Sexta 06 mar 2015

16
>> POLÊMICA Fundado em uma sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 por Daniel Jaeger Marques O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 6 | Edição 181 | Sexta, 6 de Março de 2015 Viamão |Rio Grande do Sul www.jornalsexta.com.br www.reidoespetao.com.br Câmara monta comissão processante para avaliar cassação de Bonatto e André Pacheco A Câmara Municipal de Vereadores montou a comissão processante que a partir de agora vai avaliar os pedidos de responsabilização e cassação do mandato do prefeito Valdir Bonatto (PSDB), que envolvem as denúncias de supostas irregularidades na prestação de contas apre- sentadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na realização da 26ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). Depois de muita discussão na sessão desta terça-feira (03/03), a Comissão foi definida, através de sorteio. Os vereadores Serginho Kumpfer (PT), Zé Lima (Solidariedade) e Joãozinho da Saúde (PMDB), integram a Comissão Processante, que tem a partir de agora, 15 dias para notificar o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto (PSDB) | PÁGINA 10

description

Edição com a comissão processante contra o Bonatto.

Transcript of Sexta 06 mar 2015

Page 1: Sexta 06 mar 2015

>> POLÊMICA

Fundado em uma sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 por Daniel Jaeger MarquesO Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 6 | Edição 181 | Sexta, 6 de Março de 2015 Viamão |Rio Grande do Sul www.jornalsexta.com.br

www.reidoespetao.com.br

Câmara montacomissão

processante paraavaliar cassação

de Bonatto eAndré Pacheco

A Câmara Municipal de Vereadores montoua comissão processante que a partir de

agora vai avaliar os pedidos deresponsabilização e cassação do mandato

do prefeito Valdir Bonatto (PSDB), queenvolvem as denúncias de supostas

irregularidades na prestação de contas apre-sentadas pelo Movimento

Tradicionalista Gaúcho (MTG), na realizaçãoda 26ª Festa Campeira do Rio Grande doSul (FECARS). Depois de muita discussãona sessão desta terça-feira (03/03), a Comissão foidefinida, através de sorteio. Os vereadores Serginho Kumpfer (PT), Zé Lima

(Solidariedade) e Joãozinho da Saúde (PMDB), integram a ComissãoProcessante, que tem a partir de agora, 15 dias para notificar o prefeito de

Viamão, Valdir Bonatto (PSDB) | PÁGINA 10

Page 2: Sexta 06 mar 2015

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89Diretor = DanielJaeger MarquesJornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 milexemplaresDiagramação

Eletrônica: DanielJaeger Marques.Contato pelo [email protected] de

Reportagem:

Arruda Filho. O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, doServiço de RegistroCivil das PessoasJurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 6 de Março 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

No passado, a imprensa já foi o espaçopara os grandes debates ideológicos e deopinião. O Brasil tinha, de um lado, a Tri-buna da Imprensa, jornal ligado à UDN, aosinimigos do trabalhismo, e do outro, a Úl-tima Hora, varguista até a medula, e espaçoaté para figuras comunistas ou de outrosgrupos da esquerda.

Era uma guerra em alto nível. Gênioscomo um Samuel Wainer ou um CarlosLacerda, disparavam editoriais e colunasbombásticos, um rebatendo o outro, e ten-tando puxar o público para cá ou para lá.

Antes disso, bem antes, tínhamos a Po-lis grega, com os debates ocorrendo em umlocal público. Oradores discursando. Cla-ro. Havia muito menos gente no mundo, eAtenas era um pequeno país em si mesma.Não havia muita comunicação. Então, paraescutar os argumentos e debater, bastava irà praça.

Pois bem.Hoje temos as redes sociais, que uma

espécie de versão moderna da Polis (por-que todos falam e todos ouvem, sem medi-ação). A única grande diferença é que o de-bate tornou-se contínuo e massificado.

As pessoas, a maioria delas, limita-se arepicar textos e fotos postados por outraspessoas. Algumas bobagens ganham statusde argumento matador. Mas matador pelovolume de vezes em que são re-postados,não pela argumentação. São os chamadosmemes. E vêm de todos os lados. Desde o"Fora Dilma" até o "Impitman é Meu Zovo".

Algumas questões ficam no ar.Muitas pessoas que normalmente só par-

ticipam politicamente em época eleitoralparecem estar tendo interesse mais perenepelo assunto. Isso pode ser bom. Ou não.Discute-se de forma manjada e repetitiva.

Por outro lado, uma coleção fantásticade "fakes" reproduz discursos radicais, ba-tendo em governos ou defendendo-os. Fala-se em CCs de várias esferas, postando naweb em horário de serviço. E não seria ab-surdo: hoje, a atuação nas redes sociais tor-nou-se tão importante para governo e opo-sição quanto qualquer outra atividade decomunicação e até mesmo de ação efetiva.

A GUERRAVIRTUAL

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Padaria, Confeitaria e Minimercado Bianchi

>> EMPRESARIADO

4ª EDIÇÃO DO EVENTO MULHERESEMPREENDEDORAS DA CDL VIAMÃOTEM DATA MARCADA: 10 DE MARÇO

No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e paramarcar esta data especial, anualmente a CDL Viamão realiza o evento"Mulheres Empreendedoras" homenageando empresárias que são impor-tantes para o comércio viamonense, com cases de sucesso e palestrasmotivacionais.

O objetivo deste encontro é reunir mulheres empreendedoras dacidade de Via-mão em umanoite agradávelapresentandodiversos casesde sucesso en-tre o mercadode trabalho fe-minino, fortale-cendo cada vezmais a parceriae troca de servi-ços e experiên-cias entre asempresárias via-monenses.

O eventoocorrerá no dia 10 de março de 2015, às 19h00min, na CDL Viamão,onde teremos a apresentação da fotógrafa e proprietária do Estúdio BealNewborn, Marcia Beal, a Tenente Coronel e Diretora de Justiça da Se-cretaria de Justiça e Direitos Humanos, Nádia Gehard e a Presidente daCDL Canoas e proprietária da Ótica Vênus, Ellen Neumann.

Para confirmar presença entre em contato com a CDL pelo fone51 3434.2020

Acompanhe as ações da CDL no facebook: facebook.com/cdlviama-ors e através do novo site www.cdlviamao.com.br

Page 3: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 3Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionados

FONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Bancadas no legislativoO presidente da Câmara Municipal de Vereadores

de Viamão, Dédo Machado (PT), comunica que os ve-readores Barbaroti (PMDB) e Nadim (PP) serão oslíderes do governo Bonatto na bancada.

O vereador Serginho (PT) vai comandar a oposi-ção. Não vai ser nada fácil para os vereadores da basealiada defender o governo municipal. A cassação doprefeito está por um fio.

Tema polêmico IEstá pintando polêmica. Os empreendedores das

areieiras que com as suas máquinas destroem os nos-sos ecossistemas estão pressionando os vereadores paraaprovarem projeto nada bom para a preservação domeio ambiente.

Se algum vereador está pensando em barganharnessa história fica esperto, pois estaremos de olho vivo.

Tema polêmico IIOutro assunto polêmico, em Viamão, que entrará

em debate na Câmara de Vereadores é a questão dotransporte coletivo e seu processo de licitação. Seráagendada na pauta uma audiência pública até a primei-ra quinze de março.

Aposto que nessa história o povo vai sair perdendode novo.

Saúde vai muito malO vereador Joãozinho da Saúde (PMDB) da base

aliada do governo Bonatto foi à tribuna na Câmara deVereadores, no dia 03 de março, sentou o pau no go-verno de mentira e anunciou o provável fechamentodas Unidades de Traumato na Parada 32 e na Parada40, prevista para o mês de abril.

Saúde continua sem solução IO prefeito Bonatto (PSDB) na campanha eleitoral

disse que tinha a solução na cartola para resolver oproblema da saúde em Viamão.

Todo mundo sabe que o prefeito tem o plano desaúde da UNIMED e quando precisa é atendido noHospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.

Caos na saúde em ViamãoO menino Kevin, 8 anos, sofre de dores de ouvido

desde 2013. A primeira solicitação de exame foi em2013 e a última em 2014.

Cansados de esperar por uma notícia agradável osfamiliares do menino foram no dia 03 de março na se-cretaria municipal da Saúde de Viamão, na parada 44,e os agentes públicos informaram que o exame domenino talvez seja marcado para o ano de 2016.

Personalidades semelhantesO ex-presidente do Partido Verde, José Renato, que

hoje está na Rede, declarou nesta semana o seguinte:"O prefeito Valdir Bonatto (PSDB) no seu modo degovernar nada difere do seu antecessor do partido dostrabalhadores, ex-prefeito Alex. Bonatto não ouve enem aceita os pensamentos que sejam antagônicos aoseu ponto de vista, fica furioso".

Prefeito esperto!!!!"Os secretários municipais, por orientação do pre-

feito Bonatto, não atendem as convocações dos vere-

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

adores, e com isso, impedem a plena fiscalização doexecutivo", denunciou o vereador Sérginho Kumpfer(PT).

Que país é esse?"A presidente Dilma e seus cupinchas do aparelha-

do STF estão dando risada da cara do povo brasileiro.Para que trabalhar, estudar, ser um homem honesto? OPT não inventou a corrupção, mas a profissionalizou einstitucionalizou a impunidade no judiciário como nin-guém! Não vivemos uma crise política, mas uma criseética e moral..

E ainda tem gente que acha que não temos o queprotestar no dia 15 de março", resume o AdministradorDaniel Silveira, morador nas Águas Claras.

DERRAMOU O LEITE DA BARROSAEm setembro do ano passado os vereadores instau-

raram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)para apurar os indícios de possíveis falcatruas com di-nheiro público para a organização de uma Festa Cam-peira do RGS (Fecars) promovida pela péssima parce-ria entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)e Prefeitura Municipal de Viamão.

Na época o bonzinho prefeito Bonatto (PSDB)mesmo sabendo que a Prefeitura de Viamão estavacom os cofres raspados não vacilou e liberou R$ 150mil para o Movimento Tradicionalista Gaúcho promo-ver uma festança usando o escasso dinheiro do nossoIPTU.

Investigação sériaPela primeira vez a CPI não terminou em pizza. O

relatório da CPI foi aprovado por 20 votos, com umcontrário. No relatório aparece a comprovação e a res-ponsabilização do Prefeito Municipal, Valdir Bonatto(PSDB), por crimes de improbidade administrativa, mauuso dos recursos públicos e perseguição de contribuin-tes e fornecedores.

A Comissão, além de outras coisas constatou que:1)O evento foi realizado sem o Plano de Prevenção

de Incêndio e Segurança colocando em risco a vidadas pessoas que foram ao Parque de Eventos no Pas-so do Vigário.

2) Apesar da diretora geral da secretaria municipalde cultura ter contratado, via E-mail, os serviços desegurança para cuidar da elite, mas no final da festan-ça a Prefeitura de Viamão negou o pagamento da dívi-da no valor de R$ 9 mil para empresa contratada.

3) Ficou claro que a Prefeitura de Viamão fez pa-gamento de nota fiscal para alimentação da elite, novalor de R$ 8.492,50, em restaurante fantasma comendereço num terreno baldio, na Praia de Tramandaí,em local bem longe de Viamão reforçando a políticapara as minorias.

Prefeito vai ser julgadoSegundo o vereador Xandão Gomes do Partido Re-

publicano Brasileiro (PRB) os vereadores reunidos naCâmara de Vereadores na terça-feira (3) definiram acriação de uma Comissão Processante que vai julgaro prefeito.

Essa Comissão terá 90 dias para averiguar os fatose depois encaminhar novo relatório ao plenário, solici-tando a absolvição ou cassação do prefeito Bonatto(PSDB). A população que lotou as galerias do legisla-tivo pediu a cassação imediata do prefeito de Viamão.

Quem assume é o traíra ?Tenho uma dúvida. Se o prefeito Valdir Bonatto for

cassado, quem vai assumir em seu lugar? O vice-pre-feito André Pacheco que usou as estruturas do PMDBe depois abandonou os militantes e a sigla?.

O empresário Flavinho Ribeiro deve estar muito in-dignado, pois foi o articulador que encaminhou o traíraAndré Pacheco para o PMDB.

Lamento noturno"O meu Governador é do PMDB ( por obvio não

votei nele ) meu Prefeito e do PSDB ( por obvio nãovotei nele ) mas estão me proporcionando coisas fan-tásticas . Por exemplo, agora as 22 horas, estou to-mando uma taça de vinho, calma, esta na literaturamedica, uma ao dia é bom para o colesterol. Sabemcomo? A luz de vela, pois saibam que neste Municípioe Estado dirigido só por partidos honestos kkkkkk!!!,!!!(risos) qualquer chuva me faz ficar sem luz aqui noBairro Tarumã . E, já se vão 2 horas no escuro. E vivao meu Prefeito, vinho a luz de velas. Fantástico!!!"Quem assina a nota é o Cardiologista viamonenseOberdan Leonhart.

Nasceu a CecíliaA tão esperada Cecília veio ao mundo. Herdeira

das ações do Jornal Sexta, Viamão Agora e da Salinhados Carimbos é fiilha da advogada Thassia Duarte edo nosso chefe Daniel Jaeger Marques. Parabéns afamília. O avô Tadeu Bororó está com a boca nas ore-lhas de faceiro.

Roubos de veículos, caso sérioOs viamonenses que residem no Centro de Via-

mão estão preocupados com o grande número de as-saltos seguido de roubos de carros. A segurança públi-ca em Viamão está a bangú. Com a palavra os mem-bros do Consepro. O comandante-geral da BM, coro-nel Alfeu Freitas Moreira, que já morou em Viamãotem que fazer alguma coisa para a nossa segurança.

Page 4: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 4Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

CAMINHONEIROS BOLCHEVIQUES?A extrema-esquerda vira piada a cada vez que vê

"crise final do capitalismo" em qualquer bota-forada Bovespa.

Mas a extrema-direita também é muito cômica.Agora, a greve dos caminhoneiros virou "revoluçãoanti-petista".

Galerinha, se liguem: os caminhoneiros não leema Carta Capital e nem a Veja. Querem frete a preçojusto e diesel mais barato.

MAS A COISA TÁ FEIAO clima de implosão social que reina no Brasil é,

em grande parte, uma fabricação midiática. No meiode Março veremos o quanto disso é real mesmo.Mas uma coisa é certa: depois de 12 anos de melho-rias sociais e relativa prosperidade, o povo come-çou a sentir que lua-de-mel acabou.

E tanto sentiu, que deu um recado à Dilma nasurnas do ano passado, com aquela vitória "de ras-pão". Foi um grito.

Dilma, até agora, parece surda.

O DEBATE É OUTROE as eleições de 2014 continuam no Facebook.

Sim. Porque, afinal de contas, o governo do PT écenário para histórias escabrosas de corrupção. Oproblema é que tudo indica que roubalheira vemdesde a época de FHC.

Na minha humilde opinião, se a gente for levan-tar a verdade toda, o cambalacho veio no porão donavio do Pedro Álvares. Se tirarem o PT, vai trocarapenas as moscas.

O bolo fecal fica o mesmo. É preciso uma pro-funda reforma política. Mas isso a grande mídia,que tanto lucra no modelo atual, não fala.

INTERVENÇÃO MILITAR?Há quem diga que no Regime Militar, os políti-

cos tão detestados pelo povo não tinham vez. O queé um engano. Afinal...

Quem nomeou Paulo Maluf prefeito e lançou-oà política? Quem colocou ACM no poder? E Sar-ney? Eu teria uma lista de nomes bem conhecidos eque foram fabricados por Golbery e sua turma.

QUE SUSTO!Ainda bem que já botaram os parquímetros.

Quando vi os meio-fios pintados de azul e amareloachei que estávamos, novamente, decorando as ruaspara sediar algum evento dispendioso e sem nexocomo aquele dos equatorianos.

O PLANETA DOS DEJETOSFazia tempo que eu não ia a Porto Alegre pelo

Caminho do Meio. Fui e fiquei preso no trânsito,"admirando" o Passo do Dornelles e regiões adja-centes.

As ruas pareciam um lixão a céu aberto. Umaruazinha, em especial, tem mais de 60% de seu leitocobertos por sacos de lixo. Em toda parte, casas eprédios comerciais à venda. Decrépitos. E, claro,todos com seus pátios transformados em lagos delixo.

O lugar está sujo, feio, medonho. Aqui e ali, vialgumas ruas com casinhas e crianças, brincando apoucos metros da sujeira, um pouco de vida no meiode uma paisagem inóspita e deprimente.

Ah. E condomínios fechados com seus pórticosbonitos. Imagino que seus moradores devam sairde carro com os olhos fechados e o nariz tapado,para não morrerem de tristeza diante de tanto aban-dono.

Sinceramente, admiro a valentia dos que vivemno local. Mas custo a acreditar que seja possível avida humana naquele cenário.

>> FACEBOOK

Presidente Dédo Machado (PT)rebate críticas do PSDB na internetA prestação de contas da Câmara de Vereadores de Viamão, referente ao ano de 2014, foi assunto nas

redes sociais nos últimos dias. A denúncia de irregularidades partiu da fanpage do Partido da Social Democra-cia Brasileira (PSDB) Viamão, que apontava os vereado-res Eraldo Roggia (PTB) e Dédo Machado (PT) como res-ponsáveis pela não prestação de contas da Câmara Muni-cipal e que este atraso estaria inviabilizando o acesso a re-cursos estaduais e federais.

O atual presidente do Legislativo, Dédo Machado, sepronunciou a respeito do assunto, nesta quarta-feira, afir-mando que tudo não passa de uma retaliação política, re-sultado dos últimos acontecimentos ocorridos na CâmaraMunicipal, que tratam sobre a investigação de supostas ir-regularidades na administração do prefeito Valdir Bonatto.

"Desde janeiro, quando assumi a presidência, providen-ciamos a atualização dos dados cadastrais. Somente a CaixaEconômica Federal pode liberar os certificados necessári-os para a tramitação de processos juntos ao TCE-RS.Nosso primeiro certificado não funcionou e ficamos noaguardo de nova chave de acesso, que somente foi libera-da em 26 de fevereiro, na quinta-feira passada", explicaDédo.

Ainda segundo o presidente, tão logo chegou a novacertificação foi encaminhada a prestação de contas ao Tri-bunal de Contas.

"Todos os recibos comprovam a elaboração e entregada prestação de contas. Infelizmente fevereiro foi um mêscom poucos dias úteis e que acabou causando o atraso.Não houve em momento algum má fé da nossa parte. Comocostumo dizer, somos transparentes e comprometidos com a verdade e responsabilidade", concluiu DédoMachado, que já encaminhou ao Executivo os recibos que comprovam a prestação de contas e devolução dosR$ 20.561,58, referentes ao saldo não utilizados em 2014.

Faça do seu eventoum sonho

realizado !!!!(51) 9251-4651(51) 9876-3481

SomLuz

DecoraçãoBuffet

para seu evento

Page 5: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 5Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio [email protected]

O NOVO VELHO GOVERNO - Já deu prá perce-ber que não podemos esperar muito do governo IvoSartori. A impressão é que vai ser pior que o governo deTarso Genro. A choradeira é mesma de todos os novosgovernantes. Eles tentam explicar a inoperância culpandoo governo anterior que deixou as finanças no negativo.Todos os gaúchos sabem que a situação financeira doEstado é desesperadora há muitos anos, Só o Sartorinão sabia e agora vem com uma conversa de austerida-de.

VOLTA ÀS AULAS - Imaginem o tesão que os pro-fessores estaduais estão para voltar às aulas. Mais umgoverno que chega (é o terceiro) e anuncia que não vaipagar o piso salarial criado pelo ex Governador, TarsoGenro. Em contra partida a Presidente Dilma Roussefpromete apostar tudo em educação, o que é correto. Aeducação é a base de desenvolvimento de qualquer paísdo mundo. Mas como acreditar na melhoria da educa-ção quando um deputado estadual ganha R$ 30 mil (foraa mão grande) e um professor ganha R$ 1 mil reais.

POLÍCIA CIVIL E BRIGADA - É inadmissível oque os governantes fazem com cidadãos. O ex gover-nador Tarso Genro abriu concurso no seu governo paraa Polícia Civil e Brigada Militar. Milhares de pessoas seinscreveram, pagaram a taxa de inscrição e dedicaramhoras e horas para passarem no concurso. Sabem oque aconteceu? Os aprovados não foram chamados enem vão ser porque o atual governo diz que está emcontingenciamento financeiro. Fica parecendo que osgovernos abrem concurso para arrecadar dinheiro. Nomínimo estes cidadãos que passaram no concurso de-veriam ser ressarcidos das despesas que tiveram.

OLÍVIO - Tem uma pessoa que eu admiro muitono PT. Este cidadão chama-se, Olívio Dutra. Primeiropor sua honestidade. Segundo por sua humildade e ou-tras tantas qualidades. Olívio teve a coragem de dizeraquilo que muitos petistas não dizem. Na semana pas-sada por exemplo, ele defendeu publicamente a expul-são do tesoureiro do PT nacional, João Vaccari Netoem quanto o Lula elogia o tesoureiro. Olívio é visto comsimpatia até por seus opositores. Assim como OlívioDutra, a maioria dos petistas são sérios, com exceçãodaquela turma de São Paulo.

ÁREA AZUL - O estacionamento rotativo semprefoi uma aspiração dos moradores e comerciantes docentro da cidade. Muito bem, o estacionamento rotati-vo foi instalado e para a surpresa de todos o resultado,até o momento, é desastroso, conforme a opinião doscomerciantes. Os automóveis sumiram e por conseqü-ência as vendas despencaram. Não dá para entender,acredito que é apenas uma questão de tempo até o povose acostumar com a modernidade, que existe em quasetodas as grandes cidades do estado. É uma questãocultural, o valor da gasolina é R$ 3,30 em média e nin-guém reclama, o estacionamento é R$ 0,60 (meia hora)

ELEIÇÃO 2016 - O veraneio terminou e a pauta apartir de agora é a eleição municipal do ano que vem. Orepresentante do governo provavelmente será o atualprefeito, Valdir Bonatto, ou André Pacheco (sem parti-do). Embora muitos nomes sejam citados entre as vári-as siglas partidárias vai haver uma polarização entrePSDB e PT. O nome mais provável do Partido dos Tra-balhadores é o vereador Dédo, atual presidente da Câ-mara dos Vereadores.

CAFÉ ORTIZ

Dia 12 de março tem música boa no Café Ortiz.É a volta dos Bons tempos.

>> ACESSIBILIDADE

Desde que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Viamão, o vereador Dédo Machado(PT), vem estudando a instalação de um elevador no prédio.

C o n f o r m eDédo Machado,a colocação doequipamento be-neficiará os vere-adores e cida-dãos com defici-ência e que ne-cessitam acessaro Legislativo.

Dédo Macha-do, juntamentecom os vereado-res, Jorge Batista(PTB), JeffersonHuffell (SD) eGuguzinho Streit(PTB), estãoanalisando o localonde deverá serfeita a instalação.

"É meu compromisso instalar ainda este ano, porque é uma situação que vem se arrastando há anos eque precisa ser resolvida de uma vez por todas", analisa o presidente Dédo Machado.

Dédo Machado, juntamente com os vereadores, Jorge Batista (PTB), Jeffer-son Huffell (SD) e Guguzinho Streit (PTB), estão analisando o local onde

deverá ser feita a instalação

Câmara projeta instalação de elevador

COOPERATIVA MISTA CAMPOS DE VIAMÃO LTDA - COMCAVIASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃOPelo presente edital, na forma do artigo 23 do Estatuto Social da Entidade, ficam convocados todos os

associados para a realização da primeira Assembléia Geral Ordinária a realizar-se em:DATA: 21 de março de 2015

HORÁRIO: As 8h30, em primeira convocação, com a presença de 2/3 dos associados; meia hora após,em segunda convocação, com a presença da metade mais um dos associados e às 9h30, em terceira e

última convocação, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados.LOCAL: Sede Social da ASCOMOVITA - Rua Nossa Senhora dos Navegantes, 460 - Vila Itapuã -

Viamão - RS.ORDEM DO DIA

1- Referendo aos novos associados e desligamentos.2- Prestação de contas do exercício de 2014, a saber:

- Relatório da Gestão;- Balanço Geral;

- Demonstrativo das sobras ou das perdas apuradas no exercício;- Parecer do Conselho Fiscal.

3- Destinação das sobras ou rateio das perdas do exercício4- Mudança de endereço da Sede da Cooperativa.

5- Eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal e dos membros do Conselho de Administração erespectiva diretoria.

6- Fixação dos honorários da diretoria, gratificações e cédula de presença dos membros do Conselho deAdministração e do Conselho Fiscal.

7- Assuntos Gerais.Declaro que nesta data o número de associados com direito a voto é de 16 associados.

Viamão (RS), 02 de março de 2015.

Ass: Maicon T Ferreira - Presidente

Page 6: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 6Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Vitor

Ortiz [email protected]

Pesquisa: Eliani Vieira

O SÉCULO XIX EM VIAMÃO

O testamento do padremais rico da Província de São Pedro

JOÃO DINIZ ALEGA ESTAR DOENTE, ACAMADO, SEM CONSEGUIR ES-CREVER, MAS EM SEU PERFEITO JUÍZO. PEDE ENTÃO AO PADRE JOÃOCHRISÓSTOMO DA SILVA QUE GRAVE E CONFIRME O SEU TESTAMEN-TO. NESSA DATA, EM 1824, ELE JÁ HAVIA SE DESFEITO DAS ESTÂNCIASQUE HERDOU: A LENDÁRIA FAZENDA DA BOA VISTA E A DE SÃO CAETA-NO. A PRIMEIRA VENDIDA AO MARQUÊS DE SANTO AMARO, A SEGUNDAA CHRISÓSTOMO. ALÉM DE LIBERTAR OS ESCRAVOS, O CODICILO BE-NEFICIOU AS MULHERES SOLTEIRAS, UMA AFILHADA, AS FILHAS DOSCAPITÃES MANOEL DOS REIS E ANTÔNIO JOSÉ PINTO, ALÉM DA CAPE-LA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.

O Vigário João Diniz morreu no dia 17 de maio de 1825, "de um fluxo catarralintenso", conforme atesta seu registro de óbito. O velho pároco, o primeiro gaúchoa ser ordenado padre, tinha então 80 anos. Desde 1782 estava em Viamão, quandofora designado para a Capela Grande de Nossa Senhora da Conceição.

Uma das últimas referências que se tem registro sobre ele está nos relatos dapassagem do Cônego Antônio Vieira da Soledade por Viamão, em 6 de maio de1824, que numa visita de inspeção, por ordem do Bispo do Rio de Janeiro, diz terencontrado como pároco colado o Padre Bartholomeu (Lopes de Azevedo) e tervisto o Padre Diniz, com 80 anos, a quem é atribuída a riqueza da Igreja NossaSenhora da Conceição¹.

Divida do Barão de Santo Amaro

O TESTAMENTOO que o padre mais rico do Rio Grande do Sul, dono de fazendas, escravos e

milhares de cabeças de gado testamentaria deve ter sido motivo de muita especula-ção à época. Único herdeiro das fazendas da Boa Vista e do Palmar, o padre nãotinha nem filhos, nem irmãos. Uma parte considerável da riqueza que possuía foiem vida transferida para a Capela de Viamão, a maior parte empregada na decoraçãoe em alfaias para a igreja, conforme vários registros.

Dois anos e meio antes de falecer, na data 05 de novembro de 1822, ele decidiuregistrar sua vontade, tomando como testemunha o então conhecidíssimo Tenente-Coronel Ignácio dos Santos Abreu e como testamenteiro Antônio Vieira de Araújo².O padre determina então que do restante em dívida da venda da Fazenda da BoaVista ao Marquês de Santo Amaro, de aproximadamente oito contos de réis (o queequivalia a cerca de 33% do valor da propriedade com todo o gado e todas asbenfeitorias), grande parte deve ser revertida aos pobres, citando várias pessoasque deveriam receber "esmolas".

MOÇAS ORFÃS BENEFICIADASEle também decide destinar 300 mil réis a cada moça orfã, solteira e pobre da

Freguesia de Viamão, como dote de casamento, valor que só poderia ser entreguepelo testamenteiro mediante a comprovação do enlace. Depois de uma lista de ou-tras determinações, ele diz que o restante deve ser dado ao Hospital de Caridade dePorto Alegre.

Um ano e meio depois, em 19 de maio de 1824, ele confirma o testamento,salientando que vendeu o sítio de São Caetano para o Padre Chrisóstomo e maisuma vez especifica o que deve ser feito com os pagamentos que ainda tem quereceber. Estes deveriam ser investidos em alfaias para a igreja, relacionando o quedeveria ser comprado:

- 50 castiçais de pau dourado para a pro-cissão do Santíssimo Sacramento no trono;

- um frontal para o altar-mor de damas-co branco, de fio de ouro e seu galão comfranja dourada (tudo da melhor forma que hou-ver);

- seis lanternas de prata com seus cabosdourados e seus vidros competentes que sãopara acompanhar a cruz nas procissões;

- um guião de damasco branco com fran-ja de galão de ouro para a imagem de NossaSenhora da Conceição;

- roupas de cambraia para a Irmandan-dade do Santíssimo (na falta de cambraiaspoderia ser seda);

- sinetes para o andor com seu galão de prata;- ramalhetes ricos para o andor e se puderem ser palmas de prata, melhor.Entre outros itens.

AS CASAS DO PADRE EM VIAMÃOO padre declarou ainda a intenção de deixar 200 mil réis para Joana, afilhada de

Dona Joaquina do Carmo que a criou e com quem morava ainda na época, mascondiciona a herança ao seu casamento: "suposto estar já casada com Manoel", estálá escrito. Instituiu ainda como suas principais herdeiras as jovens Ana, filha doCapitão Antônio José Pinto e Gertrudes Eugênia Gomes de Lima (esta última filhado estancieiro Domingos Gomes Ribeiro e Maria Rodrigues de Lima e sobrinha dopadre) e outra Ana, esta filha do Capitão Manuel da Silva Reis, sua afilhada.

A elas o padre deixou duas casas no povoado com todos os pertences, comexceção de uma bacia com jarro de prata que era para apresentar à mesa da Irman-dade do Santíssimo Sacramento. É provável que estas casas - referidas em váriosregistros de visitantes como muito luxuosas para a época - fossem as que existiamdo lado oeste da Igreja, junto à atual avenida Cel Marcos de Andrade. Segundo osregistros, o padre tinha uma casa grande e outra menor, ambas de pedras, cobertasde telhas, assoalhadas e forradas, com muitos móveis, louças da índia, vidraria,objetos de prata e estanho, roupas de cama e mesa de tecidos finos, colchas de sedacom franjas, tudo com bastante luxo.

O testamento registra que coube 715$500 (setecentos e quinze mil réis) a cadauma das Anas, quase um conto, cujo valor se pode estimar comparando-o com adívida do Marquês de Santo Amaro com o padre, de 8 contos de réis, equivalente acerca de 33% da Fazenda da Boa Vista.

LIBERDADE AOS ESCRAVOSQuando fez este seu testamento, mesmo já tendo vendido suas fazendas, o pa-

dre tinha ainda 11 escravos, determinando que todos deveriam receber carta dealforria, exceto dois, um chamado Joaquim que, pelo que se pode depreender, fica-va com a liberdade condicionada a juntar seis doblas (antiga moeda portuguesa) eoutro chamado José, que ficaria entregue a seu padrinho, Antônio Fernandes deCarvalho para lhe servir ("por atenção a sua pobreza") por sete anos.

NOTAS¹RUBERT, Arlindo. A história da Igreja no Rio Grande do Sul. Porto Alegre:

Coleção Tecnologia, EDIPUCRS, (76-77).²Testamento e inventário do Pe. João Dinis Alves (Álvares) de Lima, processo

nº: 868, maço:35 - 1º Cartório de Órfãos - Porto Alegre- 1825. APERS.*Pesquisa e imagens dos documentos: Eliani Vieira.*Ilustração: XICO

Page 7: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 7Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

PACOTE 500FOLHAS A4SÓ R$ 14,00

Page 8: Sexta 06 mar 2015
Page 9: Sexta 06 mar 2015
Page 10: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 10Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> POLÊMICA

A Câmara Municipal de Vereadores montou a comissão processante que a partir de agora vai avaliar ospedidos de responsabilização e cassação do mandato do prefeito Valdir Bonatto (PSDB), que envolvem asdenúncias de supostas irregularidades na prestação de contas apresentadas pelo Movimento Tradicionalis-ta Gaúcho (MTG), na realização da 26ª Festa Campeira do RioGrande do Sul (FECARS). Depois de muita discussão na sessãodesta terça-feira (03/03), a Comissão foi definida, através de sor-teio.

A formatação da Comissão Processante consiste em duas re-presentatividades do lado que foi a favor e uma do lado contrário àiniciativa. Sendo assim, após o sorteio, ficou definido como presi-dente da Comissão Processante, o vereador Serginho Kumpfer(PT), relator Zé Lima (SD), e como membro, o vereador Joãozi-nho da Saúde (PMDB).

De acordo com o presidente do Legislativo, Dédo Machado(PT), a Comissão Processante tem, a partir de agora, 15 dias paranotificar o prefeito. "A Comissão é um mecanismo para esclareci-mentos, que posteriormente nos apresentará um novo relatório, e apartir daí podemos falar, ou não, em cassação. Adianto que nãoexiste no momento nenhum pedido de cassação sumário", infor-mou Dédo Machado.

O vereador Barbaroti (PMDB), líder da bancada governista,concordou com o pedido de criação da comissão processante porser um movimento democrático, mas pediu cautela. "Devemos tercuidado com o destino da cidade. Não podemos tomar qualqueratitude antecipada, mesmo que alguém esteja com sangue nos olhoscom relação ao prefeito", avaliou o vereador.

De acordo com o vereador Serginho Kumpfer (PT), presidente da Comissão Processante, é função doLegislativo fiscalizar e não poderia ser diferente neste caso envolvendo a verba destinada para a realizaçãoda FECARS.

"Nós autorizamosque a Prefeitura fizes-se o repasse da ver-ba pública para a re-alização deste even-to, mas se houve pro-blemas na prestaçãode contas é sim nos-sa função fiscalizar ereforçamos a teseque somos constan-temente impedidosde fiscalizar o nossomunicípio", disse overeador.

ENTENDA OCASO - Na segun-da-feira, o presiden-te da Câmara de Ve-readores, Dédo Ma-chado (PT), juntamente com os vereadores, Maninho (PT), Joãozinho da Saúde (PMDB) e Zé Lima (SD),recebeu um grupo de cidadãos viamonenses, que solicitaram abertura de uma Comissão Processante parainvestigar o prefeito Valdir Bonatto, nas denúncias envolvendo supostas irregularidades na prestação decontas apresentada pelo MTG, na realização da FECARS, em maio do ano passado, no Parque de Even-tos do Sindicato Rural.

A prestação de contas do MTG acabou gerando dúvidas quanto aos pagamentos efetuados a terceiroscom recursos públicos e diante do resultado da CPI, o grupo apresentou ao Legislativo, um documentosolicitando a abertura de processo de responsabilização. O pedido da comunidade ganhou força com aentrada de outro requerimento, desta vez, protocolado pelo vereador Eraldo Roggia (PTB).

O vereador, além de solicitar a investigação dos fatos apontados pela CPI do MTG, também apresen-tou um conjunto de transgressões à Lei Orgânica, no que diz respeito aos prazos não cumpridos pelamunicipalidade, aos pedidos de informação e pedidos de providências gerados pela Casa Legislativa.

Os vereadores Serginho, Zé Lima e Joãozinho da Saúde, integram aOs vereadores Serginho, Zé Lima e Joãozinho da Saúde, integram aOs vereadores Serginho, Zé Lima e Joãozinho da Saúde, integram aOs vereadores Serginho, Zé Lima e Joãozinho da Saúde, integram aOs vereadores Serginho, Zé Lima e Joãozinho da Saúde, integram aComissão PrComissão PrComissão PrComissão PrComissão Processanteocessanteocessanteocessanteocessante,,,,, que tem a par que tem a par que tem a par que tem a par que tem a partir de atir de atir de atir de atir de agggggororororora,a,a,a,a, 15 dias par 15 dias par 15 dias par 15 dias par 15 dias para noti-a noti-a noti-a noti-a noti-

ficar o prefeitoficar o prefeitoficar o prefeitoficar o prefeitoficar o prefeito

Câmara monta comissão processante para avaliarcassação de Bonatto e André Pacheco

A família da semprelembrada

CONVITE PARA MISSADE 7º DIA DE

FALECIMENTO

Convida parentes e ami-gos. para a missa de 7° diade falecimento que será ce-lebrada no próximo dia 11de março, às 18h30min naIgreja Nossa Senhora daConceição, Igreja Matrizde Viamão".

Antecipam agradecimentos . . .

Conceição dos ReisFraga, (Sassá)

Page 11: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 11Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SeuLauro

OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor,jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta

sofrida [email protected]

Chico DiaboFrancisco Lacerda, o Chico Diabo, nasceu em

Camaquã em 1848. Aos 15 anos trabalhando emuma charqueada em Pelotas, ao ser repreendido eagredido por seu patrão por ter dado um naco decarne ao seu cão, revidou e o matou a facadas. Emfuga, anos mais tarde, se juntou ao corpo dos Vo-luntários da Pátria, regimento organizado para lutarna Guerra do Paraguai.

Na Guerra que durou de 1864 a 1870, ChicoDiabo se destacou pela coragem e destemor. Nin-guém que tenha o apelido de Diabo no nome é re-conhecido pela calma e compaixão.

A Guerra que vitimou 300.000 paraguaios (75%de sua população masculina) e 50.000 brasileirosuniu Brasil, Argentina e Uruguai (a chamada TrípliceAliança) contra o Paraguai do ditador FranciscoSolano López (uma espécie de Hugo Chávez daépoca). A Guerra levou o seu país ao atraso queperdura até hoje.

Mas Chico Diabo teve sua figura imortalizada aotrespassar com uma lança o ditador Solano Lópezna batalha de Cerro Corá em março de 1870 queencerrou a guerra. Morto López, Guerra encerradae Chico Diabo "premiado" com um rebanho de 100

PREFEITO BONATTO ESTÁ COMPLETA-MENTE APAIXONADO PELO NOSSO CHE-FE, DANIEL CABEÇÃO

A notícia da semana é a possível paixão do nos-so prefeito de Viamão, Valdir Bonatto (PSDB), pelonosso chefe, o Daniel Cabeção. Tudo por que onosso prefeito não para de tentar chamar a atençãodo Cabeção, mesmo ele sendo casado e a poucomais de uma semana ter virado papai.

Todo mundo sabe que o nosso Jornal Sexta édetentor, junto com o Jornal Opinião, de uma daslicitações da Câmara de Vereadores de Viamão.

Na próxima semana, Bonatto quer enviar umpedido de informação para saber quanto o Sextarecebe da casa do povo mensalmente. Se fosseum poucomais inte-l i g e n t eprocura-ria no siteda Câma-ra, lá temtudo.

Bonat-to tam-bém é ca-sado, ecom estabela mu-lher, a nu-tricionistae empresária Sabrina Figueiredo (NA FOTO ACI-MA COM O PRÓPRIO PREFEITO DE VIA-MÃO).

Eu só posso dizer que nosso prefeito é um carade muito mal gosto. Trocar esta mulher da fotopelo Cabeção, que, além de outros defeitos, estámuito acima do peso é coisa de maluco . . .

O Cabeção está até pensando em prestar umaqueixa na delegacia, pois nunca se sabe o que umapessoa apaixonada pode fazer.

Vai trabalhar prefeito. Cria vergonha nesta ca-reca lustrosa e cuida da nossa prefeitura como tucuidas das tuas escolas particulares, que já estaráfazendo muito.

A CASSAÇÃO DE BONATTOSó um recadinho pra CCzada. Não façam con-

tas com prestações para muito longe. A prefeitaRita Sanco (PT) de Gravataí, foi cassada na cida-de vizinha, pelos vereadores, por uma suposta cor-rupção de “apenas” R$ 13 mil.

Não preciso dizer mais nada . . . O André “Ses-sim” Pacheco seria cassado junto.

DÉDO MOSTRA AS OBRAS DE BONATTONA SANTA ISABEL

No uso da tribuna da Câmara de Vereadores deViamão, o presidente da casa, Dédo Machado (PT),afirmou que Bonatto só coloca asfalto onde temescola ou onde tem algum terreno ou empreendi-mento seu. Semana que vem trago a lista das "obras"que o Dédo demonstrou na tribuna.

BAIXA NO COMÉRCIONa última segunda-feira iniciou a operação dos

parquímetros no Centro de Viamão. Achei ótimo,mas alguns comerciantes reclamaram que o movi-mento caiu muito. Semana que vem falo mais.

PANO

[email protected]

>> INACREDITÁVEL

Está em fase final de ajustes no governo estadual o calendário de parcelamento dos salários dos servidorespúblicos referentes ao mês de março. Conforme integrantes da Secretaria da Fazenda envolvidos no estudo, oatraso é inevitável, principalmente para funcionários com salários maiores.

O motivo é a queda na arrecadação em relação ao início do ano, quando houve o pagamento antecipadodo IPVA.

A Fazenda pretende definir uma linha de corte, nos moldes do que foi feito no governo Yeda Crusius, noinício de 2007, e pagar um valor mínimo para todos os servidores. Aqueles que ganham acima de um teto queserá definido – informações extraoficiais dão conta de que será de, no máximo, R$ 4 mil – receberão essemínimo no fim do mês e terão o excedente pago durante abril, possivelmente em três parcelas. O calendário eas regras devem ser fechados até o dia 20 de março, quando a folha é concluída.

Oficiais da Brigada Militar, delegados da Polícia Civil, funcionários da Procuradoria-Geral do Estado,técnicos da Fazenda e até mesmo os secretários de Estado e o governador estarão entre os principais atingidospela mudança. Professores, policiais militares e servidores do quadro geral devem receber normalmente. Fun-cionários dos outros poderes – Legislativo e Judiciário – e do Ministério Público não serão afetados, já que osórgãos têm independência orçamentária.

Governador José Ivo Sartori (PMDB)estuda parcelar pagamento

dos salários no mês de marçoValores acima de um teto, que pode ser de R$ 4 mil, seriam pagos em três partes

ao longo do mês de abril. Legislativo, Judiciário e MP não serão afetados

reses retorna ao Brasil com apenas 22 anos. Traba-lhando como capataz de estâncias morreu aos 45anos em 1893 de causas desconhecidas no Uru-guay.

Anos depois seus restos mortais foram transla-dados para o Brasil e repousam em um cemitério deBagé. Reza a lenda que em 8 de abril de 1870, dataoficial do encerramento do litígio, nasceu nos cam-pos de batalha paraguaios, um menino chamado deVicente Bartolomeu. Vicente era filho de um cabonascido em Viamão e uma paraguaia descendentede italianos de comuna de Terres, no norte da Itália.

Com a morte do cabo na guerra e a falta de con-dições da mãe para criá-lo no pós-guerra, Vicentefoi enviado para a pequena Viamão (10.000 habi-tantes em 1875) para ser criado pela família do pai.Vicente nunca utilizou o sobrenome do pai, Silva esempre foi conhecido por Vicente Terres.

Grande admirador das estórias e feitos que en-volviam Chico Diabo, menino pobre e sem fortuna,tornou-se peão e um dos maiores matadores que aregião sul já ouviu falar, tento lutado nas Revolu-ções Federalista (1893-1895) e na Revolução de1923. Já aos 60 anos de idade se juntou aos revol-tosos de Vargas e ajudou a terminar a República doCafé com Leite (São Paulo e Minas) que levou Ge-túlio Vargas ao poder em 1930. Vicente "Diabo"Terres foi investido, informalmente, do cargo de co-missário de polícia, encarregado de "limpeza étnica"de desafetos do regime, o que teria feito com gran-de eficiência. Teria morrido aos exatos 97 anos, em8 de abril de 1967 em Viamão sem deixar descen-dentes.

É com grande alegria que os pais Daniel Jaeger Marques eThassia Duarte Guterres, junto com os avós João Tadeu Nunes

Marques, Elida Maria Jaeger Marques e Jussimara MiriamFerreira Duarte e Carlos Cezar de Oliveira Battu, anunciam o

nascimento deCecília Duarte Jaeger Marques

Acontecido no Hospital Nossa Senhora da Conceição no dia23 de fevereiro de 2015, às 17h14min.

Page 12: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 12Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

Este retrato foi batido possivelmente de uma torreda nossa Igreja Matriz.

Podemos ver a grande diferença de como era naépoca e hoje.

Algumas das casas da rua ao lado da Igreja aindaestão lá.

Segundo informações do colunista do Sexta VitorOrtiz, o retrato mostra uma procissão passando emfrente a Igreja Matriz . . .

Page 13: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 13www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

Viamão - 6 de Março 2015

CRECI 5467

Vereador Guguzinho conquistapavimentação aos Moradores

da Rua Riachuelo

>> POLÍTICA

É com muito orgulho que o Vereador GuguzinhoStreit gostaria de anunciar que, em reunião com oPrefeito Municipal, no dia 25 de fevereiro de 2015,foi confirmada realização da pavimentação da RuaRiachuelo, no Bairro São Lucas.

A pavimentação que será feita por meio da Secre-taria de Obras e sem nenhum custo aos moradores, éuma grande conquista da comunidade juntamente como Vereador Guguzinho.

A Concretização desta obra se deu ao grandeempenho do Vereador Guguzinho no intermédio dastratativas entre o Gabinete do Prefeito e os morado-res.

O Vereador realizou inúmeras reuniões, visitas àcomunidade, bem como a apresentação de um abai-xo assinado trazido pela Sra. Haida Vargas, morado-ra da Rua Riachuelo, que visitou o gabinete no mêsde abril de 2014 solicitando a pavimentação.

O Vereador Guguzinho considera essa conquistade grande importância para a comunidade da RuaRiachuelo, que de forma organizada obteve sucessona sua demanda. Esta vitória demonstrou que a uniãoentre o Vereador Guguzinho e a população tendem atrazer cada vez mais melhorias para o Município deViamão.

Sítios de lazer com 20.000m² emmeio a natureza exuberante e

belas paisagens. 28 sítios, juntoà zona rural de Viamão e

próximos a todos os recursos,rede de energia elétrica

e ruas ensaibradas.A partir de R$ 115 mil.

PSOL VAI A BRASÍLIAPEDIR MELHORIAS

PARA VIAMÃO

Lideranças do PSOL de Viamão, Romer Guex,Ver. Augusto Giraudo e o presidente do partido GutoLopes, foram a Brasília nesta quarta-feira (04/03) parareivindicar, junto aos parlamentares do partido, a dis-posição de verbas públicas para o município no pró-ximo período de emendas parlamentares. Também,solicitaram ao Líder do partido, Deputado Ivan Va-lente, que o seu mandato agende audiência com oMinistro da Educação para o fim de que seja dadoinício ao estudo e, posterior aprovação, por parte daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, do Pro-jeto de Prolongamento da Avenida Ipiranga até Via-mão, uma vez que parte do trecho transcorrerá naárea do campus daquela Universidade.

Segundo o Romer Guex, um dos líderes do parti-do em Viamão, "Apesar de não termos deputadosque representem nossa cidade na Câmara, e nemDeputado federal do PSOL do Rio Grande do Sul,nada obsta que reivindiquemos melhorias para nossacidade junto a nossa bancada federal.", concluiu. Outroencontro já está agendado com os deputados doPSOL em Brasília e os pedidos devem entrar na pau-ta das emendas.

Romer, Guto e Augustão estiveramno Congresso buscando

verbas para a cidade

Page 14: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 14Viamão 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Sprint Race retorna à pista deTarumã na abertura do calendário

>> VELOCIDADE

PACOTE DE FOLHA A4POR APENAS R$ 14,00

IMPRESSÃOCOLORIDA do A0 ao A4

Show de velocidade e adrenalina na categoriaque estreia o quarto ano de atividades

A Sprint Race estará pela segunda vez no circuito mais veloz do Brasil. A prova de abertura da temporada2015 acontece no final de semana de 27 a 29 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, aqui em Viamão.Com novas atualizações no carro da categoria, que apresenta um dos melhores custo/benefício do país, os pilotosda Sprint Race sentirão a emoção de percorrer entre as curvas históricas e desafiadoras, como a Curva do Laçoe o Tala Larga e fazer a Curva 1 com o pé no porão, ao todo são 11 curvas.

Tarumã coloca, desta forma, o Rio Grande do Sul novamente no mapa da Sprint Race, que já faz provas emSão Paulo (no autódromo de Interlagos) e Paraná (nas pistas de Curitiba, Londrina e Cascavel. A primeira vez foiem 2013, também para abertura das competições daquele ano.

Será uma oportunidade inédita para boa parte dos pilotos, mas alguns já possuem um conhecimento (e umenorme respeito) pelo temido circuito. Lucas Villela, vice campeão da Fórmula Jr. disputada no Rio Grande do Sulem 2014, conhece bem os 3.039 metros do traçado, que aponta como um dos mais desafiadores do calendário.

"A emoção de correr em Tarumã faz parte do espetáculo. É uma pista ótima, muito veloz e que gosto bastante.Tenho uma certa experiência, pois corri de Formula Jr., onde venci algumas provas e, com um carro mais rápidocomo da Sprint Race será um desafio gostoso nessa minha primeira etapa na categoria", conta o piloto.

Villela, de 18 anos, é também uma das grandes promessas na corrida pelo título da quarta edição da SprintRace. "A expectativa para a temporada é a melhor possível. Na primeira etapa pretendo conhecer bem o carro,para me adaptar mais rápido que puder e correr atrás de vitórias", frisa.

Ele também enfatiza o desafio para a categoria, exigindo uma boa estratégia para as corridas pilotos e grupode mecânicos, uma vez que além do piso severo para os pneus, as retas não são tão longas, dificultando oresfriamento do sistema de freios.

Calendário 2015 da Sprint Race Brasil:29/03 - Tarumã - Viamão (RS) | 19/04 - AIC - Curitiba (PR) | 24/05 - Londrina (PR) - Noturna28/06 - São Paulo (SP) | 09/08 - Curitiba (PR) - Pontos em dobro | 06/09 - Cascavel (PR)15/11 - Curitiba (PR) - Oval | 19/12 - São Paulo (SP) - Pontos em dobroMais informações: www.sprintrace.com.brFacebook: Sprint Race BrasilTwitter: @Sprint Race

Page 15: Sexta 06 mar 2015

PÁGINA 15Viamão - 6 de Março de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Libertadores >> a coisa é muito pior que eu ima-

ginava! O time de Abel em 2014 era podre, mas o

início de Diego Aguirre é assustador.

Fui ao jogo anteontem contra o Emelec e esse es-

quema com Vitinho e Sasha de ponteiros não existe.

O Internacional fica sem meio de campo e é ali que

as coisas se decidem.

D'Alessandro fica sozinho na armação. E pra mim,

empatar em casa com o 9º colocado do Gauchão, já

era sintoma de crise.

Site >> o site da Confederação Sul-americana de

Futebol, a Conmebol, é cruel com o Inter. Em sua

página referente ao jogo do Inter e Emelec informa

que a posse de bola foi de 57% a 43%. Para o Eme-

lec. Estamos ralados.

Defesa >> sabidamente precisávamos de uma

nova zaga. Alan Costa ainda é muito jovem e Ernan-

do e Paulão não tem estatura para jogar de titulares

em um clube do tamanho do Internacional. Réver e

Juan são a salvação. Mas a direção de futebol pisou

na bola em não contratar um "gringo furioso". No caso,

Lisandro López, também argentino, zagueiro do Ben-

fica.

Ataque >> Sasha e Rafael Moura são jogadores

de grupo, nunca serão protagonistas. Um centroavante

com cara de centroavante se fazia necessário. A me-

lhor opção era Lucas Pratto que acertou com o Galo.

Ainda bem que contrataram o argentino Lisandro

López. Mas devido à tradicional competência geren-

cial colorada, só poderá jogar nas oitavas.

Time >> tenho a maior simpatia por Diego Aguir-

re e se fosse ele escalaria assim o Internacional: Alis-

son; Winck, Réver, Juan e Alex; Nilton, Aranguíz,

Anderson e D'Alessandro; Nilmar e Lisandro López.

Em um 4-4-2 clássico e teria as opções de Alisson

Farias, Valdívia, Luque, Sasha e Vitinho para "incen-

diar" o 2º tempo.

Viúvas >> nesses primeiros dias de turbulência

colorada aparecem viúvas de Abel e Willians. Isto é

inconcebível.

Fizemos uma campanha horrorosa ano passado

com Abel, com atuações abaixo da crítica e Willians

não deixa saudade nenhuma.

Rival >> acabou a rivalidade. Hoje o Grêmio está

no mesmo patamar que o Avaí, Figueirense, Chape-

coense, Joinville, Criciúma e equipes afins, sugiro até

que o Grêmio se filie à Federação Catarinense de

Futebol e dispute lá (com chance) algum campeona-

to.

Como conseguiram chegar a esse ponto? Respon-

do: com políticos no comando. Tanto Odone quanto

este Bolzan não entendem do riscado. Os interesses

são outros.

A notícia de que o doleiro Alberto Youssef afirma

que propina e dinheiro desviado eram repartidos den-

tro da Arena OAS é lamentável.

(51) 9192-0744

Grêmio >> semana retrasada escrevi aqui meu

desencanto com o futebol gremista. Outros assuntos

seriam muito melhores de serem abordados. Mas

como cronista de futebol que sou, eis que aparece

uma luz no fim do túnel: chama-se Pedro Rocha.

Xará do meu amigo Pedro Gabriel da Rocha, o

Santo Antônio. Pedro Rocha me pareceu um garoto

de bastante futuro, com domínio dos fundamentos do

futebol. Isso se o Felipão deixá-lo jogar e o Bolzan

não o vender...

Massacre >> pesquisa do instituto Index publi-

cada esta semana afirma que 49% dos gaúchos são

gremistas, 36% colorados, 3% torcem para o Brasil

de Pelotas, 1% para Caxias e 3% não tem time. 8%

se diluem em outros times. 49 a 36!!! Isto é um mas-

sacre!

Libertadores >> não falei que não precisava se

preocupar? Mal começou e já estão fora. Fiquei com

medo que o Bolzan vendesse o Geromel e o Rhodol-

fo para eles, por que zaga eles não tem. No "scout"

do jogo na Bolívia foram 19 chutes a gol contra 5,

67% de posse de bola para a indiazada contra 33%

da morangada e os bolivianos trocaram 371 passes

contra 138 do Inter.

Um time com Aranguíz, D'Ale, Anderson, Alex,

Nilmar e trocar 130 passes! Que fiasco!

Libertadores II >> contra o Emelec o fiasco

foi maior!

O Emelec chutou 12 bolas a gol! 12!! E o Inter só

10 (jogando em casa!) e o pior: o Emelec teve 57%

de posse de bola! Em pleno Beira-Rio!

Consolo >> nem tudo está perdido (está sim!).

Em 1992 o São Paulo, que viria a ser campeão to-

mou 3x0 do Criciúma (do Felipão).

Em 1988, o Nacional do Uruguay tomou 6x1 do

Millionários da Colômbia e mesmo assim foi cam-

peão.

Tudo na fase de grupos, ou seja, a cota de fiascos

do Inter já encerrou...

Consulado >> todo mundo sabe que não existe

mais Consulado Colorado em Viamão. Fechou. Fa-

liu. Quebrou.

Mas e o consulado gremista? Existe? O cônsul

colorado deu no pé (rimou!) e o do Grêmio, quem é?

Aniversários >> fevereiro foi o mês dos gre-

mistas!

Foram tantos aniversários que periga faltar espa-

ço para lembrar de todo mundo.

Sexta-feira passada aniversariou o Nenê Barreto

primo rico do colunista pobre aí do lado.

E também "cumpliu años" o Luis Pimenta Jr., ir-

mão da Carol e cunhado do Salpingidis.

O também colunista Hélio Ortiz fez festa domin-

go passado e na segunda passada teve o Gucho do

Krahe.

A todos um Feliz Aniversário!

[email protected]

Page 16: Sexta 06 mar 2015

Jornal Sexta | Edição 181 | Sexta-Feira,6 de Março de 2015 | Viamão

Rio Grande do Sulwww.jornalsexta.com.br | R$ 1,00

Américo Vespúcio, Cabral, 368( em frente ao Nacional)

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br