Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

56
maio/junho 2014

description

Edição do Setúbal - Guia de Eventos de maio e junho de 2014

Transcript of Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

Page 1: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

mai

o/ju

nh

o 2

014

Page 2: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser fei-tos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com a Divisão de Comunicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SETÚBALGUIA DE EVENTOSN.º 96maio | junho 2014

FICHA TÉCNICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das Dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoDICI – Divisãode Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãoHugo Martins, Marco Silva, Susana ManteigasFotografiaJosé Luís Costa, Mário PenequeConselho EditorialAna Bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva,Miguel Farropas, Paulo Anjos, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel Lopes, Rita PereiraPaginaçãoMiguel Farropas, Raquel LopesImpressãoDaniel & Lino, LdaRedaçãoDICI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de Bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSN 1646-0464CapaJapão

Foto do Leitor de João Fino

…tem castelos e fortes de particular relevância que se assumem como parte da história e da identidade de uma área geográfica formada pelos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Estes municípios celebraram recentemente um protocolo de cooperação com o objetivo de dar maior visibilidade turística àquele patrimó-nio edificado e, com isso, aproveitar para afirmar a diversidade da oferta turística, a inovação, a qualificação e a complementaridade dos produtos da região. O touring cultural e paisagístico é uma das apostas desta parceria intermunicipal, vertente que, além da nature-za, do sol e do mar, integra a gastronomia, os vinhos e os produtos locais, matérias-primas abundantes em quantidade e qualidade na zona da Arrábida.

ARRÁBIDAPatrimónio Mundial porque...

Page 3: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

3nota de abertura

gu

iam

ai/

jun

Mais de duzentas obras de arte, da pintura ao desenho, dos bordados à caligrafia, produzidas no longínquo Ja-pão são mostradas em Setúbal, entre maio e junho, numa grande exposição, em simultâneo em quatro equipamen-tos culturais.

“Arte Atual do Japão” é uma oportunidade rara para apreciar a produção artística nipónica, das expressões tradi-cionais às modernas, e ainda para participar num workshop com um mestre de caligrafia tradicional japonesa.

Também entre maio e junho, decorre outro evento de grande dimensão, o Festival de Música de Setúbal, projeto que conjuga produções locais com artistas de gabarito na-cional e internacional. Este ano, destaque para a Grand Union Orchestra, o Grupo Vocal Olisipo, a Orquestra de Câmara Portuguesa e uma instalação do artista Fernando Mota.

As Marchas Populares, que exaltam o brio bairrista, o regresso de uma etapa da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, os 30 anos do festival internacional de cinema Festroia e os 25 da sempre muito disputada Meia Maratona de Setúbal são outros acontecimentos em des-taque nestes meses.

Uma palava final para o Guia de Eventos, publicação que comemora 10 anos (!) em agosto. Por isso a próxima edição será (ainda mais) especial.

Do Japãocom arte

Page 4: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

4MAIO | JUNHO 2014sumário

20FESTROIA

A cinematografia alemã é homenageada no ano que se comemora a trigésima edição

do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal. Entre 6 e 15 de junho, as salas do Fórum e do Charlot recebem

obras de muitos países normalmente arredadas do circuito comercial. O ciclo

temático “Baseado em…” mostra películas com distintas fontes de inspiração.

44PESSOA“Quando não faço músicaestou a pensar nela”Fernando Molina, 52 anos, costuma dizer que não é músico, mas, sim, percussionista, pois domina o ritmo, não a melodia.

28BASTIDORESSede de vitóriaestimula amigosO kayak polo do Clube de Canoagem de Setúbal não se cansa de vencer. Em 22 campeonatos nacionais, ganhou 21. Os últimos 20 foram de seguida.

22MARCHAS

Dez coletividades mostram-se na Avenida Luísa Todi e competem na Praça de Touros Carlos Relvas, em

meados de junho. São as Marchas Populares de Setúbal, um dos grandes eventos culturais do concelho, no

qual o brio e a rivalidade falam bem alto em prol de um espetáculo que promete disputa renhida pelos vários

prémios a concurso.

Page 5: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

maio 6 eventosjunho 20 eventos

bastidores 28 kayak polo

exposições 30 mostras de artesagir 35 cursos e concursosinfantil 36 júnior e famíliaretrovisor 38 como foiprojetor 38 julho e agosto

ver 40 andreas stöckleincompasso 41 fernando marquesleituras 42 manuel augusto araújofitas 43 marta pinho alves

pessoa 44 fernando molinarotas 46 japãocidade 47 festroiaprazeres 48 rockalot acqua bayafazer 49 mascote do ambiente

intervir 50 atividades fixasespaços 53 contactos

mai/junsumário

22SETÚBAL BAY

A Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas está de regresso a Setúbal, palco da única etapa europeia do circuito. Alguns dos melhores nadadores internacionais têm presença marcada na prova, integrada no calendário desportivo dos Jogos do Sado. Tudo a postos para a competição, que, como é hábito, decorre na zona do Parque Urbano de Albarquel.

47CIDADETudo começouna outra margemQuando o Fórum Luísa Todi abrir as portas a 6 de junho, começa a 30.ª edição do Festroia. Ontem, Troia, hoje, Setúbal. A mesma qualidade.

08FESTIVAL DE MÚSICA

O mar é o tema desta edição, a quarta, do Festival de Música de Setúbal, evento que, de 29 de maio a 1 de junho, junta projetos locais e artistas e grupos consagrados em termos nacionais e internacionais. Do vasto cartaz, destaque para as participações da Grand Union Orchestra, do Grupo Vocal Olisipo e da Orquestra de Câmara Portuguesa e para a instalação do artista Fernando Mota.

Page 6: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

6MAIO | JUNHO 2014

maio

exposições pág. 30 | agir pág. 35 | infantil pág. 36

18 MAI //2 2 J U N

Gratuito

ARTE ATUAL DO JAPÃOExposição que revela diferentes expressões artísticas japone-sas, desde as tradicionais às modernas. Inclui atividades pa-ralelas abertas ao público, como workshops de caligrafia tradi-cional nipónica. Está patente na

Casa da Baía, Galeria Municipal do Banco de Portugal, Casa da Cultura e Galeria Municipal do 11. Pode ser visitada dentro do horário habitual de cada equipa-mento cultural.Org.: CMS | Club des Amisde l’Europe et des Arts de Tokyo

Page 7: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

7programa

Japão aqui tão perto

Durante cerca de um mês o sol vai nascer mais cedo em Setúbal, com a exposição “Arte Atual do Japão”, patente entre 18 de maio e 22 de junho em vários equipamentos cultu-rais da cidade.

Um total de 229 obras de arte colocam em evidência a forma como artistas nipóni-cos interpretam na atualidade as expressões artísticas do país do sol nascente, desde as mais tradicionais às mais modernas.

A vasta coleção que pode ser apreciada em Setúbal divide-se em diferentes catego-rias, como pintura a óleo e a acrílico, desenho a tinta-da-china, bordados, caligrafia, artesa-nato e até arte tridimensional.

A exposição “Arte Atual do Japão” está patente na Galeria Municipal do Banco de Portugal, com 61 obras em exibição, na Casa da Baía, com 73 peças, especialmente orien-tadas para a vertente tradicional, na Casa da Cultura, onde estão presentes 34 traba-lhos essencialmente de expressões artísti-cas atuais, e na Galeria Municipal do 11, que mostra 61 criações, a maioria de artes típicas nipónicas.

O projeto, que inclui uma conferência na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, resulta de uma parceria entre a Câma-ra Municipal e o Club des Amis de l’Europe e des Arts de Tokyo (CAEA) e traz até ao nosso país artistas como Takada Bokuzan, mestre na arte “sho”, ou seja, de caligrafia tradicional japonesa, e que conduzirá um workshop para famílias, no dia 18 de maio, às 10h00, nas ar-cadas dos Paços do Concelho.

A CAEA promove exposições de artistas japoneses em vários países desde 1973 e é a primeira vez que marca presença em Por-tugal. Em parceria com a Japan Internatio-nal Artists Society, divulga criações de arte moderna baseada em técnicas tradicionais japonesas.

Setúbal em boa saúde

Rastreios cardiovasculares e informações so-bre fatores de risco, assim como conselhos para a adoção de um estilo de vida saudável são disponibilizados à população setubalense no “7 Dias com o Coração”.

Tabagismo, hipertensão arterial, hiper-colesterolemia, diabetes e obesidade são os principais fatores de risco alvo desta ação, que decorre entre os dias 13 e 15, numa área próxi-ma do coreto da Avenida Luísa Todi.

A iniciativa, que aposta num contacto de proximidade entre técnicos de saúde e a comu-nidade, incide na avaliação do risco cardiovas-cular e de diabetes, bem como na promoção de medidas para um estilo de vida saudável, nome-adamente com a alimentação e o exercício físico.

O “7 Dias com o Coração”, no âmbito das comemorações do Mês do Coração, inclui um atelier de culinária que procura ensinar as pessoas a comer bem e mais barato e um workshop destinado a profissionais da restau-ração, agendados para o dia 14.

M A I13 // 15

1 0 h 0 0// 17h00

Gratuito

7 DIAS COM O CORAÇÃOIniciativa com rastreios de risco cardiovascular e ações de pro-moção de estilo de vida saudável.Avenida Luísa TodiOrg.: Centro Hospitalar de SetúbalApoio: CMS

Page 8: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

8MAIO | JUNHO 2014

8MAIO | JUNHO 2013

TROVA DE TRÊS OCEANOSEspetáculo da Grand Union Or-chestra com jovens da Academia Luísa Todi, BelaBatuke e Conser-vatório Regional de Setúbal. Dire-ção de Tony Haynes.Fórum Municipal Luísa Todi

DESFILE DE PERCUSSÃOE A FOZ DOS RITMOSCrianças e jovens de escolas e grupos comunitários em desfile de percussão na Avenida Luísa Todi, entre o Fórum e o Auditório José Afonso, onde terminam com atua-ção conjunta por Fernando Molina.

ENCANTO MARÍTIMOArmando Possante dirige concerto que celebra os navegadores portu-gueses que morreram no mar, inspi-rado na missa Ave Maris Stella. Inclui excertos da “História Trágico-Marí-tima”, lidos pelo ator Luís Madureira, com atuação do Grupo Vocal Olisipo, acompanhado de cantores do Con-servatório Regional de Setúbal.Igreja de Santa Maria da Graça

MÚSICA NAS RUAS E NO RIOOs sons populares e os temas do Festival de Música de Setúbal ouvem-se em vários pontos da cidade, através de jovens músi-cos do Conservatório Regional de Setúbal. Nos ferries que li-gam Setúbal a Troia, há música nas viagens das 11h30 e das 12h00.

CANÇÕES DO MARConcerto de canto coral, inspi-rado no mar, com coros de es-colas do 1.º ciclo, da APPACDM, do Coral Infantil de Setúbal e do Luís Barrigas Quarteto. Coorde-nação de projeto de Carlos Bar-reto Xavier.Fórum Municipal Luísa Todi

MÚSICA NO CORETOEspetáculo da Banda da So-ciedade Musical Capricho Se-tubalense e do grupo BelaBa-tuke.Avenida Luísa TodiCoreto

2 9 M A I

2 1 h 0 0// 23h00

12 €

3 0 M A I

1 0 h 3 01 1 h 1 5

Gratuito

3 0 M A I

2 1 h 3 0// 23h00

Gratuito |com reserva

3 1 M A I

1 1 h 0 0// 12h00

3 1 M A I

1 5 h 3 0// 16h30

Gratuito

3 1 M A I

1 7 h 0 0// 17h30

Gratuito

Oceano musical“Mar” é o tema da quarta edição do Festival de Música de Setúbal, que reúne em torno da harmonia dos sons grandes artistas e a comunidade local, entre 29 de maio e 1 de junho. Organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, resulta de uma parceria contínua entre a Câmara Municipal e The Helen Hamlyn Trust. Este ano conta com o apoio especial da Fundação Calouste Gulbenkian,que promove a criação do Ensemble Juvenil de Setúbal, orquestra a estrear em 2015 e que dá oportunidade a jovens de brilhar entre a música clássica e a world music.

Page 9: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

9programa

9

QUANDO O HOMEMLAVRAVA O MARA música tradicional portuguesa cruza-se com a experimental em concerto/instalação inspi-rado na pesca e no mar. Vídeo e imagens de Tiago Pereira, José Madeira, Michel Giacometti e James Knight-Smith, conceção e interpretação de Fernando Mota e atuações do Conserva-tório Regional de Setúbal e do Coral Infantil de Setúbal.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

OLHARES SOBRE O MAR E REFLEXOSVisitas guiadas ao som do quinteto de sopros da Orques-tra de Câmara Portuguesa e de alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa. Transporte em au-tocarro com partidas de Setú-bal e Azeitão.Convento da Arrábida

DIVERSIDADE E INCLUSÃOConversas sobre temas de diversidade e inclusão. Inclui atuação conjunta da Acade-mia Luísa Todi e de alunos com deficiências auditivas da EB 2,3 Cruz de Pau, com música de Fer-nando Altube.Fórum Municipal Luísa Todi

VIAGEMTambém no âmbito do evento “Diversidade e Inclusão”, o Ex-ternato Rumo ao Sucesso e o Grupo de Música Contemporâ-nea do Conservatório Regional de Setúbal apresentam produ-ção com inspiração marítima. Direção e composição de Pedro Condinho e António Laertes.Porto de Setúbal | Cais 3

MAR DE EMOÇÕESA Orquestra de Câmara Por-tuguesa e o maestro Pedro Carneiro juntam-se com a soprano Susana Gaspar para interpretar Beethoven, Berlioz, Haydn, Mendelssohn e Mo-zart.Fórum Municipal Luísa Todi

3 1 M A I

2 1 h 0 0// 21h452 2 h 3 0// 23h15

6 €

0 1 J U N

1 0 h 0 0// 11h151 0 h 4 5// 12h005 € | reserva

0 1 J U N

1 4 h 3 0// 16h00

Gratuito

0 1 J U N

1 6 h 3 0// 17h30

Gratuito

0 1 J U N

2 1 h 0 0// 22h30

12 €

Page 10: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

10MAIO | JUNHO 2014

PEDDY-PAPERAtividade no Alto da Guerra. In-clui almoço.Org.: Alto da Guerra Sport Clube

3.º PASSEIO DA PRIMAVERA EM BTTAtividade com cerca de 15 qui-lómetros, com início na Junta de Freguesia de S. Sebastião e che-gada no Parque Verde da Bela Vista, do “Nosso Bairro, Nossa Ci-dade” e dos 40 anos do 25 de Abril.Org.: CMS | JF S. Sebastião | mo-vimento associativo | moradores

AULA ABERTAAtividade da Semana da Dança.Academia de DançaContemporânea de SetúbalMarcações: 265 236 463

TOCORORO, A CUBAN TALEExibição do filme que retrata o primeiro bailado de Carlos Acos-ta, da Semana da Dança.Casa da BaíaOrg.: CMS | Enclave – Culturaem Movimento

HIP-HOP NEW STYLEAula aberta, da Semana da Dança.Academia de DançaContemporânea de SetúbalMarcações: 265 236 463

CORO ESPANHOLCasa da CulturaOrg.: Associação José Afonso

AULA MÁGICA DO YOGAIniciativa para toda a família, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque do BonfimOrg.: CMS | Centro do Yogade Setúbal

MANHÃS NO PARQUEAula aberta de zumba, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Ginásio Multigym

DANÇADEIRAS – DANÇASDO MUNDOAtividades para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, da Semana da Dança.Casa da CulturaOrg.: CMS | Joana Coelho

DUATLO DE REMOProva combinada de ergómetro e corrida, dos “12.os Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS e Clube Naval Setu-balense

CAMINHOS PARA BENGUELAO Grupo de Leitura discute o li-vro de Fernando Sousa.Biblioteca MunicipalServiços Municipais

A MARINHA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974Conferência com o comandante Pedro Lauret, dirigente da Asso-ciação 25 de Abril.Casa da CulturaOrg.: Centro de EstudosBocageanos

0 1 Q U I

0 9 h 0 0Gratuito

0 9 h 3 0Gratuito

1 0 h 0 0Gratuito

0 2 S E X

1 8 h 0 0Gratuito

1 9 h 0 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

0 3 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 3 03 €

1 0 h 3 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

Page 11: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

11programa

ABRIR CAMINHOS DE ABRILPercurso com cinco quilómetros, com concentração no Parque Verde da Bela Vista. Iniciativa do “Nosso Bairro, Nossa Cidade” e dos 40 anos do 25 de Abril.Org.: CMS | Junta de S. Sebas-tião | movimento associativo | moradores

MAHATMA GANDHIPalestra por Anil Samarth.Casa do ElefanteOrg.: Teatro do Elefante Anil Samarth

CORAL EL CANTOConcerto do conjunto de Colme-nar Viejo, com direção do tenor Fernando Cobo.Lavadouros de Vila Nogueirade AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

FADO RITUAL E SOMBRASEspetáculo com Carla Pires.Casa da CulturaOrg.: CMS

AZEITÃO VOLKSWAGENS CLASSICS Passeio que inclui diversas visi-tas, com partida junto da Casa--Museu José Maria da Fonseca.Informações: 919 462 478Org.: Fanáticos do Carocha

V ENCONTRO DE BICICLETAS ANTIGASPasseio de bicicletas antigas pe-las ruas centrais de Setúbal, com homenagem a António Rocha, antigo ciclista do VFC, a partir do Largo José Afonso. Termina com momento de convívio e exposição.Inscrições: 265 732 740Org.: Compadres das PasteleirasApoio: Associação de Ciclismo de Setúbal | CMS

DANÇAS SOCIAISAulas abertas à população, da Semana da Dança.Atlantic Retail ParkOrg.: CMS | Enclave – Culturaem Movimento

JANELA INDISCRETAA obra de Alfred Hitchcock, de 1954, é exibida na “Lauro Antó-nio Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

CONVERSA SOBRE FOTOGRAFIACasa da CulturaOrg.: Artiset

1 7 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 03 €

0 4 D O M

1 0 h 3 0Gratuito

1 1 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

0 5 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 6 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

Page 12: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

12MAIO | JUNHO 2014

POESIA DA REVOLTALeituras por António Galrinhoe Rui Lino.Mediateca da Escola Superior de TecnologiaOrg.: EST/IPS

NEM TUDO O QUE BRILHAExibição da película de Géraldine Nakache.Casa da CulturaOrg.: CMS | Alliance Françaisede Setúbal

I GUERRA MUNDIALPalestra de João Reis Ribeiro.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis e MAEDS

B’RBICACHOAna Sousa, viola da gamba, flau-tas e voz, Joana Guiné, clarinete, flautas e voz, e Stela Silva, gui-tarra e voz. Animação por Leónia de Oliveira.Casa da CulturaOrg.: CMS

OLIMPÍADAS DA FAMÍLIACircuito de atletismo para famí-lias, do “Ativo dos 0 aos 100”.Complexo Municipalde AtletismoOrg.: CMS

MANHÃS NO PARQUEAtividades de fitness, com GAP e zumba, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | São Bernardo’s 4 Fitness

ARRAIAL MARÇO MULHER 2014Animação, comes e bebes, músi-ca, teatro, mostras e oficinas de artes plásticas e artesanato, no Dia Internacional das Famílias.Praça Machado dos SantosOrg.: CMS | SEIES

CAFÉ À TARDEDemonstração de flamenco e sevilhanas de Edite Van Zeller, pelo projeto “Enclave – Cultura em Movimento”.Casa da BaíaOrg.: CMS

O FASCÍNIO DO ESPAÇO E DA LUZPalestra sobre o pintor impres-sionista Gustave Caillebotte, por António Galrinho.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

JOSÉ JORGE LETRIAO autor apresenta os livros “E tudo era possível” e “Um menino chamado Zeca”.Casa da CulturaOrg.: Associação José Afonso

0 7 Q U A

1 8 h 1 5Gratuito

0 8 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

0 9 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 03,5 €

1 0 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 3 0Gratuito

1 5 h 0 0// 23h00

1 5 h 3 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

Page 13: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

13programa

PAULO DE CARVALHO“Voz & Piano” dá tema ao con-certo, o terceiro do Ciclo de Con-certos Íntimos 2014.Fórum Municipal Luísa Todi

FILIPA LOPES E OCTETOVOCAL 4X4“A Música e a Revolução/Músi-ca da Resistência”, com canto e piano, em português e russo.Casa da CulturaOrg.: CMS

XXV MEIA MARATONADE SETÚBALProva urbana com a extensão de 21.000 metros, Mini Maratona das Famílias ACM com 5000 e compe-tição de 10.000 integrada no Circui-to Nacional de Estrada, com partida e chegada no Largo José Afonso.Informações: 265 235 370Org.: Xistarca | Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal

TROFÉU KAYAK-MARProva do circuito nacional, para atletas federados, entre o Par-que Urbano de Albarquel e o Portinho da Arrábida, dos “12.os

Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Clube de Canoagem de Setúbal

CONVERSAS NO MOINHOSessão com Francisco Lobo e Lara Cardoso, dos 40 anos do 25 de Abril, com relançamento do livro “Soldado de Abril” e pales-tra e debate sobre “Construção da Paz com valores de Abril”.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

CONCERTO DE SOLIDARIEDADEEspetáculo com a Orquestra de Cordas do Conservatório Regio-nal de Setúbal, ensembles de saxofones, de flautas transver-sais e de clarinetes e grupos co-rais. As receitas revertem para o Banco Alimentar Contra a Fome.Fórum Municipal Luisa Todi

FILMES DA IMIGRAÇÃO“O Visitante” (18h00) e “Na Amé-rica” (21h00).Casa do ElefanteOrg.: Diana Lima | Teatro do Elefante

2 1 h 3 015 €

2 2 h 0 03,5 €

1 1 D O M

1 0 h 0 0

1 0 h 0 0Gratuito

1 5 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 03 €

1 8 h 0 02 1 h 0 0

2 €

Page 14: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

14MAIO | JUNHO 2014

JOHNNY GUITARO filme de Nicholas Ray, de 1954, passa na “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

CHUVA DE PEDRASFilme de Ken Loach.Casa da CulturaOrg.: CMS

ERA UMA VEZ O LIED E A CHANSONA soprano Ana Paula Russo, o barítono Luís Rodrigues e o pianista João Paulo Santos in-terpretam obras de Schubert, Strauss, Fauré e Poulenc.Fórum Municipal Luísa Todi

JOÃO AFONSOCasa da CulturaOrg.: Associação José Afonso

EDUCAÇÃO DOS AFETOS: SEXUALIDADESessão por António Marques, professor na Escola Superior de Saúde.Escola Para PaisInformações: 918 886 581

ATIVAMENTE EM FAMÍLIAAtividades do “Ativo dos 0 aos 100” com pilates, stretching, playkids e dancekids.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Tiagos Clínica

ALENTEJO ABRAÇA SETÚBALO IX Encontro de Corais Alente-janos – Alentejo Abraça Setúbal inclui desfile na Baixa, às 11h00, e atuação no Largo da Miseri-córdia, às 12h00.Org.: CMSParceria: Grupo DesportivoIndependente

REGATA DE VELA DE CRUZEIRO Prova para atletas oficiais e não federados, defronte da cidade, dos “12.os Jogos do Sado”, com participação especial das em-barcações da regata Conde de Caria, provenientes de Lisboa.Org.: CMS | Clube de Velado Sado | Troia Resort

1 2 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 5 Q U I

2 1 h 3 01 €

1 6 S E X

2 1 h 3 010 €

2 2 h 0 0Gratuito

1 7 S A B

0 9 h 3 0// 12h30

20 € | individual

30 € | casal

1 0 h 0 0Gratuito

1 1 h 0 0Gratuito

1 4 h 0 0// 16h00

Gratuito+ dia 18

Page 15: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

15programa

II AQUATLO DE SETÚBALIniciativa dos “12.os Jogos do Sado” com provas de campeonatos na-cionais e competição aberta.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Remo Clube LusitanoApoio: Federação Portuguesade Triatlo

RABINDRANATH TAGOREPalestra por Anil Samarth.Casa do Elefante Org.: Teatro do Elefante

CAFÉ À TARDEDemonstração de tango de João Santos e Lilian Rivera, pelo pro-jeto “Enclave – Cultura em Movimento”.Casa da BaíaOrg.: CMS

O IRMÃO DE JESUSApresentação do livro de Te-nente Oliveira e sessão de au-tógrafos.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

NOITE DOS MUSEUSApresentação dos livros “Cultu-ra a Sul”, de António Murteira, e “Grândola, Vila Morena – A can-ção da liberdade”, de Mercedes Guerreiro e Jean-Le Maître, e ani-mação com o Grupo de Música Popular Portuguesa da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Fran-cisco Naia e Omshutra. O museu funciona em horário alargado, das 14h00 às 18h00 e das 20h00 às 24h00.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

ARRÁBIDAEncontro “Arrábida: axis mundi de místicos sufis e cristãos”, por Natália Nunes. Iniciativa da Noi-te dos Museus.Museu Sebastião da GamaOrg.: CMS

CAMÕES – O POETA SOLDADOEspetáculo da Animateatro que transporta Camões para a atua-lidade.Teatro de BolsoOrg.: TAS

1 4 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

1 5 h 3 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 07,5 €

M/12

Page 16: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

16MAIO | JUNHO 2014

CHARLIE MANCINI APRESENTA FILMES MUSICADOS AO VIVOProjeto que, de forma improvi-sada, cria bandas sonoras para filmes mudos.Casa da CulturaOrg.: CMS

BTT E OBSERVAÇÃO DE AVESPasseio em BTT e pedestre, que inclui pequeno concurso de fo-tografia.Clube Desportivo, Culturale Recreativo de GâmbiaInformações: 265 914 360

AZULEJARIAVisitas ao património azulejar de Setúbal. Atividade do Dia In-ternacional dos Museus, come-moração que inclui ateliers para crianças e jovens e visitas guia-das às exposições.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

REGATA DE VELA DE CRUZEIRO Prova para atletas oficiais e não federados. Iniciativa dos “12.os Jo-gos do Sado”.

FILMES DA IMIGRAÇÃOExibição dos filmes “Na América” (18h00) e “O Visitante” (21h00).Casa do ElefanteOrg.: Diana Lima | Teatro do Elefante

SEMENTES DE VIOLÊNCIAA obra de Richard Brooks, de 1955, é exibida na “Lauro Antó-nio Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

NUFilme de Mike Leigh.Casa da CulturaOrg.: CMS

ENERGIA E AMBIENTEPalestra “Projetos de Investi-gação e Desenvolvimento em Energia e Ambiente na ESTSetú-bal/IPS”, por Luís Coelho.Casa da BaíaOrg.: EST/IPS

1 7 S A B

2 2 h 0 03 €

1 8 D O M

0 8 h 3 0Gratuito

1 0 h 3 01 5 h 0 0

Gratuito

1 1 h 3 0// 16h00

+ info dia 17

1 8 h 0 02 1 h 0 0

2 €

1 9 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

2 2 Q U I

2 1 h 3 01 €

2 3 S E X

1 4 h 3 0Gratuito

Page 17: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

17programa

TRADIÇÕES, SABORESE AROMAS DE AZEITÃOQuinta edição do certame do “Manel da Horta”, dedicada ao tema “Contra o Desperdício Ali-mentar”, com produtos regio-nais, em especial ligados à gas-tronomia. Inclui animações para as crianças e famílias e conta com o envolvimento do Parque Natural da Arrábida, do Espaço Descoberta e das escolas e in-fantários de Azeitão.Praça da RepúblicaVila Nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de AzeitãoApoio: CMS

DEIXEM O PIMBA EM PAZAs canções do universo pimba são desconstruídas e reinventa-das num espetáculo pelo humo-rista Bruno Nogueira e pela can-tora Manuela Azevedo, vocalista dos Clã.Fórum Municipal Luísa Todi

SEMANA DA CAVALAFestival em restaurantes.Org.: CMSApoio: Makro

HÁ FESTA NO PARQUESexta edição da festa que assinala o encerramento do ano letivo com ati-vidades lúdicas e pedagógicas. In-clui Mostra de Cursos e Profissões.Parque do BonfimOrg.: CMS

MANHÃS NO PARQUEAtividades de fitness do “Ativo dos 0 aos 100”, com YNew Dan-ce, YExtreme e YPilates.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | ACM YFitness

XIV RAID BICASCORegata nas classes Dart e Hob-bie Cat de catamarãs, para vele-jadores oficiais e não federados, dos “12.os Jogos do Sado”.Praia de AlbarquelOrg.: CMS | Clube de Vela do Sado

SAÚDEPalestra “Cuidados Continuados e Paliativos – Um direito de todos os cidadãos”, por Helena Salazar.Universidade Sénior de SetúbalParque do BonfimOrg.: Ermelinda Neto | Helena Salazar | Uniseti

1 6 h 0 0// 24h00

Gratuito+ dias 24 e 25

2 1 h 3 015 €

2 4 S A B

ATÉ 01JUN

1 0 h 0 0// 13h001 4 h 0 0// 19h00

Gratuito+ dia 25

1 0 h 0 0Gratuito

1 4 h 0 0// 18h00

Gratuito+ dia 25

1 5 h 0 0Gratuito

Page 18: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

18MAIO | JUNHO 2014

IOGA E EXAMES SEM STRESS EM SETÚBALIniciativa nacional da Confede-ração Portuguesa do Yoga, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque do BonfimOrg.: CMS | Centro do Yogade Setúbal

MUSEOLOGIAConferência “Museus para quê?! 40 anos de atividade do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal”, por Joaqui-na Soares.Casa da CulturaOrg.: Centro de EstudosBocageanos

EM TORNO DE AGOSTINHODA SILVAPalestra “Agostinho da Silva e o mundo da Língua Portuguesa”, por Amândio Silva, e apresen-tação da revista Nova Águia, n.º 13, sobre “Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo”, por Renato Epifânio.Casa BocageOrg.: CMS | Associação Agostinho da Silva

CADERNO AFEGÃOO Grupo de Leitura analisa a obra de Alexandra Lucas Coelho.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da Gama

IOGAConferência e oficina por João Camacho. Casa do ElefanteOrg.: Teatro do Elefante | Espaço Cultural – Ashram Pashupati

A VOLTA AO MUNDOEM MUSICLETAConcerto de final de ano letivo com as classes de saxofone, vio-lino, violoncelo, guitarras, canto, contrabaixo, acordeão e bateria e os conjuntos instrumentais orff e Orquestra Orff de Setúbal, da Academia Luísa Todi.Fórum Municipal Luísa Todi

O TEMPO DOS CIGANOSExibição do filme de Emir Kus-turica.Casa da CulturaOrg.: CMS

1 6 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

1 9 h 0 03,5 €

2 1 h 3 0Gratuito

2 4 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

Page 19: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

19programa

MERCADINHO DO MOINHOMostra de produtos regionais. In-clui atividades para os mais novos.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

TRADIÇÕES, SABORESE AROMAS DE AZEITÃOCertame de produtos regionais.Vila Nogueira de Azeitão

ENVELHECER COM SAÚDEDanças sociais para seniores.Casa da CulturaOrg.: Enclave – Culturaem Movimento

OU TUDO OU NADAFilme de Peter Catteneo.Casa da CulturaOrg.: CMS

FOTOGRAFIA DE OPORTUNIDADEPalestra do fotojornalista José Alex Gandum.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis e MAEDS

O GRITO DA GAIVOTAA obra de Emmanuelle Laborit é debatida pelo Grupo de Leitura.Biblioteca MunicipalServiços MunicipaisOrg.: CMS

COM SEBASTIÃODA GAMA ITINERANDOAlunos da Universidade Sénior de Azeitão apresentam palestra e poemas inspirados em Se-bastião da Gama. Inclui aponta-mento musical do coro do esta-belecimento de ensino.Museu Sebastião da Gama

PASSEIOS PELA HISTÓRIADE SETÚBALVisita guiada “Setúbal em Armas – A Batalha do Viso e a Revolta da Patuleia em Setúbal (1847)”, por Álvaro Arranja.Org.: Centro de EstudosBocageanos

BAILE DOS SANTOS POPULARESAnimação com Eliseu Porés.Academia UDRPImaparkInformações: 265 706 425

GOBI BEARCasa da CulturaOrg.: CMS | Experimentáculo

2 5 D O M

0 9 h 3 0// 19h30

Gratuito

1 0 h 0 0// 21h00

+ info dia 23

1 5 h 0 0Gratuito

2 9 Q U I

2 1 h 3 01 €

3 0 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

3 1 S A B

1 5 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Evento pago

2 2 h 0 03 €

Page 20: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

20MAIO | JUNHO 2014

junho

exposições pág. 30 | agir pág. 35 | infantil pág. 36

J U N06 // 15

Evento pago

30.º FESTROIAO cinema alemão e filmes “ba-seados em…” estão em desta-que nesta edição que assinala os trinta anos de um festival que começou em Troia e, há vinte, se mudou para esta margem do Sado (ver pág. 47).Fórum Luísa TodiCinema CharlotOrg.: Associação FestroiaPatrocinador: CMS

Page 21: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

21programa

Do real à ficçãoA trigésima edição do Festroia, entre 6 e 15 de junho, apresenta o ciclo temático “Ba-seado em…”, no qual vinte filmes europeus, de diferentes géneros, retratam aconteci-mentos verídicos, personalidades e obras literárias.

É o caso de “Krajinek”, um thriller inspi-rado no ex-polícia Jiri Krajinek, o assassino mais famoso da República Checa, com liga-ções à máfia russa.

Já “S&M Judge” mostra um caso pas-sado na barra dos tribunais, em 1997, e que chocou a opinião pública belga.

Dois motoristas de autocarro são pre-sos, em Marrocos, por tráfico de drogas. “Tangier”, também da Bélgica, de 1996, con-ta a passagem inesperada destes dois ho-mens, inocentes, pela dura prisão de Tânger.

Da Suécia, o filme “Everlasting Mo-ments”, de 2008, é uma biografia de Maria Larssons, uma jovem trabalhadora que ga-nha uma máquina fotográfica. Em tempos de mudança social, guerra e pobreza, aquele objeto vai mudar-lhe a vida.

A comédia romântica também tem lugar no ciclo “Baseado em…”. “Panic”, da Eslové-nia, a partir do romance homónimo de Desa Muck, retrata a existência de Vera, que, em pânico, procura o sentido da vida no amor.

Comédia ou drama, como acontece em cada edição do Festroia, este ano com uma homenagem ao cinema alemão, estão em competição na Secção Oficial trabalhos pro-venientes de países cuja produção não exce-da, anualmente, trinta filmes.

Premiados são também os filmes que competem em “Primeiras Obras” e “O Ho-mem e a Natureza”. Além das obras em com-petição oficial, outros filmes são galardoados, como a atribuição do Prémio Mário Ventura, instituído em 2009 em homenagem ao fun-dador do festival, que distingue o melhor ar-gumento de uma curta-metragem europeia.

Estas três categorias são avaliadas por um júri, composto por elementos de várias nacionalidades e, de uma forma ou de outra, ligados à sétima arte, como atores, produto-res, realizadores e críticos cinematográficos.

Em 1988, a Secção Oficial passa a ser dedicada às cinematografias de pequena produção

O ator norte-americano Mickey Rooney, estrela infantil das décadas 30 e 40, falecido em abril deste ano, é convidado de honra em 1992

No ano em que o Festroia se muda para Setúbal, em 1995, é organizada a exposição “Amantes no Cinema”, de fotógrafos da agência Magnum

Um documentário sobre Setúbal, de 1930, é encontrado acidentalmente, recuperadoe exibido pela primeira vez, em 1998, pelo Festroia

No ano do Euro 2004, o festival promove uma mostra de filmes em que a temática é o futebol

Em 2006, o festival apresenta na programação 179 filmes, o maior número de obras até então, superado na edição de 2008 com a exibição de 214 películas

Page 22: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

22MAIO | JUNHO 2014

SETÚBAL BAYA terceira prova da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas junta em Setúbal atletas da elite mundial da disciplina, numa competição in-tegrada nos “12.os Jogos do Sado”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Federação Portuguesa de Natação | Federação Internacio-nal de Natação

2 8 S A B

1 6 h 0 0Gratuito

MARCHAS POPULARES DE SETÚBALO concurso começa com um desfile de apresentação, gratuito, no dia 14, na Avenida Luísa Todi. Seguem-se desfiles de competição, com entra-das a 2,5 euros, nos dias 20 e 21, na Praça de Touros Carlos Relvas.Org.: CMS

J U N1 4 S A B2 0 S E X2 1 S A B

2 2 h 0 0

Santos a marcharSetúbal volta a celebrar Santo António, São João e São Pedro às portas do verão com as festas das marchas populares. Um desfile de apresentação, na Avenida Luísa Todi, e dois de competição, na Praça de Touros Carlos Relvas, reúnem as coletividades participan-tes, as grandes protagonistas desta festa.

Em 2014 marcham e cantam para a população o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo Bicross de Setúbal, a Diabo no Corpo – Associação Cultural e o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

As restantes coletividades selecionadas são a Cooperativa de Habitação e Constru-ção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”, o Grupo Desportivo Independente, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a So-ciedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal.

Sado de águas abertasNadadores de todo o mundo concentram-se uma vez mais no Parque Urbano de Albarquel para disputar, no final de junho, uma etapa da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas.

A competição, a terceira do circuito mun-dial “FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2014” e a única a realizar na Europa, põe à prova nadadores masculinos e femininos que integram a elite mundial da disciplina, na qual consta uma equipa de portugueses.

A partir de um pontão instalado dentro de água, os atletas lançam-se à água para com-petir ao longo de 10 quilómetros num circuito retangular defronte do Parque Urbano de Albar-quel, espaço privilegiado para assistir à prova.

A “FINA 10km Marathon Swimming World Cup 2014”, com um total de oito provas, come-çou em fevereiro em Viedma, na Argentina, e já passou por Cancun, México. Depois da etapa setubalense, passa, até outubro, pelas águas de Lac St. Jean, Lac Magog e Lac Megantic, no Canadá, e de Chun’an e Hong Kong, na China.

22MAIO | JUNHO 2014

Page 23: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

23programa

0 1 D O M

1 5 h 3 0Gratuito

1 8 h 3 06 €

0 3 T E R

2 1 h 0 0Gratuito

0 5 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

0 7 S A B

0 5 h 3 0Evento pago

1 0 h 0 0Gratuito

1 0 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Evento pago

CAFÉ À TARDEDemonstração de ritmos cuba-nos de João Santos e Lilian Rive-ra, pelo projeto “Enclave – Cultu-ra em Movimento”.Casa da BaíaOrg.: CMS

SEMANA DA CAVALASessão de live cooking com mos-tra e degustação.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Makro

CONVERSASSOBRE FOTOGRAFIACasa da CulturaOrg.: Artiset

OS PEQUENOS RIACHOSExibição do filme de Pascal Rabate.Casa da CulturaOrg.: CMS | Alliance Françaisede Setúbal

MARCHA DOS 3 CASTELOSPasseio pedestre com 42 qui-lómetros, entre os castelos de Sesimbra e Palmela e o Forte de S. Filipe, Setúbal, com con-centração no Parque Urbano de Albarquel, dos “12.os Jogos do Sado”.Informações: www.lebresdosado.pt Org.: CMS | Associação de Atle-tismo Lebres do Sado

OLIMPÍADAS DOS SALTOSConjunto de atividades de atle-tismo, do “Ativo dos 0 aos 100”.Complexo Municipal de AtletismoOrg.: CMS

MANHÃS NO PARQUEAtividade de fitness, com lo-calizada, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Ginásio Setgym

JOSÉ MALHOAEspetáculo de variedades e baile.Alto da Guerra Sport Clube

Page 24: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

24MAIO | JUNHO 2014

28.º FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLOREAtuação do grupo anfitrião e de con-géneres de vários pontos do País. Baile com Luís Godinho no final.Estrelas do Faralhão Futebol ClubeOrg.: Grupo de Danças e Canta-res Regionais do FaralhãoApoio: CMS

XARAL’S DIXIEBlues e música africana e europeia.Casa da CulturaOrg.: CMS

PESCAMiniconcurso aberto à população.Pontal de MusgosInformações: 265 706 124Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

POESIA DE REINALDO FERREIRAPalestra de homenagem, por António Galrinho e Rui Lino.Mediateca da EscolaSuperior de TecnologiaOrg.: EST/IPS

HÁ FESTA NA ALDEIAExibição do filme de Jacques Tati.Casa da CulturaOrg.: CMS

ACM YFITNESS DAYEvento do “Ativo dos 0 aos 100”. De manhã, há YPilates, YPower, YStep, XCore e YCicling e, à tar-de, BC, YJump, YEssence, YEx-treme, YZoom Dance e YNew DanceParque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | ACM YFitness

A DOENÇA COMO CAMINHOPalestra conduzida por Isaura Duarte Oliveira.Museu Sebastião da GamaOrg.: CMSApoio: Universidade Séniorde Azeitão

A CONQUISTA DE ANGOLA– OS TRÊS REINOS Apresentação do livro de Henri-que Fonseca Santos.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

MARKET TROCA AZEITÃOVenda e troca de artigos em se-gunda mão. Azeitão Bacalhôa ParqueOrg.: Associação Azeitão no Coração

0 7 S A B

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 h 0 0Gratuito

1 0 T E R

0 8 h 0 0Evento pago

1 1 Q U A

1 8 h 1 5Gratuito

1 2 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

1 4 S A B

0 9 h 0 0//13h001 5 h 0 0//19h30

Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 5 D O M

1 0 h 3 0//17h00

Gratuito

Page 25: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

25programa

CONVERSAS NO MOINHOTertúlia “Entre a Música e as Ma-rés”, sobre a canção portuguesa.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICAPalestra “Certificação Energéti-ca de Habitações e Edifícios de Serviços”, por João Francisco.Casa da BaíaOrg.: EST/IPS

AS FÉRIAS DO SR. HULOTExibição do filme de Jacques Tati.Casa da CulturaOrg.: CMS

AZEITÃO, QUEIJO E MOSCATELCertame que dá a conhecer os me-lhores queijos e vinhos da região.Praça da RepúblicaVila Nogueira de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesiade Azeitão

HÓQUEI EM PATINSIII Torneio de Hóquei em Patins Cidade de Setúbal, para atletas jovens federados, dos “12.os Jo-gos do Sado”.Clube Naval Setubalense

SIGNIFICADO DA FOTOGRAFIAPalestra de Francisco Borba.Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: Synapsis e MAEDS

FESTIVAL DA SARDINHAA sardinha é o prato principal em restaurantes.Org.: CMSApoio: Makro

VAMOS FALAR SOBRE O QUARTEL DO 11Apresentação multimédia no Mu-seu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal e visita ao edifício do antigo Quartel do 11.Org.: MAEDS | LASA

1 6 h 0 0Gratuito

1 9 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 0 S E X

1 9 h 0 0//24h00

Gratuito+ dia 21

2 0 h 0 0//24h00

Gratuito+ dia 21

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 S A B

ATÉ 06JUL

0 9 h 3 0Gratuito

Page 26: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

26MAIO | JUNHO 2014

MANHÃS NO PARQUEAtividades de artes marciais, do “Ativo dos 0 aos 100”.Parque Urbano de AlbarquelOrg.: CMS | Academia Movisport

INCOMPREENDIDOE DESAPROVEITADOAntónio Galrinho aborda a obra do pintor, ilustrador, caricaturista e escultor francês Honoré Daumier.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

O CAMINHANTE SOMBRAApresentação do livro de Ruben S. Filipe e momento musical por Omshutra.Casa Bocage

AULA PÚBLICAEspetáculo com todos os alunos da Academia de Dança Contem-porânea de Setúbal das Classes de Iniciação ao Movimento ao Curso de Formação de Bailarinos.Fórum Municipal Luísa Todi

HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOAReunião aberta do Grupo de Leitu-ra sobre o livro de José Saramago.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da Gama

BAILE DOS SANTOS POPULARESCDCR da GâmbiaInformações: 265 914 360

CORVOSConcerto do quarteto de cordas que interpreta arranjos do clássi-co ao rock, no âmbito do 53.º ani-versário da Academia Luísa Todi.Fórum Municipal Luísa Todi

FÚRIA DE VIVERO filme que lançou James Dean pas-sa na “Lauro António Masterclass”.Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 S A B

1 0 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 04 €

1 6 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

2 2 D O M

1 8 h 0 010 €

2 3 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

Page 27: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

27programa

O MEU TIOExibição do filme de Jacques Tati. Casa da CulturaOrg.: CMS

SARAU DE ENCERRAMENTO VFCCerca de 600 ginastas do Vitória Futebol Clube apresentam vá-rios trabalhos desenvolvidos na presente época.Pavilhão Antoine Velge

IKEBANAOficina de arranjos florais tradi-cionais japoneses.Casa do ElefanteInscrições: 927 751 881Org.: Teatro do Elefante | Espaço Cultural – Ashram Pashupati

O CHÃO DOS PARDAISO livro de Dulce Maria Cardoso é analisado no Grupo de Leitura.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

2 6 Q U I

2 1 h 3 0Gratuito

2 7 S E X

2 1 h 0 0//24h00Evento pago

+ dia 28

2 8 S A B

1 4 h 3 027,5 €

1 5 h 0 0Gratuito

HISTÓRIASessão “500 anos do Floral Ma-nuelino de Setúbal (1514-2014): construção e afirmação de uma identidade”.Casa da CulturaOrg.: Centro de EstudosBocageanos

EM TORNO DE AGOSTINHODA SILVAPaulo Borges conduz a pales-tra “A verdade à queima-roupa: os aforismos de Agostinho da Silva” e apresenta o livro “En-traña Extraña”, edição bilingue da Amardord.Casa BocageOrg.: CMS e AssociaçãoAgostinho da Silva

MOVIMENTO PERPÉTUONoite com DJ.Casa da CulturaOrg.: CMS

MERCADINHO DO MOINHOMostra de produtos regionais e atividades para o público mais jovem.Moinho de Maré da MouriscaOrg.: CMS

A NOITE DO CAÇADORA “Lauro António Masterclass” apresenta o filme de Charles Laughton, de 1955.Fórum Municipal Luísa Todi

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

2 2 h 3 0Gratuito

2 9 D O M

0 9 h 3 0//19h30

Gratuito

3 0 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

Page 28: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

O CCS, como anfitrião, pouco se concen-tra nos jogos desse fim de semana. A priori-dade é a logística e receber as 14 equipas do campeonato. Mais de cem atletas. “Isto está rotinado, tanto a jogar, como a organizar. Uma das preocupações atuais é envolver a equipa B, constituída por jovens, que quere-mos que ocupem o lugar da equipa principal. Além disso, os miúdos ganham assim expe-riência em organização de eventos”, explica João Botelho, presidente do clube sadino e um dos três atletas que integram a equipa campeã desde a primeira hora, juntamente com Carlos Rocha e Rui Carmo.

A manhã deste sábado começa às sete e meia. O primeiro jogo está previsto para as oito e meia e até lá é preciso hastear ban-deiras, ligar sistemas de som e de cronome-tragem, montar o pódio e garantir que todos são recebidos nas condições ideais.

Os jovens “bês” dispersam-se rapida-mente pelas piscinas, sabendo o que é ne-cessário fazer a cada momento.

Perto das oito já há música no recinto. Rock, sempre do “pesado”, redobra as ener-gias e o ânimo dos madrugadores.

O kayak polo de Setúbal é referência em Portugal e no mundo. Há mais de vinte anos que um grupo de amigos domina as competições domésticas. À equipa do Clube de Canoagem de Setúbal só falta jogar de olhos fechados

Campeões sem tática

Dos 22 campeonatos nacionais realizados

em Portugal, conquista-ram 21. Os últimos vinte foram ganhos consecu-tivamente. Foram quar-

tos num europeu de clu-bes e, quando eram o núcleo

da seleção nacional, ficaram entre as seis melhores equipas europeias e entre as oito da elite mundial. Este é o imponente perfil da equipa de kayak polo do Clube de Canoagem de Setúbal (CCS).

Manhã nublada de 5 de abril, primeira fase do Campeonato Nacional de 2014, nas Piscinas Municipais das Manteigadas.

Page 29: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

Carlos Cruz, pivot da equipa principal, orienta uma das “esperanças” sadinas, in-cumbida de mergulhar na piscina para aper-tar uma corda de marcação da área de jogo. “Força nisso para ver se não se volta a soltar.”

Os campeões nacionais completam-se com Bruno Alves, também treinador da “B”, e Ricardo Coelho.

Às oito e meia está tudo pronto e aguar-da-se apenas os delegados da federação.

Enquanto os jovens da equipa secundá-ria aquecem com as embarcações na água, os veteranos da principal, quase todos na casa dos 40, falam sobre a vida. Ouvem-se trocas de atenções como “a tua filha, está melhor?”. Nem um comentário sobre jogos.

Chegam os representantes da federação e inicia-se a reunião dos delegados de jogo. João Botelho lidera a sessão, esclarecendo burocracias.

O primeiro encontro do fim de semana, contra o Amora, é reagendado para as nove horas. Faltam dez minutos e os campeões entram nos balneários.

Ainda não se ouve nada sobre o jogo prestes a acontecer. Parece dia de treino.

Remendam-se rombos nos kayaks e espica-çam-se egos: “Já sabem que barco vão levar hoje? Oh! Para o que jogas, isso faz cá uma diferença…”

Todos sabem o que cada um vale den-tro de água. O segredo do sucesso é igno-rar jogadas estudadas e adaptar o jogo aos adversários, a maioria deles na inexperiente pujança dos vinte e poucos anos.

Na piscina, com o árbitro pronto a atirar a bola ao centro de início do jogo, o sem-blante afável e bem-disposto dos campeões fecha-se em expressão predatória. A bola já flutua e sprintam dois jogadores das equipas adversárias para ver quem ganha a primeira posse. “‘Bora’ gordo!! ‘Bora’ gordo!! Já estou a dormir!”, gritam os de Setúbal a incentivar o atlético Ricardo Coelho.

A primeira bola do ano é sadina. No final, provavelmente, o campeonato também será.

Veja a reportagem em vídeowww.mun-setubal.pt/pt/galeria-video

ou diretamente neste código QR

29bastidores

Page 30: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

30MAIO | JUNHO 2014

11.ª MEIA MARATONA FOTOGRÁFICA DE SETÚBALExposição dos melhores traba-lhos do concurso. Inauguração às 16h00.Casa da CulturaCafé da ArtesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 à 01h00Org.: CMS

FOTOGRAFIAExposição/instalação “Século XVIII - 1.ª Série: Revelar a memória a partir do esquecimento”, de JRi-cardo. Inauguração às 15h30.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00

CORES E TÉCNICATrabalhos de Antónia Calixto, de variadas formas artísticas.Mediateca da Escola Superiorde TecnologiaSeg, qua e sex, das 09h15 às 18h00Ter e qui, das 09h15 às 20h30Sab (17), das 13h00 às 18h00Org.: EST/IPS

JOÃO ABEL MANTACARTOONISTA DE ABRILExposição de Abel Manta, com 103 cartoons dos últimos anos da ditadura e do período pós-25 de Abril. Iniciativa das comemo-rações dos 40 anos do 25 de Abril.Galeria Municipal do 11Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | Museu da Cidade– Lisboa

M A I0 3 / / 3 1

Gratuito

0 3 M A I//07 JUN

Gratuito

M A I0 5 / / 2 3

Gratuito

ATÉ 10 M A I

Gratuito

Traço revolucionário

A ferocidade, a ironia e a subtileza dos porme-nores são traços transversais aos 103 traba-lhos de João Abel Manta que integram uma exposição patente na Galeria Municipal do 11, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril. A mostra, composta por trabalhos publicados, sobretudo, no suplemento literário do Diário de Lisboa, é dividida em duas partes, a primeira com uma caracterização de Portu-gal nos últimos anos da ditadura, a segunda sobre a aceleração apaixonada vivida entre 25 de abril de 1974 e 25 de novembro de 1975, du-rante o PREC. Abel Manta nasceu em 1928, em Lisboa. Formado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, em 1951, dedicou grande parte da carreira à vertente de artista plástico, ao elaborar vários trabalhos nas áreas de pintura, cerâmica, tapeçaria, mo-saico, ilustração, artes gráficas e cartoon.

Page 31: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

31exposições

AZEITÃO, PATRIMÓNIO NATURALMostra fotográfica e documen-tal do património natural da freguesia de Azeitão, iniciati-va desenvolvida em colabora-ção com o Parque Natural da Arrábida.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00

VAGUEAR – MARExposição de Graça Pinto Basto e Maria João Frade. Inauguração às 17h00.Casa d’AvenidaTodos os dias, das 11h00 às 19h00

ARTE ATUAL DO JAPÃOExposição patente na Casa da Baía, Galeria Municipal do Banco de Portugal, Casa da Cultura e Galeria Municipal do 11 (desta-que págs. 6/7).

MARCAS DE UM PERCURSOTrabalhos de turma do 12.º ano de artes visuais da Escola Se-cundária Sebastião da Gama. Inauguração às 18h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset | António Galrinho

M A I1 0 / / 3 1

Gratuito

1 7 M A I//08 JUN

Gratuito

1 8 M A I//22 JUN

Gratuito

M A I2 3 / / 2 9

Gratuito

SUB PARQUE NATURAL ARRÁBIDAExposição fotográfica de Hen-rique Marques, da terceira edi-ção do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival.Lavadouros de Vila Nogueirade Azeitão

DESENHANDO O FENÓMENO DAS APARIÇÕESDesenhos a carvão de Mónica Garcia. Inauguração no dia 10, às 16h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

GIUSEPPE VERDIApresentação de exposição bilingue, no âmbito do Dia da Europa, dedicado à Itália, com o compositor Verdi enquanto proprietário, construtor, sá-bio e anfitrião. Mostra cedida pelo Instituto de Cultura Ita-liano de Lisboa.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 14h00 às 19h00

M A I0 6 / / 2 3

Gratuito

M A I0 9 / / 2 2

Gratuito

M A I0 9 / / 3 0

Gratuito

Page 32: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

32MAIO | JUNHO 2014

À VOLTA DE SEBASTIÃO DA GAMAExposição de pintura de alunos da Universidade Sénior de Azei-tão. Inauguração às 15h00.Museu Sebastião da GamaApoio: CMS

EVOCANDO PESSOAColetiva de artes plásticas de Madureira Pais, Mendes Pais, Fernando Araújo, Olívia Silva, Aníbal Madeira e Maria Madeira. Inauguração às 21h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

FOTOGRAFIAS DE CURSODE INICIAÇÃOExposição coletiva da Prima Fo-lia Cooperativa Cultural, no âm-bito do 1.º Curso de Iniciação à Fotografia.Casa da CulturaCafé das Artes

J U N0 7 / / 2 8

Gratuito

J U N1 3 / / 3 0

Gratuito

J U N1 4 / / 3 0

Gratuito

DO PILRITO AO FLAMINGODivulgação do Projeto de Mo-nitorização das Aves Aquáticas da Margem Norte do Estuário do Sado através de uma exposição de fotografias em tamanho real das espécies limícolas e não li-mícolas mais representativas daquela reserva natural. Inaugu-ração às 16h30.Moinho de Maré da MouriscaTer a dom, das 09h30 às 19h30Org.: Projeto de Monitorização da Birds & Nature

A MAGIA DA TELAExposição de pintura de Manuela Conceição, que espelha o amor pela natureza. Inauguração dia 31, às 15h00.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

BAÍA DO SADO (AGUARELAS)Mostra de trabalhos de Florbela Glindim.Mediateca da Escola Superiorde TecnologiaSeg, qua e sex, das 09h15 às 18h00Ter e qui, das 09h15 às 20h30Sab (14), das 13h00 às 18h00Org.: EST/IPS

2 4 M A I//24 JUL

Gratuito

3 0 M A I//12 JUN

Gratuito

J U N0 2 / / 2 7

Gratuito

Page 33: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

33exposições

ENTRE TROVAS E CANTIGASAs canções de Zeca Afonso ins-piram mostra coletiva de artes plásticas.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

ESTADO DE GRAÇAExposição do ilustrador André Carrilho com dez cartoons políti-cos e dez caricaturas de figuras públicas de diferentes quadran-tes. Os desenhos percorrem te-mas nacionais e internacionais, como a dívida e a crise, a pedofilia na Igreja e a liberdade de expres-são. Entre as personalidades cari-caturadas estão Nelson Mandela e os atores Rowan Atkinson e Hugh Laurie. O ator britânico Rus-sell Brand e o presidente russo Vladimir Putin juntos numa caça-da e o líder coreano Kim Jong-un à mesa com o crítico gastronómi-co de televisão Anthony Bourdain são outras das caricaturas.Casa da CulturaGaleria de ExposiçõesTer a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 à 01h00Org.: CMS | DDLX

ATÉ 08 M A I

Gratuito

ATÉ 11 M A I

Gratuito

ALTA TENSÃO, ALTO CONTRASTEExposição de fotografia de Ra-quel Esperança. Inauguração às 16h00.Casa Bocage

COLETIVA DO LESTEMostra de pintura e artesanato “Olhares sobre a Multiculturali-dade | Arte e Cultura da Casa Ro-mena”, representando a cultura da Moldávia, Ucrânia e Roménia.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Org.: CMS e Fratia

14 JUN//26 JUL

Gratuito

28 JUN//31 AGO

Gratuito

Page 34: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

34MAIO | JUNHO 2014

INSTRUMENTOS MUSICAISExposição “Instrumentos Musi-cais Tradicionais Populares Por-tugueses – A semente lançada germinou”, da coleção particular de Albano Almeida e Rui do Cabo, Rui Rosado e Rancho Folclóri-co de Praias do Sado, e outros artigos, do Museu Nacional da Música, da Câmara Municipal de Cascais.Museu do TrabalhoMichel Giacometti

TESOUROS DO MUSEU DE SETÚBAL/CONVENTO DE JESUSDiversidade do acervo do Museu de Setúbal, incluindo peças ar-queológicas e obras de arte sa-cra e arte contemporânea, com destaque para Retábulo da Ca-pela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, obra-prima da pintura quinhentista.Galeria Municipaldo Banco de PortugalTer a sex, das 11h00 às 14h00e das 15h00 às 18h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

ATÉ 21 J U N

Gratuito

A decorrerGratuito

40 POEMAS À LIBERDADESeleção de poemas dedicados à Liberdade.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

ARTES VISUAISExposições “’Z 37,48’”, fotogra-fia, vídeo e instalação de Rosa Nunes, e “Entre o Corpo e o Si-lêncio”, desenhos, pinturas e técnicas mistas de Ana Lima-Netto. Inclui o atelier “Duas artistas. Dois Caminhos”, me-diante marcação para grupos escolares (265 239 365).Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

ATÉ 30 M A I

Gratuito

ATÉ 14 J U N

Gratuito

Page 35: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

agir35

WINE SUNSET PARTYCruzeiros enoturísticos com mú-sica e observação de golfinhos. Provas de vinhos comentadas por produtores de adegas da Pe-nínsula de Setúbal e degustação de produtos regionais.Informações: 265 545 010Org.: Sado ArrábidaParceria: CMS e parcerias

DANÇACurso intensivo de iniciação ao kizomba, maio a julho, terças, 20h45, Capricho (20 €). “Família a dançar”, para pais e filhos, 27 de maio e 17 de junho, 18h30, Casa da Cultura (gratuito). Workshop de salsa e kizomba, 10 de junho, 18h30, Casa da Cultura (gratuito). “Salsa Bootcamp”, 15 de junho, 14h30, Capricho (15 €).Informações: 917 052 293Org.: Salsa Setúbal

9.º FESTIVAL DE CAPOEIRADemonstração com apresenta-ções, palestras e workshops no Pavilhão do Comércio e Indústria (na sexta) e no Pavilhão João dos Santos (sábado, com uma aula aberta às 10h00). No domingo há um passeio pela cidade e Arrábida.Org.: Centro Cultural Capoeira Água de BeberApoio: CMS

M A I/ / J U N

S A B 1 8 h 3 0

24 € | Geral15 € | 4-12

anos

M A I/ / J U N

M A I/ / J U N30 SEX1 8 h 3 0//22h0031 SAB0 9 h 3 0//23h0001 DOM

Gratuito

M A I

S A B 1 0 h 0 0//13h00

Gratuito

M A I13 TER17 SAB31 SAB

1 4 h 0 0//16h00

A decorrer

Gratuito

A decorrer

1 0 h 3 01 4 h 3 0

A decorrer

TEATRO COMUNITÁRIOFormação com seis sessões, para todas as idades.Centro Sociocultural Elmano SadinoInscrições: 927 751 881Org.: Teatro do Elefante

FAMÍLIA EM SEGURANÇASessões sobre Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, do Pro-jeto Hospital de Portas Abertas, para pais de crianças e jovens.Sala de Sessõesdo Hospital de S. BernardoInformações: 265 549 572Org.: Centro Hospitalar de Setúbal Apoio: Liga dos Amigos do Hos-pital de São Bernardo | SEIES

CLUBE DE LEITURA DE VERÃO 2014Inscrições abertas para a iniciati-va, dirigida aos escalões dos 8 aos 11 anos e dos 12 aos 17, que, entre 20 de junho e 25 de julho, promove atividades literárias e visitas.Biblioteca MunicipalServiços CentraisInformações: 265 537 240Org.: CMS

ROTA DOS GOLFINHOS– ROTA DA BAÍA MAIS BELACruzeiros diários.Informações: 962 405 933Org.: TroiaCruze

PASSEIOS DA SALO programa propõe a descoberta de diferentes paisagens naturais.Informações: 265 227 685www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

Page 36: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

36MAIO | JUNHO 2014

M A I0 3 S A B

1 0 h 3 0//11h151 1 h 3 0//12h15

Gratuito

M A I / / S E T

M A I0 3 S A B

2 1 h 3 04 €

M A I04 DOM

1 1 h 0 03 € | crianças4 € | adultos

AULAS PAIS E FILHOSAulas para crianças entre os 3 e os 5 anos, com a participação dos pais. Iniciativa da Semana da Dança.Academia de DançaContemporânea de SetúbalMarcações: 265 236 463

FAMÍLIAS E CRIANÇASA 3 de maio, atividades do Dia da Mãe. Entre junho e setem-bro, no primeiro e último sá-bado, Noite das Crianças, na ludoteca, e, de 16 de junho a 12 de setembro, Ateliers de Verão. A 21 de junho, Festa da Crian-ça, com ateliers diversos, e, a 28 e 29, Noites do Pijama, na ludoteca. Made in KidsParque Urbano de AlbarquelInformações: 934 904 330

HISTÓRIAS DE MÁBÍEspetáculo da Pequena Com-panhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com coreografia de Iolanda Rodrigues, figurinos de Marina Sacramento e vídeo de Patrícia Silva. Iniciativa da Semana da Dança.Fórum Municipal Luísa Todi

PIRILAMPOS E ESTRELASEspetáculo para crianças dos 3 aos 5 anos, com texto de Antó-nio Torrado, interpretação de Ana Lúcia Palminha e ilustrações de Yara Kono.Casa da CulturaOrg.: CMS

IOGA PARA CRIANÇASAulas por Joana Rodrigues, para crianças dos 3 aos 12. Sessão experimental gratuita a 7 de maio.Casa do ElefanteInscrições: 927 751 881Org.: Yoguis e YoguinisTeatro do Elefante

AS AVENTURAS DE ROM-ROM E FOFOCAEspetáculo do Grupo de Teatro e Animação Espelho Mágico de homenagem ao ator Fernando Guerreiro.Fórum Municipal Luísa Todi

DIA DA CRIANÇAPinturas faciais, penteados cria-tivos, balões coloridos e jogos, numa atividade para miúdos e graúdos.Casa da CulturaOrg.: CMS | O Mundo da Zingarela

FESTA DO DIA MUNDIALDA CRIANÇAPara crianças da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.Cooperativa Força de TodosPontesInformações: 265 706 124

M A I / / J U N

Q U A1 8 h 0 0 28 € | mês

M A I18 DOM2 1 h 0 02 0 T E R1 0 h 3 01 4 h 0 0J U N29 DOM1 6 h 0 0

3,5 €

J U N01 DOM

1 0 h 0 0//13h00

Gratuito

J U N01 DOM

1 5 h 0 0Gratuito

Page 37: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

37infantil

ATELIERS DE FÉRIAS DE VERÃOPinturas, desenhos e jogos.Biblioteca MunicipalPolo da GâmbiaInformações: 265 706 124Org.: Junta de Freguesiade Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

…AQUI HÁ TESOUROS!Animação teatralizada para crian-ças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico, a par-tir do Retábulo de Pintura Qui-nhentista, da coleção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.Galeria Municipaldo Banco de PortugalMarcações: 265 537 880Org.: CMS

LUÍSA TODI APRESENTA-SE...Animação para alunos do 3.º ao 6.º ano pelo serviço educativo do Museu do Trabalho Michel Giacometti.Marcações: 265 537 880Org.: CMS

ANIMAÇÕES MUSEOLÓGICASAnimações “O Bomboca Quer Trabalhar” e “Nós Dançamos com as Máquinas” e visitas guia-das à oficina-museu, incluindo exposição “Nós Trabalhamos com as Máquinas”, com recria-ção dos processos de fabrico de ferragens, e animações, CAO1 da APPACDMRua Vale Cerejeiras, 26Informações: 265 235 646

UMA MÃO CHEIA DE…Peça do TAS, de promoção da lei-tura, disponível para escolas.Marcações: 265 532 402

ANIMAÇÕES NA BIBLIOTECAAnimações de leitura “O dia em que a mata ardeu” e “O Peixinho Descontente”, oficina de escrita criativa “Baú das Histórias” e visita guiada “Biblioteca Viva”.Biblioteca MunicipalServiços CentraisMarcações: 265 537 240Org.: CMS

BIODANZAAtividade para crianças dos 6 aos 9 anos.Informações: 966 322 [email protected]

Consultar ainda as páginasda secção Espaços

J U N1 6 / / 3 0

0 9 h 0 0//12h001 3 h 0 0//17h00

Ano letivo

Gratuito

Ano letivo

Gratuito

ATÉ DEZ

GratuitoM/4

A decorrer

A decorrer

1 0 h 0 01 4 h 0

Gratuito

A decorrer

S E X 1 8 h 3 0//20h00

Page 38: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

retrovisor / projetor38

MAIO | JUNHO 2014

Eram mais de cinquenta os pretendentes ao título de gru-po jovem do ano e acabaram cinco a disputar a derradeira etapa da prova. A final foi ga-nha pelos Stone Dead.

O rock clássico dos alco-bacenses foi a receita para a conquista do 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Se-túbal, competição renhida que decorreu ao longo de março, no âmbito das comemora-ções do Mês da Juventude.

Jonas Gonçalves, guitar-rista deste projeto musical na estrada há dois anos, ficou ra-diante com a decisão do júri. “Levamos o coração cheio.

Foram duas noites com con-certos espetaculares, mui-tas amizades travadas e um triunfo na final do concurso. Sinceramente, não estáva-mos à espera disto tudo.”

Pelo triunfo nesta inicia-tiva da Câmara Municipal, organizada em parceria com a Capricho Setubalense, os Stone Dead foram premiados com atuações na Feira de Sant’Iago e no Festival Rock no Sado, bem como com a gravação de um single e com um cheque de mil euros.

Êxito igualmente para os setubalenses EMMA, que ficaram em segundo lugar e

Rock clássico vence concurso

FOLCLOREA 38.ª edição do Festival Inter-nacional de Folclore de Praias do Sado junta grupos de diferentes re-giões de Portugal e do estrangeiro.Auditório José AfonsoOrg.: Rancho Folclórico de Praias do SadoApoio: CMS

CAMINHADA E YOGA NA SERRAPasseio pedestre pela Arrábida e que inclui uma aula de ioga em plena Serra de S. Luís, com par-tida e chegada no Parque Urbano de Albarquel. Org.: Clube de Montanhismo da Arrábida | Clube do Yoga de Se-túbal | CMS

BANDAS FILARMÓNICASOs grupos que participam no X Festival de Bandas Filarmóni-cas da Cidade de Setúbal atu-am em concertos no Parque do Bonfim e num desfile pela Baixa.Org.: CMS | GD Independente

FEIRA DE SANT’IAGO“25 de Abril – 40 Anos” é o tema da edição de 2014 do certame que junta cerca de 400 mil entradas todos os anos. Um extenso cartaz cultural, com concertos, exposi-ções e debates, juntamente com uma forte componente gastronó-mica, complementa a feira.Parque Sant’Iago Org.: CMS

0 5 J U LS A B

Gratuito

0 5 J U LS A B

1 0 h 0 0

J U L H O 0 5 S A B0 6 D O M

Gratuito

2 5 J U L // 03 AGO

Page 39: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

retrovisor / projetor39

Così Fan Tutte

MOZART. A obra da autoria do compositor austríaco foi apre-sentada numa produção encenada da Orquestra Metropoli-tana de Lisboa a 5 de abril, no Fórum Municipal Luísa Todi. Conduzida pelo maestro Pedro Amaral, a orquestra foi acom-panhada pelo Atelier de Ópera da Metropolitana, dirigido por Jorge Vaz de Carvalho, num espetáculo de quase três horas.

foram considerados a Me-lhor Banda do Concelho e do Público. A juntar a um pré-mio monetário de 700 euros correspondente ao segundo lugar, conquistaram, pelas restantes distinções, o direito a atuar na Feira de Sant’Iago, a oportunidade de gravar quatro temas numa produto-ra e um cheque de 500 euros.

Igualmente de Setúbal, o projeto a solo Tio Rex ficou em terceiro lugar, com direi-to a 500 euros, enquanto os Oleo, no quarto posto, rece-beram 200. Os Brace Yourself, de Faro, ficaram em quinto e amealharam 100 euros.

FESTA DO TEATROO XVI Festival Internacional de Teatro de Setúbal apresenta uma programação eclética. Esta é uma festa que começa no teatro, mas que se estende à música e apre-senta ainda ao público exposi-ções, debates e sessões de cine-ma, através de curta-metragens. A XVI Festa do Teatro decorre em vários locais, salas de espetáculo e outros espaços de Setúbal, no-meadamente no Fórum Municipal Luísa Todi, no Parque do Bonfim, na Escola Secundária Sebastião da Gama, no Auditório José Afon-so e na Casa da Cultura.Org.: Teatro Estúdio FontenovaApoio: CMS

A G O23 // 30

Page 40: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

ver40

MAIO | JUNHO 2014

Os estilhaços do céu caem à terraQuando o sol crava cunhas no ar.

O corpo é mais denso que o arE menos que a pedra.

Por isso navega-se entre luz e sombra,E em ângulos agudos.Por isso o pensamento é da penumbra,E do reflexo moldado na pele.

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Recorte

Page 41: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

compasso41

res na música, aqui e em todo o mundo, sendo mesmo uma fonte de cultura de novos tipos de sonoridades e estéticas, mais formais ou, por outro lado, mais underground.

Em Setúbal e em boa hora, a Câmara Mu-nicipal, através do seu Departamento de Ju-ventude e Cultura, promoveu um concurso de bandas de garagem, oriundas de todo o país e que já vai na sua 10.ª edição; o evento desen-rolou-se durante o mês de março, integrado no programa municipal m@rço.28, para uma juventude cada vez mais exigente e informada.

Foi com enorme prazer que assisti ao de-senrolar de atuações de bons projetos, estan-do a nossa cidade muito bem representada, com coletivos de excelente qualidade, ates-tada pelo facto de, na final, 3 dos 5 finalistas serem de Setúbal.

As bandas foram assim escrutinadas por um júri de 5 elementos, representando diver-sas entidades promotoras, tendo aquele elegi-do a banda “Stone Dead”, de Alcobaça, como emérita vencedora; no segundo lugar ficaram os “Emma”, de Setúbal, pertencendo o último lugar no pódio ao projeto “Tio Rex”, alter ego do setubalense Miguel Reis.

No quarto lugar ficaram os “Óleo”, projeto de Setúbal, e em quinto lugar foi distinguido o grupo “Brace Yourself”, de Faro.

Voltaremos a este belo evento.

Fernando MarquesMúsico

“Bandas de garagem com Capricho”

Creio bem que o meu primeiro contacto voluntá-rio e sério com a música terá sido nos primeiros anos da década de 60, quando invadia o quarto da minha tia Fernanda e, de forma irreverente e não autorizada, manuseava os seus discos de 45 rpm, em vinil, muito em voga na época.

Com permissão só o rádio que se ouvia desde sempre na nossa casa, mas aquelas rodelas negras eram uma tentação irrecusável, mesmo tendo de desligar as colunas e ouvir somente o som pela agulha, para não ser “apa-nhado com as mãos na massa”.

O fascínio da música sobre os jovens é uma incógnita, mas creio que todos sonham ser um cantor ou um músico de eleição logo de ten-ra idade, não sendo estranho ver uma criança agarrada a um cabo de vassoura, emulando um microfone e procurando imitar o seu ídolo.

No meu tempo, como soi dizer-se, não ha-via bandas de garagem; nós entretínhamo-nos nos intervalos das aulas, com umas guitarras e bongós, fazendo “covers” das nossas músicas preferidas, sempre à espera que a tolerância dos pais de algum dos nossos colegas pudes-se disponibilizar um quarto, na sua residência, para ali fazermos barulho.

A evolução dos tempos permitiu que hoje, de forma mais fácil, os jovens possam ter acesso a bons instrumentos para a formação de uma banda e os seus pais autorizem a sua reunião em garagens.

Este fenómeno tem sido assim o respon-sável pelo aparecimento de importantes valo-

Page 42: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

MAIO | JUNHO 201442

leituras

terley”, de que faz uma segunda versão, “John Thomas e Lady Jane”, onde ainda ousa mais, fazendo arder todas as balizas da “decência vitoriana” e não só.

“A Virgem e o Cigano” é um romance pós-tumo, de que não fez revisão final. Foi e é um dos seus maiores êxitos editoriais. A luta entre os adeptos da vida e os da moral, corporizada por um cigano, na margem da sociedade es-tabelecida, que é o apelo sensual da vida, que vem de dentro e que é completamente estra-nho ao mundo policiado do espírito e da razão, torna-se num símbolo da vida, dos sinais vitais e essenciais da vida.

É talvez o romance em que D.H. Lawren-ce expõe com clareza absoluta os temas e os conflitos que desde sempre perseguiu obses-sivamente, a vida liberta das fronteiras e nor-mas morais artificialmente consignadas: que a estiolam, que são o garrote do prazer de viver, do sentido da vida.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

Texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

O Sentido da Vida

D.H. Lawrence, jovem professor de literatura, ainda não escritor, afirmará aos seus alunos que “toda esta gente perdeu o centro como ser hu-mano”. Está a invectivar os romancistas ingleses submetidos ao chicote vitoriano que tinha feito esquecer as audácias de Emily Brontë ao pôr em evidência os instintos vitais do ser humano.

No seu primeiro romance “O Pavão Branco” recentra o ser humano e inicia um percurso lite-rário em que se plasma o que teorizou: “A minha grande religião é acreditar que o sangue e a car-ne são mais sábios do que a inteligência, temos um espírito que pode enganar-se, mas aquilo que o nosso sangue sente, crê e diz é sempre justo. A inteligência não passa de freio e rédea.”

Em vários romances, muitos contos e poe-mas, alguns ensaios, D.H. Lawrence é sempre fiel ao seu pensamento. Imagina o “homem autêntico”, sedutor de mulheres que não re-sistem à convocação telúrica do corpo que faz classes sociais misturarem-se, subvertendo regras estabelecidas, num tumulto que não re-siste ao apelo do corpo, apelo que ecoa desde as origens do mundo.

Os seus romances fizeram escândalo, muitos, proibidos, circularam clandestinamen-te, como o célebre “O Amante de Lady Chat-

A Virgem e o CiganoD.H. LawrenceAssírio e AlvimTradução: Aníbal FernandesCapa: Contadini, óleo de D.H. Lawrence 1.ª Edição: Setembro 19862.ª Edição: Novembro 2002142 páginas

Page 43: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

43fitas

estar, então, obrigados a uma existência material, captada por uma câmara, podendo constituir-se apenas a partir de linguagem binária organizada pelo computador. Esta forma de produção de efeitos visuais assumiu a designação corrente de computer-generated imagery (CGI). O CGI começou a ser desenvolvido no final dos anos 1970. Filmes como “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, “Alien – O 8.º Passagei-ro”, “Tron”, “O Enigma da Pirâmide”, “O Abismo” e “Exterminador Implacável II: O Dia do Julga-mento” são apontados como contribuidores para a introdução de inovações nesta área. No entanto, estas experiências limitaram-se a breves segmentos com apenas alguns minu-tos de duração. Foi apenas nos anos 1990 que o CGI passou a ser usado de modo recorrente em Hollywood. “Parque Jurássico”, de 1993, o primeiro filme a utilizar, em papéis centrais e em vastos segmentos, personagens fotorrealistas construídas no computador, é habitualmente usado para assinalar este marco. “Toy Story: Os Rivais”, a longa-metragem inaugural do es-túdio de animação Pixar, foi, dois anos depois, o primeiro filme a ser produzido inteiramente com esta tecnologia. O CGI passou então a ser empregue extensivamente quer em filmes de animação, quer em filmes com imagem real.

Continua

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

Para uma história da digitalização do cinema: a génese

A digitalização do cinema iniciou-se no domí-nio sonoro, durante os anos 1980, no âmbito da indústria cinematográfica de Hollywood. A sua manifestação inaugural ocorreu na área do registo, originada pela substituição dos grava-dores analógicos de áudio, primeiro pelo for-mato Digital Audio Tape (DAT), criado em 1987 pela Sony, e, posteriormente, pelos gravadores com armazenamento ótico ou em disco rígido, tornados comuns na década seguinte. Já nos anos 1990, estendeu-se à pós-produção, a que se seguiu a projeção sonora na sala de cinema, esta última permitida pela introdução, em 1992, do sistema Dolby Digital e dos sistemas sub-sequentes, o DTS e o SDDS, ambos lançados um ano depois. A partir de 1994, os estúdios de Hollywood passaram a lançar os seus filmes com som digital, de modo regular.

A transição do analógico para o digital, no contexto do cinema industrial, aconteceu, em seguida, na área da produção de efeitos visuais. A partir dos anos 1990, o processo de tratamen-to do filme efetuado na pós-produção – como, por exemplo, a correção de luz e de cor, antes elaborada mediante processos químicos, em la-boratório – passou a poder ser feito informatica-mente. Por volta de 2004, estes procedimentos, conhecidos por digital intermediates, tornaram--se prática comum em Hollywood. Além disso, e mais importante, tornou-se possível construir imagens, exclusivamente, a partir de simulações informáticas. Os objetos ou personagens que compõem as imagens de um filme deixaram de

Page 44: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

“Raramentea música

junta prazere dinheiro”

Fernando Molina

Page 45: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

pessoa45

Fausto. Amélia Muge. Paulo de Carvalho. Cristina Pato. Gilberto Gil. Hevia. Rão Kyao. Até Snowy White, famoso guitarrista que co-laborou nos Thin Lizzy e Pink Floyd. A lista de nomes sonantes é demasiado longa para as linhas disponíveis nesta página. Fernando Molina já fez música com todos eles.

Os momentos especiais são muitos, mas recupera uma atuação em Vigo com Fausto, o seu mentor na percussão, “numa praça cheia e que sabia as letras todas de cor”.

Com reputação aquém e além-fronteiras, ainda assim gosta de marcar, com dose de humor, a posição que ocupa no setor. “Cos-tumo dizer que não sou músico. Sou percus-sionista. A minha área é o ritmo. Não domino a melodia.”

O percussionista está ligado ao Festival de Música de Setúbal desde a primeira edi-ção, projeto em que prepara crianças, com e sem experiência musical, para atuar perante centenas de pessoas.

Cedo decidiu que “a música, o ritmo, seria uma parte importante da vida”, e aos 17 anos começou a integrar projetos profissionais, a maioria ligada às tradições portuguesas ou à world music. “Nessa fase inicial era sempre o benjamim dos grupos, curiosamente sem ter passado por uma aprendizagem formal, ape-sar de mais tarde ter tido aulas de piano e de teoria da música, entre outras disciplinas.”

Mesmo com conhecimentos académicos adquiridos, que incluíram até uma passagem pelo Hot Clube de Portugal, Fernando Molina vê-se como um autodidata e preza, acima de tudo, a “aprendizagem da vida”.

A aptidão que demonstrou desde tão cedo para a percussão ritmou um trajeto atí-pico como músico. “Não toquei em bares ou em projetos experimentalistas ou de outros géneros na tentativa de ganhar nome. Sal-

tei essa etapa.” Essas experiências viveu-as mais tarde, “até mais por gosto do que por necessidade”.

Passam cinco segundos. Dez. Quase 15… e lembra-se. Declara os 52 anos de idade com um sorriso encabulado pela memória descomprometida. “Nunca liguei a isso…”

As contas dão 35 anos de total dedicação à música. Hoje, inspira fundo antes de expli-car se ainda retira satisfação desta arte. “Sigo uma máxima. A música às vezes dá prazer. Outras vezes dá dinheiro. São raras as que dá prazer e dinheiro.”

É também monitor de crianças e jovens no ensino de música, faceta a que deu início com um projeto para a Expo’98.

Agora que rareiam as situações em que é o benjamim dos grupos, acontece, até com alguma frequência, tocar com colegas que anos antes haviam sido jovens aprendizes nas suas aulas.

E a vida para lá da música? “Passatem-pos?… Para ser sincero, quando não estou a fa-zer música… estou a pensar nela.” Vá, também gosta de fotografia e em especial de vídeo, área a que se dedica sempre imbuído do espírito au-todidata que o define. “Se não fosse a música, seria veejey. Gosto de criar imagens para sons.”

De qualquer forma, o lisboeta visita Se-túbal há anos nos tempos livres, muito por causa das praias, onde até fazia mergulho por apneia, “até apanhar um valente susto”.

Nos elogios à cidade sadina não se retrai. “Tem uma escala humana perfeita. Nem gen-te a mais, nem gente a menos. Lisboa lá tem umas ruas bonitas, lá tem Sintra a uns quiló-metros, lá tem as coisas dela. Mas aqui está tudo perto, tudo logo ali. A Arrábida, o rio… E o peixe! Tudo tão perfeito. É tramado, mas Deus devia saber o que preparava quando fez o Rio de Janeiro e Setúbal.”

Page 46: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

rotas46

MAIO | JUNHO 2014

Sol nascente cruza Setúbal

Do distante país do sol nascente ao extre-mo poente europeu, pedaços da cultura japonesa cruzam-se com o quotidiano se-tubalense. Em Setúbal, para lá dos globali-zados artigos Hello Kitty, do cinema Anime e dos videojogos, há uma rota nipónica a descobrir.

A barreira linguística é contornada no ensino de japonês. Adaptado à idade, inte-resses e objetivos de cada aluno, Ana Rufino dinamiza aulas particulares que exploram o vocabulário e as tradições.

Em movimento, o Japão é experimen-tado através do desporto, com a prática de várias artes marciais, disciplinas ancestrais cuja aprendizagem é desenvolvida em vários espaços e equipamentos da cidade.

Novas sensações gastronómicas são dadas a conhecer na mercearia Gassho, uma loja de produtos biológicos e terapias naturais na qual é possível encontrar algumas iguarias e receitas da cozinha tradicional nipónica.

Para momentos de lazer, Azeitão é a dire-ção a tomar para uma visita ao jardim japonês da Quinta da Bacalhôa. A entrada é paga mas o cenário, alindado por esculturas e que inclui uma árvore muito especial, vale a pena admirar.

A presença da cultura japonesa em Setú-bal é indelével, mas a identidade sadina tam-bém marca posição no Japão. Após a grava-ção de um anúncio, o jovem Miguel Guerreiro tornou-se um fenómeno naquele país. Deu concertos, conquistou fãs e arrebatou pré-mios. Levou Setúbal ao extremo oriente.

ENSINO (1). Hiragana, Katakana, Kanji e Romaji são os quatro alfabetos utilizados em simultâneo no Japão e ensinados nas aulas de língua e cultura japonesa de Ana Rufino. As sessões, particulares, incluem materiais didáticos e atividades pedagó-gicas. Informações pelo telefone 938 010 730.

DESPORTO (2). Técnicas de lutas ancestrais cruzam-se em treinos que puxam pelo físico, ao mesmo tempo que fomentam a paz e a harmo-nia espiritual dos praticantes. No Vitória Fute-bol Clube (www.vfc.pt) há Judo, Aikido e Karaté. O difícil é optar por qual destas artes marciais japonesas.

MERCEARIA (3). Raízes de lótus, preparado para tempura, arroz para sushi e algas são alguns dos produtos japoneses disponíveis na Gassho. Na loja, aberta na Avenida Alexandre Herculano, há utensí-lios gastronómicos, como o suribachi, e literatura macrobiótica, conceito com origem no Japão.

LAZER (4). A serenidade do jardim japonês da Quinta da Bacalhôa é complementada por um conjunto de obras do espólio do escultor Mi-noru Niizuma. No cenário respira-se o oxigé-nio libertado pela árvore Kaki, bisneta do único espécime sobrevivente à bomba atómica de Nagasaki.

Page 47: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

cidade47

Trinta anos volvidos e milhares de filmes exibidos, o Festival Internacional de Cinema de Setúbal continua a conquistar público, a renovar-se em cada edição. Está aí o 30.º Festroia

Trinta anos, trinta Festroia

A grande estreia do Festival Internacional de Ci-nema de Setúbal foi há trinta anos, em 1985, no lado de lá do Sado, em Troia, pela mão habituada à escrita jornalística e literária de Mário Ventura.

Fernanda Silva, a atual diretora do cer-tame cinematográfico, só entra em ação em 1988, depois de deixar de secretariar a admi-nistração da Torralta para se dedicar, até hoje, à organização de cada edição.

Dez anos depois do primeiro Festroia, em 1995, o certame abandona a extensa língua de areia e atravessa o rio, passando a realizar-se em Setúbal. Assiste-se, de acordo com Fer-nanda Silva, a um dos momentos marcantes do certame. “O festival assumiu a responsabi-lidade de conquistar um público que pratica-mente desconhecia o cinema alternativo”, refe-re a diretora do Festroia. “Foi um desafio que ao longo dos anos tem dado frutos e, por exemplo, o Cinema Charlot, na sua programação habitu-al, é uma das salas com mais audiência a nível nacional para este género de cinema.”

Mesmo denominado Festival Internacional de Cinema de Setúbal, o certame continua a ser conhecido por Festroia, trazendo anualmente

centenas de profissionais da sétima arte, entre realizadores, produtores e atores, do Paquistão, da Estónia, do Canadá, da Bélgica, do Brasil ou dos Estados Unidos da América.

Robert Mitchum, Kirk Douglas, Christo-pher Walken, Dennis Hopper e Mickey Roo-ney, recentemente falecido, foram alguns dos atores que marcaram presença na primeira década do festival. Lauren Bacall foi a atriz convidada na edição de 1993.

Nem só de cinema internacional se faz o Festroia, que também aposta nas produções nacionais. Um ciclo inteiramente dedicado ao cinema português do último ano e a atribui-ção do galardão Golfinho de Ouro de Carreira tem destacado atores e atrizes, como Ruy de Carvalho, Raul Solnado, Joaquim de Almeida, Nicolau Breyner, Rogério Samora, Maria de Medeiros e Alexandra Lencastre.

Na 30.ª edição do Festroia, que decorre entre 6 e 15 de junho, a Alemanha é o país ho-menageado e o ciclo temático, área que tem suscitado, nas últimas edições, interesse por parte do público, ávido de cinema alternativo, é “Baseado em…”.

Page 48: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

MAIO | JUNHO 2014

Sabor a perder de vista

Os olhos são os primeiros a comer no Rockalot Acqua Bay. A vista sobre a baía de Setúbal, uma das mais belas do mundo, abre o apetite para uma degustação com sabores da gastronomia portuguesa, italiana e japonesa.

No topo do Parque Urbano de Albarquel, com a Arrábida a espreitar sorrateira, uma am-pla varanda voltada ao Sado convida a uma refeição sem pressas, com o som da natureza em pano de fundo.

“Foi amor à primeira vista”, confessa o pro-prietário do estabelecimento, Nuno Gago, que abraçou o investimento depois de um longo perí-odo afastado da cidade, para um desafio acadé-mico internacional relacionado com a enologia.

No interior, com uma decoração cosmopoli-ta em tons de azul suave e castanho, o chef Igor Martinho prepara uma ementa com cozinha de autor, que inclui opções de carne, peixe e saladas.

Destaque para o bacalhau lascado com puré de grão, grelos salteados e amêndoas torradas, uma das iguarias reinventadas, as-sim como o estaladiço de alheira com maçã caramelizada e redução de porto, para entrada.

Para outras sensações gastronómicas, há que escolher entre mais de uma dezena de pizzas confecionadas em forno de lenha e uma experi-ência de sushi com sabores do extremo oriente.

A abrangência gastronómica não demove a readaptação da ementa, “uma maneira de as pessoas não se fartarem”.

O Rockalot Acqua Bay, aberto desde julho de 2013, inclui uma carta de vinhos especial-mente preparada por Nuno Gago, que, sempre que solicitado, apresenta a opção “mais ade-quada ao gosto do cliente”.

Para o final, é imperativo reservar espaço para degustar um brownie de chocolate com cardamomo e gelado de frutos vermelhos ou um ristretto tiramisu.

prazeres48

• Vieira braseada com coulis de manga e broa crocante é um dos pratos da cozinha de autor a não perder, assim como a bochecha de porco preto confitada com pera bêbeda, puré de batata trufado e legumes.

• A carta vínica é eclética, com uma seleção de brancos, tintos, rosés e espumantes de várias regiões demarcadas. O Quinta da Pedra Escrita é um dos vinhos recomendados.

• Com capacidade para 180 pessoas, entre o interior e as duas esplanadas, disponibiliza menus para grupos, que podem ser adaptados ao gosto do cliente. Reservas pelo telefone 265 236 024.

• O Rockalot Acqua Bay está aberto de terça a quinta-feira das 12h00 às 24h00. Às sextas e sábados o horário é alargado até às 02h00, enquanto aos domingos só funciona até às 18h00.

ROCKALOT ACQUA BAYParque Urbano de Albarquel

Page 49: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

49afazer

Ambiente-se ao SAMBI

Foi com o intuito de homenagear a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado e alertar para a preservação das espé-cies que vinte alunos da EB1 do Montalvão pensaram no nome SAMBI para atribuir à mascote da campanha “Se-túbal Com Ambiente”, promovida pela Câmara Municipal.

E pensaram muito bem, pois venceram o concurso dirigido às escolas do concelho para dar nome ao golfi-nho das águas do Sado que apela às boas práticas am-bientais. “Este nome é bastante engraçado. A turma toda adorou”, consideram os alunos de 3.º e 4.º anos, da pro-fessora Carla Gutierres Messias.

O simpático SAMBI reforça agora o apelo a uma maior preocupação nas questões ambientais, que começa em casa com o lixo doméstico e passa pela deposição correta dos resíduos nos ecopontos, dos monos, do óleo e das pi-lhas usadas, chegando à recolha dos dejetos caninos.

“Setúbal Com Ambiente”, que em breve terá um sí-tio de internet próprio e outro destinado aos mais novos, com várias curiosidades e jogos, estende-se, num esfor-ço conjunto, a todos os que visitam as praias, a serra e o estuário.

“O Meu Ecoponto”(www.omeuecoponto.pt)fornece informação aos munícipes sobre se-paração doméstica de resíduos. Tira dúvidas sobre o que colocar em cada contentor e permite enviar avaliações sobre o estado do ecoponto próximo de casa

oau.ena.com.ptSítio dedicado ao projeto da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Ar-rábida sobre a recolha de óleos alimentares usados, utilizados na conversão em biodiesel. Fornece da-dos úteis para as famílias e a comunidade escolar

www.ecopilhas.ptPara que a reciclagem seja feita da melhor ma-neira, é importante que as pilhas tenham um destino específico de modo a que o Ambiente não se ressinta. Tudo o que é preciso saber encontra--se no portal Ecopilhas

Os nossos ecopontos

ti

Page 50: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

50MAIO | JUNHO 2014intervir

ARTES

Artes plásticas

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier de Vitral TiffanyInfo: 933 323 203

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

Artesanato, Pinturae Desenho

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

DANÇA

Academia de DançaContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Dançase Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativadas PontesInfo: 919 895 681 | 937 085 665

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

Dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– Cultura em MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

RITMUSSociedade Musical e Recreativa União SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

DESPORTO

CapoeiraAulas do Centro Culturalde Capoeira Água de Beber,às terças e quintas, 19h00.Clube de Futebol “Os Sadinos”Info: 918 667 108

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida Luísa Todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque Urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

Escola Municipalde Desporto de SetúbalNúcleos de Pentatlo, Nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

TriatloIniciação pelo Remo ClubeLusitano, às segundas e quartas--feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

Page 51: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

intervir51

CIDADANIA

“Apoio na procura de emprego”, “Como vender o meu peixe”, “Português e Cidadania” e oficinas de informática.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecere viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

LÍNGUAS

AlemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

MOSTRAS

Mercado AgrobioQuintas-feiras,das 14h00 às 18h00.Jardim do Quebedo

STB Urban MarketMostra de artigos alternativos, no último fim de semana do mês, das 10h00 às 19h00.Praia da Saúde

Mercadinho do MoinhoMostra de produtos regionais, no último domingo do mês. Moinho de Maré da Mourisca

Motos e carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.Largo José Afonso

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês,das 07h00 às 17h00.Vila Nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’Arte!Artesanato e animações, no primeiro fim de semana do mês, das 09h00 às 18h00.Atlantic Retail Park

Mostra de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida Luísa Todi

BEM-ESTAR

Ioga

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Instituto Português da JuventudeInfo: 265 521 200

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

Ioga, Pilates e Preparação para o NascimentoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

BiodanzaInfo: 919 193 246 | 925 638 520966 322 777

LITERATURA

Grupos de LeituraEspaço de discussão de obras literárias. Biblioteca Municipal–S. Centrais e Polo Sebastião da GamaInfo: 265 537 240

Page 52: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

intervir52

MAIO | JUNHO 2014

MÚSICA

Academia de Músicae Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Sociedade Filarmónica ProvidênciaInstrumentos de sopro e percussão, guitarra elétrica e cavaquinhos.Info: 917 730 599

Arena– Criatividades MusicaisBaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Conservatório Regionalde SetúbalTodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino TuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de AzeitãoVozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

DámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamenteem (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais promovem bem--estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

Mais SaberInformática, inglês e fotografia.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, Identidadese Patrimónios”Visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170. Org.: CMS

Page 53: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

53espaços

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 ABERTO 18 MAIO, DOM Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorí-cia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Centro de Documentação Bocagiano.

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Conventode Jesus

Serviços técnico e administrativo:Rua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.:265 537 890Exposição de longa duração:“Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”Galeria Municipal do Banco de PortugalAvenida Luísa Todi, 119Ter a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00Apresentação de obras representativas da diversi-dade cronológica e temática do acervo do Museu, com arte sacra (artes plásticas e decorativas), com especial destaque para o retábulo de pintura da Igreja do Convento de Jesus, da primeira metade do século XVI, arte contemporânea (pintura e escultu-ra), dos séculos XIX e XX, e achados arqueológicos.Serviços: Centro de documentação e serviço educativo

GALERIA ENCERRADA DE 5 A 18 DE MAIO

Page 54: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

espaços54

MAIO | JUNHO 2014

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu Oceanográfico Luís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 212 189 791Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta públi-ca da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

Polo da Bela VistaRua do Moinho, 5 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Page 55: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14

55espaços

SALAS DE ESPETÁCULOS

Fórum MunicipalLuísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 [email protected]

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

SERVIÇO EDUCATIVOMÚSICA. Em maio, “Afinal o Caracol”, dia 11, para bebés até 3 anos, “D’Embalar”, 18, para grávidas e bebés até 1 ano, e, em junho, “Oficina para Bebés”, 15, 10h30. Aulas de expressão musical, pela Capricho Setubalense, sábados, 10h00 e 11h00, instituição que tem escola de música de segunda a sábado.ARTES. Ateliers de pintura sobre material reciclado, dos 6 aos 12 anos, sábados, 10h00, e domingos, 14h30, (963 034 025). A Artiset (918 928 573) promove, às 18h00, aulas de desenho a carvão, às terças, de pintura a óleo sobre tela, quartas, e iniciação à pintura, quintas.DANÇA. Cursos de bachata, salsa e kizomba, terças, 19h30, e “Envelhecer com Saúde”, 13, 20 e 25 de maio e 3, 24 e 29 de junho, pelo Enclave – Cultura em Mo-vimento (917 052 293).TEATRO. Atividade para bebés, 25 de maio e 29 de junho, 11h00, pelo Teatro do Elefante, e workshops de teatro, para maiores de 15 anos, quartas, 21h00, e de expressão dramática, a partir dos 6, domingos, 15h00.CINEMA. Em junho, curtas e oficina de folioscópio, dia 1, e lorax, 8, 10h30.

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 | Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a qua, das 09h00 às 22h00Qui a sab e vésperas de feriado, das 09h00 às 24h00

Posto Municipal de Turismo de Azeitão

Praça da República, 47 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00Dom e feriados, das 09h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Travessa Frei Gaspar, 10 | Tel.: 265 539 120 Sab e seg, das 09h30 às 12h30e das 15h00 às 19h00Ter a sex, das 09h30 às 19h00Dom, das 09h30 às 12h30

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 09h30 às 19h30Turismo de natureza com passeios pedestrese fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

Page 56: Setúbal - Guia de Eventos mai|jun'14