Sexta 11 04 2014

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livree Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 146 | Sexta, 11 de Abril de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul >> NOVIDADE >> FUTSAL DECISÃO NO KRAHE Finalíssima da Copa 15 Anos será disputada na noite de hoje e Imperador poderá conquistar seu terceiro título consecutivo no Ginásio da Baixada. Do outro lado estará o Brahmeiros tentando seu primeiro título de expressão no futsal viamonense | PÁGINA 14 FOTO: Daniel Jaeger Marques PÁGINA 6 Senador Randolfo Rodrigues, pré-candidato a presidência da República pelo PSOL, estará em Viamão neste sábado, em evento no Salão Campo do Tamoio, no Centro . . . Na oportunidade, será lançados os nomes de Romer Guex e do Vereador Augusto Giraudo, como pré-candidatos a Deputados Estadual e Federal, respectivamente Tatakae Sushi agora oferece um empório, com todos os produtos para você fazer o seu sushi em casa . . . PÁGINA 7

description

Edição com capa sobre decisão no Krahe.

Transcript of Sexta 11 04 2014

Page 1: Sexta 11 04 2014

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 146 | Sexta, 11 de Abril de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

>> NOVIDADE

>> FUTSAL

DECISÃO NO KRAHEFinalíssima da Copa 15 Anos será disputada na noite de hoje eImperador poderá conquistar seu terceiro título consecutivo no

Ginásio da Baixada. Do outro lado estará o Brahmeiros tentando seuprimeiro título de expressão no futsal viamonense | PÁGINA 14

FOTO: Daniel Jaeger Marques

PÁGINA 6

Senador Randolfo Rodrigues, pré-candidato apresidência da República pelo PSOL, estaráem Viamão neste sábado, em evento no Salão Campodo Tamoio, no Centro . . .

Na oportunidade, será lançados osnomes de Romer Guex e do Vereador

Augusto Giraudo, como pré-candidatosa Deputados Estadual

e Federal, respectivamente

Tatakae Sushi agoraoferece um empório, com

todos os produtos paravocê fazer o seu

sushi em casa . . .PÁGINA 7

Page 2: Sexta 11 04 2014

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

Jornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 mil

exemplares

Diagramação

Eletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe de

Reportagem:

Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 3492.1750

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)

(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 11 de Abril 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

No ano passado, tivemos uma onda de pro-testos. Muita gente saiu a dizer que aquilo ali iasignificar "uma nova cidadania", que o "giganteacordou", e é claro que nisso tudo há muitoexagero.

A sociedade - qualquer sociedade humana- é formada por camadas diferentes em termosde esclarecimento e disposição para pensar nocoletivo. Por isso, todas as transformações dementalidade ocorrem primeiro num nicho limi-tado e vão se espalhando pela massa, até che-gar aos rincões mais isolados e às camadas maisignorantes ou retrógradas.

Assim foi com a abolição da escravatura -que no começo era uma novidade, uma "moda"entre jovens aristocráticos que voltavam daEuropa com ideais humanitários, estranhos àpopulação bronca de um Brasil rural e monár-quico.

Assim é com tudo.Então, dificilmente os eventos de 2013 mu-

dariam o Brasil, na prática. Tanto que não mu-daram. Mas demonstraram uma mudança deparadigma: aquela era dos movimentos comuma hierarquia, com uns poucos líderes cheiosde autoridade que conseguiam manobrar amassa, vai ficando para trás.

Tanto é que os sindicatos, que ainda apos-tam numa postura do "só nós somos a voz legí-tima, só nós falamos e uma massa de anônimosnos segue" para manter o controle sobre suascategorias, botaram poucas centenas de pes-soas nas ruas.

Enquanto uns moleques, no Facebook, bo-taram centenas de milhares.

Ainda em 2014, nessa imensa onda de gre-ves em todo o Brasil, vemos uma clara tentati-va de alguns "medalhões" do movimento sindi-cal tentando evitar que os mais novos tenhambrilho. Tentam negar-lhes palanque e microfo-ne.

Ora, a gurizada simplesmente diz o que pen-sa na internet e atinge um público muito maior.Numa democracia, quem sofre qualquer cer-ceamento à liberdade de expressão vira heróiinstantâneo.

Na Era da Informação, tentar conter asmúltiplas vozes das pessoas comuns é comotentar barrar um rio usando uma colher. A His-tória não tem piedade daqueles que recusam-se a seguir seu fluxo.

NEM OS PROTESTOSSÃO MAIS

OS MESMOS

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

>> EMPRESARIADO

A importância do uso do SCPC nasempresas, foi tema do

“Café com Associados” de abril

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Padaria BianchiCasa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

Boteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Na primeira terça de abril ocorreu o Café com Associados com o tema "SCPC:Vendas com Tranquilidade e Segurança" apresentado pelo Gestor Comercial da CDLPorto Alegre, Paulo Borba e Supervisor Comercial Diego Berzagui demonstrando osserviços vinculados ao SCPC e seus benefícios.

Na abertura, o presidente MaurícioCarravetta mostrou a retrospectiva do Li-quida Viamão e dos demais eventos rea-lizados de Fevereiro a Março pela CDL,destacando também as próximas açõespara o semestre, dentre elas, a comprade bicicletas e a busca pelos Equipamen-tos de Proteção Individual que faltam parao projeto "Bike Patrulha" ser colocadoem prática pela Brigada Militar de Via-mão, pedindo também o apoio dos em-presários para com o abaixo assinado queserá entregue aos bombeiros, referenteà aquisição de mais um caminhão debombeiros para a cidade.

Durante o evento foi apresentado por Paulo Borba dados em relação ao mercadoatual, sobre inadimplência e a eficácia do sistema para o comércio. Logo após a aber-tura de Borba, Diego Berzagui mostrou informações específicas da região metropolita-na, tratando-se do período em que os lojistas registram devedores no sistema e umatabela exemplificando a classificação dos clientes, conforme orientações do Banco Centraldo Brasil, entre outras dicas valiosas para os lojistas presentes.

A CDL agradece a presença de todos e convida para o curso que acontecerá às 19hdos dias 28, 29 e 30 de abril com o tema "Atendimento eficaz para vendas" comRomário Gonçalves. Associados tem vantagens na inscrição. Informe-se (51) 3434.2020

Curta a CDL Viamão no facebook: facebook.com.br/cdlviamaors

Page 3: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 3Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA>> SEGURANÇA

Na última sessão plenária, a Câmara Municipal de Viamão, aprovou por unanimidade, proposição deautoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), subscrita pela maioria dos parlamentares, que concedeMoção de Apoio para a chamada imediata dos aprovados no concurso 2013 da Polícia Civil do Rio Grandedo Sul.

Esta moção refere-se ao movimento “Acadepol para todos já!”, que consiste no aproveitamento imediatode todos os aprovados no concurso da Polícia Civil. O edital do último concurso propõe o preenchimento de350 vagas para inspetor e 350 para escrivão.Para o certame inscreveram-se no processoseletivo, cerca de 14 mil candidatos sendo quedestes, mais de 5 mil para o cargo de escrivãoe 8 mil para inspetor. Após a etapas eliminatóri-as restaram cerca de 1,1 mil aprovados.

O movimento liderado pelo Sindicato dosPoliciais Civis do RS – SINPOL/RS, cobra oaproveitamento de todos os aprovados no con-curso, pois é fato o déficit de policiais civis. Da-dos do sindicato em 1980, apontam que a Po-lícia Civil contava com um quadro com 6,5 milpoliciais e o Rio Grande do Sul tinha uma po-pulação de 7,5 milhões de habitantes.

FALTAM POLICIAIS EM TODO OESTADO - “Atualmente, a população gaúchapossui em torno de 11 milhões de habitantes e o efetivo da Polícia Civil diminuiu. Hoje, nossa Polícia Civilconta com apenas 5,5 mil servidores para atender todo o Estado, praticamente um terço do número conside-rado ideal. Isso representa apenas 55% do efetivo projetado. No entanto, há uma previsão legal para 8.137cargos de inspetor e escrivão. Para se ter uma ideia, em apenas 2 anos (de junho de 2011 a dezembro de2013) a Polícia Civil contabilizou 1.056 aposentadorias, e só neste início de 2014 (janeiro e fevereiro) já são37 aposentadorias. O próprio delegado Ranolfo Vieira Júnior, chefe da Polícia Civil, afirmou que em 56cidades gaúchas existe apenas um policial para dar atendimento a quem precisa da Polícia. Nos 496 municí-pios do RS, só em 340 há o que se pode chamar de contingente, ou seja, mais de um policial”, enfatizou overeador Armando, que é membro da Comissão de Constituição e Justiça, do Legislativo viamonense.

Com essa moção, a Câmara Municipal de Viamão, além de prestar apoio ao movimento “ACADEPOLpara todos já!”, reivindica ao Governo do Estado que autorize a convocação imediata de todos os aprovadosno concurso público para o curso de formação da Polícia Civil, para além das vagas inicialmente previstas emedital, com a finalidade de, pelo menos em parte, minimizar o problema da segurança pública em nossoEstado.

Câmara de Viamão encaminha Moção de Apoioaos aprovados do concurso da Polícia Civil

Esta moção refere-se ao movimento “Acadepol para todos já!”, que consiste no aproveitamento imedia-to de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil. O edital do último concurso propõe o preenchi-

mento de 350 vagas para inspetor e 350 para escrivão. Para o certame inscreveram-se no processoseletivo, cerca de 14 mil candidatos sendo que destes, mais de 5 mil para o cargo de escrivão e 8 mil

para inspetor. Após a etapas eliminatórias restaram cerca de 1,1 mil aprovados

Criticaram. Agora, fazem igual, ou pior?As atuais lideranças do governo municipal, entre eles, o

prefeito Bonatto, André Pacheco, Sarico e Nadin foram críti-cos ferrenhos ao governo do PT quando o ex-prefeito, AlexBoscaini, construiu o Pórtico com estrutura de ferro e Bannerna parada 31 da Rodovia Tapir Rocha.

Diziam que era dinheiro gasto desnecessariamente. Aoassumirem o governo em Viamão, o prefeito Bonatto e suaturma esqueceram das críticasque fizeram e colocaram umoutro Banner, pago e muito bem pago, como o dinheiro donosso IPTU, impondo a marca da Mudança de Mentira.

Banner ilegal e discriminatórioCom falta de criatividade o governo Bonatto tentou fazer

um Banner semelhante ao que tinha da Frente Popular, masos "Jucas" contratados que bolaram o Banner colocaram asfotos somente de pessoas de cor não afro, como se em Via-mão não tivessem negros e índios (temos duas aldeias). Osprotagonistas das redes sociais fizeram várias críticas ao pre-feito. O vereador Armando Azambuja (PT) também não pou-pou o sarrafo. "Foi ilegal, exclusiva, discriminatória e precon-ceituosa a publicidade oficial do banner do pórtico da entradade Viamão realizada pela Prefeitura, que além de descumprira legislação, não retrata a realidade viamonense e nem os futu-ros turistas das demais regiões do nosso Pais e também doEquador", criticou Armando.

Bonatto desce das tamancas: admite erroBonatto diz que nunca sabe de nada, quando há uma

remela no seu governo. O prefeito Valdir Bonatto ao ouvir ascríticas de preconceituoso desceu das tamancas e admitiu,pelaprimeira vez que há incompetentes no governo municipal, eque houve falhas na produção do banner oficial do pórtico ecomprometeu-se em trocá-lo nos próximos dias, garantindoainda peças publicitárias inclusivas e comprometidas com aspolíticas afirmativas, e a realidade viamonense em todas açõesproduzidas pelo município com vistas à Copa de 2014.

Desculpa mais esfarrapada não podia ser, mas enfim,está aprendendo o que a faculdade não ensino. "Ser humilde".

O povo otário vai pagar 2 vezes peloBanner

O prefeito disse que vai trocar o Banner. Todo mundoquer saber o preço pago pelo preconceituoso Banner. "Quemvai arcar com o pagamento para fazer um outro Banner? OBonatto vai pagar do bolso dele?", questiona Sandoval Vicen-te Patrício. "Vai haver outra licitação?" questiona a professo-ra Maria Suelci Cavalheiro. Os que não sabem interpretar asleis vão ser punidos, ou a Mudança é de Mentira e continuatudo igual como era antes em terra de abrantes? Questiona ocolunista. Se vão confeccionar outro Banner, então possopensar que vai ser superfaturado o serviço.

Clube dos Casados: sessão de teatroO presidente do Clube dos Casados, Fernando Prates,

enviou a esta coluna um convite para o show humorístico doGrupo Companhia do Humor, com a peça "Imprópios" quevai ocorrer no dia 12 de abril, em única sessão, às 21 horas.Informações (51) 8455.4403

André Pacheco Blindado esquece pro-messas

A Praça Santa Marta (na Região do Beco dos Cunhas),em Viamão está abandonada. O mato tomou conta da área. Anoite serve como covil de drogados e assaltantes. Os morado-res dizem que reclamam para o vice-prefeito, André PachecoBlindado, mas ele não faz nada para solucionar o problema. Éuma vergonha. Rita Moura diz que os balanços estão quebra-dos (os que ainda existem lá); A gangorra está com pregosaparentes que machucam as crianças; O escorregador tambémestá quebrado; Falta limpeza pois há acúmulo de lixo;- Omato está alto, não tem poda frequente;A quadra esportivaestá com rombos na tela, buracos no piso e a goleira quebrada.

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionados

FONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Page 4: Sexta 11 04 2014

Página 4 viamaoagora.com.br 11 de Abril de 2014jornalsexta.com.br

Caras de PauEsta expressão é muito utilizada para qualificar uma

pessoa atrevida, descarada, sem ética, oportunista,mentirosa, entre outros qualificativos negativos. No meiopolítico, volta e meia encontramos gente desta laia, semvergonha na cara, que usam e abusam de truques e mentiras,com o objetivo de tirar proveito de algumas situações.

Como todos sabem, o PT governou Viamão por longos16 anos. Neste tempo, com maioria na Câmara, tiveram aoportunidade de fazer tudo que Viamão necessitava, afinaldas contas, o dinheiro arrecadado pela Prefeitura erabastante, e portanto tinham todas as condições de realizarmuitas obras. Pois Bem.

Durante o governo do ex-prefeito Ridi, do PT, oito anos,prometeram asfaltar várias ruas da cidade, inclusive, comoexemplo, as ruas principais da Vila Estalagem. Passados osdois governos do Ridi, tivemos mais dois governos do Alex, ea cada eleição, vinham eles dizer para comunidade que aobra estava já licitada e que brevemente seriam iniciadas asobras. Chegaram até mesmo a mandar escovar os cordõesde calçada às vésperas das eleições, buscando mais umavez enganar o povo.

Mentiras como esta feitas pelo PT em relação aoasfaltamento de ruas foram somadas com outras, comoaquela do Hospital Materno Infantil, que seria instalado noAna Jobim, que inclusive, teve sua placa reinaugurada muitasvezes, contando com distribuição de panfletos sobre a ditaobra. A mesma nunca saiu do papel ou da promessa.

Quantas outras obras os governos do PT prometeram enunca cumpriram? Para justificar o não cumprimento,culpavam o governo do Estado, quando o governador nãoera do PT, o Presidente da República, quando era o FHC, ese duvidassem, até mesmo a ONU era culpada. Saíram dogoverno, deixando um rastro de promessas.

Segundo fontes oficiais, o asfaltamento da Estalagemvai sair ainda este ano. É uma obra da consulta popular e osrecursos estão disponíveis. No governo Bonatto a obra sai dapromessa e se torna realidade.

Mas, como sempre, alguns petistas estão à espreitadestas obras e, domingo passado, o ex-prefeito Ridi estevena Estalagem para comemorar a realização da obra, pedindoao povo que fiscalize a mesma. Ficaram 16 anos no governoe não fizeram. Agora que a obra vai sair em outro governo,querem comemorar e fiscalizar.

Com todo respeito aos nossos leitores, esta genterealmente tem muita cara de pau. Para ser mais justo, algunstêm realmente, como diria o falecido Guedes, “duas carasdescaradas”. Que Deus nos ajude.

Funcionário públicoe ex-vereador.

9645-5142 / 9398-0566

“Ser flexível e leve é tudo.Enquanto as folhas viajam

nas águas do rio, as pedrassão destruídas por elas.”

NOVIDADES SOBRE A GREVE DA CEEEPois é, pessoal. Estou de volta. Nós funcionários da CEEE continuamos na luta - já são duas semanas

dessa novela. Confesso que estou muito cansado. Uma coisa engraçada desta greve é que ela ficou realmenteforte depois de uns quatro ou cinco dias. Há quem diga que o lançamento foi precipitado, muita gente nãoestava pronta. Pode ser. Esse tipo de análise só poderá ser feito quando tudo acabar. Por enquanto, é especulação.

O fato é que a adesão cresceu muito e as agências do Interior foram fechando aos poucos. Nesta segunda-feira, dia 7, a nossa daqui de Viamão selou suas portas. Alvorada ainda resiste, não se sabe até quando.

AUDIÊNCIA NO TRT E O IMPASSEA Desembargadora Ana Luiza Heineck

Kruse, do TRT, deve ter gasto uma caixa deNeosaldina na quarta-feira, porque o dia foibarra pesada: de um lado, o Senergisul. Dooutro, a direção da CEEE. Na mesa, a greve.

Enquanto a audiência se desenrolavadentro da sala, lá na rua uma multidão deeletricitários fazia um barulho infernal: gritos,cornetas, apitos, uma coisa de louco.

Foi uma audiência longa. Quase acaboucom a greve. O problema é que o presidente da CEEE, Gerson Carrion, amarrado pelos compromissos darenovação da Concessão, estava sem um canal de comunicação direto com o governador. A conversa empacou.

No começo da audiência, a magistrada parecia bem irritada com os dirigentes do Senergisul. Deu uma"mijada" neles por estarem descumprindo uma liminar. Criticou o valor do vale-rango, que achou alto, até ficarsabendo que este foi elevado como barganha pelo reajuste num acordo coletivo.

Ao lado dela, o senhor Paulo Eduardo Pinto de Queiroz (representante do Ministério Público do Trabalho),um sujeito muito sério e inteligente, ficou bem quieto por toda primeira metade da audiência.

Mas, ao longo das horas, a coisa foi mudando: esse cara do MPT botou na mesa a questão do PPR de2013, da quebra do Acordo Coletivo. A juíza estava realmente afim de acabar com a greve, conseguindo umaconciliação, e percebeu do Senergisul uma boa vontade neste sentido. Como o lado patronal atolou num certoponto, ela foi perdendo a paciência. No fim, NADA RESOLVIDO. Mas a greve foi considerada legal, não abusiva,e foram fixados percentuais de funcionamento mínimo. As negociações avançaram, em uma tarde, mais doque nas duas semanas anteriores.

Eu quero mandar um parabéns à desembargadora: eu nunca vi uma pessoa comandando uma audiênciade Conciliação ter tanta vontade - genuinamente - de acabar com o problema. E uma paciência de Jó!

ONDE ESTÁ A LUZ NO FIM DO TÚNEL?Ficou claro que a CEEE não tem, na configuração atual, condições de pagar o que se pede. A categoria não

vai desistir. A solução não está ali, portanto. Está lá no Palácio Piratini. Bem que o governo poderia aliviar umpouco o lado da CEEE e ajudá-la em seu esforço de recuperação financeira. Se o Estado é o sócio majoritárioda CEEE, por quê não aliviao lado dela? Até fábrica de bebida e plantação de fumo tem arrego! Ainda por cima,ouço dizer que há prédios do Governo do Estado que não pagam luz. Ainda vou investigar isso, aguardem.

Voltando à greve: eu não sou especialista na área tributária. Nem mando no Tarso. Mas me parece que nãohá nada a fazer dentro do âmbito da empresa. E enquanto isso a população está em risco. A CEEE está em risco!

Me dá aflição pensar que a empresa perde milhões a cada dia de greve. E além disso, eu e meus colegasjá cansamos de fazer greve - coisa que, ao contrário do que se pensa, é mais massacrante do que trabalhar.

Foto de Alcione Fell.

O Grupo Teatral Leva Eu vai reestrear o maiorsucesso dos seus 15 anos de trajetória, a peça “MeuCupido, Meu Amor” (sobre a qual não direi nada,porque ainda não vi, mas com certeza, vou ver).

Esse Leva Eu é uma referência na RegiãoMetropolitana. Como muitas outras coisas, eleengrandece o nome da cidade, mas precisaria sermais prestigiado pelos próprios viamonenses.

Bom. A nova versão de “Meu Cupido...” vem comnovo elenco, mas a direção continua sendo do IgorRamos, baita ator e chefão do Leva Eu. Além dele, estão no palco Nani Goulart, e Juliana Johann – a Ju aindaé coreógrafa e criou trilhas sonoras para outros trabalhos do grupo.

“Subir ao palco Meu Cupido, meu Amor, que eu tenho um carinho imenso vai ser uma honra. Uma peçagostosa de fazer, e depois de tanto tempo estou com energias novas, e cheia de gás, é desafiador”, diz Nani.

Agora, as palavras da senhorita Juliana: “O espetáculo ‘Meu Cupido Meu Amor’ já tem uma longa caminhadade palco com vários elogios e críticas positivas. Entrar numa peça com tamanha responsabilidade é um poucoassustador, mas ao mesmo tempo muito bom, por que é uma história que nos prende do início ao fim.”

Igor completa: “Remontar um trabalho que fez tanto sucesso no teatro gaúcho, é um desafio por termos quesuperar todas as expectativas do publico. Mas me sinto a vontade, pois existe uma sintonia em cena que facilitao trabalho, acredito que o publico vai se divertir e se emocionar com um trabalho feito com muito carinho!”

GRUPO LEVA EU RELANÇARÁ SEU MAIOR SUCESSO

Page 5: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 5Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

VILA CECÍLIA >> Uma das comunidades mais antigas de nossa cidade é a Vila Cecília. Osprimeiros moradores de Viamão se instalaram naquela localidade. Inclusive a Família Scliar e aPinheiro Machado. A foto mostra a década de 30 quando o trans porte era feito com tração animal.

OS VAMPIROS ESTÃOCHEGANDO

Faltando cinco meses para aseleições, os vampiros do voto,aqueles deputados que só apare-cem em Viamão na época da elei-ção, estão chegando bem de man-sinho. Prometeram mundos efundos para a cidade na eleiçãopassada e, obviamente, não cum-priram. Agora eles estão dando ogolpe das emendas parlamenta-res. Dizem que destinaram tan-tos milhões para a cidade, só queo dinheiro nunca aparece.

GOLPE MILITARA Presidente Dilma está sem-

pre falando que foi torturada du-rante o período da ditadura mili-tar. No Chile, Argentina e Uru-guai muitos cidadãos foram tam-bém torturados, só que nestespaíses os torturadores foram pre-sos, o único país que não pren-deu ninguém foi o Brasil, justa-mente, quando a pessoa que estásempre se queixando é hoje pre-sidente da nação. De repente elagostou do Pau de Arara.

GOVERNADORAANA AMÉLIA

A pesquisa do IBOPE\RBS,divulgada no último domingo pra-ticamente sepulta a intenção doPT em continuar governando oEstado a partir de 2014. O Go-vernador Tarso Genro perdeu oapoio do PSB e do PDT. O PTBcontinua no governo porque querchupar a laranja até secar, depoisvai com quem ganhar a eleição.

JANTARDOS MENSALEIROS

O Vereador Serginho é mes-mo um petista convicto e deter-minado. Há alguns dias atrás vi,não lembro se foi no Jornal doComércio ou Zero Hora, umafoto onde aparece o Serginho nojantar para arrecadar grana paraos mensaleiros do PT.

Eu não entendo muito de po-lítica mas acho que seria maislegal se o Vereador petista ajudas-se a APAE por exemplo, ou qual-quer outra instituição filantrópi-ca de Viamão, ainda mais, peloque comentam, ele vai ser candi-dato a deputado estadual.

CARA DE CORRUPTO

Vocês vão achar que é impli-cância minha com aquele partidoque se vendia como sério quan-do não estava no poder, mas maisuma vez estoura um escândalo decorrupção no PT. Desta vez é ovice presidente da Câmara Fede-ral, André Vargas, do PT do Pa-raná.

O escândalo do mensalão quemovimentou mais de 1 bilhão, éfichinha perto deste. Foram maisde 9 bilhões de lavagem de di-nheiro. Agora cá entre nós, estedeputado petista tem uma cari-nha de corrupto.

PETROBRÁS

Um grande orgulho dos bra-sileiros é Petrobrás, mas se ogoverno federal continuar usan-do a Petrobrás para seus negóci-os políticos, brevemente estare-mos lamentando a falência de umadas maiores empresas petrolífe-ras do mundo. Onde tem dinhei-ro podem ter certeza de que temtambém muito urubu.

O DRAGÃO VOLTOU

Achávamos que estávamoslivres da maldição da inflação,mas parece que o dragão está devolta. Este mês registrou 0,92 deinflação, a maior em onze anos.O crescimento do PIB brasileirotinha uma previsão para este anoem 4,5 %, pela boca do Ministroda Fazenda, Guido Mantega (semsal). As importações estão cadavez maiores em comparação comas exportações. Mas o governodiz que está tudo sobre controle.

GRENALOs moranguinhos estão com medo de jogar o GREnal no Beira Rio e

transferiram o jogo para Caxias do Sul. Ao contrário do Imortal quejogou e perdeu o último clássico na ARENA, eles não querem entrarpara os anais da história como derrotados no primeiro GREnal em seunovo estádio.

Esta atitude só quer dizer uma coisa, eles vão perder o jogo.

GALO E GALINHAAcontece cada coisa aqui na nossa República das Bananas que pare-

ce até ficção. Em Minas Gerais um homem roubou um galo e umagalinha do vizinho. Depois se arrependeu e devolveu as aves, mas comoo caso já estava justiça o processo continuou em outras instâncias atéchegar agora ao Supremo Tribunal Federal.

A justiça calculou o valor do crime em quarenta reais.

COPA DO MUNDOGostei de ver a posição do meu amigo Sarico a respeito da Copa do Mundo no Brasil.Ele é um dos 56% dos brasileiros, me incluo também, que são contra a realização da Copa no Brasil.Imaginem se estes bilhões de dólares fossem investidos na saúde, educação e segurança dos brasilei-

ros.

GAVETAS VAZIASA petezada pode ir esvaziando as gavetas. A última pesquisa do IBOPE\ZERO HORA publicada no

domingo passado mostrou que o governo Tarso Genro já era.A Senadora Ana Amélia vai ser a governadora do Estado.

Page 6: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 7Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Denise

[email protected]

DFERREIRA REGISTRA...>> Professor e ValescaPopozuda - Mesmo após a

polêmica criada ao utilizar uma música da cantora Va-lescaPopozuda numa prova de filosofia aplicada a alu-nos do ensino médio em Taguatinga, Distrito Federal, oprofessor Antonio Kubitschek afirma que não foi irôni-co: Valesca é sim uma "grande pensadora contemporâ-nea" -

"A partir do momento em que ela faz uma músicatão repercutida a ponto de a expressão 'beijinho noombro' ser usada até pela mídia, ela está passando umconceito. Se considerarmos uma tendência filosóficaque diz que todo mundo pode ser um pensador, desdeque consiga criar um conceito, eu acho que a Valesca ésim uma pensadora", completa!

>> Localizado em Porto Alegre, Valentina Bar ino-va ao aliar alta gastronomia com ambiente sensual e caino gosto do público feminino. O sucesso dos primei-ros seis meses de funcionamento faz com que os pro-prietários estudem abrir novas unidades em outras ci-dades do País. "Nossa ideia é fazer um Hard Rock Cafédo sexo, que possa ser replicado em outros lugares". OValentina Bar está localizado na rua Coronel FabricioPilar/27 - bairro MontSerrat.

>> Homens explicam por que é mais fácil se relaci-onar com mulheres acima dos 50 anos- Ai está os cincomotivos:Elas conhecem a si mesmas; Elas são confian-tes; Elas se relacionam com você; Elas não se preocu-pam com a aparência e prezam pela sabedoria. Confiraos detalhes no site do "Terra /mulher/Amor e Sexo"!

>> Espiritualidade pode trazer benefícios para ocorpo e a mente - Pesquisas comprovam que a fé podeajudar pacientes a lidar melhor com as doenças. Umadas 12 dimensões avaliadas na pesquisa Índice de Bem-Estar Unimed (IBE), a espiritualidade foi confirmada porentrevistados como um fator que influencia positiva-mente o bem-estar.

Os porto-alegrenses que afirmam na pesquisa teralguma religião apresentam maior bem-estar do queaqueles que não têm.

>> Um terço dos jovens não usa camisinha, mostrapesquisa - Jovens de 14 a 25 anos nunca usam camisi-nha em suas relações sexuais, aponta levantamentofeito por pesquisadores da Universidade Federal deSão Paulo (Unifesp).

Segundo os pesquisadores, a falta de prevençãono sexo leva a outros dados preocupantes: 32% dasjovens entre 14 e 20 anos já engravidaram ao menosuma vez. Desse total, 12,4% tiveram aborto espontâ-neo ou provocado.

>> Caso de agressão ao cachorrinho Poodle - Casoganhou grande repercussão na internet após vídeo sergravado e divulgado por um vizinho, pelos maus-tra-tos ao cachorro e pelo fato de Fabiana Santos estimularo filho a fazer o mesmo.

Nesta terça-feira (08 abril), o Ministério Público di-vulgou que a mulher deverá pagar R$ 2,6 mil em favordo Fundo Municipal de Defesa dos Animais.

A proposta de conciliação foi aceita por ela duranteaudiência relativa à ação civil pública de reparaçãomovida pelo MP.

>> Teatro em Viamão na Semana Santa - Os jovensdo C.L.J da Paróquia Nossa Senhora da Conceição vãoencenar a PAIXÃO DE CRISTOna Sexta-feira Santa(dia18 abril) em torno das 15 horas, com a Celebração da"Paixão e Morte de Jesus". Convidamos a comunidadea participar!

>> Sociedade Espírita Bezerra de Menezes - Via-mão - Fundada em 07/04/1940, está comemorando 74anos de divulgação da Doutrina Espírita, levando oconsolo e o esclarecimento às pessoas, estudos dadoutrina, atividades de grupos específicos e mantendoestreita relação com a Federação Espírita do Rio Gran-de do Sul /FERGS.

Atualmente o presidente é Guilherme Del Valle daSilva e a Vice-presidente Simone Geraldo.

"Todos nós, encontramos no caminho os frutos dobem ou do mal que semeamos"! André Luiz

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS

>> PRESIDENCIÁVEL EM VIAMÃO

Vitor

[email protected]

OS JESUÍTAS E VIAMÃO

É normal que as pessoas se confundam comdatas e fatos históricos, e por isso essa colu-na de hoje tem o objetivo de localizar o mo-mento e a circunstância em que Viamão passaa ser um território importante no Brasil. Issoestá relacionado à decisão da Coroa portugue-sa de ocupar oque hoje é oRio Grande doSul, 64 anosdepois de ini-ciada a expul-são dos Jesu-ítas das cha-madas redu-ções.

Em 1725,João de Magalhães e outros 30 lagunensespartiram em direção ao Sul contornando aSerra do Mar, entrando pelo litoral entre Tor-res e Tramandaí.

O objetivo, determinação da Corte Portu-guesa em Lisboa, era a instalação de estânciasportuguesas nos então já conhecidos Camposde Viamão (uma vasta área incluindo, a Oeste,Porto Alegre; ao Sul, a borda norte da Lagoados Patos; à Nordeste, Santo Antônio da Pa-trulha e a Leste, Tramandaí).

Os Jesuítas não tem nada que ver com isso?De certa forma, não. Mas essa ocupação dosCampos de Viamão é parte da nova estratégiados portugueses de ampliar seu território mais

VENHA CONHECER OS BENEFÍCIOSDE UMA NUTRIÇÃO SAUDÁVEL

* Controle seu peso* Tenha uma vida mais saudável

* Melhore sua disposição

PEDRO AVILA(51) 9649.4955 | (51) 8276.9458 | (51) 8466.3367

Neste sábado, dia 12 de abril, no Salão de Eventos ItamarCarvalho, no Estádio Edgar Leitão Teixeira, o Campo do Ta-moio Futebol Clube, a partir das 19h, o PSOL estará realizan-do sua Plenária Municipal de Organização da militância edefinição de candidaturas para o pleito de 2014.

Para reforçar o movimento e o partido na cidade, estarãopresentes o Senador Randolfe Rodrigues e Luciana Genro,pré-candidatos a Presidente e vice da República, e tambémRoberto Robaina, pré-candidato a Governador do Estado doRio Grande do Sul pela sigla.

Na oportunidade, lançarão os nomes de Romer Guex e doVereador Augusto Giraudo, como pré-candidatos a Deputa-dos Estadual e Federal, respectivamente, pela cidade e demais 5 candidaturas a Deputado Federais do interior do esta-do (Porto Alegre, Caxias, Jaguarão, Santa Maria e Passo Fun-do) que farão dobrada exclusiva com o candidato a Deputa-do Estadual de Viamão Romer Guex.

Há a possibilidade ainda, de Viamão lançar um segundocandidato a Deputado Federal da cidade, o suplente de Vere-ador advogado Navarro, tudo, para reforçar a candidaturade Romer.

O PSOL, tem convicção que elegerá dois Deputados es-taduais nesta eleição, sendo que o segundo poderá ser eleitocom cerca de 17 a 22 mil votos, bem menos do que é necessá-rio nas legendas tradicionais aonde precisa em torno de40.000 votos.

Senador Randolfo Rodrigues, pré-candidato a presidênciada República pelo PSOL estará em Viamão neste sábado

Na oportunidade, lançarão os nomes de Romer Guex e do Vereador AugustoGiraudo, como pré-candidatos a Deputados Estadual e Federal, respectivamente

ao Sul, o que foi acordado com os espanhóis,acordo este que incluiu a entrega de Colôniado Sacramento (no Uruguai, defronte à Bue-nos Aires) pelos portugas e a expulsão dosJesuítas das Missões, no episódio conhecidocomo a Guerra Guaranítica, de bandeirantes eespanhóis contra indios e padres, em meadosdo Século XVII. História da qual emergiu olíder Sepé Tiarajú.

É uma história marcante. Desde os primei-ros anos do Séc. XVII (século em que foi des-coberto o ouro em Minas), os jesuítas ergui-am as reduções na América Espanhola com“o objetivo principal de criar uma sociedadecom os benefícios e qualidades da sociedadecristã européia, mas isenta de vícios e malda-des” (como define a Wikipedia sobre o as-

sunto).A força eco-

nômica alcan-çada pelas redu-ções trouxe paraas coroas dePortugal e Espa-nha o temor deque eles estives-sem construin-do um império

das Américas.O que precipitou reações contrárias.Depois de sua expulsão e do fim das redu-

ções, os índios derrotados foram dispersados.Uma parte destes trazidas para a Aldeia dosAnjos, em Viamão.

Hoje a cidade de Gravatai.Desse modo, Viamão representou a subs-

tituição do modelo anterior de ocupação doterritório, por um outro que visava a consoli-dação da colonização portuguesa através dasestâncias de portugueses.

Passou a vigorar o método português e nãoo jesuíta, de tratamento dos índios e da formade colonizar.

Page 7: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 7Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARA

OS JOVENS

Por Gabriel [email protected]

Fone: (51) 9956-4969

Curta-Metragem MemóriasO elenco já está na fase final de ensaios, logo as

gravações começarão... O curta foi escrito por jo-vens, entre eles, eu.

E nós não temos apoio financeiro de ninguém atéo momento. Estamos atrás de PATROCINADORES.Em troca, o patrocinador terá a marca da sua em-presa divulgada em todos os meios de divulgaçãoque o curta terá.

Interessados entrar em contato FONE: (51)9956.4969.

Alarme falsoNa semana passada disse aqui, que no sábado iria

estrear OXIGÊNIO, a nova série de ficção cientificada RBSTV.

Porém, foi transmitida a formula 1... E a sérieacabou não indo ao AR...

Mas agora a fonte é CORRETISSIMA e já estáCONFIRMADO que a série irá estrear amanhã (sá-bado, 12/4), e vai ao ar depois do jornal do almoço,ás 12:30.

EquadorNossa cidade irá receber a seleção do Equador na

copa do mundo. E alguns alunos da escola açorianosjá estão com um projeto, junto com a professoraSumara Dockhorn. Sobre o que se trata???? Surpre-sa...

Hair & StyleRobson e Rafael, essa dupla... Os dois trabalham

como cabeleireiros no salão Gui Carnette no centrode Viamão. Neles eu confio... Eles são Fo** pracara******. EU RECOMENDO!!!!!

"Fui com a sua cara" by Ayla DreschAh, as maneiras humanas, sempre egocêntricas,

apesar de por vezes inocentes. Quantas vezes olha-mos para o outro e pensamos que ele é desinteres-sante e tedioso?

O extraordinário sobre isto é que mesmo a pes-soa mais apagada de um recinto possa ser fonte deadmiração à alguém que saiba apreciá-la. Nossosgostos são baseados em padrões, nos quais nos ba-seamos para decidir se algo é digno de nossa aten-ção.

Estudos comprovam que a semelhança de alguémcom conhecidos é um fator importante para a afini-dade acontecer - daí vem o hábito de dizer que "fo-mos com a cara de alguém".

Estes padrões podem ser estimulados e amplia-dos através de novas experiências, nos permitindouma visão mais limpa e sem preconceitos do mundoao nosso redor.

O tão usado ditado popular "a beleza está nosolhos de quem vê" nunca fez tanto sentido quantoagora que percebo que todos somos complexos edesafiadores, e que tudo depende da habilidade dereconhecer a beleza que há em tudo.

As conquistas das mulheres ao longo da história devem servir de estímulo para as lutas de hoje. A implantação depolíticas públicas específicas e a necessidade de uma mudança cultural que, entre outros, combata o machismo,estão entre as estratégias para a busca da igualdade de gênero.

Essa foi a tônica do debate ocorrido no último dia 29 de março, durante confraternização da Secretaria de Mulhe-res do PSB/Viamão, no centro da cidade.

A atividade, desenvolvida em alusão ao Dia Internacional da Mulher, contou com as presenças da Secretária deMulheres do PSB/RS, Anabel Lorenzi; dosvereadores socialistas, Dilamar de Jesus(Viamão); Airto Ferronato (Porto Alegre);do presidente do PSB local, Jari Antoni;além do ex-deputado federal GeraldinhoFilho. Anfitriã do evento, a Secretária deMulheres do PSB/Viamão, Simone Du-tra salientou que “Unidas podemos fazeruma sociedade mais justa, compartilha-da, sem machismo, onde possamos con-viver de forma harmoniosa e participati-va”.

A Secretária de Mulheres do PSB/RS,Anabel Lorenzi, falou sobre o empode-ramento feminino e a busca das mulhe-res pela ocupação dos espaços de poder.

“Precisamos refletir sobre o que con-quistamos, o que já avançamos na lutapor direitos, mas ainda o que precisamos buscar e conquistar também na vida política”, disse. A socialista enalteceutambém a necessidade de mobilização para o fim da violência contra a mulher.

O ex-deputado federal Geraldinho Filho, cumprimentou as socialistas de Viamão pela “aguerrida militância”, alémde destacar a necessidade de políticas públicas destinadas às mulheres, como a implantação e/ou fortalecimento dasSecretarias de Mulheres nos municípios.

“Parabéns às mulheres socialistas de Viamão e do RS, que desempenham um trabalho histórico na busca pelaigualdade. Vocês são e serão fundamentais para a consolidação do projeto nacional do PSB com Eduardo Campos eMarina Silva”, disse.

Mulheres do PSB/Viamãodebatem igualdade de gênero

>> POLÍTICA

A atividade, desenvolvida em alusão ao Dia Internacional da Mulher, contou com as presenças da Secretáriade Mulheres do PSB/RS, Anabel Lorenzi; dos vereadores socialistas, Dilamar de Jesus (Viamão); Airto

Ferronato (Porto Alegre); do presidente do PSB local, Jari Antoni; além do ex-deputado federal Geraldinho ea Secretária de Mulheres do PSB/Viamão, Simone Dutra . . .

Contrata-se:CORRETORES DE IMÓVEIS

Requisitos:- pró-atividade;- bom humor;- desejo de sucesso;- boa comunicação;- veículo próprio.Comissão Diferenciada.Currículo p/ [email protected]

Tatakae oferece empório com todosos produtos para fazer sushi

>> ÓTIMA NOTÍCIA

A gurizada do delicioso Tatakae Sushi, está comuma super novidade para seus clientes e amigos deViamão.

Além do reconhecido Buffet de sushi, diversos pra-tos quentes e cervejas especiais, a casa agora ofere-ce um empório para os “sushis-mans” de Viamão.

Isto mesmo, agora quem gosta de preparar suaspróprias delicias em casa, conta com todos os pro-dutos necessários à venda no Tatakae, com um preçosuper acessível e honesto.

“Muitos clientes perguntavam se a gente não ven-dia os produtos que são necessários para fazer sushi,e esta idéia foi crescendo dia após dia no nosso pla-nejamento estratégico da empresa. Agora decidimosdisponibilizar tudo para você mesmo se aventurar naculinária japonesa”, explicam os proprietários Brunoe Jeferson.

Em breve, o Tatakae Sushi oferecerá também, sal-mão fresco e outros tipos de peixes.

O Tatakae Sushi abre de segunda-feira à sá-bado, no almoço e no jantar, e fica na rua Mare-chal Deodoro, número 103, bem no Centro deViamão.

O telefone para reservas é o (51) 3485.0204.

Page 8: Sexta 11 04 2014
Page 9: Sexta 11 04 2014
Page 10: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 10Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Sarico

[email protected]

DEPUTADOS POR VIAMÃOAo longo do tempo, ouve-se falar da neces-

sidade de eleger um deputado Viamonense, mas

infelizmente não elegeremos um deputado tão

cedo. O motivo é a forma como se encontra a

cidade de Viamão, uma das cidades mais atrasa-

das da região metropolitana, se não a pior de

todas. Só elegeu um Deputado ao longo de sua

história, Tapir Rocha, e muito pouco fez como

deputado - foi um grande Prefeito, mas como

deputado deixou muito a desejar.

Hoje, mais de 100 mil eleitores de Viamão

saem diariamente da cidade para trabalhar em

cidades da grande PORTO ALEGRE. Na minha

humilde avaliação, chego à seguinte conclusão:

se nas cidades onde o eleitor de Viamão traba-

lha, a cidade está bem cuidada e o desenvolvi-

mento a todo vapor, e quando chega em Viamão

se depara com inúmeros problemas (rua sem pa-

vimentação, esgoto a céu aberto, poeira no ve-

rão e barro no inverno, iluminação precária, pouca

segurança, enfim só problemas), aí vêm a com-

paração. Ele conclui que os políticos da nossa

cidade são todos incompetentes e na hora de vo-

tar em eleições estaduais e nacionais, o eleitor

vota nos políticos daquela cidade onde ele tra-

balha ou no político da sua cidade natal. Porque

uma grande maioria dos moradores de Viamão

migraram de cidades do interior do Rio Grande

do Sul. "Porque lá os políticos são competentes

e a cidade está uma beleza", ouço isto todos os

dias. Eu até entendo o discurso dos corajosos

pré-candidatos a deputado estadual e federal da

cidade, de que o povo de Viamão deve votar

nos candidatos de Viamão, mas eu, que já traba-

lhei para candidatos de Viamão e até já fui can-

didato por duas vezes, desisti e hoje trabalho para

candidato que tenha compromisso com Viamão.

Porque compromisso não pode ser medido pela

distância da moradia do deputado, quem tem

compromisso com o projeto não precisa morar

em Viamão, até porque ele se elege deputado de

todo o Rio Grande do Sul. Se a regra pega, os

candidatos a vereador só poderiam fazer votos

dentro do bairro onde moram.

Nós temos um exemplo concreto, o deputa-

do Marco Alba, que foi o deputado que mais

recursos trouxe para Viamão. Eliseu Padilha foi

o deputado e ministro que mais ajudou Viamão e

ainda continua ajudando, seu gabinete em Brasí-

lia é hoje uma extensão do gabinete do Prefeito

Bonatto.

Portanto, resta a nós políticos torcermos para

que o Prefeito Bonatto e o Vice André Pacheco

façam um grande governo (e estão fazendo na

minha avaliação) para que mude a conceito dos

eleitores a respeito dos políticos da nossa cidade

a exemplo de Gravataí que após o advento da

GM e conseqüente desenvolvimento elegeu 3

Deputados Estaduais e 1 Federal.

A tradicional Feira do Peixe de Viamãoterá sua 18ª edição realizada nos dias 16,17 e 18 do mês de abril, em dois locais:avenida General Daltro Filho, em frente àIgreja da Matriz e na rua Breno C. Alves,em frente à Praça da Santa Isabel. Este anoa feira contará com a participação de maisde 20 produtores, que estarão ofertandofilés e peixes inteiros, como tilápia, salmão,merluza, corvina, viola, bagre, entre outros.

Além de peixes, o consumidor tambémpoderá comprar temperos, verduras, cho-colates, vinhos, sucos e comer a tradicio-nal comida baiana, num stand especial comacarajés. Este ano a Feira contará com aparticipação da Cooperativa Mista Cam-pos de Viamão (Comcav), criada há seismeses pelos produtores rurais da cidade eque estarão apresentando produtos comobolachas, geléias, pães, mel, tudo feito emViamão.

A Emater estará presente distribuindofolders com receitas de pescados. Produ-tores farão uma exposição do peixe tilápia,vivo, em tonéis na Feira que acontece nocentro da cidade.

FEIRA DOPEIXE

DE VIAMÃO

>> SEMANA SANTA

>> INVESTIMENTOS

Estado poderá investir até R$ 500milhões no município em 2014

Como objetivo de avaliar os investimentos dos governos estadual e federal, no município, aconteceu na tarde desta quarta-feira (09) umasessão especial regimental, promovida pela bancada petista na Câmara Municipal. Dirigido pelo líder da bancada do Partido dos Trabalha-dores, Serginho Kumpfer, o evento contou, além de lideranças comunitárias de Viamão, com o secretário estadual do Planejamento, JoãoMotta, e com o diretor geral da Secretaria de Obras do Estado, Éderson Machado, o viamonense Dédo, com o gerente de atendimento daCaixa Econômica Federal, Paulo Rocha, com o representante do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, engenheiroRodrigo Rodrigues e com a presidenta municipal do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, Andréia Gutierres.

“Não é a primeira vez que o assunto vem à pauta. Fizemos uma sessão para debater este assunto no ano passado, mas queremosatualizar as informações sobre investimentos estaduais e federais em Viamão. Sabemos que o advento da Copa do Mundo pode atrasar oinício de algumas obras, e esta sessão serve para que nossas lideranças se apropriem das informações que nossos convidados estãotrazendo para o debate”, justificou Serginho Kumpfer.

BOM MOMENTO DO ESTADO - Com a quarta maior economia do país e sendo o terceiro maior exportador entre os estados brasileiros,o secretário de Planejamento, João Motta, justificou os investimentos que o Governo do Estado tem realizado na Região Metropolitana de PortoAlegre, principalmente em mobilidade urbana e em logística do transporte, facilitando a locomoção da população e o transporte de mercado-rias.

“Encontramos o Estado estagnado, praticamente sem investimentos, pois o governo anterior priorizou o déficit zero, ao invés de priorizaros investimentos. Para reverter essa situação, alinhamos nossos investimentos com as políticas públicas do Governo Federal. Buscamoscréditos da ordem de R$ 3 bilhões junto ao Banco Interamericano (BID) eretomamos o crescimento atraindo novas iniciativas industriais e de servi-ços”, explicou Motta. Segundo Motta, estes investimentos na Região Me-tropolitana também se fazem sentir no município de Viamão, pois em breveiniciam as obras de qualificação do trecho urbano da ERS-040 e a dupli-cação da Estrada Caminho do Meio. Ele ainda lembrou obras que jáiniciaram, como a pavimentação da ERS-118, em direção à Itapuã e oasfaltamento de diversas ruas no município, recursos conquistados pelacomunidade através da consulta popular. Estes investimentos fazem parte,de acordo com Motta, de investimentos da ordem de R$ 240 milhões queo Estado investirá em 4 anos no município.

DÉDO MACHADO - Vereador licenciado para assumir a direçãogeral da Secretaria de Obras do Estado, Dédo Machado comemorou o bom momento do município e disse que Viamão poderá chegar a umnível de recursos até hoje não alcançado no município, somados todos os investimentos que os Governos Federal e Estadual estãoexecutando.

“O secretário Motta fala em R$ 240 milhões, mas se somarmos o que será investido em saúde e o que o Governo do Estado já investiu emeducação, chegaremos bem próximos da marca de R$ 500 milhões em quatro anos, de 2011 a 2014. E estamos correndo atrás de maisrecursos para que fiquem empenhados para a próxima gestão”, admite Dédo.

Dédo destacou as obras de reforma e ampliação das escolas estaduais e lembrou que das 39 escolas estaduais do município, apenas trêsnão receberam ainda melhorias. Além das escolas, em breve iniciam as obras de ampliação do Hospital de Viamão e já começaram as obrasda UPA 24 Horas, na parada 36, onde também será instalado o Instituto Federal de Educação - IFRS, onde antes funcionava o Instituto AnaJobim. “Conseguimos equacionar o grave problema do Instituto Penal (IPV) que foi fechado e negociações dos governos federal e estadual,juntamente com a Prefeitura, reservaram o espaço para a instalação do IFRS. Além disso, queremos ampliar o número de leitos no HCV, quepode chegar a 300 leitos em breve. Temos trabalhado muito para que investimentos sejam implantados em nossa cidade e nunca na históriade Viamão tivemos um volume tão grande de recursos federais e estaduais em um só mandato”, concluiu Dédo.

Volume de recursos corresponde aos investimentos do Governo do Estadoem quatro anos. Previsão foi anunciada na sessão especial desta quarta

Page 11: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 11Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedor

dos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

A polêmica da lona do pórtico

milionário de Viamão

CURTINHAS . . .>> Uma fonte minha de dentro da Prefa me

contou que na sua Secretaria, está totalmente proi-bido a leitura deste minúsculo pasquim. Isto mes-mo, segundo informações de um diretor, quem forpego lendo o Sexta está passível de ser punido.

Agora eu não sei o motivo pelo qual isto estaacontecendo. Só não falamos coisas boas desta ad-ministração por que não tem coisa boa pra falar.

>> Semana passada escrevi aqui que funci-onários da Secretaria da Fazenda estão insatisfei-tos com o secretário da pasta, o meu amigo RenatoKerkhoff, gente bonita elegante e sincera. Eles fize-ram o “Dia do Luto”. Quem não tem FG foi depreto trabalhar.

Vocês sabem o que os manda chuvas da pastafizeram. Recortaram esta parte da coluna e cola-ram junto ao relógio ponto. Obrigado pelo prestí-gio.

>> Esta é muito engraçada. Me contaram oapelido de 3 CC’s graúdos de Bonatto. Um é oTubarão Martelo e o outro o ex pintor de grade e aterceira a Egüinha Pokotó. Não entendi.

>> Alô prefeito W. Bonatto (que nunca sabede nada), tem gente que está namorando na prefa.Me contaram que os dois sentam um ao lado dooutro em uma secretaria, e estão morando junto acerca de 5 meses, lá para os altos da Tarumã. Istonão pega bem.

>> Não vou escrever bobagem aqui por nãosaber, corretamente, do que se trata este projeto,mas os corneteiros de plantão me informaram queo prefeito Waldyr Bonatto irá repassar, cerca de1,2 milhão para a Associação Comercial Industriale de Serviços de Viamão, a Acivi, para gastar du-rante a Copa em Viamão. Não quero acreditar noque esta me passando na cabeça, mas acho umabsurdo. Espero que alguma assessoria, da aciviou da Prefa me envie um release explicando esteprojeto. Espero que não seja para bancar a hospe-dagem dos equatorianos em Viamão, pois o queri-do prefeito garantiu que iria arranjar patrocinado-res privado para isto. Espero.

>> Pelo que leio no Facebook, o que tem deCC da Mudança de Mentira descontente com ogoverno fraco de seus partidos não é brincadeira.

Muitos envergonhados com a falta de compro-metimento de Bonatto e Pacheco com as grandespromessas de campanha. Como sempre digo, 2016está logo alí . . .

>> O colega jornalista e colunista do Sexta,Fabio “Muito Louco” Salvador, liga correndo, nofechamento da edição, avisando que a agência daCEEE de Viamão está funcionando. A justiça aca-tou uma liminar do Governo do Estado e a “firma”está funcionamento.

Na última segunda feira, ocorreu na sede do E.C. Lomba do Sabão, reunião entre os principais clubes dofutebol amador de Viamão. Foram discutidos temas como a criação de uma nova liga de futebol na cidade, capazde representar verdadeiramente as equipes viamonenses, organizando competições nas mais variadas categorias,do infantil ao veterano.

A reunião foi conduzida pelo antigo Diretor de Esporte, Maico Guimarães, o qual ressaltou a importância destamobilização “Não podemos permitir que o que foi construído em 2013 seja perdido, temos que nos organizar eliderar uma mudança positiva no futebol da cidade”.

Os dirigentes resolveram que na próxima semana será realizada uma eleição onde serão escolhidos os mem-bros da direção da nova liga que terá a dura missão de buscar uma transformação no futebol de várzea local.

Também restou acertado que uma competição será realizada no inicio do mês de maio, onde todas as agremi-ações pertencentes a liga participem.

Interessados em participarem da próxima reunião, deverão se fazer presentes na sede do E.C. Lomba doSabão, na próxima terça feira às 19:30hs.

Maiores informações pelo fone 84533299 c/ Maico Guimarães

Mudança a vista no futebol de várzea de Viamão

ASSOCIAÇÃO ÁGUAS CLARAS:ONDE ESTÁ O DINHEIRO?!?!?!?!??!

O Daniel Fraga, morador da nossa zona rural, está indignado com a Associação Amigos de Águas Claras.Vejam só o que ele escreveu:

"Minha mãe acaba de votar de uma tentativa de mar-car uma consulta e não pode marcar por falta de paga-mento.

Como assim??? O pagamento foi feito para associa-ção Águas Claras dia 7 deste mês e nunca ficou atrasadoum mês e minha mãe foi barrada por falta de pagamento,passando por um constrangimento.

Como pode faltar pagamento se qualquer sócio quandoentrar no plano é obrigado a pagar calção e manter paga-mentos mensais. Onde esta este dinheiro?

No mínimo os responsáveis deveriam realizar uma reu-nião com os sócios para se manifestar, explicar e orientar.Nada esta sendo feito. A Associação de Águas Claras nãoé mais a mesma. Já não é o que era.

As ultimas administrações não são boas e deixam muita a desejar. Não há informações para os sócios.Aonde a Associação irá chegar?" Com a palavra, a Associação.

A notíca que mais recebeu comentários e curtidas no site de notícias do nosso Grupo Sexta de Comunicqa-ção, o www.viamaoagora.com.br foi a tal da nova lona do Pórtico de nossa cidade. Nela, a nossa colendaPrefa colocou uma família, com cara de feliz. Uma família que acho que foi escolhida do Canadá, ou daNoruega, todos com a pela bem branca.

O problema é que o vereador Armando Azambuja (PT), há alguns anos, não sei bem quanto tempo naverdade, fez uma lei muni-cipal que obriga a adminis-tração pública de Viamão acolocar em cartazes, e ou-tras propagandas da cidade,famílias, também, de cornegra.

Segundo o próprioAzambuja, que é ex presidente da Câmara, a nova lona (ou como diriam os colorados ‘membrana’) fere estalei municipal.

Parace que a Prefeitura terá de trocar a lona, gerando, obviamente, gastos aos cobres públicos. Na verdadeeu ainda não achei quem está errado na história toda. Ou o vereador em fazer uma lei destas, ou o prefeitoWaldyr Bonatto por não ter ficado sabendo da tal lei . . .

Page 12: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 12Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

GRAVURA DOS ANOS 50

>> A gravura ao lado mostracomo era a Vila Cecília nadécada de 50.

Hoje só sobrou a chaminé,tombada pelo patrimôniohistórico.

A gravura retiramos do sitedo amigo Paulo Lilja . . .

Page 13: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 13Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

AMelhor

Abertosábado

Inquérito apura conduta de PMs que nãoimpediram atropelamentos no Centro de Viamão

>> TRÂNSITO| VIOLÊNCIA

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

A Brigada Militar abriu um inquérito para verificar as circunstâncias do atendimento ao caso que resultou na morte de um homem atropeladotrês vezes pelo mesmo veículo na avenida Bento Goncalves, na altura do número 285, no Centro de Viamão, na tarde desta terça-feira (8).Um vídeo mostra que um carro da polícia que seguia o motorista não conseguiu evitar que ele continuasse passando sobre a vítima.

“Também me chamou a atenção que havia uma viatura lá. Abrimos um inquéritopara verificar a questão do primeiro atendimento”, disse o comandante do 18º Bata-lhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Giusti.

O caso ocorreu por volta das 15h. As imagens revelam o condutor do veículoatropelando a vítima e depois passando sobre um canteiro para fugir da polícia. Ohomem atingido então tenta se levantar, mas o carro dá a volta e o atropela novamen-te, arrastando-o. Depois disso, ainda sendo perseguido pela polícia, o automóvel fazmais um retorno e passa a terceira vez por cima da vítima.

O oficial acredita que os policiais tiveram dificuldades quando o motorista subiusobre um canteiro central.

“Ele se desvencilhou da viatura, subindo até o canteiro central, usa o canteirocentral como via de rolagem. E nas imagens ficou bem certo que ele estava determi-nado a causar o óbito”, afirmou.

O comandante acredita que o uso da arma de fogo foi descartado pelos policiais devido ao grande movimento da região. “Aquela parteda via tem uma parada de ônibus que está sempre cheia. É temerário fazer uso da arma de fogo naquele local”, declarou.

Após o motorista fugir do local, a BM armou um cerco e prendeu o suspeito do homicídio nas proximidades do Instituto de Cardiologia -Hospital de Viamão, onde ele seguia até o final da tarde desta quinta-feira (10) mantido sob custódia da polícia. “Ele [o policial] tentou 'embretar'o carro com a viatura dele. Ali naquele local não deu muito certo, mas mais adiante, os policias conseguiram prendê-lo”, afirmou.

Comandante da BM diz que insucesso de policiais “chamou a atenção”.Homem morreu após ser atingido três vezes pelo mesmo carro na Bento

Page 14: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 14Viamão 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FUTSAL

Imperador e Brahmeiros decidemtítulo no Ginásio do Krahe

Finalíssima da Copa 15 Anos será disputada na noite de hoje e Imperadorpoderá conquistar seu terceiro título consecutivo no Ginásio da Baixada. Dooutro lado estará o Brahmeiros tentando seu primeiro título de expressão no

futsal viamonense.Cruzeiro Salseiro e Gaúcha bem que tentaram, mas não conseguiram impedir as progressões de Brahmei-

ros e Imperador à grande final da Copa 15 Anos do Ginásio Krahe.Na semana passada as semifinais começaram com o jogo entre

Brahmeiros e Cruzeiro Salseiro. O Brahmeiros só precisava do em-pate, já havia vencido o jogo de ida, mas venceu novamente, destavez 4 a 3. Na outra partida o Gaúcha tinha a vantagem, venceu na idapor 9 a 8, mas o Imperador aplicou 7 a 5 no tempo normal e 2 a 0 naspenalidades, chegando a sua terceira final consecutiva em competi-ções organizadas pelo Lico, no tradicional Ginásio Krahe.

A final de hoje entre Imperador e Brahmeiros tem início previstopara as 22h. Antes, 21h, acontece à decisão do 3º lugar entre Gaú-cha e Cruzeiro Salseiro.

DECISÃO TAMBÉM ENTRE OS ARTILHEIROS - Imperador e Brahmeiros também vão decidir aartilharia da competição, isso porque os dois líderes deste quesito estarão duelando de lados opostos. Orebado Imperador, 34 gols mar-cados, tem a vantagem deseis gols a frente de Felipe doBrahmeiros que aparece navice-artilharia com 28 tentos.

ATENÇÃO - A reuniãopara a Série Prata doKrahe será no dia 17. Acompetição tem seu inícioprevisto para 25 de abril.Informações pelo fone 513492-2807.

Allanbik vence o WerderBremen pelo municipal

de Cachoeirinha

Nesta terça, dia 08, o Allanbik foi a Cachoeirinha fazer suaterceira partida pela Série Ouro do Campeonato Municipal deFutsal. Após perder na abertura e empatar na rodada seguin-te, o time de Rafa Gall desencantou e venceu o bom time doWerder Bremen pelo placar de 5 a 4. A partida ficou marcadapor dois lances inusitados. Na saída de bola, ainda no primei-ro tempo de jogo, o Allanbik aplicou uma jogada ensaiada ejá abriu o marcador com gol de Deivis, o Cavera. Ainda mar-caram para o Allanbik Wallingson, Erick e Emerson, mas apartida foi empata pelo Werder a dois minutos do seu final.Na nova saída de bola, após o gol de empate sofrido, o Allan-bik se fez valer de sua jogada ensaiada, a mesma jogada queoriginou o primeiro gol e, novamente,Cavera marcou, dandoa vitória ao time viamonense.

Hoje o Allanbik volta a jogar em Cachoeirinha.Desta veza parada será contra o Juventus PM, às 21h30, mesmo timeque decidiu o titulo da Série Prata em 2012, título que veiopara Viamão com os comandados de Gall.

O campeonato que vem movimentando os domin-gos no Ginásio Pedralli terá uma breve parada. Nestepróximo domingo e na Pascoa não haverá rodada. Abola pequena só volta a rolar a partir do dia 27.

Neste último final de semana um dos melhores con-frontos da competição abriu a 4ª rodada da Copa Pedrallicom um empate em cinco gols entre Vilas e Gaúcha. Nasequencia o Labore não apareceu para o seu compromis-so frente ao Fogia que levou os três pontos por WO e oplacar de 2 a 0. O São Caetano venceu o Drogaria Apri-farma, 7 a 5 e o Real Florescente fez 6 a 4 no S. P. G.. Ojogo que encerraria a rodada também acabou sendo umWO, isso porque o Milionários não apareceu para a par-tida frente ao ABCREI Raceng, que somou mais três pon-tos na vitória decretada de 2 a 0.

5ª RODADA- Acontece no dia 27 de abriu, com jogosa partir das 18h. Milionários x S. P. G., Gaúcha x RealFlorescente, S. C. Pinheiro x Santos, Silvanos x C. A.Viamonense e Fogia x São Caetano.

Partida ficou marcada pelos dois gols deCavera, 1ª e 5ª, ambos originados

pela mesma jogada ensaiada

LIGA VIAMONENSE DE FUTEBOL - Nesta terça, dia 15, às 20h, acontece a segunda reunião dos times defutebol de Viamão, no campo do Lomba do Sabão, com intuito de formar uma Liga, a fim de organizar e realizarcompetições a nível municipal.

O ultimo jogo da noite de sexta, 04, entre S.E.R. Imperador e Cosmos Futsal foi um dos confrontos mais emocionantes da competição atémomento.Com a equipe desfalcada devido ao jogo na semifinal da Copa 15 Anos do Ginásio Krahe, o Imperador mostrou ter um bom grupo,saiu na frente do marcador e finalizou a primeira etapa com vantagem de 2X0. No segundotempo a equipe do Cosmos Futsal mostrou grandepoder de reação, conseguiu o empate e virou o placar da partida.O jogo ganhou em emoção e seguiu indefinido até seus segundos finais comviradas e empates em um verdadeiro teste para cardíacos. Aos 12 segundo do final de partida Zezé, de pênalti, igualou o marcador em cincogols, garantindo a liderança do grupo com 4 pontos em dois jogos. Os gols do Imperador F.C foram marcados por Wallingson, Erick e Zezé3 vezes. O técnico Cristiano Cabelo levou a quadra um time com Thiagão, Erick, Thiago, Alex, Wallingson, Xixi, Zezé e Torero.

Zezé, eleito pela organização da Copa dos Campeões de Esteio como destaque nesta rodada, é o artilheiro da competição com cinco golsmarcados. O Imperador volta à quadra do Ginásio Municipal de Esteio somente no dia 25, quando irá fechar a primeira fase frente ao NovaSanta Rita, às 20h e 15min.

Mesmo com o desfalque de muitos atletas, Imperador consegue um empate nosúltimos segundos de partida e se mantem na liderança de seu grupo

Desfalcados, viamonenses empatam em Esteio

Copa Pedralli parapor 2 semanas

Page 15: Sexta 11 04 2014

PÁGINA 15Viamão - 11 de Abril de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Festa >> tudo muito bonito, muito bacana, emocio-nante até. Os trechos referentes à história colorada eseus jogadores (os protagonistas) foi realmente irrepa-rável na sua qualidade. Os shows, como esperado, fo-ram uma bosta. O jogo contra os reservas do Peñarolnão merece citação. Ridículo.

Papelão >> em mais uma patuscada da gestão Lui-gi, a final do campeonato gaúcho não será no recém-inaugurado Beira Rio. O Ministério Público, em razão danão entrega dos laudos de segurança, inviabilizou o jogo.Com a maior cara de pau, dirigentes colorados afirmamque foi em função das obras no entorno... nos tirampara bobos! Lembrando que o estádio, contratualmente,era para ficar pronto em 31/12/2013. Já se passaram100 dias...

Beira Rio >> deprimente não poder comemorar otítulo em NOSSA PRÓPRIA CASA. Durante a semanacorreram boatos de que gremistas tentariam por fogono estádio. Não teriam audácia para tanto. Massacre doCarandiru, Porongos ou Eldorado de Carajás seria fichi-nha perto do que aconteceria com a torcida gremista setentasse algo.

Protagonistas >> foi lindo ver Manga, Figueroa, Fal-cão, Valdomiro, Dario, Fernandez, Pinga, Edu, Clemer,Índio, Alex, Gabirú, Fernadão, Sóbis, D'Alessandro etantos outros ídolos comemorando junto à torcida.

Ausências >> não presenciaram o evento 4 desta-cados ex-atletas colorados: Batista, Carpegiani e Dunga.Os 3 primeiros não foram convidados. Batista é gremis-ta, Dunga e Carpegiani têm problemas de relacionamen-to com a direção colorada. Taffarel, atual treinador degoleiros do Galatasaray da Turquia, foi convidado, maspela distância não pode vir.

Comparação >> amigos pedem que eu faça umacomparação entre as festas de inauguração da Arena edo Beira Rio.

É impossível! A festa gremista, além da pobreza cê-nica, foi palanque para o péssimo ex-presidente Odone.A grandiosidade de festa colorada foi inigualável. Para-béns ao Sr. Erdman e equipe. Além do que, a postura dopresidente Giovani Luigi foi irrepreensível. Declarou inau-gurado e ponto!

Ídolos >> Falcão, ídolo máximo colorado, foi a fi-gura que simbolizou os primeiros 45 anos do Beira Rio ebrilhou na festa. Renato Carioca, ex-Gaúcho, não veiopara a inauguração do Chiqueiro de Aluguel da OAS.

Final >> no estádio Centenário em Caxias do Sulseremos tetra campeão gaúchos neste domingo. Até agoraforam 42 títulos contra somente 36 do pessoal da Coli-gay. Em 400 Gre-Nais foram 150 vitórias coloradas,125 empates e 125 vitórias gremistas. Freguesia temnome!

Campeão de Tudo >> como também no ano passa-do fomos campeões no Centenário (contra outro timepequeno também, o São Luiz de Ijuí) poderemos nosauto-declarar Bicampeão Gaúcho do Interior! Taí, maisum título!

(51) 9192-0744

Presságio >> anteontem, em Eldorado, pelo Gau-chão de Juniores o Imortal sapecou 2x0 na moranga-da. O colorado cheio de estrelas como os selecionáveisdas categorias de base William e Kaike, com atletascom passagem pelo time de cima (Marlon Bica, Carli-nhos e Alex) e as reluzentes promessas Andrigo, BrunoBaio e Leandro, nem viu a cor da bola contra os operá-rios gremistas liderados pelo ótimo Leandro Canhoto.Na casamata gremista o ex-colorado André Jardine.Tudo muito parecido, não acham? Me serve. Bom pres-ságio!

Gre-Nal >> obviamente foi por medo de perder a1ª decisão em casa que o Internacional leva a final paraCaxias do Sul. Nem a Velhinha de Taubaté acredita emoutra versão.

Festa >> parabéns à torcida colorada pela bonitafesta de reinauguração do Remendão. Mas futebol queé bom, quando teremos? Dava como certa a nossavolta olímpica.

Festa II >> o que era aquele show da Blitz? E o talde Fat Boy Slim? Empataram em ruindade com os azui-zinhos da TIM na inauguração da Arena.

Arena >> eu sou completamente contrário à nego-ciata que gerou a Arena. Sou pela reforma do Olímpi-co. No início éramos só eu e o grande Hélio Dourado.Estava bem acompanhado. Mas agora começam háespocar aqui e ali conversas de torcedores que conver-gem neste sentido. Lutemos!

Arena II >> a Comissão de Recebimento da Arenapelo Grêmio atestou que há cadeiras sem certificaçãodo INMETRO, má fixação, descoloração excessiva,ou seja, material de 2ª categoria.

Povo >> estratificamente o povo brasileiro se divi-de majoritariamente em brancos (49%), pardos (43%)e negros (8%). Ao ver inúmeras imagens e fotos dagrandiosa festa colorada não encontrei os 8%. Nem1%! O outrora clube do povo elitizou-se. É uma pena.

Libertadores >> sem Luan, o técnico EndersonMoreira deveria promover a entrada de outra joia gre-mista, o atacante Everton. Seria coerente com seusprincípios que nortearam (e deu certo) a entrada deLuan. E não mexeria na estrutura do time.

Gauchão >> depois da "cachorrada" colorada, de-veríamos enviar os reservas à Caxias do Sul. Afinalteremos compromisso na Colômbia (Santa Fé) ou Ar-gentina (San Lorenzo ou Lanús) na próxima semana. Ecomo diz o meu amigo Vitor Ortiz: quem gosta de gau-chão é prenda!

Reforço >> se fazem necessários reforços para apróxima fase de Libertadores da América. Nas oitavasde final, o mata-mata não perdoa! Deveria ser agilizadaa troca de Kleber Gladiador por um bom centroavantereserva (o ex-colorado Léo Gamalho, no Santa Cruz-PE e Everton Santos, goleador do Figueirense me ser-vem).

>> VELOCIDADE

[email protected]

“Noite das Motos” embala o

Racha Tarumã desta semana

Evento desta sexta-feira (11/04) do Autódromo deTarumã terá ainda Show das Cadeiras Elétricas e daequipe Só Zerinho Moto Show.

Os duelos em duas rodas serão os destaques da se-mana no Autódromo de Tarumã. O local destinado à altavelocidade em Viamão promove mais uma edição do tra-dicional Racha Tarumã nesta sexta-feira (11/04). O eventoda noite será a clássica "Noite das Motos".

Outra atração da noite será o Show das Cadeiras Elé-tricas, com apresentações das manobras radicais da du-pla de pilotos Márcio Pimentel e Valter Marquetti. Os apai-xonados por adrenalina ainda conferem a habilidade e aousadia da Equipe Só Zerinho Moto Show.

O Racha Tarumã conta com completa estrutura desegurança e há mais de uma década é o local certo paraos rachas. O objetivo do evento é proporcionar que jo-vens acelerem com segurança evitando acidentes. O va-lor do ingresso é R$ 15,00 e pode ser adquirido nas bi-lheterias do Autódromo. Outras informações podem serobtidas pelo site www.rachataruma.com.br.

Serviço: Noite das Motos no Racha Tarumã Local: Autódromo de Tarumã, em Viamão Data: Sexta-feira, dia 11 de abril Ingresso: R$ 15,00.

Page 16: Sexta 11 04 2014

Jornal Sexta | Edição 146 | Sexta-Feira,

11 de Abril de 2014 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.br

www.viamaoagora.com.br | R$ 1,00