Sexta 29 08 2014

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 5 | Edição 163 | Sexta, 29 de Agosto de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul www.reidoespetao.com.br >> POLÊMICA DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES DE VIAMÃO Presidente da Câmara Eraldo Roggia: “A lei obriga e ser contra é pura demagogia” Presidente Eraldo Roggia (PTB) criticou postura de alguns vereadores que se posicionaram contra a correção, que por força de lei, deve ser incluída nos vencimentos dos parlamentares viamonenses . . . O presidente do Legislativo, vereador Eraldo Roggia (PTB), rebateu na sessão da última quinta- feira (21) as críticas ao projeto de lei que prevê a correção da inflação nos vencimentos dos vereado- res viamonenses que acabou arquivado, depois de longa discussão. Segundo o vereador, não se trata de ser contra ou a favor do aumento, mas do cumprimento do que determina a legislação aprova- da em 2012, que aponta a correção automática dos salários, que deve atualizar a inflação dos últimos doze meses. “A lei que foi aprovada em 2012 determina essa correção, anualmente, como forma de recuperar a inflação do período anterior. Não fui eu que inventei esse dispositivo. Como presidente devo apenas cumprir e fazer cumprir a legislação municipal. Se assim não fizer, posso ser apontado pelo Tribunal de Contas”, se defende Eraldo PÁGINA 3 Presidente Eraldo >> “Se assim não fizer, posso ser apontado pelo Tribunal de Contas”

description

Edição com aumento do salarios dos vereadores.

Transcript of Sexta 29 08 2014

Page 1: Sexta 29 08 2014

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00Jornal Sexta | Ano 5 | Edição 163 | Sexta, 29 de Agosto de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

www.reidoespetao.com.br

>> POLÊMICA DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES DE VIAMÃO

Presidente da Câmara EraldoRoggia: “A lei obriga e ser contra

é pura demagogia”Presidente Eraldo Roggia (PTB) criticou postura de alguns vereadores que seposicionaram contra a correção, que por força de lei, deve ser incluída nos

vencimentos dos parlamentares viamonenses . . .

O presidente do Legislativo, vereador Eraldo

Roggia (PTB), rebateu na sessão da última quinta-

feira (21) as críticas ao projeto de lei que prevê a

correção da inflação nos vencimentos dos vereado-

res viamonenses que acabou arquivado, depois de

longa discussão. Segundo o vereador, não se trata

de ser contra ou a favor do aumento, mas do

cumprimento do que determina a legislação aprova-

da em 2012, que aponta a correção automática dos

salários, que deve atualizar a inflação dos últimos

doze meses.

“A lei que foi aprovada em 2012 determina essa

correção, anualmente, como forma de recuperar a

inflação do período anterior. Não fui eu que inventei

esse dispositivo. Como presidente devo apenas

cumprir e fazer cumprir a legislação municipal. Se

assim não fizer, posso ser apontado pelo Tribunal de

Contas”, se defende Eraldo

PÁGINA 3Presidente Eraldo >> “Se assim não fizer, posso

ser apontado pelo Tribunal de Contas”

Page 2: Sexta 29 08 2014

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

Jornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 mil

exemplares

Diagramação

Eletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe de

Reportagem:

Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)

(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 29 de Agosto 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Ano eleitoral é sempre este imenso cir-co de bizarrices, lutadores, artistas, cele-bridades e ilusionistas, todos pedindo voto.Para o eleitor comum, são todos iguais,diferenciando-se apenas pelo tamanho doorçamento de campanha.

Mas observando de perto e com alguminteresse, percebemos que a pergunta cor-reta a fazer é: por quê o sujeito está con-correndo?

São vários tipos de candidatos. Os prin-cipais:

O PUXA-VOTO - é aquele sujeito co-nhecido e forte, que concorre já sabendoque será eleito.

A escolha do cargo para o qual concor-rerá depende da necessidade do partido dereforçar-se em uma frente ou outra, por-que o sujeito é cadeira certa.

CANDIDATO DE NICHO - é o presi-dente de sindicato, o líder de associação,alguém ligado a um grupo e que o repre-senta. O candidato dos taxistas, o dos índi-os da tribo tal, o dos brigadianos...

CANDIDATO DE PARTIDO - são su-jeitos que não são fenômenos de voto, nemoradores brilhantes, mas são intelectuaisorgânicos de seus partidos.

Suas candidaturas ganham força maispelo apoio da base, que o admira, do quepor seus dotes de puxa-voto.

CANDIDATO DE SI MESMO - é aque-le sujeito que aproveita a falta de nomes deum partido meio fraco de nominata, e selança.

Não tem uma base de apoio, nem repre-senta nada, a não ser a própria vontade deaparecer e fazer barulho.

E POR FIM, O CANDIDATO CAN-DIDATO... a emprego - É aquele sujeitoque concorre a Deputado, sem chance al-guma, apenas porque acha que a coligaçãotem chances de ganhar o governo.

E todo mundo sabe que candidatos quecontribuíram no esforço coletivo são osprimeiros a serem "enxergados".

OS VÁRIOSTIPOS DE

CANDIDATOS

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Padaria, Confeitaria e Minimercado Bianchi

>> EMPRESARIADO

Porque você merece osucesso? Café com Associados

da CDL ViamãoO Café com Associados visa unir empresários viamonenses através da troca

de cartões durante um delicioso café da manhã promovido pela CDL Viamão.Este evento é mensal, gratuito e acontece sempre nas primeiras terças-feiras domês, trazendo a cada edição, um tema diferente ao empresário que busca desen-volvimento de seu negócio.

A CDL convida para o próximo Café que acontecerá em setembro, trazendo otema "Caminhos para o sucesso" com o Coach Jader Denicol do Amaral daCereus Desenvolvimento Humano. O encontro será uma palestra interativa sobreos estados possibilitadores da motivação, foco e resultados e o ciclo do sucesso.

Confirme presença: Dia 02/09 o às 8h30min o na CDL Viamão o GratuitoMaiores informações: (51) 3434.2020 o [email protected]: facebook.com/cdlviamaors

Page 3: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 3Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajude a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.CONTATO: [email protected]

Fones: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA>> SALÁRIO DOS VEREADORES

O presidente do Legislativo, vereador Eraldo Roggia do PTB (FOTO), rebateu na sessão da última quinta-feira (21) as críticas ao projeto de lei que prevê a correção da inflação nos vencimentos dos vereadores viamo-nenses que acabou arquivado, depois de longa discussão. Segundo o vereador, não se trata de ser contra ou afavor do aumento, mas do cumprimento do que determina a legislação aprovada em 2012, que aponta a correçãoautomática dos salários, que deve atuali-zar a inflação dos últimos doze meses.

“A lei que foi aprovada em 2012 de-termina essa correção, anualmente, comoforma de recuperar a inflação do períodoanterior. Não fui eu que inventei esse dis-positivo. Com presidente devo apenascumprir e fazer cumprir a legislação mu-nicipal. Se assim não fizer, posso ser apon-tado pelo Tribunal de Contas”, se defen-de Eraldo.

A polêmica começou quando o projetofoi colocado em discussão e alguns vere-adores se posicionaram contra a correção.Imediatamente, Eraldo suspendeu a ses-são para que as bancadas entrassem numacordo se o projeto seria votado ou não.

“O que não dá pra aceitar é fazeremdemagogia com o que é uma obrigaçãolegal. Muitos vereadores dizem que sãocontra a correção, mas depois se passaro projeto de lei, assumem os valores e fi-cam quietinhos. Temos que parar com esseoportunismo. Não vamos fazer nada es-condido. E a população tem que saber queos vereadores vão ter os seus salários corrigidos”, disse Eraldo na tribuna, bastante contrariado com a posição dealguns colegas.

DOAÇÃO DO VALOR SERIA UMA OPÇÃO - A correção da inflação vai adicionar aos vencimentosdos vereadores, cerca de trezentos reais. Para Eraldo Roggia, aqueles vereadores que considerarem inadequadoeste valor, que façam uma doação para alguma entidade beneficente, mas não façam demagogia, colocando aCasa e os colegas, contra a comunidade.

“Quem não quiser o reajuste, que faça uma doação pra APAE, para uma creche, um clube de mães. Sequiser, autoriza a nossa tesouraria a fazer o desconto diretamente nos vencimentos, faremos a doação. O quenão posso admitir é fazer demagogia. A política no Brasil é alvo constante de críticas, Meu papel como presiden-te do Legislativo é preservar a imagem desta Casa. A lei é bem clara. Tenho que corrigir os vencimentos. Quemnão quiser que faça uma doação. É simples e é legal”, concluiu Eraldo.

Presidente Eraldo: “A lei obriga eser contra é pura demagogia”

CAIU A CASASerá que o projeto da "Mudança de Mentira" caiu por

terra? Os viamonenses foram enganados?

Indícios de irregularidades INo mês de julho denunciamos que o prefeito Valdir Bo-

natto/ André Pacheco, que nunca sabem de nada, fizeram umapéssima parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG) patrocinando o Festival Campeiro do RS (Fecars)com o dinheiro do nosso IPTU realizado em maio deste ano.Denunciamos que o Fecars foi realizado sem a aprovação doPlano de Prevenção de Incêndio e Segurança e sem a autoriza-ção dos Bombeiros para um público previsto, pelo prefeito,de 25 mil pessoas. Para nós isso é irresponsabilidade do po-der público. O Jornal Sexta fez as denúncias, através destacoluna, e alertou aos vereadores para a abertura de uma CPI.Apesar de ganharem R$ 7 mil por mês a maioria dos vereado-res não ligaram para os fatos, pois comem caviar no prato dadupla milionária Bonatto/André Pacheco.

Indícios de irregularidades IIDenunciamos, através desta coluna, que a prefeitura, no

comando do Bonatto, negou o pagamento de R$ 9 mil para aempresa que fez os serviços de segurança no Festival Cam-peiro (Fecars), mesmo sendo o contrato realizado pela secre-taria municipal de cultura, através de E-mail.

Indícios de irregularidades IIIPara nossa surpresa a dinâmica vereadora Eda Giendru-

czac (PDT), preocupada com as nossas denúncias estavacoletando dados e realizando pedidos de informações na pre-feitura, onde constatou, por exemplo, uma nota fiscal de al-moço, preenchida com a mesma caligrafia, no valor de R$8.492,50, em restaurante fantasma na cidade de Tramandaí.Isso mesmo. A vereadora de posse da nota fiscal foi no ende-reço e lá constatou que no local só há um terreno baldio, e quesegundo o proprietário do imóvel, lá nunca houve esse res-taurante. Agora, a vereadora ingressou com a denúncia noMinistério Público(MP).

Indícios de irregularidades IVA vereadora EDA (PDT) constatou também que foram

pagos com superfaturamento o valor de R$ 35 mil para loca-ção de banheiros químicos e instalação de chuveiros para aempresa Tecnisan, sem que ocorresse Licitação Pública.

Também foi constatado pela vereadora, em nota fiscal,gastos no valor de R$ 16 mil com a construção e reforma deum cancha, no Parque de Eventos da realização do Fecars, noPasso do Vigário, por uma empresa que nunca realizou oserviço.

Indícios de irregularidades VNa investigação a vereadora Eda (PDT) observou que foi

pago 112 diárias ao Hotel Itália, em três pernoites, sendo quena época, devido a reforma havia capacidade só para hospe-dar 45 pessoas por pernoite.

Bonatto investiu malO prefeito Bonatto a cada dia demonstra pobreza no

conhecimento administrativo. Prefeito expressa frases queparece demonstrar não ter noção no que diz. Vejam o que eleenviou, na época, para a Câmara de Vereadores. Prezadosvereadores!! Espero que aprovem este projeto, pois o Fecars(MTG) atrairá para o município cerca de 5 mil pessoas liga-das ao tradicionalismo, e ainda acampadas mais umas 20 milvisitantes. O desembolso do dinheiro da prefeitura que va-mos empregar no evento será revertido em contrapartida,pois os participantes deixarão na cidade receita com hospe-dagem, combustível e compras diversas. Pelo que sabemos oevento foi fraco e só quem pagou hospedagem para os turis-tas/participantes foi a Prefeitura de Viamão.

Política para as minorias.Reforçando a políticas somente para as minorias amigas,

o prefeito Bonatto/André Pacheco não disponibilizou linhade ônibus para deslocamento do público até o Parqu,e ondeestava sendo realizado o Festival Campeiro (Fecars MTG).

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionadosFONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Presidente Eraldo Roggia (PTB) criticou postura de alguns vereadores que seposicionaram contra a correção, que por força de lei, deve ser incluída nos

vencimentos dos parlamentares viamonenses . . .

Page 4: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 4Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

ELEIÇÕES DO SENERGISUL:UM SUCESSO

Nesta semana, na segunda, terça e quarta, ocor-reram em todo o RS a eleições para o Sindicato dosEletricitários do Rio Grande do Sul.

Os empregados da CEEE, RGE, AES, CGTE-EE, empresas de geração, transmissão e distribui-ção de energia sindicalizados puderam votar.

Eram duas chapas inscritas e, embora durante acampanha o clima tenha sido de desconfianças mú-tuas e muita truculência de um lado e muitas açõesjudiciais do outro, no final, a votação transcorreucalma e democrática.

Bonito ver adversários viajando juntos para le-var as urnas ao interior, almoçando juntos, contan-do piada e ouvindo as histórias dos aposentados queiam aparecendo para votar.

No fim, mais do que adversários, todos lembra-ram que são colegas.

A apuração dos votos será hoje, sexta-feira. Ain-da não sabemos o resultado, mas a categoria intei-ra, a Comissão Eleitoral, os fiscais, todos estão deparabéns.

Daqui a um mês, ocorrem as eleições para asDelegacias Regionais.

SER OUSADO ASSIM É FÁCILEu não agüento ver gente inteligente dizer que

"Pastor Everaldo é que diz o que ninguém diz", ou"Eduardo Jorge é que faz propostas ousadas", ouainda "Luciana Genro é que aponta a solução radi-cal, porém definitiva".

É fácil ser ousado quando se tem menos de 3%da intenção de voto nas pesquisas: seja lá o que forque o candidato disser ou prometer, dificilmentechegará ao poder para ser cobrado depois. Daí ficafácil. Pode prometer até pintar a Lua de rosa quenão dá nada.

ERA GUERRA,VIROU CIRCO

O noticiário político vive de divulgar fatos e de-bates bombásticos, polêmicos, que chamem a aten-ção dos leitores.

Quando temos uma Câmara Municipal com Go-verno e Oposição brigando projeto a projeto, há umprato cheio para esse tipo de cobertura jornalística.

A nossa Câmara Municipal, no entanto, caiunuma situação na qual o governo tem uma maioriaabsoluta e acachapante, graças à criação de novospartidos e da acomodação deles dentro da estruturamunicipal, com cargos e espaços.

O que nos resta é trocar a polêmica pelo riso.Por isso se tem dado tanta atenção às coisas inusi-tadas que nossos nobres edis dizem na tribuna dacolenda Casa do Povo.

AÉCIO NEVES E MARINA SILVAHá algumas edições atrás eu dizia que o PT, ape-

sar de todas as críticas que merece e de todos osrolos nos quais se meteu, tem um projeto de paísque é mais avançado do que os dos governos que oprecederam.

E que ninguém iria ter chance contra o PT apre-sentando projetos pré-petistas. Esse espaço seria ode um pós-petismo, o de alguém que se apresentecomo um avanço do que o PT já fez, e não umavolta atrás.

Não sou Mãe Diná, mas nessa acertei: Aécio, ocandidato do Brasil pré-Lula, ficou para trás.

E Marina, que se apresenta bem como aquele"pós-petismo" do qual eu falava, periga até empla-car.

Vereador Guguzinho Streit entregacilindro de oxigênio na APAE de Viamão

Festival de Teatro de Gravataí

Essa semana passei todos os dias pegando o TM3e indo até o SESC de Gravataí, para assistir peçasno III Festival de Teatro, que acontece na cidade na

t e r ç a .Apresentei"Uma RobôAdolescen-te", com oGrupo Tea-tral LevaEu, de Via-mão.

Voltandoao TM3, nunca vi um ônibus andar tão rápido! Che-guei em Gravataí em 15 minutos. O motorista ultra-passava caminhões em alta velocidade! De fato, foium trajeto que me deu frio na barriga...

Essa semana foi ótima, como é bom viver e res-pirar teatro/arte.

SEXTA PARA

OS JOVENSPor Gabriel Rocha

[email protected]: (51) 9956-4969

>> POLÍTICA/COMUNIDADE

O Vereador Guguzinho Streit (PTB) esteve presente na APAE de Viamão, na tarde daterça-feira (26), para realizar a entrega de um cilindro de oxigênio para a entidade

Há muito tempo a APAE lutava para conseguir este material, e agora, com ele em mãos, terá condições deaprimorar o tratamento de boa parte das crianças que necessitam docilindro e dar sequência em seu trabalho de excelência realizado nomunicípio.

Em seu papel de vereador e de presidente da Comissão Parlamen-tar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e também comocidadão, o Vereador Guguzinho sempre estenderá a mão para ajudaras associações ligadas a causa que precisarem.

Vereador Guguzinho Streit (PTB) participa da Cerimônia deAbertura da XVII Semana Municipal da Pessoacom Deficiência

Na manhã desta quinta-feira (21), o vereador viamonense Guguzi-nho Streit (PTB) compareceu à Pre-feitura Municipal de Porto Alegre para a Abertura da XVII Semana Municipalda Pessoa com Deficiência.

No encontro, os atletas com deficiência, das mais variadas modalidadesesportivas, receberam certificados de serviços prestados à comunidade doConselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Ale-gre (COMDEPA). Assim como os atletas, foram presenteados com o certifi-cado os representantes, tanto do âmbito municipal quanto estadual, da lutapelos Direitos da Pessoa com Deficiência no Estado: o Assessor de Políticaspara Pessoas com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Huma-nos do Rio Grande do Sul, Adilso Luis Pimentel Corlassoli e o Membro doMovimento das Pessoas com Deficiência de Viamão, Dilceu dos Santos Flo-res Junior. Além do vereador, estiveram no evento: o Secretário de Acessibili-dade e Inclusão Social, Raul Cohen; o presidente do Conselho Municipal dosDireitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), Rote-child Prestes; e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.

O vereador Guguzinho Streit (PTB) aproveitou o momento para convidar oprefeito municipal de Porto Alegre José Fortunati e os demais presentes paraSessão Especial em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência ecom Altas Habilidades, que ocorreu na quarta-feira, 27/08, às 16 horas no

Plenário Tapir Rocha da Câmara Municipal de Viamão.

Revi amigos e conversei muito sobre essa in-crível arte! Assisti muitas peças boas !!!

Ah, esqueci de falar do maravilhoso croissaintde chocolate que tem na cafeteria do SESC.

Semana intensa e maravilhosa !!!!!! Já to comgostinho de quero mais !!

Vício, vício, vícioEu já virei refém do celular!Hoje em dia, um smartphone te dá "tudo o que

tu precisa". Em um clique, tu acessa os teus e-mails, entra no facebook, no twitter, instagram,whats...

Já que toquei no incrível e ao mesmo tempomaldito whats... Esse aplicativo é ótimo até umcerto ponto... É rápido e fácil de se comunicarcom qualquer pessoa do mundo, mas aquele es-quema de "visualizado por ultimo às...

Quando falo com alguém, e esse alguém nãoresponde, mas visualiza, não sei se fico brabo, tris-te, irritado ou incomodado !

Não tem situação pior que essa ! Principal-mente quando o assunto é importante !

Eu almoço, estudo, deito, tomo banho... Façotudo com o celular em vista... e quando "apita",largo tudo o que estou fazendo e vou ver quemestá me chamando !

HELP !!! Preciso melhorar e isso e socializarmais com as pessoas.

Page 5: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 5Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio [email protected]

DESFILE FARROUPILHA - O tradicional, DesfileFarroupilha Temático, não vai ser realizado este ano emPorto Alegre por falta de verbas. Aliás, não deveria tersido realizado nunca, pois Porto Alegre durante a Revo-lução Farroupilha foi sempre fiel ao Governo Imperial,do Rio de Janeiro. É um absurdo comemorar o eventona cidade que lutou contra a Revolução. Inclusive noBrasão de Porto Alegre está escrito:

LEAL e VALOROSA. Várias cidades no Estado me-recem comemorar a Semana Farroupilha, Viamão é umadelas, pois foi um real palco de batalhas. É interessanteobservar que a maioria dos tradicionalistas não tocamno assunto que ofende a memória dos revolucionários.O Professor Moacir Flores é enfático em sua declara-ção de que Porto Alegre deveria comemorar a Revolu-ção Imperial.

ESCÂNDALO EM CANOAS - Volta e meia a genteassiste um escândalo que já se tornou tradicional napolítica brasileira que é a mordida dos vereadores emseus CCs. Agora foi a vez da cidade de Canoas. Estaprática, na verdade, ocorre em quase todas as cidadesdo Estado. Em Viamão é a coisa mais comum.

A CULPA É DO PILOTO - Vejam só a merda quedeu a manobra mal feita (conforme tudo indica) do pi-loto do avião que transportava o candidato do PSB,Eduardo Campos. Dilma tinha a chance de ganhar aeleição ainda no primeiro turno, mas o acidente comCampos fez a vaca ir para o brejo. Se não acontecer umfato novo já era.

PESQUISAS - No passado se desconfiava muitodos institutos de pesquisas. Lembram da pesquisa doIBOPE nas eleições de 1996 quando Ridi venceu? Cin-co dias antes do pleito, o candidato, Tapir Rocha, apa-recia com 44% na preferência dos eleitores e Ridi com25%.

O candidato petista ganhou com larga vantagem, con-trariando tudo o que as pesquisas indicavam. De lá paracá os métodos e critérios foram se aperfeiçoando e hoje,dificilmente as pesquisas erram fora da margem de erro.Prova disto são as pesquisas desta semana do Datafo-lha, Ibope e CNT. Todas elas mostram mais menos osmesmos números. Dilma ainda na frente no primeiroturno, mas no segundo perde para Marina.

ZECA DIRCEU - O deputado federal do PT, ZecaDirceu, filho do mensaleiro José Dirceu, quando foicandidato a deputado em 2004, tinha no pai seu maiorherói. Se elegeu fácil com o poderoso cabo eleitoralque na época era um semi Lula.

Com a desgraça do pai, que está preso por corrup-ção, a ingratidão do filho apareceu, e nenhum materialde campanha aparece foto ou menção a Zé Dirceu. In-clusive trocou o nome político, agora é só Zeca, semDirceu. Aposto que nem aparece na cadeia para visitaro pai. Que duplinha hein?

MAIOR TORCIDA DO RS - O instituto de pes-quisa IBOPE divulgou nesta semana uma pesquisa so-bre as maiores torcidas do Brasil. A Máquina Tricolorestá em oitavo lugar e os co irmãos colorados em nono,portanto, fica esclarecido o que já sabíamos há muitotempo:

A maioria dos gaúchos são torcedores do IMOR-TAL, Tá bem agora Pano?

REDE GLOBO EM TERCEIRO - A forma comoos âncoras do Jornal Nacional trataram a PresidenteDilma e a Marina da Silva, no Jornal, mostra o descon-tentamento desta emissora de TV com o resultado daspesquisas.

Elas não apanharam por pouco do Willian Bonner.Talvez seja porque o candidato da Globo, AécioNeves\PSDB, esteja em terceiro lugar nas pesquisas.

>> POLÍTICA

Geraldinho Filho (PSB) defendea duplicação da ERS-040

"A população de Viamão e os litorâneos possuem uma demanda comum: queremos a duplicação daERS-040. Essa será uma das prioridades do nosso mandato na Assembleia Legislativa". Foi desta formaque o candidato a deputado estadual, Geraldinho Filho (PSB), iniciou sua fala durante a inauguração docomitê de campanha no balneário Pinhal - em conjunto com o candidato a deputado federal, José Stédile(PSB) -, na última quarta-feira (20). Além da agenda no litoral, asemana de Geraldinho reservou também atividades na região dasMissões, caminhadas nas vilas de Viamão e prestígio a Semana dosClubes de Mães da cidade. Confira o resumo:

No litoral - Acompanhado de Stédile, que busca a reeleição paraa Câmara Federal, Geraldinho reforçou o compromisso com a infra-estrutura do Estado, defendendo, entre outros, a busca de recursospara a duplicação das rodovias ERS 040 e ERS 118, bem como me-lhorias estruturais em outras rodovias gaúchas. "Voto no Geraldinhopor se tratar de uma pessoa confiável e que sempre se mostrou solí-cito quando precisamos dele. Tenho certeza que o Geraldinho será

nossa voz na Assembleia Legis-lativa para representar os nossosinteresses", destacou o vereadorde Pinhal, Alequis Lopes (PSB), que igualmente apoia a candidatura deJosé Stédile a deputado federal.

Missões - Além da inauguração do comitê no litoral, a semana deGeraldinho foi marcada por atividades político-partidárias na região dasMissões, no noroeste do Estado, quando participou de eventos junto aapoiadores de sua candidatura nas cidades de Rolador e São Luiz Gon-zaga. "Além do tradicional apoio que temos em Viamão, contamos comapoiadores em outros 30 municípios do Estado. Estamos ainda maisempenhados no projeto. Queremos representar os gaúchos e gaúchasna busca por serviços públicos de qualidade", disse Geraldinho.

Viamão - O socialista retomou as caminhadas pelas vilas de Viamãoe também prestigiou diversos Clubes de Mães que estão vivendo a

Semana de Clubes de Mães, que anualmente congrega diversas entidades e associadas. Em 2008, Geraldi-nho foi agraciado com o Troféu Conquista, honraria que prestigia personalidades que apoiam os Clubes deMães de todo o Estado. Geraldinho recebeu a distinção por sua participação constante e atuação voluntáriajunto ao movimento de Clube de Mães de Viamão.

Texto: Saul Teixeira - Jornalista (PSB/Viamão).

Page 6: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 6Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Denise

[email protected]

DFERREIRA REGISTRA...

>> Jovem Gaúcho - Um jovem natural dePorto Alegre será o único brasileiro a integrar aprimeira turma da "Universidade dos Sonhos" -uma espécie de apelido carinhoso para o "Pro-jeto Minerva", um inédito modelo americano deEnsino Superior.

Guilherme Nazareth de Souza, 19 anos, vaifazer o que todo universitário imagina como ide-al: viajar o mundo estudando o que gosta.

E o melhor com auxílio financeiro da própriainstituição. Guilherme deixou o curso de econo-mia da UFRGS e encarou um processo seletivono mínimo duas vezes mais concorrido que osdas universidades americanas tradicionais, comoHarvard e Stanford.

>> Torcedores Australianos - Duas esco-las municipais da Restinga em Porto Alegre re-ceberam uma doação de R$ 10.000 cada umaem equipamentos e móveis. A ação solidária veiodos australianos do "Fanatics", grupo de torce-dores que também funciona como uma agênciade turismo.

O grupo fez o mesmo trabalho no final da copade 2010 na África do Sul. As escolas contem-pladas foram Mario Quintana e Carlos Pessoade Brum que receberam as doações conformeescolhas pré-determinadas pelas próprias insti-tuições como TV, notboocks, armários e banca-das.

>> 21º Porto Alegre em Cena - Ingressospara o evento estarão disponíveis a partir destedomingo (24/8), mas a pré-venda vai internet jáiniciou desde o dia 11/08.

A grande atração internacional dessa ediçãoserá uma encenação americana de "Sonho deUma Noite de Verão"- (19 a 21/9), uma dascomédias mais conhecidas de William Shakes-peare.

>> Voto Consciente - Por meio da interneté possível driblar os discursos e investigar o per-fil dos concorrentes a um cargo público.

Com um computador, tablet ou smartphoneconectado à internet, é possível descobrir infor-mações fundamentais para escolher melhor umcandidato: qual sua trajetória profissional, se temhistórico de má gestão do dinheiro público, sefoi um parlamentar ausente ou influente, entreoutros dados considerados prioritários por ci-entistas políticos e especialistas em administra-ção pública.

Um serviço de busca qualquer, como o "Goo-gle", já pode fornecer informações importantes.Mas há alguns sites específicos capazes de tra-zer dados mais detalhados, desde profissão, ida-de e escolaridade até um resumo de sua históriapolítica.

Confira alguns deles: http://www.excelencias.org.br/quemquer/ ; http://www.excelencias.org.br/; http://www.tse.jus.br/- FIQUE DE OLHO!!!

"A Vida se Constrói com Intenção e

Ação"!

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS

Vitor

[email protected]

AUGUSTE DE SAINT-HILAIRE (final)O botânico francês se deslumbra com a Igre-ja de Viamão

Hospedado na estância do Coronel Ignácio dos San-tos Abreu, Saint-Hilai-re deixa a carroça naFazenda Rincão de SãoBrás - para onde volta-rá ainda nesse dia parapernoitar outra vez -antes de seguir viagemem direção a Porto Ale-gre - e vai conhecer oentão chamado Arraialde Viamão. Ao se depa-rar com a Igreja NossaSenhora da Conceição,o francês vai registrarem seu livro, publica-do em Paris, em 1839,que desde São Paulo,não via igreja comoessa.

DIA 20 DE JUNHO DE 1820- Saindo da estância onde pernoitei, deixei a carro-

ça e segui para ir ver o Arraial de Viamão, mais conhe-cido pelo nome de Capela e que, segundo me infor-mam, é a povoação mais antiga da Capitania. A funda-ção de Porto Alegre é bem posterior, sendo esta últimacidade ainda pouco conhecida no interior do Brasil -escreve Saint-Hilaire no seu livro Viagem ao Rio Gran-de do Sul (1820-1821), tradução de 1939 da EditoraBrasiliana, (ver nota, p.45).

ORIGENS NAS VACARIAS

Em seus registros, o botânico francês explica que“nos arredores de Viamão vinham ter, outrora, os mi-neiros e os paulistas para adquirir éguas”. Ele se refereàs vacarias, ou seja, ao movimento de contrabando degado que se desenvolveu principalmente entre o finaldo século XVII e o início do XVIII, antes da instalaçãodefinitiva aqui das primeiras estâncias dos lagunenses.

Viamão, nesse período, era um ponto estratégicode parada e referência dos tropeiros que conduziamtropas de mulas e gado desde a Argentina e o Uruguai,no rio da Prata, até Sorocaba, no interior de São Paulo,em cuja famosa e antiga feira os animais eram vendi-dos para as então nascentes estâncias de café e para asatividades de mineração em Minas Gerais.

Nessa época em que Saint-Hilaire passou por Via-mão - há quase 200 anos - estes tropeiros, conformerelata o botânico, já tinham “deixado de vir, mas, pelohábito, conservaram o nome de Sertão de Viamão parao deserto que se estende antre Lapa e Lages,” observa.

SOBRE O CENTRO DE VIAMÃO...

O expedicionário, ao conhecer o centro de Viamãoe ao anotar sua viagem no livro publicado na França,explica que, apesar da agradável posição do Arraial,nessa época, ele apresentava-se “em quase completoabandono, por causa da fundação de Porto Alegre,melhor situada do ponto de vista comercial” - o quegerou também a transferência da sede do governo re-gional, ocorrida então já há quase 50 anos dessa passa-gem de Saint-Hilaire:

“Viamão demora-se em uma colina de onde se des-cortina vasta extensão de campos ligeiramente ondu-lados, no meio dos quais se vê grupos de matas. OArraial compõe-se principalmente de duas praças con-tíguas e de formato irregular, em uma das quais seergue a igreja.” Escreve o botânico, salientando que:

- Depois de São Paulo ainda não tinha visto nenhu-ma igreja comparável a essa, possuindo duas torres,bem conservada, extremamente asseada, clara e or-namentada com gosto.

Ele demonstra certo deslumbre com a igreja deViamão comparando as igrejas do Brasil com as igre-jas do seu país, arriscando-se em palpitar sobre artes:

- Quem conhecer as igrejas das aldeias da França,achará que as artesem nosso país es-tão ainda na infân-cia, dado o maugosto das obras, oestilo bárbaro dosornatos, a violaçãodas regras da arte,e tantos outros de-feitos. “Não sepode concluir daíque os brasileirospossuem um maiore mais natural sen-timento das artes, eque se conquista-rem cultura ela lhescustará menor tra-balho e menos es-

forço?” Questiona.

Saint-Hilaire está se referindo ao estilo barroco, ede certo modo comparando o barroco do interior daFrança com aquele que viu no Brasil, e que cem anosdepois seria mundialmente reconhecido e consagradocomo um estilo próprio: “o barroco brasileiro”, cujoprincipal expoente foi o mestre Aleijadinho, um mula-to filho de uma negra com um português que lhe ensi-nou o ofício, lendário artífice das igrejas e da estatuá-ria mineira.

Na verdade, a Igreja Matriz de Viamão é um rarís-simo exemplar da arquitetura barroca no Sul do Bra-sil. O único outro - embora as controvérsias - seria aIgreja de Rio Grande, a primeira a ser construída noRio Grande do Sul. No entanto, muito menor e menosrica em ornamento e arquitetura.

A GENTE VIAMONENSE DA ÉPOCA

Sobre as pessoas que viu e encontrou nessa visita,Saint-Hilaire comentou que chamou-lhe a atenção,“desde minha entrada nesta Capitania, o ar de liberda-de de todos que tenho encontrado e a destreza de seusgestos, livres da languidez que caracteriza os habitan-tes do interior,” escreveu, salientando ainda que seusmovimentos têm mais vivacidade e há menos afabili-dade em suas maneiras: “Em uma palavra - são maishomens,” registrou.

O botânico ressaltou por fim que:

- Ao sair de Viamão cruzei com um grande nú-mero de homens muito parecidos entre si, sem quepudesse atinar o motivo disso. Todos eram brancos,corpulentos e bem conformados, na maior parte do-tados de cabelos castanhos.

*Pesquisa: Eliani Vieira(sobre o Cel. Ignácio dos Santos Abreu); ilus-

tração: Xico

*Fonte: SAINT-HILAIRE, Auguste de, Viagemao Rio Grande do Sul (1820-1821).

Companhia Editora Nacional. Tradução do ori-ginal (1839) de Leonam de Azeredo Pena. SãoPaulo, 1939 (2a. edição). Consulta em BrasilianaEletrônica (www.brasiliana.com.br).

Page 7: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 7Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

R$ 400,00

R$ 2

90,0

0C

NP

J: 2

0.5

72

.01

7/0

00

1-2

0

R$ 400,00

R$ 2

00,0

0 |

20.5

66.7

97/0

001-

52

R$ 2

00,0

0 |

A PE

DIDO

A PEDIDO

A PEDIDO

PARA OS CANDIDATOS QUE QUEREM SE ELEGER, OÚNICO CAMINHO, É O SEU JORNAL SEXTA !

Page 8: Sexta 29 08 2014
Page 9: Sexta 29 08 2014
Page 10: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 10Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FESTA

No sábado 23 Othávio Cardoso Carravetta da Silva fez 1 aninho. Em uma lindafesta temática do Mickey Mouse, Othávio recebeu familiares e amigos para o

1º parabéns a você rodeado de carinho.Nas fotos Othávio com a mamãe Mirtha e papai Emerson, com os avós Soleci eMilton Cardoso e os dindos Fábia e Pano Terra, Valesca e Clóvis Costa. Deseja-

mos ao Othávio toda felicidade do mundo!

O primeiro aniversário doOthávio Cardoso da Silva

FALANDO EM POLÍTICASobre as próximas eleições de 05 de outubro para

presidente, com a morte de Eduardo Campos, e a candi-datura de Marina Silva em seu lugar, somando BetoAlbuquerque para seu Vice, a disputa ficou realmentecomplicada e difícil para a presidente Dilma e para oSenador Aécio Neves.

Pois já estou vendo muitos eleitores que não forampesquisados e declaram abertamente seu voto paraMarina Silva, o que quer dizer que nas próximas pesqui-sas ela vai subir mais. E não é só na Terra gaúcha. Esti-ve visitando meu filho mais velho no Espírito Santo,junto com a Soninha, mais precisamente na parte sul doestado, de Vitória até Kennedy.

Também estivemos na Bahia e em Minas Gerais. Faleicom várias pessoas nesses lugares, e é geral, todosdizem que agora seu voto é da Marina. E também osjornais lá de cima do Brasil falam bastante que ficoumuito bom para Marina Silva. Vamos aguardar e confe-rir.

Aqui no Rio Grande do Sul, para governador, achoque se decide entre Tarso e Ana Amélia. Mas nuncaesquecendo que o PMDB do Sartori é muito forte epode virar o jogo, ainda mais com a entrada de PedroSimon para o Senado.

E sobre os nossos candidatos a deputados de Via-mão, continuo dizendo que colocaram seus nomes nasruas só para fazerem legendas para seus partidos, epara futuras candidaturas nas próximas eleições muni-cipais, e fará mais voto aquele em quem seu deputadoapoiador colocar mais propaganda e der mais condi-ções. Inclusive passou por mim um caminhão cheio depaineis de um dos nossos candidatos de Viamão, nãovou dizer seu nome para não fazer propaganda para ele,pelo volume deve ser o mais votado da terrinha.

Meu amigo, Arruda Filho, que história é essa doSecretário do meio ambiente ter que explicar porque vemcaminhões de lixo de outros municípios para Viamão?Se nós não temos nem lugar para o nosso. No MorroGrande, na Rua Bento Fraga, não tem passado o reco-lhimento do lixo regularmente.

O povo lá anda dizendo que eram felizes e não sabi-am. Mas, pelo que eu sei, o encarregado da zona rural éo Secretário da Agricultura do município. Essas per-guntas você não deveria fazer a ele?

Uma boa semana a todos.

*Esta coluna foi entregue ao jornal para publica-ção em 26/08/2014 as 11:00 (onze horas).

[email protected]

PACOTE DE FOLHA A4POR APENAS R$ 14,45

IMPRESSÃOCOLORIDA A3/A4

R$ 2

00,0

0 |

20.5

70.5

18/0

001-

78A

PEDI

DO

R$ 2

00,0

0 |

20.5

73.5

59/0

001-

18A PE

DIDO

Page 11: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 11Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seu

Lauro

OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor,jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta

sofrida comunidade

[email protected]

ExcelênciasOs gaúchos (em geral) e os viamonenses (em par-

ticular) tem milhões de motivos para NÃO votar nopetista Tarso para governador. Agora dou mais um.Ele é ficha suja.

Nem deveria estar concorrendo. Esta lá no siteexcelências.org.br da ONG Transparência Brasil.Tarso foi condenado por improbidade administrati-va. Tá assim (atualizado em 16/07/2014): "TJ-RS -Comarca de Porto Alegre - Processo Nº 2563001-30.2005.8.21.0001 - Condenado por improbidadeadministrativa. A sentença determina a suspensão dosdireitos políticos de Genro por cinco anos, paga-mento de multa e proibição de firmar contratos como poder público por três anos. Recorre em segundainstância."

Acesse e veja você mesmo. E ainda há outros 2processos. Já a candidata líder das pesquisas Ana

BENZADEUS !!!!A PREFEITA MAIS GATA DO BRASIL

Como diria o meu amigo jornalista de ZH Ro-ger Lerina: Benzadeus!!

A bonitona da foto abaixo é a primeira dama deViamão, Sabrina Figueiredo Bonatto, obviamen-te, a esposa do prefeito Valmir Bonatto. A cada dia

que passacresce dentrodo partido doprefeito, oPSDB, cor-rentes que pe-dem que eleindique Sabri-na para sersua sucesso-ra, já que Bo-natto continuajurando quenão concorreà reeleição em2016.

Os quedefendem a

ideia, afirmam que Sabrina, principalmente por suabeleza e por sua inteligência, geraria uma ação demarketing maior que o normal, a praticamente custozero: “Ela pode ser considerada com certeza, a pre-feita mais gata do Brasil, e por sí só gerar um ma-rketing gratuito para todo o Brasil, e o eleitoradoesqueceria que ela é esposa do Bonatto, criandouma carreira política totalmente dela”, afirmou umpuxa saco e braço direito do prefeito de Viamão naúltima reunião do PSDB local.

Com certeza beleza e inteligência sobram paranossa primeira dama, basta olhar a foto.

Ganharia fácil fácil. E como diria o Lerina:Benzadeus!

MAIS UM GOLPE DO SARICONa calada da noite, o Secretário de Transpor-

tes Barbarotti (PMDB) teria se licenciado da Se-cretaria e assumido por dez dias, o lugar do verea-dor Joãozinho da Saúde na Câmara a pedido doSenhor Sarico. Os inocentes acreditaram que seriauma simples licença. Ora, não se saí da de umasecretaria e se volta quando quer e, mais, se fosselicença saúde. Estaria doente para ser secretário enão estaria doente para ser vereador?

Na quarta-feira ocorreu o que somente os ino-centes não sabiam. Barbarotti assumiu definitiva-mente sua cadeira na Câmara, pois é o primeirosuplente. sua vaga é no lugar do vereador Russi-nho, que está na Secretaria de Obras. Com um tirosó, Sarico tentou matar três coelhos. Primeiro en-fraqueceria a candidatura de Carlos Benech, poiseste era apoiado por Bororó. Segundo tiraria Rus-sinho da Secretaria de Obras, pois se sabe, queeste não queria que Barbarotti assumisse a Câma-ra e enfraqueceria a candidatura do candidato apoi-ado por Russinho, Edson Brum. Terceiro o partidoPMDB, leia-se o dono da sigla na cidade, Sarico,indicaria um novo secretário, do seu time. Tudoisso, porque Bororó e Russinho não estão apoian-do os candidatos do Saricão. Mas os dois últimostiros saíram pela culatra. Russinho não sairá daSecretaria, e somente quem pagou o pato pela ar-mação do Sarico foi o vereador Bororó, que ficouna avenida.

PANO

[email protected]

A Comissão será presidida pela vereadora Eda (PDT) e a relatoria deverá ser feitapelo vereador Augustão (PSOL), já que foram estes vereadores que ingressaram com o

pedido de CPI e que junto com os presidentes de seus partidos entraram com representaçãono MP pedindo investigação do órgão

>> POLÊMICA

CPI do MTG: PSOL querinvestigação profunda

A Câmara de Vereadores abriu na noite de terça-feira, 26/8, a CPI do MTG para averiguar as supostas irregularida-des na prestação de contas da doação de R$ 150 mil que o Prefeito autorizou ao Movimento Tradicionalista Gaúchopara a realização da 26ª FECARS.

A Comissão será presidida pela vereadora Eda (PDT) e a relatoria deverá ser feita pelo vereador Augustão (PSOL),já que foram estes vereadores que ingressaram com o pedido de CPI e que junto com os presidentes de seus partidosentraram com representação no MP pedindo investigação do órgão. O PSOL quer uma profunda investigação nestaprestação de contas, conforme seu presidente Guto Lopes (FOTO): "queremos um trabalho de dissecação total

nestas notas fiscais e nos documentos apresentados para justificar os gastos. Opovo não aguenta mais ter seu dinheiro jogado no lixo. Alguém vai ter que expli-car." Já o vereador Augustão confia no trabalho da CPI e do MP, "se houver,esperamos que a CPI aponte onde estão às irregularidades e que o MP cumpracom seu papel".

PARTIDOS FORAM AO MP, ENTENDA O CASO - Partidos foram ao MPEntenda o caso

Em abril deste ano a Prefeitura protocolou um Projeto de Lei, em regime deurgência, afim de repassar R$ 150 mil ao Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG) para que este executasse a FECARS (Festa Campeira), a justificativa doPrefeito Bonatto era que "a Festa atrairia mais de 20 mil pessoas para Viamão" eque "seria realizada permanentemente na cidade". Pois, o que se viu foi uma festacom pouquíssimas pessoas e a comunicação do MTG que as próximas FECARSserão realizadas em Santa Cruz do Sul. Afora o "mico" pago, com dinheiro públi-co, pelo Prefeito Bonatto, começa-se agora um movimento dos Vereadores Eda(PDT) e Augustão (PSOL) e dos presidentes destes partidos Guto Lopes (PSOL)

e Alexandre Godoy (PDT) para investigar a prestação de contas deste evento.Documentos provenientes da tal "Prestação de Contas" apontam altos valores pagos em alimentação, hospeda-

gem, aluguel de cavalos e banheiros químicos, por exemplo. Questionam os autores, através de representação ao MPassinada pelo advogado Romer Guex, os valores gastos em estabelecimentos comerciais de Tramandaí já que oevento se deu em nossa cidade. Além de gastos exorbitantes no local, que também são questionados.

"Queremos uma investigação profunda nesta prestação de contas, é impossível que o Prefeito Bonatto não saibaque a Festa foi um fiasco de público e que o MTG não está explicando bem estes gastos. Ou ele é incompetente ou écúmplice", afirmou Guto Lopes. Os partidos e os vereadores reuniram com a promotora nesta sexta-feira e pedemceleridade no processo de investigação.

"O povo não suporta mais ver o dinheiro público ser mau utilizado, beneficiando uma turma que acha que ogoverno deve ser uma ação entre amigos. O Ministério Público tem que cumprir o seu papel e determinar uma rigorosainvestigação afim de que aqueles que se locupletam com dinheiro público arquem com a responsabilidade de suasações”, disse Alexandre Godoy.

Já a vereadora Eda emendou dizendo "Estou fazendo o meu trabalho e cumprindo com minhas obrigações. Se fornecessário ir ao Ministério Público mil vezes eu irei. Não aceito intimidação. Se fizeram uma prestação de contasirregular, que arquem com as consequências."

Amélia do PP (nº 11) não tem nenhum processo.Que coisa, hein?

Recebo e-mail do meu candidato a deputado es-tadual Carlos Bennech (PMDB): "Fiquei muito hon-rado com tua manifestação de apoio, reconhecen-do em mim um projeto por um Viamão que se pre-ocupe com as pessoas.

Somos um município rico, cheio de capacida-des. O que falta é reconhecermos nosso potencial etermos coragem para estar de fato a serviço destaluta.

São poucas as pessoas que têm a coragem deabrir o voto. Esta tua atitude é mais do que um sim-ples apoio, é uma opção por trabalharmos juntospor um projeto de município.

Fazer bem, fazer o bem pelas pessoas de Via-mão e de todo o Rio Grande. Este é o meu com-promisso.

Estamos juntos nesta caminhada de luta! Muitoobrigado! Avante, meu amigo!".

Bacana, né? Mais bacana que isso foi algo que liantes da divulgação da última pesquisa Ibope paraa Presidência da República: "Marina Silva virá avas-saladora!" Não é que veio mesmo? Adeus Dilmá,adeus Dilmá canta o povo brasileiro!

Page 12: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 12Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

1983>> A foto mostra uma equipe que disputou aCopa Kielling em 1983, no Ginásio do Guido.

Identificamos alguns dos atletas e da comissão técni-ca. Entre eles Marco Pinto, o Nenê Balaca, o Clóvis e oPataca . . .

Page 13: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 13Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

>> OPORTUNIDADE

Hoje é o último dia para aposentados,viúvos e pensionistas solicitara isenção do IPTU em Viamão

Os contribuintes que são aposentados, viúvos e/ou pensionistas, com renda de até três salários mínimos, tem essasexta-feira, dia 29 de agosto, junto ao setor de protocolo da Prefeitura, para solicitar a isenção do pagamento do IPTU(Imposto Territorial e Urbano) e TSU (Taxa de Serviços Urbanos) na Prefeitura de Viamão.

De acordo com o vereador Luís Armando Azambuja do PT (FOTO), autor doprojeto desse benefício aos aposentados, viúvos e pensionistas,

Algumas regras que deverão ser levadas em conta na hora de solicitar a isençãona Prefeitura: “A renda mensal não pode ultrapassar a três salários mínimos nacio-nais, ou seja, R$ 2.172,00, e o beneficio é para quem tem apenas um imóvel em seunome no município e o imóvel deve ser utilizado para fins exclusivamente residen-cial, sendo permitida mais de uma residência construída no terreno, desde que nãoseja objeto de aluguel ou renda e nem de ponto comercial.

Nesse caso, para fins exclusivos de uso do beneficiário e/ou do familiar”, expli-ca o vereador Luís Armando Azambuja (PT), autor desse projeto, que beneficia aoaposentados, viúvos e pensionistas.

Os documentos necessários para solicitar a isenção do IPTU são: Certidão/Declaração do INSS e/ou IPE e/ou de outro órgão oficial de previdência, que cons-te o valor que a pessoa recebe mensalmente; Certidão do Registro do Imóvel (queconste quantos imóveis possui); cópias da: identidade, CPF, comprovante de residência (conta água, luz e/ou telefo-ne), Certidão de Casamento e de Óbito (para os viúvos e pensionistas). A isenção tem validade de cinco anos, e apóseste prazo, deve ser renovada por igual período. Mais informações pelos telefones: Ligue IPTU: 3054.7658, 3054.7669ou Fala Cidadão: 156.

>> DESCASO

Vereador cobra maior atençãoàs vilas do município . . .

O presidente do Legislativo municipal, vereador Eraldo Roggia (PTB), utilizou espaço de liderança para cobrar da administraçãomunicipal, maior atenção aos problemas das vilas do município. Segundo ele, muitas realizações comemoradas pela prefeituramunicipal, estão acontecendo somente na região do Centro e as vilas, onde mora a maioria da população as pequenas obras estãosendo deixadas de lado. “Não sou contra as melhorias que estão fazendo aqui no Centro. Claro que não! Mas as vilas estãoabandonadas. Todos os dias recebemos queixas dos moradores. E não são grandes obras que estas comunidades estão reivindican-do”, explica Eraldo. Como exemplo, Eraldo destacou dos pedidos de providências protocolizados por ele, que pedem a recuperaçãoda passarela entre as vilas Esmeralda e Sepé Tiarajú, e a instalação de 30 canos na Rua Zeferino Dias, na Minuano, que são obraspequena e pontuais, mas que são relegadas pelo poder público. “Na Zeferino Dias, quando chove, o esgoto invade as casas, estragamóveis, contamina o solo. Isso se resolve com a instalação de 30 canos, é um pequeno trecho que precisa ser reparado. Mas aadministração não consegue resolver um problema tão pontual?”, pergunta Eraldo. Com relação à passarela que liga a Esmeralda àSepé Tiarajú, Eraldo lembra que o problema não é novo, mas que com boa vontade pode ser resolvido. Ele reforça que aquelatravessia é importante para centenas de moradores e estudantes que usam o atalho para alcançar as linhas de ônibus e as escolasda região. “Eu vivo cobrando uma solução definitiva, uma passarela de concreto, com toda a segurança. A cada chuva mais forte osmoradores ficam temerosos de que a força das águas leve embora, mais uma vez, a travessia, que é de madeira. Temos que resolverde forma definitiva este problema, mas parece que a prefeitura não se preocupa com estas questões, que pode parecer uma demandamuito pequena, mas é importantíssima para quem precisa fazer aquele trajeto”, finalizou Eraldo.

Page 14: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 14Viamão 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> GINÁSIO PEDRALLI

Gaúcha e Vilas decidem a IVCopa Pedralli neste domingo

Os dois melhores times desde o início da competiçãodecidirão mo caneco do ginásio da parada 39

A IV Copa Pedralli de Futsal contou com a participação de 14 equipes e, casualmente ou não,os dois melhores times desde o inicio da competição, invictos e empatados no confronto direto,irão decidi-la deste domingo, dia 31, a partir das 20h.

O Gaúcha chegou a final após vencer por 4 a 2 o União da Vila.Já o Vilas despachou o São Caetano por 5 a 3. Além do título, Gaúcha e Vilas ainda disputam a

artilharia e melhor defesa da competição, mostrando que os dois times sobraram no campeonato.O Ginásio Pedralli certamente estará lotado para assistir a final entre duas equipes que jogam

futsal de muuta qualidade e limpo, sem agreções, proporcionando um ambiente bem familiar aostorcedores.

O que é uma raridade nos tempos de hoje.

>> FUTSAL

A partir das 20h e 30min da noite de hoje os dez times que disputam a Série Ouro do Ginásio Kraheentrarão em quadra pela segunda rodada da competição.

Os jogos serão entre Vilas x Olimpia (Foto), Raceng x Imperador, A. Viamonense x A. Cobreloa, Guerrei-ros x Gol. Primaz e Gaúcha x Papão. Na semana passada, os jogos de abertura do campeonato tiveram osseguintes resultados: A. Viamonense 8 x 3 G. Primaz, Guerreiros 5 x 4 Raceng, Imperador 3 x 4 A. Cobreloa,Vilas 4 x 2 Gaúcha e Papão 4 x 3 Olimpia.

Nesta rodada os atletas Giba (Papão) e Betinho (A. Viamonense) foram os destaques, cada um marcou 3gols para seus times, ja se firmando na ponta da artilharia.

HOJE A NOITE TEM A SEGUNDARODADA DA SÉRIE OURO DO KRAHE

>> FUTEBOL DE CAMPO

No próximo domingo, dia 31/08, saberemos quemsão os outros dois semi finalistas da Super Copa 2014,competição organizada pela Liga Viamonense de Fu-tebol Amador.

Já garantiram suas vagas as equipes do Santa Ritae do Lomba, após eliminarem 2014 Gold (4x1) e Au-gusta (2x1), respectivamente, em duelos eletrizantes.

Buscam classificação a partir das 13h no campodo Tamoio JARI X RACENG e às 15h duelam MAR-TINICA X EXPRESSO AZUL.

Vale lembrar que somente o time do Jari tem van-tagem de jogar pelo empate em seu confronto, poisclassificou-se em 1º lugar no seu grupo.

Os portões do estádio Edigar T. Leitão estarãoabertos a partir das 12h, com entrada franca, ficandoa utilização de seu estacionamento sujeito ao paga-mento de taxa imposta pelo clube.

Definição dossemifinalistas daSuper Copa 2014

PACOTE DE FOLHA A4POR APENAS R$ 14,45

IMPRESSÃOCOLORIDA A3/A4

Gaúcha (E) e Vilas decidem neste domingo mais uma competi-ção do Ginásio Pedralli na parada 39

O esporte viamonense,você só vê aqui no Sexta

Page 15: Sexta 29 08 2014

PÁGINA 15Viamão - 29 de Agosto de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Aqui se faz >> o Grêmio conseguiu a proezaque poucos times conseguiram no Brasil. Roubaramo Corinthians. O pênalti de Werley foi escandaloso.

Aqui se paga >> depois disso o péssimo árbitroHeber Roberto Lopes foi afastado sob pretexto denão estar em condições físicas. Sei...

Barca >> mal passamos do meio do ano e aindahá 21 rodadas a serem jogadas no Brasileirão e játenho minha lista de dispensas prontas. No Inter de-vem ser dispensados e descontinuados em 2016,Giovani Luigi e Abel Braga. Os motivos são óbvios.No grupo de jogadores devem sair Dida, Juan, Ín-dio, Ygor, João Afonso, Alan Patrick, Jorge Henri-que, Sasha e Rafael Moura. No meio esportivo Pe-dro Ernesto, Wianey Carlet e Diogo Olivier deveri-am largar. São muito ruins.

Lado de lá >> ao contrário, no time do lixão doHumaitá, deve ter poucas mudanças. O perdedor efreguês Fábio Koff deve ficar, assim como o piortreinador do mundo Luis Felipe 7x1 Scolari. RuiCosta é imexível e imprestável (como diria VicenteMatheus). Pará, Werley e Barcos estão certos para2016. Futebol é planejamento.

Inexplicável >> castelhano atacante aqui de su-cesso está para nascer. Goleiros, zagueiros e meiascito aos montes. Atacantes? Brites, Letelier, Hurta-do, Bolaños, Cavenaghi, Scocco, posso passar o diaescrevendo e não sairá nenhum (até Renteria era umpereba). A contratação de Martin Luque é inexpli-cável. Poderiam até testá-lo via empréstimo, mas não,compraram. Um dia eu perco a nobreza e conto averdade.

Cadeiras >> segue a dança das cadeiras no Cam-peonato Brasileiro. Até agora foram 16 trocas detreinadores em 11 equipes. Em 9 permanecem osmesmos treinadores desde o início. Bem que pode-ríamos ter a 17ª troca, não é Sr. Luigi?

O caso mais curioso é de Nei Franco que iniciouno Vitória, naufragou no Flamengo e voltou para oVitória. E o caso de maior sucesso, até agora, é Ar-gel Fucks no Figueirense (3º treinador da equipe nocampeonato) de lanterna a um estável 12º lugar. Ébom ficar de olho no trabalho dele.

Gre-Nal >> comemoramos esta semana 2 anossem derrotas para o ex-rival do Humaitá. Neste pe-ríodo foram 5 vitórias e 4 empates. Grande coisa!Estamos 105 anos na frente.

(51) 9192-0744

Aposta >> quer apostar que o vizinho não es-creveu uma linha sobre a derrota vergonhosa con-tra o Bahia em casa pela Sul Americana?

Tríplice Coroa >> e ainda queriam ganhar a SulAmericana e o Brasileirão? Quá, quá, quá! Colora-do só pega Gauchão e olhe lá! No domingo à tar-de, ao invés de futebol, se tocam todos para a tiaEva correr atrás de gauchões!

Ibope >> na maior pesquisa já feita sobre o ta-manho das torcidas de futebol no Brasil, o resulta-do foi óbvio e sabidamente esperado. Somos amaior torcida do sul do Brasil com 6 milhões deaficcionados.

Ficamos em 8º no Brasil, atrás de Flamengo (32milhões), Corinthians (27 milhões), São Paulo (13milhões), Palmeiras (10 milhões), Vasco, Atlético/MG e Cruzeiro (7 milhões cada). Em 9º e longín-quo lugar vem o Inter com apenas 5,5 milhões.Como o Estado do Rio Grande do Sul tem 11,5milhões de habitantes é com se em uma cidade comoCaxias do Sul (500 mil habitantes), TODOS fos-sem gremistas e não houvesse NENHUM colora-do. Lugar bom para viver, não?

Inteligência >> e tem mais! A pesquisa disseque somos também mais ricos e mais escolarizadosque os colorados! Até que enfim se fez justiça amaior, mais rica e mais inteligente torcida do RioGrande! Não gostou? Brigue com o Ibope!

Time >> Felipão ainda corre atrás de achar umtime. Para mim falta achar um zagueiro e um volan-te. O zagueiro poderia se Edinho e o volante o jo-vem Wallace. Meu time ficaria assim: Marcelo Gho-he; Matias Rodrigues, Rhodolfo, Edinho e Zé Ro-berto; Wallace, Felipe Bastos e Giuliano; Luan,Barcos e Dudú.

Paíca >> sensacional a vinda à Viamão do eter-no ídolo do Tamoio e do Grêmio para passar seuaniversário de 70 anos. No calor de sua família e deseus amigos comemorou em alto estilo a data quese confunde com o Tamoio.

Ambos, Paulo Fernando Bueno e Tamoio fazem70 anos com poucos dias de diferença. Compare-ceram inúmeros amigos como Bito, Gilberto Tuca-no, Dálcio Dornelles, Carlos Canelinha, Breno Bri-to, Cézar, Juarez Serafim, Roberto Rodrigues, IalNei Jr., Bebeto Cabeça, Sílvio Boca, Haroldo Fran-co, Danilo Malta, Pano Terra, Marcelo Bueno,Roberto Carlos, Fernando Edmundo, Erni Marolae é claro seu filho Ricardo e seus irmãos MarcoAntônio, Celso e os gêmeos Lúcia e Sérgio Antô-nio. Mas quem brilhou de verdade foi seu pai, Dr.Antonio que há poucos dias fez 96 anos. Vida lon-ga à família Silva Bueno!

>> FUTEBOL AMADOR

[email protected]

Em preparação para oEstadual de Amadores,

Tamoio recebe o Dedo deDama neste sábado

A equipe do Tamoio segue sua preparação para adisputa do Estadual de Amadores da Federação Ga-úcha de Futebol. Neste sábado, às 15h, o time dotécnico Tadeu Barreto recebe o campeão Municipalde Viamão do ano passado, a boa equipe do DedoDe Dama: “Será um ótimo teste para nossa equipe,pois o Dedo de Dama é um time forte e muito organi-zado, parecido com o que encontraremos no Estadu-al de Amadores”, afirma o técnico Tadeu Barreto.

A estreia do índio viamonense na competição Es-tadual será no dia 7 de setembro, às 15h, no EstádioEdgar Leitão Teixeira, o Campo do Tamoio, frenteao 12 Horas do Campo da Tuca.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOCONSELHO DELIBERATIVOO presidente do Tamoio F.C. no uso de suas

atribuições legais, convoca ossrs. Conselheiros á reunião a serrealizada em 2 de setembro docorrente ano, na sede do clube,com primeira chamada ás 19hs esegunda chamada ás 19h30min,

para tratarem de assuntos administrativos doclube.

Viamão, 28 de agosto de 2014.Paulo Quintana

Presidente

Page 16: Sexta 29 08 2014

Jornal Sexta | Edição 163 | Sexta-Feira,29 de Agosto de 2014 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.brwww.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

www.reidoespetao.com.br

>> POLÍTICA

Maninho Fauri em encontrosuprapartidário com Dilma

Também esteve presente o Deputado Federal Marco Maia,que já foi Presidente do Congresso Nacional e assumiu por

quatro oportunidades a Presidência da República

O vereador Maninho Fauri, que é candidato à Deputado Estadual, participou nesteúltimo sábado, 23, de um evento com a Presidenta Dilma que ocorreu no Hotel PlazaSão Rafael em Porto Alegre.

No encontro suprapartidáriocom Prefeitos, Vice-prefeitos evereadores do Rio Grande do Sul,que reuniu cerca de 200 militantesno Centro de Eventos do Hotel,Dilma discursou e destacou a par-ticipação dos municípios nos pro-gramas sociais. Enquanto citava acontratação de 14,4 mil médicospara dar assistência básica a 50milhões de brasileiros, Dilma reco-nheceu que o País ainda tem queresolver o "problema grave" doacesso às especialidades.

"Ainda temos de dar muitospassos para criar um sistema desaúde de qualidade, temos de en-frentar o problema do acesso àsespecialidades, ao médico do co-ração, ao médico do pulmão, aosexames laboratoriais", avaliou, paraafirmar que já foi dado "um passo imenso" com o Mais Médicos.

Também esteve presente o Deputado Federal Marco Maia, que já foi Presidente doCongresso Nacional e assumiu por quatro oportunidades a Presidência da República.