Silício

6
Escola Secundária Manuel Martins Eletrónica Fundamental Prof. Emanuel Paraiso Silício

Transcript of Silício

Escola Secundária Manuel Martins

Eletrónica Fundamental

Prof. Emanuel Paraiso

Silício

Trabalho Elaborado por:

Samuel Monteiro

10ºE

Índice

Introdução............................................................................................................................................3

Silício.....................................................................................................................................................4

Escola Secundária D. Manuel Martins Samuel Monteiro 10ºE

Introdução

Neste presente trabalho será referido como é obtido industrialmente o silício para a fabricação de semicondutores e também quando foi identificada pela primeira vez incluindo o seu identificador. Espero por uma boa nota neste pequeno relatório.

Eletrónica Fundamental

3

Escola Secundária D. Manuel Martins Samuel Monteiro 10ºE

Silício

O silíco é uma pedra que foi identificada pela primeira vez por Antoine Lavoisier em 1787 e posteriormente considerado como elemento por Humphry Davy em 1800.

É obtido industrialmente fundindo areia de quartzo com carvão, e o carvão apodera-se do quartzo, e então com essa fusão é criado o Monóxido de carbono e silício. O silício assim obtido é um pó que ainda contém 2% de impurezas.

Para conseguir silício puro é necessário transformá-lo, primeiro em silicoclorofórmio (HSiCl ) ou silano (SiH ) e, em seguida, insuflar hidrogénio a altas temperaturas ou, em alternativa, esperar que se origine espontaneamente a decomposição.

A purificação completa-se com a fusão por zonas. O silício puro cristalizado é uma substância opaca, de cor cinzento-escura e muito brilhante. A distância entre os átomos é de 0,2352 nanómetros, funde a 1410 ºC e o ponto de ebulição é de 2477 ºC.

Eletricamente, é um semicondutor e juntando-se pequenas percentagens de outras substâncias pode aumentar-se a sua condutibilidade e utilizar-se para fabricar diversos componentes elétricos.

O silício tem diversas aplicações que vão desde o fabrico de vasilhas, taças, pratos, peças de porcelana, até ao seu uso como peneiro molecular. Usa-se também em células que transformam a energia solar em energia elétrica (células fotovoltaicas). Com ele fabricam-se componentes eletrónicos, como díodos, transístores e circuitos integrados, sem os quais a microeletrónica não poderia ter alcançado o seu nível atual.

Em reconhecimento da sua importância, a Califórnia deu o nome de Silicon Valley (Vale do Silício) ao centro da moderna indústria eletrónica.

Eletrónica Fundamental

4

Escola Secundária D. Manuel Martins Samuel Monteiro 10ºE

ConclusãoPara concluir, neste trabalho foi explicado quando foi identificado pela primeira vez, o Silício que foi originado da fusão de carvão e areia de quartzo, por Antoine Lavoisier em 1787. Também foi referido com obter Silício Puro.

Eletrónica Fundamental

5