Serviço Social - por Tatiana Zarth.

4
Serviço Social – Hospitalar A atuação do Assistente Social na área de saúde é baseada nos instrumentais técnicos – operativos do Serviço Social, as ações são práticas, funcionais e efetivas. 1º momento de atuação – hospitalar: Pronto Socorro – Entrada do paciente, normalmente poli- trauma, acidente, a rotatividade neste setor é alta. Existe grande diferenciação no serviço prestado, pois se o paciente tiver uma baixa condição financeira, suas dificuldades serão maiores e a atuação do serviço social ao que se refere à disponibilização de recursos também será mais intensa. Se o paciente tiver cobertura por plano de saúde e/ou particular, as ferramentas de atendimentos são mais extensas, possibilitando a efetividade da intervenção do Assistente Social. Vamos à prática – Anteriormente a carga horária do Assistente Social era de 44 horas semanais, hoje a realidade mudou ficando em 36 horas. Pronto Socorro – verificação dos novos pacientes / motivo da internação. Contato enfermeira padrão para levantamento das particularidades do quadro clínico de cada paciente Visita ao leito do paciente Contato com os familiares Realização de Planilha Sócio - econômica Levantamento das necessidades do pacientes e viabilização dos recursos seja privados, ong’s ou públicos. Nesta fase se determina o grau de cronicidade do paciente, bem como seu prognóstico. Para que esta atuação seja eficaz, estrutura-se o plano de trabalho, o qual além de

Transcript of Serviço Social - por Tatiana Zarth.

Servio Social Hospitalar

A atuao do Assistente Social na rea de sade baseada nos instrumentais tcnicos operativos do Servio Social, as aes so prticas, funcionais e efetivas.

1 momento de atuao hospitalar: Pronto Socorro Entrada do paciente, normalmente poli- trauma, acidente, a rotatividade neste setor alta.

Existe grande diferenciao no servio prestado, pois se o paciente tiver uma baixa condio financeira, suas dificuldades sero maiores e a atuao do servio social ao que se refere disponibilizao de recursos tambm ser mais intensa.

Se o paciente tiver cobertura por plano de sade e/ou particular, as ferramentas de atendimentos so mais extensas, possibilitando a efetividade da interveno do Assistente Social.Vamos prtica Anteriormente a carga horria do Assistente Social era de 44 horas semanais, hoje a realidade mudou ficando em 36 horas.

Pronto Socorro verificao dos novos pacientes / motivo da internao. Contato enfermeira padro para levantamento das particularidades do quadro clnico de cada paciente Visita ao leito do paciente

Contato com os familiares

Realizao de Planilha Scio - econmica

Levantamento das necessidades do pacientes e viabilizao dos recursos seja privados, ongs ou pblicos.

Nesta fase se determina o grau de cronicidade do paciente, bem como seu prognstico. Para que esta atuao seja eficaz, estrutura-se o plano de trabalho, o qual alm de fortalecer e dar base para a atuao oportuniza o levantamento diagnstico dos pontos a serem trabalhados e que necessitem de um olhar mais atento e que interferem na realidade, que auxiliar o profissional no desempenho de suas potencialidades/capacidades no enfrentamento das adversidades cotidianas. - paciente com bom prognstico trabalha-se com vistas a recuperao, alta hospitalar, retorno para casa incentivando sempre a autonomia. - paciente grave normalmente so os que sofrero acidente e/ou possuem alguma patologia crnica, que de alguma forma traga limitaes. Elemento essencial para atendimento deste paciente inclui-se a atuao multidisciplinar como ferramenta de transformao e impacto nas relaes humanas. O assistente social torna-se o mediador entre a equipe, instituio hospitalar, famlia e recursos. Aqui se trabalha os grupos teraputicos, aceitao da realidade, tratamentos seriados;

O estabelecimento de diretrizes e estratgias como ferramentas de viabilidade e concomitante ao processo, o controle e as avaliaes continuadas so necessrias para dar visibilidade e fomentar o surgimento de novas aes e demandas a serem desdobradas pelo Assistente Social e demais envolvidos nos processos.

Aes Permanentes Entrevista Social

Anlise Scio-econmica

Orientao social

Reunio Interdisciplinar

Triagem e encaminhamento aos recursos disponveis

Contatos e discusses de casos com a equipe de sade;

Avaliao, elaborao, implantao e controle de planos, programas e projetos;

Atendimento aos portadores de patologias crnicas/especiais; bem como, gerenciamento de todas as demandas que norteiam as necessidades destes pacientes, tais como: fisioterapia, enfermagem, visita mdica e nutricional, alimentao por suplemento nutricional, fonoaudiologia, medicaes e materiais mdicos,

Visitas domiciliares

Elaborao de Parecer Social;

Acompanhamento e orientaes em casos especficos;

Encaminhamento aos recursos especializados, conforme necessidade;

Efetivao de Programas Preventivos/Qualidade de Vida;

Orientao e encaminhamento para atendimento atravs do convnio mdico;

O Assistente Social desenvolve suas aes como mediador/facilitador dos processos sendo a ponte entre o paciente, familiares, plano de sade, equipe multiprofissional, objetivando a melhoria da qualidade de vida de seus usurios/famlia. Com relao ao questionamento:

Paciente em coma h 4 anos a alternativa trabalhar a famlia para aceitao da realidade , encaminhamento aos grupos teraputicos, pois acredito que os familiares que esto envolvidos no processo de tratamento, sempre buscam a contribuio como uma parcela de adio para a sociedade. Estas so as pessoas que fundam ONGS , ou trabalham para conscientizar a sociedade, a fatalidade com seu familiar, torna-se o objetivo maior da vida.

Particularmente no acredito que um paciente com estas caractersticas no possa ser elegvel para Home Care, pois se est em coma h 4 anos , jovem e possui reservas, ento mesmo com ventilao mecnica, cuidados de enfermagem, reabilitao , tratamentos seriados.