e defi nir a seleção do que vai ser recebido.

b) Os grandes grupos da comunicação desen-volvem uma retórica de concepções racistas e subtraem fontes informativas que favore-çam a opinião pública.

c) Como os meios de produção e a riqueza so-cialmente produzida pertencem aos capita-listas, também os meios de produção que en-volvem a comunicação e a propaganda estão em mãos burguesas. A disputa de ideias, por-tanto, tem seu centro decisivo no controle dos meios.

d) Desde a sua afi rmação, o capitalismo teve, na comunicação, um papel decisivo. A Re-volução Francesa é o grande exemplo dessa situação.

Page 61: Servico social 3a

187

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 7 - Atividades

d) A defi nição de prioridades, diretrizes e metas para a área, em consonância com os princípios ético-políticos consagrados no meio profi ssio-nal.

e) O estabelecimento de metas de médio e lon-go prazos, para a democratização dos meios de comunicação, no âmbito nacional.

Questão 9

Para Braz (Livro-Texto, pp. 375-390), o projeto ético-político dos assistentes sociais, no Brasil, conseguiu avanços signifi cativos “a partir dos anos 80”. Para que tal fenômeno ocorresse, o autor atribui relevância, “dentre outros deter-minantes” a um em especial, que alavancou o movimento da categoria no País. Qual foi esse “determinante”, defi nido por Braz, no texto ci-tado?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Defi na, em um pequeno texto, a sua conceitua-ção sobre o termo “Projeto ético-político”.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Esta atividade deve ser realizada individualmen-te e servirá de referência para a temática de nú-mero 8, na qual faremos uma “rede social” de blogues interconectados.

Passo 1: Acesse o ambiente virtual de aprendi-zagem e lá você encontrará os endereços reco-mendados para a execução deste primeiro pas-so.

Passo 2: Acesse o site: www.blogger.com. Siga os passos necessários para criar um blogue pessoal. Anote os procedimentos realizados, para intercâmbio com o professor EAD, por intermédio do Portal.

Crie o seu blogue e, a título de experiência, pro-cure inserir ferramentas disponíveis (chats, tex-tos, vídeos e outros).

Encaminhe o endereço do seu blog ao professor EAD para a composição da “rede de blogs” dos alunos.

Outras informações serão repassadas no am-biente virtual de aprendizagem e pelo profes-sor EAD.

Questão 8

“Desde os anos 90, a necessidade de incremen-tar formas mais efi cazes de comunicação inten-sifi cou-se. Igualmente, no Brasil e no Serviço Social as transformações que se operavam no campo profi ssional ao longo dos anos 1980 pro-vocaram no interior das entidades o despertar para a construção de uma política de comuni-cação. Tal política demandava...” (BRAZ, Livro-Texto, pp. 375-390).

a) A criação de mecanismos de defesa dos in-teresses das grandes corporações midiáticas, para a manutenção das políticas de conces-são de direitos de difusão.

b) A formação de blocos hegemônicos, no cam-po das telecomunicações públicas, com o ob-jetivo de manipular as transmissões televisi-vas, em âmbito nacional.

c) A estruturação de redes de informação com tecnologia “casada”, ou seja, o mesmo gru-po sendo proprietário de mídias diferentes, numa mesma região, o que é proibido por lei.

Page 62: Servico social 3a

188

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 7 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, acesse:

• O blog para construtores. Disponível em: <http://www.blogger.com>. Acesso em: 1 set. 2010. Página dedicada à construção de blogs em português e de fácil assimilação. Uma das páginas mais visitadas na internet, quando se trata de produzir os blogs pessoais. É uma referência importante entre os blogueiros e internautas de maneira geral.

• Sobre formas de apresentação de blogs. Disponível em: <http://www.blogloo.com.br/>. Acesso em: 1 set. 2010. Página dedicada aos afi ccionados pelos blogs, o blogloo apresenta uma grande variedade de templates (imagens de fundo) para tornar o seu blog mais profi ssional. Merece uma visita com tempo.

FINALIZANDO

O tema 7 deve ser considerado o “Ponto de par-tida” para a criação de instrumentos alternati-vos para o processo educacional. Neste caso, a ênfase é dada ao blog, como uma ferramenta pedagógica voltada à disseminação de conhe-cimentos específi cos, das áreas nas quais atuam os professores.

A ideia central deste tema (7) reside em tornar “palatável” a ideia de construir blogs individu-ais para utilizações diferenciadas.

A experiência concreta com esse tipo de am-biente pode signifi car um “divisor de águas” entre o que pensávamos - empiricamente - so-bre o assunto e o que passamos a pensar, no contexto dos dias atuais.

Bom trabalho!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 63: Servico social 3a

189

Tema 8O Assistente Social na Era das Comunicações

Objetivos de aprendizagem

• Apreender, conceitualmente, as categorias e os conceitos trabalhados no decorrer da disciplina, para efeito de subsidiar a atuação do assistente social na sua interface com o mundo da comunicação.

• Elaborar, coletiva e digitalmente, um levantamento (Frequently Asked Question, ou Perguntas Frequente-mente Feitas - FAQ) das questões que suscitaram esclarecimento e disponibilizá-lo, em ambiente virtual, a todos os alunos que participaram da disciplina.

Para início de conversaNesta temática, realizaremos algumas atividades sobre o assistente social na era das comunicações. Em um segundo momento, faremos a revisão do conjunto de temas traba-lhados nos sete assuntos anteriores. Para isso, produziremos um FAQ para uma ampla revisão dos assuntos abordados que será disponibilizado no Portal e um glossário para as eventuais dúvidas que surjam. Por isso, solicitamos que envie suas questões e dúvidas sobre o que pode prejudicá-lo, em termos de conceitos, e participe ativamente do FAQ, como forma de contribuir com as respostas e as perguntas que sur-girão no decorrer da disciplina.

Por dentro do tema

O tema deste fi nal de aulas é especialmente interessante, por tratar de assuntos trabalhados nas sete aulas anteriores, o que implica a necessidade de resgatar conhecimentos trabalhados nas teleaulas de 1 a 7, para compor uma análise coesa e unitária da realidade.

É o momento de perguntarmos: Há diferenças entre o Brasil colonial e o Brasil contemporâneo? A retrospectiva histórica demonstra que há diferenças do ponto de vista organizacional, entre os dois momentos históricos. Cada um desses momentos apresenta uma relação de produção diferenciada e um consequente rearranjo social, no sentido de se adequar às novas necessidades impostas pelo processo de expansionismo mercantilista.

No entanto, há um elemento de semelhança entre os dois “Brasis”, que consiste em reconhecer o fundamento político-econômico presente em toda a historicidade da construção da sociedade brasileira. Seja no período inicial do processo de colonização, seja na fase da produção baseada na mão-de-obra escrava ou, posteriormente, na fase da imigração européia, o que moveu a formação social, política, cultural e econômica do Brasil foi a mentalidade liberal. Isso se tornou o fundamento doutrinário para as tomadas de decisão da corte.

Page 64: Servico social 3a

4190

Nesse sentido, a compreensão da “lógica” do processo de colonização exige a retomada dos fatos histórico-econômicos que se sucederam, e os seus desdobramentos ético-políticos, tendo, como exemplo, o caso da escravidão e a pressão sobre o Brasil para a abolição, ou mesmo o processo de industrialização (tardia) do País e a consequente existência de grandes massas urbanas nos grandes centros, organizando-se politicamente.

Enfi m, é uma temática que não pode ser esgotada em apenas 8 aulas. Pelo contrário, deve acompanhar o profi ssional da Assistência Social, na elaboração do seu projeto societário.

Boa produção!

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 65: Servico social 3a

191

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 8 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

c) Compare suas respostas com a de seus cole-gas e apresente suas sugestões para a defi nição conceitual dos termos.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

No texto “O Assistente Social na era das co-municações” (Kênia Figueiredo, pp. 323-343), a autora faz a seguinte afi rmação: “Embora apresente muitas ambiguidades, a comunicação é, sem dúvida, uma das mais importantes carac-terísticas da modernidade e vem evoluindo em estreita relação dialética, e não mecânica, com as relações sociais”. Assinale, entre as alterna-tivas a seguir, o correto signifi cado de “relação dialética”.

a) É uma relação na qual existe a supremacia de um elemento sobre o outro.

b) Uma relação de subjugação consentida en-tre os pares, de modo a se manter uma or-dem estabelecida.

c) Trata-se de uma relação entre duas partes confl itantes (tese e antítese), das quais se procura alcançar um resultado (síntese) que representa uma mudança de situação, fruto da contraposição de ideias.

Atividades

INSTRUÇÕES

Ao chegarmos ao fi m desta Unidade (discipli-na), é absolutamente necessário realizarmos um balanço do que aprendemos e daquilo que ain-da não está sufi cientemente claro, o que, nes-te contexto, se mostra como imperativo para o desenvolvimento de massa crítica, no campo da Assistência Social.

Tente, portanto, realizar as tarefas aqui apre-sentadas, sem recorrer ao trabalho em grupo. Esse momento é importante para a afi rmação da individualidade de cada aluno. Faça as ati-vidades individualmente; pergunte ao tutor presencial, sempre que necessário, sobre a obri-gatoriedade de realizar as atividades propostas, ou sobre questões de ordem conceitual. Não se esqueça de que esta aula é dedicada à constru-ção de um glossário digital, de forma que todos tenham acesso às nossas produções.

Mãos à obra!

Ponto de partida

Para o “aquecimento” do nosso ponto de parti-da, realizaremos a tarefa a seguir.

a) Registre, nas suas anotações, os conceitos que, segundo seu ponto de vista, merece-riam uma abordagem mais aprofundada.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Para cada conceito registrado, defi na a sua “resposta” para a questão.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Page 66: Servico social 3a

192

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 8 - Atividades

Questão 4

A autora identifi ca dois tipos de fatores que in-terferem na relação do assistente social com a comunicação, no seu cotidiano: fatores endóge-nos e fatores exógenos, que signifi cam, respec-tivamente:

a) Variáveis intervenientes externas e variáveis intervenientes internas.

b) Infl uências exercidas a partir do exterior e infl uências ocorridas no interior da prática social.

c) Fatores biológicos infl uenciando a saúde do assistente social, prejudicando-o em sua prá-tica.

d) Fatores que atuam “de dentro para fora” e fatores que interferem “de fora para den-tro”.

e) Endógeno: fenômeno ou processo geológi-co que se realiza no interior da Terra. Exóge-no: fenômeno ou processo geológico que se realiza no exterior da Terra.

Questão 5

Cite um fator endógeno e um fator exógeno que você considera relevantes para a análise da temática: O Assistente Social na era das comuni-cações. Registre suas opções para discussão em grupos.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

d) É uma relação confl itante que resulta em rupturas sociais, tais como greves, violência e vandalismo.

e) Trata-se de uma relação entre duas partes confl itantes (tese e antítese), das quais se procura alcançar um resultado (síntese) que representa uma mudança de situação, po-rém, pelo confl ito estabelecido, não se atin-ge o êxito esperado.

Questão 2

Que impacto é causado, dentro de um país, pela “desregulamentação” de um setor (no caso: co-municações)?

a) A rigor, o impacto é bastante positivo, pois incentiva os investimentos privados, fazen-do com que ocorra expansão no setor desre-gulamentado.

b) Não há impacto relevante, uma vez que a desregulamentação é uma ação típica e ne-cessária de governo.

c) A desregulamentação provoca uma corrida de capitais para o setor, fortalecendo a eco-nomia do País, tornando-o competitivo no plano internacional.

d) A desregulamentação, na prática, signifi ca a abertura dos mercados ao capital nacional e estrangeiro, com a consequente privatiza-ção das empresas estatais, desqualifi cando o Estado como gestor da atividade pública.

e) A desregulamentação, na prática, signifi ca o fechamento dos mercados ao capital nacional e estrangeiro, com a consequente nacionali-zação das empresas privadas, qualifi cando o Estado como gestor da atividade pública.

Questão 3

Para Iamamoto (apud FIGUEIREDO, 2009, p. 327), o Serviço Social atua “na tensão entre a produção da desigualdade e a produção da rebeldia e resis-tência dos trabalhadores”. Analise essa afi rmação e explique o sentido da mediação do Serviço So-cial nessa relação confl ituosa. Qual será o papel, então, do Serviço Social: favorecer um dos lados, ou buscar a superação dialética do confl ito? Ex-plique seu ponto de vista em um texto, no seu caderno, para debate com o grupo.

Page 67: Servico social 3a

193

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tema 8 - Atividades

Questão 8

Quais os efeitos provocados, nos campos políti-co e econômico da sociedade, com a desregula-mentação do setor de Telecomunicações?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

Segundo Figueiredo, “Capparelli e Lima (2004) chamam a atenção para a sinergia natural e inevitável em que consiste a oligopolização do setor”. No Brasil, algumas peculiaridades persis-tem ainda neste período:

1. A propriedade familiar.

2. A vinculação da radiodifusão com as elites políticas.

3. A presença das igrejas.

4. A exclusão do cidadão no processo de for-mulação e deliberação das políticas públicas para o setor.

5. A enorme penetração da mídia televisiva, nos lares brasileiros, disseminando valores relativos à solidariedade e compartilhamen-to econômico.

Escolha, a seguir, a alternativa coerente com o texto da autora:

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Apenas as alternativas 1 e 2 estão corretas.

c) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 atendem ao especifi cado na questão.

d) A alternativa 5 é a mais adequada para a análise de FIGUEIREDO.

e) As alternativas 1, 2, 3 e 4 estão coerentes com o texto da autora.

Questão 6

Faça uma revisão de todas as tarefas realizadas e de textos lidos no transcorrer da Unidade Di-dática. Em seguida, elabore uma relação com as principais dúvidas e/ou assuntos que você gos-taria que fossem revistos, para efeito de fi xação de aprendizagem.

Essa relação será colocada no Portal em meio di-gital, em período e local a serem defi nidos pelo professor EAD, e comporá o FAQ da disciplina.

Para lembrar: O que é FAQ? FAQ é a abreviação, em Inglês, de Frequently Asked Questions (ou Perguntas Frequentemente Feitas). Usar a inter-net e conhecer seu funcionamento, programas e recursos, tornou-se comum e obrigatório nos dias de hoje.

Dado o grande volume de informações, os “FAQs” tornaram-se um meio rápido de obter respostas às dúvidas e problemas, em qualquer área do conhecimento. Observe atentamente as orientações do professor EAD.

Questão 7

Considerando o texto de Figueiredo “O Assis-tente Social na era das comunicações”, verifi ca-mos que “a mundialização do capital desenca-deia no setor das comunicações consequências que incidem na economia política do setor, na natureza da comunicação e em relação à sua se-mântica” [...].

Nesse sentido, podemos afi rmar que a consequência na economia política está ligada:

a) Ao desenvolvimento de uma força de traba-lho reserva, para a estabilidade dos salários.

b) À dissolução das fronteiras entre as teleco-municações, os mass media e a informática.

c) Ao surgimento de uma nova elite econômi-ca transnacionalizada.

d) Ao estabelecimento de novas relações eco-nômicas internacionais inclusivas.

e) Ao estabelecimento de novas relações eco-nômicas internacionais excludentes.

Page 68: Servico social 3a

194

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoTema 8 - Atividades

taminadas” pela hegemonia dos grandes con-glomerados midiáticos.

Descortina-se à sua frente um leque de gran-des possibilidades de atuação, pela via das TICs. Tudo dependerá da sua opção política e do seu consequente projeto societário.

Que o seu projeto de sociedade seja inclusivo.

Que o exercício da sua profi ssão não seja inter-rompido pela iniquidade e pelo preconceito, em todas as suas formas.

Bom trabalho!

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Na Comunicação Pública, o _______________ deve ser compreendido como um ____________________ que é ________________, _________________, __________________, dentre outros papéis.

Escolha, entre as alternativas seguintes, aquela que preenche corretamente – na sequência – as lacunas.

a) Governo, poder, reconhecido, acatado, par-tidarizado.

b) Público, usuário, utilizado, parceirizado, en-ganado.

c) Cidadão, contribuinte, eleitor, usuário, par-ceiro.

d) Cidadão, interlocutor, contribuinte, eleitor, usuário.

e) Governo, interlocutor, gestor, coordenador, disseminador.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O site da Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~suporte/faq00.php>. Acesso em: 3 set. 2010. Página da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ilustra signifi cativamente o que é e como fun-ciona um FAQ. Visita obrigatória, para quem quer conhecer mais.

• O site FAQ para blogs. Disponível em: <http://www.interney.net/blogfaq.php>. Acesso em: 3 set. 2010. Uma página de FAQ sobre a produção e manutenção de blogs. Perfeita para nosso es-tudo. Apresenta as dúvidas mais comuns sobre a construção de blogs e a possibilidade de aquisição de novas ferramentas. Adicione. Vale a pena.

FINALIZANDO

Com o tema 8, você estudou sobre as possibili-dades técnicas e políticas de utilização das TICs no exercício da profi ssão de assistente social.

A esta altura dos acontecimentos, você já é um membro da “blogosfera” e deve ter conhecido excelentes oportunidades de acesso à comuni-cação, principalmente as informações não “con-

Page 69: Servico social 3a

195

Tecnologias da Informação e da Comunicação Desafi o de Aprendizagem

Autoras: Enilda Maria Lemos - Universidade Anhanguera - UniderpMaria de Fátima Lemos - Universidade Anhanguera - Uniderp

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado efi ciente e efi caz.

• Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

• Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profi ssão.

• Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafi o, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafi o é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com os desafi os da vida profi ssional.

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas neste desafi o, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

• Compreensão do signifi cado social da profi ssão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários inter-nacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.

• Identifi cação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profi ssionais para o en-frentamento da questão social.

• Utilização dos recursos da informática.

Desafi o

O objetivo dessas atividades práticas supervisionadas é possibilitar ao acadêmico entender as bases da tecnologia. Para isso, é importante que o acadêmico realize observações, tanto on-line, quanto presenciais, sobre a infl uência das Tecnologias da Informação e Comunicação, no cotidiano da sociedade.

Como? Desenvolvendo as atividades, tendo como base textos pesquisados na internet. Não basta utilizarmos as tec-nologias da informação e da comunicação apenas por estarem presentes no nosso cotidiano. É importante pensarmos que essas tecnologias atendem às necessidades da sociedade. O nosso desafi o é a partir do olhar crítico sobre a uti-lização das Tecnologias da Informação e da Comunicação; as informações podem se transformar em conhecimentos que contribuirão para uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos. O nosso desafi o será desenvolvido em quatro etapas, sendo que, em cada uma dessas etapas, o acadêmico deverá realizar quatro passos. Todos os textos indicados para leitura e que serão base para o desenvolvimento do desafi o estão disponibilizados na internet. É preci-so fi car claro que os textos darão subsídios para que o acadêmico se atente para a necessidade de olhar criticamente para as informações que recebemos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua utilização.

Na avaliação serão consideradas as atividades solicitadas em cada etapa e também o texto, que não deverá ultra-passar duas páginas digitadas e que será elaborado na conclusão do desafi o.

Page 70: Servico social 3a

196

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoDesafi o de Aprendizagem

Autoras: Enilda Maria Lemos - Universidade Anhanguera - UniderpMaria de Fátima Lemos - Universidade Anhanguera - Uniderp

Atenção!!! Concluindo o desafi o proposto, a partir do olhar crítico sobre a utilização das Tecnologias da Infor-mação e da Comunicação, as informações podem se transformar em conhecimentos que contribuirão para uma melhor compreensão da sociedade em que vivemos. Cada grupo deverá construir um único texto utilizando toda a produção desenvolvida nas quatro etapas. Esse texto não deverá ultrapassar duas páginas digitadas com a fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1,5.

Etapa n.o 1

Aula-tema: Evolução tecnológica e modernização

Nesta primeira etapa é importante que você, acadêmico, observe a infl uência do desenvolvimento tecnológico nas relações de trabalho, seguindo as orientações para o desenvolvimento dos passos.

PASSOS

Passo 1 - Cada grupo deverá ler o texto “Como a modernização e a tecnologia infl uenciam nas relações humanas”, de Shani Falchetti e Raphael Henrique Castanho Di Lascio.Disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0002&area=d8 - Acesso em: 12 junho de 2010.

Passo 2 - Após a leitura do texto os grupos deverão debater sobre a seguinte questão: como o homem é visto nesta sociedade que convive com muita informação.

Os grupos vão elaborar um pequeno texto, sobre o tema que foi discutido: como o homem é visto nesta so-ciedade que convive com muita informação, podendo utilizar uma gravura e/ou desenho para ilustrar o debate (descrevendo o sentido da gravura e/ou desenho utilizado).

Passo 3 - Após a leitura do texto, explique o que é ser operário coletivo. Este termo se encontra na citação de (AGOSTI, 1970, p. 49). Veja bem, o produto fi nal tem a participação de vários trabalhadores.

Passo 4 - Crie um slogan - uma frase, para dar o título ao quadro do seu grupo. Cada grupo deverá elaborar um quadro, demonstrando, com ilustração, o Brasil agrário, o Brasil industrializado, o trabalho do artesão, do operário na fábrica, a natureza, a devastação da natureza em função do lucro, a informação e o homem se informando e não transformando a informação em conhecimento.

Coloque aqui o slogan criado:

Tema Ilustração

Brasil agrárioUm exemplo de atividade

Disponível em: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/03/coronelismo.gif. Acesso em 13 de junho de 2010A época dos coronéis. O voto era o chamado “voto de cabresto”

Brasil industrializado

trabalho do artesão

trabalho do operário na fábrica

a natureza

a devastação da natureza em função do lucro

a informação e o homem se informando e não trans-formando a informação em conhecimento

Page 71: Servico social 3a

197

Tecnologias da Informação e da Comunicação Desafi o de Aprendizagem

Autoras: Enilda Maria Lemos - Universidade Anhanguera - UniderpMaria de Fátima Lemos - Universidade Anhanguera - Uniderp

Ao fi nal dessa etapa 1, os grupos deverão elaborar um texto de no máximo 10 linhas explicando o papel do tra-balho humano na sociedade capitalista, observando que, no artesanato, o homem participava de todo o processo da confecção de seu produto.

Etapa n.o 2

Aula-tema: Privacidade de rede

Nesta atividade será abordada a importância de estar atento aos cuidados que se deve ter na utilização das inova-ções tecnológicas disponíveis na sociedade. O tema é super atual e os convido a realizar as atividades solicitadas nos passos a seguir.

PASSOS

Passo 1 - Cada grupo deverá fazer um levantamento na própria turma sobre os seguintes itens:

- quantos acadêmicos têm fotos publicadas na internet (blogs, páginas pessoais na internet etc).

- quantos acadêmicos já utilizaram sites de redes de relacionamento.

- quantos acadêmicos já utilizaram a ferramenta bate-papo (chat).

- quantos acadêmicos conheceram pessoas virtuais.

- quantos acadêmicos extrapolaram as relações virtuais e se encontraram presencialmente.

Passo 2 - A partir do levantamento realizado no Passo 1, cada grupo irá elaborar uma tabela demonstrando a realidade da turma em termos de utilização das ferramentas disponibilizadas na internet e escrever um texto com a interpretação dos resultados.

Passo 3 - Cada grupo deverá ler o texto “Em busca da segurança na rede”, de Priscila Borges, que dará subsídio para a realização do Passo 4. Disponível em: http://www.safernet.org.br/site/sid2010/em-busca-da-seguran%C3%A7a-na-rede. Acesso em: 13 junho de 2010.

Passo 4 - Ao fi nal, cada grupo deverá elaborar um pequeno texto, que não extrapole meia página digitada, mostrando a importância de refl etir sobre o uso das ferramentas na rede mundial de computadores, se possível indicando algumas atitudes dos acadêmicos sobre os cuidados que tiveram quando entraram em site de relacio-namento, em bate-papos etc.

Etapa n.o 3

Aula-tema: Cibercrimes - Aula 14

Esta atividade é importante para que você perceba os crimes que acontecem na internet. Para realizá-la, você deverá seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Cada grupo deverá acessar o site disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19455.shtml sobre os tipos de crimes virtuais mais comuns. Acesso em: 13 junho de 2010.

Passo 2 - Leiam o texto “Conheça os crimes virtuais mais comuns” de JULIANA CARPANEZ, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19455.shtml - Acesso em: 13 de junho de 2010.

Page 72: Servico social 3a

198

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoDesafi o de Aprendizagem

Passo 3 - De acordo com o texto acessado, a pedofi lia é um dos crimes virtuais. Utilize o motor de busca Google.com e pesquise sobre:

- o que é pedofi lia.

- quais são os crimes praticados pelo pedófi lo.

**** Não se esqueça de colocar os sites pesquisados e o dia em que foram pesquisados.

Passo 4 - Cada grupo deverá escrever um texto sobre a pesquisa realizada. O texto deverá ser escrito em uma lau-da, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. O texto elaborado por cada grupo deverá ser apresentado aos demais colegas da turma na aula 13, com o tema - Privacidade da rede. Em círculo, os acadêmicos deverão socializar o texto elaborado pelo grupo. Durante a apresentação, os grupos deverão se colocar à disposição para debater o tema com os colegas.

Etapa n.o 4

Aula-tema: Tecnologia da Informação e da Comunicação - aula 8

Esta atividade é importante para que você compartilhe e discuta com seus colegas as atividades desenvolvidas, os conhecimentos adquiridos com as atividades e indique sugestões de temas para a sua turma pesquisar.

Para realizá-la, você deverá seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Cada grupo deverá apresentar o quadro elaborado para a Etapa 1, demonstrando, com ilustração, o Brasil agrário, o Brasil industrializado, o trabalho do artesão, do operário na fábrica, a natureza, a devastação da natureza em função do lucro, a informação e o homem se informando e não transformando a informação em conhecimento.

- Cada grupo deverá ler o texto da Etapa 2, elaborado sobre a importância de refl etir acerca do uso das ferra-mentas na rede mundial de computadores, se possível indicando algumas atitudes dos acadêmicos a respeito dos cuidados que tiveram quando entraram em sites de relacionamento, em bate-papos etc.

- Cada grupo deverá ler o texto sobre pedofi lia.

Passo 2 - Após a apresentação dos trabalhos, os grupos deverão encaminhá-los para o e-mail da turma.

Passo 3 - Cada grupo, ao acessar o e-mail da turma, deverá discutir cada atividade apresentada, sugerindo modifi cações para que fi quem mais completas.

Passo 4 - Cada grupo dará uma devolutiva escrita aos colegas acadêmicos, indicando a infl uência do desenvol-vimento tecnológico na sociedade - para uma sociedade refl exiva e para uma sociedade não refl exiva; o homem como mais uma parte de uma máquina que faz o sistema funcionar

Autoras: Enilda Maria Lemos - Universidade Anhanguera - UniderpMaria de Fátima Lemos - Universidade Anhanguera - Uniderp

Page 73: Servico social 3a

199

Tecnologias da Informação e da Comunicação Referências Bibliográfi cas

ALUNOS ONLINE. O que é cultura? Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/fi losofi a/o-que-e-cultura>. Acesso em: 13 set. 2010.

ATTENDER. Bases da comunicação. Disponível em: <http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-bases.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

BLOGGER. Disponível em: <http://www.blogger.com>. Acesso em: 13 set. 2010.

BLOGLOO. Disponível em: <http://www.blogloo.com.br/>. Acesso em: 13 set. 2010.

BORGES, A. A ditadura da mídia no Brasil. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/con-tent/view/928>. Acesso em: 13 set. 2010.

CARTA MAIOR. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/blogMostrar.cfm?blog_id=1&alterarHomeAtual=1>. Acesso em: 13 set. 2010.

CARTA MAIOR. Conceição especifi ca Serra. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm>. Acesso em: 13 set. 2010.

CHAUÍ, M. Convite Filosofi a Marilena. Disponível em: <http://www.4shared.com/document/5vcDrQ7J/Convite__Filosofi a_-_Marilena_.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

______. Convite à fi losofi a. São Paulo: Ática, 1997.

EDUCAREDE. Disponível em: <http://educarede.org.br/educa/index.cfm>. Acesso em: 13 set. 2010.

EDUCATERRA. Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/>. Acesso em: 13 set. 2010.

GUZMAN. M. S. O que é Comunicação. 2006. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences/1729137-que-%C3%A9-comunica%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 20 ago. 2010.

HISTÓRIA NET. Disponível em: <http://historianet.com.br/home/>. Acesso em: 13 set. 2010.

IG. O que é indústria cultural. Disponível em: <http://www.indcultural.hpg.ig.com.br/oqueeindustria-cultural.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

INTERNEY. F.A.Q. Disponível em: <http://www.interney.net/blogfaq.php>. Acesso em: 13 set. 2010.

MCCHESNEY, R. W. Disponível em: <http://www.robertmcchesney.com/>. Acesso em: 13 set. 2010.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/>. Acesso em: 13 set. 2010.

ONIPRESENTE. Disponível em: <http://blogdoonipresente.blogspot.com/>. Acesso em: 13 set. 2010.

OPINIÃO POLÍTICA. O uso das mídias pela política. Disponível em: <http://midiaepolitica.wordpress.com/>. Acesso em: 13 set. 2010.

PTBLOG.INFO. Disponível em: <http://www.ptblog.info/publicidade/>. Acesso em: 13 set. 2010.

RESUMOS E REVISÕES. Ciências sociais. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences>. Acesso em: 13 set. 2010.

REVISTA ESPAÇO ACADÊMICO. Mídia e política: a metamorfose do poder. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/019/19cnegreiros.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

RIBEIRO, D. O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

SADER, E. Debilita-se a ditadura dos monopólios midiáticos. Brasil: Vermelho. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/ap/noticia.php?id_noticia=17513&id_secao=6>. Acesso em: 13 set. 2010.

Page 74: Servico social 3a

200

Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoReferências Bibliográfi cas

SALES, M. A.; RUIZ, J. L. de S. (Org.). Mídia, questão social e serviço social. São Paulo: Cortez, 2009.

SANDÁLIAS DO PIRATA. Disponível em: <http://www.sandaliasdopirata.blogspot.com/>. Acesso em: 13 set. 2010.

SAPIÊNCIA. O que é empoderamento. Disponível em: <http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapien-cia8/artigos1.php>. Acesso em: 31 set. 2010.

SOS INFORMÁTICA. F.A.Q. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~suporte/faq00.php>. Acesso em: 13 set. 2010.

VIANNA, R. Disponível em: <http://www.rodrigovianna.com.br>. Acesso em: 13 set. 2010.