Sexta 04/05/2012

16
Integrantes do Clube do Cavalo não querem a saída da Acepes do Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa CAVALGADA CONTRA O PREFEITO Os cavaleiros vão parar o centro de Cachoeiro-ES contra o prefeito pág. 05 A economia vai bem, obrigado! A corrupção, também! A sexta economia do mundo não possui uma agenda positiva, antes, a cada semana... P ag. 03 Palanque CACHOEIRA De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, dormir poucas horas por dia pode engordar. A pesquisa analizou mais de mil irmãos gêmeos... P ag. 07 Os policiais do Grupo Tático de moto patrulhamento da PM prenderam,na noite da última quarta-feira, dois homens com 772 gramas de maconha .... P ag. 15 MACONHA SONO Saúde Polícia O vereador Marcos Coelho (PMN) fez duras críticas, na tribuna da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim- ES, ao médico Lauro Filho acusando o... P ag. 06 Geral RECUSA R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES SÁBADO, 05 DE MAIO DE 2012 Nº41285 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA !

description

Edição n° 41285

Transcript of Sexta 04/05/2012

Page 1: Sexta 04/05/2012

Integrantes do Clube do Cavalo não querem a saída da Acepes do Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa

CAVALGADA CONTRA O PREFEITO

Os cavaleiros vão parar o centro de Cachoeiro-ES contra o prefeitopág. 05

A economia vai bem, obrigado! A corrupção, também! A sexta economia do mundo não possui uma agenda positiva, antes, a cada semana...Pag. 03

PalanqueCACHOEIRA

De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, dormir poucas horas por dia pode engordar. A pesquisa analizou mais de mil irmãos gêmeos...Pag. 07

Os policiais do Grupo Tático de moto patrulhamento da PM prenderam,na noite da última quarta-feira, dois homens com 772 gramas de maconha....Pag. 15

MACONHASONOSaúde Polícia

O vereador Marcos Coelho (PMN) fez duras críticas, na tribuna da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim-ES, ao médico Lauro Filho acusando o...Pag. 06

GeralRECUSA

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES SábADO, 05 DE MAIO DE 2012 Nº41285 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Page 2: Sexta 04/05/2012

02 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Salmos 8:22b A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem de-les; mas a sua força e a sua ira, contra to-dos os que o abandonam //Senadora do PT Ana Rita e o prefeito de Vila Velha se estra-nhando // Não falam a mesma língua // Em casa que falta pão, to-dos brigam e ninguém tem razão // Vereador Marcos Coelho denun-ciando a Santa Casa por omissão de socor-ro // na Tribuna daCâ-mara // Com a palavra Carlinhos Amboss, ho-mem forte do Hospi-tal // Quem monta no burro tem que aguen-tar o trote, dizia Getú-lio Vargas // Cartaz na Unidade de Saúde do Paraiso "falta médico para o Amarelo" // Nin-guém sabe informar //Cachoeiro: mudam-se as moscas,mas o bolo é o mesmo // Frei Paulão fazendo suspense em Muqui-ES // Para des-nortear os adversários e correligionários // Vi-rou raposa // Em Cas-telo, Casagrande apoia Jair Ferraço, do PSB // Coerência // Vitória-ES é a terceira cidade bra-sileira em motoristas pegos pelo bafômetro // Propaganda nega-tiva // Começou final-mente a duplicaçãoda estrada BNH-Coutinho // Caminhada de Bu-rarama, no domingo, será muito concorrida // Estrela do Norte via-ja hoje para Marilândia onde joga com o Espíri-to Santo //Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e ou-tras maiores fará, por-que eu vou para junto do Pai // A.W.

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Dupla é presa com drogasem Cachoeiro-Es

Médico é denunciado poromissão de socorro

Mais uma vez estamos no mês de maio, o mês do lar, da família!

Família, o nosso maior tesou-ro aqui na terra. O nosso ponto de apoio; lugar onde estamos à vonta-de, lugar do descanso, de paz e tran-quilidade.

“A família é a mais antiga e a mais básica das instituições huma-nas. Tanto na cultura israelita do An-tigo Testamento como na cultura helênica do Novo Testamento, a es-trutura da família podia consistir em pais e filhos, parentes de várias gera-ções, servos e, mesmo, amigos, de-pendendo dos recursos econômicos do chefe da família. A Bíblia acentua sua importância como uma unidade espiritual e base do treinamento para o caráter adulto maduro.

A Bíblia descreve uma clara es-trutura da autoridade dentro da famí-

lia, pela qual o marido conduz a es-posa e os pais conduzem os filhos. Porém, como toda liderança deve ser exercida como uma forma de minis-tério, ao invés de uma tirania, assim esses papéis de liderança doméstica devem ser cumpridos em amor (Efé-sios 5:22 – 6:4; 1ª Pe 3:1-7). O quar-to mandamento exige que o chefe de família conduza toda a sua família na observância do “dia do Senhor”, “dia de descanso”; o quinto man-damento exige que os filhos respei-tem os pais e se submetam a eles (Êx 20:8-12). Jesus mesmo deu exemplo disso quando criança (Lucas 2:51). Jesus sempre cuidou bem de sua fa-mília e seu último ato, antes de mor-rer, consistiu em tomar providência quanto ao futuro de sua mãe (João 19:25-27). Que o Senhor Deus nos abençoe!

“As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor;” “Maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristos amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é

justo”. Efésios 5:22, 25; 6:1

A FAMÍLIA CRISTÃ

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

As polícias Militar, Civil e Rodoviária Fe-deral mantém uma luta constante contra o avanço das drogas de todos os tipos, com o crack à frente, mas, infelizmente, a situa-ção já virou realida-de e convive com to-das as comunidades. Seja nas grandes ci-dades ou em localida-des das mais pacatas do interior do brasil, essa praga se espa-lhou e continua devo-rando vidas a cada minuto, ou menos que isso.

Repercutindo o pro-blema apenas na re-gião sul do Espírito Santo, podemos cons-tatar que os trafican-tes plantaram verda-deiros feudos em meio aos jovens e adoles-centes e dominaram de vez a situação. Por mais que se apresen-tem soluções a médio e curto prazo, o qua-

dro de horror parece uma locomotiva sem freio e vai levando “a eito” tudo o que está em sua frente.

O caso, mais um para as frias estatís-ticas das autoridades de segurança, certa-mente estará se repe-tindo nesse momento em que o leitor folheia este jornal. É assim, in-felizmente, em todo o país que ainda não encontrou uma solução para o combate às drogas ou pela incom-petência dos governos que não desenvolvem projetos sociais.

Os poucos que exis-tem pecam pela timi-dez e não produzem resultados satisfató-rios. Uma pena e uma sensação de impo-tência perante essas bestas humanas que povoam as ruas, os bairros, as cidades e acabam sugando a alma

As polícias na luta contra as drogas que se espalham

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Page 3: Sexta 04/05/2012

03Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAULES

TWITTADAS

Minha opinião: O senador Ricardo

Ferraço (PMDB-ES), que vem tendo

atuação brilhante, não deveria se meter no

negócios de PH. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Cláudio Guerra, ex-delegado, que confessa os crimes da titadura, hoje, é evangélico e

vive em Igrejas dando testemunho no ES. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Minha Opinião: Estadual Theodorico

Ferraço (DEM-ES) não deveria ficar de

salto alto nas eleições para prefeito de Cachoeiro. #JRV

@jacksonrangel11

Vivo de milagre. Todo dia espero por um,

fazendo a minha parte. #JRV

@jacksonrangel11

Cachoeira aonde todo mundo toma banho

A economia vai bem, obrigado! A corrupção, tam-bém! A sexta economia do mundo não possui uma agenda positiva, antes, a cada semana, a cada mês, acu-mula escândalos como republiqueta fascista de quinta categoria.

Depois do “mensalão”, em que o protagonista (Lula) afrontou a nação dizendo ser uma peça de ficção para derrubá-lo do Governo que nada viu, nada ouviu, en-contraram um camarada chamado Carlinhos Cachoei-ra, hoje, bode expiatório de toda desgraça nacional.

Nunca os meios de comunicação e as redes sociais mencionaram tanto a palavra “corrupção”. Este subs-tantivo, por tantas vezes repetida, cauterizou a mente brasileira ao ponto da Chefa do Executivo (Dilma) ob-ter em ritmo ascendente à meta de 100% de aprovação com margem de erro de 2%.

O julgamento do mensalão, há sete anos aguardan-do a Corte do Supremo Tribunal Federal (STJ), já está obstruído com a atenção do mercado midiático sobre os segredos de um contravetor que, em síntese, teve a capacidade de contaminar, praticamente, os Três Pode-res, em níveis nacional, estadual e municipal.

Deduz-se que, se um bicheiro, infectou na condição de corruptor de instituições como Polícia Federal, Go-vernos e até a Imprensa, imagina os colarinhos brancos com intelecto mais avançado, protegidos, ainda, pela impunidade de muito tempo.

Sim! É a ponta do iceberg! Este Cachoeira é aque-

le malandro de terno de linho branco, ao estilo cario-ca, dos anos 50, imitando precariamente capos da má-fia italiana. Tem-se uma CPI posta com o seu nome e muita politicagem e negociatas sobre seu depoimen-to, sem nenhum compromisso com a verdade, em es-premer a pústula. Apenas vão cumprir o tradicional rito.

Os contribuintes que já pagaram ao Governo R$ 500 bilhões em impostos vão assistir a um show de interpretações com plateia e claque. Ano eleitoral. Ano em que tudo fica mais mentiroso do que já está.

Se os “mensaleiros” forem julgados antes das elei-ções e da CPI saírem presos os envolvidos nesta rede de intrigas e vaidades, este escrevinhador deve pedir remissão de seus pecados por prescrever cicuta aos supostos bandidos, abandonar a carreira como cons-pirador da República. Está dito!

palanque

Neste mês, dia 19, tem a última reunião do Comitê Suprapartidário de Cachoeiro de Itapemirim-ES que debate a sucessão municipal / Governo do Estado deter-minou uma varredura nos contratos entre a empreiteira Delta com a Cesan e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem / Tudo para evitar futuros possíveis incêndios / Cartórios Eleitorais com plantão em todo o ES / Eleitores têm até o próximo dia 9 para transferir ou tirar títulos / Cachoeira, Cachoeira / Por enquanto, o processo eleitoral continua em banho maria

ROYALTIESFicou para o mês de junho, segundo o pre-sidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) (foto), a votação do projeto de divisão dos royalties do petróleo que rendeu tantas polêmicas nos últimos mesesPara ele, a expectativa é de que a proposta seja levada para o plenário entre os dias 20 de maio a 20 de junho, logo após a votação de projetos que já têm acordo na Casa. Ele afirmou que pretende apresentar o texto final até o dia 20 de maio

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

DESPEDINDOEm sua despedida do comando do Ministério Público do Espírito Santo, o ex-procurador--geral Fernando Zardini prometeu que seria breve no discurso e cumpriu a promessa. Foram exatos 15 minutos e 38 segundos. Bem menos do que o da colega Catarina Gazele quando deixou a chefia do órgão. O pronun-ciamento ficou famoso por ter durado aproxi-madamente 100 minutos.

CHEGANDODiversas autoridades estiveram na posse do novo procurador-geral do MPES, Eder Pontes. Nos senadores, apenas Ricardo Ferraço (PMDB) não apareceu. É que o parlamentar estava em Brasília participando da reunião da CPI que apura ligações do senador Demóstenes Torres com o bicheiro Carlos Cachoeira.

O truque está em não se fazer mágica.

#JRV

Page 4: Sexta 04/05/2012

Lady Gaga entrou em turnê no último dia 27 de abril e disse a seu namorado, Taylor Kinney que não terão condições de manter um relacionamento à dis-tância. Uma fonte próxima a ela con-tou: "O trabalho dela é desgastante."

Nadya Suleman, famosa por ser mãe de óctuplos, topou estrelar um filme pornô para sanar sua dívida, que chega a 600 mil libras. Na produção, ela fará uma cena sozinha.

DÍVIDAS>> bACKSTREET bOYS>> ESTILO>>

Kevin Richardson voltou formalmente aos Backstreet Boys. Assim confirmou Nick Car-ter, outro dos integrantes, que durante um show fez a feliz revelação para os seguido-res do grupo.

O pai de Amy Winehouse não gostou da homenagem que o estilista francês Jean Paul Gaultier fez à cantora, morta em 2011, em uma nova coleção, baseada no estilo da artista.

A Universal Pictures anunciou esta se-mana que Tom Cruise será o protago-nista do novo filme sobre o caçado de vampiros Van Helsing. O longa será um remake de Van Helsing – O Caçador de Monstros estrelado por Hugh Jackman

Madonna acaba de adquirir uma nova propriedade em Nova York, pela qual pagou cerca de US$6 milhões, em torno dos R$11 milhões. O imóvel fica em Water Mill - uma luxuosa zona residencial na Big Apple

Se fosse para o cinema, seria um Scorsese.

Heitor Martinez , sobre o texto de "Máscaras"

O 'Pânico' gosta de sacanagem, e o público também.

Emílio Surita , em entrevista ao "UOL Vê TV"

Page 5: Sexta 04/05/2012

05Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaIfes promove palestaO Instituto de Atendimen-to Sócio-Educativo do Es-pírito Santo (Iases) firmou parceria com o Instituto Fe-deral de Educação, Ciên-cia e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) para a implan-tação de Ciclos de Pales-tras profissionalizantes nas Unidades Regionais Sul, lo-calizadas em Cachoeiro de Itapemirim. O Ciclo de Pa-lestras contemplará debates e apresentações com temas ligados à profissionaliza-ção, entre eles: empreende-dorismo; ética e cidadania; informática e o mercado de trabalho; mineração e o mercado de trabalho; e eletromecânica e o merca-do de trabalho.

Caminhadas de BuraramaO projeto “Caminhadas na Natureza” volta ao distrito de burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, no próximo domingo, dia 6. Quem qui-ser percorrer trilhas de mui-to verde e conhecer as be-lezas das quedas d'água no Circuito das Cachoeiras já pode se inscrever gra-tuitamente pelo portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br). A saída do gru-po será às 7h30, da praça José Gava, na sede do dis-trito.

Tom

e

www.folhadoes.compolíticaP R O T E S T O Outras manifestações serão realizadas nos próximos dias pelos produtores rurais do sul do Espírito Santo

O Clube do Cavalo de Cachoeiro de Itape-mirim-ES vai realizar amanhã uma caval-gada, com faixas de protesto com palavra de ordem, saindo da sede a Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo

(Acepes), no bairro Aeroporto, até o centro da cidade. A iniciativa é contra a ameaça de despejo da Associa-ção, do Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, mesmo com a entidade tendo o direito de concessão até 2028

A Acepes, criada no governo de Gerson Camata (1983-1986), supervisionada pelo então vice-governa-dor José Moraes, é uma das mais tradicionais associa-ções do Espírito Santo. Ela, que abriga a sede do Clu-

be do Cavalo e outras instituições, nasceu junto com a criação do parque permanente de eventos no município. A direção da entidade acusa a prefeitura de não repas-sar a totalidade dos recursos destinados a eventos na ex-posição.

O caso ainda não está na Justiça, mas a prefeitura pediu as chaves pelo não cumprimento do contrato de concessão. A diretoria contesta e entende que a situa-ção é financeira sendo que a Acepes conseguiu recursos de R$ 3 milhões em emendas parlamentares, a maioria através de intervenção do senador Magno Malta (PR), além de vários convênios com o governo do Estado

Outras manifestações serão realizadas nos próximos dias pelos produtores rurais do sul do Espírito Santo

CAVALGADAMARCHA EM PROTESTO

A CAVALGADA terá início no Parque Exposição e irá terminar na praça Jeronimo Monteiro no centro da cidade

A iniciativa é contra a ameaça de despejo da Associação, do

Parque de Exposição

Da RedaçãoES terá torneio de kickboxingPela primeira vez, Vitória vai receber a etapa brasi-leira da Copa do Mundo de Kickboxing, que será dispu-tada hoje e amanhã. O Gi-násio do Tancredão será o palco para os combates entre atletas de 17 países. Um dos coordenadores do evento é o presidente de honra da Federação de Ki-ckboxing do Espírito Santo, Laécio Nunes. De acordo com o tricampeão mundial, o brasil está muito bem re-presentado pelos capixa-bas Amilcar da Fonseca e Thiago Luki

Ameaçade despejo

Page 6: Sexta 04/05/2012

06 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Romantismo está sempre na modaPara quem acredita que o romantismo acabou, saiu de moda, ou então, que se trata de uma coi-sa brega, está comple-tamente enganado. Ser romântico é lutar dia-riamente para conquis-tar a pessoa amada. É comprovar todos os dias, que a paixão ain-da está lá e que o amor ainda está vivo. Pequenos gestos de afeto, carinhos e mimos, valem muito mais que jóias caras e demons-tram o verdadeiro senti-mento. Para as mulheres, o que falta nas relações de hoje em dia é o ro-mance. Escrever poemas, cartas com menções de amor, receber flores, ou então se deparar com um grupo de serenata em frente a sua casa é algo imensurável.

Promessas não cumpridasAlgumas promessas não são cumpridas. O riso é só falsidade. O tapinha nas costas serve para mostrar como podemos nos enganar com as pes-soas, e como muitas de-las não estão nem um pouco preocupadas com as expectativas que des-pertam nos outros. Pois é, a pessoa não apare-ceu, não fechou o negó-cio, não assinou o contra-to, não telefonou, nem ao menos se desculpou. Ela simplesmente não es-tava interessada, mas demonstrou estar. Por quê? Por que será que ela sorriu, disse que fa-ria, prometeu telefonar, assegurou sua presença e depois não fez nada disso? A resposta é ób-via e doída: porque não quis!

[email protected]

[email protected]

geralwww.folhadoes.com

Tom

eVEREADORDENUNCIAMÉDICO

Se o cidadão não tiver dinheiro ele não recebe atendimento. Temos que dar um basta nisso!

O vereador Marcos Coelho (PMN) fez du-ras críticas, na tribuna da Câmara de Ca-choeiro de Itapemirim-ES, ao médico Lau-ro Filho acusando o profissional de recusar atendimento a uma senhora de 97 anos

que,ao chegar a Santa Casa, teve seu atendimento recu-sado pelo profissional. Segundo o parlamentar, familia-res da aposentada entraram em contato com ele comu-nicando o fato.

Segundo o vereador, ele foi ao hospital para saber o que estava acontecendo. “Procurei o médico e ele me disse que não poderia atender porque nem a Prefeitura e nem o Estado repassaram um real para aquela institui-ção”, disse. “Fiquei indignado, porque ela só não seria

atendida porque não tem dinheiro para pagar a consulta. Somente após eu procurar à direção do hospital e o de-partamento jurídico da instituição a aposentada foi aten-dida”, garantiu Marcos.

Durante sua fala na tribuna do Legislativo, o verea-dor garantiu que vai denunciar o caso no Conselho Re-gional de Medicina e ao Ministério Público. “Se o ci-dadão não tiver dinheiro ele não recebe atendimento. Temos que dar um basta nisso! Vou tomar as medicam cabíveis, procurando os órgãos responsáveis para fazer essa denúncia, pois a Santa Casa não é um mercado, e sim um hospital filantrópico. A misericórdia não pode estar somente no nome daquele hospital, e alguns mé-dicos precisam entender isso com urgência!”, finalizou.

O VEREADOR Marcos Coelho (PMN) vai denunciar o caso ao Conselho de Medicina e ao MP

Uma senhora de 97 anos ao chegar a Santa Casa, teve seu atendimento

recusado pelo profissional

Da Redação

R E C U S A

Nãoatendimento

Page 7: Sexta 04/05/2012

07Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

saúdeS O N O Por outro lado, quem dorme mais de nove horas, elimina as influencias genéticas sobre o peso

Males causam derrame

Restrição alimentar na gravidez

Fumo, falta de atividade fí-sica e alimentação dese-quilibrada são os principais fatores de risco para o der-rame. A conclusão é de um estudo liderado pela Uni-versidade de EastAnglia, na Grã-bretanha. O derra-me acontece quando há o rompimento de uma artéria que irriga o cérebro. Isso faz com que se dê a inter-rupção do fluxo de oxigê-nio para o cérebro, poden-do danificar certos órgãos do corpo.

Hábitos de restrição ali-mentar mantidos pela mãe durante a gravidez podem causar alterações no intestino do feto que podem durar até a vida adulta, indica uma pes-quisa feita na Universi-dade Estadual Paulista (Unesp). Ainda de acor-do com o estudo, tais alterações podem co-laborar para o estabe-lecimento da obesidade observada em animais nascidos nessas condi-ções, segundo informa-ções da Agência Fapesp.

Engana-se quem pensa que alimenta-ção e exercícios são as únicas for-mas de controlar a obesidade. Há uma série de fatores que contribuem para o aumento de peso, como o es-

tresse, metabolismo lento, genética e qualidade do sono. De acordo com um estudo publicado na revista Sleep, dormir poucas horas por dia pode engordar.

A pesquisa analisou peso, altura e qualidade do sono de mais de mil irmãos gêmeos e des-cobriu que dormir menos de sete horas por noi-te influencia no maior índice de massa corpo-ral. Por outro lado, quem dorme mais de nove

horas, elimina as influencias genéticas sobre o peso.

"Quanto mais tempo você dorme, a genética se torna menos importantes para determinar quanto você pesa", explicou Nathaniel Watson, diretor do Centro de Distúrbios do Sono da Universida-de de Washington Centro de Distúrbios do Sono.

Claro, isso não quer dizer que pessoas que dormem mais são necessariamente mais magras, mas o sono acaba com a "tendência a engordar" com facilidade. "Se você dormir bem, os fato-res como dieta e atividade se tornarão mais im-portantes para determinar o seu peso corporal do que a genética", explica Watson.

CONTROLEDO PESONO SONO

NOITES de sonos regulares podem atuar no controle do peso excessivo, a obsesidade, conforme detalha estudos

www.folhadoes.com

Morango evita envelhecimentoA longevidade talvez seja um dos maiores desejos da humanidade. Porém, segun-do a matéria publicada no jornal britânico Daily Mail, o segredo para evitar o enve-lhecimento do cérebro, por exemplo, pode estar no con-sumo de morangos, amoras e mirtilos. Eles descobriram que o envelhecimento do cé-rebro poderia ser adiado por até dois anos e meio em mulheres idosas que conso-mem regularmente as frutas.As descobertas vêm de um estudo em curso de enfer-meiros que envolve apenas mulheres, mas pode tam-bém se aplicam aos homens.

De acordo com um estudo publica-do na revista Sleep, dormir poucas

horas por dia pode engordar

Da Redação

Qualidadedo sono

Page 8: Sexta 04/05/2012

08 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

28 3511-2029

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Foto: Álbum de família Foto: Vitrine

Destaque especialA oftalmopediatra VIVIANE BERNABÉ é especializada

em estrabismo e retinopatia da prematuridade. Ela atende no conceituado COC - Centro

Oftalmológico Cachoeiro.

Estude no CIAC, uma escola de valor!O CIAC é uma das maiores instituições de en-sino do nosso Estado. Abrange creche, educa-ção infantil, ensino fundamental e ensino mé-dio. A escola, com uma proposta educacional que privilegia o desenvolvimento de habilida-des e competências e a valorização do conhe-cimento, tornou-se uma importante referên-cia em educação de qualidade, com a mais completa estrutura de ensino. Faça parte de uma escola de valor! Contatos 28 2101-4899.

No aeroporto internacional de Honk Kong, os amigos ROSANA PERIM, DANIELLA PELLEGRINO e RODRIGO BRAGANÇA.

Imóvel para vender ou alugar: Multi ImóveisSe você tem um imóvel para vender ou alugar, entre em conta-to com a Imobiliária Multi Imóveis e tenha a certeza de que lhe prestarão um serviço de excelente qualidade, utilizando as me-lhores ferramentas para que você faça sempre um ótimo negó-cio. Mais informações ligue: 28 3511-2020 ou 28 3522-2020.

HighlightsO superintendente WAGNER MEDEIROS JÚ-NIOR e o gerente de Projetos Especiais, JA-THIR MOREIRA, ambos do Hospital Evangé-lico, participaram, ontem, de uma importante reunião na Secretaria de Estado de Saúde, na capital. ### Muitas novidades na política na próxima semana. ### Nosso bom dia espe-cial vai para o NÉLIO BARRETO, da Proaenf.

A empresáriaVALESKAGOMES foicontemplada,na categoriade agente dereceptivo deviagens quemais vendeuno EspíritoSanto, com um tablet,das mãos dosecretáriode Turismode Vitória,ALEXANDRE PASSOS.Ela é mãe dogerente daCVC Viagens, GERSONALVES.

Trio bacanada requisitadaPequerrucheRecreação:JONACIKIEPERT,ÉRIKAKIEPERTe KÁTIADUTRAMENDONÇA- a mais novamamãe dopedaço.

Quiosque 1º Piso - Shopping Cachoeiro

Foto: Vitrine

AO LADO DA ESCELSA E PRÓXIMA À SANTA CASA

PROMOÇÃO DA SEMANA: APARELHO DE PRESSÃO DIGITAL PULSO 42

MEMÓRIAS 633 - MEDEQCO GERATHERM ALEMÃ

APENAS: R$ 100,00 À VISTA OU NO CARTÃO

Page 9: Sexta 04/05/2012

09Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

KANTTIN BAR E RESTAURANTEO Kanttin Bar, a Casa mais tradicional de Atílio Vivacqua, estará de bra-ços abertos nesta sexta-feira dia 04 de maio à partir das 21h, oferen-cendo o que há de melhor para seu happy hour com a Banda Sidharta Acústico. Só sucessos regionais, MPB, pop-rock, baladas internacionais e até forró-pé-de-serra você ouve ao estilo dessa eclética banda, confira sua agenda do mês de Maio. Acesse www.sidharta.vai.la

MÊS DE MAIO repleto de opções no sul do ES ao som do SIDHARTA ACÚSTICO

opinião www.folhadoes.comNewton Braga Precisamos parar de fazer vista grossa para quem

está nos enganando e roubando, precisamos aprender a votar melhor

O brasileiro e a corrupção

Há algum tempo, abrindo um jornal daqui da re-gião, deparei-me com o editorial sobre corrupção. In-teressei-me pelo texto, porque no dia anterior tinha escrito sobre o tema no meu blog.

Falava eu, na minha crônica, do mau exemplo de nosso poder público, da nossa politicagem, atolada em corrupção e beneficiada pela impunidade, em re-lação às crianças e jovens desse nosso indefeso país. Ou indefeso povo, apesar de esse mesmo povo ter votado nos “políticos” que estão no poder, muitos deles comandando a corrupção que grassa descara-damente.

O editorial do jornal falava da reportagem publi-cada em um jornal espanhol, dando conta da cor-rupção em nosso país, com o título: “Por que os bra-sileiros não reagem à corrupção de seus políticos?”. A matéria do jornal estrangeiro era superficial, mas a pergunta é muito oportuna, pois nós, brasileiros, as-sistimos a tudo calados, aceitando tudo passivamen-te.

O cidadão brasileiro precisa se preocupar menos com novelas e futebol, instrumentos de manipula-ção que deram certo no Brasil, e atentar mais para os seus próprios problemas, para a sua vida.

Precisamos parar de fazer vista grossa para quem está nos enganando e roubando, precisamos apren-der a votar melhor, a não esquecer o que os políticos aprontaram em seus mandatos anteriores, para não votar mais neles. Depende de nós, somos nós que colocamos esses senhores corruptos no poder.

Se não houver em quem votar – e infelizmente essa possibilidade não pode ser descartada – pode-mos anular o voto. Anulando o voto, ele não vai va-ler para ninguém. E se muitos anularem seus votos, alguém terá que perceber que alguma coisa está er-rada. E se houver metade dos votos nulos mais um, terá de haver outra eleição, com outros candidatos. É a maneira mais eficaz de protestarmos, de fazermos ver que não estamos satisfeitos com o que está aí. E, ainda, o eleitor precisa saber que assim como colo-cou o candidato no poder, pode tirá-lo. Mas não inte-ressa para os nossos “representantes” que seus elei-tores saibam disso, não é?

Luiz Carlos Amorim

Escritor

Sábado 12/05

12ª Caminhada doCaramba

Trazendo a Arca - Ginásio Ferração

Biena l do Livroem Cachoei ro-ES

Fei ra da Bondadeem Cachoei ro-ES

Fes t iva l de Música de Alegre

Agenda Cultural

Quinta 31/05

Terça 15/05

Sábado 06/06

Domingo 06/05

CarambaNeste domingo, 06 de maio, será realizada a 12ª Caminhada do Caramba.Será no Bairro São Gera-do, na APAE com saída às 7 da manhã e chegada na Serra do Caramba.Você não pode perder essa aventura!Maiores informações com Fabricio 9964-5785.

bienalSerá realizado entre os dias 15 a 20 de Maio, em Cachoeiro de Itape-mirim-ES, a 4ª Bienal Rubem Braga.Suas atividades vão se concentrar em um só lo-cal, a praça Jerônimo Monteiro, bem no centro da cidade, para facilitar o acesso da população.

bondadeCachoeiro-ES irá reali-zar uma das mais típicas e tradicionais festas do sul do ES, Feira da Bondade.Terá início no dia 31 de maio e será aberta ao pú-blico com várias atrações e exposições.O local da festa é no Par-que de Exposições de Ca-choeiro.

Page 10: Sexta 04/05/2012

10 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aluga-se Loja 35m² com mezanino excel. Localização no 2º piso do sho-pping Cachoeiro. Aluguel a combi-nar. (28) 9968-3145

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular, eu instalo. Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vende-se um apartamento, 124 m², bair-ro idependência, ótima localização, finan-ciável, telefone para contato 9279-8700.

Vendo um terreno de 360 m² no bair-ro Vila Rica/ próximo à Casa das Meni-nas. Valor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369 e 9996-2142

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto bandeira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao morro do cigano tel(028)9958--9478,falar com Nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Moraes bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edifi-cada com jardim, piscina, area para fes-ta com cobertura churraqueira e cosinha, sáuna com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banhei-ros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgên-cia. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispen-so curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Ma-chado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, escolas para desfrutar nesta nova tempo-rada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e ou-tras atividades. LIGUE AGORA E FAÇA SUA RESERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se 1 casa, avenida Linha Vermelha, bairro Zumbi, n° 32.. Tel 9884-1671 falar c/ Ilário Ribeiro

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Residencial áttila Vivacqua, bL. D2b, Ap. 203, bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de em-pregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármore e gra-nito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tra-tar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reforma-do na Rua Raimundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IbC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Mara-taízes, próximo ao Supermercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos San-tos, bairro basiléia medindo 200 m² - Con-tato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, bairro Gilberto Ma-chado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º an-dar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1sui-te), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, exce-lente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terre-no de fundo, no bairro Paraíso, ótima visi-nhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum pro-testo. boas condições de pagamento. Moti-vo: Mudança de cidade. Telefones de con-tato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Maratai-zes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banheiro e varanda. Contato: Fabricio Fon-tes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Vendo apartamento no Centro da cida-de 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, co-zinha serviço. Comercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Ex-celente localizaçäo, no bairro Gilberto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCELENTE OPORTUNIDADE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madurei-ra, bairro Gilberto Machado.

Vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda, quarto de serviço e garagem situado na Rua Ma-rechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Independencia - tratar com Ademir ou Cristiane pelos telefones: 3517-2592/9938-0176/9988-2440.ObS: sala e cozinha modulada com roda forro e gesso.

Vende-se uma propriedade ao lado da bR 101Safra (área industrial) com 3 al-queires, água e pastagem, R$ 450.000.Falar com Marluci.Tel. 3522-2253, 9923-9103

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se de balconista com experiên-cia, padaria Bela Vista. Tel. 3521-7434

Ofereço-me para trabalho na vaga de motorista. Possuo habilitação catego-ria D, com mais de 2 anos de experiên-cia. Possuo também curso de transporte coletivo e escola realizado no set senat. Contato: (28) 9915-5715 ou (28) 3522-0546 falar com Carlos Alberto

Vende-se ou troca-se por carro uma casa de 2 andares com garagem e terraço.Tratar com Pretinho (28)9959-9775

Vende-se ou troca-se uma casa com cobertura de lage no bairro Mon-te belo. Próximo a praça. Aceito car-ro. Tratar com pretiniho tel: (28) 9959-9775

Vende-se ou troca-se uma chácara na localidade de Garrafão com a medida aproximadamente 13.000 m² com uma casa, com plantação de 150pés de coco e pés de frutas va-riadas. Troco por casa em Cacho-eiro. Tratar com Sr. Luiz, tel 9273-5037

Vende-se 2 casas no bairro Indepen-dência, cada uma c/ 2 banheiros, 3 quartos, sala, copa, coziniha e gara-gem. Valor R$ 110.000,00. Uma Chá-cara na Gruta c/ 3.000 m², c/ uma casa de ternite c/ 4 quartos, 1sala, 1 cozinha e 1 banheiro, incluso água e luz c/ vários tipos de plantações (pró-ximo ao campo da gruta). Valor R$ 70.000,00. Tel. para contato 9984-2009 falar com M.F.D.C

Passo uma sorveteria completa em fi-nanciamento, na praça do bairro São Luiz Gonzaga. Valor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

Daniel Teixeira Monteiro - Consultor em riação, manutenção e hospedagem de si-tes e vendas de e-mails marketing -planos de hospedagem a partir de r$ 19 mensais. Vindo de outro servidor ganha 50% de desconto na primeira parcela. E-mail ma-rketing (muito mais eficiente que g-mail e hotmail juntos. Caso queira por sua marca na internet criamos ainda o seu site. - [email protected] - Tel: 9975 -9270 / 8802-1070 / 9251-4559.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio ge-force 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

Vendo ou troco Citroen C3 Comple-to 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documenta-ção em dia. Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, bOULEVARD 800/2007, CbX 750/87, e PALIO WE-EKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um Logus 94/95. R$ 4 mil. Tra-tar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mille Eco-nomy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

Vende-se uma motocicleta suzuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor prata, pneus e baterias novos, emplacada. Hécio - 9257-7416

Moto CG Fan 150 esi, ano/modelo: 2009-2010, cor: preta, Km: 18.000, Va-lor: r$ 5.500,00. Contato: (28) 9989-7440 - 9883-8843

Vende-se uma CG Fan 150 ESI 2010, cinza. Valor R$ 5.600. 1 Fan 125 ES 2010 vermelha, 7000 KM, valor R$ 4.700. 1 biz KS 125 2007, emplacada até 2013, vermelha. Valor R$ 3.750,00.Tel p/ contato 9969-9462/ 8118-9302

Vende-se Gol ano 2006/2007, G4 bá-sico, 2 portas, 30.000 km. Carro de ga-ragem. Tel. para contato 9939-0031 ou 3036-4106

Vende-se uma Estrada cor branca, mo-delo 2006/07, com direção hidráuli-ca, rodas liga leve, capota Maratim-ba, ótimo estado de conservação. Valor R$22.00,00. Tel contato 9985-0101

Alugo apartamento terreo (tempora-da) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataí-zes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Aluga-se apartamento Edifício Topázio, bairro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeroporto na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se1 apartamento no bairro In-dependência, 3 quartos, 1 suite, arma-rios nos banheiros e cozinha, depen-dência de empregado, piso de granito, totalizando 124 m², financiado com uma peugeot 207 ano 08/09, 65.000 KM, completo. Valor total R$ 280.000,00. Dispenso curioso. Telefone para contato 9279-8700

Casa para alugar com amplo espaço - 140m²: 03 quartos, 02 banheiros, closet, cozinha,dispensa, área de serviço, sala de estar, copa,escritório, área externa, garagem, 2º andar. TV a Cabo e Inter-net incluidos no preço. LOCAL: bairro ba-siléia - Cachoeiro de Itapemirim/ES. VALOR ALUGUEL: 650,00 - CONTATO: (28) 9984-7766

Aluga-se 1 ponto comercial na linha ver-

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VI-

DRO E PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VI-DRO

CONTATO:9985-1506

VENDEMOSMÁQUINAS

RETAS NOVASNA CAIXA

MARCA JUKIpara costura

industrial de jeansRef.: DDL8700NH

R$ 1.200,00A VISTA

PARCELAMOSEM ATÉ

12 X 115,003521-0983

melha, próximo ao centro. bom para de-pósito ou igreja.Tel para contato: 3511-0659 ou 9991-4242

Aluga-se um apartamento na Praça da bandeira, 2 quartos grandes, sala, cozi-nha, banheiro, com armário imbutido, e terraço no ponto final do Praça da ban-deira. Tel. 3511-1026 ou 9923-8244

Aluga-se um ponto comrecial no bairro Santo Antonio, por tras do Perim na ave-nida Jones dos Santos Neves. Tel. 3511-1026 ou 9923-8244

Page 11: Sexta 04/05/2012

11Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

AUXILIAR CONTÁBIL – 02 VAGAS BILHETEIRO – 01 VAGA

Page 12: Sexta 04/05/2012

12 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

geralwww.folhadoes.com

VEREADORDENUNCIAMÉDICO

Se o cidadão não tiver dinheiro ele não recebe atendimento. Temos que dar um basta nisso!

O vereador Marcos Coelho (PMN) fez du-ras críticas, na tribuna da Câmara de Ca-choeiro de Itapemirim-ES, ao médico Lau-ro Filho acusando o profissional de recusar atendimento a uma senhora de 97 anos

que,ao chegar a Santa Casa, teve seu atendimento recu-sado pelo profissional. Segundo o parlamentar, familia-res da aposentada entraram em contato com ele comu-nicando o fato.

Segundo o vereador, ele foi ao hospital para saber o que estava acontecendo. “Procurei o médico e ele me disse que não poderia atender porque nem a Prefeitura e nem o Estado repassaram um real para aquela institui-ção”, disse. “Fiquei indignado, porque ela só não seria

atendida porque não tem dinheiro para pagar a consulta. Somente após eu procurar à direção do hospital e o de-partamento jurídico da instituição a aposentada foi aten-dida”, garantiu Marcos.

Durante sua fala na tribuna do Legislativo, o verea-dor garantiu que vai denunciar o caso no Conselho Re-gional de Medicina e ao Ministério Público. “Se o ci-dadão não tiver dinheiro ele não recebe atendimento. Temos que dar um basta nisso! Vou tomar as medicam cabíveis, procurando os órgãos responsáveis para fazer essa denúncia, pois a Santa Casa não é um mercado, e sim um hospital filantrópico. A misericórdia não pode estar somente no nome daquele hospital, e alguns mé-dicos precisam entender isso com urgência!”, finalizou.

O VEREADOR Marcos Coelho (PMN) vai denunciar o caso ao Conselho de Medicina e ao MP

Uma senhora de 97 anos ao chegar a Santa Casa, teve seu atendimento

recusado pelo profissional

Da Redação

R E C U S A

Nãoatendimento

notaTom

e

A campanha de vacina-ção contra gripe começa amanhã, em todo o país. Idosos, crianças entre seis meses e dois anos, traba-lhadores da área de saú-de, gestantes, terão até dia 25 de maio para ir a um dos 28 postos e re-ceber o imunizante. Este ano, pela primeira vez, a população prisional tam-bém será vacinada. A meta é imunizar pelo me-nos 80% do público alvo, equivalente a 30 mil pes-soas em Cachoeiro de Ita-pemirim.

Vacinação em Cachoeiro

Violência contra a mulherO Tribunal de Justiça do Es-pírito Santo vai lançar hoje, as duas primeiras unidades do Centro Integrado da Mu-lher (CIM), na Serra e em Vila Velha. A previsão é de que em 60 dias as duas se-des do CIM sejam inaugu-radas. As duas unidades do CIM funcionarão com toda infraestrutura, inclusive com a Vara Especializada em Violência Doméstica e Fa-miliar contra a Mulher, De-legacia da Defesa da Mu-lher e Promotoria Criminal da Mulher.

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoverá leilão de veículos e bens móveis inser-víveis na próxima terça-feira (08). Serão mais de 140 lo-tes à venda, com lances ini-ciais que variam de R$ 50,00 a R$ 18.000,00. A meta é ar-recadar mais de R$ 450 mil. Este valor volta para os cofres públicos para o investimen-to nas ações e programas de Governo Estadual. O leilão é presencial, aberto ao público em geral, e será realizado no auditório do Hospital da Poli-cia Militar (HPM), em Vitória, a partir das 12 horas.

ES faz leilão de veículos

Page 13: Sexta 04/05/2012

13Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Segunda-feira foi entregue na Prefeitura Municipal por um grupo entusiasmado de amigos e admiradores, o currículo de Sergio Garschagen, nosso candidato a CACHOEIRENSE

AUSENTE NÚMERO UM de 2012.

Não tem como negociar nem voltar atrás, a candidatura de Betim já está repercutindo até no exterior. De Obama a Merkel se tornou unanimidade. Entre os cachoeirenses então, nem

se fala . Só faltam os inglêses que são sempre contra mas tem pouca representatividade em Cachoeiro.

Quero pedir desculpas antecipadas aos membros da comissão pelo tom de brincadeira dessa matéria, mas em se tratando de Betim, o humor é fundamental. E cito aquí seu

principal bordão: “deixe de cascalho, rapá....”

BETIM PARA AUSENTE 2012

Música e Cultura hoje é sobre o jornalista, professor, violo-nista e escritor Sergio Garschagen, cachoeirense, nas-

cido na Praça Jerônimo Monteiro, em um casarão onde hoje é a Eletromax. Como em cidade pequena as pessoas logo perguntam - filho de quem? - já vou respondendo de bate pronto. De Carlos Garschagen, homem de mil instrumentos, representante da Shell e pioneiro da telefonia cachoeirense. E de Dona Maria Magalhães Garschagen, uma das mais doces damas dessa terra. Dona Maria tinha a elegância de viajar todas as vezes em que precisávamos de sua casa para pro-mover festinhas pós-adolescentes. E ainda permitia que Sér-gio transformasse seu quarto de empregada em “laboratório-pseudo- fotográfico.” Como em Cachoeiro as informações familiares são mais importantes do que o currículo profis-sional, podemos contar que Sérgio é irmão de Donaldson, intelectual da pesada, tradutor da Enciclopédia Britânica e de vários livros de sucesso, além de pianista da noite carioca e brilhante companheiro nas mesas do Alaska de Motinha.

Todas as vezes que Donaldson se separava no Rio passava uma temporada em Cachoeiro, pregando para nós , garotos

inexperientes, uma complicada teoria anti-matrimônio que ele só foi resolver depois dos 70 anos. Sérgio é também irmão de Dail Garschagen, professora de inglês, pessoa encantadora, uma das pioneiras no ensino dessa língua em Cachoeiro. Além de Gypsy, irmão mais velho, homem forte da Viação Itapemirim, com quem tínhamos pouco contato pela diferença de gerações. Fechando a irmandade, Carlos Fernando, o Manga, um boa praça que só se exprime rindo, e que ao nos pegar roubando mangas no quintal do juiz, ficou ao nosso lado, contrariando o bom senso forense. Com relação a datas e currículo solicitamos que contatem o email de Fernando Gomes, nosso especialista em datas de nascimento, históricos profissionais e cultura inútil. E aí, Coligamos ou não? Por mim está lançado:

[email protected]

Este grito tem abalado as estruturas ca-choeirenses nas páginas do Facebook.

Como todos sabem, hoje em dia este é um dos fatores mais relevantes em qual-quer concorrência eletiva. O único que não se manifestou foi o candidato. Imag-ino que seja por medo de ser obrigado a inaugurar uma escola - vestindo terno - em algum distrito municipal , na manhã se-guinte a maratona do Baile a Rigor. Que prevaleça o bom senso da organização da festa: Inaugurações nos distritos, somente antes do Baile......por favor. A não ser que o homenageado se comprometa - por es-crito - a ingerir somente guaraná em pó.

E possa inaugurar porteiras de “slacks”, como fazia Jânio Quadros.

Nota Tradutor: Slacks:No Brasil, entre os anos 1950 e 1960, também era usado para chamar conjuntos masculinos com conotação safári, calça e camisa de mangas curtas.O livro “Momento Bossa Nova”, de José Estevam Gava, conta que o ex-presidente Jânio Quadros adotava o slack e decretou que to-dos usassem no Palácio do Planalto, como um traje de verão.

por Gilson Leão

Sergio Garschagen (Betim) - 2012

BETIM

Page 14: Sexta 04/05/2012

14 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CURSO VAIAGREGARVALORES

notaTom

e

A campanha de vacina-ção contra gripe começa amanhã, em todo o país. Idosos, crianças entre seis meses e dois anos, traba-lhadores da área de saú-de, gestantes, terão até dia 25 de maio para ir a um dos 28 postos e re-ceber o imunizante. Este ano, pela primeira vez, a população prisional tam-bém será vacinada. A meta é imunizar pelo me-nos 80% do público alvo, equivalente a 30 mil pes-soas em Cachoeiro de Ita-pemirim.

Vacinação em Cachoeiro

Violência contra a mulherO Tribunal de Justiça do Es-pírito Santo vai lançar hoje, as duas primeiras unidades do Centro Integrado da Mu-lher (CIM), na Serra e em Vila Velha. A previsão é de que em 60 dias as duas se-des do CIM sejam inaugu-radas. As duas unidades do CIM funcionarão com toda infraestrutura, inclusive com a Vara Especializada em Violência Doméstica e Fa-miliar contra a Mulher, De-legacia da Defesa da Mu-lher e Promotoria Criminal da Mulher.

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoverá leilão de veículos e bens móveis inser-víveis na próxima terça-feira (08). Serão mais de 140 lo-tes à venda, com lances ini-ciais que variam de R$ 50,00 a R$ 18.000,00. A meta é ar-recadar mais de R$ 450 mil. Este valor volta para os cofres públicos para o investimen-to nas ações e programas de Governo Estadual. O leilão é presencial, aberto ao público em geral, e será realizado no auditório do Hospital da Poli-cia Militar (HPM), em Vitória, a partir das 12 horas.

ES faz leilão de veículos

geralwww.folhadoes.comO curso quer incentivar a inserção das mulheres no mercado de trabalho, de maneira a ampliar a renda familiar

Amanhã, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (In-caper) irá iniciar o curso “Com licença, vou à luta”, com mulheres rurais, em Atí-lio Vivácqua. A atividade, que ocorrerá na

Comunidade de Praça do Oriente, pretende incentivar o empreendedorismo feminino nas propriedades agrí-colas.

De acordo com o extensionista do Incaper, José Neto, o curso quer incentivar a inserção das mulheres no mer-cado de trabalho, de maneira a ampliar a renda familiar no campo. “No meio rural, o trabalho com agroindús-trias é uma alternativa de geração de renda, já que mui-tos produtos, como frutas, se perdem na propriedade.

Por meio do curso, as mulheres irão aprender formas de aproveitar os diversos recursos disponíveis para melho-rar a renda”, disse José Neto.

O curso, realizado em parceria com a Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tam-bém pretende incentivar a organização das mulheres para a produção em agroindústrias. “É muito importan-te que as mulheres formem grupos produtivos ou asso-ciações”, disse José Neto.

Os encontros serão realizados durante cinco módu-los, que ocorrerão em todos os sábados de maio e no primeiro sábado do mês de junho. A expectativa é de que participem cerca de 15 mulheres da região.

OS CURSOS para as mulheres do campo são formas de agregar valores aos produtos nativos e aumento de renda

O curso pretende incentivar a orga-nização das mulheres para a pro-

dução em agroindústrias

Da Redação

R E N D A

Rendafamiliar

Page 15: Sexta 04/05/2012

15Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

nota

políciaD R O G A S Eles foram encaminhados ao DPJ de Cachoeiro onde foram autuados em flagrante por trafico de drogas

Os policiais do Grupo Tático de moto patrulhamento da PM prenderam,na noite da última quarta-feira, dois homens com 772 gramas de ma-conha, na Avenida Mauro Miranda

Madureira, na entrada do bairro Valão, em Ca-choeiro-ES.

Segundo os militares, eles seguiam com des-tino ao bairro Boa Vista quando avistaram uma moto Honda CG 125 Titan de cor verde, de placa LUT 2453,em alta velocidade e fazendo ultrapas-sagens perigosas. A PM realizou uma persegui-ção conseguindo parar dois homens identificados

como Carlos Alberto Costa de Aquino, 26, con-dutor da moto e Júlio César Silva de Oliveira, 26, moradores do Bairro Rubem Braga.

Com eles, os policiais encontraram uma saco-la com maconha que segundo os acusados havia sido comprada por R$1.500, no distrito de Paco-tuba.

Júlio César já tem passagem pela policia por homicídio e Carlos Alberto afirmou que nunca ha-viasido preso. Eles foram encaminhados ao DPJ de Cachoeiro onde foram autuados em flagrante por trafico de drogas. A motocicleta foi apreendi-da e encaminhada para o pátio do Detran

DUPLAPRESA COMMACONHA

DE ACORDO com os traficantes a droga foi adquirida no distrito de Pacotuba para ser vendida em Cachoeiro

www.folhadoes.com

Os policiais encontraram uma sacola com maconha que foi

comprada por R$ 1.500

Por Ronaldo Índio Brasil

Tom

e

772gramas

Preso por ameaçar e agredir namorada

A Polícia Civil de Mimoso do Sul prendeu na manhã de ontemVictor Trintim de Souza, 24. Segundo o de-legadoRômulo de Carva-lho Neto, a prisão acon-teceu por conta de várias ameaças e agressões-que Victor vinha fazen-do a uma pessoa que teve um relacionamento. Se-gundo o policial, aagres-são aconteceu no dia 24 de abril após a chegada da namorada de Victor da faculdade. Elea agre-diu fisicamentee após este fato foi instaurado inqué-rito para apurar a vio-lência. De acordo com o delegado, por conta da agressão, da ameaça, le-sões corporais, por colo-car a vida de uma pessoa em risco, onde teve a pri-são decretada pelo Juiz na manhã de ontem, Na suaresidência de Victor, no bairro Alto São Sebastião, em Mimoso do Sul. Victor foi encaminhado ao CDP de Cachoeiro de Itapemi-rim e está à disposição da Justiça.

PM combate o tráfico no BNHOs policiais da RP 2926 da PM realizavam um pa-trulhamento na Rua Seis, no bairro bNH, quando avis-taram um grupo de cinco-pessoas. Ao ver a PM eles tentaram fugir, mas foi fei-ta a abordagem e buscas junto àspessoas sendo en-contrado com eles uma quantia de R$ 273,11 pe-dras de crack, além de ce-lulares e pulseiras. Os acu-sadosforam encaminhados para o DPJ onde perma-neceram à disposição da-Justiça.

Page 16: Sexta 04/05/2012

16 Folha do E. SantoSábado, 05 de Maio de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Evandro Doriquetto, nutricionista, no baladérrimo balneário de Jurerê

O vereador Gildo Abreu entregando a Comenda Batistinha a Luiz Gualberto Neto

DAEMON GENTE QUE ACONTECEBiccas JR. - [email protected]

Luta - Família e ami-gos estão ansiosos e na expectativa para a luta de Alfredo Gri-ffo e João Mario Gava amanhã. Seus prepara-dores garantem que o treinamento foi duro. Agora cabe a eles re-petirem o sucesso da primeira edição.

Torcida 40 GrausO Dj e ex BBB Flávio Steffli conversa com este colunista:

Coração - Na maioria das vezes pre-firo não obedecer!

BBB - A experiência mais incrível da minha vida! Inexplicável!

Dj - A banda de um homem só

Saudade - Da adolescência!

Música - A CERTA! Minha vida é regi-da por música. Muitas!!

Sonho - Morrer com a impressão que vivi muito mais do que a minha idade real!

Lugar - O próximo destino!! Sou doi-do por viagens, pessoas e culturas.

Amigos - Irmãos que pude escolher! uma loucura - Largar tudo e dar a volta ao mundo

Frase - O triunfo pertence a quem se atreve! Charles Chaplin

Pagode - Fala a ver-dade, Cachoeiro es-tava com saudades dos pagodes do Ro-naldo Kobbi né? Musica boa, altíssimo nível, gente bonita e bons drinks.O deck externo da The One pegou fogo na noi-te de ontem.Que ve-nham os próximos.

Kobbi

Cachoeiro - O giro pelo mundo que Ro-drigo Bragança, Ro-sana Perim e Da-niela Pellegrino estão realizando está abrilhantando a ti-meline do facebook com imagens e sta-tus fantásticos. Ca-choeiro os espera ansioso pelas novi-dades.

Mundo

Movimento - É cres-cente o movimento “Veta Dilma”. Gran-des artistas e pensado-res tem aderido a cau-sa contra a aprovação do Código Florestal. Em Cachoeiro não é diferente, intelectuais do Centro Universitá-rio São Camilo se re-únem hoje no deck da instituição.

Equilibrium - Ama-nhã vai ter uma gale-rinha frenética partin-do de Cachoeiro com destino a Vila Velha.Rayanne Rosa convi-da a todos interessa-dos em partir em sua van para a RaveEqui-libriumCrew na Barra do Jucu.

Rave

Veta