Silvia Tatiana Maurer Lane é Uma Importante Pesquisadora Brasileira Que

2
Silvia Tatiana Maurer Lane é uma importante pesquisadora brasileira que, desde a década de 1980 vem contribuindo nas discussões acadêmicas sobre a Psicologia Social. Em 1981 quando publicou o livro “O que é Psicologia Social ” pela “Coleção Primeiros Passos”, possuía graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), posteriormente obteve seu doutorado em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras de São Bento e o Pós- Doutorado pela École de Hautes Études em Sciences Sociales. A obra de Lane aqui resenhada é o resultado das primeiras leituras sobre o tema a partir do ponto de vista psico- sociológico da autora. Nesse livro, Lane aborda uma série de problemas relacionados à Psicologia Social, tais como: as identidades sociais, os papéis sociais, as representações sociais, a linguagem, o discurso e a ideologia, e as instituições sociais, principalmente a família e a escola, trata ainda sobre trabalho e classes sociais e, por fim, faz uma reflexão teórica sobre a Psicologia Social no Brasil. No início do livro Lane ressalta as diferenças fundamentais entre a Sociologia e a Psicologia Social, pois, justifica, que ambas as disciplinas dialogam, mas a primeira se detêm especificamente na relação entre a sociedade agindo no indivíduo, seu foco, portanto é a sociedade, enquanto a segunda se detêm na relação entre o indivíduo inserido numa determinada sociedade, portanto, seu foco é o indivíduo. Dada essa diferença epistêmica a autora explora alguns conceitos comuns a ambas as disciplinas as quais foram elencadas acima. Enfatiza a criação de identidades sociais o que acarreta a criação de papéis sociais desempenhados pelos indivíduos – ou atores – que representam funções orgânicas fundamentais na consolidação do que é considerado normal na sociedade. Por exemplo: o papel de homem-pai-marido se relaciona com o papel de mulher-mãe-esposa, isso é o normal. Alterações nesses papéis desencadeiam uma sucessiva reação social de desaprovamento. Em seguida Lane discorre sobre o modo como esses papéis e representações são consolidados na sociedade via linguagem, a qual sustenta um discurso fomentador de ideologias. Essas ideologias são sustentadas pelas principais instituições sociais, como, por exemplo: a família e a escola. É desde cedo na família que se ouve a frase: “menino não chora”, ou “isso não é jeito de menina”, o que demonstra como, ainda na

description

psicologia social

Transcript of Silvia Tatiana Maurer Lane é Uma Importante Pesquisadora Brasileira Que

Silvia Tatiana Maurer Lane uma importante pesquisadora brasileira que, desde a dcada de 1980 vem contribuindo nas discusses acadmicas sobre a Psicologia Social. Em 1981 quando publicou o livro O que Psicologia Social pela Coleo Primeiros Passos, possua graduao em Filosofia pela Universidade de So Paulo (USP), posteriormente obteve seu doutorado em Psicologia pela Faculdade de Cincias e Letras de So Bento e o Ps-Doutorado pela cole de Hautes tudes em Sciences Sociales.A obra de Lane aqui resenhada o resultado das primeiras leituras sobre o tema a partir do ponto de vista psico-sociolgico da autora. Nesse livro, Lane aborda uma srie de problemas relacionados Psicologia Social, tais como: as identidades sociais, os papis sociais, as representaes sociais, a linguagem, o discurso e a ideologia, e as instituies sociais, principalmente a famlia e a escola, trata ainda sobre trabalho e classes sociais e, por fim, faz uma reflexo terica sobre a Psicologia Social no Brasil.No incio do livro Lane ressalta as diferenas fundamentais entre a Sociologia e a Psicologia Social, pois, justifica, que ambas as disciplinas dialogam, mas a primeira se detm especificamente na relao entre a sociedade agindo no indivduo, seu foco, portanto a sociedade, enquanto a segunda se detm na relao entre o indivduo inserido numa determinada sociedade, portanto, seu foco o indivduo. Dada essa diferena epistmica a autora explora alguns conceitos comuns a ambas as disciplinas as quais foram elencadas acima. Enfatiza a criao de identidades sociais o que acarreta a criao de papis sociais desempenhados pelos indivduos ou atores que representam funes orgnicas fundamentais na consolidao do que considerado normal na sociedade. Por exemplo: o papel de homem-pai-marido se relaciona com o papel de mulher-me-esposa, isso o normal. Alteraes nesses papis desencadeiam uma sucessiva reao social de desaprovamento.Em seguida Lane discorre sobre o modo como esses papis e representaes so consolidados na sociedade via linguagem, a qual sustenta um discurso fomentador de ideologias. Essas ideologias so sustentadas pelas principais instituies sociais, como, por exemplo: a famlia e a escola.

desde cedo na famlia que se ouve a frase: menino no chora, ou isso no jeito de menina, o que demonstra como, ainda na infncia, meninos e meninas vo se apropriando de papis, os quais, paulatinamente, vo representar na sociedade. A escola, por sua vez, espao que deveria ser destinado autocrtica e emancipao do indivduo coopera na reproduo dos papis sociais, ou classes sociais, para usarmos uma expresso de Bordieu (1988).Em outro captulo Lane analisa questo do trabalho, no qual expe as contradies inerentes a uma sociedade capitalista. Nesse aspecto a autora faz uma leitura marxista sobre as classes sociais, as quais tm suas gneses na relao entre os que detm os meios de produo e os que no detm e, por isso, vendem a nica coisa que possuem: a mo de obra. Nesse caso, Lane questiona a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho braal, o qual, segundo a autora, nada mais do que uma ideologia proposta pelos grupos dominantes.Por fim, Lane faz uma crtica ao prprio desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil, a qual ainda tem dificuldades em se inserir no contexto social atravs da prxis, pois, segundo a autora, os acadmicos da Psicologia Social esto circunscritos aos prprios termos tericos (debates). No entanto, se o foco da Psicologia Social o indivduo, o terico precisa dimensionar sua esfera contextual: a prpria sociedade em que este est inserido.Leitura provida de senso-crtico, anlise psico-sociolgica e engajamento poltico, ademais, Lane prope um corte na prpria carne ao criticar o no-engajamento dos tericos da Psicologia Social no contexto dos indivduos que so objetos de suas pesquisas. Lane leitura indispensvel para as discusses sobre Psicologia Social no Brasil.Referncias BibliogrficasLANE, Silvia T. Maurer. O que Psicologia Social. So Paulo: Brasiliense, 1981 (Coleo Primeiros Passos; 39), 1981.