Sicomércio Recife 01

2
Jornal do Recife, Pernambuco Ano I nº01 - 3 de julho de 2013 O Congresso Regional do Sicomércio – Edição Nor- deste deu as boas-vindas aos participantes do encontro no ritmo da cultura pernambu- cana. Os representantes dos nove Estados do Nordeste e Federações Nacionais do seg- mento do comércio de bens, serviços e turismo foram re- cepcionados com apresenta- ções culturais típicas de Per- nambuco, durante a abertura do evento, realizada na noite da última segunda-feira (1/7), no Ar- mazém Blu’nelle, no Recife. O evento, promovido pela Confederação Nacio- nal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), segue até hoje (3/7), onde estão sendo trocadas experiências para o fortalecimento da liderança no setor sindical. Durante a solenidade, o diretor-se- cretário da CNC, PEDRO NADAF, desta- cou a importância do Sicomércio para o aperfeiçoamento da gestão sindical. “É preciso mudar conceitos, reformu- lar modelos de gestão. Nesses dias de encontro vamos buscar conhecimentos e trocar experiências em busca de uma melhor ges- tão”, destacou. De acordo com o pre- sidente do Sistema Feco- mércio-PE, JOSIAS ALBU- QUERQUE, o Sicomércio garante a melhoria na capacitação contínua das entidades representativas dos empresários do co- mércio de bens, serviços e turismo. “Com o novo formato do Sicomércio em esfera regional é pos- sível aprofundar as discussões das questões locais. Esta é uma oportuni- dade ímpar de troca de ideias e expe- riências” disse. O público foi contemplado com uma apresentação do Balé Popular do Reci- fe, que trouxe o coco, o frevo e o forró, além de símbolos da cultura pernambu- cana como o caboclo de lança. Em se- guida, o sanfoneiro Cezzinha abrilhan- tou a festa com o ritmo do tradicional forró pé de serra. Os congressos do Sicomércio têm como objetivo garantir a capacitação contínua das entidades representativas dos empresários do co- mércio de bens, serviços e turismo, por meio de trei- namentos e palestras que tratam de temas de interesse comum aos sindicatos. A li- derança como instrumento de melhoria da representa- tividade e da representação sindical será o grande tema a ser debatido no Congres- so Regional do Sicomércio - Região Nordeste. Abertura do Congresso Regional do Sicomércio é marcada por atraçoes culturais Balé Popular do Recife Cezzinha

description

 

Transcript of Sicomércio Recife 01

Page 1: Sicomércio Recife 01

Jornal do

Recife, PernambucoAno I nº01 - 3 de julho de 2013

O Congresso Regional do Sicomércio – Edição Nor-deste deu as boas-vindas aos participantes do encontro no ritmo da cultura pernambu-cana. Os representantes dos nove Estados do Nordeste e Federações Nacionais do seg-mento do comércio de bens, serviços e turismo foram re-cepcionados com apresenta-ções culturais típicas de Per-nambuco, durante a abertura do evento, realizada na noite

da última segunda-feira (1/7), no Ar-mazém Blu’nelle, no Recife. O evento, promovido pela Confederação Nacio-nal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), segue até hoje (3/7), onde estão sendo trocadas experiências para o fortalecimento da liderança no setor sindical.

Durante a solenidade, o diretor-se-cretário da CNC, Pedro Nadaf, desta-cou a importância do Sicomércio para o aperfeiçoamento da gestão sindical. “É preciso mudar conceitos, reformu-lar modelos de gestão. Nesses dias de encontro vamos buscar conhecimentos

e trocar experiências em busca de uma melhor ges-tão”, destacou.

De acordo com o pre-sidente do Sistema Feco-mércio-PE, Josias albu-querque, o Sicomércio garante a melhoria na capacitação contínua das entidades representativas dos empresários do co-mércio de bens, serviços e turismo. “Com o novo formato do Sicomércio em esfera regional é pos-

sível aprofundar as discussões das questões locais. Esta é uma oportuni-dade ímpar de troca de ideias e expe-riências” disse.

O público foi contemplado com uma apresentação do Balé Popular do Reci-fe, que trouxe o coco, o frevo e o forró, além de símbolos da cultura pernambu-cana como o caboclo de lança. Em se-guida, o sanfoneiro Cezzinha abrilhan-tou a festa com o ritmo do tradicional forró pé de serra.

Os congressos do Sicomércio têm como objetivo garantir a capacitação contínua das entidades representativas

dos empresários do co-mércio de bens, serviços e turismo, por meio de trei-namentos e palestras que tratam de temas de interesse comum aos sindicatos. A li-derança como instrumento de melhoria da representa-tividade e da representação sindical será o grande tema a ser debatido no Congres-so Regional do Sicomércio - Região Nordeste.

Abertura do Congresso Regional do Sicomércio é marcada por atraçoes culturais

Balé Popular do Recife Cezzinha

Page 2: Sicomércio Recife 01

Fecomércio-PESede Provisória: Rua do Sossego, 264, Boa Vista, Recife, Pernambuco, CEP 50050-080Tel.: (81) 3231.5393 - Fax: (81) 3222.9498 www.fecomercio-pe.com.br e-mail: [email protected]

Presidente Josias Silva de Albuquerque

Coordenação-Geral/Edição: Lucila NastassiaReportagens: Edson Chaves e Geraldo Roque (Ascom/CNC), Julliana Araújo (Ascom/Fecomércio-PE); Design/Diagramação: André Marinho / Thiago MaranhãoFotos: Agência Rodrigo Moreira Impressão: Gráfica Flamar Tiragem: 500 exemplares

Jornal do Congresso Regional do Sicomércio | Recife, Pernambuco

O cotidiano do Brasil a cada dia vem sendo mais influenciado pelos cenários econômicos, em alguns casos extremos, da Europa, da China e dos Estados Uni-dos. O Brasil, bem como outros países emergentes, vive um momento de mu-danças, que, no geral, permitem prever uma situação delicada até o final deste ano. Este foi o panorama desenhado pelo chefe da Divisão Econômica da CNC, Carlos Thadeu de Freitas Gomes, em pa-lestra no Sicomércio.

“Os capitais que vinham entrando diminuíram o ritmo. Além disso, sofre-mos os reflexos de uma fase de alta de juros nos Estados Unidos e muita incer-

Panorama econômico brasileiro é detalhado

teza na China que, a cada dia, mostra um resultado econômico mais fraco”, exemplificou o economista.

Carlos Thadeu citou previsões do Banco Central, de crescimento de ape-nas 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produ-zidos em 2013, enquanto a inflação fica-rá próxima de 6% e, no ano que vem, ao redor de 5,5%. “Estamos vivendo num cenário incerto, de economia fraca, mas não acho que estamos vivendo perigo inflacionário.” O comércio, que já está melhor do que em 2012, vai continuar crescendo neste ano, mas a passos mais lentos, projetou.

O comércio representa 70% do Produto Interno Bruto (PIB). Traçar políticas para o desen-volvimento do segmento é de extrema importância para o de-senvolvimento econômico para a geração de renda e de empre-gos no País, de acordo com a assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edna Cesetti, durante palestra no Congresso Regional do Sicomércio, na terça-feira (2/7), no Recife.

“São os empresários e as instituições que os representam que estão debatendo o que deve ser implementado. Temos uma agenda imediata para melhorar a competitividade”, disse. Estas ações estão sendo cons-truídas a partir do Plano Brasil Maior, que é a política industrial, tecno-lógica e de comércio exterior do Governo Federal.

Para a assessora técnica do MDIC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é fundamental para a elaboração de políticas que venham desenvolver o comércio de bens, serviços e turismo. “A CNC contribui para a construção de políticas para o segmento, pois é ela que leva os anseios das entidades do setor à esfera nacional”, destacou.

Palestra aborda a importância do comércio para o desenvolvimento do País

Lideranças de PE falam sobre suas experiências de sucesso

O Congresso Regional do Sicomércio recebeu, na tarde da terça-feira (2/7), duas lideranças empre-sariais pernambucanas: Edson Moura1, presidente do Grupo Moura, maior indústria do segmento na América Latina, e GuilhErME FErrEira Costa2, diretor do Home Center Ferreira Costa. A dupla trocou ex-periências em liderança e compartilhou histórias de sucesso, além dos modelos de gestão das empre-sas, baseados na inovação.

Para Edson Moura, a liderança é uma escolha de vida, assim como o sacerdócio. “A importância da liderança, em qualquer lugar que ela seja adota-da, é que é um sacerdócio. É como uma lição de vida, que nós recebemos e podemos aperfeiçoar e crescer com isso”, enfatizou. Durante o encontro, Guilherme Ferreira Costa destacou a importância de uma gestão voltada para o foco em metas, na sustentabilidade e no desenvolvimento de pesso-as. “Administrar uma empresa familiar não é fácil, é preciso focar em metas. O investimento em aper-feiçoamento profissional e de liderança também foi fundamental para o nosso sucesso”, disse.

1 2