Sessão Clínica Internato de Pediatria · de varicela e recebeu tratamento sintomático. Evoluiu 7...

60
Sessão Clínica do Internato de Pediatria Internos: Internos: Adelmo Adelmo Oliveira Oliveira Gildo Gildo Mota Mota Marcelo Pinheiro Marcelo Pinheiro Orientador: Orientador: Prof Prof . . Hagamenon Hagamenon Silva Silva

Transcript of Sessão Clínica Internato de Pediatria · de varicela e recebeu tratamento sintomático. Evoluiu 7...

Sessão Clínica do

Internato de Pediatria

Internos: Internos: Adelmo Adelmo OliveiraOliveiraGildoGildo MotaMotaMarcelo PinheiroMarcelo Pinheiro

Orientador: Orientador: ProfProf. . Hagamenon Hagamenon SilvaSilva

AnamneseIdentificação: MSS, feminina, 07 anos, negra, Identificação: MSS, feminina, 07 anos, negra,

estudante, católica, natural e procedente de estudante, católica, natural e procedente de SalvadorSalvador--BA.BA.

QP: Fraqueza em MMII há 03 dias. QP: Fraqueza em MMII há 03 dias.

Anamnese

HMA: paciente com história de lesões HMA: paciente com história de lesões exantematosasexantematosas ((pápulaspápulas, bolhas, crostas) , bolhas, crostas) que surgiram 10 dias da admissão, procurou que surgiram 10 dias da admissão, procurou serviço médico onde foi realizado diagnóstico serviço médico onde foi realizado diagnóstico de varicela e recebeu tratamento sintomático. de varicela e recebeu tratamento sintomático. Evoluiu 7 dias após o quadro infeccioso com Evoluiu 7 dias após o quadro infeccioso com diminuição de força em MMII, marcha diminuição de força em MMII, marcha atáxicaatáxica, febre, cefaléia e vômitos. , febre, cefaléia e vômitos.

Anamnese

Na admissão realizou punção do LCR Na admissão realizou punção do LCR que demonstrou o seguinte resultado: que demonstrou o seguinte resultado: límpido, incolor, 45células/mm3 límpido, incolor, 45células/mm3 (mononucleares), glicose(mononucleares), glicose-- 40mg%, 40mg%, proteínasproteínas--23mg%, globulina negativa, 23mg%, globulina negativa, Gram Gram e cultura negativa.e cultura negativa.

Anamnese

IS: refere alguns episódios de IS: refere alguns episódios de rinorréiarinorréia..AO: G1P1A0, realizou préAO: G1P1A0, realizou pré--natal sem natal sem

intercorrênciasintercorrências, parto simples natural , parto simples natural em vértice.em vértice.

AA: utilizou aleitamento materno AA: utilizou aleitamento materno exclusivo até 03 meses de idade.exclusivo até 03 meses de idade.Utiliza alimentação da casa: feijão, Utiliza alimentação da casa: feijão, arroz, carne, leite, frutas, pão...arroz, carne, leite, frutas, pão...

Anamnese

AV: cartão de vacinas em dia, não utilizou AV: cartão de vacinas em dia, não utilizou vacina contra varicela.vacina contra varicela.

DNPM: sustentou a cabeça com 02 DNPM: sustentou a cabeça com 02 meses, sentou sem apoio com 07 meses, sentou sem apoio com 07 meses, andou e falou com 01 ano.meses, andou e falou com 01 ano.

AM: NDNAM: NDNAF: avó materna com HAS e avô paterno AF: avó materna com HAS e avô paterno

com DM.com DM.

Anamnese

HV: nega banho em rios ou lagoas.HV: nega banho em rios ou lagoas.

HPS: criança saudável, com bom HPS: criança saudável, com bom rendimento escolar e razoável rendimento escolar e razoável relacionamento social.relacionamento social.

Exame Físico

Exame Geral: REG, BEN, Exame Geral: REG, BEN, eupnéicaeupnéica, , afebrilafebril, hidratada, descorada ++/IV, , hidratada, descorada ++/IV, acianóticaacianótica, , anictéricaanictérica..

Dados Vitais: FRDados Vitais: FR--22ipm, FC22ipm, FC--100bpm, 100bpm, TempTemp--37,6C, TA37,6C, TA--100/60mmHg.100/60mmHg.

Pele: presença de lesões Pele: presença de lesões cicatriciais cicatriciais de de varicela em todo o corpo.varicela em todo o corpo.

Exame Físico

Tórax: simétrico, ausência de Tórax: simétrico, ausência de abaulamentos ou retrações, abaulamentos ou retrações, expansibilidade mantida.expansibilidade mantida.

AR: MVBD sem RA.AR: MVBD sem RA.ACV: BRNF em 2T, presença de sopro ACV: BRNF em 2T, presença de sopro

sistólico plurifocalsistólico plurifocal..ABD: plano, simétrico, flácido, indolor, ABD: plano, simétrico, flácido, indolor,

RHA(+), ausência de VMG.RHA(+), ausência de VMG.

Exame Físico

EXT.: diminuição de força em MMII, bem EXT.: diminuição de força em MMII, bem perfundidas perfundidas sem edema.sem edema.

SN: LOTE, ausência de rigidez de nuca, SN: LOTE, ausência de rigidez de nuca, presença de marcha presença de marcha ebriosaebriosa, reflexos , reflexos tendinosos tendinosos preservados, teste preservados, teste indexindex--nariz alterado.nariz alterado.

Suspeitas Diagnósticas

1)1) Cerebelite Cerebelite póspós--varicelavaricela2)2) Encefalite pósEncefalite pós--varicelavaricela3)3) Meningite ViralMeningite Viral4)4) Meningite BacterianaMeningite Bacteriana

Evolução

Paciente esteve internada por 10 dias, Paciente esteve internada por 10 dias, utilizou utilizou Aciclovir Aciclovir por 7 dias. Evoluiu com por 7 dias. Evoluiu com resolução da febre e dos episódios de resolução da febre e dos episódios de vômitos e obteve melhora significativa e vômitos e obteve melhora significativa e progressiva da marcha e da fraqueza em progressiva da marcha e da fraqueza em MMII.MMII.

Recebeu alta em BEG, Recebeu alta em BEG, afebrilafebril, em , em recuperação da marcha, com orientação para recuperação da marcha, com orientação para realizar fisioterapia a nível ambulatorial.realizar fisioterapia a nível ambulatorial.

VARICELA

Introdução:

Infecção pelo vírus varicelaInfecção pelo vírus varicela--zoster zoster (VZV)(VZV)Varicela é a infecção primáriaVaricela é a infecção primáriaHerpesHerpes--Zoster é a reativação ( mais Zoster é a reativação ( mais em em imunodeprimidosimunodeprimidos) dos vírus latentes ) dos vírus latentes nos gânglios da raiz dorsal.nos gânglios da raiz dorsal.

Etiologia:

VZV, pertencente à família VZV, pertencente à família HerpeviridaeHerpeviridae, grupo dos , grupo dos herpesvírusherpesvírus, , com genoma constituído de DNA.com genoma constituído de DNA.ReplicamReplicam--se no núcleo da célula se no núcleo da célula parasitada (inclusões nuclearesparasitada (inclusões nuclearesacidófilasacidófilas))Homem é o único hospedeiro.Homem é o único hospedeiro.

Epidemiologia:

É de notificação compulsóriaÉ de notificação compulsóriaUsualmente benignaUsualmente benignaAltamente contagiosaAltamente contagiosaEndêmica nos centros urbanosEndêmica nos centros urbanosFim do inverno, início da primaveraFim do inverno, início da primaveraCrianças (5 a 10 anos)Crianças (5 a 10 anos)Grave e prolongada em pessoas com mais Grave e prolongada em pessoas com mais de 14 anos, de 14 anos, imunodeprimidos imunodeprimidos e neonatose neonatos

Epidemiologia:Transmissão pessoa/pessoa por gotículas de Transmissão pessoa/pessoa por gotículas de muco, secreção ou salivamuco, secreção ou salivaTransmissão indireta é improvávelTransmissão indireta é improvávelMais de 80% de Mais de 80% de contagiosidade contagiosidade para para contatos familiares suscetíveiscontatos familiares suscetíveisPacientes são contagiosos por 1 a 4 antes do Pacientes são contagiosos por 1 a 4 antes do aparecimento doaparecimento do exantemaexantema e até que todas e até que todas as lesões tenham se transformado em as lesões tenham se transformado em crostas (5 a 10 dias do início docrostas (5 a 10 dias do início do exantemaexantema))

Epidemiologia:

Período de incubação: de 10 a 23 dias Período de incubação: de 10 a 23 dias (14 a 16)(14 a 16)Imunidade Imunidade transplacentáriatransplacentária: proteção : proteção até os 4até os 4--6 meses de vida6 meses de vidaNormalmente a infecção confere Normalmente a infecção confere imunidade permanente.imunidade permanente.

Quadro Clínico

Período de incubação de 15 dias, em médiaPeríodo de incubação de 15 dias, em médiaPródromosPródromos: febre, astenia, anorexia, mal: febre, astenia, anorexia, mal--estar geral por 1 a 2 dias (não costuma estar geral por 1 a 2 dias (não costuma ocorrer em crianças)ocorrer em crianças)PeríodoPeríodo exantemáticoexantemático: lesões : lesões maculopapumaculopapu--lovesiculosas lovesiculosas que evoluem para pústula e que evoluem para pústula e crosta. Vesículas com base crosta. Vesículas com base eritematosa eritematosa e e aspecto em “gota de orvalho”, apresentando aspecto em “gota de orvalho”, apresentando tênue tênue umbilicaçãoumbilicação antes de virarem crosta. antes de virarem crosta.

Quadro Clínico

IniciamIniciam--se na face e no tronco disseminandose na face e no tronco disseminando--se se centripetamentecentripetamente..Freqüentemente encontramFreqüentemente encontram--se lesões em se lesões em couro cabeludo, reto, vagina e orofaringecouro cabeludo, reto, vagina e orofaringePolimorfismo regional é característico (lesões Polimorfismo regional é característico (lesões em vários estádios na mesma área)em vários estádios na mesma área)Entre o 5Entre o 5oo ee o 10o 10oo dia, deixam de surgir novos dia, deixam de surgir novos surtos.surtos.

Complicações:

Infecções bacterianas secundárias Infecções bacterianas secundárias (impetigos, abscessos e celulite), por (impetigos, abscessos e celulite), por staphilo staphilo e e streptostreptoPneumoniaPneumoniaSíndrome de Síndrome de Reye Reye (AAS)(AAS)ArtriteArtriteTrombocitopeniaTrombocitopenia

Complicações:

Glomerulonefrite Glomerulonefrite agudaagudaS. de S. de GuillainGuillain--BarréBarréMielite transversaMielite transversaAcometimento do SNCAcometimento do SNC

Complicações no SNC:Ocorre em 1:1.000 casosOcorre em 1:1.000 casosCerebelite Cerebelite ou ou MeningoencefaliteMeningoencefaliteCerebeliteCerebelite: é a forma mais comum, resulta de : é a forma mais comum, resulta de reações imunológicas, sendo portanto tardia. reações imunológicas, sendo portanto tardia. É caracteristicamente benigna com clínica de É caracteristicamente benigna com clínica de ataxia cerebelarataxia cerebelar..MeningoencefaliteMeningoencefalite: febre, alterações do : febre, alterações do sensório e da personalidade, sinais sensório e da personalidade, sinais menígeosmenígeos, convulsões e até coma., convulsões e até coma.

Complicações no SNC:

Prognóstico mais reservado: 15% com Prognóstico mais reservado: 15% com seqüela e 5% de óbito. Provavelmente seqüela e 5% de óbito. Provavelmente decorre de invasão direta do SNC, com decorre de invasão direta do SNC, com clínica mais precoce que na clínica mais precoce que na cerebelitecerebelite..LíquorLíquor (ambos): (ambos): pleocitose pleocitose à custa de à custa de linfócitos, linfócitos, hiperproteínorraquiashiperproteínorraquias, Ac , Ac específicos.específicos.

Diagnóstico:

Clínico e epidemiológico, basicamente.Clínico e epidemiológico, basicamente.LaboratorialLaboratorial: : Identificação do VZV: isolado pelo fluido Identificação do VZV: isolado pelo fluido vesicular obtido entre o terceiro e o quarto vesicular obtido entre o terceiro e o quarto dia dedia de exantemaexantema. Sorologia: avalia a . Sorologia: avalia a suscetibilidade do indivíduo à varicela. suscetibilidade do indivíduo à varicela. LeucoLeuco: útil na suspeita de superinfecção : útil na suspeita de superinfecção bacteriana. Outros, quando indicados: bacteriana. Outros, quando indicados: Rx Rx de de tórax, tórax, líquorlíquor..

Diagnóstico diferencial:

ImpetigoImpetigoEscabiose infectadaEscabiose infectadaEstrófuloEstrófuloUrticária Urticária bolhosabolhosaAcneAcneHerpes SimplesHerpes SimplesLuesLues secundáriasecundáriaInfecção disseminada pelo vírus Infecção disseminada pelo vírus Coxsakie Coxsakie AA

Tratamento:

Em geral consiste em aliviar o prurido, o Em geral consiste em aliviar o prurido, o que ajuda a evitar a infecção que ajuda a evitar a infecção bacteriana secundária (loções a base bacteriana secundária (loções a base dede calaminacalamina, , antihistamínicos antihistamínicos orais e orais e banhos freqüentesbanhos freqüentesAntitérmicos (evitar Antitérmicos (evitar salicilatos salicilatos -- S. S. ReyeReye))Antibióticos, se necessárioAntibióticos, se necessário

Tratamento com antivirais:Indicado se houver risco de varicela severa: Indicado se houver risco de varicela severa: indivíduo > 14 anos, doença respiratórias e indivíduo > 14 anos, doença respiratórias e /ou cutâneas crônicas ou /ou cutâneas crônicas ou imunodeprimidosimunodeprimidosAciclovir Aciclovir é a droga de escolha.é a droga de escolha.Iniciar precocemente: primeiro dia deIniciar precocemente: primeiro dia deexantemaexantema, ou, no máximo, até o quinto dia, ou, no máximo, até o quinto diaDose: Dose: imunocompetentes imunocompetentes -- 40 a 80 40 a 80 mg/kg/dia, via oral, divididos em 4 doses, por mg/kg/dia, via oral, divididos em 4 doses, por pelo menos 5 diaspelo menos 5 dias

Tratamento com antivirais:

Imunodeprimidos Imunodeprimidos -- < 1 ano: 30 < 1 ano: 30 mg/kg/dia. Para > de 1 ano: 500mg/kg/dia. Para > de 1 ano: 500--1500 1500 mg/mmg/m22/dia. Preferencialmente EV, a /dia. Preferencialmente EV, a cada 8 horas, por pelo menos 7 dias.cada 8 horas, por pelo menos 7 dias.

Isolamento:

Deve ocorrer (respiratório e de contato) até Deve ocorrer (respiratório e de contato) até que todas as lesões se transformem em que todas as lesões se transformem em crostas ( 5 a 10 dias após surgimento)crostas ( 5 a 10 dias após surgimento)Contactantes Contactantes hospitalares suscetíveis hospitalares suscetíveis devem manterdevem manter--se afastados de pacientes se afastados de pacientes suscetíveis, principalmente suscetíveis, principalmente imunodeprimidos imunodeprimidos por 10 a 21 dias após contato.por 10 a 21 dias após contato.

Imunização passiva:

Feita preferencialmente com globulinaFeita preferencialmente com globulinahiperimunehiperimune anti varicela zoster (VZIG)anti varicela zoster (VZIG)Dose: 125 U/ 10 kg, até 625 U ( 5 Dose: 125 U/ 10 kg, até 625 U ( 5 doses)doses)Feita até 48 a 96h após exposiçãoFeita até 48 a 96h após exposição

Indicações por indivíduo:ImunodeprimidosImunodeprimidos, , não imunes ao VZVnão imunes ao VZV> 14 anos, não > 14 anos, não imunes, sobretudo imunes, sobretudo gestantes gestantes (sorologia)(sorologia)RNs RNs de mães que de mães que iniciaram varicela de iniciaram varicela de 5 dias antes a 2 dias 5 dias antes a 2 dias após o partoapós o parto

Prematuros > 28 Prematuros > 28 semanas, semanas, hospitalizados,cuja hospitalizados,cuja mãe tem sorologia mãe tem sorologia negativanegativaPrematuro < 28 Prematuro < 28 semanas, ou < semanas, ou < 1000g, 1000g, independente da independente da história maternahistória materna

Indicações da exposição:

Contato domiciliar Contato domiciliar continuadocontinuadoContato com Contato com colegas por mais de colegas por mais de 1 h, e em ambiente 1 h, e em ambiente fechadofechadoContato hospitalar: Contato hospitalar: leito adjacente ou leito adjacente ou contato face a facecontato face a face

Tempo de Tempo de exposição não exposição não superior a 96h ( o superior a 96h ( o mais precoce mais precoce possível)possível)

Severe Complications ofVaricella in Previously

Healthy Children in Grmany: A 1-Year Survey

ZieboldZiebold, C; , C; KriesKries, R , R et alet al

PediatricsPediatrics Vol 108 No. 5 Vol 108 No. 5 November November 20012001

Introdução

Doença usualmente autoDoença usualmente auto--limitada, não tem limitada, não tem notificação compulsória;notificação compulsória;Na Alemanha não há dados epidemiológicos Na Alemanha não há dados epidemiológicos de incidência;de incidência;Dç Dç sazonal ou epidêmica;sazonal ou epidêmica;

Introdução

95% dos casos;95% dos casos;66% das 66% das hospitaizaçõeshospitaizações; < 20 anos; < 20 anos45% dos óbitos.45% dos óbitos.Benignidade X complicações potenciaisBenignidade X complicações potenciaisComplicações estado imune, Complicações estado imune, doença de base (pulmonar, cutânea)doença de base (pulmonar, cutânea)Imunocompetentes Imunocompetentes sob riscosob risco

Introdução

95% dos casos;95% dos casos;66% das 66% das hospitaizaçõeshospitaizações; < 20 anos; < 20 anos45% dos óbitos.45% dos óbitos.Benignidade X complicações potenciaisBenignidade X complicações potenciaisComplicações estado imune, Complicações estado imune, doença de base (pulmonar, cutânea)doença de base (pulmonar, cutânea)Imunocompetentes Imunocompetentes sob riscosob risco

Introdução

OMA, hepatite OMA, hepatite subclínica subclínica e e ataxia ataxia cerebelar e cerebelar e infecção secundária infecção secundária -- mais comuns;mais comuns;Bacteremia Bacteremia transitória transitória -- pneumonia, artrite pneumonia, artrite piogênicapiogênica, , osteomieliteosteomielite;;Complicações raras: encefalite, miocardite, Complicações raras: encefalite, miocardite, pericardite, pericardite, orquiteorquite, diáteses hemorrágicas, , diáteses hemorrágicas, pancreatite, nefritepancreatite, nefrite

Objetivo

Coletar dados a respeito da epidemiologia das Coletar dados a respeito da epidemiologia das complicações severas de varicela em crianças complicações severas de varicela em crianças imunocompetentes imunocompetentes através de um sistema de através de um sistema de notificação.notificação.

Métodos

Sistema alemão de notificação de doenças Sistema alemão de notificação de doenças raras em < 16 anos;raras em < 16 anos;Relatórios mensais de 485 hospitais;Relatórios mensais de 485 hospitais;Doença rara levando a hospitalização;Doença rara levando a hospitalização;Questionário + dados do relatório de altaQuestionário + dados do relatório de alta

Métodos

Questionário de múltipla escolha;Questionário de múltipla escolha;Dados demográficos;Dados demográficos;Diagnóstico da alta;Diagnóstico da alta;Estado imune;Estado imune;3 categorias de complicações;3 categorias de complicações;Desfecho final (cura, melhora/Desfecho final (cura, melhora/sequela cronicasequela cronica, , morte)morte)

MétodosAciclovir Aciclovir raramente usadoraramente usadoVacina pouco utilizadaVacina pouco utilizada

alto custo US$ 50alto custo US$ 50Uso de imunoglobulinas e vacinas não foi Uso de imunoglobulinas e vacinas não foi consideradoconsideradoIncluídos < 16 anos com complicações Incluídos < 16 anos com complicações severas entre 01/01/1997 e 31/12/1997, severas entre 01/01/1997 e 31/12/1997, confirmados por pediatra;confirmados por pediatra;Nenhuma das crianças era Nenhuma das crianças era imunodeficienteimunodeficiente

Métodos

Complicações Neurológicas:Complicações Neurológicas:EEC ou RNM alteradas;EEC ou RNM alteradas;Alteração do nível de consciência;Alteração do nível de consciência;Convulsões ou sinais focaisConvulsões ou sinais focaisLCR alteradoLCR alteradoQuadro clínico de mieliteQuadro clínico de mielite

Métodos

Complicações infecciosas:Complicações infecciosas:celulite;celulite;abscesso;abscesso;fasciíte necrotizantefasciíte necrotizante;;sepse;sepse;artrite artrite piogênicapiogênica;;pneumonia;pneumonia;osteomieliteosteomieliteAgente isolado.Agente isolado.

Métodos

Complicações Hematológicas:Complicações Hematológicas:Trombocitopenia Trombocitopenia (<30.000)(<30.000)Granulocitopenia Granulocitopenia (<500)(<500)Anemia requerendo transfusão;Anemia requerendo transfusão;Trombose arterial ou venosa.Trombose arterial ou venosa.

Métodos

Cálculos de incidência baseados nos dados Cálculos de incidência baseados nos dados dos último censo populacional alemãodos último censo populacional alemão

ResultadosTaxa de notificação: 93,4%Taxa de notificação: 93,4%153 casos foram notificados;153 casos foram notificados;119 casos estudados: 56 meninas e 63 meninos;119 casos estudados: 56 meninas e 63 meninos;34 casos excluídos34 casos excluídos

4 centros não responderam ao questionário;4 centros não responderam ao questionário;4 casos duplicados;4 casos duplicados;12 tiveram varicela fora do período de estudo;12 tiveram varicela fora do período de estudo;14 eram 14 eram imunodeprimidosimunodeprimidos, > 16 anos ou , > 16 anos ou complicações menores não incluídas no estudocomplicações menores não incluídas no estudo

Ataxia Ataxia cerebelar em 48 pacientescerebelar em 48 pacientes

Resultados

Não houve diferença entre os sexos, exceto Não houve diferença entre os sexos, exceto em infecções em infecções musculoesqueléticasmusculoesqueléticas;;Incidência de complicações raras: Incidência de complicações raras: 8,5/100.000/ano8,5/100.000/ano

Resultados

Distribuição sazonal:Distribuição sazonal:Pico em março, declinando em setembroPico em março, declinando em setembro

Resultados

Tipo de complicação variou com a idadeTipo de complicação variou com a idade

Resultados

Complicações Neurológicas (73 Complicações Neurológicas (73 -- 61,3%):61,3%):Encefalite: 22(EEG, nível de consciência, Encefalite: 22(EEG, nível de consciência, RNM, convulsãoRNM, convulsãoDéficit focal nãoDéficit focal não--ataxiaataxia: 7 (paralisia facial, : 7 (paralisia facial, hemiplegia, paralisia de membro, hemiplegia, paralisia de membro, radiculiteradiculite;;Meningite: 2Meningite: 2Mielite: 0Mielite: 071 pacientes tiveram alta sem 71 pacientes tiveram alta sem sequelassequelas

Resultados

Complicações Infecciosas (42 Complicações Infecciosas (42 -- 35,2%)35,2%)Celulite (18)Celulite (18)

média de idade 1,58 anos;média de idade 1,58 anos;Estreptococo beta hemolítico e Estreptococo beta hemolítico e estafilocoestafiloco

Abscesso (13)Abscesso (13)média de idade3,9 anosmédia de idade3,9 anosEstreptococos e EstafilococosEstreptococos e EstafilococosCulturas com menor rendimentoCulturas com menor rendimento

Resultados

Complicações Infecciosas (42 Complicações Infecciosas (42 -- 35,2%)35,2%)Artrite Artrite Piogênica Piogênica (5)(5)

média de idade 2,5 anos;média de idade 2,5 anos;monoarticular monoarticular em 80%em 80%Estreptococo e EstafilococoEstreptococo e Estafilococo

OsteomieliteOsteomielite (4)(4)6 pacientes com 6 pacientes com sequelas sequelas ao fim do ao fim do acompanhamento (calcificações articulares, acompanhamento (calcificações articulares, cicatrizes, etc).cicatrizes, etc).

Resultados

Complicações InfecciosasComplicações Infecciosas

Resultados

Complicações hematológicas (6)Complicações hematológicas (6)TrombocitopeniaTrombocitopenia (5)(5)Anemia e Anemia e Granulocitopenia Granulocitopenia (1)(1)Sem casos de sangramentos, morte ou Sem casos de sangramentos, morte ou Síndrome de Síndrome de ReyeReye..

Discussão

Varicela é manejada ambulatorialmente;Varicela é manejada ambulatorialmente;Casos graves justificam internamento;Casos graves justificam internamento;Utilização do sistema de notificação;Utilização do sistema de notificação;Casos rapidamente letais podem ter sido Casos rapidamente letais podem ter sido perdidos;perdidos;Resultados fidedignos: 416/485 hospitais, Resultados fidedignos: 416/485 hospitais, resposta ao questionário excelente (93%),resposta ao questionário excelente (93%),Outros estudos são necessáriosOutros estudos são necessários

Discussão

Pico de complicações coincidiu com o de Pico de complicações coincidiu com o de incidência (final do inverno);incidência (final do inverno);Mais comum em préMais comum em pré--escolaresescolares

suscetibilidade (sem vacina);suscetibilidade (sem vacina);Pequeno período de seguimento;Pequeno período de seguimento;Período mais longo poderia ser mais Período mais longo poderia ser mais conclusivo (pico de varicela a cada 3conclusivo (pico de varicela a cada 3--5 anos)5 anos)

Discussão

Distribuição das complicações diferente de Distribuição das complicações diferente de estudos prévios (complicações menores estudos prévios (complicações menores excluídas).excluídas).Alta freqüência de encefalite Alta freqüência de encefalite Número de complicações infecciosas pode ser Número de complicações infecciosas pode ser maior (tratamento ambulatorial)maior (tratamento ambulatorial)Estreptococos foi o agente mais comumente Estreptococos foi o agente mais comumente isolado, concordando com estudo anterioresisolado, concordando com estudo anterioresEstreptococcia invasiva Estreptococcia invasiva ocorreu em 6% x 6,7%ocorreu em 6% x 6,7%

Discussão

Na Alemanha a Varicela não é Na Alemanha a Varicela não é proridade proridade em em campanhas de vacinas, ao contrário dos EUA, campanhas de vacinas, ao contrário dos EUA, Japão e Coréia do Sul;Japão e Coréia do Sul;Poucos estudos demonstrando a freqüência Poucos estudos demonstrando a freqüência das complicações;das complicações;Outras doenças Outras doenças epidemiologicamente epidemiologicamente mais mais importantesimportantes

Conclusão

Encontradas 119 complicações graves de Encontradas 119 complicações graves de Varicela;Varicela;Incidência de 8,5/100.000Incidência de 8,5/100.000complicações Neurológicas complicações Neurológicas -- 61%;61%;Complicações Infecciosas Complicações Infecciosas -- 38%;38%;Complicações Hematológicas Complicações Hematológicas -- 5%5%7% de 7% de sequelas sequelas tardiastardias