Sexta 5 dez 2014

16

Click here to load reader

description

Edição sobre a expansão da Ipiranga

Transcript of Sexta 5 dez 2014

Page 1: Sexta 5 dez 2014

www.reidoespetao.com.br

Governos debatem expansãoda Ipiranga até Viamão

>> MOBILIDADE URBANA

Fundado em 17 de Dezembro de 2010 | O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 5 | Edição 177 | Sexta, 5 de Dezembro de 2014 | Viamão |Rio Grande do Sul

Projeto de 3,2 km esbarra na resistência da Ufrgs emabrir passagem pelo campus | PÁGINA 3

Page 2: Sexta 5 dez 2014

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal SextaEmpresa JornalísticaLivre e Atuante |Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.CNPJ = 12.942.789/0001-89

Diretor = Daniel

Jaeger Marques

JornalistaResponsável:Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160

Semanário(sextas-feiras)Tiragem: 5 mil

exemplares

DiagramaçãoEletrônica: Daniel

Jaeger Marques.

Contato pelo e-mail

[email protected]

Chefe deReportagem:Arruda Filho.

O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, do

Serviço de Registro

Civil das Pessoas

Jurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.

O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta deComunicação de

Viamão/RSTELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 5 de Dezembro 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Parando para pensar. O ano 2014 está aca-bando. E Viamão está ainda maior do que em2013, do que em 2012, do que nunca. Em 1940,eram 15 mil viamonenses.

A cidade cresce sem parar, e no fundo, nãodá para entender o que leva uma pessoa a virarviamonense, e o que leva um viamonense a con-tinuar vivendo na cidade.

Tudo isso só se explica por uma dose cava-lar de teimosia.

Pense bem. A cidade é dantescamente enor-me. O transporte coletivo é medonho, e se forpreciso ir a Porto Alegre (porque a economialocal não tem o tamanho para empregar nossapopulação), todo dia será uma aventura. Casoo sujeito opte por andar de carro, para a Capi-tal, sabe que enfrentará um dos trânsitos maisengarrafados e sem sentido da Região Metro-politana. Caso precise apenas andar dentro dacidade, sabe que terá pela frente pistas de ver-dadeira aventura off-road.

O viamonense é um teimoso e um valente.Aí ele resolve estudar. Para estudar em Via-

mão, é preciso antes de mais nada ter malan-dragem e ginga na hora de escolher a instituição.Agora a coisa está mais calma, mas a cidade jáfoi palco para um abre-fecha de faculdades eescolas. Não há transporte nos horários para asaulas.

E há regiões onde o desafio é maior: o sujei-to que mora na Ponta do Aterro, por exemplo, eprecisa fazer Ensino Médio. Ele vai estudar noCentro ou no Capão da Porteira. Vai viajar tododia. Mofar no ônibus.

Há uma teoria de que o viamonense passaum terço da vida dormindo (como todo mun-do), um terço vivendo, e outro terço mofandono ônibus. Nossos ônibus deveriam ter lan hou-se e bar dentro (quem sabe, até motel), para aspessoas terem, lá, suas vidas sociais.

O viamonense é um obstinado.E ele é teimoso e valente até mesmo na hora

em que vai votar. Sim. A cidade não tem TVlocal, nem rádio comercial local. Não dá paraver a cara dos futuros prefeito e vereadores nemouvir eles falarem do conforto do sofá como fa-zem os porto-alegrenses.

É preciso ter alguma garra, alguma tenacida-de. Catar na web. Encontrar os sujeitos pela rua.Ir atrás. Até para ser enganado o viamonensetem que lutar.

O VIAMONENSEÉ UM VALENTE

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Padaria, Confeitaria e Minimercado Bianchi

>> EMPRESARIADO

NATAL 2014: CDL PREPARAAÇÕES PARA MOVIMENTAR O

COMÉRCIOA CDL Viamão está preparando diversas atividades para o Natal deste ano, com o

objetivo de movimentar a cidade ainda mais nesta data comemorativa tão importantepara o comércio.

Empresários: Confira o plano de marketing e participe, ainda temos espaços dispo-níveis para patrocinadores da campanha.

> Cartazes de Natal no Comércio: entrega de cartazes promocionais em todos osassociados e parceiros da CDL Viamão, com um material gráfico especial com referên-cias natalinas, divulgando também o concurso ''Melhor Vitrine Natalina 2014''.

> Concurso Melhor Vitrine Natalina:Será realizado para motivar os lojistas locaisa enfeitarem seus comércios para o Natal,proporcionando um ambiente propício paraos consumidores efetuarem suas comprasna cidade. Além deste grande benefício, aempresa vencedora ganhará um Tablet!

> Blitz do Papai Noel: O bom velhinhotambém irá participar das ações da CDL. Va-mos realizar as blitz Natalinas nos dias 17,18 e 19 de dezembro nos bairros Viamópo-lis, Santa Isabel e Centro, onde as criançasreceberão doces e poderão tirar fotos como Papai Noel.

> Novo Display CDL: O novo displayda entidade também estará presente nas blitz,ele conta com 36 espaços para os associa-dos da CDL gratuitamente colocarem seusfolders ou cartões de visitas. Na parte infe-rior, possui 2 suportes para os jornais e informativos da cidade.

o Estas ações só serão possíveis de ser realizadas através do apoio das empresasque acreditam no trabalho sério da CDL Viamão.

PATROCINADORES CONFIRMADOS:Big Odonto Clínica Odontológica, Jorbe's Modas, Miscelânea Mania Alterna-

tiva Ltda, Joeane, Unilojas - Parada 4 Móveis, Ótica Paiva, Loja Ione,Príncipes eas princesas, Ótica Bella Visão, Visual Acabamentos e Micros & Methodos -Escola de Educação Profissional

> Doações | Faça parte desta açãoEstaremos recebendo até a primeira quinzena de dezembro, brinquedos novos ou

doações para o natal deste ano. O objetivo da ação é proporcionar um natal diferente ascrianças carentes, iremos escolher uma creche do município e o papai noel irá pesso-almente entregar os brinquedos novos aos pequenos. Visite os pontos de coleta:

CDL Viamão: (51) 3434.2020 | Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 423, Sl 03 Centro |Micros E Methodos: (51) 3493.3948 | Av. Liberdade, 1048, Santa Isabel

Fonte: Marketing CDL Viamão

Page 3: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 3Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajude a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.CONTATO: [email protected]

Fones: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionados

FONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Chifres em cabeça de cavalo > Todas as semanas fize-mos, aqui neste espaço, comentários que os puxa sacos dogoverno municipal não gostam de ler. O prefeito Bonatto (PSDB)comentou, com um amigo em comum com o colunista, quenós do Jornal Sexta procuramos chifres em cabeça de cavalo.Queremos esclarecer ao prefeito, que nunca sabe de nada, queapenas noticiamos os fatos.

Os fatos > As notícias informadas segmentadas não trazuma ideia do todo que acontece no governo. Então vamos juntaras denúncias dos vereadores que constituem a base aliada dogoverno Bonatto (PSDB) e André Pacheco (PMDB) ocorridossomente no mês de novembro de 2014. Incrível que essas de-núncias, apesar de serem fortes, não têm a repercussão quedeveriam ter no meio político. A bancada do PT que deveria seroposição não toma providências. Está congelada.

Vereador Joãozinho (PMDB) - O PMDB é o partido quemais detém os cargos de confiança no governo Bonatto. Então,o que o vereador Joãozinho da Saúde diz na tribuna da Câmara,para este colunista, tem muita importância. Prestem atenção noque Joãozinho disse:

"Os vereadores têm que parar de se vender para o prefeito".Isso para nós é uma denúncia forte. Se os vereadores se vendempara o prefeito é por que ele comprou algum vereador. Comprouconsciência ou voto? As pessoas não tem dado bola por que acorrupção no Brasil já é senso comum?

Vereador Bororó (PMDB) - O PMDB ocupa uma série desecretarias estratégicas no governo Bonatto (PSDB). Então, oque o vereador Bororó denuncia para a editoria do Jornal Sextatem muito significado. Vejam o que denuncia Bororó no Ministé-rio Público:

"Fui ao Ministério Público denunciar o Procurador Geral daPrefeitura de Viamão, Jair Mesquita (PMDB), por ser representan-te legal como advogado de várias pessoas que devem dinheiropara a Prefeitura de Viamão". Justifica o vereador: "Este casoenvolve dinheiro público e tem gente que está ai para ganhardinheiro".

Bororó denuncia possível conluio - Prestem atenção nadenúncia do importante vereador do governo Bonatto: "O Sari-co, vice-presidente do PMDB, que indicou um monte de gentena prefeitura tem uma execução fiscal do município contra ele.Já ficou, inclusive, oito anos inelegível. O Sarico deve R$ 116 milpara o município. Ele foi condenado. E vocês sabem quem é oadvogado que defende o Sarico contra a prefeitura? É um advo-gado sócio do escritório particular de Jair Mesquita. Isto é umabsurdo!!, diz o vereador. Será que isto não é favorecimento?",questiona Bororó.

Vereador Guguzinho (PTB) - O PTB é outro partido queconstitui a base aliada do governo Bonatto (PSDB) e André Pa-checo (PMDB) e detém secretarias e cargos na prefeitura. Então,o que os vereadores do PTB denunciam é por que é verdade,pois eles estão no governo e tem privilégio da informação. Overeador Guguzinho (PTB) ficou apavorado com o que viu noPosto Municipal de Saúde na Vila Augusta. Vejam o que disse overeador:

"No posto os exames e Raio X levam mais de seis meses. Nãohá consulta dentária por que a cadeira está quebrada e semsugador há mais de uma ano. Há falta de insumos médicos como luvas, máscaras cirúrgicas, toucas descartáveis e blocos re-ceituários para os médicos. Quando chove as salas ficam inun-dadas devido as goteiras. Isto é um absurdo", condenou Gugu-zinho

Vereador Ridi (PT) - O PT não tem cargo no governo, mastem informação privilegiada. Olhem o que disse Ridi: "Entre essasruas que o prefeito mandou recapear foi a Avenida Liberdade,bem em frente à escola privada CESI que é de propriedade doprefeito Bonatto, enquanto outras ruas no município não tempavimentação", denunciou o vereador Ridi (PT).

Conclusão - Então caros leitores vocês após lerem as de-núncias realizadas analise as informações e tirem as suas con-clusões. Será que o prefeito está certo quando diz que nóscriamos notícias? Penso que o prefeito Bonatto tem que vir apúblico e esclarecer as mazelas obscuras do governo de menti-ra.

Errei e estou consertando - Ao contrário do que noticia-mos na semana passada a festa em comemoração aos 70anos da Escola Estadual Canquerini, no Capão da Porteira,será realizada na data do dia 12/12, e NÃO no dia 07/12,como informamos.

[email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

>> MOBILIDADE URBANA

Governos debatem expansãoda Avenida Ipiranga até Viamão

Projeto de 3,2 km esbarra na resistência da Ufrgsem abrir passagem pelo campus . . .

Uma via de 3,2 km, correndo paralelamente à avenida Bento Gonçalves, capaz de escoar parte dos 46 mil veículosque se deslocam diariamente de Viamão a Porto Alegre pela manhã e retornam no final da tarde. Nascida de debatesentre moradores da Lomba do Pinheiro, em 2011, e amadurecida nos últimos dois anos por movimentos de morado-res de Viamão, a expansão da Avenida Ipiranga de Porto Alegre até a cidade vizinha entra agora na agenda de agentespúblicos.

Por enquanto, o plano inclui apenas uma estimativa de traçado e uma ideia inicial de custo - entre R$ 15 milhões e30 milhões. No próximo dia 16, uma audiência na Assembleia Legislativa debaterá a proposta e as formas de transfor-má-la em um projeto sólido, com orçamento, prazos e previsão de entraves ambientais. Será o segundo encontro - oprimeiro foi há mais de um ano, mas sem avanços práticos.

- A RS 040, principal ligação entre os dois municí-pios, está totalmente sobrecarregada, e a ampliação daIpiranga seria o projeto mais fácil para melhorar o trân-sito na região - argumenta o presidente da Associaçãodo bairro Jardim Universitário, Jessé Sangalli, um dosprincipais defensores da ideia.

Em síntese, o plano sugere o asfaltamento da Ipi-ranga a partir da avenida Antônio de Carvalho até aFaculdade de Agronomia da Ufrgs. A partir daí, o usodas ruas da própria Ufrgs até Viamão, com obras deadaptação. O maior entrave não é dinheiro, mas a dis-posição da Ufrgs em compartilhar seu campus. A ins-tituição resiste em ceder vias por onde circulam osalunos para serem adaptadas como avenidas. Outraalternativa seria construir uma nova estrada na área dauniversidade, mas igualmente dependeria de negocia-ção. Em comunicado à reportagem, a Ufrgs diz que"não entende que essa divisão de seu campus possaser uma solução para os problemas da região, e se dispõe a discutir alternativas".

Metroplan promete estudo de viabilidade técnica - Para esquentar o debate, Sangalli criou um vídeo mostran-do como seria a extensão, que já teve mais de 80 mil visualizações no Facebook. O projeto foi apresentado recente-mente ao secretário de Obras e Viação de Porto Alegre, Mauro Zacher, que visitou a comunidade no último dia 27.Conforme a Assessoria de Imprensa da Smov, a Zacher visitou a área com técnicos da pasta para avaliar a viabilidadedo projeto, mas isso não indica uma decisão da prefeitura pela obra.

A ideia chegou à Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, responsável pelaelaboração de projetos que integrem áreas urbanas de diferentes municípios). O órgão pretende lançar nos próximosseis meses edital para um estudo de viabilidade técnica à obra. Se tudo correr como o esperado, a licitação para aexpansão da Ipiranga pode ocorrer em 2016.

- Existe interesse das prefeituras e da comunidade de Porto Alegre e de Viamão. O que precisamos é avaliar comosuperar obstáculos ambientais, orçamentários e institucionais, em particular com a Ufrgs - afirma o superintendenteda Metroplan, Oscar Escher.

Especialista em engenharia de trânsito, Mauri Panitz considera a construção de uma nova via entre Porto Alegre eViamão fundamental para a integração e o desenvolvimento da Região Metropolitana. Mas ele avalia que a obraprecisaria ser pensada como via expressa, e não avenida convencional, sob pena de se tornar obsoleta rapidamente.

- É preciso pensar em soluções de longo prazo. Se a avenida passar pela universidade, que tenha cercamento paraevitar o surgimento de vias arteriais e construções imobiliárias - indica.

Page 4: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 4Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SESSÃO DO DESCARREGO - Essas audiênciaspúblicas sobre os ônibus são uma coisa muito esquisi-ta. O povo vai lá, e eu não sei... acho até que os ideali-zadores pensaram que veríamos um debate polido. Oque vemos é um povo que nunca teve chance de falar,em massa, sobre os ônibus. O pessoal é tratado comosardinha há décadas está mais decepcionado aindacom as maluquices implementadas no ano passado, ecom os preços escorchantes das passagens. Acabavirando uma sessão de descarrego da revolta popular.

FIASCO DO ARROZ COM LEITE - Mais uma vez,a Festa do Arroz com Leite ficou abaixo das expectati-vas. Só lotou mesmo em alguns shows (a preços es-corchantes), porque a turma que botou stands nãoficou feliz. Eu já disse e repito: uma festa que é para serA FESTA DA CIDADE, tem que ter divulgação mesesantes. Tem que eleger em Março umas princesas, man-dar elas pelo RS todo distribuindo convites à impren-sa, empresários e prefeitos do interior, dando entrevis-tas às rádios. Tem que bombar. Não adianta propagan-dear apenas dentro da cidade, um mês antes.

TODO PODER AOS ENGENHEIROS - Olhem quelegal. Viamão tem uma entidade, a SAEV, que reúnearquitetos, engenheiros e afins em Viamão. Esta enti-dade local tradicionalmente recebe uns repasses doCREA, entidade que antigamente reunia esse mesmopessoal, em nível estadual e federal. Até aí, tudo bem.

É que agora os arquitetos têm seu próprio conse-lho, o CAU, e saíram do CREA. A SAEV sempre repre-sentou todo mundo, sendo quem fosse o presidente,mas se eleger como presidente um Arquiteto, me co-mentaram que deixará de receber o dindin do CREA.Confere, produção?

MUDANÇAS NA GRADE DA RBS - Vêm aí mu-danças na programação da RBS, esse canal que a mai-oria do pessoal assiste. Dizem que um dos programasque cai fora é o TeleDomingo. Nessas modificações, aprogramação local diminui e veremos mais conteúdonacional da Globo.

Meio burrice, isso. O pessoal gosta de programa-ção local, de ver gente gaúcha na telinha. Menos, cla-ro, no caso do Studio Pampa.

NÃO APRENDERAM COM A IMPRENSA VIA-MONENSE - Estou nessa "brincadeira" de fazer im-prensa em Viamão desde o começo do século e já viuma infinidade de jornais que "passaram dos limites"em termos de parcialidade e panfletismo. Quebraram.Todos. Os executivos de algumas editoras brasileirasbem poderiam ter aprendido com nossos aventureiroslocais. Olhem o caso da Abril, aquela, da Veja. Perdeu acredibilidade, perdeu anunciantes. Fechou a RevistaInfo. Está demitindo gente. Há outras empresas quefazem imprensa panfletária DEMAIS perdendo espa-ço. Inclusive gaúchas.

PARABÉNS VANDERLEY - Está entrando para oCLUBE DOS PAPAIS, o Vanderley Dorneles, mestreem Tae-Kwon-Do. Ele e seu pai Luis começaram a ensi-nar esse esporte em Viamão e formaram uma geraçãointeira de campeões, inclusive internacionais. E o co-meço foi humilde, usando o espaço da danceteria de-les na parada 1 da Cecília. Acompanhei tudo e acreditomesmo nessa turma.

Parabéns mesmo! Só tenho pena da mãe, a Camila.Se um bebê chutando já incomoda, imagine esse, queaté voadora giratória deve dar.

PARABÉNS CABEÇÃO - Claro não poderia dei-xar de parabenizar a futura chegada ao CLUBE DOSPAPAIS do Daniel Cabeção. Tomara que hajam muitospolitiquentos de plantão nascendo por aí, porque ago-ra nós no Sexta temos herdeiros e eles precisarão deassunto para escrever. Tomara que o baby herde a sen-satez da mãe e que, para o bem dela, não mereça omesmo apelido do pai.

>> SAÚDE

Um bebê foi salvo por dois policiais militares (PM’s) no fim da noiteda última quarta-feira aqui em Viamão.

Os soldados Carlos Eduardo Rodrigues da Silva e João Marcos deSouza, do 18ª Batalhão da Polícia Militar (18º BPM), foram abordadospor um motorista na avenida Plácido Mottin, na vila Cecília, com ummenino com as vias respiratórias obstruídas dentro do veículo. A crian-ça estava desacordada e com a coloração azulada.

Depois de efetuar os primeiros socorros e perceber uma melhorado bebê, os soldados levaram a criança ao posto da parada 44 deViamão.

A equipe médica encaminhou o bebê até o Instituto de Cardiologia -Hospital de Viamão.

De acordo com a instituição de saúde, a criança foi examinada eliberada ainda na noite de quarta-feira mesmo. O bebê passa bem e jáestá em casa com a família.

Bebê é salvo por policiaismilitares em Viamão

Criança estava com vias respiratórias obstruídas

Page 5: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 5Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

por Hélio [email protected]

CORRUPÇÃO É EPIDEMIAA corrupção no Brasil virou epidemia. É como o

vírus Ebola no Continente Africano. Todos os dias apa-recem novos fatos envolvendo nossos queridos políti-cos.

Quando se pensava que o Mensalão teria sido o maiorescândalo de corrupção da história brasileira, agora é aPetrobras.

Mas falasse que pode haver um escândalo maior aindaque é o da usina de Itaipu. Conforme falou o ex diretorda Petrobras, Paulo Roberto Costa, está em todas asempresas públicas do Brasil.

35 É O NÚMERO DO PÂNICOConforme depoimento do ex diretor da Petrobras,

Paulo Roberto Costa, o número de parlamentares en-volvidos no esquema de corrupção da Petrobras chegaa 35. Somente em fevereiro a Polícia Federal vai divul-gar os nomes dos ladrões.

Em Brasília os deputados estão apertando o forever.Será que tem algum deputado do PT nesta lista?

Aposto com o colega e amigo colunista, Pano, umacerveja como não tem nenhum petista envolvido nestahistória.

APOSENTADORIA DOS DEPUTADOSA pressão está tão grande contra a aposentadoria

dos deputados estaduais que tem parlamentar que apro-vou o vergonhoso projeto evitando lugares públicos.Estão indo cedo prá casa. Se o povo quiser e fizer maispressão garanto que eles engavetam esta pouca vergo-nha.

APOSENTADORIA DE VEREADORES

Esta história de aposentadoria de políticos já passouaqui em Viamão. Na década de 80 alguns vereadorestambém fizeram um projeto de aposentadoria para osedis. Só que a população, na época, não aceitou e foiprá rua protestar.

Foram colhidas mais de 5 mil assinaturas para a der-rubada do projeto conforme exigência do MinistérioPúblico. Os vereadores daquela época não conseguiamnem sentar num bar ou restaurante que eram hostiliza-dos pelo povo. Agora com esta dos deputados gaúchosquem sabe eles não tentam de novo.

O CRIME COMPENSA

Não vou cansar de repetir que no Brasil o crimecompensa. Mal Joaquim Barbosa virou as costas doSuperior Tribunal Federal, pois se aposentou, e os men-saleiros foram todos soltos. Não me venham com estade prisão domiciliar porque que eles estão livres, leves esoltos.

AVE VACARIO tesoureiro do PT, Vacari Neto foi ovacionado na

última reunião da direção nacional do partido. Emboraas denúncias de corrupção contra ele a petezada o ido-latra. É impressionante como eles gostam de ladrão.

CAFÉ ORTIZ

Hoje, 05 de dezembro tem música boa no Café Or-tiz. Já estão confirmados: Prado e Niara; Mauro Vieira;Vitor Ortiz; Gilberto e João. Na madruga vai rolar aque-le carreteiro ninja.

>> SOLIDARIEDADE

Quem nunca ouviu aquele velho e bom ditado: uma andorinha sozinha não faz verão! Pois foi com essaideia que um grupo de amigos de Viamão resolveu organizar uma festa de Natal para 185 crianças eadolescentes da Instituição de Educação e Assistência Social Bom Samaritano. A entidade que atendecrianças desde 1981 sobrevive com verbas destinadas de programas como o nota Fiscal Gaúcha, darestituição do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, de doações diretamente feitas na escola ede parceiros.

O grupo comandando pelo jornalista William Dias e pelo fotógrafo Renan Lacerda, já reuniu algumasdoações, através de um evento beneficente, organizado em novembro na cidade. O Natal na Bom Sama-ritano acontece na segunda-feira, dia 22 de dezembro, em horário normal de atendimento na instituição,das 8h30min às 17h. Entre as atrações já confirmadas, ele o bom velhinho chegará em uma Rural, combrinquedos e balas para todas as crianças.

Cachorro-quente, refrigerante e até mesmo picolé estão no cardápio para a criançada. O evento devereunir outras atrações. A Bom Samaritano fica localizada na rua Paraná, número 166, vila Monte Alegre,região que pertence a grande Santa Isabel, em Viamão. Quem quiser contribuir com doações de presentesou mesmo ajudar na festa de Natal, pode entrar em contato com os organizadores.

“No Natal passado, eu havia participado, juntamente com alguns amigos de uma ação social na Ilha doPavão, em Porto Alegre, onde levamos kits com doces para as crianças daquela comunidade. Este anopensamos diferente e programamos fazer uma festapara crianças de uma instituição que possui um traba-lho sério e muito importante. Foi desta forma que che-gamos até a Bom Samaritano”, revela William Dias,reforçando a importância que a população tem comrelação as suas crianças.

De acordo com Renan Lacerda, algumas ações jáforam desenvolvidas durante o ano para ajudar o fun-cionamento da Bom Samaritano e de famílias da re-gião. “Este ano já realizamos a Campanha do Agasa-lho e tudo que arrecadamos foi entregue para as famí-lias das crianças. Quando pensamos num futuro me-lhor, precisamos fazer algo para isso, e isso deve serfeito hoje, no nosso presente”, pontua Lacerda.

Para a diretora da Instituição de Educação e Assistência Social Bom Samaritano, Rosalinde Saick, essetipo de ação, onde a comunidade se faz presente, é fundamental para a entidade. “A gente sabe que não étarefa fácil manter 185 crianças e adolescentes assistidos. Quando recebemos o apoio e o carinho daspessoas, isso tem um só resultado, o sorriso em cada rosto, e é isso que nos dá força de seguir e ir emfrente”, revela a diretora.

A BOM SAMARITANO - Em julho de 1981, a Instituição de Educação e Assistência Social BomSamaritano (BS) dava início as suas atividades na vila Monte Alegre, grande Santa Isabel, em Viamão.Com o objetivo de atender as crianças que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social,condições bem comuns no município, a creche, como é carinhosamente chamada, contribuiu em muito,nesses 33 anos de história, na conquista de melhorias para a comunidade.

A BS surgiu de uma iniciativa conjunta entre a primeira dama do Governo do Estado, a ComunidadeEvangélica de Porto Alegre e a Prefeitura Municipal de Viamão. Em julho de 1981, a entidade iniciou suasatividades, atendendo, na ocasião, 45 crianças. O trabalho da BS é pautado por valores e princípiosembasados na formação cristã, na valorização personalizada do ser humano, no desenvolvimento integralda família, na visibilidade dos projetos e ações, na transparência dos recursos, no desenvolvimento doprotagonismo juvenil, na participação criativa dos educadores no processo pedagógico e na a inclusãosocioeconômica da família.

Na foto, equipe do Canal R3 com a corrdenadora pedagógica da Bom Samaritano.

O grupo comandando pelo jornalista William Dias e pelo fotógrafo Renan Lacerda, járeuniu algumas doações, através de um evento beneficente, organizado em novem-

bro na cidade. O Natal na Bom Samaritano acontece na segunda-feira, dia 22 dedezembro, em horário normal de atendimento na instituição, das 8h30min às 17h.Entre as atrações já confirmadas, ele o bom velhinho chegará em uma Rural, com

brinquedos e balas para todas as crianças

Canal R3 promove festa de Natalpara 185 crianças carentes de Viamão

Page 6: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 6Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Denise

[email protected]

>> Trilhas da TV - A História da Música Po-pular Através da Teledramaturgia Brasileira é umlivro completo e articulado que apresenta o le-vantamento sobre a relação da música das tele-novelas, o que o insere na história da TV e damúsica no Brasil e, enfim, do próprio país, no pe-ríodo 1964-89. Esse é o primeiro volume que jáestá nas livrarias e o segundo volume deve serlançado em até dois anos. O livro levou 14 anospara ficar pronto e apresentam em ordem crono-lógica 200 novelas durante seus 25 anos de abran-gência e suas trilhas sonoras. Os autores do livro,Guilherme Bryan e Vincent Villari, consideramRoque Santeiro (1985), de Dias Gomes, a melhortelenovela e a melhor trilha musical que faz partedesse primeiro volume.

>> Lei Antifumo - Desde o dia 03/12/14, pas-sam a diminuir os locais onde é permitido fumar,as propagandas estão banidas e os fabricantes decigarros terão que aumentar os avisos dos danoscausados pelo tabaco.

O que muda/É Proibido Fumar: Locais de usocoletivo, públicos ou privados que não sejam "com-pletamente" ao ar livre; Parede, teto ou toldo tam-bém passa a ser considerado "local fechado"; to-dos os "fumódromos" passam a ser extintos, mes-mo que não sejam completamente fechados; proi-bido qualquer tipo de propaganda de cigarros, atémesmo os cartazes nos locais de vendas; fabri-cantes precisam colocar os "avisos" dos danos docigarro para saúde em 100% da parte de trás dacarteira e também em uma das laterais; multaspara os locais que descumprirem as novas deter-minações vão de R$ 2 mil a R$ 1,500 milhão;

>> PDT na Secretaria de Educação do Es-tado - O eleito governador Ivo Sartori já oficiali-zou três vagas de secretarias para o partido doPDT e uma delas será a secretaria de educaçãocom a já indicação de Vieira da Cunha que mes-mo sem dar sua resposta, a tendência é de queaceite o convite. Sendo assim ao que tudo indica,teremos mais uma vez no comando da educaçãogaúcha o partido de Leonel Brizola e de AlceuCollares.

>> 11ª Feira Literária de Viamão - de 03 a06 de dezembro/2014 na Praça da Igreja Matriz -O tema deste ano "A leitura por diferentes meios"busca homenagear o Jornalismo e o patrono é oJornalista e Professor Milton Santos. Além devenda de livros, a Feira deste ano contará commais de 50 atividades culturais, que contemplarãotodos os gostos e faixas etárias. Bate-papo com oautor e jornalista Caco Barcellos; show com adupla Kleiton & Kledir; show "Natal em Família",com a cantora Isabela Fogaça e show musicalcom Renato Borghetti são algumas das atrações.A programação traz ainda espetáculos teatrais,contação de histórias, concerto musical, encontrocom os escritores, sessão de autógrafos, espetá-culos de danças; oficinas e todas as atividades deforma gratuita. Confira detalhes de toda progra-mação que vai até esse sábado, na página eletrô-nica da prefeitura municipal de Viamão:

http://www.viamao.rs.gov.br"Faça você mesmo o Natal acontecer,

empregando as maiores ferramentas do serhumano em desuso... AMOR e PAZ" !

DE OLHO NOS ACONTECIMENTOS

Vitor

[email protected]

CORONEL MARCOS DE ANDRADE III

Crescêncio é baleado e mortoem conflito com grupo de Chico Marinho

O CLIMA POLÍTICO DE TENSÃO QUE MAR-COU O ESTADO DURANTE TODO O PERÍODOENTRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (1889)E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA (1893) TEVE RE-PERCUSSÕES EM VIAMÃO. NUM DOS CON-FRONTOS DE CARÁTER POLÍTICO, O GRUPODO CORONEL CHICO MARINHO MATOU O MA-JOR CRESCÊNCIO DE ANDRADE, IRMÃO DOCORONEL MARCOS DE ANDRADE,NUM TIROTEIO NA ESTALAGEM.

Desde a Proclamação, os republi-canos do PRR (Partido Republicano Ri-ograndense), liderados por Júlio deCastilhos, tinham conquistado a he-gemonia política e o poder no Esta-do, amparados principalmente peloapoio do Marechal Deodoro da Fon-seca. Castilhos galgou o posto de se-cretário do governo estadual com oVisconde de Pelotas, então Presi-dente do Estado, e depois o de vice-Presidente, para finalmente, em ja-neiro de 1892, na condição de elei-to, assumir a Presidência do RioGrande do Sul, embora isso te-nha ocorrido em meio à denún-cias de fraudes eleitorais.

Os opositores, do PartidoRepublicano Federal, criado emmarço de 1891, organizaram-se para participar das eleiçõesde maio daquele ano congre-gando republicanos dissidentes, liberais e os partidári-os da União Nacional (formada anteriormente por inte-grantes dos dois lados dos velhos partidos do períodoimperial: o Liberal e o Conservador). Neste campo es-tava Chico Marinho, assim como algumas destacadaslideranças estaduais, como o doutor João de BarrosCassal, que havia sido ferido num então recente con-fronto com a polícia e manifestantes no centro de Por-to Alegre e se transformado em herói, vítima da violên-cia castilhista.

As eleições de maio de 1891 visavam a formaçãode uma Assembléia Constituinte, instalada em junhodaquele ano. Em 14 de julho (data da simbólica quedada Bastilha na Revolução Francesa) a nova Constitui-ção Estadual foi promulgada. "A organização do Esta-do se fez dentro da ditadura científica positivista," sa-lientam Moacyr Flores e Hilda Hübner Flores¹, referin-do-se à influência dos ideais de Augusto Comte sobreRamiro Barcelos, Assis Brasil e Júlio de Castilhos, quepropuseram o texto da nova lei maior que dava plenospoderes ao Presidente do Estado.

CONFUSÃO EM VIAMÃODepois de um levante das guarnições de Bagé e Rio

Grande, "o General João Nunes da Silva Tavares con-vocou os liberais para que tomassem armas." (FLO-RES, Moacyr e HÜBNER FLORES, Hilda: p.34). UmaComissão vai ao Palácio e pede a renúncia de Júlio deCastilhos.

Um triunvirato, taxado pelos castilhistas de "gover-nicho", composto por Manoel Luís da Rocha Osório,João de Barros Cassal e Joaquim Francisco de AssisBrasil assume o poder. Em Viamão, Chico Marinho énomeado sub-Delegado de Polícia e a notícia repercu-te negativamente no jornal do PRR (A Federação/edi-

ção 285).Numa nota, o jornal denuncia o "governicho" por

haver premiado um agressor, acusando Chico Mari-nho de ter, dias antes, espancado o cidadão MarcianoPorfírio dos Reis tido como um republicano castilhis-ta, puramente por razões políticas. A delação do fatoao jornal foi atribuída à Crescêncio Salasthiel de An-drade, irmão do Coronel Marcos de Andrade. Os An-drades haviam aderido ao PRR depois de terem exer-cido a função de chefe do Partido Conservador nacidade durante o período do Império. O clima de guerraque vigorava no Estado repercutia fortemente nosmunicípios.

"O chamado governicho durou de 12/11/1891 até17/06/1892." Atestam Moacyr e Hilda. No dia seguin-te, em 18 de junho, Crescêncio de Andrade é mortonum tiroteio próximo à Estalagem, quando retornavaa cavalo de uma reunião na casa do Coronel Francis-co Ramires de Souza Feijó, conforme relata o jornal AFederação de 24 de outubro daquele ano. Ele haviarecebido a notícia de que Júlio de Castilhos estavavoltando ao governo com o chamado "movimento res-taurador da legalidade".

OS FEDERALISTASNo mesmo momento, 22 federalis-

tas liderados por Chico Marinho, de-fensores do "governicho", tambémestavam reunidos, segundo conta ojornal. "Informados que Castilhos seestabelecera sem oposição séria, de-bandaram tomando o rumo de Gra-vataí. Mas cinco desses homens,Francisco Vaz Ferreira Filho (ChicoMarinho), sub-Delegado de Polícia;Irineu Guimarães, sub-Oficial daGuarda Cívica, nomeado por Bar-reto Leite; Nenê Vaz, irmão do sub-Delegado; João Braga e Vicente Pa-raguay resolveram atacar Cres-cêncio, que voltava para Viamão,numa emboscada." O jornal repu-blicanista apresenta a versão deum ataque premeditado.

O tiroteio ocorreu por voltadas oito horas da noite e Cres-cêncio fora atingido por três ba-laços. Ele vinha acompanhadode um outro correligionário cha-mado Jeremias, também ferido,e, pelo que dá a entender uma

outra nota do mesmo jornal publicada em 1904, anosdepois, tinha ainda a companhia do Coronel AcrysioPrates, que segundo o jornal abandonara Crescêncio,seu cunhado. "Disposto a vender caro a vida, Cres-cêncio saltou do cavalo, tentou resistir, mas sucum-biu," afirmou o jornal A Federação.

VIOLAÇÃOO jornal acusa o grupo de ter violado o cadáver do

morto. "Os covardes agressores seguiram caminho,mas um deles voltou momentos depois levando a car-teira com trezentos mil réis, assim como o revólverda vítima," diz a notícia. "O miserável deixou junto aomorto um depoimento da sua infâmia: no outro dia erareconhecida a faca de João Braga, que ele deixou cairno momento de cometer vil profanação."²

Demonstrando o clima de ódio, o jornal ainda sali-enta: "eis mais uma façanha sanguinolenta dos quehoje nos acusam cúmplices pelo silêncio, de assassi-natos traiçoeiros, latrocínios como esse que acaba-mos de relatar. Hypocritas!"

NOTAS¹FLORES, Moacyr e FLORES HÜBNER, Hilda

Agnes. Rio Grande do Sul - Aspectos da Revoluçãode 1893. 3ª. Edição, Martins Livreiro: Porto Alegre,1999.

²A FEDERAÇÃO, edição 241 e 285, Acervo Digi-tal da Biblioteca Nacional.

³Inventário de Crescêncio Salasthiel Andrade, Pro-cesso n° 167, maço: 7, Cartório de Órfãos e Ausen-tes, Viamão, 1894, APERS.

*Pesquisa: Eliani Vieira*Ilustração: Xico (a partir de imagem de José

Ignácio Andrade, cedida por Valter Sobral, neto doCoronel Marcos de Andrade)

Page 7: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 7Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

PACOTE DEFOLHA A4SÓ R$ 14,00

(pacote com 500 folhas)

Page 8: Sexta 5 dez 2014
Page 9: Sexta 5 dez 2014
Page 10: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 10Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> POLÍTICA

Vereador Guguzinho Streit (PTB)homenageia paratletas

Falando em políticaEu já estou acreditando que a urna eletrônica é

realmente uma grande fraude, conforme afirma oengenheiro Amilcar Brunazo Filho, já mencionadoem coluna anterior. Basta analisar o que aconteceem São Paulo, onde o PSDB governa há muitosanos. E, a cada eleição que passa, eles ganhamcom mais folga. São Paulo é um caos na Saúde,na Segurança, e até na qualidade de Vida. Esseano faltou até água potável. Sim, pois água tembastante. Quando chove, São Paulo alaga. Chegaa dar 540 km de engarrafamento. O Trânsito nãoanda, morrem pessoas, não tem esgoto, ou se temestá entupido, não existe escoamento para a chu-va. E isso tudo é serviço público. É para ser feitopelos políticos eleitos pelo povo. E o povo não podedesconhecer isso tudo, porque ele vive esse dra-ma dia a dia. Esses fatos são descritos pela Re-cord, através do Marcelo Rezende, e pela Band,através do Datena.

Na eleição passada, Alckmin ganhou a eleiçãojá no 1º turno. Aécio obteve o dobro dos votos daDilma em São Paulo. A Dilma deu um banho devotos no Nordeste, mas isso se justifica pelos pro-gramas Sociais que o PT implantou. E em SãoPaulo, qual a justificativa para a Vitória do Aécio?Realmente só o engenheiro Amilcar Brunazo Fi-lho pode explicar.

A política da terrinha anda a mil nos bastido-res. A eleição de 2016 já começou, tanto para ve-reador, quanto para prefeito. Pelo que eu leio nosjornais locais, o nosso Viamão não terá mais pro-blemas nenhum, porque o que tem de deputadoseleitos que vão trabalhar por Viamão... Para mimé só no papel, o povo que não se iluda, isso é sópara a eleição de 2016. Alguns vão dar uma mão-zinha, outros nem vão aparecer. Os de Brasília,sempre quando chamados, vão estar com com-promissos em Brasília. Acreditem, eu já passei poressa experiência. Teve um que não veio nem agra-decer os votos que ganhou nessa eleição, e nãoforam poucos votos. No dia da festa, estava comcompromisso em Brasília, mandou o assessor. Masesse vou dar o nome para os candidatos de 2016divulgarem, e vou também divulgar.

Eu acho melhor os pré-candidatos trabalhareme deixarem de lado essas ajudinhas dos deputa-dos. Porque o povo não é mais bobo, ele está ven-do tudo isso. E sobre as pré-candidaturas a prefei-to da terrinha, os pré-candidatos fiquem espertos,quem vai decidir o próximo prefeito é o atual Pre-feito, Bonatto. Se ele quiser ir à reeleição, vai eganha. Se não, ele indica, trabalha para o candida-to, e o elege. Não brinque com a caneta, ela égarantia de votos. Esse prefeito não é o Alex, quefoi contra todos e colocou o candidato que ele quis.Esse sabe usar a caneta. Essa é a nossa política.

Uma boa semana a todos.

[email protected]

Durante a Sessão Ordinária (02/12) da Câmara Municipal de Viamão, o vereador Guguzinho Streit (PTB)entregou a moção de reconhecimento para alguns atletas comdeficiência do nosso município. A homenagem do vereadorfoi para valorizar a dedicação dos jovens paratletas que re-presentaram a cidade de Viamão nos Jogos Intermunicipaisdo Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiência – PA-RAJIRGS – que foi realizado entre os dias 17 e 19 de outu-bro de 2014 em Porto Alegre.

Segundo Guguzinho, como Presidente da Comissão dosDireitos da Pessoa com Deficiência é de seu entendimentoque todos tenham o direito de serem homenageados por suasconquistas esportivas. Inclusive, valorizá-las ainda mais quandosão encontrados obstáculos no caminho destas pessoas. Aofinal da homenagem, o vereador pediu uma salva de palmaspara os jovens atletas: Claiton Roberto Moraes Júnior, AdrielMaciel de Oliveira, Paloma Mendes Viana.

O vereador Guguzinho, além disso, é o autor da Lei Muni-cipal nº 4287/2014 que institui o Dia do Atleta com Deficiên-cia Física. “São pessoas que superaram dificuldades e vence-ram. São representantes do nosso município que devem ser aplaudidos de pé, pois Viamão deve valorizarainda mais as práticas esportivas e os atletas com deficiência”, concluiu o vereador durante sua fala na tribunada Câmara.

Segundo Guguzinho, como Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa comDeficiência é de seu entendimento que todos tenham o direito de serem home-

nageados por suas conquistas esportivas. Inclusive, valorizá-las ainda maisquando são encontrados obstáculos no caminho destas pessoas

Page 11: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 11Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Seu

Lauro

OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor,jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta

sofrida [email protected]

SORTE GRANDEEstou desconfiadíssimo de que um amigo meu ga-

nhou na loteria. Tudo começou com sua súbita mu-dança de humor. Da tradicional carranca, começou apre-sentar traços de bom humor que inegavelmente nãocombinavam com sua tradicional ranzinice. O segundopasso que aguçou minha percepção de que havia algoerrado foi uma repentina pergunta que me fez no barquando estávamos tomando uma cerveja. Sem fazerrodeios, lascou: "O que tu faria se ganhasse na lote-ria?".

Sem nem desconfiar já ia respondendo sem pesta-nejar: "Traçaria uma panicat!" Mas rapidamente penseina minha mulher (e ela não merece isso), mudei deidéia e respondi um "sei lá" sem convicção. Trovamosmais um pouco e fiquei cismado. Dias depois, no mes-mo bar, meu amigo deu uma "rodeada" e me perguntoucomo andava a vida e tal e perguntou como eu estavade grana. Disse-lhe que estava tudo tranqüilo, mas fi-quei com a clara impressão de que ele queria me em-

A ACIVI REALMENTE É UMA PIADASemana passada escrevi aqui que a Associa-

ção Comercial Industrial e de Serviços de Via-mão, a popular Acivi é uma piada, quando umleitor amigo me brinda com mais uma perola.

Semana passada a Acivi fez o lançamento deum livro que conta a sua "história". Na sessãoonde tem os nomes dos ex presidentes, comete-ram um erro imperdoável: Nomearam o queridoseu Ruy Távora de Souza, como Ruy Távora deLemos.

Que barbaridade. Por que não fecham estaassociação de uma vez. Aliás, ainda estou espe-rando a prestação de contas dos mais de R$ 1milhão que a associação teria recebido pra hos-pedar a seleção do Equador.

R$ 850 MIL PARA FEIRA DO LIVRO DEVIAMÃO

Me contaram esta nesta quinta-feira, quandoeu estava na redação do Sexta para fechar estaminha humilde coluna. Segundo esta informação,serão gastos cerca de R$ 850 mil reais na Feirado Livro que está acontecendo em frente a Igre-ja Matriz de Viamão.

Não quero acreditar que isto é verdade.

BEBETO E SEU OLHOEstes dias estava eu conversando com o meu

amigo Carlos Alberto Silva, o popular BebetoCabeça, quando ele me contou uma história.

Na segunda-feira, logo após o primeiro turnodas eleições deste ano, quando Sartori e Tarsopassaram para o segundo turno, o Bebeto foi lá eencheu de adesivos o seu belo Chevrolet Malibupreto.

Alguns minutos depois chega um amigo delee diz: "Áh não, tu tá apoiando o gringo, agora jáera. Não vai ganhar do Tarso”.

Na mesma hora, o Bebeto levou seu Malibuem uma lavagem e mandou tirar todos os adesi-vos.

“Achei melhor não arriscar”, afirmou ele emgargalhadas .

RUSSO X PACHECOEstes são os 2 nomes de Bonatto que pode-

rão concorrer a sua sucessão. Dos dois, o queabandonar o PMDB e assinar ficha no PSDB(partido de Bonatto) é o cabeça de chapa apoia-do, e bancado pelo prefeito.

O PMDB deverá ser o vice novamente. Sari-co deverá ser o candidato a vice, pois está commuita força na política local. Atualmente tem maisde 120 CC’s no governo Bonatto.

NAIMARA CONSULESAEm janeiro Naimara Scarpetti deverá tomar

posse como a nova consulesa do Internacionalem Viamão. O cargo, no momento, está vago.

Naimara já adiantou que começou a prepa-rar, junto com alguns amigos colorados, os deta-lhes para a grande festa colorada em Viamão,que deverá acontecer no Clube dos Casados, emabril. Os colorados torcem por ela . . .

PANO

[email protected]

>> FESTA ARROZ COM LEITE

Vaca da ETA vence concurso de leiteA Escola Técnica de Agricultura de Viamão venceu o Concurso

de melhor vaca leiteira na Festa do Arroz com Leite. A vaca da raçaHolandesa produziu a média diária de 36,400 litros. Participaramdo projeto os alunos do terceiro ano de Pecuária, Sérgio Pereira,Nicolas Braga e Jorge Wiliam, orientados pelo professor Silvio Sil-veira e o funcionário Júnior Mattos.

O Diretor da ETA, Evandro Minho, disse que a proposta peda-gógica da escola e o empenho dos alunos e comunidade escolar foireconhecido com a premiação.

PUBLICAÇÃO LEGAL>> EDUCAÇÃO

O Diretor da EscolaTécnica de Agricultura deViamão, Evandro Minho(foto), foi eleito Delegadoda 2ª Conferência Nacionalde Educação (Conae 2014)representando o segmentodiretor de escola que ocor-reu no último final de semana em Brasília.

>> ESPORTE

A foto acima mostra a equipe do Estrela, dotécnico e presidente Vilson Roberto, o popular Ca-beça. O time de futsal viamonense foi campeãoinvicto da Copa Barnabé do Ginásio do Guido eestá em primeiro lugar geral da fase de grupos,do atual campeonato do Guido. O time realizarásua festa de encerramento dia 06/12 na Lanche-ria Gurú. Parabéns gurizada...

prestar/dar um dinheiro. A desconfiança aumentou.Como eu, ele também viaja a trabalho, mas de for-

ma mais esporádica. Fiz uma pequena pesquisa comperguntas fortuitas a ele e descobri seu roteiro de via-gens no último mês. Como não foi pago nenhum prê-mio ultimamente em Porto Alegre ou Viamão, a chanceera de que a bolada ganha havia sido fora deste eixo,em uma de suas viagens. Entro no site da Caixa e pes-quiso os últimos prêmios pagos e cruzo com as cida-des visitadas por ele e...bingo!!! Estava lá!!! Lotofácil1135 de 21/11 R$ 438.011,49 pagos em Passo Fundo!Sem dúvida era ele! E rapidamente pensei: esse cana-lha não contou nem para a mulher dele! Por que senãoela já tinha botado, no mínimo um silicone, pois a bru-xa não fala em outra coisa e está com as "muxibas"bem prejudicadas. Que safado!

No dia seguinte no bar, em uma roda de amigos,sento a poucos metros dele e fico só o analisando. En-tão o dinheiro não traz felicidade? É o que dizem. Masacho que estão enganados. Ele me parece bem feliz,até piada deu para contar! Noutro dia comento comoquem não quer nada que uma instituição de caridadeestá precisando de uma ajuda. Ele se interessou peloassunto. Se fizer a doação, terei como saber e estámorta a coruja. Ou será que estou inventando tudo issoa partir de minha imaginação fértil e ele está de bemcom a vida por outros motivos? E o que você acha? Ese você fosse o sortudo, também ia querer "traçar"uma panicat?

Page 12: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 12Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

BARBEARIA>> A foto mostra a Barbearia doSeu Lírio, que ficava em uma sala onde hoje seriaentre o gabinete do Prefeito Bonatto e a farmáciada Rejane.

Na porta vemos o nosso colunista Vitor Ortiz eo próprio Seu Lírio . . .

Page 13: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 13www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

Viamão - 5 de Dezembro 2014

CRECI 5467

Tia Lolô recebeu o prêmioLíderes e Vencedores

>> SOLIDARIEDADE

Quando subiu ao palco do Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (ontem), às 19h30min, parareceber o prêmio Líderes e Vencedores, Losângela Ferreira Soares, 45 anos, não levou nenhum discurso anotado emum pedaço de papel porque certamente a inspiração para falar veio da plateia.

Parte das 80 crianças beneficiadas pela Associação Comunitária Beneficente Tia Lolô foi prestigiar a entrega dotroféu à Lolô pela Federasul e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A honraria é dada à personalidades,empresas e projetos sociais e culturais que são exemplo no Estado.

“Se não fosse nós todos juntos e os voluntários, não seria possível, vou representar todos eles. Estou tão feliz emais nervosa do que no dia do meu casamento”, confessou ela minutos antes, que fez mechas no cabelo e escolheuo vestido que vai usar.

Da simplicidade de um projeto que nasceu dentro de um ônibus para acolher crianças carentes, ela se tornoureferência quando o tema é atender ospequenos de futuro incerto. Os “filhos”da tia Lolô vem dos Bairros Florescente,Santo Onofre, São Thomé e Vila Gaú-cha para a creche que ela montou a par-tir de um ônibus ao longo de mais de 20anos na Vila Orieta. Até hoje, já foramcerca de mil crianças atendidas.

“É um orgulho para mim estar aqui,a Lolô é uma mãe. Parece que a gentenão é visto mas quando acontece isso, agente se renova”, comenta a voluntáriaJussiana Vieira da Silva, 23 anos, há seisanos na associação.

Lições no ônibus da Lolô - Ali, hátudo o que não encontram em casa oufalta na escola: banho quente, brincadei-ras, reforço escolar e barriga cheia. Semnenhuma formação em educação, Lolôreúne a criançada para ditados, ensinaantônimos e sinônimos, separação de sí-

labas e continhas de multiplicação. Em meio a atividades lúdicas, provoca os pequenos a criar histórias com figuri-nhas ou começa contando uma e estimula um deles a continuar a contar.

“Estimulo muitos eles a pensar rápido com joguinhos, a respeitar as voluntárias e os pais em casa. Para vir aquiprecisam cumprir as regras, os horários das refeições e ir bem na escola. Os que tem melhor comportamento, vãoaos passeios e são liberados para brincar no ônibus”, explica.

Na rotina disciplinada, ganham doses de carinho que alimentam uma rotina carente.“Há poucos dias, quando estava escrevendo as cartinhas de Natal para os Correios, uma das crianças me parou e

disse que era para eu escrever que ela queria ganhar um abraço da mãe. Fiquei sem reação”, conta, emocionada.Sempre um novo desafio - Ela divide as responsabilidades de uma maratona diária com 13 voluntárias e o

marido, o serralheiro Sidnei Pinheiro Martins, 55 anos. Mãe de quatro filhos, dedica todo o tempo a escolinha que ficaem frente a sua casa. A associação se mantém exclusivamente de doações, o que nem sempre garante fartura. Leite,achocolatado e farinha láctea são os itens que mais necessitam.

“Eu me desafio sempre. Quando faço as festas de Natal, junto brinquedos o ano inteiro para ninguém ficar semporque isso marca uma criança.

O prêmio - O prêmio Líderes e Vencedores é realizado desde 1995 pela Federasul e Assembleia Legislativa do RioGrande do Sul. A homenagem reconhece e valoriza o trabalho e o sucesso de personalidades, empresas e iniciativasdo Estado que servem de exemplo. O Líderes e Vencedores está dividido em cinco categorias: Sucesso Empresarial,Mérito Político, Expressão Cultural, Destaque Comunitário e

Referência Educacional. Mais do que umahomenagem, o Prêmio é um reconhecimentoda sociedade gaúcha a ações que servemde exemplo em suas áreas de atuação. Sítios de lazer com 20.000m² em

meio a natureza exuberante ebelas paisagens. 28 sítios, junto

à zona rural de Viamão epróximos a todos os recursos,

rede de energia elétricae ruas ensaibradas.

A partir de R$ 115 mil.

Page 14: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 14Viamão 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Entrevista exclusiva com o presidente doTamoio, Paulo Quintana, o Paloma, que

deixa o cargo esta semana . . .

>> FUTEBOL | CARTOLA

PACOTE DE FOLHA A4POR APENAS R$ 14,00

IMPRESSÃOCOLORIDA do A0 ao A4

JS - Como começou tua relação com futebol, seja como jogador ou dirigente?Paloma - Aos quinze anos montamos um time o COORIZCA, que era o time da Cooperativa do Capão

da Porteira, que era nosso patrocinador, por meio do meu primo o Darci Grassotti Medeiros, pai da Vivi, doCaturrão e da Luciane. Aquele time jogou várias Copas Kieling de Futsal no Ginásio do Guido contra equipesferas da época, Madeireira Alves, Corcol, Estrela, EDEF, Guarani, SOGISI e sempre fizemos frente apesarda pouca idade. Depois passamos a jogar como a equipe da Construmac (Edinho, Chinês, Gijo, Pedrinho) edepois montamos o Nápoli com a mesma base. Daquele time muitos de nós foram convidados pelo CarlinhosPé de Chumbo, o qual tenho uma grande admiração, para ir jogar no Metropol, onde fiquei por muito tempo.Depois disso joguei algum tempo no Tamoio (acho que um ano com o técnico o Nenê Balaca) e voltei aoMetropol. Lá fui presidente quatro vezes e depois vim para o União jogaraos sábados, pois para domingo a bola não tava dando mais. Aí fuiconvidado para concorrer à vice-presidente na chapa do ArnaldoMarçal, o Donga. Infelizmente com o falecimento do Donga assumi depresidente e somado coma atual gestão se foram seis anos, o presi-dente com mais tempo a frente do clube nos últimos quarenta anos,fato que me orgulha muito.

JS - Faça um balanço da tua gestão?Paloma - Acho que poderia ter feito mais, alias eu sempre

acho que posso fazer mais, seja em que área for. Mas acreditoque o de mais positivo nesses três últimos anos, foi a montagemdo quadro social, do conselho deliberativo eleito pelo associa-do e depois a eleição da presidência, como funciona em todosos clubes e não meras indicações de amigos e de pessoas quemuitas vezes nada fazem pelo clube. Também participamos deduas edições do Gauchão Juvenil, aquisição de vários equipa-mentos para a copa e cozinha, e também o retorno dos con-selheiros e sócios a participarem da vida do clube, hoje existeuma maior participação das pessoas que gostam do Tamoio.E ainda pela primeira vez na história o clube recebeu umaquantia referente à formação de um atleta e ainda recebere-mos mais no futuro.

JS - Algum arrependimento ou frustração nesse pe-ríodo?

Paloma - Eu tenho por princípio de vida não me arrepen-der de nada que faço e sim de coisas que não faço, porque as atitudescorretas, como já diz, são certas e as equivocadas servem de experiên-cia para que não se repita. Mas eu acho que um dos erros da minha gestão foi a participação no últimoestadual de amadores, que foi uma verdadeira esculhambação, prova disso é que o clube escolhido pararepresentar o estado, foi sorteado e não escolhido no campo. Então com a participação tivemos um gastodesnecessário, mas tinha um objetivo que era a conquista inédita do título do amador, que acabou não sendopossível.

JS - Quais seus planos para o futuro?Paloma - Na segunda feita temos a eleição para o biênio 2015/2016, e dentro do possível vou auxiliar no

que puder a nova diretoria, se assim a mesma entender, mas sem aquele compromisso de estar direito noclube, o que faz com que tu não tenhas tempo ás vezes pra cuidar dos teus negócios e da própria família.Queria aproveitar a oportunidade para agradecer ao Ial Júnior (Gonho), atual vice presidente e em especial aoGilmar Goulart (Gijio), que foi um baita parceiro neste período.

Entrevista ao Jornal Sexta do atual presidente do Tamoio Futebol Clube,Paulo Farias Quintana, o Paloma que encerra seu mandato esta semana...

Page 15: Sexta 5 dez 2014

PÁGINA 15Viamão - 5 de Dezembro de 2014 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

é um dos COLORADOS maisconhecidos na cidade e escreve

neste espaço semanalmente

PANOTERRA

é um dos GREMISTAS maisconhecidos na cidade e escreve neste

espaço semanalmente

MANOEL

“DUBAR”

Brasileirão >> esse negócio de ficar escolhendoadversário é balela. Independente do resultado contrao Figueirense teremos 14 (ou 16) partidas para bus-car o Tri na Libertadores. Com ou sem Abel (por mimsem), Willians no banco, Bertotto de titular, um gran-de zagueiro, mais um grande atacante, a molecada dosub-20 e teremos uma equipe competitiva

Rei >> em recente matéria do portal UOL, ava-liando o desempenho dos 12 grandes clubes brasilei-ros em disputas mata-matas neste século, apontou oque todos já sabíamos: o Rei do mata-mata é o Interque venceu 86 de 108 confrontos com 80% de apro-veitamento. Na parte de baixo da tabela (como sem-pre) aparece o pessoal da Coligay e sem estádio sen-do o time (60% de aproveitamento) que mais derrotastiveram em mata-matas (38 em 96 jogos). Como dáprá ver eles são muito "coperos"...

Seleção >> chegando ao final do Brasileirão eisminha seleção dos melhores de 2014: Fábio (Cruzei-ro); Maike (Cruzeiro), Gil (Corinthians), Rafael Tolói(São Paulo) e Álvaro Pereyra (São Paulo); Lucas Sil-va (Cruzeiro), Dátolo (Atlético/MG), Everton Ribeiro(Cruzeiro) e Ricardo Goulart (Cruzeiro); Diego Tar-delli (Atlético/MG) e Guerrero (Corinthians). Treina-dor: Marcelo Oliveira (Cruzeiro).

Consulado >> faço um desafio para quem achaque estou exagerando nas críticas ao inoperante con-sulado do Inter em Viamão: você acessawww.internacional.com.br , no alto da página à direi-ta tem uma janela para buscas. Você digita a palavra"consulado". Virá como resposta centenas de ativida-des consulares em Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha,Canoas, São Léo, NH e nenhuma em Viamão. Pare-ce que o último registro é de 2011. Não satisfeito vocêdigita a palavra "Viamão". Aparecerão centenas deatividades do Genoma viamonense (que inexplicavel-mente não mantém relações com o consulado) e nadamais. Vá lá. Faça seu teste!

Grandes >> dando continuidade à série "GrandesFutebolistas de Viamão" chegaram à hora dos lateraise meio campistas. Atuou com consultor e colaboradoresta semana o professor Erni Marola, craque do Ta-moio nos 70/80 (ele foi o Nilmar antes do Nilmar).

Laterais >> Paulo Robero Costa, base do Tamoioe campeão mundial pelo Grêmio, foi sem dúvida omaior de todos. Também brilharam pela direita Pedri-nho Vidal (ex-Inter e Grêmio), Bagé, Javali e BebetoTurbina. Na esquerda o nome de João Pendão (JoãoRosmar dos Santos Peixoto) é unanimidade. Apare-cem também com destaque Antoninho Marques, Cló-vis Camundongo e Alemão Breno.

Meio Campistas >> neste setor vai ser difícilnão cometer injustiças. Eduardo Hidalgo e Juarez Bodeaparecem em todas as listas. São citados com desta-que: Moacir Jacques, Cacau, Santa Maria, AlbertoTéia, Chiquinho Fraga, Sérgio Queijo, os irmãos Sér-gio "Caçapa" Bueno e Celso, Sérgio Vieira, Donga eChoco.

(51) 9192-0744

Brasileirão >> instigado pelo vizinho aqui na re-dação, faço minha seleção do Campeonato Brasilei-ro de 2014: Marcelo Grohe (Grêmio); Fabiano (Cha-pecoense), Rhodolfo, Pedro Geromel e Zé Roberto(Grêmio); Arouca (Santos), Jean (Fluminense), Pau-lo Henrique Ganso (SP) e Barcos (Grêmio); Alexan-dre Pato (SP) e Marcelo Moreno (Cruzeiro). Trei-nador: Luis Felipe Scolari (Grêmio). Como notaramdescobri a verdadeira posição de Hernán Barcos.Ele não é centroavante, ele é meia atacante.

Bomba >> chega aqui na redação informaçõesconsistentes de que Marcelo Moreno disputará aCopa Libertadores de 2015 pelo nosso arqui-rivalInternacional. Devido ao alto salário, o jogador que édo Grêmio, não ficaria no Cruzeiro e seria repassadoao Inter. O pai do jogador disse em certa feita que ofilho não joga em "timinhos", se referindo ao Grêmioe agora iria para o Inter. Não entendo.

Imprensa >> o tradicional jornal inglês "TheGuardian" escreveu esta semana que "o fracasso doGrêmio completa o ano miserável de Felipão", fa-zendo alusão aos 7x1 do Mundial. Mestre Tostão naFolha de São Paulo disse que Felipão fez por mere-cer os 7x1.

Piada >> o vizinho rola de rir aqui na redação.Ricardo Goulart disse que o Cruzeiro queria conquis-tar a Tríplice Coroa. Estadual, Brasileiro e CopadoBrasil. Não deu.

O Galo ficou com a Copa do Brasil. O vizinhodisse que Tríplice Cora é Libertadores, Recopa eMundial, conquistadas pelo Inter na temporada 2006/2007. E que Tríplice Cora para nós gremistas são amãe, a tia e a avó.

Treinador >> dizem que o Internacional quer tro-car de treinador. Abel Braga por Tite ou Mano Me-nezes.

Dirigente de clube não é um bicho muito esperto.Clemer acaba de ganhar a Copa do Brasil Sub-20(no início do ano ganhou o Brasileiro da categoria).Se um cara desses (que já ganhou como jogador Li-bertadores e Mundial) não serve, não entendo maisnada...

Koff >> encerra-se de forma melancólica a ges-tão Koff no tricolor.

O outrora vencedor presidente tornou-se um no-tório perdedor. Dois campeonatos gaúchos, derrotasem ambos. Duas Copas do Brasil, derrotas em am-bos. Dois Campeonatos Brasileiros, duas derrotas.

Duas Libertadores, duas derrotas. Nove Gre-Nais:5 derrotas, 3 empates e somente uma vitória. Quatrotreinadores (3 deles grandes equívocos - Luxembur-go, Renato Portaluppi e Enderson) e ainda assistiu oRui Costa contratar perebas a rodo. Da Arena nemvou falar...

[email protected]

Pensando em qualificar os profissionais da áreade Beleza, o Senac Viamão oferece o curso de Ma-nicure e Pedicure a partir do dia 21 de janeiro de2015.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta das8h as 12h.

O curso desenvolve conhecimentos para profissi-onais que desejam atuar no embelezamento de mãose pés.

Apresenta técnicas de aparamento, limpeza, cuti-lagem e finalização, adotando procedimentos de higi-ene e segurança, com equipamentos adequados.

As inscrições devem ser feitas na nova Unidade,localizada na rua Marechal Deodorol, 175, Centro.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone(51) 3434-0391 ou no site www.senacrs.com.br/vi-amao.

>> OPORTUNIDADE

Senac Viamão oferececurso de Manicure

e Pedicure

EDITAL DE CONVOCAÇÃOCONSELHO DELIBERATIVO

O presidente do Tamoio FC, no uso de suas atribui-ções legais, convoca os srs. conselheiros do clube á

comparecerem segunda-feira, dia 08.12.2014, emprimeira chamada ás 19hs e segunda chamada ás

19h30min, para a seguinte pauta:- Eleição do presidente e vice-presidente para o biênio

2015/2016.Viamão, 01 de dezembro de 2014.

Paulo Quintana

Presidente

Page 16: Sexta 5 dez 2014

Jornal Sexta | Edição 177 | Sexta-Feira, 5de Dezembro de 2014 | Viamão | RioGrande do Sul | www.jornalsexta.com.brwww.viamaoagora.com.br | R$ 1,00

Américo Vespúcio, Cabral, 368

( em frente ao Nacional)

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br