SERVIÇO SOCIAL · honestamente através do site Eu Assistente Social. ;-)...

10

Transcript of SERVIÇO SOCIAL · honestamente através do site Eu Assistente Social. ;-)...

Apostila - GABARITO COMENTADO Serviço Social

© 2017 - Eu, Assistente Social. Todos os direitos reservados.

Observação importante: Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem prévia autorização da Eu Assistente Social.

A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei nº9.610/98 e punido pelo artigo 184 do Código Penal. Grupos de rateio e pirataria são clandestinos, violam a lei e prejudicam os professores que elaboram a apostila. Valorize o trabalho de nossa equipe adquirindo as apostilas honestamente através do site Eu Assistente Social. ;-)

[email protected]

Mais informações:

EU,ASSISTENTE

SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL

GABARITOCOMENTADO

ACELERE SEU RENDIMENTO NOS ESTUDOS!

APOSTILA

Olá colega Assistente Social,

A presente apostila tem como objetivo facilitar o aprendizado do Serviço Social por

aqueles(as) que se encontram imbuídos no objetivo da aprovação nos concursos públicos,

por meio da utilização da técnica de resolução de questões.

Para atingir tal objetivo, este E-book oferece uma diversidade de questões comentadas

e dicas rápidas, relacionados aos mais diversos assuntos do Serviço Social, exigidos nos

editais. São questões atuais, comentadas com embasamento teórico, tudo em consonância

com as recentes mudanças legislativas. Além disso, por entender a importância de revisar

os conteúdos estudados, você também encontra na apostila resumos, tabelas e esquemas

didáticos que ajudarão na memorização dos conteúdos.

Esperamos que esta apostila, assim como todas as demais publicadas pela Equipe Eu,

Assistente Social cumpra o seu objetivo maior de colaborar na preparação dos seus

leitores para os desafios que lhes forem ofertados durante o árduo caminho até a sonhada

aprovação.

Sucesso para todos os nossos leitores!

Obrigado por escolher a Eu, Assistente Social!

Abraço e bons estudos!

INTRODUÇÃO

EU,ASSISTENTE

SOCIAL

[email protected]

@euassistentesocial

Eu, Assistente Social

SUMÁRIO

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA SOCIAL, TRABALHO, TRANSFORMAÇÃO SOCIETÁRIA E QUESTÃO SOCIAL

PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL / CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL (LEI N° 8.662/93) E RESOLUÇÕES DO CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS)

LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO – LEI N° 8.662/1993

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS

PLANEJAMENTO/ AVALIAÇÃO/ ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE

SEGURIDADE SOCIAL: SAÚDE, PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA

FAMÍLIA E PROTEÇÃO SOCIAL

LEGISLAÇÃO E NORMATIZAÇÃO: LOAS / PNAS/2004 / NOB/SUAS/2012

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE / ECA

LEI MARIA DA PENHA - LEI Nº 11.340/2006

PROTEÇÃO SOCIAL AO IDOSO/POLÍTICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

REFERÊNCIAS

Observação importante: esta apostila é protegida por direitos autorais (copyright),

nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos

autorais e dá outras providências.

03

16

36

55

61

66

78

89

94

112

121

131

148

154

166

4

3

2

1

5

6

7

8

910

11

1213

14

EU , ASSISTENTE SOCIA L 5

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

DO SERVIÇO SOCIAL

1

EU , ASSISTENTE SOCIA L 6

2- Vertente fenomenológica propunha out-ra forma de compreensão e intervenção da realidade, antagônica à vertente modern-izadora de cunho positivista. Com interes-se centrado no vivido e nas vivências dos sujeitos, rompendo, assim, com as formas de controle, ajuda, adaptação, cooptação e desajustes, situando-se como uma prop-osição inovadora e de orientação psicosso-cial. Apresenta uma metodologia baseada na tríade: diálogo, pessoa e transformação social.

3-Vertente marxista remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, introduzindo novas reflexões e compromissos para os assistentes sociais.

Dessa forma a resposta correta é a letra E, con-siderando que: a perspectiva crítica, conce-bida através de encontro e aproximação do Serviço Social com a vertente marxista definiu a necessidade de construção de um Serviço Social critico comprometido com as deman-das das classes subalternas, particularmente expressas em suas mobilizações.

Gabarito: Letra E

2-(AOCP. EBSERH/HRL – UFS. 2017)

A respeito do processo de desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, o que foi oMétodo BH?

(A) Método elaborado pela equipe da escola de Serviço Social de Belo Horizonte no perío-do de 1972 a 1975 e que propunha a con-stituição de uma metodologia alternativa às perspectivas das abordagens funcionalistas da realidade. Buscava articular teoria e ação em sete momentos.(B) Método elaborado pela equipe da escola de Serviço Social de Belo Horizonte no perío-do de 1936 a 1945 e que propunha a con-stituição de uma metodologia alternativa às perspectivas das abordagens neotomistas da realidade. Buscava articular teoria e ação em sete momentos.(C) Método elaborado pela equipe da es-cola de Serviço Social de Belo Horizonte no período de 1980 a 1985 e que propunha a

1-(FCC. TRT - 11ª. 2017)

O Serviço Social, enquanto profissão inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho sofreu modificações ao longo de sua história. Ao ad-otar a perspectiva crítica apoia-se

A) na vertente teórico-metodológica com in-spiração marxista, no entanto, reconhece que a pluralidade sem hegemonia é o melhor caminho para o estabelecimento de um mét-odo de compreensão do campo profissional.(B) na perspectiva compreensiva que constrói um tipo ideal para análise e leitura da realidade com base numa vertente weberiana e supera totalmente os fundamentos judaico-cristãos.(C) no método fenomenológico, que permite ao serviço social compreender a totalidade da luta social a partir da reconstrução das partes e, com isso, reestabelecer um campo de inter-venção a partir dos sujeitos concretos.(D) na construção do método único, edita-do pelo Serviço Social norte-americano, que reconhecia a necessidade das lutas sociais como principal campo de intervenção da profissão.(E) na vertente teórico-metodológica com in-spiração marxista e define seu compromisso com as demandas das classes subalternas, ex-pressas em suas mobilizações.

Comentário:Essa é uma questão que busca do candidato o conhecimento sobre as vertentes de funda-mentação teórico-metodológicas no Serviço Social. O movimento de reconceituação é, sem sobra de dúvida, parte integrante do pro-cesso de erosão do Serviço Social “tradicion-al”. Movimento que também teve importância quanto à denúncia da “pretensa neutralidade político-ideológica” da profissão o que impul-sionou a reconceituação do Serviço Social bra-sileiro e, a partir daí, o surgimento de vertentes de fundamentação teórico-metodológica para fundamentar essa vocação. Sobre essas ver-tentes podemos resumir:

1-Vertente modernizadora se caracteriza-da pela incorporação de abordagens funcio-nalistas, estruturalistas e, posteriormente, sistêmicas (matriz positivista), voltadas a uma modernização conservadora (NETTO, 1994, p. 164).

EU , ASSISTENTE SOCIA L 7

PARA GABARITAR:

As correntes filosóficas:

constituição de uma metodologia alternativa às perspectivas das abordagens marxistas da realidade. Buscava articular teoria e ação em sete momentos.(D) Método elaborado pela equipe da escolade Serviço Social de Belo Horizonte no perío-do de 1972 a 1975 e que propunha a consti-tuição de uma metodologia alternativa às per-spectivas das abordagens fenomenológicasda realidade. Buscava articular teoria e açãoem sete momentos.(E) Método elaborado pela equipe da escolade Serviço Social de Belo Horizonte no perío-do de 1972 a 1975 e que propunha a consti-tuição do projeto ético politico do serviço so-cial como alternativa para as perspectivas dasabordagens funcionalistas da realidade.

Comentário:O Método de Belo Horizonte (Método BH) emergiu entre 1972 a 1975, pelo grupo de profissionais da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas. Marco impor-tante do processo de renovação do Serviço Social, especificamente quanto a perspectiva de “intenção de ruptura”, o método BH foi caracterizado pela adoção de um novo per-fil profissional que pretendia romper com o tradicionalismo e afirmar a profissão no cam-po teórico-metodológico, formativo e inter-ventivo, além de aproximar a categoria profis-sional da teoria social crítica. Segundo Yazbek (2009), o método propunha a constituição de uma metodologia alternativa as perspectivas das abordagens funcionalistas da realidade. Buscava articular teoria e ação em sete mo-mentos. Alternativa correta letra A.

Gabarito: Letra A

3-(AOCP. EBSERH/HRL – UFS. 2017)

Qual perspectiva teórico-metodológica se restringe à visão de teoria ao âmbito do ver-ificável, da experimentação, da fragmentação e não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida?

(A) Neotomista.(B) Positivista.(C) Marxista.(D) Estruturalista.

(E) Fenomenológica.

Comentário: O enunciado se refere à visão teórica positivis-ta, de fato essa corrente de pensamento, valo-riza a visão da teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da or-dem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação. Pois, a teoria positivista defende, entre outras coisas, a estabilidade da ordem social. Valorizando a análise científica da sociedade e a intervenção sobre os prob-lemas sociais. Portanto, está correta a letra B.

Gabarito: Letra B

Neotomismo Diz respeito a uma corrente que faz um resgate da filosofia do século XIII, baseada no pensamento de Santo Tomás de Aquino. A qual apresen-tava uma visão metafísica, harmônica e idealista da sociedade.

Marxismo Teoria que fundamenta e con-solida análise minuciosa das condições de vida do prole-tariado e as relações sociais estabelecidas na sociedade capitalista.

EstruturalismoCorrente de pensamento, cuja a idéia central de estrutura permite explicar e organizar a realidade estruturada en-quanto sistema de relações entre totalidade estruturada, isto é, conjunto composto por elementos interdepen-dentes, susceptíveis de trans-formação e auto-regulação.

8

Fenomenolo-gia

Propõe-se a estudar a real-idade social concreta, com-preensiva e interpretativa.

4- (AOCP.  EBSERH/HRL – UFS. 2017)

Sobre os desafios que os assistentes sociais enfrentam na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.

(A) Os assistentes sociais precisam se prepararpara estar aptos para lidar com as contradiçõesapresentadas pela ordem neoliberal.(B) Os assistentes sociais devem reorganizaras práticas burocráticas, tecnicistas e mercan-tis para lidar com as contradições de ordemneoconservadora.(C) Os assistentes devem repensar a eficáciada matriz teórico-metodológica hegemônicada profissão para que possam encontrar res-postas reais e efetivas para as demandas docapitalismo.(D) Os assistentes sociais precisam trabalharna busca em manter a dependência, a subor-dinação e a despolitização da classe trabalha-dora.(E) Os assistentes sociais precisam rompercom a dicotomia entre teoria e prática e con-struir conhecimento que dê respostas para osproblemas do capitalismo, a fim de torná-loum sistema justo para todos.

Comentário:Perceba que as letras B, C, D e E tem erros conceituais gritantes. Portanto, a alternativa correta é a letra A, à medida que a categoria profissional do Serviço Social, fica o desafio de preparar profissionais aptos para lidar com as contradições apresentadas pela ordem neolib-eral e o pelo neoconservadorismo no conhec-imento.

Gabarito: Letra A

(A) da transformação.(B) da atualização.(C) modernizadora.(D) da intenção de ruptura.(E) da reatualização do conservadorismo

Comentário:O autor designa que a perspectiva de reat-ualização do conservadorismo se apresenta relacionada com a fenomenologia, a qual se destaca dimensões da subjetividade.

Gabarito: Letra E

EU , ASSISTENTE SOCIA L 170

Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem prévia autorização da Eu Assistente Social.

A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei nº9.610/98 e punido pelo artigo 184 do Código Penal.

Curtiu esse conteúdo?

Para saber mais acesse:www.euassistentesocial.com.br

EU , ASSISTENTE SOCIA L 171

[email protected]

www.euassistentesocial.com.br

Contatos:

EU,ASSISTENTE

SOCIAL

Siga-nos!

@euassistentesocial

Eu, Assistente Social