Simplifica a tua Vida

14
2014 Paulo Renato Simplifica a tua vida Desliga o complicómetro

description

Desligando o complicómetro descobres o quão simples é a vida e de ti só te pede que estejas presente, desfrutando em pleno daquilo que ela é. Tal como tu és.

Transcript of Simplifica a tua Vida

Page 1: Simplifica a tua Vida

2014

Paulo Renato

Simplifica a tua vida Desliga o complicómetro

Page 2: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

2

Escolhe simplificar a tua vida, esta só se complica através da tua ação, mas como tal também tens a capacidade de a simplificar e como podes fazer isso; deixo-te algumas ideias: 1 Aceita o momento presente Seja qual for a tua situação atual, por muito difícil que te pareça neste momento, aceita-a tal e qual ela é, porque na verdade ela não é como julgas que ela é, aquilo que tens como a tua realidade é uma construção tua, resulta da tua perceção, do significado que atribuíste aos acontecimentos nela ocorridos. 2 Deixa partir a necessidade de controle A tua realidade não é como desejas que ela seja, poucas vezes isso ocorre, a tua realidade é como é e assim sendo é perfeita por si só, e por isso é que ela não é como desejas, mas sim como precisas que ela seja em cada momento e isso serve para que despertes para a tua essência. Deixando de a tentar controlar ficas livre para experienciar ao máximo cada momento dela. 3 Toma atenção Fica atento em cada momento, a atenção plena leva-te ao encontro de ti e da ligação ao todo; estando atento começas a reparar nas sincronicidades da vida, como tudo está em perfeito equilíbrio e acontece como tem de acontecer e quando tem de acontecer e a ti só te é pedido que estejas presente e recetivo. 4 Escolhe a solução mais simples Quando estiveres indeciso escolhe a solução mais simples e quanto mais simples melhor; normalmente os seres humanos tendem a achar quando se lhe apresentam soluções simples que deve haver mais qualquer coisa, que deve estar a escapar algo porque desacreditam que possa ser tão simples e tendem a ignorar as soluções mais simples em busca de soluções elaboradas, e nesse processo aquilo que acaba por acontecer é o surgimento de mais problemas que não existiam inicialmente. 5 Segue o coração Em caso de duvida seguir o coração, ou seja, estar atento aos sentimentos, desfocar do raciocínio e viver o sentir; estar atento ao que acontece, às sensações que surgem no corpo e ao seu redor; ouvir a intuição, acreditar que o universo está ai para nos apoiar. 6 Sorri Sorrir, mais e mais com naturalidade, pois enquanto sorris não consegues estar triste, estar preocupado; quanto mais sorris mais a vida te dá motivos para sorrir. Quando pensamentos de preocupação, de negativismo surgirem, experimenta sorrir, rir da situação e verás como tudo ganha uma perspetiva diferente e as soluções mais originais aparecem.

Page 3: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

3

A vida de tão perfeita e equilibrada que é, é em si mesma simples. Aquilo que a pode complicar é a nossa relação com ela, desde logo começando pelo facto de nos vermos como sendo separados da vida, como se fosse algo que nos acontece e não algo que é quem somos. Na verdade nos somos a vida, sem ti não há vida, és a consciência de que a vida existe de outra forma ela não existiriam, pois não estaria a ser vivida. Mas a ideia é simplificar e quando começamos a querer racionalizar muito, a querer compreender tudo, estamos a complicar aquilo que é simples. Logo em vez de tentar entender é melhor viver e para isso deixo-te cinco ideias para simplificares a tua vida: 1 Estás vivo Parece uma evidência, estás vivo, só que muitas vezes esquecemos isso mesmo, o verdadeiro milagre que é viver, estar vivo em toda a complexidade perfeitamente simples que é o Ser humano e como temos isso como um dado adquirido não damos o devido valor que é estar vivo, já reparaste na quantidade incrível de funções que sincronizadamente tem de acontecer para que estejas vivo e o quão precioso isso é. 2 Flexibilidade Ser flexível é estares disponível para te adaptares às constantes mudanças que acontecem a todo o tempo, é perceberes que tudo está em constante movimento e quanto mais flexível fores mais te vais adaptando a essas mudanças, pois quanto mais agarras ao que te é conhecido, mais resistência crias e aquilo a que resistes persiste e fazendo-o estagnas e acabas por te limitar. 3 Esquecer os Devia Os devia condicionam a tua vida, eu devia fazer isto...; eu devia ser assim...Na verdade não devias nada, pois é na luta entre aquilo que és e o que achas que devias de ser que complicas a tua vida. E essa constante divergência faz-te desperdiçares tudo de bom que és pensando no que devias ser ou fazer. Simplifica e esquece os devia e abraça o que é. 4 Estar presente A tua vida só pode ser vivida por ti, mais ninguém a pode viver por ti e se te distraíres com o que quer que tenha ocorrido no passado ou o que possa ocorrer no futuro, deixas de viver no único momento onde de facto vives e onde podes agir para fazer a diferença. Simplificas a tua vida deixando o passado onde está pois não o podes mudar, assim como simplificas quando deixas de ansiar pelo futuro que existe apenas como pensamento na tua mente, pois ele chega sempre sob a forma de presente. Se desfrutares em pleno do momento presente estarás sempre bem. 5 Partilhar o amor Simplificas muito a tua vida partilhando o teu amor, pois quanto mais partilhas, mais amor tens na tua vida, e mais provas desse amor a vida te dá, pois o facto de partilhares significa que o tens para dar e quanto mais te focas no amor que existe em ti e o procuras ver nas outras pessoas e situações da tua realidade, mais irás encontrar. Aquilo em que te focas torna-se real para ti.

Page 4: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

4

5 ideias que simplificam

Simplesmente viver e para isso nada tens de fazer a não ser estar presente, dizer sim à vida, aparecer em vez de te refugiares no passado, nas memórias daquilo que já passou, procurando que elas se repitam no presente. O foco no passado faz com que a cada acontecimento procures nas memórias o seu significado, em vez de vivenciares aquilo que o presente te pode dar e que é diferente do passado, pois cada momento é único e vale por si só. Algumas práticas que te podem ajudar a simplesmente viver podem ser: 1 Dizer sim ao amor próprio É amando quem és, com todos os defeitos e virtudes que julgas ver em ti, que poderás estar plena em cada momento. Enquanto escolheres focar-te nos aspetos que consideras negativos, impedes-te de vivenciar a perfeição da vida e do amor que és. Só amando quem és poderás estar disponível para te dar aos outros, para dar o melhor de ti e isso é puro amor. 2 Confia, pois estás sempre bem Confia no equilíbrio da existência, do universo, pois tudo acontece como tem de acontecer e quando tem de acontecer, e seja isso o que for, tu estarás sempre bem e de regresso a casa, no final desta experiência humana. Confia, entrega-te a cada momento, pois confiar é ver o que não está lá, é saber que és suficiente em cada situação. 3 Brinca mais A vida é uma coisa muito séria para ser levada demasiado a sério, quanto mais te restringires procurando controlar tudo o que possa acontecer na tua vida, impedindo de arriscares para lá da tua zona de conforto, por forma a seres muito responsável, pois é o que é esperado de ti, mais desligada da vida estás. Liga-te à vida, brinca com a vida, brinca na vida, deixa que a tua criança interior se possas exteriorizar e verás como a leveza da tua essência te eleva ao melhor de ti. 4 Faz, aprende Se esperas ter as condições ideais para fazer qualquer coisa, para começares a desfrutar da vida, então nunca terás as condições ideais, haverá sempre algo que te falta para atingir aquilo que imaginaste como ideal. Escolhe em vez disso, fazer com aquilo que tens neste momento e constrói a partir disso, vai aprendendo fazendo, evolui e cada vez será melhor que a anterior. Faz o possível em vez do ideal e verás que acabarás por fazer aquilo que te parecia impossível.

Page 5: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

5

Simples é perfeito

A simplicidade mostra-te a perfeição da vida, a perfeição do teu Ser, é quando ligas o complicómetro que crias os problemas que te impedem de ver com clareza todos os recursos que existem em ti, que te impedem de constatares que as respostas que procuras, por vezes incessantemente, estão mesmo ai, dentro de ti, esperando que lhes dediques a tua atenção. O simples é perfeito, o simples é amor, pois ele vale por si só, não precisa de mais nada, pois ele tem tudo, ele é tudo e nada pode acrescentar àquilo que é perfeito. Quando te entregas à simplicidade do Ser percebes que tens vivido numa ilusão de separação, de falta, quando na verdade já tens tudo o que alguma vez poderias precisar. Os problemas resultam de um desvio da tua atenção daquilo que é essencial para aquilo que é acessório, tens olhado para fora, tens colocado o teu poder nas mãos de outros, esperando que te resolvam a vida e quando isso não acontece, culpa-os pela tua insatisfação. Quando, se te permitires parar e olhar para dentro de ti, irás encontrar tudo aquilo que tens procurado, todas as respostas às tuas dúvidas estão ai, só que tens focado a tua atenção nas perguntas que não reparas nas respostas que estão mesmo ao lado "gritando" pela tua atenção. Assume as rédeas da tua vida, assume a responsabilidade da tua vida e confia que podes alcançar viver a vida que mereces. Começa por te aceitar como és, com tudo aquilo que encontras de bom e mau, constituem parte de ti e é pela sua integração que descobres o teu poder pessoal para fazer face aos desafios que a vida te presenteia e que te permitem a autodescoberta, o autoconhecimento. É para isso que a vida serve, é isso que os desafios que ela te dá servem, para que tenhas oportunidades de descobrires quem és de verdade, para conheceres e vivenciares, pelos contrastes, a tua essência perfeita, de puro amor, alegria e paz. O simples é perfeito, pois é quem tu és, o simples é puro amor, tu és simples, tu és amor. É hora de descomplicares.

Page 6: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

6

Dicas para simplificar a vida

A vida é simples e porque é simples, ela é perfeita. Mas nós enquanto humanos tendemos a complicar aquilo que é simples, pois

achamos que tem de haver mais qualquer coisa, não aceitamos que seja tão simples, fomos educados enquanto civilização que a vida é

difícil, que temos de lutar muito para ser alguém e chegar a algum lado e se aceitarmos essas crenças como nossas, assim será para

nós.

Podes escolher que seja diferente, podes escolher ver as coisas de uma forma diferente, deixo-te de seguida cinco dicas que podem

ajudar nesse processo.

1 Abrir espaço para o novo

Cuidar da higiene interior, arrumar as ideias, deixar partir aquilo que já não serve e deixar espaço, dessa forma para que o novo surja na

tua vida, abrires-te a novas possibilidades, entrar no desconhecido, pois só assim se pode evoluir em consciência.Se te limitares ao que

te é conhecido terás sempre o mesmo tipo de resultados.

2 Diz Sim

Dizer Sim à vida que és, tu és a tua vida, ela não é algo que te acontece, é aquilo que tu és, não existe separação entre aquilo que és e

o que é a tua vida. Dizendo sim à vida, aceitando aquilo que ela tem para ti, em vez de tentares forçar que ela siga o rumo que achas ou

que te disseram ser o melhor para ti, verás como serás surpreendido positivamente.

3 Diz Não

Saber dizer não é um ato de liberdade, um ato de simplificação da tua existência, pois não és obrigado a fazer as coisas, porque é

suposto fazer as coisas de determinada maneira, só porque sempre foi assim que se fizeram as coisas na tua família, ou no teu país. O

não pode ser também um sinal de amor-próprio, dizer não à complicação, à separação, à luta desenfreada pela sobrevivência do mais

forte em detrimento do mais fraco, é dizer sim ao teu Ser.

4 Crias as limitações na tua mente

A tua realidade é uma projeção da tua mente, todas as limitações que julgas ter na tua realidade resultam de ideias que tem origem na

tua mente, logo para simplificares a tua realidade, vai dentro de ti e observa os teus pensamentos, aqueles que te limitam, que te fazem

acreditar seres desmerecedor, são isso mesmo apenas ideias e só se as aceitares como verdade e lhes dedicares a tua atenção e

emoção, é que as vivenciarás na tua realidade. Observa-as e deixa-as partir.

5 Simplesmente desfrutar daquilo que é

Quando aceitas aquilo que é, quando aceitas a tua essência na sua simplicidade e plenitude, verificas que és tudo, que tens tudo, pois

ser e ter são a mesma coisa, quando te permites Ser tens tudo e isso é muito mais que apenas os bens materiais. Cada pedaço é um

reflexo do todo, contém a linguagem do todo e o melhor é que não é preciso compreender, é simplesmente Ser.

Page 7: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

7

4 Práticas que simplificam a tua vida

A vida é muito mais simples do aquilo que pensamos dela, temos tendência, enquanto humanos de complicar o simples, pois não

acreditamos que possa ser assim, achamos que a vida é algo de muito complexo e queremos controlar aquilo que nos acontece a cada

momento.

E por forma a desligares o complicómetro e simplificares a tua vida deixo-te 4 práticas:

1 Higiene interna

Isso significa arrumares os teus pensamentos, começar por tornares-te consciente dos pensamentos que ocupam a tua mente, perceber

que esses pensamentos tem o poder que lhes atribuíres, se nada fizeres trabalhas em piloto automático e esses pensamentos

controlam quem tu és. Se começares a observa-los verás que eles não te definem, eles tem apenas o valor que a tua atenção lhes

atribuir. E podes escolher focar-te no agora e conhecer a perfeição de cada momento.

2 Libertar do excesso

Na vida vamos acumulando muitas coisas que não tem utilidade nenhuma para nós e que vamos mantendo, apenas ocupando espaço e

impedindo assim que o novo possa entrar na nossa vida. Isso aplica-se a memórias na nossa mente como a bens materiais em nossas

vidas. Começa por te livrar das memórias do passado, observa-as, aprende com elas e deixa-as partir. Deixa de carregar com as

mágoas e rancores do passado e fica livre para fluir no amor do presente.

3 Arruma a tua casa

Ao teu ritmo organiza a tua casa, oferece aquilo que já não usas e que esteja em bom estado e deita fora o que não serve para mais

ninguém. Faz uma limpeza dos armários e aquilo que não usas há mais de um ano significa que não tem utilidade para ti, ao retirares

essas coisas da tua vida crias espaço para que novas possam entrar ou melhor ainda para que possas respirar mais desafogadamente.

Podes ainda mudar a posição de alguns móveis de tua casa por forma a simplificar a circulação na mesma, criando fluidez tal como

desejas para a tua vida.

4 Consumir menos informação

A quantidade de informação que está disponível hoje em dia para cada um de nós é impressionante, facilmente podemos dispersar a

nossa atenção nessas múltiplas fontes de informação, sejam a tv, jornais e revistas, seja pela internet. E muita dessa

informação deseduca e desinforma em vez de acrescentar alguma mais valia à tua vida. Experimenta fazer uma dieta de informação

reduzindo a tua exposição a essas notícias, por exemplo cortando uma hora por dia ao tempo que gastas atualmente a ver tv ou a

navegar na net.

Essa informação é alimento para o teu ego e nada acrescenta à tua essência perfeita. Simplificando o dispêndio da tua energia podes

direciona-la para uma maior consciência de quem és de verdade.

Page 8: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

8

Existir é simples

Existir é simples, pois tudo é possível na sua perfeição, tudo é plenitude, aquilo que complica a consciência do existir é a mente humana cheia de conceitos, cheia de ideias pré-concebidas sobre o que é suposto ser, sobre o que é suposto acontecer. A mente humana é ilusória e criadora de ilusões que perpetuem a sua existência, ela cria muitas dúvidas e procura respostas para as duvidas que cria, mas aquilo que acaba por encontrar são mais duvidas, e mais ilusão e mais confusão mental. Existir é como é e em vez de procurar respostas para o que é, "limita-se" a Ser, porque na verdade ele é ilimitado. A mente humana entretém-se e desperdiça a sua energia nas limitações que cria sobre si mesma e na busca das provas que lhe garantem que assim é, que tem razão naquilo em que acredita ser. Existe um lugar em ti que dispensa tudo isto, ele é pleno, ele é tudo o que existe e existe nesse todo, em cada manifestação desse todo, perfeito e simples como é. Nesse lugar não existem perguntas que precisem de respostas, ele basta-se a si próprio. Tu estás vivo e podes desperdiçar a tua experiência de viver com ilusões e preconceitos sobre quem és e sobre o que te aconteceu no passado, acreditando que existe esse passado, e iludindo-te com a possibilidade de um futuro, quando só existes no agora. Existir é simples, podes prescindir da tua mente, da ideia que tens de ti e simplesmente viver? Estar presente para a magia da vida que acontece em ti, que acontece por ti, e para ti. Os limites são apenas aqueles que estabeleceste para ti próprio, ainda que alguns possam estar inconscientes, mas podes escolher deixar partir esses limites, deixar cair todas as barreiras que aparentam existir ao teu redor, que assumem a forma de pensamentos. Observa apenas, fica quieto e conhece a verdade, ouve a verdade, sente a verdade, ela está sempre presente em cada momento, assim te permitas saber a verdade que és. Essa verdade

Page 9: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

9

não a podes rejeitar apenas crer na ilusão de uma ideia diferente de ti, mas é apenas isso uma ideia, ela não modifica a tua essência.

5 Dicas para conhecer a simplicidade do Ser

Torna simples a tua existência, assim é a tua essência, ela é simples e perfeita tal qual ela é, e não precisas de te isolar no topo de

uma montanha para descobrires a realidade da tua essência, a realidade do teu Ser. É desnecessário que escolhas enveredar pela

espiritualidade, ou tornares-te num religioso para te conheceres verdadeiramente, o verdadeiro conhecimento não está limitado a

alguns, supostos iluminados, ele esta acessível a todos, pois é quem nós somos; nada, nem ninguém pode alterar aquela que é a nossa

essência do Ser.

E como fazes para simplificar, para te conheceres na simplicidade perfeita do Ser, aqui ficam algumas dicas:

1 Aceita-te como és

É aceitando-te como és, mesmo com todos os defeitos e virtudes que te reconheces que poderás conhecer a perfeição do Ser; pois é

do conflito contigo que resultam todas as complicações da tua realidade, é quando tentas ser algo de diferente do que és, quando

tentas ser aquilo que desejas que te impedes de perceber o quão perfeita és.

2 Viver no agora

Na verdade este não é uma escolha, tu só vives no agora, podes és estar consciente disso ou não; quando te perdes nos teus

pensamentos, sejam eles direcionados para o passado ou para o futuro, não deixas de viver no agora, apenas desfocas a tua atenção

do agora e vagueias nesses pensamentos ilusórios, porque a tua vida acontece apenas no momento presente, e é neste que podes

desfrutar em pleno da simplicidade e perfeição da vida, que és.

3 Acolher os pensamentos

Os pensamentos ocorrem no espaço de consciência que és, mas não te limitam, eles surgem e como surgem podem partir, eles

são impermanente apenas tu és constante. Os pensamentos tem apenas a importância que lhes atribuis e se te apegares aos

pensamentos dás-lhes força e eles persistem e podem controlar a ideia que tens de ti.

4 O que és é suficiente

Tu és suficiente assim como és, nada do que faças, nada do que aprendas pode acrescentar o que quer que seja àquilo que é a tua

essência, na verdade é desaprendendo os conceitos que foste adquirindo sobre o que és e sobre o que é esperado de ti que ficas mais

ciente da tua essência. Aceitando que és suficiente como és o conflito contigo mesmo termina e desfrutas de cada momento em

pleno.

5 Confia na vida

Tu és vida e ela manifesta-se de muitas formas nesse espaço de consciência que és e quando confias na vida, ela cuida de ti, ela

orienta-te ao melhor de ti e dar-te-á tudo aquilo que precisas em cada momento, seja isso percecionado como bom ou mau por ti,

sabes que essas perceções são temporárias aquilo que é permanente és tu que as percecionas, que as observas.

Page 10: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

10

Ser é simples

A vida de cada um de nós é um encadeado de lições para relembrarmos quem somos de verdade, todos os acontecimentos ou a

ausência deles são por si só lições perfeitas que nos levam ao encontro do Ser. Para recebermos esses ensinamentos basta a nossa

recetividade, estarmos abertos a aceitar aquilo que a vida nos dá, pois ela só nos dá aquilo que estamos preparados para receber,

possuímos em nós os recursos necessários para lidar com tudo o que ocorre em cada momento, ainda que assim o não pareça.

Enquanto humanos temos tendência a complicar o simples, quando surge aquilo que consideramos um problema, na verdade aquilo

que vai ser mais problemático serão os problemas criados a partir da situação inicial. Todos os cenários imaginados que se iniciam na

nossa mente sobre a situação inicial e que nos afastam do nosso Ser natural onde facilmente veríamos os recursos em nós existentes

para lidar com tal situação.

Deixando de tentar ser diferentes daquilo que somos, aquilo que somos torna-se consciente para nós.

É na tentativa de ser aquilo que achamos que é o desejado para nós que nos afastamos do Ser e o Ser é perfeito assim como é, nada

há a acrescentar àquilo que é perfeito, apenas pode ser partilhado.

Façamos nós os que fizermos nada pode alterar o que quer que seja aquilo que é a nossa essência, aquilo que podemos alterar é a

perceção que temos sobre aquilo que somos, e sobre a realidade em que estamos inseridos.

Nós não percecionamos a realidade como ela é, mas sim como nós somos, ou melhor, como é a ideia limitada que temos de nós, o

ego. Aquilo que consideramos a nossa realidade, a nossa vida é um espelho do nosso interior, logo poderemos aproveitar tudo aquilo

que consideramos errado, que consideramos de mau para mudar a perceção que temos de nós.

Simplificando basta-nos estar presentes em cada momento da nossa vida, presenciando tudo aquilo que vem até nós, sem julgar,

apenas testemunhando o que vem e confiando que se acontece, é perfeito que aconteça, de outra forma não ocorreria.

Page 11: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

11

7 Dicas para simplificar

A vida é como é e sendo como é, é simplesmente perfeita e assim somos nós também e não é necessário o nosso esforço para sermos

como somos, pelo contrário é fazendo menos, esforçando-nos menos que permitiremos experienciar aquilo que somos de verdade.

Deixo-te algumas dicas que te podem ajudar a levantar o véu que filtra a realidade, iludindo desse modo a sua simplicidade para ti.

1 Deixar de procurar

Quando estamos numa busca por respostas tudo aquilo que iremos encontrar será mais duvidas, mais perguntas e entramos num ciclo

incessante, de busca e não encontres; ficamos presos nesse ciclo pois cada vez que julgamos ter a resposta certa, mais uma duvida

surge e coloca tudo em causa e isso gera mais frustração, mais incerteza sobre o que somos e o que temos de fazer. Se deixarmos de

procurar a verdade daquilo que somos encontra-nos, o deixar de procurar liberta espaço na nossa atenção para que aquilo

que julgávamos precisar nos encontre pois já existe em nós.

2 Os pensamentos não nos definem

Os pensamentos ocorrem por si só, desconhecemos de onde eles surgem e é a nossa relação com eles que define o poder que eles tem

sobre nós, quando nos agarramos a determinados pensamentos ficamos presos a eles, deixamos que delimitem as estórias que vamos

criando sobre quem somos e delegamos neles o poder de desviar a nossa atenção do momento presente, onde de facto existimos.

3 A ilusão de ser

Acreditamos ser esta persona embutida num corpo e que terá um tempo finito para poder viver uma vida cheia de dificuldades com

vista a atingir um final feliz onde uma possível redenção ocorra e possamos descansar em paz eterna. Procuramos fora melhorar

aquilo que temos como a nossa vida e vamos mergulhando mais fundo nessa ilusão de ser, nessa ideia de separação.

4 A vida é

Sejam quais forem as crenças de cada um de nós a vida é como é, não importa aquilo que cada um de nós faça que a vida continua a

ser como é, imutável, intemporal e nenhuma destas palavras ou outras quaisquer poderão explicar a vida como ela é. Nós somos essa

vida e quando deixamos de procurar e ficamos presentes para ser a vida, ela desenvolve-se por nós, em nós e continua como é. Nada

mais, nada menos.

5 Apenas o momento presente

A simplicidade existe apenas no momento presente, pois apenas existe o momento presente, o que quer que seja fora desse momento

não existe, a não ser como ilusão, logo sendo ilusão não existe. Quando acreditamos estar em momentos diferentes do presente, seja

no passado, seja no futuro apenas escolhemos iludirmos criando estórias sobre o que aconteceu ou sobre o que poderá ou devia

acontecer e no entanto a vida continua simples como é.

6 Abandona as tuas estórias

Tu ordenas as tuas estórias, não são as tuas estórias que ordenam em ti, estas só o farão se te identificares com as estórias que vais

criando sobre ti, com as interpretações que vais fazendo das estórias que foste criando sobre ti, pois essas interpretações também vão

variando ao longo do tempo e te impedindo de estares presente para viveres a vida como ela é. As estórias apenas funcionam como

um complicómetro que dispersam a tua atenção.

7 Não há nada de errado contigo

A tua essência é perfeita assim como é, ela é simples e só quando não estás presente é que podem surgir as dúvidas e as ideias sobre

o que te falta, sobre defeitos que encontras em ti, e começas a julgar que algo de errado se passa contigo e então partes em busca de

respostas que te façam corrigir esses erros que detetaste em ti. A haver erro seria a ideia de que algo de errado há em ti, libertando-

te desse pensamento, deixando-o partir tudo se torna mais claro e aquilo que és, é sem julgamento, sem classificação, sendo

suficiente assim como é.

Page 12: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

12

A vida é simples, só tu a podes complicar

A vida é simples, aquilo que és em essência é perfeito e simples, tu és vida una com o todo. Nada ocorre fora de ti, desconectado a ti. Sendo nós perfeitos em essência e desse modo simples apenas nós próprios podemos criar a ilusão de complicação dentro desta experiência humana. A ideia de separação resulta apenas de ti, pois a essência que és é imutável, é uma só, é o absoluto. Aquilo que verdadeiramente podemos criar é a noção de separação, a ideia de divisão, de um eu e eles. Um nós e os outros. E dentro dessa ilusão podemos desfrutar dessa sensação de separação para ter o prazer de relembrar que somos perfeitos e unos. Ou então podemos complicar esta experiência, gerando sofrimento baseado nessa ideia de separação, baseado numa necessidade de sobrevivência onde apenas os mais fortes podem vencer. Numa ideia de eu ou eles, não tendo nesta cabimento a possibilidade de eu e eles. A complicação da realidade humana começa nas presunções que estabelecemos em função daquilo que julgamos ser a realidade. É a nossa interpretação daquilo que acontece que a pode complicar ou perceber como simples que é. E é simples porque é o que acontece. A realidade tem sempre razão consubstanciada na sua ocorrência. Aquilo que a complica, para nós, são as interpretações que estabelecemos e que depois envidamos esforços por encontrar as provas que o sustenham. E iremos sempre encontrar essas provas quanto mais arreigadas forem as certezas que temos sobre a nossa interpretação. Tens sempre a escolha de deixar de complicar, de desligar o complicómetro. Fazes isso aceitando a realidade tal como ela é. Ao aceitares a realidade encontras a paz que reside em ti e te demonstra que tudo está bem, mesmo quando não aparenta estar bem. Pois aquilo que não aparenta estar bem resulta de uma visão limitada da situação e de uma ideia de separação reforçada pelo medo. Para simplificar escolhes o amor e isto mais do que uma escolha é uma permissão de aceitares a essência daquilo que é. Complicas quando te deixas guiar pelo medo, que cria cenários elaborados, teorias da conspiração, como se o universo, a realidade te quisesse fazer sofrer e com isso pudesse obter algum ganho.

Page 13: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

13

Deixando de complicar relembras a perfeição e simplicidade deste momento tal como ele é. Tal como és, vida sendo vivida.

Simplificar escolhendo menos e obtendo mais

De uma forma generalizada as pessoas procuram ser felizes, procuram o melhor para si em cada situação e que isso possa ser o melhor para os outros também. Este processo no entanto encobre a verdadeira essência feliz que reside em cada ser. Sendo já tudo aquilo que procuram, são iludidos por essa procura de o reconhecer. A felicidade e a paz são na verdade uma e a mesma coisa, poderia dizer-se que a felicidade é a paz em ação e a paz é a felicidade em descanso. Mas isso é um conceito apenas para ajudar à sua compreensão, na realidade é desnecessário, pois aquilo que é é como é e não precisa de ser explicado, de ser entendido para ser experienciado. Se algo possa ser necessário fazer, enquanto humanos, isso seria simplificar. Quanto mais simplificamos a nossa realidade mais em contacto com a essência ficamos. Aqui de verdade menos é mais. Toda a complicação que surge na nossa realidade resulta desse emaranhado de conceitos que nos sujeitamos a crer. E simplificar começa por aceitar a realidade como ela é, desde aquilo que somos, todas as ideias que aceitamos como sendo quem somos até ao reflexo dessas ideias na realidade externa a ser vivida. Quanto mais procuramos controlar a nossa realidade para que ela seja de acordo com aquilo que achamos ser o ideal para nós, mais barreiras construímos em redor daquilo que já somos. Sendo essas barreiras que nos limitam e impedem de ver para lá delas mesmas. Quebrando as resistências, entregando-nos ao momento presente como ele se apresenta e isso por vezes será experienciado como bom e noutras vezes como mau. Mas seja como for nada disso restringe a nossa essência, que é essa pura presença que é anterior a todas essas experiência e que continua presente durante e após o término dessas experiências. Essa pura presença é a única constante tudo o resto é uma dança permanente de vivências, de ideias.

Page 14: Simplifica a tua Vida

Simplifica a tua vida

Paulo Renato [email protected]

14

Paulo Renato Consultor Desenvolvimento Pessoal http://paulorenatoconsultor.blogspot.com Agendamento de sessões individuais e workshops através do: [email protected] ou 934203963