Setembro/Outubro de 2012 Doutrina Umbandista · Flores – Todas.... de preferência rosas Pedras...

7
Nessa edição estaremos descrevendo um pouco sobre o Trono do Amor e da Renovação, seus orixás regentes e os guias espirituais que trabalham diretamente sobre a sustentação desses orixás. Os terreiros de Umbanda são repletos de doces, guaranás, brinquedos e muita alegria, nos meses de setembro, devido a festejos em homenagem a São Cosme, São Damião e Doun, que são santos católicos sincretizados para a Umbanda na força das crianças ou erês como são mais conhecidos. Louvamos também a força do orixá da renovação e seus mistérios, que é o nosso divino Pai Oxumaré. Já em Outubro temos consagrações e louvores a nossa divina mamãe O- xum, mãe do amor, do ouro, da beleza, da riqueza e dona da natureza. É essa divina mãe orixá quem sustenta a linha de nossas amadas senhoras Pombagiras, que infelizmente perante aos olhos de muitos terreiros, fre- quentadores ou adeptos da religião são discriminadas e tidas como espíri- tos de prostitutas, senhoras de cabaret e só incorporam para resolver pro- blemas de ordem sexuais, para fazer amarração e seduzir homens aonde chegam, porém seu poder é muito maior e divino, fazendo com que tenha em seu mistério o poder estimulador da vida e como verdadeiras mães nos protegem o tempo todo. Vamos louvar a esses orixás e esses guias espirituais, não só nesses me- ses que são dedicados à eles, mas sim em todos os momentos de nossas vidas. Deus está presente entre nós todos os momentos de nossa vida, a toda hora e através de todos os orixás e guias espirituais da Umbanda, se apre- senta para nos orientar, guiar, proteger, defender e ajudar no que for de nosso merecimento. Salve a força de Deus, nosso divino Pai Olorum, em toda sua criação divi- na !!!! Pai Cláudio EDITORIAL DO MÊS ATENDIMENTO ESPIRITUAL Os atendimentos acontecem todas as sextas-feiras a partir das 20h30, sendo permitida a entrada no máximo até as 21h00. É proibida a entrada de pessoas usando mini saia, decotes, bermudas e estando alcoolizadas. Rua Pirajussara, 411 Travessa da Av. Vital Brasil - Butantã / SP. Próximo a estação Butantã do Metrô Linha Ama- rela Templo da Luz Azul Doutrina Umbandista Ano I Setembro/Outubro de 2012 Informativo Bimestral DOAÇÕES Aceitamos todo tipo de doação (dinheiro, alimentos, velas, roupas, materiais de higiene e de limpeza, remédios, móveis, etc), para atendermos as necessidades de nossos irmãos necessitados e que nos procuram para auxilio. As doações podem ser levadas direta- mente no terreiro nos dias de gira de a- tendimento (6ª. Feira a partir das 20h30). www.templodaluzazul.com.br - email: [email protected]

Transcript of Setembro/Outubro de 2012 Doutrina Umbandista · Flores – Todas.... de preferência rosas Pedras...

Nessa edição estaremos descrevendo um pouco sobre o Trono do Amor e da Renovação, seus orixás regentes e os guias espirituais que trabalham diretamente sobre a sustentação desses orixás.

Os terreiros de Umbanda são repletos de doces, guaranás, brinquedos e muita alegria, nos meses de setembro, devido a festejos em homenagem a São Cosme, São Damião e Doun, que são santos católicos sincretizados para a Umbanda na força das crianças ou erês como são mais conhecidos. Louvamos também a força do orixá da renovação e seus mistérios, que é o nosso divino Pai Oxumaré.

Já em Outubro temos consagrações e louvores a nossa divina mamãe O-xum, mãe do amor, do ouro, da beleza, da riqueza e dona da natureza.

É essa divina mãe orixá quem sustenta a linha de nossas amadas senhoras Pombagiras, que infelizmente perante aos olhos de muitos terreiros, fre-quentadores ou adeptos da religião são discriminadas e tidas como espíri-tos de prostitutas, senhoras de cabaret e só incorporam para resolver pro-blemas de ordem sexuais, para fazer amarração e seduzir homens aonde chegam, porém seu poder é muito maior e divino, fazendo com que tenha em seu mistério o poder estimulador da vida e como verdadeiras mães nos protegem o tempo todo.

Vamos louvar a esses orixás e esses guias espirituais, não só nesses me-ses que são dedicados à eles, mas sim em todos os momentos de nossas vidas.

Deus está presente entre nós todos os momentos de nossa vida, a toda hora e através de todos os orixás e guias espirituais da Umbanda, se apre-senta para nos orientar, guiar, proteger, defender e ajudar no que for de nosso merecimento.

Salve a força de Deus, nosso divino Pai Olorum, em toda sua criação divi-na !!!!

Pai Cláudio

EDITORIAL DO MÊS ATENDIMENTO ESPIRITUAL

Os atendimentos acontecem todas as sextas-feiras a partir das 20h30, sendo permitida a entrada no máximo até as 21h00.

É proibida a entrada de pessoas usando mini saia,

decotes, bermudas e estando alcoolizadas.

Rua Pirajussara, 411 – Travessa da Av. Vital Brasil

- Butantã / SP.

Próximo a estação Butantã do Metrô – Linha Ama-

rela

Templo da Luz Azul

Doutrina Umbandista

Ano I

Setembro/Outubro de 2012

Informativo Bimestral

DOAÇÕES

Aceitamos todo tipo de doação (dinheiro,

alimentos, velas, roupas, materiais de

higiene e de limpeza, remédios, móveis,

etc), para atendermos as necessidades

de nossos irmãos necessitados e que nos

procuram para auxilio.

As doações podem ser levadas direta-mente no terreiro nos dias de gira de a-

tendimento (6ª. Feira a partir das 20h30).

www.templodaluzazul.com.br - email: [email protected]

PÁGINA 2 TEMPLO DA LUZ AZUL

É o orixá que tem o seu campo preferencial de atuação a renovação dos seres, em todos os aspectos. É o orixá do arco-íris que liga o céu e a terra. É o Senhor da dualidade. Este orixá simboliza a interação de energias, do mo-vimento, do girar incessante da vida, da eterna transformação. É o orixá da prosperidade, do dinheiro e da felicida-de. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. Ele dilui a religiosidade já estabelecida na mente de um ser e o conduz, emocionalmente, a outra religião, cuja doutrina o auxiliará a evoluir no caminho reto. Renovação é

a palavra chave que melhor define esse nosso a amado e divino Pai Orixá.

Fator / Atributo – Renovador

Atribuição / Sentido – renovar todos os fatores de

Deus nos seres e diluir os excessos dos seres

Essência – Mineral

Cor / Velas – Azul Celeste e todas as cores (arco-

íris)

Flores / Ervas – Flor do campo, Louro, Erva doce,

Camomila, Quebra pedra

Pedras – Fluorita Multicolorida, Opala

Ponto Força – Ao redor das cachoeiras

Saudação – Arrubaboi !!! (Senhor das Águas Su-

premas)

Sincretismo – São Bartolomeu

Dia Comemoração – 24 de agosto

Chacra – Laríngeo

Frutas – Melão

Elemento – Água

Ferramenta – Lança envolvida por Dã (serpente

do arco-íris)

Símbolo – Cobra, Círculo e Arco-íris

Água – Cachoeira

Oferenda Ritual: Melão, Maracujá doce, Frutas em calda , Champagne Rose, Mel, Flores do Campo, Fitas colori-

das e Velas azul celeste

Defumação: Folha de Louro, Camomila, Erva Doce, Alfazema e Sálvia

Banho: Folhas de louro

ORIXÁ – Pai Oxumaré

PÁGINA 3 ANO I—SETEMBRO/OUTUBRO DE 2012

Essa mãe orixá assume os mistérios relacionados à concepção de vidas porque o seu elemento mineral atua nos seres estimulando o amor, a fraternidade, a união e a concepção. Símbolo da sexualidade. É a deusa da fecundidade. Orixá da maternidade, da cria, dos valores familiares. Atua na concepção da vida humana, no momento da fecundação do óvulo, protegendo o ser desde bebê até a criança começar a fa-

lar. Dona do ouro, da doçura, da meiguice. Orixá da riqueza e da prosperidade.

Fator – Agregador

Qualidade / Atributo – Amor

Atribuição – irradiar o amor e estimular a concepção, a união e favorece a conquista da riqueza espiritu-

al e a abundância material.

Sentido (ser) – amor, emoção, atração, união, fecundação, fertilidade, concepção.

Essência – Mineral

Cor / Velas – rosa, amarelo, azul claro e dourado.

Flores – Todas.... de preferência rosas

Pedras – Quartzo rosa, Ametista.

Ervas – Manjericão, camomila, Poejo, Malva cheirosa, Erva doce

Ponto Força – Cachoeira

Saudação – Aaieieu Oxum, Oraieieiu Oxum

Sincretismo – Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição

Dia Comemoração – 12 de Outubro, 08 de De-

zembro.

Chacra – Cardíaco

Parte Corpo / Saúde – Boca e tórax

Elemento – Água doce

Ferramenta – Espelho (abebê)

Símbolo – Coração

Água – da cachoeira

Oferenda Ritual: Maçã, Morango, Cereja, Cereja em calda, Champagne rose, Mel, Flores coloridas (de preferência rosas), Velas Rosa, Amarela e Azul

Claro

Defumação: Pétalas de rosa, Manjericão, Bejoim

(pedra), Erva doce e Camomila

Banho: Pétalas de rosa, Manjericão e Leite de Ro-

sas (perfume)

ORIXÁ – Mãe Oxum

ANO I—SETEMBRO/OUTUBRO DE 2012 PÁGINA 4

GUIAS ESPIRITUAIS – Crianças (Erês, Ibejada, Mirins, etc)

Uma linha de trabalho dentro da Umbanda, que deve ser bem respeita e entendida, pois atuam sob a regência de Pai Oxumaré, diluindo e renovando todos os sentidos de nossa vida.

Muitas entidades que atuam como um espírito infantil, são muito fortes e têm mais poder do que imaginamos. São conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, santos católicos que foram curadores, traba-lhando com a magia dos elementos. Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer descarregos ou desob-sessões. Preferem as consultas, onde vão trabalhando o mental do consulen-te, modificando e equilibrando sua vibração.

Esses seres, mesmo sendo puros, identificam rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, nos alertando sobre eles. Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.

Podemos oferendas as crianças com doces e balas simples (aquelas de bar), paçocas, doce de leite, amendoim, pirulito, balas de frutas, etc. Também po-

demos oferendar com arroz doce, doce de abóbora, canjica e mel. Sua bebida preferida é o guaraná. As flores do cam-po bem coloridas trazem o axé das crianças, bem como os brinquedos como bolas, carrinhos e bonecas demonstram sua inocência e simplicidade.

Chegada

Hoje tem alegria, hoje tem alegria

As criancinhas hoje vêm brincar aqui

Tragam docinhos

Tragam guaraná

Tragam flores lindas

Para os filhos de Oxalá

Papai me traz um balão

Com todas crianças que tem lá no

céu

Tem doce papai, tem doce papai

Tem doce lá no jardim

Sustentação

Fui no jardim colher as rosas

E a vovozinha deu-me as rosas mais for-

mosas

Cosme e Damião, oi Doum

Crispim, Crispiniano

São os filhos de Ogum

Cosme e Damião

Damião cadê Doum

Doum ta passeando no cavalo de Ogum

Fui no jardim colher as rosas

E a vovozinha deu-me as rosas mais for-

mosas

Cosme e Damião, oi Doum

Crispim, Crispiniano

São os filhos de Ogum

Bahia é terra de dois

É terra de dois irmãos

Governador da Bahia

É Cosme e São Damião

Na pontinha do cipó

Partida

Lá vai os anjinhos

Subindo pro céu

E Nossa Senhora cobrindo com véu

Andorinha que voa, voa andorinha

Leva esses anjos pro céu andorinha

Andorinha que voa, voa andorinha

Leva esses anjos pro céu andorinha

Pontos de Crianças

PÁGINA 5 TEMPLO DA LUZ AZUL

GUIAS ESPIRITUAIS – Pombagiras

O mistério Pomba-Gira é regido por uma divindade cós-

mica que tanto gera quanto irradia o fator desejo.

Saibam que esses fatores, vigor (Exu) e desejo (Pomba-Gira), se completam e criam as condições ideais para que a Umbanda tenham seus recursos mágicos e cármi-

cos.

Pomba-Gira natural é um ser cuja presença desperta o desejo, porque é irradiadora natural desse fator divino. Só que esse fator não se limita ao sexo, e destina-se a todos os sentidos da vida, pois só desejando, um ser empreende alguma coisa ou toma alguma iniciativa em

algum sentido.

Portanto, o desejo, é um fator divino fundamental em nossa vida. O desejo só existe porque Deus assim quis e ele não se manifesta só através do sexo, pois senti-mos o desejo de aprender, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir

determinada roupa, etc.

As pombagiras são entidades trabalhadoras sob os mandos da Lei e da Justiça Divina. Trazem em seus mistérios o poder estimulador e com muito amor, nos transmitem o desejo pela vida, pelas pessoas, pelas coi-

sas, enfim, o poder do desejo em toda sua plenitude.

Temos que desmistificar o arquétipo dado a todas as pombagiras, associando elas a espíritos de prostitutas, onde são procuradas somente para fazer trabalhos de

amarração e de ordem sexual ou sentimental.

Essas entidades são poderosíssimas e tem em seu po-der mais nos auxiliar em todos os campos da vida, esti-mulando a fé, o conhecimento, o equilíbrio, a ordena-

ção, a movimentação, a sabedoria e a criatividade em nossas vidas.

Temos que respeitar e amar com muita fé todas as falanges de Pombagiras da Umbanda, agradecendo pelo seu axé e pedindo para que sempre se coloquem a nossa esquerda, nos defendendo e guardando de todo poder negati-

vo.

Podemos oferendar as pombagiras com os seguintes elementos:

- Velas Vermelhas

- Champagne Rose

- Moedas de cobre, Pulseiras, Colares, Lenços

- Cigarro de filtro branco

- Tridente com ponta redonda

- Farofa de miúdos de frango ou de pinga ou de dendê

- Rosas Vermelhas

Laroyê Pombagiras !!

Pombagira é mojubá !!!

PÁGINA 6 TEMPLO DA LUZ AZUL

PONTOS DE POMBAGIRA

Chegada

Deu meia noite, a lua se escondeu

La na encruzilhada dando a sua gargalhada

Pomba gira apareceu

É laroyê, é laroyê, é laroyê,

É mojubá, é mojubá, é mojubá

Se ela é odara dando a sua gargalhada

Quem tem fé

Em Pombagira

É só pedir que ela dá

Sustentação

De vermelho e negro vestido a noite o mistério trás

De colar de ouro brinco dourado a promessa faz

Se é preciso ir você pode ir peça o que quiser

Mas cuidado amigo elas é bonita ela é mulher

E no canto da rua girando, girando, girando está

Ela é moça bonita girando, girando, girando lá

Oi girando laroyê (3x) oi girando lá

Vinha caminhando a pé para ver se encontrava

Pomba gira cigana

Ela parou e leu minha mão, me disse toda verdade

Eu só queria saber se ela é a Pomba gira cigana

A pomba gira vai girar

A pomba gira vai trabalhar

Ela é justiceira, ou quando pisa na tronqueira

Ela é demandeira, e na encruza ela é guerreira

Partida

A coruja nem piou

Nem o chão estremeceu

Pomba gira vai embora

Ela vai pro reino seu

Abre essa cova quero ver tremer

Abre essa cova quero ver balancear

Pomba gira Rainha das Almas

O cemitério é o seu lugar

É no cruzeiro que a Rainha mora

É na calunga que a Rainha vai girar

Eventos Realizados

ANO I—SETEMBRO/OUTUBRO DE 2012 PÁGINA 7

Calendário de Eventos

OUTUBRO

05/10 - Atendimento: Pombagiras

12/10 – Não teremos Atendimento – Feriado

19/10 - Atendimento: Baianos

26/10 - Atendimento: Zé Pelintra

Eventos Realizados