SIG e Sensoriamento Remoto

2
RESUMO DE GEOGRAFIA PROF. CADU FIQUEM ATENTOS SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO Entende-se por sensoriamento remoto toda coleta de dados sobre um objeto ou fenômeno sem que ocorra contato físico entre o mesmo e o coletor. Estes dados por sua vez são em ultima análise radiação eletromagnética (REM) refletida ou emitida pelo objeto em estudo. Cabe aos sistemas sensores, instrumentos principais do sensoriamento remoto, a captação desta radiação e conversão para uma forma que possibilite análises e interpretações. Estas Informações são utilizadas para o planejamento de grandes áreas pois permitem uma visão sinóptica da área. Quando o sistema sensor transforma a REM recebida em uma imagem os denominamos sistemas imageadores, caso contrário estes são denominados não-imageadores. Com relação a fonte de REM classificamos os sensores em ativos, que possuem sua própria fonte de REM, e passivos que necessitam de uma fonte externa para operar, normalmente o sol. Ao produto final dos sistemas sensores atribuímos características básicas que definem a capacidade de distinguir respostas (em forma de REM) do objeto em estudo, em outras palavras a resolução, ou poder de resolução quando se trata do sensor. São elas a resolução espacial, espectral e radiométrica. Os sistemas não-imageadores mais utilizados são os radiômetros, cuja a principal função é a calibração dos dados. De acordo com o processo de

Transcript of SIG e Sensoriamento Remoto

RESUMO DE GEOGRAFIAPROF. CADUFIQUEM ATENTOS

SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

Entende-se por sensoriamento remoto toda coleta de dados sobre um objeto ou fenômeno sem que ocorra contato físico entre o mesmo e o coletor. Estes dados por sua vez são em ultima análise radiação eletromagnética (REM) refletida ou emitida pelo objeto em estudo. Cabe aos sistemas sensores, instrumentos principais do sensoriamento remoto, a captação desta radiação e conversão para uma forma que possibilite análises e interpretações. Estas Informações são utilizadas para o planejamento de grandes áreas pois permitem uma visão sinóptica da área.

Quando o sistema sensor transforma a REM recebida em uma imagem os denominamos sistemas imageadores, caso contrário estes são denominados não-imageadores. Com relação a fonte de REM classificamos os sensores em ativos, que possuem sua própria fonte de REM, e passivos que necessitam de uma fonte externa para operar, normalmente o sol.

Ao produto final dos sistemas sensores atribuímos características básicas que definem a capacidade de distinguir respostas (em forma de REM) do objeto em estudo, em outras palavras a resolução, ou poder de resolução quando se trata do sensor. São elas a resolução espacial, espectral e radiométrica. Os sistemas não-imageadores mais utilizados são os radiômetros, cuja a principal função é a calibração dos dados. De acordo com o processo de

RESUMO DE GEOGRAFIAPROF. CADUFIQUEM ATENTOS

formação da imagem, classificamos os sistemas imageadores em fotográficos, elétro-ópticos (satélites) e radar.

Os dados obtidos pelos diversos sistemas sensores em questão se prestam a diversos usos ficando a definição de qual sistema utilizar em função da informação a ser obtida, da resolução necessária e do capital disponível para o mesmo. Uma vez obtidos, estes dados devem ser então tratados e interpretados, de forma analógica ou digital para a obtenção da informação em questão.

O Geoprocessamento pode ser definido como o conjunto de tecnologias de coleta e tratamento de informações espaciais e de desenvolvimento. Também do uso de sistemas que as utilizam. As áreas que se servem das tecnologias de geoprocessamento, têm em comum, o interesse por entes de expressão espacial, sua localização, distribuição ou ainda a distribuição espacial de seus atributos. Assim, áreas tais como geologia, hidrologia, agricultura, urbanismo e as engenharias civil, de transportes e de minas estão ligadas à atuação do Homem sobre o meio físico em atividades como por exemplo:

• operação de redes de utilidades (água, esgoto), redes de transporte;• planejamento urbano;• análise espacial ambiental, geológica, urbana, regional e de transportes;• gerenciamento de processos agrícolas e de variados processos de

distribuição e alocação;• monitoramento de processos ambientais, urbanos e regionais;• locação de vias, redes de utilidades, equipamentos, plantio, etc.

PARA NÃO TER DÚVIDAS (A DIFERENÇA ENTRE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO)

Geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados, onde são utilizados programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas).

O Sensoriamento Remoto ou detecção remota é uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, uma área ou fenômeno no Planeta Terra, sem que haja contato físico, atualmente essas informações são obtidas através de sensores em satélites que geram imagens. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites.