Sidney Santos Cezar [email protected] Eletricapredial.wordpress.com.

32
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E RESIDENCIAIS Sidney Santos Cezar [email protected] Eletricapredial.wordpress.com

Transcript of Sidney Santos Cezar [email protected] Eletricapredial.wordpress.com.

Page 1: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS E RESIDENCIAIS

Sidney Santos [email protected]

Page 2: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Projeto Elétrico

Page 3: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Introdução

É a previsão escrita da instalação, com todos os detalhes, localização dos pontos de utilização, comandos, trajetos dos condutores, divisão dos circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, cargas, carga total, etc.

Page 4: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

IntroduçãoDe forma geral, o projeto elétrico compreende quatro partes principais:

Memória: onde o projetista descreve e justifica sua solução;Conjunto de plantas, esquemas e detalhes: devem conter todos os elementos necessários para a execução do projeto;Especificações: materiais a serem utilizados e normas especificadoras;Orçamento: quantidades e custo de material e mão-de-obra.

Page 5: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Simbologia

A norma que rege a simbologia para projetos de instalações elétricas é a NBR 5444/1989.A simbologia é necessária para a padronização dos símbolos utilizados em projetos, de maneira que este fique compreensível para qualquer executor.

NBR 5444/1989

Page 6: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Cargas dos pontos de utilização

Cada aparelho de utilização consome uma carga específica em W ou VA. A tabela a seguir fornece como referência as potências médias dos aparelhos eletrodomésticos.

Tabela 1

Page 7: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Potência nominal absorvida (dada pelo fabricante ou calculada a partir da tensão e tensão nominais e fator de potência);

Page 8: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadasCarga de iluminação: considerar potência das lâmpadas, e as perdas e o fator de potência de equipamentos auxiliares (reatores).

Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais e nnas acomodações de hotéis, motéis e similares, deverá ser previsto pelo menos um ponto de lux fixo no teto, com potência mínima de 100 VA;

Page 9: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m2 deverá ser prevista uma carga de pelo menos 100 VA, e com área superior a 6 m2 deverá ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros

Obs: os valores apurados correspondem a potência destinada à iluminação para efeito de dimensionamento dos circuitos, e não necessariamente à potência nominal das lâmpadas.

Page 10: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Exercício 1: Utilizando o projeto entregue pelo professor, realizar a previsão de cargas de iluminação para cada um dos cômodos (anotar os cálculos e resultados em folha separada de maneira organizada).

Page 11: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadasPontos de tomada de uso geral (TUG): Na unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, o número de ponto de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte critério.

Em banheiros, pelo menos um ponto de tomada junto ao lavatório;

Page 12: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração de perímetro, sendo que, acima de cada bancada com largura igual ou superior a 0,30 m, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada;

Page 13: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Em subsolos, garagens, sótãos, halls de escadarias e em varandas, salas de manutenção ou localização de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada;

Page 14: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Nos demais cômodos ou dependências, se a área for inferior a 6 m2, pelo menos um ponto de tomada; se a área for maior que 6 m2, pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, espaçados tão uniformemente quanto possível.

Page 15: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadasObservações:

No caso de varandas, quando não for possível a instalação de ponto de tomada no próprio local, esse deverá ser instalado próximo ao seu acesso;Deve-se atentar para a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentação de mais de um equipamento , sendo recomendável, portanto a instalação da quantidade de tomadas julgada adequada.

Page 16: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadasPontos de tomada de uso geral (TUG): Na unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, pontos de tomadas de uso geral devem ser atribuídos às seguintes potências.

Page 17: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até três pontos de tomada, e 100 VA por ponto de tomada, para os excedentes, considerando cada um deste ambientes separadamente;

Page 18: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por ponto de tomada.

Obs: em halls de escadarias, salas de manutenção e sala de localização de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deverá ser previsto no mínimo um ponto de tomada

Page 19: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Exercício 2: Utilizando o projeto entregue pelo professor, realizar a previsão de pontos e cargas de tomadas de uso geral para cada um dos cômodos (anotar os cálculos e resultados em folha separada de maneira organizada).

Page 20: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadasPontos de tomada de uso específico (TUE)Aos pontos de tomadas de uso específico deverá ser atribuída uma potência igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado.Quando não for conhecida a potência a ser alimentado, deverá se atribuir ao ponto de tomada uma potência igual à potência nominal do equipamento mais potente com possibilidade de ser ligado, ou potência determinada a partir da corrente nominal da tomada e da tensão do respectivo circuito.Os pontos de tomada de uso específico devem ser instalados no máximo a 1,5 m do local previsto para o equipamento ser alimentado.

Page 21: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Exercício 3: Utilizando o projeto entregue pelo professor, realizar a previsão de pontos e cargas de tomadas de uso específico para cada carga especial abaixo descrito (anotar os cálculos e resultados em folha separada de maneira organizada).

Page 22: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Quarto I: Ar condicionado de 12.000 Btu’s, TV a cores 29” e microcomputador;Quarto II: Ar condicionado de 10.000 Btu’s, TV a cores de 20” e microcomputador;Escritório: Ar condicionado de 10.000 Btu’s, microcomputador e impressora a laser;Sala: Ar condicionado de 12.000 Btu’s, TV a cores de 29”, aparelho de som 3 em 1, videogame e video cassete;

Page 23: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Previsão da carga de iluminação e pontos de tomadas

Cozinha: Batedeira, freezer, fritadeira elétrica, geladeira de 2 portas, liquidificador, lavadora de louças, multiprocessador, panela elétrica, pipoqueira, torneira elétrica, cafeteira elétrica, exaustor do fogão e forno micro-ondas;WC: Chuveiro elétrico 5.500 W;Área: lavadora de roupas, secadora de roupas pequena.

Page 24: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesTodo instalação deve ser dividida em vários circuitos, de modo a:

Limitar as consequências de uma falta;Facilitar verificações, ensaios e manutenções;Evitar perigos que possam resultar da falha* de um único circuito.

* Falha: seção total da operação normal de um sistema ou equipamento.

Page 25: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesCircuito: conjunto de pontos de consumo, alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção (chave ou disjuntor);Nos sistemas polifásicos, os circuitos devem ser distribuídos de modo a assegurar o melhor equilíbrio de cargas entre fases;Circuitos normais: são ligados a uma única fonte (concessionária local) e são chamados de “não essenciais”;

Page 26: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesCircuitos de segurança: são aqueles que garantem abastecimento mesmo havendo falha da concessionária (alarme e incêndio) e possuem uma outra fonte de alimentação própria (gerador, no-break, baterias). São chamados “essenciais”;Circuitos de iluminação devem ser separados dos circuitos de tomadas;

Page 27: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesEm unidades residenciais, hotéis, motéis ou similares são permitidos pontos de iluminação e tomadas em um mesmo circuito, exceto nas cozinhas, copas e áreas de serviço;

Page 28: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesAinda em unidades residenciais, hotéis, motéis e similares:

Circuitos independentes devem ser previstos para os aparelhos de potência igual ou superior a 1.500 VA, ou para aparelhos de ar condicionado, sendo permitida a alimentação de mais de uma aparelho do mesmo tipo através de um só circuito;

Page 29: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesAs proteções dos circuitos de aquecimento ou de condicionamento de ar podem ser agrupados no mesmo quadro de distribuição da instalação elétrica geral, ou em um quadro separado;Quando um mesmo alimentador abastecer vários equipamentos de condicionamento de ar, deve ser prevista ~uma proteção para o alimentador geral e uma proteção para cada equipamento, quando estes não tiverem proteção interna;

Page 30: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Divisão das instalaçõesCada circuito deverá ter seu próprio condutor neutro;

Ainda em lojas, residências e escritórios:Residências: 1 circuito para cada 60 m2 ou fração;Lojas e escritórios: 1 circuito para cada 50 m2 ou fração.

Page 31: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.

Dispositivos de comandos de circuitos

Esquemas de ligação 1;Esquemas de ligação 2;

Page 32: Sidney Santos Cezar sidneyeletrica@yahoo.com.br Eletricapredial.wordpress.com.