Sexta 30 05 2014

16
Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livree Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 152 | Sexta, 30 de Maio de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul CONTRACAPA DR. ESPINOSA: UM “E Q U A T O R I A N O VIAMONENSE” >> COPA EM VIAMÃO Médico morador de Viamão há 20 anos, ele prepara uma casa para acolher os equatorianos em Viamão: “Algum conterrâneo que esteja “perdido” aqui, terá hospedagem, alimentação e o que mais precisar em Viamão. Tudo isso de graça”. PÁGINA 3 FOTO: Daniel Jaeger Marques Várias opções de presentes para o batizados dos pequenos, você encontra na Príncipes e as Princesas

description

Edição com o equatoriano na capa.

Transcript of Sexta 30 05 2014

Page 1: Sexta 30 05 2014

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 4 | Edição 152 | Sexta, 30 de Maio de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

CONTRACAPA

DR. ESPINOSA: UM“EQUATORIANO VIAMONENSE”

>> COPA EM VIAMÃO

Médico morador deViamão há 20 anos, eleprepara uma casa para

acolher os equatorianosem Viamão:

“Algum conterrâneo queesteja “perdido” aqui, terá

hospedagem,alimentação e o que mais

precisar em Viamão.Tudo isso de graça”.

PÁGINA 3FOTO: Daniel Jaeger Marques

Várias opções de presentes para obatizados dos pequenos, você

encontra na Príncipes e as Princesas

Page 2: Sexta 30 05 2014

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

Jornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 mil

exemplares

Diagramação

Eletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe de

Reportagem:

Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 3492.1750

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)

(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 30 de Maio 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Ano eleitoral. Vários pré-candidatos adeputado. E a cidade inteira com aquelevelho discurso do "vamos eleger um depu-tado de Viamão". Só discurso, claro.

O povo em si não vota nos políticos lo-cais. Boa parte da nossa população é for-mada por migrantes, que votam nos figu-rões de sua terra natal. Ou votam sem pen-sar muito. No artista, na moça bonita, nosujeito que apresenta um programa de TV.Vota-se por acaso. Não há critério.

Ok. Mas o mais triste são os políticos.Há um velho ditado viamonense que diz quea desgraça do meu inimigo é mais impor-tante do que a minha vitória. Não é impor-tante vencer. É importante levar o outro àderrota.

Coisas viamonenses. É uma filosofia tí-pica de Viamão.

O desenvolvimento da cidade - ou faltadele - é fruto dessa mentalidade. Produtodela. Mas isso é papo velho. Ninguém maisse importa. A política local virou algo tãoprevisível e morno, que não inspira maisnem indignação no povo.

Ao mesmo tempo que o povo é despoli-tizado, espera tudo dos políticos. Culpa-ospor tudo. Nesta semana, num final de tardequalquer, um caminhão entrou na contra-mão em plena avenida Marcos de Andrade,no Centro.

No Facebook, o fato rendeu ataques aogoverno: mudaram repentinamente o trân-sito. "Quem não vem a Viamão há algumtempo, se confunde".

Ora, quanta bobagem! Se fosse assim,ninguém poderia viajar a uma cidade quenão conhece. Para isso existem placas detrânsito. Óbvio que o governo não teve nadaa ver com o caminhão. Mas, para fins dedespejo da raiva, a culpa é sempre do go-verno.

O viamonense médio não quer saber depolítica. Mas espera tudo dos políticos.Mentalidade viamonense. Voto viamonen-se. Política viamonense. A cidade é um re-flexo disso tudo.

E o "isso tudo" é uma construção coleti-va. De todo o povo. Que faz da cidade oque ela é. E depois fica reclamando.

CONTRADIÇÕESDO ANEDOTÁRIO

POPULAR

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

>> EMPRESARIADO

Lançamento Projeto BikePatrulha da CDL Viamão

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Nos dias 22 e 23 de maio de 2014 a CDL Viamão em parceria com a BrigadaMilitar de Viamão realizou a entrega das bicicletas e material de EPIs para uso noProjeto Bike Patrulha, no Centro de Viamão e na Praça da Santa Isabel.

No Centro o evento contou com a presença do Presidente da AGV- Associa-ção Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer, o supervisor co-mercial da CDL POA, Diego Berzagui, o presidente da Câmara de Vereadores,Eraldo Roggia, Secre-tário de Desenvolvi-mento Econômico,Túlio Barbosa, o pre-sidente da ACIVI,Paulo Silveira, Direto-res da CDL Viamão,associados, comerci-antes e imprensa lo-cal. Na Santa Isabelcompareceram dire-tores da entidade, co-merciantes do bairro eex-dirigentes.

Este projeto visaauxiliar na segurançados lojistas locais possibilitando um atendimento mais ágil e a melhoria na diversi-ficação e qualidade dos produtos, aumentando o fluxo de compras na cidade deViamão. O Projeto já está sendo executado na cidade, onde 4 bicicletas foramdestinados ao Centro e 4 para o patrulhamento da Santa Isabel.

A CDL Viamão gostaria de agradecer a contribuição dos parceiros no projetopara a aquisição das ferramentas que serão muito úteis para a segurança do co-mércio de Viamão, visto que esta ação reduziu em 40% nas ocorrências de assal-to ao comércio de rua de outras localidades do Rio Grande do Sul.

Comércio unido é comércio forte.Acompanhe a CDL no facebook:facebook.com/cdlviamaors | www.cdlviamao.com.brFONTE: Marketing CDL Viamão.

Este projeto visa auxiliar na segurança dos lojistaslocais possibilitando um atendimento mais ágil e a

melhoria na diversificação e qualidade dos produtos,aumentando o fluxo de compras na cidade de Viamão

Page 3: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 3Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajuda a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.

CONTATO: [email protected]: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |

(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA>> COPA EM VIAMÃO

Desde que a seleção do Equador anunciou que ficaria concentrada em Viamão durante a Copa do Mundo, omédico José Leonardo Espinosa, 50 anos, virou uma espécie de diplomata informal do país aqui no nosso nomunicípio, de 240 mil habitantes, primeira capital do Rio Grande do Sul

Radicado na cidade há 20 anos, ele esta montando uma casa de apoio ao lado de sua clínica, a conhecida Axxis,no Centro da cidade, para abrigar os compatriotas que virão à Viamão torcer pela "La Tri" na Copa.

"Alguns me chamam de embaixador agora", brinca o cirurgião nascido em Quito, capital equatoriana."Lembro que quando dizia o nome do município para amigos de Quito, eles davam risada, já que a pronúncia de

Viamão em espanhol é bem engraçada", recorda o autodenominado "equatoriano-viamonense". "Tinha uma pessoado meu país que morava perto do Hotel Vila Ventura (onde ficará hospeda a seleção), mas saiu da cidade. Portanto,sou o único cidadão do Equador em Viamão", orgulha-se o médico, que se formou na Faculdade de Pelotas, ecomeçou a trabalhar no Hospital de Viamão quando ele ainda era comandado pelas freiras.

Essa será a terceira vez que o Equador disputará uma Copa do Mundo. As poucas participações da seleçãoequatoriana em mundiais fazem o médico se considerar ainda mais "sortudo" por receber os jogadores do paísjustamente na cidade que escolheu para viver. "É uma coincidência muito grande. Fiquei bem surpreso quando foidivulgada a notícia. Tenho saudades do meu país. Sem-pre que posso visito minhas raízes - conta ele, enquan-to exibe a camisa amarela, azul e vermelha da seleção"La Tri", entre outras recordações da terra natal.

Segundo o médico, seu entusiasmo com a chegadados equatorianos é compartilhado com outros morado-res de Viamão. Mensagens de boas-vindas e as coresdo país já decoram alguns pontos e estabelecimentoscomerciais da cidade. "Os viamonenses estão se mobi-lizando bastante. A cidade está vivenciando essa che-gada da seleção equatoriana e os preparativos estãoocorrendo mais agora, perto do Mundial. A oportuni-dade é essa, temos que aproveitar", salienta Espinosa.

CASA PARA RECEBER EQUATORIANOS ESTÁQUASE PRONTA - A expectativa é de que cerca de 2mil torcedores do Equador venham do Equador paraacompanhar a preparação do time em Viamão. O cirurgião promete prestar todo o apoio necessário para os fanáticosde "La Tri". Ele esta montando uma casa (FOTO) ao lado da clínica Axxis, na rua Bento Goncalves 653, só paraajudar os equatorianos “perdidos” na cidade. A dúvida é como será batizado o espaço:

"Será um lugar de apoio para as pessoas que tiverem algum problema, como lugar para dormir ou alimentação.Ainda não tem nome. Estamos fazendo um desenho na parte externa com grafite, utilizando as cores do Equador.Está ficando muito bonito, podes olhar", explica o médico, mostrando os desenhos que estão sendo feitos por umgrafiteiro profissional a reportagem do Jornal Sexta. Espinosa acredita que os equatorianos vão se surpreender comViamão e Porto Alegre. Segundo ele, a imagem do Brasil em Quito está mais ligada a cidades como São Paulo e Riode Janeiro. "Eles não têm noção de como é aqui. Em Quito, os torcedores estão se preparando para vir ao Brasil.Alguns estão locando vans para vir por terra até Viamão. Há também os pacotes de viagem, mas fiquei sabendo queum jogo do Equador, com estadia, hospedagem e ingresso, custa cerca de US$ 13 mil dolares", espanta-se.

Fanático por futebol, o médico diz que é um "gremistaço" e tenta acompanhar o Grêmio sempre que possível.Mas o time da infância é a LDU, de Quito. Quanto à ambição do Equador na Copa, o viamonense diz que é "pé nochão" e torce para o time chegar às quartas-de-final. Mas não deixa de sonhar com uma final contra o Brasil noMaracanã lotado. "Agora, se ocorrer de chegar a uma final contra o Brasil, daí vou ficar em cima do muro. Nãoquero ser expulso de casa", brinca, lembrando que a sua filha é brasileira.

Com infromações do G1.

Um “equatoriano viamonense”

Rachid da carneHá informações que depois que o Jornal Sexta

publicou e questionou sobre a qualidade da carneque estava sendo oferecido na merenda escolar dosalunos das escolas municipais fornecida por mata-douro com abate duvidoso o prefeito Bonatto(PSDB), que nunca sabe de na, mandou os puxasacos cancelarem o contrato com valor de R$ 1milhão...

Carimbo clandestinoQuando a Brigada Militar e os fiscais da Prefei-

tura deram flagrante no matadouro encontraramnuma gaveta um carimbo clandestino (falsificado)da Prefeitura de Viamão que valida à carne abatida,sem a presença dos fiscais.

O advogado da Central de Abates Lombas, Da-niel Barcelos, em entrevista com o colunista alegaque o carimbo foi plantado no matadouro no mo-mento do flagrante motivado por "richa" pessoalentre os fiscais e o proprietário do abatedouro.

Bonatto é coniventeSegundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e

Abastecimento, quem fiscaliza os processos de abateem frigorífico são os médicos Veterinários ou Téc-nicos Agrícolas.

Existem normas de bem estar e sanidade quedevem ser cumpridas dentro de um abatedouro, osanimais não podem sentir; dor, medo, estresse, alémdo que estes fatores atingem diretamente na quali-dade de sanidade final da carne.

Se a o prefeito Bonatto (PSDB) permite que osfiscais não habilitados façam a vistoria, no momen-to do abate, no mínimo é conivente com a situaçãoagravante. Isso configura crime de mudança dementira e não de verdade com prometido na cam-panha eleitoral.

Crime eleitoral?O presidente do PSOL, Guto Lopes, ingressou

com denúncia no Ministério Público de Viamão re-latando que o Prefeito Bonatto (que nunca sabe denada) cometeu possível crime eleitoral quando pin-ta os meios fios das calçadas, na cidade, com ascores do Partido dele, o PSDB (azul e amarelo),com a desculpa que seriam as cores do Equador."Vejam que a bandeira do país (Equador) falta umacor: a vermelha!", frisou Lopes ao MP.

Polêmica na CopaOutra polêmica nas rodas de conversas na cida-

de é a perda dos nossos valores de pertencimentoque a Copa FIFA impõe aos países sedes...

Em Viamão, por exemplo, o BANRISUL trocoua Bandeira da Cidade pela Bandeira do Equador, has-teada nos mastros em frente a agência local. Osvereadores e o prefeito Bonatto não estão preocu-pados com os nossos valores de pertencimento..Estão extasiados com as festas da copa... Uma ver-gonha!!!!

Olívio DutraPrevendo uma derrota na eleição estadual pela

fraca administração de Tarso Genro, a Direção doPT convenceu o ex-governador Olívio Dutra a con-correr a Senador na tentativa de reverter o baixoíndice nas pesquisas eleitorais. Será que o galinhodas Missões pode influenciar?

Mauro Saraiva JuniorNesta semana me encontrei com o ex jornalista

da RBS, Mauro Saraiva Junior, e anunciou que éPré candidato a deputado estadual pelo Partido Tu-cano.

Conta com os votos dos usuários da mobilidadedo trânsito.

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionadosFONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Médico que mora há 20 anos em Viamão, prepara um local onde hospedarágratuitamente conterrâneos seus, que precisarem de qualquer auxílio na cidade. Lá

eles encontrarão lugar para dormir, tomar banho e comer . . .

Page 4: Sexta 30 05 2014

Página 4 viamaoagora.com.br 31 de Maio de 2014jornalsexta.com.br

9645-5142 / 9398-0566

“Ninguém pode culpar os outros, ou areligião, ou a sociedade por não ter feitoalgo na vida. Pois é opção do indivíduo,

mandar ou não tudo isso à merda.”

Eu falo sem pudor: conheço uma legião defuncionários públicos cuja preocupação maior éestar na base aliada do governo, para obter oumanter um FG, uma chefia, uma posição.

Fazendo minhas contas, calculo que o Sartori éa bola da vez. Tá. Saltemos no tempo. Vamos aofuturo. Segundo turno!

SARTORI X TARSOAlguém imagina Ana Amélia Lemos apoiando o

PT? Não, né? Nem eu. Caso Sartori tenha queenfrentar o atual governador, ganha o apoio dasforças a sua direita e leva uma vitória fácil.

SARTORI X ANA AMÉLIANovamente, a pergunta: Tarso + Ana Amélia?

Sem chance. Se o PMDB tiver que enfrentar o PPnum segundo turno, a aliança federal vai pesar eTarso Genro sobe no palanque do candidatopeemedebista. Juntos, fritam Ana Amélia.

TARSO X ANA AMÉLIAEste é o cenário mais embaçado de todos. Porque o PMDB não é exatamente um partido coeso, e tem uma

tendência forte a RACHAR em situações deste tipo. No entanto, se conseguir manter alguma unidade em suas tropas,Sartori vira o fiel da balança, e praticamente decide a eleição.

OU SEJASartori acaba, ou governador, ou no papel de apoiador. E os partidos de sua coligação, claro, na base do governo. O

PMDB obviamente vai abocanhar seu quinhão, e outro partido que aparecerá com indicados em muita repartição seráo PSB. Podem ir anotando.

Fiz minhas contas... e digo queo Sartori estará no governo

Enquanto todo mundofala das pré-candidaturasde Geraldinho, Romer eAlex para deputados,pouca gente está notandoo Nadim, do PP. É que acandidatura dele não éum objetivo em si: é umapossível estratégia apenaspara puxar votos para acoligação de apoio à AnaAmélia Lemos.

Nadim pode sair candidato, ou não. Se não sair,já tem convite para estar na coordenação dacampanha da senadora para o governo.

O vereador não é, nem nunca foi, espalhafatosoem suas movimentações. Por isso vai crescendo ese firmando: ele só anuncia quando as coisas estãopraticamente consumadas e já não há tempo paraatrapalhar seus planos. Este ano não será diferente.

Como sempre, seus adversários o subestimam.Acham que é um bobinho. Mas ele sabe das coisas.Ora, trouxa é quem pensa que ele é besta.

Nadim serápeça-chavepara Ana Amélia

Sabem o Dedé? Dedé, aqueledos Trapalhões?

Pois bem. Nesta semana, eleesteve por aqui. Se apresentou noCirco Vitória, que está insataladono Morro Grande, ali pela parada96 da nossa RS 040.

Este circo não tem nenhumaestrutura espetacular. Mas vemtrazendo coisas interessantes. Játeve luta livre (e ás vezes tem), trazuns artistas de renome como é ocaso do ex-Trapalhão, e convidaesportistas e performers atípicospara mostrar novidades no mundomanjado do circo.

Dedé Santana veio a Viamão

A Associação Amigos de Águas Claras promoveuno último final de semana o Mutirão Social, comum monte de serviços, atrações, shows, comilança,ações de caridade e tudo mais.

Foi um acontecimento enorme. Mais de duasmil pessoas apareceram por lá.

Pois bem.A Prefeitura tinha ficado de ajudar o evento,

emprestando palco e outras estruturas. Mas no fim,não deu nada.

A organização se virou, várias empresas deramuma ajuda (a Coopernorte deu muita), e no fim, maisuma vez, a comunidade de Águas Claras conseguiufazer algo bonito apesar do total descaso do governopara com as coisas da região.

Depois, me perguntam por quê tem genteque defende a emancipação...

Sobre o mutirãosocial emÁguas Claras

Page 5: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 5Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio Ortiz - contato [email protected]

>>> MEMÓRIA <<<

FERRINHO >> O saudoso, João Ferreira, conhecido pelos mais íntimos como Ferrinho adoravaconvidar os amigos para um churrasco em sua casa. No verão também não era diferente. Fui a muitoschurras na casa do Ferrinho em Cidreira. A foto mostra mais uma festa na casa do João e sua esposaMaria Inês no bairro Dom Feliciano. Só consegui identificar o Ferrinho, o ex prefeito Canelinha e oDoutor Junrandir Morrone.

COPA DO MUNDOFaltando 13 dias para o início

da Copa do Mundo a expectativaé enorme para saber o que vaiacontecer no País em relação aosprotestos e greves que tomaramconta do Brasil. Os defensores daCopa acham que o povo vai secontagiar com o evento pois amaioria dos brasileiro adora fu-tebol e a Seleção Brasileira é umadas favotitas para vencer o tor-neio. Já os brasileiros mais cons-cientes e indignados com a situ-ação da nação acham que foi umgrande erro realizar a Copa noBrasil, principalmente pelos gas-tos e suspeitas de corrupção nasobras dos estádios. A minha opi-nião é que os protestos vão seintensificar. A prova disso vem dopróprio governo que vai montaruma estrutura de segurança nun-ca vista antes no País. Só aquino Rio Grande do Sul serão 20mil agentes de segurança. Paraisso o governo tem dinheiro.

TIRO CONTRATem jogador de futebol que

já pendurou as chuteiras, mas quedeveria também pendurar a lín-gua, não falar nada para não sairbobagens como fez o RonaldoNazário ao dizer num programade televisão que está envergonha-do com o atraso nas obras daCopa do Mundo. Não que ele es-teja errado, pois realmente é umavergonha as obras não termina-rem a tempo ,desde 2009, quan-do o Brasil foi escolhido comosede da Copa do Mundo. Masacontece que o Ronaldo é um dosembaixadores da Copa, sendomuito bem remunerado por isso.Então a culpa é dele também pelofracasso no término das obras.

COPA PARA OS RICOS

O Brasil já foi o País do fute-bol quando o povo ia aos estádi-os assitir e torcer pelo seu timedo coração. Agora a realidade éoutra. Os brasileiros só terãoacesso aos estádios dos times devárzea, pois o preço dos ingres-sos barrou a paixão do povão.Fora o preço dos ingressos, im-possíveis para um cidadão co-mum, vejam o preço das comi-das e bebidas nos estádios: ca-chorro quente a dez reais, águamineral a 6 reais e cerveja longneck custa até 13 reais. Não po-demos esquecer a lei brasileiranão permite a venda de bebidasalcólicas nos estádios mas duran-te a Copa, a FIFA é quem mandae desmanda no País.

BANDEIRA DO EQUADOR

Não acredito que seja má in-tensão, talvez seja apenas igno-rância, mas o nosso governomunicipal numa ação positiva empromover a estada da Seleção doEquador em nosso município(Vila Ventura), pintou os postes ecordões de calçada com as co-res da seleção equatoriana.

NESTE SÁBADO, DIA 31/05, TEM MÚSICA BOA NO CAFÉ ORTIZ

Page 6: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 6Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Denise

[email protected]

DFERREIRA REGISTRA>> Casamento Grego - Um dos filmes inde-

pendentes de maior sucesso da história, "Casa-mento Grego" ganhará uma sequência que surgiua partir da ideia dos atores e produtores do filmede 2002 para produção de um segundo longa.

A trama deve envolver um segredo familiar eum novo casamento, que reunirá novamente a fa-mília grega.

>> GiseleBundchen - A modelo gaúcha einternacional recebeu o convite da FIFA para en-tregar a taça ao time vencedor da Copa do Mun-do, mas ainda depende da permissão de sua agen-da.

E ainda se tratando da modelo mais famosado mundo, Gisele foi escolhida para a próximacampanha do perfume Chanel Número 5.

>> Universidade de Coimbra - Estudantesbrasileiros poderão ingressar na Universidade deCoimbra (UC) - a mais antiga de Portugal - ape-nas com a nota do Exame Nacional do EnsinoMédio (Enem).

É a primeira vez que uma instituição estran-geira utiliza o exame brasileiro como critério deseleção e para se candidatar é preciso ter feito oEnem em 2011, 2012 ou 2013, e ter concluído oEnsino Médio. Um guia para os interessados foipublicado no site oficial da instituição (http://www.uc.pt/)

>> Seminário Nacional de Lésbicas - Acon-teceu no dia 29 de maio em Porto Alegre a 8ªedição do Seminário Nacional de Lésbicas (Se-nale). O tema deste ano abordou reflexões sobreo enfrentamento a preconceitos, entre eles ma-chismo, racismo e homofobia.

O evento acontece desde 1996 e é organizadopela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), com apoioda Secretaria Estadual de Políticas Públicas paraas Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM/RS).

>> Fim do Vestibular - Estudantes e empre-sários protestam contra o fim do vestibularda Uni-versidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ma-nifestantes fazem abaixo-assinado solicitandoàpermanência do concurso ao menos neste ano.

A Universidade aprova o ENEM como formaexclusiva de ingresso um dia antes do fim das ins-crições.

>> Educação - Índice de desenvolvimentoaponta piores resultados do RS em educação

e o estado está em oitavo lugar no País nessequesito. O economista Ely Jose de Mattos, pro-fessor da Faculdade de Administração, Contabili-dade e Economia da PUCRS, disse nesta quarta-feira (28/05) em entrevista ao programa GaúchaAtualidade que o pior desempenho do RS estáem Educação. Para nós educadores da rede pú-blica estadual não existe surpresa quanto à cons-tatação da referida pesquisa!

>> Theatro São Pedro - No dia 28 de junhocompletam-se 30 anos da reaberturae no mesmomês, a instituição, celebra também seu aniversá-rio de 156 anos.

E para comemorar as datas, a direção artísti-ca do teatro apresenta uma série de atrações lo-cais, em um projeto intitulado "Jogo de Cena", emalusão ao momento festivo da Capital, que sediajogos da Copa do Mundo.

"O Universo conspira a teu favor quandotua visão é positiva"!

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS

Vitor

[email protected]

CHICO MARINHO:O CAUDILHO DE VIAMÃO III ÀS VÉSPERAS DA REVOLUÇÃO DE 30Conflito armado no apagar das luzes docinema em Viamão . . .Às vésperas de outubro de 1930, o climapolítico no país era quente e conspiratório.

Júlio Prestes (1.091.709 votos), o candidato doPresidente Washington Luiz, havia derrotado Getúlio(742.794 votos) e João Pessoa, seu vice paraibano,nas eleições de 1 de março. Havia muitas acusações defraudes. Um pouco antes, em 1928, o gaúcho de SãoBorja tinha sucedido Borges de Medeiros na Presidên-cia do Estado (como se chamava o cargo de governa-dor à época) e o Rio Grande havia se preparado paradeixar de ser eleitor e se tornar eleito nas eleições paraPresidente da República.

Chegara ao fim a política do “café com leite”, ouseja, a monótona sucessão entre paulistas e mineirosna condução do Brasil. Washington Luiz (de quem Ge-túlio havia sido Ministro da Fazenda) deveria ter res-peitado a vez e escolhido um político de Minas parasucedê-lo. Acabou optando poroutro paulista (Júlio Prestes). Osmineiros, liderados pelo seu Pre-sidente Antônio Carlos, rompe-ram com o Palácio do Catete eapoiaram Getúlio.

NO RIO GRANDE, O QUESE PASSAVA?

No Estado, a criação da Fren-te Única Riograndense, nesse fi-nalzinho da década de 20 do sé-culo passado, havia pacificadochimangos e maragatos. Segun-do a professora Sandra Pesaven-to, no artigo “A Revolução de 30- Rio Grande, de pé, pelo Brasil!Não poderás falhar ao teu desti-no heróico”, publicado no livroAs guerras dos gaúchos (Insti-tuto Hominus, 2008), “a criaçãodo Banrisul e a abertura de cré-dito aos estancieiros e charquei-ros acalmara a situação políticae a ameaça de falências, como as que opuseram estes aBorges” nos idos 1923, quando havia estourado o le-vante de Honório Lemes. Republicanos e Libertadoresse sentavam já na mesma mesa.

ENQUANTO ISSO, EM VIAMÃO... Aqui, esse reencontro entre chimangos e maraga-

tos no apoio a Getúlio significava uma certa pacifica-ção entre o velho caudilho Chico Marinho, então com64 anos, e o maior representante da tradição republica-na de Borges e Júlio de Castilhos no município: o Co-ronel Acrísio Prates, chefe político local que exerceuvários mandatos como intendente. Embora o embai-nhamento das armas, a verdade é que as reservas entreum e outro foram mantidas, e os amigos de um nãoeram certamente tão amigos do outro.

Chico estava anistiado de seu envolvimento na lutaem 23, mas isso não queria dizer que estivesse longede se envolver nas escaramuças políticas, as vezesdescambando para o pessoal.

Eis que no dia 25 de maio de 1930 - há exatos 84anos - o coronel entrou no cinema (o Cine Ideal, loca-lizado atrás da Caixa D’Água) acompanhado de doiscorrelegionários seus, Mercadinho (Ferdinando Trus-

sardi) e Gerôncio Antunes de Lima (ferreiro e amigode Chico).

As luzes já estavam apagadas, quando Chico Mari-nho se postou de pé na última fileira de cadeiras, justoatrás do guarda municipal e seu desafeto João Manoel,enquanto Mercadinho buscava pagar as entradas nocaixa do cinema. Casualmente, desse guarda se falavaque tinha o firme propósito de, um dia, eliminar o co-ronel Chico Marinho.

A sala estava repleta e Chiconão quis passar para as primeirasfilas, ficando ali mesmo, no fundodo cinema. O filme já se desenro-lava na grande tela. E inclusive oentão delegado de Polícia, TenenteMalvino Pires da Fontoura, 38anos, estava sentado entre os es-pectadores.

Era domingo, 20h30min, quan-do, de repente: pânico geral. Umtiro é detonado no escuro do cine-ma.

Mercadinho, já ferido no pes-coço, e o guarda João Manoel saemlutando porta afora, justamente narua que leva o nome do avô do co-ronel: a Cirurgião Vaz Ferreira.

Várias pessoas intervêm, eMercadinho é agarrado pelo sub-Intendente João Silva e pelo oficialde Justiça, Alberto Gattino, que ten-tavam lhe arrebatar a arma que elehavia tirado de João Manoel. Esse

por sua vez, também agarrado por outros, conseguese safar e saca da espada, partindo em direção ao opo-nente.

O próprio delegado, em posterior depoimento so-bre o caso, diz que viu o momento em que João Mano-el desferia o golpe de espada contra Ferdinando, e quan-do este levou a mão ao ar, agarrando a lâmina da espa-da, o que impediu que ela o atingisse, causando, noentanto, um grande ferimento... Nesse instante, é de-tonado outro tiro que atinge o rosto de João Manoel.

O tiro havia sido disparado da portada do Cinemapelo Coronel Chico Marinho, exatamente no momentoem que descia a espada do guarda sobre Mercadinho.

O episódio gerou muita controvérsia porque o de-legado não prendeu o coronel, apesar do suposto fla-grante e há muitas versões para o episódio que narra-remos nas próximas edições com base nos depoimen-tos pesquisados por Eliani Vieira, a nossa pesquisado-ra, nos autos do processo crime aberto no mesmo anode 1930 pela Justiça Pública do Rio Grande do Sul.

Correção: na edição passada. A data aludida àRevolução Francesa teve um erro de grafia e saiucomo 1879. O correto é 1789.

ATENÇÃO: acima a foto do livro que contém odepoimento de Chico Marinho...

Page 7: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 7Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SEXTA PARAOS JOVENS

Por Gabriel [email protected]

Fone: (51) 9956-4969

Evento no AçorianosAmanhã (31), na escola Açorianos terá um evento aberto

ao público... Ás 09:00h ocorrerá o Show de Talentos (comalunos da escola), Dentre vários alunos, irá se apresentarBruno Martins, um guri tri legal que faz cover do grande reido pop Michael Jackson. Também no sábado, terá o VARALDA SOLIDARIEDADE... Um projeto criado pelas alunas(e minhas colegas) Bárbara Azevedo, Julia Quevedo, KellyRocha e Maiara Miranda. É bem dizer, uma campanha doagasalho, porém de uma forma diferente... Roupas recolhidasnas semanas anteriores serão penduradas em um varal e, fa-mílias presentes e interessadas, poderão "recolher" roupas elevar para casa... Um ato lindo e com muita criatividade...Então... A escola Açorianos espera todos amanha... Ás 09:00h.

A partir dessa semana teremos a honra de ter textos escri-tos pela grande Rosi Andrade... Então...

Momento Rosi Andrade"Não esqueça quem realmente você é; Lute para não per-

der sua essência." O que você trás de mais lindo em suamente? O que você trás de mais puro em sua alma? O quevocê espera de você mesmo? Pense! Viva! Crie seu momen-to!

- Ontem li um texto. Deveras preocupante. Alarmanteaté. Se referia a jovens que se mutilam, quando percebem quenão se adequam a sociedade em que vivem.São desde peque-nos ferimentos, como uma queimadura, ou arrancar um peda-çinho de pele, até cortes profundos, com giletes, facas, estile-tes. Esses seres, que amamos, necessitam de tratamento. Pre-cisam de alguém que possa os ajudar a encontrar seu espaçonesse mundo conturbado, onde insistimos em manter umpadrão de vida alegre e feliz.

Quem destoa, está predestinado a ser excluído. Cuidadojovens. Cuidado Pais e Professores. Nossos jovens pedemsocorro e muitas vezes nos fazemos de cegos. Por outrasvezes não percebemos, o seu desespero.

Terra VS Humanos by Ayla DreschOs efeitos da ação do homem sobre o ambiente natural

são frequentemente simbolizados pelo fenômeno do aqueci-mento global. A anos, este é o tema principal de discussõessobre a sustentação de vida na Terra, mas será que somosrealmente fator tão importante neste processo? A Terra, emseus 4,54 bilhões de anos, passou por diversas mudançasclimáticas ao longo do tempo - sendo a Era do Gelo é a maisconhecida delas.

Em contradição ao que se acreditava até recentemente,cientistas afirmaram que o planeta está novamente passandopor um processo de resfriamento, e que a ação humana ape-nas acelera o processo, mas não o causa.

O verdadeiro prejuízo que trouxemos para a Terra foi aenorme perda de biodiversidade que causamos com queima-das, introdução de novas espécies em áreas inadequadas econtaminação da água, entre outros. Somos pequenos e im-potentes em uma natureza cíclica, que vai continuar mudan-do com ou sem nossa "ajuda". Sejamos conscientes para fa-zer a pequena parte que nos é cabida e tornar as transiçõesmundanas mais fáceis para todos.

CORRETORESde IMÓVEIS:

Comissão Diferenciada50% da Comissão no

fechamento de negócios.

10% da Comissão por mero agenciamentoCompare as oportunidades e venha trabalhar

com quem investe no crescimento.

(51) 3046.2204.

O vereador Luís Armando Azambuja (PT), ocupou a tribuna da Câmara, na última quarta-feira (29), na sessãoespecial organizada pela Bancada petista, para discutir as ações de saúde em Viamão, para comemorar os R$ 31,7milhões em investimentos do governador Tarso Genro, junto ao Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, que além deampliação dos leitos, terá novos serviços de atenção a saúde da comunidade viamonense.

“Vamos contar com um moderno e necessário prédio com leitos de hospitalização para atendimento de pacientesdo SUS. Em outro investimento do Estado, já ocorrem obras de reformas na emergência, na área da recepção,pediatria e traumatologia, além da farmácia hos-pitalar”, enumerou Armando.

Os investimentos através da contratualizaçãoentre o Governo de Estado e o Hospital de Via-mão, também recebeu destaque, no discurso dovereador Armando: “São mais de R$ 3,4 milhõesque o Governo Tarso envia mensalmente paraque o Hospital de Viamão invista em serviços desaúde de média e alta complexidade e interna-ções”.

O vereador Armando destacou ainda, que osinvestimentos oriundos do Governo Estadual eFederal, de mais R$ 1,6 milhão, em equipamen-to para implementação e construção de uma central de lavanderia junto ao Hospital de Viamão, com a ampliação deleitos e serviços, vai gerar pelo menos, 500 novos empregos diretos aos viamonenses, além das milhares de oportu-nidades, que deve ocorrer na área da construção civil, na ocasião das obras. “Além da qualidade da atenção a saúdede nossa população, representa o pleno emprego à milhares de técnicos em enfermagem, enfermeiros e auxiliares delavanderia, operários, pedreiros, entre outros”, comemorou o Armando.

A previsão de inicio das obras de ampliação do Instituto de Cardiologia Hospital Viamão é para o segundo semestrede 2014, e conclusão em 2015.

A sessão coordenada pelos vereadores do PT, contou com a presença das secretarias estadual e municipal desaúde, Sandra Fagundes e Sandra Sperotto, e a direção do Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, o diretor técnico,Dr. Alexandre Britto e o superintendente Alberto Beltrame, o prefeito Valdir Bonatto, entre outras autoridades erepresentantes comunitários.

Governo do Estado investirá R$ 31,7 milhõespara ampliação do Hospital de Viamão

>> SAÚDE

A previsão de inicio das obras é para o segundo semestre de 2014, econclusão em 2015, com geração de milhares de empregos

Politicamente IncorretoUmas maiores chatices deste novo século é o poli-

ticamente correto. Tudo é patrulha. Não podemos maismandar nossas mulheres escaldar nossos pés que émachismo, não podemos chamar os gremistas de via-dos que é homofobia, chamar de negrão, paraíba eretardado nem pensar! Mas às favas com o politica-mente correto! Vou contar uma estória do tempo dafaculdade.

Há 25 anos morávamos em Pelotas, onde estudá-vamos na Universidade Federal, eu, o Buzurú do Vil-são e o Nenê do Macau. Éramos conhecidos pela al-cunha de nossos tios gambás: Gelmo, André e Pitu-cha. Alugávamos uma antiga casa bem no centro. Le-vávamos a sério a trilogia Sexo, Drogas & Rock'roll.Semana fraca fazíamos 8 festas. ONenê criado no quadrilátero do entorno do Setembrina

PANOTERRA

[email protected]

VENDO LOJA DE INSTRUMENTOSMUSICAIS, CD’s E DVD’s NO CENTRO

DE VIAMÃO. LOCALIZADA NA AVENIDACENTRAL, EM FRENTE AO BANCO DO

BRASIL.MOTIVO: APOSENTADORIA

MAIORES INFORMAÇÕES NO LOCAL

(onde quem não era puto, era louco) tinha uma predi-leção pelo segundo tipo.

Certa manhã ao retornar de mais uma matada deaula, passou pela Praça General Osório e viu um lou-co. Ele trajava um terno, mas estava descalço.

O Nenê se aproximou e disse: vamos lá em casa,vou te dar um sapato! E lá se foram os dois.Eu (que também estava matando aula) ouço uma bati-da na porta, abro-a e o louco diz: me dá um sapato!Fechei a porta, estou me virando e ouço outra batida eo louco: cadê o meu sapato?

Desconfiado noto o Nenê dando risada escondido.Entramos e nova batida na porta.

O louco queria o tal do sapato. Enchemos um bal-de de água e quando o louco bateu, abrimos e lhe de-mos um banho!

Ríamos a valer. Nova batida. Não é possível, pen-sei. Desta vez, o Nenê pegou uma garrucha que deco-rava uma das paredes, abriu a porta e gritou: vaismorrer!

O louco chispou a mil. Rolávamos de rir na calça-da! Não deu um minuto e o louco, todo molhado, viraa esquina com dois brigadianos grita e aponta: aquelesdois ali, além de quererem me matar, ainda roubaramos meus sapatos!

Moral da estória: além de tomarmos uns sopaposdos brigadianos tivemos que dar um par de sapatospara o louco!

>> HOSPEDAGEM PARA COPA

Os turistas que visitarem Porto Alegre durante a Copa de Mundo e quiserem ficar acampados terão espaços queforam vistoriados e aprovados pela Secretaria de Turismo (SMTUR) da capital gaúcha.

São duas áreas de camping localizadas aqui em Viamão. O Camping Pousada dos Quiosques fica em Itapuã e oCamping Paraíso 21 fica em Morro Grande.

Ambos contam com estacionamento, banheiros femininos e masculinos, chuveiros, alimentação conforme agen-damento e estabelecimento comercial próximo. Mais informações podem ser buscadas junto aos estabelecimentos.

Camping Pousada dos Quiosques Contato: [email protected] - (51) 34941188 / 96658411

Camping Paraíso 21Contato: [email protected] - (51) 3108-8821 / 9962-5567.

Page 8: Sexta 30 05 2014
Page 9: Sexta 30 05 2014
Page 10: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 10Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SaricoMoura

[email protected]

ITAPUÃ! UM PARAISO VERDE

O distrito de Itapuã na nossa cidade de Via-mão, é um local de orgulhar a qualquer um queama a natureza. talvez alguns estarão a pergun-tar, mas tu não sabe o que é o abandono que seencontra Itapuã, e eu já respondo: sei sim, Ita-puã merece uma atenção diferenciada, em razãodas potencialidades que possui, em razão de todaessas belezas naturais, como a Lagoa dos Patos,o Parque de Itapuã e os 100 km de Orla.

Enfim, as características que possui este dis-trito é de invejar qualquer outro estado, e nãoapenas um município.

Itapuã ficou esquecido ao longo dos gover-nos que passaram, mas eu tenho certeza que nomandado de Valdir Bonatto e André Pacheco,somado a determinação de pessoas abnegadasdessa região, essa comunidade vai ter a atençãoque merece.

Sei que já está chegando alguma estrutura paralá, como uma máquina retro escavadeira, umamoto niveladora, e um caminhão caçamba, es-truturas essas que ficarão permanentemente lá,na sub-prefeitura do distrito.

Já é um começo para quem não tinha nada.Fiquei sabendo, que terá uma ambulância fixa nes-te distrito a disposição da comunidade, sei docarinho que o prefeito Bonatto tem tido no senti-do de pensar Itapuã, porque ele sabe das poten-cialidades deste distrito na sua vocação turísticae gastronômica.

A comunidade esta apreensiva, eu sei, maseste governo tem demonstrado nas suas açõesque veio para construir uma Viamão com muitomais desenvolvimento sustentável, mas com jus-tiça social.

É um governo diferenciado dos outros, incan-sável em suas ações, sempre buscando o melhorpara o povo viamonense.

Um pouquinho de paciência, e vocês pode-rão comparar os quatro anos de governo doBonatto e André Pacheco com os oito anos dogoverno anterior, não tenham dúvida, que a com-paração será da noite para um dia maravilhoso.

Este governo veio para fazer a mudança deverdade. Nos dias 13,14 e 15 de junho, teremosem Itapuã, a oportunidade de estarmos em maisuma edição da "FESTA DO PEIXE", onde va-mos, com certeza, degustarmos a melhor tainhade todas as festas.

Boa sorte para comunidade organizadora des-se evento, que com certeza terá muito êxito.

>> COPA EM VIAMÃO

Viamão está na fase final dos preparativos para hospedar a seleção do Equador durante a Copa do Mundo. Paraconhecer o nosso município de mais de 240 mil habitantes, três jornalistas equatorianos visitaram a sede do time noMundial. Os profissionais estão colhendo informações que servirão para a publicação de um guia da FederaçãoEquatoriana de Futebol (FEF) aos torcedores da "La Tri".

A impressão dos jornalistas é positiva. Marco Salazar, Patricio Salazar e Ana Cristina Alvaredo, destacaram arecepção calorosa das pessoas e o clima de tranquilidade do local.

"É uma cidade muito acolhedora, mais colonial. As pessoas aqui são amáveis e simpáticas. A direção do Equadorbuscava isso, um lugar mais calmo para os jogadores. Até fomos aplaudidos numa dessas caminhadas pela cidade. Arecepção está sendo muito boa", comenta Patricio.

A alimentação não deverá ser um obstáculo para a inte-gração entre os dois países, conforme os jornalistas. Elesdisseram que a comida é parecida, entretanto, os pratos maistípicos são complicados para serem produzidos no Brasil.

"Só a comida típica que é bem distinta. Creio que sejapraticamente impossível fazer os pratos especiais do Equa-dor aqui. Mas se querem algo parecido, podem me convidarque eu faço - brinca Marco.

Espirituosos, os jornalistas também arriscaram um palpi-te para o campeão mundial. Embora a seleção do Equadoresteja somente na terceira participação de um Mundial, elesacreditam no título inédito da "La Tri".

"Vai ganhar o Equador, definitivamente", se diverte AnaCristina.

O GUIA - O guia preparado pelos jornalistas da FEFdeverá conter informações sobre Viamão, como hospedagem, alimentação, clima e principais locais. Além disso, omaterial gráfico vai ter tabela de jogos e do torneio. A delegação do Equador deve chegar a Viamão no dia 8 ou 9 dejunho, domingo ou segunda-feira.

O meio-fio de algumas ruas está com o azul e amarelo da bandeira equatoriana. Na entrada do município, umaplaca junto ao pórtico saúda os jogadores.

A estrada que liga Viamão ao Hotel Vila Ventura, onde será hospedada a seleção, está sendo asfaltada. O Departa-mento Autônomo de Estrada e Rodagem (Daer) promete que a obra será concluída até a chegada dos equatorianos.

"Estamos monitorando quase que diariamente e acreditamos que vai terminar dentro do cronograma", avalia odiretor-geral do Daer, Carlos Eduardo de Campos Vieira.

COMÉRCIO PREPARA RECEPÇÃO À LA TRI - No centro de Viamão, uma das padarias está totalmentedecorada de Equador. Bandeiras, escudos, objetos e até o uniforme dos funcionários lembram o país. Além disso,serão oferecidas comidas típicas durante o torneio.

O camelódromo da cidade também está no clima, mas até o momento só tem bandeiras do Brasil. Dono de umadas bancas, Everton Vieira, disse que está difícil encontrar material do Equador e pensa em viajar a São Paulo paracomprar artigos do país.

Durante o período de preparação, o Equador permanecerá treinando em Viamão. Depois, seguirá para as sedesonde serão realizados os seus jogos na primeira fase da competição. A seleção está no grupo E com Suíça, França eHonduras. O primeiro jogo dos equatorianos será contra os suíços, no dia 15 de junho, no Estádio Mané Garrincha,em Brasília.

Com informações do G1.

Trio colhe informações para a publicação de umguia da federação de futebol do país . . .

VENHA CONHECER OS BENEFÍCIOSDE UMA NUTRIÇÃO SAUDÁVEL

* Controle seu peso* Tenha uma vida mais saudável

* Melhore sua disposição

PEDRO AVILA(51) 9649.4955 | (51) 8276.9458 | (51) 8466.3367

LAVAGEM H2OJÁ ESTÁ ATENDENDO NO

SEU NOVO ENDEREÇORua Alcebiades A. dos Santos (rua do

SESC) - nº 569CONTATOS - 8452.2323 e 8414.3032

com DANIEL CUNHA

Jornalistas do Equador fazemvisita a Viamão e elogiam sede:

“Acolhedora”

EXTRAVIO DETALÃO DE NOTASRazão Social: INEC - Instituto

Nacional de Educação ConhecerCNPJ: 10295663/0001-34

Talão nº 01Numeração das notas: 01 a 050

Data da Perda: 01/05/2014

O conhecido agricultor e pecuarista viamonense Vilsinho(FOTO), deverá concorrer nas próximas eleições munici-

pais. Segundo fontes ligadas ao futuro candidato, eledeverá tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores deViamão: “Ele quer ir a vereador, mas há pressão de pes-soas ligadas a ele, que o Vilsinho coloque seu nome para

Deputado Estadual ou Federal ainda este ano. Ele estápensando seriamente”, confirma um futuro assessor.

Page 11: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 11Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Os Pitakos do Seu

Lauro OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor, jornalista aposentado, profundo conhecedor

dos viamonenses e dos problemas desta sofrida comunidade . . .

Contato: [email protected]

>> SIMPATIAContinuo com a simpatia,

ao estilo da simpatia de SantoAntonio.

Publicarei toda a semanaa foto da dupla, o Prefeito Bo-natto (PSDB) e o vice AndréPacheco (PMDB) de cabeçapara baixo.

Enquanto eles não criaremvergonha na cara e começa-rem a fazer um governo deverdade, não virarei eles.

Tudo pintado com as cores doPSDB de Bonatto, em Viamão

CURTINHAS . . .>> Ainda quero saber quanto custou esta vi-

agem de nosso comandante para o Equador. Querover o valor, e que ver também o que esta viagemtrouxe de bom para Viamão. Quero só ver...

>> Me contaram que o gado usado no Rodeioda FECARS ainda não foi pago pelo Movimento Tra-dicionalista Gaúcha (MTG). Esta é apenas umas dascontas que ficaram para trás. Tem outros chequesrolando por aí. Agora, um movimento sério destes,vir em nossa cidade e deixar nossa prefeitura pendu-rada com dívidas é muita sacanagem. Ou será que aprefeitura não repassou para o MTG o valor que de-veria passar? Se alguém souber de mais coisas, meavisem.

>> Só um aviso, curto e grosso. Eu já sei quemé o verdadeiro dono do abatedouro que está investi-gado pela Polícia Civil de Viamão.

>> Há duas semanas que escrevo aqui sobrea obra irregular, às margens da RS-118, que está es-condida atrás do matagal. Agora esta semana mecontaram que o terreno da área não tem documenta-ção alguma, não são nem dono do local quem estáconstruindo.

Parece que está correndo um processo de usoca-pião da área. Que coisa, a cada dia me aparece maisuma bomba nova.

>> Na sessão da bancada petista que enu-

merou as obras do Governo Tarso e Dilma em

Viamão, com a presença de autoridades estaduais emunicipais da área da saúde, o vereador ArmandoAzambuja (PT), quando ocupou a tribuna e notou apresença do prefeito Bonatto no recinto, não aguen-tou e se dirigindo ao prefeito cara de pau , discur-sando:

“A vossa excelência é um surfista das obras daDilma e do Tarso. As administrações anteriores doPT deixaram a cama pronta e o senhor esta somentesurfando nas obras petistas como fossem do PSDB”.

O vereador Armando, relatou o fato das obras daUPA, na parada 36. Quem esta investindo nas obrase que deu os recursos e o terreno para UPA foram apresidente Dilma e o Governador Tarso, e o prefeitocolocou uma enorme placa deixando uma mensagemmentirosa, coloca os Governos do Estado e Federalcomo simples apoiadores.

“O prefeito deve retirar aquela placa para nãoenganar a população e deixar claro e transparenteque o Prefeitura apenas recepcionou as obras, ouseja, apoiou, mas quem esta fazendo e investindo naverdade: é a Dilma e o Tarso, e ainda vão injetarrecursos mensais, depois de pronta, para a manuten-ção dos atendimentos da saúde aos viamonenses”.

De acordo com o vereador Armando, o fato ocorretambém nas obras de asfalto e mobilidade urbanaque estão e estarão sendo realizados por Dilma eTarso em Viamão. “Um verdadeiro surfista das obrasdos outros”, desabafou.

A comunidade viamonense não entedeu muito bem a pintura feita por nossa prefeitura deViamão, nos postes da CEEE e no meio fio dacidade, principalmente no Centro.

A PMV afirmou de forma não oficial, que ascores são da Seleção do Equador, o que está er-rado. Se fosse fazer igual as cores do selecio-nado, que chega dia 8 por aqui, falta ainda a corvermelha ( La Tri = azul, amarelo e vermelho).

Para ajudar a turma da prefa, por que eu aindanão quero acreditar que as cores foram feitaspara lembrar o partido do prefeito (PSDB), pu-blico aqui a bandeira do Equador.

Ser você quiser ver colorida, entre na paginado Jornal Sexta (www.jornalsexta.com.br) que lá está colorido. Copia e aprende, Bonatto.

Preocupa-me a aproximação do PT e petistas com o gover-no chinês. Estariam os chineses prospectando negócios aqui.Nunca é tarde para lembrar que na China a pena por corrupção éa condenação à morte. Aqui (por enquanto) é pena de prisão naPapuda.

Acho melhor continuar fazendo negócios com a Venezuela(a refinaria Abreu de Lima da Petrobrás, construída em parce-ria no Estado de Pernambuco, orçada em R$ 2 BI , já custoumais de R$ 18 BILHÕES - e ainda não opera).

Não gostaria de ver os petistas dizimados pelos pelotões defuzilamentos chineses.

É melhor a Petezada tomar cuidado com os chineses

Na última terça-feira, no inicio da tarde, uma cena um pouco estranha praticamente parou ocentro de Viamão, na esquina da Isabel Bastos com a Cel Marcos de Andrades, esquina da LojaDeltasul.

Uma viatura da Brigada Militar e uma equipe defiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econo-mico, juntos com o Diretor Geral da pasta, (aquelemesmo que a poucos dias foi vaiado no calçadãoTapir Rocha), recolheram os produtos de um ven-dedor de verduras que estava instalado no local háalguns meses.

Até então uma ação normal da fiscalização, senão fosse os berros do verdureiro, para que todosouvissem, que possuia um alvara, concedido poruma fiscal da SMDE, inclusive gritou repetidas ve-zes pelo nome dessa pessoa, que não apareceu no local.

A população ao redor ficou com uma duvida, e se perguntou: como um fiscal, ou uma fiscal,libera o alvará e os seus colegas vão e recolhem. Se não podia, porque autorizaram?

Muito estranha esta estória. Quero mais detalhes, põe na tela aí, Latino.

Teriam dado um alvará, mas foram láprender a mercadoria do verdureiro...

Page 12: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 12Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos

antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

GUIA DO MUNICÍPIO DEVIAMÃO >> Como prometi nasemana passada, vou continuardivulgando as empresas quedivulgavam no Guia de Viamãoseus reclames.

Além de dar informaçõessobre o Capelão, o Guia davavisibilidade ao comércio da cidade.

Muitas destas empresas nemexistem mais, mas ficou a lem-brança delas através do Guia doMunicípio de Viamão. Vejam al-guns reclames:

Esta semana estamos mostran-do a antiga ACIVI, fundada em1947.

Page 13: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 13Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

VISITE:jornalsexta.com.br

(51) 3446-2265General Câmara, 107 | Centro de Viamão

>> CÂMARA

Lei Municipal de iniciativa do VereadorGuguzinho é reconhecida pela ABDANa última semana, o Vereador viamonense Guguzinho

Streit do PTB (FOTO) recebeu a noticia de que a lei muni-cipal de sua autoria, foi reconhecida e apoiada pela Associ-ação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA e agora estádisponível no banco de leis de seu site.

A Lei Municipal 4.165/2013 que foi aprovada em 6 dedezembro de 2013, trata das diretrizes adotadas pelo Mu-nicípio na orientação aos pais e professores sobre as ca-racterísticas do transtorno de déficit de atenção, que se-gundo a Anvisa, afeta cerca de 8% a 12% das crianças nomundo.O TDAH é uma doença neurobiológica, de causasgenéticas, aparece na infância e freqüentemente acompa-nha o individuo por toda vida.

Além de ser tratável, pode ser identificado com facilida-de, o site da ABDA é especializado no assunto e conta como auxilio de vários profissionais para a conscientização emrelação ao transtorno. Para saber mais acesse http://www.tdah.org.br/

Page 14: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 14Viamão 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> PAZ NO FUTEBOL

ABCREI Raceng e Réus dãoexemplo em muito time profissionalApós um longo tempo de rivalidade além das quatro linhas, dirigentes de

Réus e ABCREI Raceng decidem acabar com o problemae disputam amistoso na casa do Réus . . .

Alguns desportistas e espectadores que acompanham o futebol de várzea viamonense diriam “impossível”,mas para o esporte esta palavra não existe e isso ficou comprovado no bom amistoso disputado na Campo doRéus, na Vila Esmeralda, entre os donos da casa e o ABCREI Raceng.

Acontece que ao longo dos anos os times das vilas vizinhas, Esmeralda e São Lucas, criaram uma rivalidadealém das quatro linhas, e uma simples partida de futebol acabava em confusão.

Pois esta má fase acabou neste último domingo, quando a direção do ABCREI Raceng,decidiu aceitar oconvite da direção do Réus para disputar um amistoso, este que acabou com empate em 1 gol, após umaemocionante partida.

Muitas pessoas das duas comunidades, apaixonadas por futebol, rodearam o remodelado campo do Réus eassistiram Kleber abrir o marcador para o Réus e William empatar para o Raceng. Embora o placar tenha sidoigual, o futebol de várzea venceu de goleada.

A equipe do Jornal Sexta, e com certeza os leitores deste jornal, parabeniza as duas grandes agremiações,pelo ato gigantesco de grandeza. Parabéns do fundo de nossos corações.

>> FUTSAL

A 2ª rodada da Série Prata no ginásio da baixada do Krahe aconteceu na sexta do dia 23, ao todo foram marcados52 gols em cinco jogos. A primeira goleada aconteceu já na partida de abertura quando o Goleadores Primaz aplicou9 a 2 no River. Em seguida foi a vez de o Monte Castelo vencer o Kara Preta, 5 a 4. O terceiro jogo apresentou o únicoempate da noite, Winchester e Tigres ficaram no 5 a 5. O Brahmeiros também goleou, 8 a 4 no Família e no jogo defundo o Guerreiros aplicou 8 a 2 no C. A. Viamonense.

CLASSIFICAÇÃO: 1º Guerreiros F.C. (6), 2º Brahmeiros(4), 3º Tigres(4), 4º Monte Castelo(4), 5º Família(3),6º C. A. Viamonense(3), 7º Goleadores Primaz (2), 8º Winchester(1), 9º Kara Preta(0) e 10º River (0).

Hoje à noite, a partir das 20h30min, jogam River x Família, Tigres x Goleadores, Guerreiros x Monte Castelo, C.A. Viamonense x Kara Preta e Winchester x Brahmeiros.

Emerson, do Guerreiros, é o atual artilheiro da competição com 17 gols marcados, logo atrás aparece Marcelo doTigres que já balançou as redes por 14 vezes.

Guerreiro vence, e assume liderança no KraheCinco jogos movimentaram a segunda rodada da Série Prata do Ginásio Krahe.

Destaque para a vitória do Guerreiros, que lhe garantiu a liderança isolada da competição

Gaúcha atropela o Racenge segue firme na ponta da

tabela da Copa PedralliPlacar foi de 11 a 5 noginásio da parada 39

>> FUTSAL

No domingo passado o Gaúcha entrou em quadra egoleou o ABCREI Raceng por 11 a 5, o resultado lhemanteve na ponta da tabela com 22 pontos ganhos, um afrente de São Caetano (21) vice lider. Os outros resulta-dos da rodada foram SPG 4 x 4 Pinheiro, Viamonense 0x 1 União da Vila, São Caetano 9 x 1 Silvanos, Foggia 5 x11 Vilas.

William do Gaúcha assumiu a ponta da artilharia com14 gols marcados.

A rodada deste domingo, dia 1°, a partir das 18h teráos seguintes jogos: Raceng x S. Caetano, SPG x Gaúcha,Pinheiro x Foggia, Aprifarma x Silvanos e Santos x Vilas.

Categorias 98/99 e 00/01disputam no Florença

Partidas começam a ser disputadasàs 10h e só param às 17h

Neste sábado, a partir das 10h, a bola rola solta nascompetições de categorias de base 98/99 e 00/01 no Gi-násio Florença, na parada 7 da Vila Cecília.

CATEGORIA 00/01 - 10:00 Atlético Canoas x Arse-nal, 11:30 Atlético Canoas x Associação, 13:00 AtléticoCanoas x C. A. Viamonense B, 14:20 Real Betis x C. A.Viamonense B, 15:00 Moleques x C. A. Viamonense A,15:45 São Caetano x C. A. Viamonense B e 16:20 C. A.Viamonense A x C. A. Viamonense B

CATEGORIA 98/99 - 10:45 Raja x Atlético Canoas,12:15 Penharol x Atlético Canoas e 13:45 Napoli x Atléti-co Canoas.

O Ginásio Florença informa que já estão abertas asinscrições para o campeonato da categoria 97/98. O iní-cio da competição está previsto para 05 de Julho. Maio-res informações pelo fone (51) 3444-1508.

>> FUTSAL DA GURIZADA

VAI COMEÇAR A 1ª SUPER COPA DE FUTEBOL AMA-DOR/LIVRE 2014 >> Começa neste domingo, dia 1ª, a primeiraSuper Copa de Futebol Amador Categoria Livre organizadapela Liga Viamonense de Futebol Amador. Serão 14 equipes,divididas em dois grupos, na busca pelo título desta competiçãoque tem tudo para ser um grande sucesso.

Grupo 1 -Réus, Expresso Azul, Lomba, Santa Rita, Uniãoda Baixada, ABCREI Raceng e Farroupilha.

Grupo 2 - 2014, Martinica, Augusta, 2014 Gold, Dedo deDama, Benfica e Jari.

MARTINICA E LOMBA SERÃO SEDE DA PRIMEIRA RO-DADA - Os campos de Martinica e Lomba do Sabão irão rece-ber os primeiros jogos da Super Copa. Às 13h jogam no Campodo Martinica Réus e Expresso Azul, já às 15h será a vez deLomba e Santa Rita. Ao mesmo tempo, no campo do Lomba,jogam 2014 x Martinica e Augusta x 2014 Gold.

Os jogos terão, no máximo, 30 minutos de tolerância deacordo com o horário marcado.

Page 15: Sexta 30 05 2014

PÁGINA 15Viamão - 30 de Maio de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Copa do Mundo >> é chegada a Copa do Mundo noBrasil e todo time grande tem atletas de seus times jo-gando a Copa. O Bayern de Munique lidara com 16 atle-tas, depois vem Barcelona (14), Real Madrid (14), Man-chester United (13), Chelsea (11), Juventus (11), PSG(11) entre outros.

Copa II >> aqui no Brasil, na seleção temos Fred doFlu, Jeferson do Bota e Victor e Jô do Galo. Ainda o Fla,Vasco, Santos, São Paulo, Palmeiras tem "gringos con-vocados". O Rio Grande do Sul é representado pelo chi-leno Aranguíz do Inter. Fechando os 12 maiores clubesdo Brasil não tem jogadores convocados o Cruzeiro, Co-rinthians e o Grêmio (queriam quem o Pará? O Bar-cos?).

Copa III >> 20 jogadores da Dupla disputaram Co-pas do Mundo. Para variar a vantagem é colorada 12x8.Vejam só: 1950 (Nena e Adãozinho - Inter); 1966 (Al-cindo - Grêmio); 1970 (Everaldo - Grêmio); 1974 (Fi-gueroa, Carpegiani e Valdomiro - Inter); 1978 (Batista -Inter); 1982 (Edevaldo - Inter e Batista e Paulo Isidoro -Grêmio); 1986 (Mauro Galvão e Ruben Paz - Inter eValdo - Grêmio); 1990 (Taffarel - Inter); 1998 (Enciso -Inter e Rivarola- Grêmio); 2002 (Polga e Luizão - Grê-mio); 2014 (Charles Aranguíz - Inter).

Brasileirão >> me nego a comentar a obrigatóriavitória contra a Chapecoense. Retorno ao jogo contra oCruzeiro (como escreveu o Escobar, avião que pousanão é notícia. Avião que cai é que é notícia).

A péssima mídia esportiva gaúcha afirma e todossaem por aí repetindo: "estávamos sem 6 titulares e blá,blá, blá". Ledo engano. Estávamos, contra o Cruzeiro,sem apenas 2 jogadores: Aranguíz e Alex. Os demaistinham substitutos imediatos: Gilberto/Diogo, Paulão/Ernando, Alan Patrick/Valdívia e Rafael Moura/Welling-ton Paulista.

Desfalques >> de verdade somente Aranguíz e Alex.Estes sim não tem reservas. Wellington é bom jogadormas em nada se parece com Aranguíz. Wellington é vo-lante.

A mesma coisa se aplica a Alex e Otávio. São joga-dores completamente diferentes. Resumo: desde janeiroafirmo que precisamos contratar para o meio de campo.Quando terminar a Copa é jogo quarta e domingo até ofinal...

Consulado >> se aprofunda a crise no ConsuladoColorado de Viamão. Chegam a este colunista informa-ções que até representantes colocaram os cargos à dis-posição. É entendimento de quase todos com os quaisconversei que o acúmulo de funções é danoso ao con-sulado.

O atual cônsul exerce importante função no Conse-lho Deliberativo no Internacional, com se fosse um de-putado e o cargo de cônsul é como se fosse o "prefei-to", ou seja, não dá para ser prefeito e deputado juntos.Ainda por cima chega ao colunista a informação quehaveria um trato que o cônsul não se envolveria em po-lítica do clube. Trato este não respeitado. Cresce onome de Regina Frota para o cargo de consulesa paraum mandato de transição.

Ninguém é mais colorado do que ninguém, um seca-dor da social não é mais colorado que um "pelado" daCoréia. Como diz aquele comercial da OLX: desapegaChulé!

(51) 9192-0744

Goleiro >> recebi algumas críticas pela colunada última semana. Alguns querem Grohe na seleçãoe eu o acho um bom goleiro, mas ainda não total-mente afirmado.

No domingo tomou mais um "peru" contra o SãoPaulo e perdermos o jogo. Anteontem contra oSport foi bem (nada mais que isso). Quem está coma razão?

Centro-Médio >> como sou das "antigas" vo-lante para mim ainda é centro-médio. Zé Robertotem todos os predicados para a função. Com Edi-nho ao lado, acredito muito no sucesso da dupla.Para completar o meio Rodriguinho e um reforçocirúrgico e pontual. No banco para o meio teríamosRamiro, Riveros, Alán Ruiz e Maxi Rodríguez.

Reforços >> ainda precisamos um goleiro paraa reserva de Marcelo Grohe.

Laterais >> com a chegada do gringo argenti-no Matias Rodriguez, Pará vai para o banco e re-solvemos um dos problemas. Na esquerda, Brenoe Marquinhos disputam a vaga.

Zaga >> Rodholfo e Saimon são a melhor op-ção. Werley, Bressan e Geromel no banco.

Ataque >> com os retornos de Luan e Kleberacho pertinente que Barcos e Dudú descansem nobanco um pouquinho.

Barcos é o legítimo pirata-da-perna-de-pau e apaciência da torcida acabou.

Dudú é muito bom, mas também não faz gols.E ainda temos os promissores Lucas Coelho,

Everton e Jean Deretti.Dispensas >> se o Grêmio dispensasse o go-

leiro Busatto, os laterais Moisés e Tinga, o zagueiroGabriel, os meio-campistas Adriano, Léo Gago eBiteco e o atacante Mamute te garanto que sobra-ria dinheiro para contratar um grande meia.

Brasileirão >> como dá para ver com o atualplantel, acrescido de um craque para vestir a cami-sa número 10 e mais um atacante (se Barcos sair)dá, pelo menos, para beliscar uma vaga na Liberta-dores 2015. Fora o Cruzeiro e o Fluminense, é tudo"japonês".

Copa do Mundo >> concordo com o RonaldoFenômeno. Os atrasos e a incompetência dos go-vernos (Federal, Estadual e Municipal-Porto Ale-gre) nos envergonham.

Ronaldo é um vencedor e não um político men-tiroso como os que temos. As obras viárias, aero-portos - o famoso legado - demonstram toda a in-competência governamental e faz com que passe-mos uma péssima imagem do Brasil.

Como disse o jornalista Juca Kfouri, o ministrodos esportes Aldo Rebelo (PC do B) é um desas-tre!

>> FESTA

[email protected]

Parabéns parao Clóvis Barbosa

Neste domingo dia 1º de junho aniversaria o Cló-vis Barbosa. Clóvis que é casado com a Neca tam-bém é pai do Edson e do Eduardo.

Ele que é umdos maiores gre-mistas de Viamãoé proprietário damelhor micro-churrascaria dacidade que ficaquase ao lado dapadaria Frolich naLomba da Tarumãe de quebra serveo mais suculentomocotó da região.

Clóvis, queatende de segun-da as sextas, nodomingo assachurrasco para le-var para toda a fa-mília sob enco-menda.

Passe lá e sa-boreie! A equipe do Jornal Sexta deseja muitas felici-dades e parabéns pelos 49 anos de vida do amigoClóvis Barbosa!

Ele que é um dos maioresgremistas de Viamão

é proprietário da melhormicro-churrascaria da cidade

Page 16: Sexta 30 05 2014

Jornal Sexta | Edição 152 | Sexta-Feira,

30 de Maio de 2014 | Viamão | Rio

Grande do Sul | www.jornalsexta.com.br

www.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

A primeira grande comemoração do recém-nascido após o nascimento é o batizado, é um dos momentos maisesperados pelos parentes depois que o bebê nasce.

Comemorado geralmente no primeiro ano de vida, muitas vezes é o primeiro contato da criança com um númeromaior de pessoas, além de ser o ingresso na religião da família.

A importância da data é tão grande que as mães, em geral, querem seus bebês em seus melhores trajes para a bênção.Existem modelos clássicos, onde a cor branca é absoluta, e outras opções, com cores neutras e peças que podem serusadas em outras comemorações. O mandrião, peça clássica de batizados, serve tanto para meninas ou meninos; masvestidos, terninhos e até jardineiras, podem fazer a diferença, principalmente se o bebê estiver crescidinho.

É no batizado que a família têm um dos seus principais compromissos junto ao bebê. De acordo com a crençacatólico-cristã, o batismo simboliza renovação e nascimento, quando a criança recebe a benção espiritual conforme a fécatólica. Então, para as meninas, o vestido de batizados será um dos trajes mais importantes em toda sua vida. Oclássico vestido de batizados branco é líder na preferência, e tal como acontece com o vestido de noiva, o vestidoinfantil branco continua sendo preferido para vestir o bebê na cerimônia do batizado.

O traje ou vestido de batizados concentra extrema importância para os pais, visto que a roupa terá a função notóriade caracterizar o bebê neste grande acontecimento religioso, que renderá belas fotos de recordação para o álbum dafamília.

Como todos os outros registros que fazemos ao longo da vida de nossos filhos, o batismo também merece serdevidamente gravado na memória de todos aqueles que participam dos acontecimentos que marcam a história familiar.

E, como sabemos, não são todas as roupas que combinam ou fazem a diferença na imagem do bebê.Então, escolha o vestido de batizados ou traje masculino que mais chamar sua atenção, através do olhar e do

coração, não esquecendo da questão do conforto, fundamental para a segurança dos nossos filhos.Passe na Príncipe e as Princesas que iremos de coração achar a peça ideal para que seu filho ou filha se eternize

nesse momento único.Aproveitem!facebook/principeseasprincesas | Centro Comercial Carlos Veiga - Centro, Viamão Fone: (51) 3485-8352www.principeseasprincesas.com.br

>> BEBÊS

Batizado, a 1ª grande comemoração do recém-nascidoA Príncipes e as Princesas oferece uma linha variada de presentes para o batizados dos pequenos . . .