(Serviços de Consultoria Individual) Para Apoiar aGestao ... · do Projecto (MIP) etodos os outros...

6
SOLICITAÇÂO DE MANIFESTAÇÂO DE INTERESSE cL (Serviços de Consultoria Individual) Para Apoiar a Gestao do Projecto Regional de Reforço das Capacidades de Vigilância Epidemiol6gica e de Resposta às Epidemias na Âfrica Ocidental (WARDS) Projecto para a Autonomizaçâo das Mulheres e Dividendo Demoqrâflco do Sahel (SWEDD) Projecto Saheliano do Paludismo e Doenças Tropicais Negligenciadas (SM/NTD) Dezembro 2015

Transcript of (Serviços de Consultoria Individual) Para Apoiar aGestao ... · do Projecto (MIP) etodos os outros...

SOLICITAÇÂO DE MANIFESTAÇÂO DE INTERESSE cL(Serviços de Consultoria Individual)

Para Apoiar a Gestao do

Projecto Regional de Reforço das Capacidades de VigilânciaEpidemiol6gica e de Resposta às Epidemias na Âfrica

Ocidental (WARDS)

Projecto para a Autonomizaçâo das Mulheres e DividendoDemoqrâflco do Sahel (SWEDD)

Projecto Saheliano do Paludismo e Doenças TropicaisNegligenciadas (SM/NTD)

Dezembro 2015

COORDENADOR DA UNIDADE DE GESTAo DE PROJECTOS

lntroduçâo:

A Orqanizaçào Oeste Africana da Saûde (OOAS) é a instituiçào da saùde da ComunidadeEcon6mica dos Estados da Atrica Ocidental (CEDEAO), com 0 mandato de oferecer 0

nivel mais elevado em matéria de prestaçào de cuidados de saùde das populaçôes dasub-reqiào. As doenças transmissiveis e nào transmissiveis sac as principais causas demorbidade e mortalidade na reqiâo; assim, a luta contra as doenças e a prevençâo deepidemias estào entre as prioridades dos quinze (15) paises do espaço CEDEAO e sac 0

principal foco das actividades da OOAS.

o Banco Mundial forneceu subvençôes à CEDEAO para a OOAS implementar três (3)projectos:

Projecto Regional de Reforço das Capacidades de Vigilância Epidemiol6gica e deResposta às Epidemias na Africa Ocidental (WARDS)

Projecto para a Autonornizaçâo das Mulheres e Dividendo Dernoqràfico do Sahel(SWEDD)

Projecto Saheliano do Paludismo e Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN)

o Objectivo do Projecto WARDS é reforçar as capacidades dos Estados membros daCEDEAO em matéria de sistema regional de vigilância epidemiol6gica e de resposta àsepidemias.

o projecto tem três (3) componentes:

Componente1: Desenvolvimento das Capacidades Regionais.

Componente 2: Reforço dos Recursos Humanos.

Componente 3: Gestào do Projecto e Monitorizaçâo e Avaliaçâo.

o objectivo do Projecto SWEDD é de contribuir para 0 objectivo global de reduzir avulnerabilidade e melhorar as oportunidades econ6micas na Reqiâo do Sahel trabalhandonos paises e em conjunto com os sistemas, programas e projectos nacionais.Especificamente, 0 projecto visa tirar proveito das reqiôes transfronteiriças efectuando aprornoçâo de produtos regionais e melhorando a eficàcia das intervençëes relativas àoferta e procura que contribuem para aceleraçâo do dividende demoqràfico.

o projecto tem quatro (4) componentes:

1) Melhorar a procura regional de serviços da Saûde Materna, Infantil, Reprodutiva eNutriçào (SMIRN) e aumentar a autonornizaçâo das mulheres e adolescentes.

2) Reforçar as capacidades regionais no dominio da disponibilidade de produtos daSMIRN e das parteiras no meio rural.

Page 2

3) Apoiar as instituiç6es de formaçào de parteiras nas zonas rurais em paises alvos,reforçar as suas capacidades a fim de aumentar 0 numero e melhorar a qualidade dasparteiras.

4) Promover 0 compromisso politico e as capacidades de elaboraçào de politicas assimcomo a irnplementaçâo de projectos.

o Projecto DTN visa aumentar 0 acesso aos e 0 uso de serviços cornunitariosharmonizados em matéria de prevençào e tratamento do paludisme e Doenças TropicaisNegligenciadas seleccionadas nas zonas transfronteiriças alvos em paises participantesna reqiào do Sahel.

o projecto tem dois (2) componentes:

1) Melhorar a colaboraçâo regional para resultados mais robustos nos paisesparticipantes.

2) Reforçar as capacidades institucionais a fim de garantir a coordenaçâo e arnonitorizaçào da irnplernentaçâo.

A OOAS pretende recrutar um Coordenador da Unidade de Projectos dinâmico, com asqualificaç6es e experiência necessàrias.

Principal Objectivo da Missao:

Sob a supervisào do Director de Planeamento e da Assistência Técnica, 0 Coordenadorda Unidade de Gestào de Projectos tem por rnissâo garantir a qestâo corrente do projectoe formular pareceres técnicos para permitir a irnplementaçâo eficaz e efectiva dos acordosestabelecidos entre 0 Banco Mundial e a OOAS e entre a OOAS e os seus Parceiros.

Tarefas e responsabilidades:

o Coordenador trabalharà com um numero designado de pessoal da OOAS para garantira realizaçào dos objectivos do projecto e alcançar os resultados do projecto. No âmbitodas suas funç6es, deve:

• Garantir a qestào quotidiana do projecto de acordo com 0 Manual de lmplernentaçàodo Projecto (MIP) e todos os outros acordos estabelecidos com 0 doador.

• Preparar e monitorizar a irnplernentaçâo do Piano de Trabalho anual e doorçamento.

• Preparar a orqanizaçâo do projecto e uma tabela de comunicaçâo.

• Garantir 0 cumprimento dos requisitos dos doadores em matéria de aquisiçao e dapolitica orçamental.

• Assistir na redacçâo e publicaçào de propostas e de anùncios de licitaç6es.

• Garantir 0 seguimento da nào objecçâo dos doadores e outros processos devalidaçào visando a facilitaçào do orçamento.

Page 3

• Rever os relat6rios de Consultoria antes da sua submissâo para aprovaçào final.

• Emitir contratos, cartas de intençào, ordens de aquisiçào em conformidade com asorientaç6es e politicas dos doadores.

• Definir as tarefas e responsabilidades dos parceiros de lrnplernentaçâo.

• Organizar, supervisionar e inspirar outros membros do pessoal designado paratrabalhar no projecto e executar de forma qualitativa as actividades do projectorespeitando os prazos.

• Preparar relat6rios de grande qualidade dentro do prazo em conformidade com 0

quadro de transrnissâo dos relat6rios do projecto.

• Organizar reuni6es do Comité Regional de Pilotagem, do Comité Técnico doProjecto, as reuni6es intercalares e outros encontros que se inscrevem no Piano deTrabalho Anual do projecto e garantir que as minutas, decisôes e recomendaç6essejam registadas, distribuidas e que sejam tomadas medidas necessàrias deseguimento.

• Garantir uma liqaçâo eficaz e manter boa cornunicaçâo com 0 doador, os parceirosde irnplementaçâo e outras partes interessadas.

• Trabalhar com 0 Comité Técnico do projecto, documentar as liç6es aprendidas,elaborar apresentaç6es, artigos, etc.

• Melhorar a visibilidade do projecto usando a Estratégia de Cornunicaçào daCEDEAO e da OOAS .

• Fornecer informaç6es relevantes e materiais informativos aos consultores,parceiros de irnplementaçâo, doadores e outros actores.

Qualificaçôes, experiência e competências necessârlas:

• Possuir um diploma universitàrio superior em Saùde Pùblica, Economia da Saùde,Estudos de Desenvolvimento ou àreas conexas; A posse de um diploma em Gestâode Projecto é uma mais-valia.

• Possuir dez (10) anos de experiência profissional com pelo menos cinco (5) anospassados a nlvel internacional enquanto Coordenador de Projecto.

• Experiência profissional relativa às economias em desenvolvimento e de transiçào,experiência de reforço da capacidade e qestào de projectos do Banco Mundial sacvantagens.

• Experiência internacional bem sucedida em matéria de coordenaçâo e gestao deprojectos complexos com foco nos resultados.

• Excelentes competências de liderança e capacidade de trabalhar numa equipamulticultural.

• Possuir bons conhecimentos de inforrnàtica (principais aplicaçôes de MS Officechave, incluindo ferramentas de qestào de projectos) assim como a capacidade deusar Novas Tecnologia de lnforrnaçâo como ferramentas e recurso.

• Possuir um sentido apurado de orqanizaçào e autonomia com uma atitude positiva.

Page 4

- -~---- ---------

• Experiência comprovada de trabalho num ambiente multicultural e com profissionaisde categoria sénior, com uma grande variedade de parceiros e diversos grupos deactores .

• Proficiência em uma das linguas oficiais da Comunidade a saber: Inglês, Francês ePortuguês; Um conhecimento pràtico de uma segunda lingua oficial sera umavantagem.

Duraçâo, Localizaçâo e Natureza do Emprego

Esta é uma posiçào contratada no seio de um projecto da OOAS financiada pelos fundosde doadores. A duraçào é de um (1) ana sujeito a um perfodo experimental inicial de um(1) mês. 0 contrato pode ser renovado em funçào do desempenho para toda a duraçàodo projecto que é de cinco (5) anos e de acordo com a disponibilidade de fundos. Pacotesatraentes de remuneraçào consolidada serac pagos. 0 local de afectaçào doCoordenador da Unidade de Gestâo de Projectos é a Sede da OOAS em Bobo-Dioulasso,BURKINA FASO, ele efectuarà missôes nos paises membros da CEDEAO, senecessàrio.

Os consultores interessados pelo presente posta sac convidados a manifestar 0 seuinteresse. Devem fornecer as informaçôes atestando as qualificaçôes e competênciasnecessàrias (Carta de apresentaçâo indicando 0 posta de interesse, Curriculum Vitaedetalhado - incluindo a descriçào de funçôes semelhantes e experiência e c6pias dedocumentos de apoio).

o consultor individual desejado sera seleccionado de acordo com os procedimentos deselecçâo de consultores individuais delineados pelas Directrizes: Selection andEmployment of Consultants by World Bank Borrowers (Selecçao e Emprego deConsultores pelos Mutuarios do Banco Mundial), ediçào de Janeiro 2011, versâo revistaem Julho 2014, disponfvel no sitio web do Banco em http://www.worldbank.org

Pode-se obter informaçôes adicionais junto da pessoa recurso da OOAS no endereçoabaixo:

Lalaissa AMOUKOUCorreio electr6nico: [email protected]

Page 5

Consultores individuais qualificados e interessados devem expressar 0 seu interessesubmetendo 0 seu dossier (em mâos, pelo correio postal ou correio electr6nico) para aseguinte morada:

Dr. Xavier CRESPINDirector GeraiOrqanizaçào Oeste Africana da Saûde01 BP 153 Bobo-Dioulasso 01Burkina FasoCorreio electr6nico: [email protected]; [email protected]

o canto direito do envelope ou 0 assunto da mensagem electr6nica deve indicar aposiçào de interesse relevante. 0 prazo para a recepçâo dos dossiês é 15 de Janeirode 2016 às 15:00 GMT.

A OOAS ou 0 Banco Mundial nâo serac responsàveis por quaisquer custos oudespesas efectuados pelo consultor individual em conexào com a preparaçào eentrega da rnanifestaçào de interesse.

Page 6