SET - Centro Cultural Banco do...

15
São Paulo 2013 SET Foto: João Caldas Filho EU NÃO DAVA PRAQUILO Até 23 de setembro TEATRO

Transcript of SET - Centro Cultural Banco do...

S ã o P a u l o 2 0 1 3

SETFo

to: J

oão

Cal

das

Filh

o

Eu Não Dava PraquiloAté 23 de setembro

TE

AT

RO

Foto

: Em

baix

ada

do A

zerb

aijã

o

Cinema

MoSTra DE FilMES Do azErbaijão4 a 8 de setembro

Mostra composta por sete longas-metragens que exibe a cinematografia passada e recente do país. Os títulos são inéditos no Brasil e retratam a cultura e a sociedade do local. Realização em parceria com o Ministério da Cultura e do Turismo da República do Azerbaijão e a Embaixada do Azerbaijão no Brasil.

CIN

EM

A

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: de acordo com o filme. Veja a programação completa no fôlder da mostra.

A delegacia

CIN

EM

A

Cinema

8ª MoSTra MuNDo ÁrabEAté 1º de setembro

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: de acordo com o filme. Veja a programação completa no fôlder da mostra.

Normal

Mostra que apresenta a cinematografia árabe que mais repercutiu nos festivais internacionais nos últimos dois anos, além de produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à cultura árabe.

Div

ulga

ção

CIN

EM

A

Cinema

EScola DE bErliM11 a 28 de setembro

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: de acordo com o filme. Veja a programação completa no fôlder da mostra.

Yella

Escola de Berlim é o termo que descreve um estilo do cinema alemão que surgiu em meados dos anos 90. O evento integra as comemorações do Ano da Alemanha no Brasil, tem parceria do Instituto Goethe e curadoria de Georg Seesslen. Além dos filmes, está prevista a presença do cineasta alemão Henner Winckler, convidado para falar sobre suas obras.

Goe

the-

Inst

itut

Cinema

braSil TEla Para ToDoS – PErSPEcTivaS coNTEMPorâNEaSTema: Histórias do Brasil29 de setembro

Um país não tem uma única história oficial. Ainda mais quando se trata de um país como o Brasil, tão cheio de nuances e complexidades em suas histórias. Em setembro, Desmundo traz a crueza dos tempos do Brasil Colônia, enquanto O Preço da Paz vai mostrar uma revolução ocorrida no sul do país no final do século XIX. E, mais recentemente, os anos da ditadura militar são o pano de fundo para o drama O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

CIN

EM

A

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: de acordo com o filme. Mais informações no fôlder do evento.

Div

ulga

ção

Gio

vann

i Bel

lini –

Anu

ncia

ção,

148

9 –

Sopr

inte

nden

za S

peci

ale

per i

l Pat

rimon

io S

toric

o,

Artis

tico

ed E

tnoa

ntro

polo

gico

e p

er il

Pol

o M

usea

le d

i Ven

ezia

e d

ei C

omun

i del

la G

rond

a La

guna

re -

Gal

lerie

del

l’Acc

adem

ia F

oto:

Gal

lerie

del

l’Acc

adem

ia” V

enez

a, It

ália

- Su

co

nces

sion

e de

l Min

iste

ro p

er i

Beni

e le

Atti

vità

Cul

tura

li

Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

MESTrES Do rENaSciMENTo – obraS-PriMaS iTaliaNaSAté 23 de setembro

A exposição, com mais de cinquenta obras-primas provenientes de importantes coleções italianas, públicas e privadas, apresenta ao público brasileiro a extraordinária riqueza da arte italiana no momento de seu apogeu, o Renascimento. As pinturas, esculturas e desenhos foram selecionadas com o intuito de mostrar aos visitantes o percurso do movimento renascentista em toda a Itália. Inclui obras de Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Lorenzo Lotto, Andrea Mantegna, Perugino, Tintoretto, Giovanni Bellini, Fra Bartolomeo, Ghirlandaio, Donatello, Dosso Dossi, Michelangelo Buonarroti, entre outros. A curadoria é de Cristina Acidini e Alessandro Delpriori. Além do patrocínio do Banco do Brasil, a mostra conta com copatrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e apoio de Brasilprev, Cielo e BB DTVM.

EX

PO

SIÇ

ÃO

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: livre.

Gio

rgio

Bar

bare

lli da

Cas

telfr

anco

dito

Gio

rgio

ne –

Virg

em c

om o

Men

ino

entre

São

Joã

o Ba

tista

e u

ma

Sant

a –

Sopr

inte

nden

za s

peci

ale

per i

l pat

rimon

io s

toric

o ar

tistic

o ed

et

nant

ropo

logi

co e

per

il p

olo

mus

eale

del

la c

ittà

di V

enez

ia e

dei

cam

uni d

ella

Gro

nda

Lagu

nare

- G

alle

rie d

ell’A

ccad

emia

– F

oto:

Gal

lerie

del

l’Acc

adem

ia, V

enez

a, It

ália

- Su

co

nces

sion

e de

l Min

iste

ro p

er i

Beni

e le

Atti

vità

Cul

tura

li

SIC

A

Entorno do CCBB

rENaSciMENTo: variaçõES SobrE o MESMo TEMa

Catedral da Sé8 de setembro, 12h15 Grupo Camerata Artistas Paulistas

Concerto Viradas Renascentistas 21 de setembro, das 20h às 3h – Em frente ao CCBBMadrigal Matrix

Série de concertos que apresenta a música renascentista em duas vertentes – a sacra e a profana. Com curadoria do maestro Júlio Medaglia, a música sacra renascentista é representada na Catedral da Sé, que completa 100 anos de sua atual construção neste ano, e a música profana nas proximidades do CCBB, a cargo do Madrigal Matrix.

Com apresentação e regência do Maestro Júlio Medaglia, o concerto do Grupo Camerata Artistas Paulistas – composto de coro de 20 vozes, 25 instrumentistas, 2 solistas vocais e 1 solista de violino – abrange o final da Renascença até o início do Barroco.

Durante a madrugada, os DJs Valter Nu, Mirto de Paula, Rodolfo Valente e seus convidados apresentam o coletivo audiovisual Madrigal Matrix. Nas apresentações, a música renascentista é recriada, reproduzida e mixadas pelos DJs, instrumentistas e há a presença de um VJ, que manipula e projeta imagens sobre os corpos dos artistas e plateia.

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: livre. Evento gratuito.

foto

: Ana

Fuc

cia

Dav

ide

Bori

Teatro

Vale do Anhangabaú

coro Da oSESP No ccbb

FESTival ccbb DE MúSica urbaNa

18 de setembro – 12h30

31 de agosto e 1º de setembroSábado e domingo – 15h às 19h

A combinação de um grupo de cantores de sólida formação musical com a condução de uma das principais regentes brasileiras faz do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo uma referência em música vocal no Brasil. O repertório desta apresentação conta com uma programação que vai da música sacra à música popular, incluindo canções do repertório francês. Serão apresentadas, entre outras, obras de Bach, Debussy e Ravel, além dos brasileiros Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Regência de Naomi Munakata.

O festival resgata a memória do rock de Brasília nos anos 80, ressaltando o seu legado para a história do rock nacional, com a participação de bandas brasilienses, paulistas e cariocas e um repertório, em grande parte, de músicas daquela época. Além de expoentes do rock de Brasília como Plebe Rude e o ex-integrante da banda Legião Urbana, Marcelo Bonfá, as apresentações incluem também bandas das novas gerações, de estilos diversos, como rap e reggae, que têm em suas composições mensagens que refletem sobre questões sociais atuais.Direção artística: Carlos Trilha. A programação do dia 31 de agosto conta com Vespas Mandarinas, Marcelo Bonfá e Cidadão Instigado, com participação de Arnaldo Antunes. No dia 1º de Setembro se apresentam Plebe Rude, Raimundos e Cidade Negra.

SIC

AM

ÚS

ICA

S T Q Q S S D

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: livre. Entrada franca, mediante retirada de senha uma hora antes do evento

Classificação indicativa: 12 anos. Entrada franca.

Mar

iana

Vita

le

viSiTaS EDucaTivaS – rENaSciMENTo iTaliaNo

Obras bidimensionais e tridimensionais de mais de trinta coleções italianas produzidas pelos maiores nomes do Renascimento estão presentes nessa exposição. Na mostra, dividida por regiões da Itália, o visitante pode acompanhar os caminhos trilhados por artistas como Botticelli, Donatello, Ghirlandaio, Fra Bartolomeo, Rafael, Tintoretto, Ticiano, Veronese e tantos outros, com suas características particulares que os tornaram referências na História da Arte.

PR

OG

RA

MA

ED

UC

AT

IVO

S T Q Q S S D

Recomendação etária: a partir de 8 anos.

Somente com agendamento prévio pelo telefone 3113-3649

Classificação indicativa: livre.

Segunda, quarta, quinta e sexta – 7h às 11h

iDEiaS oN-liNE 2013-2014 – iNForMação, arTE E culTura DigiTalJá conhece o ideiasonlineccbbsp.com.br? Dicas culturais, fotoreportagens, vídeos e muito mais você encontra nesse site, que está com novas seções e novo visual. Confira!

IDE

IAS

S T Q Q S S D

Classificação indicativa livre.Foto

: Rod

rigo

Som

mer

Foto

: Mar

iana

Vita

le

PR

OG

RA

MA

ED

UC

AT

IVO

Classificação indicativa: livre.

Até 23 de setembro

açõES PoéTicaS

Durante todo o período da exposição e em horários inesperados, o CCBB Educativo apresenta ações poéticas em torno do prédio, preparadas para a exposição Mestres do Renascimento – Obras-Primas Italianas. São surpresas textuais, visuais e/ou sonoras que conversam com o tema da mostra. Classificação indicativa: livre.O Baile – o que é diferente na dança de hoje da do século XIV? Vocês conhecem o que são “La Pavana” e “La Volta Italiana”?O Retratado – Savonarola, cujo retratado feito por Fra Bartolomeo, está presente na exposição e pode surpreender o público.Rafael – o artista que influenciou tantos pintores no Renascimento atravessa o tempo para nos contar um pouco de sua vida.Duquesa de Urbino – por qual artista você gostaria de ser retratado? Você fica sabendo quem pintou Elisabetta Gonzaga e quem ela era.O Renascimento dentro e fora da Itália – fique sabendo o que acontecia em outros locais além da Itália renascentista. É a época das navegações que trazem os portugueses para estas terras. Fábulas e alegorias de Leonardo da Vinci – descubra porque uma mulher vestida de negro traz pequenos espelhos espalhados por seu corpo.Leda e o Cisne – Leda nos conta a sua história e como foi seduzida por Zeus, ocasionando o nascimento de seus filhos.Experiência ótica com a câmera escura – com o aparelho em mãos, o visitante poderá observar a imagem produzida e entender como essa técnica fez parte do processo de realização das pinturas no Renascimento.Musas gregas – qual foi a importância do pensamento grego e da estética greco-romana no Renascimento? As musas podem lhe inspirar!Duo de música renascentista – entre no clima do período renascentista por meio da música apresentada por flautas.Jogo da velha renascentista – conheça um pouco dos símbolos presentes nas obras expostas por meio do jogo da velha.

S T Q Q S S D

Foto

: Din

g M

usa

Foto

: Joã

o C

alda

s Fi

lho

Teatro

quaNTo cuSTa?Quarta a sexta – 20hAté 4 de outubro

Texto de Bertolt Brecht, com direção de Pedro Granato. Em uma rua de comércio, três pequenos comerciantes convivem em harmonia: o açougueiro, Dansen, a jornaleira Sra. Norsen e o vendedor de ferro, Svenson. O medo começa a se espalhar quando recebem a notícia de um cruel assassinato. Suspense e humor negro marcam essa obra praticamente inédita de Brecht, escrita no início da Segunda Guerra Mundial, que ganha roupagem contemporânea e estilizada. Com Ernani Sanchez, Luís Mármora e Pedro Felício.

TE

AT

RO

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: 12 anos.

Eu Não Dava PraquiloSábado e segunda – 20hDomingo – 19hAté 23 de setembro

Criado por Cássio Scapin e Cássio Junqueira, trata-se de um monólogo cômico dramático a partir da biografia da atriz e diretora paulista Myriam Muniz, uma das mais influentes personalidades do teatro brasileiro das últimas décadas. Além de contar passagens da vida pessoal e profissional da homenageada, o espetáculo pretende ser uma ode ao ofício teatral. Direção de Elias Andreato. Com Cássio Scapin.

TE

AT

RO

S T Q Q S S D

Classificação indicativa: 16 anos.

Teatro

1 – domingoCINEMA8ª Mostra Mundo ÁrabeCinemaConsulte fôlder específico da mostra

MúSICAFestival CCBB de Música UrbanaVale do Anhangabaú15h às 19h

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro19h

2 – segundaTEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

4 – quarta CINEMAMostra de Filmes do AzerbaijãoCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

CA

LE

ND

Ár

Io

S T Q Q S S D

EXPOSIçãOMestres do Renascimento – Obras-Primas ItalianasLocais: Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andaresAté 23 de setembroSegunda, quarta, quinta e sexta, das 10h às 22 horas – sábado e domingo, das 8h às 22 horas

Programa EducativoConsulte a bilheteria

Visitas Educativas – Renascimento ItalianoAté 23 de setembroSegunda, quarta, quinta e sexta, das 7h às 10hSomente com agendamento prévioObras bidimensionais e tridimensionais de mais de trinta coleções italianas produzidas pelos maiores nomes do Renascimento estão presentes nessa exposição. Na mostra dividida por regiões da Itália, o visitante pode acompanhar os caminhos trilhados por artistas como Botticelli, Donatello, Ghirlandaio, Fra Bartolommeo, Rafael, Tintoretto, Ticiano, Veronese e tantos outros, com suas características particulares que os tornaram referências na História da Arte.

Para visitas de escolas ou grupos superiores a 10 pessoas, segunda e de quarta a sexta, é necessário agendamento prévio pelo tel. (11) 3113-3649, de segunda a sexta, das 9h às 17h (máx. 45 pessoas por horário). Classificação indicativa: livre. Recomendação etária: a partir de 8 anos.

Ações Poéticas Até 23 de setembroDurante todo o período da exposição e em horários inesperados, O CCBB Educativo apresenta ações poéticas em torno do prédio preparadas para a exposição Mestres do Renascimento – Obras-Primas Italianas. São surpresas textuais, visuais e/ou sonoras que conversam com o tema da mostra. Classificação indicativa: livre.

IdeiasIdeias On-Line 2013–2014: Informação, Arte e Cultura DigitalJá conhece o ideiasonlineccbbsp.com.br? Dicas culturais, fotorreportagens, vídeos e muito mais você encontra nesse site, que está com novas seções e novo visual. Confira!

Diariamente, de quarta a segunda.

5 – quinta CINEMAMostra de Filmes do AzerbaijãoCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

6 – sexta CINEMAMostra de Filmes do AzerbaijãoCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

7 – sábado CINEMAMostra de Filmes do AzerbaijãoCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

8 – domingo CINEMAMostra de Filmes do AzerbaijãoCinemaConsulte fôlder específico da mostra

MúSICARenascimento: Variações Sobre o Mesmo Tema – Camerata Artistas PaulistasCatedral da Sé12h15

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro19h

9 – segunda TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

11 – quarta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

12 – quinta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

13 – sexta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específicoda mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

14 – sábado CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

15 – domingo CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro19h

16 – segunda TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

18 – quarta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

MúSICACoro da OSESP no CCBBTeatro12h30

19 – quinta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específicoda mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

20 – sexta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

21 – sábado CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

MúSICARenascimento: Variações sobre o mesmo Tema – Madrigal MatrixEm frente ao CCBB20h

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

22 – domingo CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro19h

23 – segundaTEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

25 – quarta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

26 – quinta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

27 – sexta CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroQuanto Custa?Teatro20h

28 – sábado CINEMAEscola de BerlimCinemaConsulte fôlder específico da mostra

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

29 – domingo CINEMABrasil Tela para Todos – Perspectivas ContemporâneasCinema14h – O Preço da Paz, de Paulo Morelli (cor, 35 mm, 103 min, 14 anos) 16h – Desmundo, de Alain Fresnot (cor, 35 mm, 101 min, 14 anos) 18h – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger (cor, projeção digital, 106 min, 10 anos, legendas em inglês)

TEATroEu Não Dava PraquiloTeatro19h

30 – segundaTEATroEu Não Dava PraquiloTeatro20h

Informações Gerais

BILhETErIAQuarta a segunda – 10h às 21 horas.Informações: (11) 3113-3651 e (11) 3113-3652.Fechado às terças-feiras.

Clientes e funcionários BB, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.

INgrESSoSCinema: r$ 4,00 e r$ 2,00 (meia-entrada)Música: eventos gratuitos.Teatro: r$ 6,00 e r$ 3,00 (meia-entrada)

ENTrADANos eventos gratuitos as senhas podem ser retiradas com uma hora de antecedência à respectiva sessão.

ACESSo E FACILIDADES PArA PESSoAS CoM DEFICIêNCIA FíSICArampa situada na entrada lateral do prédio.Elevadores, telefones e sanitário especial no térreo.

ACESSoSEstações Sé e São Bento do Metrô.Praça do Patriarca e Praça da Sé.

FoTogrAFIAS E grAvAçõES DE ExPoSIçõESSão permitidas fotos do prédio mediante prévia autorização formal da Administração do Centro Cultural Banco do Brasil. Não estão autorizadas fotos e gravações das salas de exposições.

SugESTõESCaixa de sugestões à disposição do público no térreo (Balcão de Informações e Cafeteria) e no 3º andar.

EDuCATIvoAgendamento de grupos para visitas ao prédio e atividades do educativo: (11) 3113-3649.

ESTACIoNAMENToEstapar Estacionamentos – rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) – r$ 15,00 pelo período de cinco horas. Necessário carimbar o tíquete na bilheteria do CCBB.

Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na xv de Novembro, esquina com a rua da Quitanda, a 20 metros da entrada do CCBB.

TErMINAIS DE AuToATENDIMENTo BB – TérrEoQuarta a segunda - 10h às 22h

Baixe o leitor de Qr Code em seu celular, fotografe o código e confira a página do CCBB no Facebook.

Centro Cultural Banco do Brasilrua Álvares Penteado, 112Centro – São Paulo-SPCEP: 01012-000

Aberto de quarta a segunda, das 10h às 22 horas.Fechado às terças-feiras.(11) 3113-3651 e 3113-3652.

Confira a programação mensal completa acessando bb.com.br/cultura

SAC 0800 729 0722

ouvidoria BB 0800 729 5678

Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088

www.facebook.com/ccbbsp

www.twitter.com/ccbb_sp

Ministério daCultura

Ministério daCultura

Ministério daCultura

Carta