Sexta 18 07 2014

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 157 | Sexta, 18 de Julho de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul >> ESPORTE www.reidoespetao.com.br Final de semana de Futebol e Futsal em Viamão Nesta sexta-feira inicia a fase quente da Série Prata do Ginásio do Krahe. Na Cancha da Gringa (na Vila Orieta) tem decisão da Série Ouro. Já no domingo, no Campo do Monte Alegre e do Santa Rita, tem rodada da Superliga de Futebol Amador | PÁGINA 14 FOTO: Daniel Jaeger Marques

description

 

Transcript of Sexta 18 07 2014

Page 1: Sexta 18 07 2014

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 157 | Sexta, 18 de Julho de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

>> ESPORTE

www.reidoespetao.com.br

Final desemana de

Futebol eFutsal

em Viamão

Nesta sexta-feira inicia a fase quente da Série Prata doGinásio do Krahe. Na Cancha da Gringa (na Vila Orieta) temdecisão da Série Ouro. Já no domingo, no Campo do MonteAlegre e do Santa Rita, tem rodada da Superliga de Futebol

Amador | PÁGINA 14

FOT

O:

Dan

iel

Jaeg

er M

arq

ues

Page 2: Sexta 18 07 2014

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

Jornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 mil

exemplares

Diagramação

Eletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe de

Reportagem:

Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 3492.1750

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)

(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 18 de Julho 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Começou a corrida eleitoral. E nós, assimcomo muitos, vamos novamente falar da impor-tância de eleger um deputado que tenha raízesaqui em Viamão. Não, não estamos fazendo cam-panha para A ou B ao falar sobre isso. Existemcandidatos locais a deputado Federal e Estadualpor vários partidos. Algumas legendas não lança-ram nenhum nome da cidade e podem sentir-seexcluídas. Bem. Antes de mais nada, foram es-tas legendas que excluíram a possibilidade de lan-çar e eleger um nome do oitavo maior colégioeleitoral do RS. Que Viamão é enorme, que de-veria ter sempre deputados próprios, todo mundojá sabe. Que com o eleitorado que tem, poderiaeleger uns três estaduais, também é ponto pacífi-co. O que pouca gente parece saber é a impor-tância de eleger um deputado da cidade.

Um político que tenha feito carreira aqui, quemore aqui, que caminhe nas ruas daqui. Que te-nha amigos aqui, adversários aqui. Que faça suascompras aqui, tenha conta nas agências bancári-as daqui. Que tenha o caderninho no boteco, setiver, em algum boteco daqui!

Em primeiro lugar, porque conhecemos as tra-jetórias dos candidatos que são da cidade. Vimoseles concorrendo a vereador, vimos eles traba-lhando, sabemos quem são. Sabemos onde mo-ram e como se comportam.

Em segundo, e mais importante, porque umcandidato de uma cidade, que se elege com umamassa de votos daquela cidade, vai fazer o man-dato para aquela cidade.

E vai, claro, cuidar das bases nos municípiosonde tenha alguma atuação. Mas não se enga-nem: ninguém faz mandato voltado a comunida-des com as quais não tem identidade e onde nãotem voto.

A cada quatro anos, nós viamonenses ajuda-mos a eleger deputados de Gravataí, de Alvora-da, de Porto Alegre, até de Caxias do Sul. Nãopor acaso, essas cidades estão sempre crescen-do, sempre nos deixando pra trás. Vira e mexe,pinga alguma coisa aqui, afinal, vários deputadosdevem seus mandatos a votos pingados em Via-mão.

Mas até quando seremos o voto pingado? Atéquando receberemos o farelo do orçamento es-tadual? Até quando seremos aquela cidade que odeputado de fora lembra quando já distribuiu amaior parte do seu trabalho para as localidadescom as quais realmente se importa?

Quando seremos, finalmente, a cidadeque aparece no centro do mapa colado naparede de um gabinete na Assembleia Le-gislativa?

A importância deeleger um deputado

de Viamão . . .

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

>> EMPRESARIADO

Faltam poucos dias para a 2ªRodada de Negócios da CDL

A Rodada de Negócios foi concebida para ser um instrumento de estímulo efomentação de negócios, vindo a atender uma necessidade de integração empresa-rial entre os diversos segmentos da indústria, comércio e serviços de nossa região,promovendo o encontro de 50 empresas, entre elas, compradoras e fornecedoras,incentivando a criação de grandes parcerias de negócios.

Além de estimular a parceria entre as empresas viamonenses, estão entre osobjetivos da Rodada de Negócios: Facilitar a aproximação e o intercâmbio comerci-al e tecnológico entre empresas, despertar o interesse comercial comum, criar umambiente propício e saudável para os encontros de negócios, possibilitar o acesso anovos mercados e aproximar ofertantes e demandantes de produtos e serviços ge-rando cada vez mais compras em Viamão.

Vamos mostrar a força do nosso empreendedorismo local. Serão 50 empresasviamonenses da região trocando cartões e fomentando nosso comércio!

Acontecerá no dia 31 de Julho, às 19h, no Salão Paroquial da Santa Isabel. Ad-quira seu Ingresso: (51) 3434.2020 | [email protected]

Patrocinadores confirmados: Comercial Maraskin, Criasis, Cia do Papel, Evolu-ção, Visual Acabamentos, Micros E Methodos, Gold Cell, Construfer, Jornal Tribome OrganizaSom

Comércio unido é comércio forte.Fonte: Marketing CDL Viamão.

Além de estimular a parceria entre as empresas viamonenses,estão entre os objetivos da Rodada de Negócios: Facilitar aaproximação e o intercâmbio comercial e tecnológico entreempresas, despertar o interesse comercial comum, criar umambiente propício e saudável para os encontros de negócios,

possibilitar o acesso a novos mercados e aproximar ofertantese demandantes de produtos e serviços gerando cada vez mais

compras em Viamão . . .

Page 3: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 3Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA>> ELEIÇÕES 2014

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (PRE-RS) impugnou sete candidaturas no Estado:Sérgio Camps de Morais, do PPS, que concorre como segundo suplente da chapa de Beto Albuquerque, do PSB;Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira, candida-to a deputado estadual pelo PT; Élio MelvinJones do Amaral, candidato estadual do PSD;Ségio Luís Stasinski, candidato estadual do PV;Fabio Josue Leote Rocha, candidato a deputa-do federal pelo PEN; Flávio Percio Zacher,candidato a deputado federal pelo PDT; e Val-dir Severo Borin, candidato a deputado estadu-al pelo PV. Eles terão seus casos julgados emagosto.

O candidato que tiver o registro indeferidopelo TRE pode recorrer ao Tribunal SuperiorEleitoral e, enquanto aguarda o novo julgamen-to, continuar a campanha. A lista foi reveladaapós procuradores e servidores da instituiçãoanalisaram nos últimos cincos dias os 1.055nomes da lista divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 10 de julho.

Todos foram examinados com base na Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), alterada pela Lei da Ficha Limpa(LC 135/10), e em informações obtidas de fontes como o TRE-RS, o Tribunal de Justiça gaúcho, o Tribunal deContas do Estado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Tribunal de Contas da União e conselhos regionaisprofissionais.

Procuradoria Regional Eleitoralimpugna sete candidaturas no RS

Porque desatualizado?"Ás vezes quero ler as atas das reuniões das ses-

sões da Câmara de Vereadores de Viamão. Vou noPortal da Câmara e observo que está desatualizado,exatamente há um ano.

Agora que os funcionários da Câmara ganharamaumento não há justificativas para não atualizarem,ou há? Reclamo porque os meus impostos estão emdia." Assina a nota José Pedro Monteiro Pardo (VilaCecília).

Tem coisa errada O prefeito Bonatto, que nunca sabe de nada,

com a maior cara de pau divulgou na sua página doFacebook que a Secretaria de Saúde de Viamão re-cebeu destaque no Estado, tornando-se referênciano programa Mais Médicos, do Governo do Esta-do.

Olha eu confesso aos leitores desta coluna queeu não estou entendendo mais nada neste mundo.Tem coisa errada. A população reclama que a maio-ria dos Postos de Saúde não tem atendimento socialconvincente.

O Posto de Saúde aqui no Centro da Cidade éuma vergonha.. Todo mundo reclamando... O Li-xão de depósito de resíduos domésticos continuaesbanjando chorume para a Bacia do Fiúza e nas-centes próximas.

Quem concedeu esse mérito a secretaria da saú-de certamente não conhece Viamão ou é vesgo. Ain-da bem que o vereador Joãozinho da saúde tem ummonte de CCs embocados nas "tetas" da prefeitura,caso contrário o prefeito estaria ralado.

Sobre o LixãoA população quer saber se é verdade que a em-

presa contratada (não sei se houve licitação) paratratar a questão do depósito de resíduos do lixo do-méstico recolhido com certo descuido de nossasresidências, estão usando as suas próprias máqui-nas ou utilizando as máquinas da Prefeitura.

Os vereadores ganham R$ 7 mil por mês parafiscalizar esse serviço, e após verificação informara comunidade.

Protesto das Passagens carasDiante da aprovação do aumento das passagens

do município de Viamão e região metropolitana, e aredução dos horários das linhas de ônibus munici-pais haverá uma mobilização de indignação dos usu-ários.

No ano de 2014 já é o 2º aumento no valor dastarifas. A empresa Palmares reduziu os horários daLinha Capão da Porteira-Centro de 24 para 09 horá-rios... Depois o povo quebra tudo e o Bonatto ficabrabo e chama a BM para baixar o pau nos manifes-tantes...

Ainda inadimplentesA prefeitura de Viamão ainda não pagou os ser-

viços de segurança da Festança do FECARS (MTG).Valor R$ 9 mil. Com é bom gerenciar o dinheiropúblico sem responsabilidade.

O Bonatto (PSDB) e o André (PMDB) vão ter-minar o governo de cabeça prá baixo na página doVelho Lauro Otacílio. Não vão conseguir desvirar asua foto.... hehehehehehe.

Mamadores de ocasiãoO partido Solidariedade embocou no governo e

os seus filiados já estão mamando nas tetas da bar-rosa municipal. São mais de 40 CCs com saláriosmédios de R$ 2 mil.

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionados

FONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Candidatos serão julgados pelo TRE em agosto e poderão recorrer ao TSE

Promulgada PEC que institui internet livre e gratuita no EstadoNa tarde desta quarta-feira (16), o presidente da AL, Gilmar Sossella (PDT), assinou a promulgação da PEC,

que institui a Internet Livre e gratuita no Rio Grande do Sul nos municípios eem conjunto com órgãos estaduais, através de banda larga pública, promo-vendo a democracia digital.

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emen-da à Constituição - PEC 228/2013, de autoria do deputado Mano Changes queafirmou:

“Estamos fazendo história no Rio Grande”, salientou, destacando a impor-tância da proposta, também aprovada por unanimidade, em primeiro turno, nomês de junho.

Sossella comemorou a aprovação da Internet Livre possibilitando univer-salização do acesso e inclusão digital. “Estamos em um momento em que ainternet se faz cada vez mais necessária em escolas e órgãos públicos.

O Parlamento cumpre sua função social e espera que esta promulgaçãopossa facilitar o acesso à internet por parte da população gaúcha que necsssita do serviço”.

Page 4: Sexta 18 07 2014

Página 4 viamaoagora.com.br 18 de Julho de 2014jornalsexta.com.br

9645-5142 / 9398-0566

Foi na sexta-feira passada: o primeiro postulantea Senador a botar os pés aqui na nossa cidade foi oBeto Albuquerque, atualmente deputado pelo PSB. Naverdade, ele iniciou sua campanha por aqui.

Andou pela cidade acompanhado do Geraldinho,do deputado José Stédile, da também candidata MariaAmélia Rostirolla, do presidente municipal do PSBMilton Jader, do vereador Dilamar e de muitosmilitantes da sigla.

Primeiro, foi à Bread´s, depois foi à Silva SantosMóveis, e à empresa de ônibus Viamão.

“Tenho experiência, força de vontade e disposiçãopara defender os interesses de todos os gaúchos”,disse o socialista que possui 24 anos de vida pública.

Os candidatos também foram recebidos pelodiretor-administrativo do Hospital de Viamão, FernandoBecker, onde os socialistas conheceram osequipamentos oriundos da emenda parlamentar queGeraldinho Filho destinou ao hospital em 2009. “Como deputado federal tivemos a alegria de destinar recursos queforam empregados na emergência pediátrica do Hospital Viamão. É emocionante vermos o resultado do nossotrabalho e o reconhecimento da população”, disse Geraldinho. Beto Albuquerque, que o longo de seu mandatodestinou mais de R$ 26 milhões para os hospitais regionais e filantrópicos, destacou: “Sempre tive grande envolvimentocom os hospitais do RS e estou aqui para reafirmar meu compromisso e dizer que contem comigo para ajudá-los”.O parlamentar, que é líder do PSB na Câmara e presidente do PSB/RS, é autor da proposição prevendo que 10% dosrecursos arrecadados pela União sejam destinados à saúde.

A comitiva visitou, ainda, o Diário de Viamão, o PMDB do município e o comércio local. “O Beto dispensaapresentações. É um líder nato que muito já fez e continuará fazendo pelo Estado”, finalizou Geraldinho, destacandoainda empolgação com as candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva à presidência e de José Ivo Sartori aogoverno do Estado.

COMEÇOU A CAMPANHA:Primeiro candidato aoSenado vem a Viamão

Estão abertas as inscrições para a Universidade Federal deSanta Maria, oferecidas pelo programa Universidade Aberta doBrasil, para cursos EAD (a distância). As inscrições abriram nestaterça-feira e vão até o dia 21 de Julho.

São 240 vagas para dois cursos de Licenciatura (ou seja,para formar professores): Física e Letras - Português. Essas 240vagas distribuem-se em oito cidades do interior gaúcho. Estescursos EAD são realizados pela Internet, com aulas presenciaisuma vez por semana em algum dos oito polos. A prova será no dia3 de Agosto.

Na região, temos Balneário Pinhal, com 35 vagas para Letras,e Santo Antônio da Patrulha, com 25 vagas para Física.

As inscrições podem ser feitas no site da COPERVES, pelo endereço: www.coperves.ufsm.br/concursos/vestibular_ead_2014_2_semestre.

O edital está disponível no mesmo site:ht tp: / /www.coperves.ufsm.br/concursos/vest ibular_ead_2014_2_semestre/arquivos/

vestibular_ead_2014_2_semestre_edital.pdf.

Pelo atual modelo do setor elétrico brasileiro, oserviço de distribuição é uma concessão. A da CEEE,que hoje é uma empresa de economia mista, acaba nametade de 2015.

O problema é que a CEEE é deficitária. Em 2012,perdeu 220 milhões. Em 2013, perdeu um pouco mais.A qualidade do serviço também é muito criticada, e asfalhas ganham grande destaque na mídia - embora aAES tenha problemas semelhantes, que não aparecemna TV nem nos grandes jornais.

Pelo valor histórico da empresa e pela importânciado serviço, o assunto (renovar ou não) acaba sendotambém uma questão política.

A CPI da Energia Elétrica, que ocorre na AssembleiaLegislativa, por iniciativa do deputado Lucas Redecker(PSDB) levantou dados sobre a qualidade dos serviçosda Companhia, com faltas de luz superiores ao númerode horas anuais permitidas por ano. Redecker temdesconfianças em relação à retomada de investimentospela empresa: "Se a empresa é deficitária não podeinvestir e, portanto, não há garantias de recursoscontínuos para reverter esse quadro. É um drama parao cliente da CEEE acumular, ao longo de um ano, umperíodo sem luz que representa quase o dobro doaceitável pela Aneel", diz.

Enquanto isso, o Ministério Público Federal cogitapedir judicialmente a suspensão da concessão daCEEE. O MP também quer acompanhar o processo deavaliação para renovação da concessão, para evitar quese dê um rumo político favorecendo, por exemplo, aaprovação sem o atingimento de índices.

A "privatização" da Companhia, alareada como riscoa cada ano eleitoral, seria complicada: pela legislaçãoatual, precisaria passar por plebiscito popular. Algo quecom a imensa cobertura negativa da mídia sobre aempresa, deixa de ser impossível. Uma ação do MPcontornaria esta barreira legal.

Ministério Públicopoderá tentar

fechar a CEEEMP cogita suspender concessão,

enquanto presidente da CPI da EnergiaElétrica desconfia da retomada deinvestimentos da companhia.

UAB abre vestibular parafaculdade gratuita em EAD

Page 5: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 5Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

FESTA DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFA >> Nos velhos tempos, os funcionários da prefeituracostumavam comemorart o encerramento do ano com um churrasco na Cascatinha (Fiúza). Não conse-guimos identificar quem são os personagens da foto acima.

LULA CALCULOU MALEstá cada vez mais prova-

do que não se pode misturarpolítica com esporte.

Quando o ex presidenteLula, fez todo esforço para tra-zer a Copa do Mundo para oBrasil, a primeira intenção erafavorecer a reeleição da Presi-dente Dilma Roussef.

Se o Brasil fosse campeãoentão, seriam dois coelhos mor-tos numa cajadada só.

Mas os planos deram erra-do, principalmente depois dosprotestos de junho do ano pas-sado. Lula deve ter imaginado,Dilma e ele, serem ovaciona-dos nos estádios dos jogos daCopa.

Deu tudo errado. Na pri-meira aparição a Presidente le-vou uma sonorosa vaia que fezela sumir dos estádios.

Só apareceu no jogo final,entre Argentina e Alemanha,porque seria uma descortesianão acompanhar os presiden-tes da Russia e Alemanha nojogo final.

Durante todo o jogo ela fezcara de braba, rezando paraque tudo aquele tormento aca-basse de uma vez.

Não adiantou nada, foi vai-ada mais uma vez. E o Lulahein, que gostava tanto de fu-tebol, nunca foi visto em ne-nhum jogo da Copa.

ALEMANHAMELHOR EM TUDO 1

A Seleção da Alemanha deuum show nesta Copa do Mun-do. Show de bola, simpatia e so-lidariedade.

Foram campeões mundiais,conquistaram o povo se aproxi-mando dos brasileiros e deramuma lição de solidariedade.

Os jogadores alemães fize-ram uma vaquinha e doaram R$30 mil reais para os índios Pata-xós comprarem uma ambulân-cia para a comunidade indíge-na.

Agora vamos ver o que osmilionários Felipão, Neymar eseus companheiros fizeram pelocarente povo brasileiro: NADA,só fizeram o povo sofrer com ovexame no ex país do futebol.

MELHOR JOGADOR

A FIFA parece ser uma CBF,claro que em proporções bemmaiores. Faz uma séries de exi-gências tentando mostrar umaimagem séria mas é tão pobrecomo a CBF. A escolha de Messicomo melhor jogador da Copasurpreendeu até os argentinos.Não entendo muito de futebolmas na minha modesta opinião,o melhor jogador da Copa foi oholandês Robeen.

VIA VIDAMuito legal e importante o trabalho realizado pela ONG, VIA

VIDA, uma entidade social semfins lucrativos que busca cons-cientizar a população sobre adoação de órgãos e tecidos,para que seja cada vez maior onúmero de vidas salvas.

Desenvolve ações em esco-las, universidades, empresas,hospitais e eventos em váriascomunidades, esclarecendo dú-vidas sobre "ser doador". A en-tidade, ao mesmo tempo, pres-ta assistência às pessoas de bai-xa renda, doentes em pré oupró-transplante Pousada Soli-dariedade. Desde 2004 foramhospedadas mais de 700 pessoas, sendo 60% menores de 18anos. Esta página está desde já engajada nesta bela ação desolidariedade. Na próxima semana estaremos dando mais infor-mações sobre o trabalho da VIA VIDA. INF: (51) 3333.4519.

ALEMANHA MELHOR EM TUDO 2O meia Mesut Özil, campeão do mundo pela seleção da Alemanha,

utilizou as redes sociais para negar que tenha ofertado a premiaçãorecebida pelo título da Copa do Mundo para as vítimas dos conflitosda Faixa de Gaza. Mas motivo não é menos nobre. Ele doou dinheiropara a realização de 23 cirurgias de crianças brasileiras.

A doação faz parte do projeto Big Shoe, que arrecada verba nainternet para que jovens pobres recebam intervenções cirúrgicas quenão possam pagar. Antes do Mundial, ele havia indicado o repasse para11 cirurgias, mas ampliou para 23 simbolizando uma por cada mem-bro do elenco campeão do mundo.

“Caros torcedores, antes da Copa do Mundo eu tornei possívelcirurgias para 11 crianças doentes. Uma vez que a vitória na Copa doMundo não foi devida apenas a 11 jogadores, mas a todo o time, euagora vou aumentar o número para 23 cirurgias”, postou Özil no Fa-cebook.

E não deixou de agredecer pelo apoio nos 30 dias em que passouno Brasil:

“Este é o meu agradecimento pessoal pela hospitalidade do povobrasileiro”, completou.

ANALGÉSICOAchei bem inteligente a inter-

pretação do filósofo, Roberto Ro-mano, sobre a trégua que osmovimentos sociais deram aogoverno federal durante a Copado Mundo. Conforme o filósofo,foi apenas um analgésico paraamenizar as chagas do País.

Olha a cara da presiden-te Dilma entregando a taça

Page 6: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 6Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Denise

[email protected]

DFERREIRA REGISTRA...>> Frida Kahlo - Para lembrar os 60 anos da

morte da artista plástica mexicana, que se comple-tam neste domingo (20/07), o Restaurante Guaca-mole Cocina Mexicana (Bairro Petrópolis/Poa), pre-parou decoração e prato especial.

Nas paredes, peças de artesanato produzidas porartistas brasileiros e mexicanos deixam o local ain-da mais pitoresco. Para embalar os comensais, ma-riachis vão executar as tradicionais canções ao vivo.

E na mesa estará a Enchillada Lupita, prato com-posto por tortillas de trigo recheadas com camarão,cobertas com salsa picante e queijos mistos. Alémde lembrar o aniversário de morte de Frida, o res-taurante também celebra a chegada ao Brasil da ex-posição Frida Kahlo - Suas Fotografias, com cura-doria do mexicano Pablo Ortiz Monaterio, que seráinaugurada no Museu Oscar Niemeyer, em Curiti-ba.

>> UFRGS - O Conselho Universitário (Consun)da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR-GS) decidiu ampliar de 30% para 40% a reserva devagas destinadas a cotistas que desejem ingressarna graduação via vestibular e Sistema de SeleçãoUnificada (Sisu) em 2015.

A decisão prevê ainda que esse índice chegue a50% nas seleções a partir de 2016, como determi-nado por lei federal.

>> Seleção Holandesa - Em um agradecimen-to aos brasileiros pela hospitalidade e apoio durantea Copa do Mundo, a seleção holandesa de futebolutilizou uma imagem da Avenida Borges de Medei-ros, em Porto Alegre.

A foto mostra milhares de torcedores vestidosde laranja durante o trajeto do Caminho do Gol an-tes da partida contra a Austrália.

>> Walking Party POA - Desde o início dejunho, uma novidade na área de eventos tem cha-mado atenção dos pedestres e motoristas pelas ruasde Porto Alegre. Trata-se do Black Bus, motorho-me transformado em boate pela empresa WalkingParty POA.

Com música alta e serviço de bar completo, anova opção de balada já existe em muitos países daEuropa.

Poltronas são retiradas para dar espaço ao querealmente interessa para os festeiros, uma bela pistade dança.

O transporte se transforma, assim, em uma bo-ate, com equipamento de som e luzes coloridas ejanelas devidamente protegidas por filtro escuro.

A capacidade fica em torno de 50 passageiros,ou melhor, convidados e para participar dos even-tos é preciso locar o serviço e fechar uma lista deamigos.

Ainda é possível incluir no itinerário buscar elevar os convidados em até quatro pontos da cida-de.

Contatos com a organização ligue (51) 9488-2020!

>> Mulheres e Política - As eleições deste anodevem ter mais mulheres entre os candidatos doque nos pleitos anteriores, levando-se em conta osrequerimentos entregues pelos partidos ao TSE (Tri-bunal Superior Eleitoral).

Mas, apesar das cotas definidas na lei eleitoral,elas ainda não chegam a 30% das candidaturas re-queridas.

Somam exatamente 28,9%, considerando-se to-dos os cargos em disputa, segundo estatísticas dacorte eleitoral.

"A Vida nem sempre segue a nossa vontade,mas ela é perfeita naquilo que tem de ser"!Chico Xavier

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS

Vitor

[email protected]

COLUNAHISTÓRIAS DE VIAMÃOSe desfaz o mito das origens do estancieiroSerapião(Parte III)

Como contamos nacoluna anterior, o lendárioestancieiro, o maior pro-prietário rural das primei-ras duas décadas do séculoXX, Serapião José Gou-lart, era nascido em Via-mão, fato que ocorreu nodia 30 de outubro de 1855.Era neto de Ignácio JoséGoulart, natural da Ensea-da do Brito, em Santa Ca-tarina, e de Dona Maria daConceição, já nascida emViamão. Seguindo suasraízes, voltando no tempo,os pesquisadores Jaime eEliani (Blog das FamíliasGoulart e Guimarães) fo-ram parar nas ilhas do ar-quipélago dos Açores, cujopovo oriundo de lá foi res-ponsável pela primeira leva de colonos imigrantes eu-ropeus a chegar no Rio Grande do Sul (embora tam-bém fossem portugueses, vieram nacondição de imigrantes para povoar oSul do Brasil).

Os lagunenses foram os primeirosa migrarem (como colonizadores) e ainstalar estâncias de criação de gadonos então chamados Campos de Via-mão, na primeira metade do SéculoXVIII. Depois de 1750, chegaram osaçorianos. Eles vieram para o Dester-ro (atual Florianópolis), Colônia do Sa-cramento e para Viamão. Uma parte,ficou arranchada onde hoje é PortoAlegre (e na época era o Porto de Via-mão e depois o Porto dos Casais) en-quanto aguardavam uma prometidademarcação de terras nas Missões, deonde pouco tempo antes haviam sidoexpulsos os Jesuítas e estavam sendodispersados os índios guaranis.

Um dos assentamentos dos açori-anos acabou acontecendo entre as re-giões do Morro Grande e de Itapuã.Embora as terras fossem consideradas ruins e muitostenham abandonado ou se desfeito de suas "datas" (queera como se chamava cada pedaço de terra destinado aeles), uma parte ficou, criou filhos e os casou comoutros açorianos ou com filhos das famílias que já ha-bitavam estes campos, entre estes os oriundos de La-guna.

Serapião, portanto, para desfazer qualquer mitosobre sua origem, era viamonense e teve como ances-trais estes dois grupos dos primeiros colonizadores: osvindos de Laguna e do arquipélago português.

MISTÉRIO DESFEITO

Não há indício de que Serapião tenha tido envolvi-mento político, mas uma das testemunhas no dia emque proferiu seu testamento era o coronel maragatoChico Marinho, o que indicava certa relação de amiza-de e confiança. Aliás, uma filha de Serapião, Dorothéa,casou com um dos filhos de Chico Marinho, Pompeu

Vaz Ferreira. No início dos anos 20, a maior parte dosestancieiros estava descontente com o governo de Bor-ges de Medeiros, em parte em conseqüência da criseque se abateu sobre a economia depois da PrimeiraGuerra e pela ausência de crédito reivindicado pelosruralistas, o que Getúlio resolveu em 1928 com cria-ção do Banrisul (Ver Neto, Lira. Getúlio: 1883-1930.Companhia das Letras: Rio de Janeiro, 2011).

A importância de Serapião na cidade estava ligadaà fama de grande proprietário rural, dono de três des-tacadas porções de terras: a Fazenda Boa Vista (na vár-zea próxima à Lagoa dos Patos), a Fazenda das Lom-bas e a Fazenda de Santo Antônio da Patrulha, lindeiraa das Lombas. O número é impreciso, mas o livro In-ventário Participativo de Viamão afirma que ele detinha27 mil hectares de terras. Todas as lendas a seu respei-to sempre buscaram explicar como ele amealhou tantocampo e tanto gado. Era dono declarado de mais de

três mil cabeças.Uma parte desse

mistério é fácil de serrespondida. Os regis-tros comprovam queele foi declarado filholegítimo e único herdei-ro de Victorino JoséGoulart, que lhe deixouuma herança razoável.Aos 39 anos, Serapiãoherdou três casas, 671cabeças de gado e cer-ca de 51 mil contos dereis (APHRS, Prove-doria - Viamão - autos59, 1894)), o que eraindubitavelmente umgrande empurrão.

Nessa época, o es-tancieiro já estava ca-sado com Dona Silva-rina Ignácia da Silva,

com quem teve 15 filhos e viveu até 11 de agosto de1921, data em que ela faleceu. Por ocasião desse epi-sódio, foi realizada uma primeira divisão dos bens en-

tre os filhos. Estes ficaramcom a metade das posses docasal e Serapião com a outrametade, conforme os docu-mentos constantes no pro-cesso de inventariação(APHRS, Provedoria - Via-mão - autos 39 - maço 2 -ano de 1921 e 1923).

Nessa época, o estanci-eiro já estava casado comDona Silvarina Ignácia daSilva, com quem teve 15 fi-lhos e viveu até 11 de agostode 1921, data em que ela fa-leceu. Por ocasião desse epi-sódio, foi realizada uma pri-meira divisão dos bens entreos filhos. Estes ficaram coma metade das posses do ca-sal e Serapião com a outrametade, conforme os docu-

mentos constantes no processo de inventariação(APHRS, Provedoria - Viamão - autos 39 - maço 2 -ano de 1921 e 1923).

Essa metade que permaneceu com o velho Sera-pião era equivalente a 724:218$852, o que indicava otamanho da fortuna acumulada pelo casal, de cerca deum conto e 500 mil réis. Estava longe das maioresfortunas do Estado, mas era um valor bastante consi-derável para época, em especial para os padrões deViamão.

Semana que vem vamos contar como foi o dia 28de outubro de 1922, quando o estancieiro, na presençade várias testemunhas, proferiu em voz alta o seu tes-tamento. Nesta data, ele já ele já vivia com sua segun-da esposa, Alice Monteiro, citada na herança.

Foto inédita do Serapião: pesquisa de JaimeRocha

Pesquisa documental: Eliani VieiraDesenho: Xico

Page 7: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 7Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARA

OS JOVENSPor Gabriel Rocha

[email protected]: (51) 9956-4969

Sendo turista na própria cidade by Ayla Dresch

Descobri essa semana um lugar novo na cidade. Na verda-de, um lugar velho, que me era desconhecido: a BibliotecaPública Municipal Érico Veríssimo.

É incrível como tantos lugares nos passam despercebidosem meio à correria do dia a dia, e como viajamos e nos senti-mos impelidos à explorar outros lugares sem sequer conhecero próprio município. Quem joga videogame provavelmenteconhece todas as ruas e pontos de encontro do mapa de algumjogo - e mesmo que você não jogue, certamente já desejou viverem outro lugar: mais belo, mais interessante, mais desafiador.

A verdade é que todas as cidades são iguais, se você morarnelas. Quando se é turista, tudo é novo e maravilhoso, mas sevocê passa todos os dias por uma estrada, para de reparar nosdetalhes e começa a ficar alheio à beleza do lugar. Sugiro entãoque sejamos turistas em nossa própria cidade, pois não hámaior delícia que ver o mundo através de novas lentes e encon-trar beleza onde antes se via apenas pó e tédio. Ora, até mes-mo o tédio pode ser desafiador, se você se empenhar em sub-jugá-lo.

E se amanhã não for nada disso? ???

"O que eu ganho e o que eu perco ninguém precisa saber".Acho que devemos viver, sem precisar mostrar pra todos tudoque se tem. Aproveitar, sem provocar. Aproveitar e viver...Sem jogar na cara dos outros que não tem e que não aprovei-tam. Devemos pensar positivamente tudo. Desejar o bem detodos, até mesmo aos que não gostamos. A vida é uma caixa desurpresas... E nem sempre são surpresas boas. Fique do ladode quem ama nos momentos ruins... E aproveite, APROVEI-TE AO EXTREMO as surpresas boas.

Seja o seu Bem! By Rosi Andrade

Avalie suas escolhas. Se veja no melhor do outro.Procuresuas soluções. A vida à frente é um campo a ser explorado,oportunidades a serem alcançadas. Siga um caminho redentor.Tem tanta coisa linda para se ver. Fortaleça sua vida no que lhepossa fazer crescer: esportes, estudos, culturas. Não se deixeiludir por pequeno prazer.

O Chapeleiro Maluco.

Na ultima quarta, o grupo Leva Eu fez uma apresentaçãoespecial na Escola Setembrina do espetáculo o ChapeleiroMaluco. Foi um sucesso de público onde os alunos interagi-ram de forma espetacular. No final houve um bate papo sobreteatro com os alunos da escola.

O grupo e o elenco agradecem a acolhida maravilhosa eparabeniza pelo belo espaço e organização! Em cena GabrielRocha, Giordano Freitas e Juliana Johann levaram a alegriapros alunos!

CORRETORESde IMÓVEIS:

Comissão Diferenciada50% da Comissão no

fechamento de negócios.

10% da Comissão por mero agenciamentoCompare as oportunidades e venha trabalhar

com quem investe no crescimento.

(51) 3046.2204.

Depois de participar da reunião ordinária do Conselho Comu-nitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas (COREPE), reali-zado na última quarta-feira (16), no Sindicato Rural de Palmaresdo Sul, com a presença do diretor presidente da Empresa Gaúchade Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertoto, o conselheiro titularrepresentante da Câmara de Viamão, vereador Luís ArmandoAzambuja (PT), ocupou a tribuna na última sessão, para prestarcontas das conquistas das obras e ações que a ERG esta reali-zando ao longo dos 83 quilômetros, da Rodovia Tapir Rocha /ERS-040, de Viamão até Balneário Pinhal.

De acordo com o vereador Armando Azambuja, ao todo, sãoquase 235 quilômetros de rodovias que estão recebendomelhorias pela EGR. “Entre os trechos que já iniciaram as obrasde restauro, construção da terceira faixa, manutenção de acosta-mento, placas, sinalização e de recuperação, esta a ERS-040,entre Viamão e Pinhal”, enfatizou o vereador.

O vereador Armando, revelou ainda, que o trecho a partir doKM 26, nas proximidades da Escola Municipal Apolinário Alvesdos Santos e da entrada da AMBEV/Brahma, com cerca de 3,5km, será duplicado e construído uma rótula de segurança dotrânsito pela EGR, com objetivo de trazer segurança dos pedes-tres e qualidade na trafegabilidade dos veículos que trafegamdiariamente por esse trecho urbano de Viamão.

Além do vereador Armando, representam Viamão no COREPEtrecho 04, da EGR, Luiz Carlos Nunez, que é o vice-presidente, erepresenta as associações dos usuários e Jairton Nunes Vieira,da COOPERNORTE, representando as entidades do comércio,entre outros.

Reunião do COREPEda EGR debate asobras na ERS 040 -

Viamão/Pinhal

>> RODOVIAS

EleiçõesEm 2012 Bonatto e André Pacheco se elegeram

com 43.300 votos, 3.700 votos da vantagem sobre oPT, em um colégio eleitoral de 163.000 eleitores. Vin-te anos antes, em 1992 (com 86.000 eleitores), PedroAntonio (PMDB) se elegeu com 36.200 votos baten-do Pedrão Negelinski (PDT) por mais de 12.000 vo-tos de diferença. Marco Sozo (PT) foi o 3º com 8.400votos. Para a Câmara se elegeram 21 vereadores sen-do o campeão de votos o Sarico (PMDB) com 984votos e último a entrar, Ronaldo Ribeiro (PSDB), com503 votos. Entre os 21 eleitos já não estão entre nósMobi, Miguel Elias e Valmir Ferraro.

Ainda são vereadores Ridi e Ronaldo. Marçal é se-cretário de Esportes e outros tantos sucumbiram aosanos e perderam relevância política (Bira Camargo,Fernando Rospide, Janes, Antonio Gutierres, Atidor,Cimirro, Nestor, Marco Aurélio Tavares, Juarez Sou-za, Paulo Gilberto, Amilton Machado, Aguiar e PauloBarcelos). Bebeto e Sarico ainda operam nos bastido-res.

Nas nominatas para vereadores não eleitos me cha-maram a atenção o saudoso Panca (PDS) com 136votos e o também falecido Ial Nunes (PDT) com 304votos. No PDT, então Governo, aparecem os hoje pe-tistas Zé Fernando Carteiro (488 votos) e Zilmar Ro-

PANOTERRA

[email protected]

cha (510 votos). Romer Guex (PDT), cavalo do co-missário, com 587 votos não se elegeu. Leonel doTapir com 598 também não entrou, atestando os 10anos de desgaste do trabalhismo viamonense (Tapir-Jorge Chiden). Pelo PT, nominata fraquíssima (e ele-geria Ridi prefeito dali a 4 anos - em 1996), tinha omeu amigo César Spadoni (72 votos), Paulo Ari (175votos), Itamar Santos (185 votos) e Belini (65 vo-tos).

O meu candidato Vitor Ortiz (PPS) fez a babilôni-ca soma de 324 votos, muito voto com a estruturaque tínhamos. Era sua segunda tentativa de chegar àCâmara (a 1ª em 1988 pelo PCB fez 256 votos, em1996 não concorreu e em 2000, novamente eu o apoiei,chegou lá com 1.192 votos pelo PT).

Pelo PTB, Dilon Bueno fez 20 votos e a Satut fez474 votos. No PMDB Baptista Sá fez 121 votos, MarcoPolo Mennet 332 votos e o Chupita 73. Pelo PSDB oatual secretário da Fazenda Renato Kerkhoff fez 243votos e o meu amigo Veríssimo Júnior 98. E pelo PCdo B, o hoje progressista Sabará fez 265 votos. Pito-rescamente tínhamos também os candidatos Fita(PDS), Polenta (PTB) e Tijolinho (PL).

Tudo isso senhores é somente um resgate de par-te de nossa história e lembrar que há 24 anos - em1990 - elegíamos o único deputado de Viamão - TapirRocha - com 16.383 votos (12.608 em Viamão) quenão se reelegeria em 1994 (fez 14.271 votos). Tam-bém serve para ilustrar o significativo aumento doeleitorado no período (dobrou!) sem que isso, neces-sariamente, tenha trazido melhorias tangíveis à nossasociedade na forma de representação estadual. Te-mos que transferir essa "montanha" de votos paracandidatos de Viamão! Meu candidato a deputadoestadual será o professor Carlos Bennech - PMDB- nº 15.615! Vote em candidatos de Viamão!

O Vereador Augusto Giraudo (PSOL), após encontrocom moradores do Bairro Pro Mirar, entrou na Câmarade Vereadores de Viamão com o requerimento, o de nº3605/2013, datado em 20 de Novembro de 2013, enca-minhado ao Diretor do DAER, solicitando a implantaçãode uma sinaleira na entrada deste Bairro.

O requerimento ocorreu devido ao fato de já ter acon-tecido neste local, vários acidentes com os moradoresdesta localidade que atravessam a ERS-040, quando saeme quando voltam do trabalho, escola e sempre quandotem que saírem das suas casas.

O vereador Augusto, em dezembro do ano passado,esteve junto com moradores deste Bairro em um mani-festo alertando as autoridades sobre a grande importân-cia de uma sinaleira neste local:

“Estamos no aguardo de um retorno do DAER sobrea solicitação que foi encaminhada a este órgão”, cobrouo vereador.

Vereador Augustão(PSOL) se encontracom moradores do

Pró-Morar

>> CÂMARA

Page 8: Sexta 18 07 2014
Page 9: Sexta 18 07 2014
Page 10: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 10Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> SOLIDARIEDADE

A pessoa interessada em apadrinhar afetivamente uma criança passa por algumasetapas antes do primeiro contato. Feita a inscrição, que pode ser por telefone, os

interessados são chamados para entrevista. Após a entrevista, há uma visita domici-liar. Passada essa etapa, os selecionados são convidados a participar de oficinas,

com cinco encontros. Só depois disso, se a pessoa realmente quiser apadrinhar afeti-vamente uma criança, é que ela é apresentada

Inscrições abertas paraapadrinhamento afetivo

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está com as inscrições abertas para o programa de Apadrinha-

mento Afetivo. O programa já existe no município há mais de cinco anos e apresenta resultados positivos. Consiste em

apadrinhar afetivamente crianças e adolescentes que hoje estão sob a tutela do município, em abrigo municipal ou em casas

lares. "Este programa permite que crianças e adolescentes, em acolhimento institucional, tenham outras referências de vida,

além dos profissionais que com eles convivem. Queremos que as crianças e adolescentes cresçam tendo vínculo afetivo,

também com alguém em especial, construindo a sua autoestima, mais seguras em seus relacionamentos sociais e afetivos",

explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro.

A pessoa interessada em apadrinhar afetivamente uma criança passa por algumas etapas antes do primeiro contato.

Feita a inscrição, que pode ser por telefone, os interessados são chamados para entrevista. Após a entrevista, há uma visita

domiciliar. Passada essa etapa, os selecionados são convidados a participar de oficinas, com cinco encontros. Só depois

disso, se a pessoa realmente quiser apadrinhar afetivamente uma criança, é que ela é apresentada. Hoje o município possui

a tutela de cerca de 45 crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, destituídas de suas famílias e que podem ser

apadrinhadas.

O que o padrinho faz?

Para ser padrinho, ou madrinha, não é necessário estar casado. Podem ser pessoas solteiras, maiores de 21 anos, que

serão uma referência emocional para estas crianças. Os encontros serão quinzenais, onde o apadrinhado irá passear e

vivenciar o contato com uma família. "Elas poderão passar com seus padrinhos as datas comemorativas ou um período das

férias escolares. Temos comprovado que a autoestima destas crianças aumentam e o rendimento escolar melhora muito.

Crianças e adolescentes com referências concretas se tornam adultos felizes. Já os adultos que reconhecem a importância

desta troca afetiva com seus afilhados dão uma nova dimensão às contribuições solidárias", encerra Belamar.

Hoje o município possui um acolhimento institucional e oito casas lares. Os interessados em participar do programa, que

tenham disponibilidade de dar carinho e afeto, podem se inscrever pelo telefone (51) 3485.1596. Mais informações podem

ser obtidas pelo e-mail [email protected]

FALANDO EM POLÍTICAPassada a "Copa do Mundo FIFA", e depois do

fiasco que o Brasil fez, o que em seguida os brasilei-ros esquecerão, porque nossa memória é curta, va-mos nos voltar para as eleições do dia 05 de outubropróximo.

Se bem que muitos políticos já estão cuidandodas eleições municipais de 2016, o que não achoerrado.

Depois de realizadas todas as convenções e cos-turadas as coligações em nível nacional e estadualpara as eleições de 2014, de Presidente e Vice-Presi-dente da República, Senador, Governador e Vice-Governador, Deputados Federais e Estaduais, agoraé hora de botar o pé na estrada e pedir voto.

Na chapa majoritária, que é de Presidente, Go-vernador e Senador existem muitos candidatos, maseu acredito, até prova em contrário, que os concor-rentes em nível de presidente serão: a PresidenteDilma concorrendo à reeleição; o Senador AécioNeves; e o ex-governador de Pernambuco, EduardoCampos.

Os Vices que poderão somar, no meu entendi-mento, são: a ex- senadora Marina Silva, para Eduar-do Campos, pela sua liderança política; e o atual viceda Presidente Dilma, os quais vão reeditar a dobra-dinha, isso pelo tamanho de seu partido, que está nopoder desde que acabou os governos militares, emoutras palavras, é um partido governista.

E quanto ao Vice de Aécio Neves, não tem pesopolítico nenhum em nível Nacional, a não ser queaconteça uma grande surpresa, pois quem de vocêsconhece o nome Aloysio Nunes? Esse é o candidatoà vice de Aécio Neves.

Sobre Governador/Vice, Senador e DeputadosFederais e Estaduais escreverei nos próximos arti-gos.

No caso dos Deputados, quando se fala em can-didatos daqui ou de fora, esse assunto é muito dis-cutível, pois é uma escolha pessoal, que por algummotivo aconteceu.

Requer uma análise mais detalhada. Discordo,mas respeito, a opinião de meu querido amigo Arru-da Filho, colunista deste Jornal, que entende quedevemos votar somente em candidatos locais.

Uma boa semana a todos.

[email protected]

Edital de Convocação deAssembléia Geral extraordinária

Cooperativa Habitacional Bonsucesso Ltda.CNPJ 04122215301-36, com sede provisória na

Rua Siqueira Campos 1184, sala 5, 1°andar.O coordenador administrativo em exercício

convoca todos os sócios e cooperados em dia coma Cooperativa Hab. Bonsucesso, conforme Art. 30°

do Estatuto Social, para comparecerem a AssembléiaGeral extraordinária á realizar-se no dia 08 de Agosto

de 2014 no Sindicato dos Petroleiros, na RuaGeneral Lima e Silva, 818 - POA / RS.

A instalar-se em primeira convocação com doisterços dos associados ás 18 horas, em segunda

convocação com cinqüenta mais um as 19horas eterceira e última ás 20 horas, com dez associados

presentes.Tendo a seguinte ordem do dia:

*Alteração da composição do conselho adminis-trativo

*mudança de endereço*Alteração da taxa de manutenção e taxa de

inscriçãoPorto Alegre 18 de julho de 2014

Luis Cesar Correa da SilvaCoordenador Administrativo

em exercício

EXTRAVIO DETALÃO DE NOTASPerda de talão de notas fiscal de

serviço, numeração 0001 à 1450,conforme BO registrado.

Razão Social: Ana Lucia de SouzaRangel ME

CNPJ: 01.304.956/0001-40 Insc. Municipal: 16841

A Empresa de Transporte Coletivo Viamão

esteve presente na Assembleia de posse da

nova diretoria do Lions Clube de Viamão.

O evento ocorreu na noite do dia 2 de julho

no Restaurante Mesa & Sobremesa, no Cen-

tro da cidade.

A empresa, representada pelo Sr. Silvio

Leão, foi reconhecida pela parceria.

Page 11: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 11Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedor

dos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

Como seria bom eleger deputadosde Viamão no dia 5 de outubro

PITAKOS GERAIS...CARRETA >> Fiquei sabendo do acidente de

uma carreta da Prefeitura de Viamão que transporta

saibro, lá pelas bandas da parada 42. Também soube

mais ou menos da história da obra. Tem alguma coi-

sa para me dizer, prefeito Valmir Bonatto ??!?!?!?!?

MURAL DA SMTT >> Fiquei sabendo que na

Secretária de Transportes e Trânsito tem um mural

com o seguinte dizer: "SMTT na mídia". Lá os funci-

onários puxa sacos recortam e colam matérias que

falam apenas coisas boas da secretária nos jornais.

Me contaram que não tem nenhuma matéria do

Sexta lá. O Secretário Barbarotti pode me explicar o

motivo ? Toda semana tem alguma coisinha que es-

crevo de lá. Claro que nunca é de bem, por que esta

secretaria nunca fez nada de bom neste governo.

PIB DE VIAMÃO VAI ENFRAQUECER >>Fiquei sabendo que tem uma "grande" empresa de

Viamão que está de malas prontas para se mudar

para a cidade de Osório. Isto geraria uma série de

demissões em Viamão, pois a tal organização em-

prega mais de 100 pessoas e é responsável por di-

versas obras na cidade.

Acho que o prefeito Bonatto deveria tomar uma

atitude de tentar reverter esta perda irreparável para

o nosso pobre município.

NUNCA SABE DE NADA >> O meu amigo

prefeito Valmir Bonatto, como todo mundo sabe, ele,

nunca sabe de nada. Fiquei sabendo que de pessoas

de sua confiança, tem uma, que era assessora do ex

deputado Berfran, aquele que foi preso por suposta-

mente, vender licenças ambientais. E o Bonatto con-

trata a pessoa “sem saber”.

BOLACHAS VENCIDAS >> Quando Bonat-

to era secretário do Pedro Antonio, ele teria entre-

gue nas escolhas, caminhões e caminhões de bola-

chas vencidas para as crianças que estudam na rede

municipal de ensino.

Durante a eleição seus adversários, gente que es-

tava com o PT ou com Geraldinho, compravam bola-

chas baratas no supermercado e atirava nos militan-

tes da Mudança de Verdade, hoje, Mudança de Men-

tira.

Estes dias encontrei um dos que atirava bolacha,

embocado na prefeitura, com um CC de mais de R$

2 mil por mês.

Candidatos e CandidatosHá quem defenda eleições para tudo ao mesmo

tempo. Seria uma bagunça, mas teria um lado bom:

não veríamos os pelo menos 300 candidatos sem

chance alguma que temos aí, concorrendo a deputa-

dos, e que na verdade estão em pré-campanha para

vereador, para daqui a dois anos.

Está totalmente liberado fazer campanha para estas eleições. Desde a semana retrasada já se podepedir voto e fazer propaganda. Ainda está tudo muito devagar, mas já está valendo.

Gosto sempre de frisar aqui neste espaço a importância de elegermos gente de Viamão. Não digoapenas pessoas nascidas em nossa cidade, mas pessoas moradoras e que tem ligação com a cidade.

Por incrível que pareça ainda tem gente que não se dá conta do quão é importante um voto em umcandidato a deputado Estadual ou Federal numa pessoa de nossa cidade.

As verbas liberadas tanto no âmbito esta-dual como federal, são "partilhadas" e indica-das pelos deputados. Tendo dinheiro para in-vestir, um candidato da cidade indicará dinhei-ro para os mais diversos projetos aqui paranossa sofrida Viamão.

Até hoje só elegemos o saudoso Tapir Ro-cha para a Assembleia Legislativa do Rio Gran-de do Sul. Isto poderá mudar no dia 5 de ou-tubro, digitando um candidato de nossa cida-de e confirmando.

Teremos diversos candidatos a DeputadoEstadual em nossa cidade (claro que se o pen-samento do povo não mudar não elegeremos ninguém).

Para Deputado Federal teremos, até pelo que sei, dois viamonenses na carrera. Maria Amélia peloPSB (esposa do Rostirola) e o meu amigo Valdir do ET, pelo PP.

Peço encarecidamente que você, caro leitor, pense bem nisso. Não vote em forasteiros que aparecemde 4 em 4 anos. Vote em gente nossa.

Por que não foi para CubaJosé de Abreu, um dos artistas da militância petista mais ferrenhos, se separou de sua mulher, que não

sei quem é e não tive tempo de pesquisar.Ele decidiu tirar um "ano sabático" (ou seja, sem pegar no batente) e se mudar para Paris, onde vai

estudar francês e os impressionistas. Ele disse: "Depois de dez anos de casado, foi um choque. Vou merecuperar em um cenário lindo". Ele vai para Marais, lugar de gente fina.

Ir para Cuba? De jeito nenhum. A crença de que Cuba é um país respeitável é apenas para vender paramilitantes ingênuos, estilo esta petezada sem noção, de Viamão e do Brasil.

Uma coisa eu devo reconhecer: José de Abreu é um bom ator, capaz de encenar crença marxista eainda fazer muita gente acreditar em sua sinceridade.

O ano eleitoral é lindoAmigo da zona rural me telefonou para contar, maravilhado, que a Estrada das Lombas está lotada de

máquinas arrumando a pista. Não se enganem: a maior parte não é da dupla Canelinha-Bonatto, e sim doEstado. Mas isso acontece depois de anos de abandono completo das estradas da zona rural.

Os usuários da RS040 todos os dias engarrafam diante das obras que a EGR faz, a toque de caixa,tentando reverter o sucateamento da pista, que vinha ocorrendo desde a troca da concessionária.

Até uma escola nova, que o povo pede há anos no Morro Grande, e que já rendeu protesto com gentepresa e tudo, agora está saindo. Obra do Estado também.

Ano eleitoral é uma coisa bonita de se ver.

O discurso do ódioA campanha eleitoral já começou. Aos poucos, mas começou. Muita gente não notou ainda, até por

causa da Copa, mas a campanha começou. E nessa fase inicial tudo é festa: sem pesquisa nem nada, semo choque de realidade, todo mundo se acha viável, os discursos são a alegria, a empolgação. Não deutempo de cansar.

Nessa fase, só quem realmente não tem nada para dizer começa investindo no ataque aos adversários.E o pior é que desses, tem aos montes.

Page 12: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 12Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

SÉCULO 18 >> Vista daIgreja Matriz de Viamão noSéculo 18. ao lado da igrejaexistia o prédio chamadoImpério. A foto mostra umadas restaurações da nossaigreja. Entre as torres, notriângulo central, que foipintado de preto fugindo aoprojeto original...

Page 13: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 13Viamão - 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

>> CÂMARA DE VEREADORES

Vereador Guguzinho Streit (PTB) conversa com

diretora da Escola Santa Isabel sobre acessibilidadeO vereador Guguzinho Streit, da bancada do PTB, realizou uma visita na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Isabel,

onde conversou com Silvia Silveira, diretora da instituição. O objetivo do encon-tro foi debater sobre a execução da Lei Municipal 4165/2014 de sua autoria, quetrata a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), e vistoriar a acessibi-lidade do local.

A diretora Silvia Silveira, transferida de Alvorada para a escola viamonense em2010, falou sobre os alunos que possuem deficiência física e das reformas queocorreram na instituição para tornar o local mais acessível. "O andar térreo foitodo adaptado para cadeirantes, como banheiros, corredores e rampas para amelhor locomoção", contou Silvia ao vereador.

A escola possui, aproximadamente, 760 alunos matriculados e 8 casos de alu-nos com TDA. A proposta da diretora é mostrar que a escola sempre apoiará osseus alunos, dando atenção e suporte a todos, e estimular o pensamento políticode cada um. "Eu incentivo muito a escola a ter um Grêmio Estudantil, inclusive umadas integrantes do Conselho Escolar possui Síndrome de Willians", disse a direto-ra durante a conversa com o vereador.

Como Presidente da Comissão de Defesa aos Direitos da Pessoa com Deficiên-cia, Guguzinho Streit idealizou a Lei Municipal do TDA para tornar mais acessívela vida das pessoas com deficiência na sociedade. Vistoriar todos os lugares e instituições que envolvem pessoas comnecessidades especiais e ver que a normativa está melhorando a vida de jovens, crianças e adultos é uma grande vitória parao vereador. Texto de Bruno Sant'Anna.

Page 14: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 14Viamão 18 de Julho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FUTSAL

Inicia a fase quente da SériePrata do Ginásio do Krahe

Após definir os oito classificados, começa hoje as partidasde mata mata na Série Prata do Krahe . . .

Hoje à noite, a partir das 20h30min, começam as quartas de final da Série Prata do Ginásio Krahe. A rodada desexta passada serviu para defi-nir os oito classificados e osconfrontos, que serão decididosem jogos de ida e volta.

Os resultados da última ro-dada da fase classificatória fo-ram River 1 x 0 Monte Castelo,Família 6 x 13 Auto Brilho, KaraPreta 4 x 7 Goleadores Primaz,Guerreiros 1 x 0 Winchester eBrahmeiros 1 x 0 C. A. Viamo-nense.

Assim, a equipe do Brahmei-ros garantiu a primeira coloca-ção da classificatória com vintepontos ganhos, seguido por Ri-ver (19), Guerreiros (15), G.Primaz (14), Família (12), KaraPreta (11) e Monte Castelo (11).Winchester e C. A. Viamonensederam adeus a competição.

Os jogos de hoje: Goleadores Primaz x Família, Guerreiros x Auto Brilho, Brahmeiros x Monte Castelo e River xKara Preta.

A suspenção do artilheiro Emerson (Guerreiros) na última rodada, fez com que um novo concorrente ao prêmiochegasse ao topo da lista, Cão (Goleadores) chegou ao seu 23º tento, se igualando a Emerson na briga pela artilharia.

>> VÁRZEA VIAMONENSE

Finalmente a Superliga parece ter engrenado e terá mais uma rodada consecutiva. Após trêssemanas sem jogos devido as chuvas, será a primeira vez que o campeonato apresentará duasrodada sem invervalos.

Neste domingo, dia 20,no Campo do Monte Ale-gre, jogarão Santa Rita xFarroupilha e Dedo deDama x Jari.

Já no gramado do SantaRita jogam ABCREI Ra-ceng x Expresso e Lombax Baixada. A rodada temseu inicio marcado para as13h com 30 minutos detolerancia para os primei-ros jogos.

Os resultados de do-mingo passado foram Expresso 3 x 2 Lomba, 2104 Gold 0 x 2 Martinica (FOTO), Farroupilha 0x 0 Réus e Raceng 1 x 3 Santa Rita.

Na noite desta sexta-feira (18), teremos os jogos

decisivos da Série Ouro do Ginásio Orieta, a popular

Cancha da Gringa, na Vila Orieta.

As 21h15min, Monte Castelo e Só Amigos se en-

frentam na disputa da repescagem da competição.

A decisão de quem fica com o título da Série Ouro

será entre Bebeu Deu Nisso e Atlético Cobreloa, as

22h15min.

Dois grandes jogos que com certeza agitarão essa

noite!

A turma do ginásio avisa que as incrições para a

próxima Copa Orieta (Série Ouro) já estão abertas.

Times interessados já podem se informar pelo telefo-

ne do ginásio (51) 3446.3979

Noite decisiva naCancha da Gringanesta sexta-feira

>> FUTSAL

Superliga tem rodada neste domingo noMonte Alegre e no Santa Rita

Page 15: Sexta 18 07 2014

PÁGINA 15Viamão - 18 de Junho de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Ainda a Copa >> tem sido triste ver políticosgovernistas ligados ao PT tentando se apropriar dosucesso da Copa com se fosse coisa deles. Delessão os atrasos e os superfaturamentos. O sucessoda Copa é do povo brasileiro!

Brasileirão >> durante a parada da Copa (45dias) alguns times se reforçaram. O Atlético Mineirocontratou o bom meia Maicosuel que estava na Itá-lia. O Corinthians contratou o uruguaio Lodeiro doBotafogo e a promessa paraguaia Angel Romero. OCruzeiro trouxe o bom zagueiro Manoel do Fura-cão. O Flu "repatriou" Cícero. O Palmeiras apostanos argentinos Tobio (zagueiro) e Mouche (atacan-te). Destaca-se o São Paulo com Kaká e Alan Kar-dec.

Treinadores >> dos 20 times, 12 mantém o mes-mo treinador. Oito já trocaram. Na janela da Copaentraram o campeão paulista Doriva (Atlético/PR) eo argentino Ricardo Gareca no Palmeiras. Penso queforam as melhores contratações.

Grêmio >> o coirmão perdeu tempo, tinha queter trocado o treinador. Enderson ainda será um gran-de treinador, mas ainda não o é. Tomar 6 do Interacabou com ele. O Grêmio até se reforçou, mas fal-tou o principal: um zagueiro e um centroavante. Me-nos mal que dispensou os perebas do Léo Vesgo(Bahia), Moisés (Goiás), Adriano (Vitória), Mamute(Botafogo) e a "lêndea" maior Kleber Piada Gladia-dor (que foi para a 2ª divisão com o Vasco).

Inter >> perdura a má gestão de futebol. Tinhaque ter contratado outro goleiro (Dida se aposenta-rá em breve e Muriel não dá). Não era para ter re-novado com Índio e Juan. Precisamos de um GRAN-DE zagueiro. Aranguíz, Alex e D'Ale não tem reser-va. Temos 4 laterais direitos (4!!!). Há 60 dias con-trataram Luque (60!!!), dois meses!!! E ele não temcondições de jogo na importantíssima partida contrao Corinthians. Depois não querem levar pau...

Corda >> durante a entrevista do Enderson de-pois do empate contra o Goiás ele falou que os clu-bes brasileiros só se planejam quando vão para a 2ªdivisão. Foi como falar em corda em casa de enfor-cado.

Social >> aniversariaamanhã (19) meu primo e ir-mão camarada Matheus Se-vero de Oliveira.

O fisioterapeuta Matheusfrequenta o Gigante desdesempre levado pelo pai e meutio Mauro Terra.

Ao Matheus toda a feli-cidade do Mundo!

(51) 9192-0744

Seleção >> agora começou a caça às bruxas nabusca de culpados pelos 10x1. O meio campo eraoco e só fazia ligação direta. Há anos os melhoresmeias do Brasil são argentinos: Conca, Montillo eD'Alessandro. Nossos treinadores são uma piada.Lamentável o corporativismo do setor, Abel Bragadefendeu o indefensável Felipão (não é a toa que eleescala João Afonso...). Felipão foi hipócrita no epi-sódio da simulação do Fred contra a Croácia, suasdesculpas pelo fracasso são cretinas, a teoria do apa-gão foi uma muleta para iludir os incautos.

Copa >> justa a vitória alemã. Mas em um de-terminado momento do jogo achei que teríamos umMaracanaço. Os antigos como eu vão lembrar: Mas-cherano parecia Obdúlio Varela e só faltou Higuaín ePalacio serem Gigghia. O pobre coitado do Messificou capenga sem Di Maria. Maradona teve comoescudeiros Valdano (1986) e Caniggia (1990), já Messitinha as "uvas" do Aguero e do Higuaín. Além do quea Argentina jogou uma partida a mais (3 prorroga-ções de 30 minutos).

Torcida >> o Grêmio tem humilhado o Internaci-onal fora do campo. Depois das incríveis ações demarketing durante a Copa (aeroporto, etc.) novamen-te dão show, agora nas bilheterias. Enquanto os in-gressos mais baratos na Arena são de R$ 30 (R$ 15para sócios), no Beira Rio custam R$ 80 (R$ 40 parasócios). Inter o clube do povo. Sei.

Homenagem >> nem tudo foi festa na Copa.Temos que lembrar que 9 operários morreram du-rante a construção dos estádios.

Tamanho >> tenho profundo respeito pelos ami-gos verticalmente prejudicados. O Mundo é dos bai-xinhos: Messi - melhor da Copa (1,69 m), Lahm -levantou a taça (1,70 m) e Goetze - marcou o gol dotítulo (1,72). E tem o vizinho aqui do lado que diz ter1,70 m, acho difícil...

Inacreditável >> ouvi dizer que o Fluminensedeu folga para o Fred. Pra quê? Mais folga?

Jornais >> alguns colunista esportivos me fazemrir. Escreveram em dedicar a vitória contra a Alema-nha a Neymar e deram parabéns para J. César, T.Silva, D. Luiz e Marcelo pela campanha. Só pode serbrincadeira. Para 2018 só ficarão Neymar e Oscar.

Grêmio >> o campeonato recomeça (quarta con-tra o Goiás não existiu)neste sábado contra o Fi-gueirense em Floripa. As-sim espero. E sem Barcos.Ou sem Enderson. Ele es-colhe.

Tricolor >> cumpleaños neste sábado o trico-lor imortal Leonardo Schi-noff, o Tijolo. Ao amigo Ti-jolo ficam os votos de fe-licidades!

>> VELOCIDADE

[email protected]

Cristiano Mendesvence a 1ª CopaGulla’s de Kart

No último domingo, dia 12 ded julho, aconteceuno Kartódromo de Tarumã a 1ª Copa Gulla's de Kart.Mais de 10 pilotos disputaram a etapa patrocinadapela Pizzaria e Restaurante Gulla's. No lugar mais altodo podium ficou o taxista Cristiano Mendes. Em se-gundo chegou o professor de Educação Física e ár-bitro profissional Tiago Avila. Bruno Manique chegouem terceiro e Lucas Dias terminou em quarto. O tro-féu tartaruga ficou com Alloylton Araujo. A Copa serádisputada uma vez a cada 45 dias, com o patrocíniodo Gull'as, e participam das corridas os taxistas doponto da Caixa DÁgua e convidados que tomam caféno Gulla's diariamente no horário das 8h.

Próxima etapa acontece no mês desetembro, no KartódromoInternacional de Tarumã

Page 16: Sexta 18 07 2014

Jornal Sexta | Edição 157 | Sexta-Feira,18 de Julho de 2014 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.brwww.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

www.reidoespetao.com.br