Sexta 27 09 2013

16

description

Edição com o Tamoio na capa e o card e lutas do telecatch do Dia da Criança.

Transcript of Sexta 27 09 2013

Page 1: Sexta 27 09 2013

Jornal Sexta | Ano 3 | Edição 120 | Sexta, 27 de Setembro de 2013 | Viamão |Rio Grande do Sul

Congresso técnico aconteceu na última segunda. Índio viamonense é o únicoentre os 32 times que é da Região Metropolitana na competição | PÁGINA 13

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta de Comunicação | jornalsexta.com.br | R$ 1,00

Tamoio estreia dia 20 em casa,no Gauchão de Várzea, frente

ao Cometa, de Portão

>> FUTEBOL AMADOR

de Viamão / RS

ApóstoloValdemiro

Santiago

Page 2: Sexta 27 09 2013

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

Jornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.610

Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 mil

exemplares

Diagramação

Eletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe de

Reportagem:

Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)

(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião

do JornalSexta de Viamão.

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingresso

ou entrada, a divulgação é gratuita.

PÁGINA 2Viamão - 27 de Setembro 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Vamos dedicar um cantinho aqui para falar so-bre o Partido Socialista Brasileiro, e sua atual ob-sessão em viabilizar o nome de Eduardo Camposcomo pré-candidato a presidente para o ano quevem. A direção nacional do partido resolveu quevai dar este "peitaço", e já começou as interven-ções nas Estaduais que não seguirem a cartilha.

Esta semana, o PSB-RS decidiu sair do gover-no Tarso Genro, e já começou a entregar os car-gos.

Os líderes gaúchos da sigla - notadamente odeputado Beto Albuquerque - são advogados dacausa da candidatura própria e do abandono dabase do governo petista, lá em Brasília e aqui.

Obviamente, tem muita gente dentro do parti-do que é contra, e já começaram a aparecer "ra-chas". Cid Gomes, governador do Ceará, é o maisfamoso dos dissidentes. Aqui no RS, lideranças dopartido que antes andavam de mãos dadas agora"se estranham" na discussão interna.

Dizer que o PSB passou a ter apenas um pro-jeto, e que este projeto se chama Eduardo Cam-pos, não é exagero algum.

O curioso é que essa linha de ação parece seruma mania do PSB. Em 2002, onze anos atrás, foiexatamente a mesma coisa, só que o projeto dopartido chamava-se Anthony Garotinho. O resul-tado, todos sabem: Garotinho perdeu a eleição noprimeiro turno (Lula e Serra foram para o segun-do), mas saiu com o nome fortalecido. Ficou maisum tempo no PSB, botou o prestígio conquistadonas costas como se fosse uma mochila, e foi fazercarreira em outros partidos. Depois, se enrolou ehoje anda meio apagado.

Não estamos aqui dizendo que Eduardo Cam-pos fará o mesmo, claro. E nem que será derrota-do como foi Garotinho - ele pode ganhar, é difícilmas pode - só é curioso que o PSB faça essa apostacega em um nome forte, mesmo perdendo puxa-dores de voto históricos no processo, como se acoisa toda fosse um ataque kamikaze, do tipo "destavez, vamos chegar lá" na base do "ou vai ou ra-cha".

Aqui em Viamão, tivemos um episódio "tipo Ga-rotinho" em 2012. O PSB definiu que botaria Ge-raldinho Filho na prefeitura, e nessa intransigênciade projeto escanteou (e perdeu) o hoje vereadorRonaldo Ribeiro, o ex-presidente da sigla DiomarNeumann, e outros nomes importantes. Geraldi-nho saiu candidato, e perdeu. Viamão não tem se-gundo turno, mas se tivesse, mesmo assim, Geral-dinho não estaria nele.

A diferença é que Geraldinho, ao contrário doGarotinho, ainda está no PSB, segurando a ban-deira mesmo depois do tombo. Mesmo num mo-mento como o atual, em que deverá ser varrido daposição que ocupa na Secretaria Estadual da In-fraestrutura, pelo vendaval da empolgação emEduardo Campos.

Resta esperar que Eduardo Campos tenha amesma firmeza caso não chegue ao Palácio doPlanalto. Afinal, quem pode afirmar que o PSBconsiga sobreviver a um novo Garotinho?

O PSB REPETE

A SI MESMO

>> DIA DAS CRIANÇAS

Campanha BRINQUEDO SOLIDÁRIOda Micros & Methodos

Até o Dia 11 de outubro de 2013, você pode ajudar a preencher um "lugarzinho"feito especialmentepara as crianças ca-rentes de Viamão.Doe um brinquedo eajude o coração deuma criança batermais forte.

A arrecadação debrinquedos é mais umprojeto social da Mi-cros & Methodos nomunicípio, visandosempre estreitar os la-ços entre empresa ecomunidade, passandouma imagem positivapautada pela ética,moral e respeito paracom as pessoas.

Nas edições ante-riores, além do sorrisoe a felicidade das cri-anças, o que marcoutambém foi o espíritode solidariedade entreos alunos, pais, profes-sores e funcionáriosdurante o prazo de ar-recadação.

Participe doandoum brinquedo: Ponto de coleta: Secretaria da Escola - Maiores Informações: 513493 3948 ou e-mail: [email protected]

Nas edições anteriores, além do sorriso e a felicidade das crianças, o quemarcou também foi o espírito de solidariedade entre os alunos, pais, professores

e funcionários durante o prazo de arrecadação

Visite: www.JORNALSEXTA.COM.BR

Em BREVEuma super novidade !

Page 3: Sexta 27 09 2013

PAGINA 3www.jornalsexta.com.br

Arruda Filhocolunista

[email protected]

(51) 9845-4422

Viamão - 27 de Setembro de 2013

SEM JALECO NÃO

GENTE QUE DEU CERTOA minha homenagem de hoje, ao es-

paço �gente que deu certo�, é paraFÁBIO NUNES que foi meu aluno

na Escola Técnica de Agricultura - ETA.Lembro da aluno dedicado e amigo. Alémde Técnico em Pecuária é formado emCiências Biológicas na ULBRA.

Hoje, é professor da disciplina deGado de Corte na ETA - Viamão.

TROCA DE PARTIDO O pastor Nelson Souza, pai da fatidica mudança no trânsito dacidade trocou, na semana passada, o PTB pelo Partido Progres-sista (PP). Souza, suplente de vereador,foi secretário dos transportes no governoAlex Boscaini (PT). O líder da bancada do PTB na Câma-ra de Vereadores, Eraldo Roggia, acredi-ta que Souza abandonou a companheiradaporque o partido não tem cargos para ofe-recer e, ai ficou difícil de segurá-lo nasigla. Há comentários que Souza ingressou no PP, que é base desustentação do governo Bonatto, e por via inversa das urnas podeestar voltando ao governo para consertar as atrapalhadas que fezno trânsito da cidade.

.AGENTE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO

DESCASO: PATROLA ABANDONADA

O leitor Guido Argenta, morador noPasso do Vigário, liga para editoria doJornal Sexta avisando que os médi-cos no Posto de Saúde das Águas Cla-ras estão atendendo os pacientes semo uso dos jalecos brancos, contrarian-do a norma técnica. Disse que está de-nunciando o fato, via protocolo, parao prefeito Bonatto.

RODRIGO VAZ SOARES SE FORMOU EM LETRAS NA UFRGS O meu amigo Rodrigo Vaz Soares seformou no Curso de Licenciatura em Le-tras na UFRGS, no sábado, 14.Os seus pais Ivanir e Gerson Soares irra-diavam alegria durante a cerimônia decolação de grau que ocorreu no Salão No-bre da Universidade, em Porto Alegre.. Rodrigo confessou, ao colunista, que aprofissão de professor foi influenciadopela sua mãe que é uma dedicada profis-sional.

Como a Prefeitura de Viamãonão dispõe de uma estrutura queatenda as demandas do Meio Am-biente, o vereador RonaldoRibeiro, apresentou um projetoque cria a atividade de Agente Am-bientla Voluntário. O vereador jus-tifica que o voluntariado ambientalé uma alternativa para toda pessoaque sonha com um mundo melhor,diferente, mais justo e igualitário.Que se preocupa com a gravidade

dos problemas ambientais. �Este projeo oferece umaoportunidade a todos os que desejam colaborar napreservação ambiental, através de norma que facilitea adesão�, acredita Ronaldo.

O Diretor Geral do Hospital de Itapuã, Alexandre Godoy, encontrou-secom o prefeito Valdir Bonatto (PSDB) na Câmara de Vereadores, equestionou o prefeito::

- Bonatto porque abandonaste apatrola lá no pátio do hospital hámais de 15 dias?Bonatto respondeu:- Não sei disso. Segundo, o meu se-cretário da Agricultura, Canelinha,a patrola está prestando serviço nacomunidade.

Godoy retruca: Então verifica, pois as estradas estão em péssimascondições de trafego e a patrola está lá ociosa a cerca de 15 dias. Se tuqueres eu posso administrar os serviços para ti em Itapuã, mas a patrolanão pode ficar abandonada lá no hospital e o povo sem os serviços.Final da história: Bonatto colocou a surrada boina e saiu indignado.No outro dia foram buscar a Patrola... e não se sabe mais notícia damáquina inoperante.

Professor Arruda!!! Estou indignada. O Sr. também é culpado pela minha indignação, pois fez campanha para o Bonatto.No entanto, solicito que o Sr. denuncie ai na sua coluna que a �Mudança de Verdade é de Mentira�, pois continua

tudo como antes. Veja este caso:Uma funcionária concursada para o cargo de ajudante não-especializado, em desvio de função e lotada como asses-sora do secretário, na Secretaria Municipal de Desenvol-vimento Econômico, usa o veículo oficial da Prefeitura deViamão (Fiesta) placa-IQS 3503, para uso próprio. Vaipara casa e para o trabalho usando a gasolina do povo. Asfotos que lhe envio comprovam a minha indignação, poispago os meus impostos em dia e quando quero uma ambu-lância recebou um não, mas um funcionário graúdo temgasolina disponível para utilizar em horário fora de traba-lho. Essas fotos foram tiradas em frente a casa da funcio-nária, nos dias 04 agosto e 07 de setembro, no CondomínioJardim Fiúza, quando o veículo estava estacionado na sua

garagem. Se precisar de mais provas eu tenho, aqui na minha casa, inclusive à noite. Não gostaria que o Srdivulgasse o meu nome, pois sou vizinha desta funcionária, e sabe que essa gente pode prejudicar minha famílIa.Abraços.

CARTA DA LEITORA INDIGNADA

No dia três de outubro o meu pai Wilson Arruda está completando osbem vividos 85 anos. Grande cidadão. Ainda é referência política nonosso município. Foi agricultor com larga experiência em lavoura deArroz Irrigado. Foi vereador, secretário municipal de Administração eo primeiro secretário do Movimento dos Sem Sem Terra, em 1963.Colunista político do Jornal Opinião. Amigo do saudoso Leonel Brizola, a quem foi fiel, junto com o ex-deputado Tapir Rocha, defendia a igualdade e a liberdade de imprensanos tempos dificil de ditadura militar. Dedicou 35 anos de serviços pres-tados a CORSAN, empresa que amava de paixão e quando se aposen-tou foi homenageado com laurea pela empresa com um cartão de prataque guarda com orgulho. Na rua todos param para papear como seu Arruda Pai que está sem-pre de bem com a vida. Parabéns meu velho....

WILSON ARRUDA 85 ANOS BEM VIVIDOS

Page 4: Sexta 27 09 2013

Página 4 viamaoagora.com.br

MONOGRAFIAS,MONOGRAFIAS,MONOGRAFIAS,MONOGRAFIAS,MONOGRAFIAS,TESES, TCCsTESES, TCCsTESES, TCCsTESES, TCCsTESES, TCCs

9645-5142 / 9398-0566

Aqui você encontraestrutura, orientação

qualificada, erespeito pelo cliente.

[email protected]ção nas

normas ABNT,correção,digitação.

(51) 8

475-7

989

c/ Fab

iana.

[email protected] Viamão - 27 de Setembro de 2013

ESCOLA ESTADUAL SETEMBRINATerças, Quintas e Sextas - a partir das 18:30.

ACADEMIA MUITO+ (Águas Claras)Segundas e Quartas - a partir das 17:30.

DEIXE DE SER SEDENTÁRIOTREINE E SEJA UM CAMPEÃOVENHA PRATICAR KARATE

Informações: (51) 9214-8709

IGREJA CRISTÃ MARANATA EM ÁGUAS CLARASA Igreja Maranata abriu um trabalho na região, e em breve teremos um templopor aqui. Mas, por enquanto, estamos realizando os cultos na casa do irmãoCarlos André Lugo, no Condomínio Querência. Todos os Domingos, às 17h.Rua das Flores (principal do Querência, parada 79). É uma casa amarela, comportão de madeira, a aproximadamente 300 metros da entrada do condomínio.

LUTAS DO DIA 12A Luta Livre está renascendo aqui no Rio

Grande do Sul, e a onda começa aqui porViamão. Dia 12 de Outubro (dia da criança), às15h, na Praça da Sta. Isabel, na avenidaLiberdade. Não é MMA, é telecatch, programapara toda a família.

Abaixo, segue a lista das lutas do dia. Alémdestes combates, teremos ainda nosso momento retrô com ninguém menosque o Scaramouche. Espero vocês todos lá!

GUGUZINHO STREITDe todos os vereadores

eleitos, ele era o que menostinha atuação política visívelantes de 2012, não apareciaem jornal, nada. Tinha tudopara ser um mosca-morta.

Mas, de fato, GuguzinhoStreit, do PTB, é um vereadorquase onipresente, e que todasemana tem toneladas de notícias sobreencontros, projetos e reuniões. Uma das belassurpresas desta legislatura. Pena que, por nãotermos TV nem rádio comercial, o povo mal fiquesabendo das atividades dos bons vereadores.

GAUCHADA LIGHTInicialmente achei que era só impressão

minha, mas o sentimento é geral: este ano, o20 de Setembro foi bem mais �morno� do quenos anos anteriores.

ACHO QUE A REDE MIXOUO novo partido, o Rede Sustentabilidade,

parece que não vai conseguir mesmo registropara concorrer em 2014. Aqui em Viamão temmuita gente boa apoiando o projeto. Mas emnível nacional, a coisa dá nojo. Não entendipor quê a Globo parece tão interessada emforçar o TSE a aprovar a legenda. Aí tem coisa.

Page 5: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 5Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

BAILE DA PRIMAVERA >> Este retrato com certeza vai para o livro, RETRATOS DA CIDADE. A fotografia mostra oBaile da Primavera ocorrido em 1958 no Clube dos Casados onde mostra a Rainha Marilda e sua Corte. NO TRONO: AnaMarina; Marilda; Marga; Dilma; Noris; Marta Mendelski; Ida Barcelos; Tania Benedeto; Belkis; Ayde Gutterres; MariaOlímpia; Ilma Barcelos e Marília. OS RAPAZES: Pedro Cunha; Luiz Carlos Vargas; Pedro Capra; Rogério Varela; IrajáRodrigues; José Antônio Kraemer e Carlos Mariano. A foto foi uma colaboração da amiga Marta Mendelski.

APOSENTADORIA PRÁCORRUPTO

A petezada perdeu mesmo avergonha na cara. Vejam a últimado mensaleiro, José Genuino, queentrou com um pedido de apo-sentadoria como deputado fede-ral.

Este corrupto já era para es-tar preso, mas como a justiça noBrasil só vale para ladrão de gali-nhas ele continua exercendo ocargo de deputado.

Enquanto um trabalhador temtrabalhar 65 anos para receberum mísero salário mínimo, oquadrilheiro do Mensalão, comapenas quatro anos de mandatoquer se aposentar com o saláriode 27 mil reais mensais.

E tem mais, ele já tem umaaposentadoria de 20 mil reais.Vocês pensam que eu duvido quea Câmara aprove o seu pedido deaposentadoria

ESTELAVILLANOVA

Dia 05 de setembro, na sededo PT, a petista Estela Villanova,oficializou sua candidatura à pre-sidência do Partido dos Trabalha-dores de Viamão. Além de Estelaoutros nomes estão surgindo,como o de Geraldo Oliveira eRobson Duarte. O nome de Es-tela, na minha opinião, é o único,até o momento, que pode unifi-car o Partido.

A Sintonia Nativa é uma banda de Reggae nascida aqui na nossa cidade de Viamão e que vem lutandopara conquistar seu espaço na cena musical. Formada pelos músicos Jota Pê (Vocal & Violão), CharlesRosa (Guitarra), Gian Becker (Trompete), Luis Rocha (Contrabaixo) e Bruno Vilanova (Bateria).

Surgiu em setembro de 2012 e possui um estilo marcante e bem influenciado pela 'Surf Music' emsuas músicas. A banda aposta em um projeto autoral e de fortíssimo conteúdo, com diversas influências,que vão desde a raiz da MPB até a raiz do Reggae.

Em Abril a banda gravou seu primeiro single, chamado "Botar Pra Quebrar", uma música forte quefala da essência do surf.

Nesta sexta-feira, hoje, dia 27 de setembro, a banda fará um show no Café Peregrino, lançandomúsicas inéditas e alguns covers também. A banda ainda trabalha para em breve lançar seu EP. Paracontratar a Sintonia Nativa para sua festa basta ligar (51) 97842205 ou pelo [email protected] | Página da banda: facebook.com/bandasintonianativa | Ouçam as músicasem: soundcloud.com/sintonianativa

O reggae da banda Sintonia Nativa

Dia 4 temCafé Ortiz

Maninho, Estela e Carmen

Page 6: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 6Viamão 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FUTSAL

Acontece neste domingo apenúltima rodada da 1ª faseda 2ª Super Copa Bicos Bike

No último domingo, dia 22 de setembro, aconteceu a 12º rodada da 2ª Super Copa Bicos Bike de Futsal, realiza-da no Ginásio do Guido, no Centro de Viamão. A competição organizada pelo conhecido Cacau e pelo Alemão doGinásio do Guido, iniciou com 14 equipes na disputa, e hoje, restam 11. Os times do Bayern, Cruzeiro e Estudiantes,foram desclassificados por apresentarem 2 Wo's cada.

12ª RODADA - Na 12ª aconteceram 4 partidas. O Inova fez 5 a 3 no Ipê. No segundo duelo o Cruz Azul venceuo Nova geração também por 5 a 3. Es te foi o mesmo placar da vitória do River frente ao SAF no terceiro jogo. Naúltima partida da noite, o SER Pork's venceu apertado o Absolut por 6 a 5.

REGULAMENTO - A Super CopaBicos Bike tem o seguinte regulamento: naprimeira fase as equipes jogam todas contratodas em turno único. Os 8 primeiros classi-ficados passam para a segunda fase. O pri-meiro colocado pega o oitavo. O segundojoga com o sétimo. O terceiro pega o sextoe o quarto duela com o quinto, todas empartidas de ida e volta.

Os times que ficarem entre os 4 primei-ros classificados, têm a mesma vantagem queo regulamento da Liga Nacional de Futsalapresenta. Pode vencer um jogo e perder osegundo por exemplo. Neste confronto der-radeiro, acontece uma prorrogação de 10minutos, 5 para cada lado, e o time com avantagem, pode empatar nesta prorrogação,que fica com a vaga.

13ª RODADA A ÚLTIMA DA 1ªFASE - Neste domingo, dia 29 de setem-bro, acontece a última rodada da primeirafase da competição. Serão disputados 4partidas. Na primeira, com início previsto para às 18h45min ( com 15min de tolerância) o Inova pega o Cruz Azul.Logo após se enfrentam Nova Geração contra o SAF, Absolut contra o Papão B e finalizando a primeira fase duelamKylms e Napoli. A primeira rodada da segunda fase, que será disputada no estilo mata mata, será disputada nodomingo, dia 13 de outubro.

CLASSIFICAÇÃO - O Papão B 28 | Ipê 27 | Inova 25 | Napoli 24 | Absolut 23 | Kylms 22 (FOTO) | Cruz Azul20 | Nova Geração 19 | River 18 | SER Pork's 17 | SAF 12.

GOLEADORES - A artilharia da 2ª Super Copa Biko's Bike tem Vinicius Paré com 24 gols marcados. RogerVieira do Cruz Azul e Maiquel Silveira do Ipê balançaram as redes adversárias 23 vezes cada um. Leandro do Napolie Felipe Escobar do Papão B marcaram 19 vezes cada.

CAMPEONATO FEMININO - O Alemão, coordenador do Ginásio do Guido, informa que estão abertas asinscrições para o 1º Campeonato de Futsal Feminino do Ginásio do Guido.

SÉIRE OURO DO GINÁSIO DO GUIDO - Também estão abertas as inscrições para a Série Ouro doGinásio do Guido 2013. O Alemão já avisou que são apenas 10 vagas para as equipes viamonenses

Informações podem ser adquiridas na copa do Ginásio do Guido ou pelo telefone (51) 3046-6005.

Competição de futsal é disputada nas noites de domingo, no Ginásio do Guido,no Centro de Viamão, com atualmente 11 equipe na disputa . . .

A equipe feminina do Papão Futsal, trei-nada pelo presidente do Clube RodrigoPox, ficou na terceira colocação da 1ª Gol-Pro Futsal, realizada no último domingo(22) no ginásio do Sesc, na Capital Gaú-cha.

O time viamonense contou com muitasuperação para chegar nesta colocação,na competição que contou com 8 equipes.

Em menos de um ano de formação, oPapão Feminino já conta com 3 canecosno armário.

Em outubro a equipe disputará o Mu-nicipal de Cachoeirinha e a Copa Viclenn.

>> COMPETIÇÃO

Papão Femininofica em 3ª no 1ªGol-Pro Futsal

Estrela seguetreinando

semanalmente

>> FUTSAL

A equipe do EstrelaFutebol e Amigo, do téc-nico e presidente VilsonRoberto, o Cabeça, seguetreinando semanalmente,visando campeonatos deViamão e de fora da cida-de.

A equipe deverá parti-cipar do Campeonato daAFUVI, que será realiza-do no Centro Municipal

de Cultura e Esporte Dr. Carlos Pinto Mennet.�O grupo está fechado com os jogadores que

entraram no começo do ano e mais alguns queentraram logo após o a Série Ouro do Krahe�,explica Cabeça.

Page 7: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 7Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> EMPRESARIADO

SABEDORIA DO

GAMERPor Jonas Medeiros

[email protected]

Os jogos e seus criadoresVocês sabem como funciona a criação de um jogo? Daonde surgem aquelas

histórias malucas que muitos jogos de RPG tem? Ou os gráficos, cenário e mons-tros? Já parou pra pensar daonde sai todos esses detalhes?

Quando se cria um jogo, não é uma coisa assim "Vamos fazer um jogo!" e ojogo é criado. Para se criar um jogo há diversas funções dentro de uma empresa,e eu vou falar pra vocês cada uma dessas funções, pela ordem certa.

De início, precisamos ter o historiador, o que conta a história de como vaiser o jogo. Ele imagina todo o cenário, personagens, história, tudo que vai ser feitodurante o jogo, é ele quem vai decidir. Sem o historiador, realmente não existejogo.

Logo após temos o desenhista, o que desenha o cenário que o historiadorimaginou. O historiador e o desenhista tem que trabalhar em conjunto para poderser feito a devida criação.

Passando por esses dois departamentos, a história e os desenhos tem de serpassados para o designer gráfico, que cria todos os movimentos e a gameplay queum jogo tem. Dependendo da empresa, há mais de um designer gráfico, paradiminuir o tempo para fazer o produto final.

Feito os movimentos, o jogo está quase pronto, faltam alguns detalhes. Oque agora? É claro! O som. São contratados músicos a maioria das vezes para secriar uma trilha sonora épica, ou simplesmente compram os direitos autorais deuma música e põem no jogo, juntamente com a música, é posto a ambientação, osom ambiente. Na parte do som, ainda existem os dubladores. Eles que dão vida àvoz do jogador. Dependendo do tamanho do jogo feito, ele pode ser mais de-morado para ser produzido, tem jogos que levam quase dois anos para o produtofinal ser feito, a maioria das vezes pode ser tática de marketing, para dar aquelemistério de como o jogo pode ser feito, assim uma gameplay pode ser "vazada" nainternet, ou um trailer é criado para mostrar uma parte divertida do jogo, assim aspessoas ficam meses e meses aguardando o lançamento do jogo, arranjando mes-mo até sua pré - venda e falando em pré - venda, já está disponível nas lojas umjogo que eu tinha comentado aqui no jornal.

Dois dias atrás foi lançado à venda, o GTA V. Há edições atrás, eu haviacomentado sobre a gameplay no site da Rockstar. Chega de aguardar gameplaysou trailers adicionais, e vamos comprar o jogo! Na pré - venda, o jogo foi umsucesso. Filas lotadas por todas as lojas de games do mundo, quase batendo recor-des de vendas. Realmente Grand Theft Auto, é um jogo de grande nome e deve servendido como tal. Eu admito pra vocês que ainda não comprei o meu, mas acom-panhei algumas gameplays pela internet, e afirmo que o jogo está muito bom, tudoaquilo que eu disse sobre o jogo meses atrás, é verídico. Os gráficos estão muitobons e o que fizeram com o realismo do jogo está realmente incrível. É claro quequeriam que as batidas de carro fossem reais, mas nem tudo é possível em umaengine não?

Enfim, grandes jogos são feitos por grandes profissionais de grandes em-presas, como a Rockstar do Grand Theft Auto 5, que já está nas lojas disponível àvenda. Eu já estou indo comprar o meu, aproveitem e não percam a chance dejogar um grande jogo. Forte Abraço e continuem lendo nosso jornal!

Acontece no dia 31 de outubro, às 19h, no Restaurante Mesa e Sobremesa,no Centro de Viamão, a 1ª Rodada de Negócios. A Rodada de Negócios foiconcebida para ser um instrumento de estímulo e fomentação de negócios, vindoa atender uma necessidade de integração empresarial entre os diversos segmen-tos da indústria, comércio e serviços de nossa região, promovendo o encontro de50 empresas, entre elas, compradoras e fornecedoras, incentivando a criação degrandes parcerias de negócios.

Além de estimular a parceria entre os viamonenses, a Rodada de Negócios iráfacilitar a aproximação e o intercâmbio comercial e tec-nológico entre empresas, despertará o interesse comer-cial comum, criará um ambiente saudável para os negóci-os, possibilitará o acesso a novos mercados gerando cadavez mais compras em Viamão.

Primeiro patrocinador: Visual AcabamentosCONFIRMADO PARA OUTUBRO CURSO

GRATUITO �SEGURANÇA DE ALIMENTOS NACDL VIAMÃO - Com o objetivo de qualificar o seg-mento gastronômico da cidade, a CDL Viamão abre asportas para os cursos do Sindicato de Hotelaria e Gas-tronomia de Porto Alegre, SINDPOA, trazendo cursosda área para a região.

Em outubro, acontecerá o curso gratuito "Segurançade alimentos" com o intuito de qualificar os manipulado-res de alimentos através das Boas Práticas de Fabrica-ção de Alimentos em conformidade com a legislação sa-nitária.

Data: de 14 a 15 de outubro de 2013Horário: Das 14h às 18hInstrutor: Juliana CanozziEntrada: GRATUITAConfira o conteúdo e inscreva-se através do site

www.cdlviamao.com.brFonte: Marketing CDL Viamão.

1ª Rodada de Negócios deViamão tem data marcada

Page 8: Sexta 27 09 2013
Page 9: Sexta 27 09 2013
Page 10: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 10Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

Empresa Viamão

entrega 11 novos

ônibus para

os usuários

>> TRANSPORTES

No dia 12 de setembro, a Empresa Viamãorealizou a entrega de seis novos ônibus para oatendimento das linhas municipais.

Já no dia 25 do mesmo mês, houve a entregade 5 novos ônibus para a comunidade de Itapuã. Os novos veículos substituem 80% frota da empresaTransportes Coletivos Itapuã Ltda.

A empresa está há dois anos sob nova administração, a qual vem implantando melhorias contínuasao longo deste período.

Visite:

www.JORNALSEXTA.com.br

>> ANIMAIS

Encerrando o calendário de ações comemorativas aos 272 anos de Viamão, o prefeito Valdir Bonatto entre-gou à secretária da saúde Sandra Sperotto a chave da Unidadede Atenção aos Animais. Na solenidade, no final da tarde dequinta-feira, 19, o coordenador das políticas de atenção aosanimais, o ex vice governador do Estado, vice de Antonio Britto,Vicente Bogo, destacou o voluntariado neste serviço,

�Considero o voluntariado talvez seja o elemento mais im-portante para que se possa resolver mais rapidamente os pro-blemas mais graves e com o tempo resolver integralmenteestas questões�, relatou.

Já o prefeito Valdir Bonatto ressaltou o compromisso comas questões ambientais do município, �cuidar dos animais écuidar da saúde pública e do meio ambiente, e para isso esta-mos fazendo a entrega desta unidade, que na próxima semanajá deverá estar em funcionamento� completou.

A lei de atenção aos animais está em análise na Câmara de Vereadores, e até a próxima semana uma comis-são será nomeada pelo executivo municipal para fazer a gestão do assunto.

Page 11: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 11Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro Octacílio

Seu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

COBRANÇA >> O condomínio Country Clube, em Águas Claras, está fazendo um grande esforço para colocar a casa em ordem, fechar acordos com os condôminos devedores que querem pagar,e encaminhar à cobrança judicial os que não querem. Mas já recebemos aqui no Sexta reclamações sobre a advogada contratada para isso. Não sobre sua competência profissional, e sim, sobre suaeducação... ou a falta dela. São relatos do arco da velha, com direito a insensibilidade, e um discurso "terrorista" que se aproveita da falta de conhecimento das pessoas. "Vou te tirar o carro e leiloara casa", é a frase mais gentil que nos foi passada. Essa e outras gentilezas do tipo, ditas a moradores que devem três, quatro mil reais. Uns papinhos que "colam" para quem não sabe como é complicadauma ação de cobrança, ainda mais em cima de gente pobre. E pior: de gente pobre que tenta parcelar, tem a proposta rejeitada e ainda escuta absurdos assim. Resultado: vai mover ações contra essagente, só para ver um longo parcelamento "caneteado" lá pela juíza.

E se o partido da Marina Silva, a RedeSustentabilidade, não sair do papel ?

PERGUNTINHA >> Numacidade do interior de Rôndonia,todo empresário que se elege ouassume uma teta no governo da ci-dade, passa suas empresas e es-

critórios para os sócios, filhos ouesposa. Ele fica sem ben nenhum.

Alguém sabe me responder o mo-tivo por que isso acontece???

VAVÁ E DEDÉ NEGADORES DE CONTA >> Primeiro foi o atraso nos pagamentos dos servido-res das terceirizados. Bem que avisamos, que quando assumissem a Prefeitura, a dupla dinâmica Vavá eDedé, deveriam ter limpado a prefeitura de petistas. Pois bem, um desses petistas que continuou lotadocom cargo importante na Secretaria da Fazenda, me confidenciou quea Prefeitura Municipal estaria devendo 9 meses de serviços prestadosjunto a Secretaria da Saúde, teria também mais três meses referente aorecolhimento do lixo para a mesma empresa.

Somado a isso, haveria uma fatura aberta no valor de R$1.000.000,00 ( 1 milhão de reais) do tempo do prefeito Alex (PT), noano de 2012, que a atual administração estaria se negando a pagar.

A empresa em questão tem a receber da Prefeitura, algo em tornode R$ 3.000.000,00. (3 milhões de reais)

Acho interessante que casualmente a prefeitura cobra um bom serviço do recolhimento do lixo, mas nãopaga, e por isso quem sofre é a comunidade. Como exigir da empresa que preste o serviço de recolhimentouma qualidade no serviço, se a mesma não recebe. No que se refere a dívida do ano de 2012, Bonatto nãopaga, primeiro porque era do Alex e depois porque quer que a empresa comprove o serviço cobrado.Semana que vem o tal funcionário ficou de apresentar, inclusive, o número dos empenhos que comprovamque o serviço foi feito, a prefeitura recebeu as notas fiscais do serviço e emitiram o empenho, sendo assim,porque não pagam. Talvez esteja aí o motivo de a cidade estar tão suja, Além de incompetentes os adminis-tradores da cidade transformarão a cidade em terra de negadores de conta?

Eu fui o primeiro a falar e a numerar quem poderia ir para o novo partido da ex senadora Marina Silva,a Rede Sustentabilidade, aqui em Viamão. Escrevi neste espaço há mais de 2 meses. Maso problema é que o partido ainda não conseguiu o seu registro no Tribunal SuperiorEleitoral (TSE).

A questão que fica é: se as pessoas que estão acertando a criação da sigla na cidade,alguns até vereadores por aqui, e outros políticos da cidade, não conseguirem o registro.

O que os seus partidos farão?Tenho informações de que quase todos os presidentes das siglas que tem gente tentando mudar de lado

entrarão na justiça, por infidelidade partidária, requerendo os mandatos dos envolvidos. E agora ?!?!?

RUSSINHO >>Um dos políticos maissérios de nossa cida-de, o vereador eleito ehoje secretário deObras Valdir Jorge Eli-as, o popular Russinho,fez aniversário esta se-amana.

Os seus colegasprepararam uma festi-nha surpresa, mostran-do o quanto ele é querido no trabalho.

Deixo aqui meus parabéns para ele e a certezade que se a política fosse feita com pessoas comoo Russinho, tudo seria melhor no mundo.

O meu grande amigo, e até então �PetistaFanático� Jarbas Canabarro(FOTO) é o novo presidente doPartido Verde de Viamão.

Quem diria, um dos maioresdefensores (principalmente nasredes sociais) dos governos doPT, agora é automaticamentebase aliada do governo tucano,de Valdir Bonatto (PSDB) em Viamão. O mundodá voltas mesmo.

Sorte ao amigo JC.

JC é o novopresidente doPV de Viamão

Conhecido fotógrafo deViamão, Danilo Ferraz, éproibido de fotografar o

desfile de 20 de setembropela prefeitura

Veja que triste o e-mail que o meu amigo DaniloFerraz, o fotógrafo das misses, me enviou.

Segue o texto na íntegra:�Dia 20 de setembro, fui ao Desfile Farroupilha

no Centro de Viamão, como faço sempre. Fui para láfotografar este evento, pois sou fotógrafo autônomosem nenhuma teta no governo municipal.

Após alguns minutos,tive que sair para ir ao ba-nheiro, quando voltei, paraminha surpresa, fui impedi-do de entrar na avenida porum Guarda Municipal, cha-mado Ivan. Na terça-feiraliguei para o secretário deCultura e Esporte, ClaroMotta, que me disse que nãofoi ordem dele. Na quarta-feira, liguei para o chefe da

Guarda Municipal , o senhor Getúlio, e ele me disseo seguinte: �quem deu a ordem para eu sair foi deum assessor do Secretário Mota, chamado Lean-dro.

Será que tem haver com uma empresa do ramofotográfico ou será ditadura que voltou? Com a pa-lavra o prefeito Valdir Bonatto, no qual eu votei etenho nele muito respeito.

Obrigado! | Assinado: Danilo Ferraz�.

GUGU STREIT (PTB) CANDIDATO A VICE GOVER-NADO DE TARSO GENRO >> O conhecido radialista daRádio Farroupilha Gugu Streit (PTB), morador do Cantegril,e pai do vereador viamonense Guguzinho Streit, deverá sero candidato a vice de Tarso Genro nas eleições de 2014.Streit não queria muito, mas o partido colocou a faca no seupescoço. Parece que não terá como escapar.

Page 12: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 12Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

�RETRATOS� DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

BATIZADO>> O retra-to mostra o batizado daFernanda Veiga, na IgrejaMatriz de Viamão, no finalda década de 70. Apare-cem na foto: Sylvia; Regi-na; Liege; Maria Pia; JoséPinto Gutterres; Nelmo eFernanda.

CASAMENTO >> Nídia Gutterres e JoséLuiz Vieira recebem os convidados para afesta de casamento do casal na década de80. Não conseguimos identificar a todos,apenas o Nando e a Sylvia à frente na foto.

Page 13: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 13Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

AMelhor

Abertosábado

Tamoio estreia dia 20 emcasa, contra o Cometa

>> FUTEBOL AMADOR | GAUCHÃO DE VÁRZEA

Congresso técnico aconteceu na última segunda-feira. Índioviamonense é o único time da Região Metropolitana na competição

Na tarde da última segunda-feira, no Auditório da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, foirealizado o Congresso Técnico da Segunda fase do Gauchão de Varzea, promovido pela Fundação de Es-porte e Lazer do RioGrande do Sul (Funder-gs), onde o Tamoio Fu-tebol Clube representanão só Viamão (como ocampeão da Copa Pau-lo Roberto, realizada noprimeir semestre na ci-dade), mas também aregião Metropolitana,pois é o único classifica-do da região entre as 32equipes da competiçãoEstadual.

Com o sorteio, o ovelho índio viamonense ficou na chave juntamente com equipes tradicionais do futebol amador do Rio Grandedo Sul, como a equipe do Cometa da cidade de Portão e o Concórdia, de Nova Hartz.

A estréia é contra o Cometa no Estádio Edgar Leitão Teixa, o Campo do Tamoio, aqui em Viamão, dia 20de outubro, ás 16 horas.

O segundo compromisso do time do técnico Tadeu Barreto poderá ser dia 27 de outubro ou 3 de novem-bro, em Nova Hartz, contra o Concórdia, dependendo do resultado da primeira partida, pois o carnê dacompetição é dirigido.

! EM BREVE !

CAMINHADA PELA PAZ NO TRÂNSITO >> Aconteceu nesta quinta-feira, 26, o Dia pela Paz noTrânsito. Com o tema �Educando para o trânsito e para a vida, as atividades iniciaram com a Caminhada pelaPaz no Trânsito, histórica na cidade, e contou com a participação de alunos de escolas do município, coman-dados pela banda da Escola Estadual Setembrina. No percurso, da entrada do centro até a frente da IgrejaMatriz, voluntários distribuíram panfletos informativos e material educativo.

Em frente à Igreja uma mini cidade estava á disposição das crianças, onde agentes da Brigada Militarpassavam noções de convivência no trânsito, do res-peito à sinalização ao uso correto de bicicletas nas ruasdas cidades.

Além da caminhada, fizeram parte do Dia pela pazno Trânsito a apresentação de uma peça de teatro, pa-lestras com agentes de trânsito da SMTT e também doPROERD - Programa Educacional de Resistência àsDrogas e à Violência. Forma montados brinquedos edistribuidos algodão doce e pipoca para a criançada.Foram apoiadores da ação, DETRAN/RS, Ong�s TeLiga na Vida e Vida Urgente, CORSAN e EmpresaViamão.

Acompanharam as atividades também o comandan-te do 18º BPM, Tenente Coronel Marcelo Giusti, comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Viamão, 1ºSargento Sérgio Ribas, o presidente da OAB Viamão, Nilson Pinto da Silva e o presidente do CDL Viamão,Maurício Carravetta.

Page 14: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 14Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

�SUCULENTOMOCOTÓ�, o

melhor da cidade ! ! !Apenas comingredientes

selecionados . . .(51) 9972-4488 e(51) 3493-7080

c/ Clóvis ou Néca

Visite:www.jornalsexta.com.brGuguzinho Streit apoia Programa

Mais Médicos para Viamão

>> CÂMARA DE VEREADORES

A saúde de Viamão foi pauta da Audiência Pública realizada quarta-feira, 25/09, na Câmara Municipal. Durante oevento foram discutidos os planos de atuação para que haja maior acesso à saúde. Segundo os vereadores, a garantiado atendimento 24 horas na região deve ser considerada como prioridade pelos órgãos responsáveis da cidade. Alémdisso, questões como a revaloriza-ção dos locais de atendimento temque sair do papel.

A possível criação do HospitalRegional, na divisa com Alvorada,chamou a atenção. Os vereadoresqueriam o compromisso da secre-tária da saúde, Sandra Sperotto, deque a população viamonense teriacondições de usufruir desta novainfraestrutura médica. Com isso,foi proposto o Projeto Viamama quevisa auxiliar as mulheres com cân-cer de mama no município.

O vereador Guguzinho Streit(PTB) acompanhou o debate coma secretária e destacou o apoio detodos os vereadores para com oPrograma do Governo Federal, MaisMédicos. �Os cidadãos estão so-frendo com os poucos médicos na região, assim a vinda dos estrangeiros preencherá as necessidades mais urgen-tes�, salientou Guguzinho. Lembrando que os médicos farão somente atendimento padrão familiar, sem possibilidadede realizar operações. Segundo a secretária, o Hospital de Viamão tem vagas para médicos, porém não existe aprocura por elas.

No ultimo encontra na terça-feira, 17/09, durante Sessão da Câmara Municipal, Sandra Sperotto ouviu as princi-pais reivindicações da comunidade trazidas pelos vereadores de Viamão. Entre elas, Hospital Municipal em Itapuã,mais Posto de Atendimento (PA), assim como, a falta de médico na cidade.

Texto e Foto: Gustavo Fagundes.

PREFEITURA DOA TERRENO AO JUDICIÁRIO >> Na manhã da última terça-feira, 24, o prefeitoValdir Bonatto assinou documentos para doação de um terreno depropriedade do município para o Ministério do Planejamento, Orça-mento e Gestão - Superintendência do Patrimônio da União no RioGrande do Sul, para construção do prédio da Vara do Trabalho nacidade. O terreno, com 8.800m², está localizado junto ao Pólo Indus-trial do Cocão, entre a estrada Caminho do Meio e a avenida Frede-rico Dihl. Estavam presentes no ato o diretor-geral do tribunal Regi-onal do Trabalho da 4ª Região, Luiz Fernando Celestino, o presidenteda OAB Viamão, Nilson Pinto, e o procurador geral do município, Jair Mesquita.

>> DOAÇÃO

Vereador viamonense do PTB acompanhou o debate com a secretária e destacou o apoio detodos os vereadores para com o Programa do Governo Federal, Mais Médicos

Edital de Convocação Assembléia Geral Extraordinária

O coordenador administrativo da Cooperativa dos trabalhadores do Capão do Leão LTDA- COOTCALinscrição CNPJ:10382546/0001-08,com sede provisória Avenida Santa Rita nº 330 no municipio de Nova

Santa Rita, convoca todos os sócios e cooperados em dia com a Cooperativa dos Trabalhadores do Capão doLeão LTDA conforme art. 17 do Estatuto Social para comparecerem a Assembléia Geral Extraordinária a

realizar-se no dia 14 de outubro do ano de 2013, no auditório da empresa brasileira de correios e telégrafos ,situado na Rua:Siqueira campos nº 1100 � POA � RS conforme art. 19 do Estatuto Social, o quorum deinstalação será o seguinte: em primeira convocação, ás 18 horas com 2/3 dos associados, em segunda

chamada, ás 19 horas com a presença de metade mais um dos associados, e em terceira e última chamada ás20 horas, com a presença de 10 associados em dia com a cooperativa, conforme art. do Estatuto Social,

tendo a seguinte ordem do dia: Pauta da AGE:

1. Mudança da área de ação e abrangência; 2. Alteração da composição do Conselho Administrativo;

3. Alteração do Capital Social; 4. Alteração da taxa de manutenção e inscrição; 5. Outros assuntos de interesse dos associados.

Nova Santa Rita , 27 de setembro de 2013.

Tiago Almeida romano dos Santos Coordenador Administrativo

Page 15: Sexta 27 09 2013

PÁGINA 15Viamão - 27 de Setembro de 2013 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

�DUBAR�

Seleção >> inexplicável a convocação ontem deAlexandre Pato pelo Felipão para os amistosos deSeleção Brasileira.

Isso sim é que é ter lobby e um bom empresário.Deveria ter convocado o Walter, bem como o atualmelhor meia brasileiro, Everton Ribeiro do Cruzeiro.

Copa do Brasil >> roubar o Corinthians não épara qualquer um. Depois do impedimento mal assi-nalado e do pênalti sonegado, o Grêmio trás para oChiqueiro de Aluguel a decisão da vaga às semifinais.Enquanto isso, ontem jogaram Inter e Furacão. O re-sultado? Não me atrevo a fazer nenhum prognóstico.

Campeonato Brasileiro >> levantamento damídia paulista dos 10 piores jogos do Brasileirão, 7são jogos envolvendo o Grêmio.

No último jogo contra o Vitória foram mais de 100passes errados. Acrescento como pior jogo da Copado Brasil Grêmio e Corinthians, com mais de 40 faltase só meia hora de bola rolando.

Brasileirão >> levantamento do portal UOL con-sidera o Corinthians o time mais beneficiado pela ar-bitragem neste campeonato. Nenhuma novidade. E omais prejudicado?

O Sport Club Internacional! Um clube sem dire-ção.

Treinador >> Renato Portaluppi não é bom trei-nador. Diz em suas entrevistas só valorizar a "entre-ga" do seu grupo de jogadores. Deveria treinar o timedos Correios ou de motoboys.

Inter >> em uma mesa de bar com 6 amigos co-lorados, tivemos 6 explicações sobre a atual campa-nha do Internacional. Se não tem explicação, explica-do está.

Mas para mim a direção colorada (Luiggi, Soutode Moura) é responsável.

O somatório de sua gestão (reformado Beira-Rio,dirigentes neófitos, venda de Oscar, Moledo e Fred, aequivocada contratação do Alex, os anúncios fajutosde Saviola e Nilmar, e muito mais...) aliada à falta delegitimidade de sua eleição quando não passou pelocrivo da torcida me levam a desejar um novo grupodirigente a frente do Internacional.

Coligay >> com a falta de golsda dupla de perebas Kleber e Bar-cos e a necessidade de se encoxa-rem na avalanche, a torcida maisgay do Brasil promete a partir deagora comemorar com a avalan-che até gol do adversário.

Social >> aniversaria hoje omeu amigo Adilson Cerutti Pinhei-ro (na foto ao lado como Chulé), o Peixe.

E amanhã (28) tam-bém faz aniversário omeu amigo AmaroCurtis Mércio PereiraJúnior.

Um grande abraçoaos dois colorados!

(51) 9192-0744

DUNGA BURRO>> A batata tá queiman-do na mão do Dunga Burro. O truculento téc-nico do querido co-irmão ganha R$ 600 milreais mensais só para fazer fiasco como o jogocontra a Portuguesa. Acho que está na hora dedispensar o Dunga e trazer o Celso Roth.

BOM RESULTADO >> O Grêmio empa-tou em 0 a 0 com o Corinthians nesta quarta-feira, em jogo de ida das quartas de final daCopa do Brasil. O placar igual que leva deci-são para Porto Alegre foi comemorado pelosatletas do time gaúcho, que enalteceram a in-teligência de não se expor fora de casa.

"São duas equipes fortes na marcação. Ojogo foi muito assim, poucos lances de gol,mas são dois jogos, não adiantaria sair para oataque e levar gols. Levamos para Porto Ale-gre uma vantagem ainda maior do que tínha-mos contra o Santos. Para o Santos perdemoso jogo de ida e revertemos em casa", lembrouKleber Gladiador.

ELEIÇÃO NO IMORTAL >> A única coi-sa que une os 1,2 mil candidatos a uma vagano Conselho Deliberativo do Grêmio é o timeque torcem. A eleição histórica marcada parao próximo sábado, na Arena, mostra mais doque a intenção de muitos de participar da vidapolítica do clube. Mas o racha evidente pelaformação de sete chapas.

São 180 nomes que serão renovados noConselho Deliberativo (150 conselheiros e 30suplentes). Cabe ao eleito, votar no primeiroturno das eleições presidenciais, tomar ciên-cia de decisões importantes do clube, apreci-ar gastos, opinar sobre questões internas e,acima de tudo, ser considerado ilustre repre-sentante dos demais torcedores.

São aproximadamente 6,6 candidatos porvaga. Entrar no Conselho Deliberativo do Grê-mio é tão difícil quanto um concurso públicoou vestibular. Mesmo que em vez de prova aaprovação ocorra com propostas através devotação. A partir das 10h de sábado, sócios hámais de dois anos, com pagamentos em dia emaiores de 16 anos poderão optar por um dossete grupos que apresentam candidatos e su-plentes para os postos no CD.

Dos quase 40 mil aptos a voto, são espera-dos ao menos 10 mil, e mais 5 mil votos namodalidade por correspondência, destinada agremistas espalhados pelo país.

Padaria e ConfeitariaFröhlich completa 20 anos

>> QUALIDADE E BOM ATENDIMENTO

A Padaria e Confeitaria Fröhlich começou suas atividades em07 de setembro de 1993, com apenas 3 funcionários, passou pelosdesafios que qualquer novo negócio passa, incertezas, falta depessoal, horas sem dormir, todos superados com dedicação e von-tade de realizar um sonho,

Nesse ano completa 20 anos, tempo esse dedicado a qualidadee a satisfação de seus clientes.

Atenta aos progra-mas de aprimoramentocomo PROPAN, PGQP,BFP está sempre se re-ciclando e trazendo oque há melhor para.

Hoje a �famíliaFröhlich� é formada por32 profissionais quetem um único objetivo:superar as expectativas,satisfazer clientes, par-ceiros e fornecedoresoferecendo os melhoresprodutos e serviços do mercado.

Promove integrações entre seus colaboradores, onde esses tempapel fundamental com surgimento de idéias e melhorias. A Fröhli-ch não deixou passar o mundo o virtual, onde seu perfil no face-book e site são diáriamente visitados por clientes na busca porprodutos com ótima qualidade e sabor.

Toda a sexta feira oferece um festival, onde um produto ou umtema é escolhido pelos colaboradores e é oferecido a público comtoques especiais, hoje por exemplo terá o Festival 100 onde teráprodutos SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE E PRODUTOS DIET.

Para o mes de Outubro uma grande campanha para as criançasestá sendo preparada, com muita alegria e suspresa para a criança-da e seus pais.

E a família cresceu, hoje um novo empreendimento surgiu, aPrícipe e as Princesas Moda Bebê e Infantil que busca trazer a seusclientes o mesmo conceito de bem atender e de qualidade.

Page 16: Sexta 27 09 2013

Jornal Sexta | Edição 130| Sexta-Feira,27 de Setembro de 2013 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.brwww.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

(51) 3493-0083(51) 9797-4118