SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O...

11

Transcript of SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O...

Page 1: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o
Page 2: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

Texto 1: Ruído ruim, silêncio bom? Segundo o pesquisador e neurologista Michael Wehr, da Universidade de Oregon, nossos neurônios se acendem durante a quietude, de modo que o cérebro a está reconhecendo: não o vive como uma ausência de inputs. Na mesma linha raciocina a cardiologista e neurologista Imke Kirste: uma pesquisa, realizada somente com camundongos, mostrou que o silêncio, em maior nível do que qualquer melodia, provoca neurogênese (nascimento de novos neurônios). “O pensamento profundo e meditado gera novas conexões entre os neurônios. Ou seja, uma vida intelectual ativa, que exige concentração e, portanto, silêncio, desempenha um papel protetor em distúrbios neuronais. Por exemplo, sabemos que um alto nível de escolaridade está associado a um menor risco de sofrer da doença de Alzheimer”, diz o neurologista, que aconselha uma rotina pouco barulhenta e pontuada por momentos de silêncio. “Não é preciso se isolar completamente. Basta viver uma vida normal, com especial atenção para a calma.” Na verdade, nenhum cérebro humano aguenta o silêncio total. Existem câmaras anecóicas que reproduzem, no ambiente médico, o que há de mais parecido ao silêncio absoluto, e ninguém consegue ficar mais de 40 minutos dentro delas, porque o cérebro está sempre à procura estímulos e se não os encontra fora, amplia o ruído do

coração, dos intestinos”, continua o cientista. (https://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/07/ciencia/1473259838 _168902.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM)

1. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo do texto: A) O silêncio tem efeito positivo no organismo, que

funciona melhor como resultado do contraste com o som.

B) O efeito da música no sistema nervoso confunde-se com o do silêncio, não sendo possível afirmar qual o mais benéfico à saúde.

C) A neurogênese é um fenômeno da modernidade: ocorre apenas quando o homem não está exposto aos ruídos tecnológicos da atualidade.

D) Nas pesquisas realizadas em camundongos, verificou-se que os indicadores de relaxamento humanos dispararam durante a exposição ao silêncio.

E) A ausência de inputs durante a exposição ao silêncio subverte a ideia de que ele resulta na neurogênese em humanos e camundongos.

2. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) Após a leitura do segundo parágrafo do texto, é correto afirmar que: A) A aquisição efetiva de conhecimento durante os

anos de escola só é possível por meio do silêncio.

B) Uma rotina barulhenta permite que momentos de silêncio previnam doenças do sistema cardiovascular.

C) Há melhora na saúde daquele que se predispõe aos benefícios de uma vida reflexiva.

D) É fato que todos aqueles que estudaram mais anos estão imunes ao Mal de Alzheimer.

E) Novas conexões entre os neurônios acontecem naqueles que estendem seus períodos de silêncio em detrimento da concentração.

3. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) De acordo com o terceiro parágrafo, assinale a opção correta:

A) O silêncio não é tão importante quanto a calma. B) Nenhum cérebro consegue suportar o silêncio total,

portanto o estudo referente à relação entre silêncio e saúde mental é inconclusivo.

C) Apesar de ser positivo em momentos pontuais, o isolamento não representa maior ganho à saúde humana se levado ao extremo.

D) A exposição às chamadas câmaras anecóicas comprovaram que o silêncio total é mais prejudicial que benéfico ao ser humano.

E) Os estímulos cerebrais são potencializados pela ampliação do ruído dos intestinos e do coração.

4. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) “nossos neurônios se acendem durante a quietude, de modo que o cérebro a está reconhecendo: não o vive como uma ausência de inputs” O emprego dos dois pontos poderia ser substituído, sem prejuízo da compreensão e da correção gramatical, por: A) Embora. B) Todavia. C) Pois. D) Por que. E) Não obstante.

Texto 2: A moça em prantos O poeta encontrou uma pedra no meio do caminho, nunca esqueceu dessa pedra, que lhe deu assunto para o seu poema mais conhecido. Não sendo poeta, encontrei não uma, mas infinitas pedras no meio do caminho. Mas jamais esqueci a primeira moça que vi chorando. Eu devia ter seis ou sete anos, achava que só as crianças podiam e deviam chorar, tinham motivos bastante para isso, desde as fraldas molhadas nos primeiros meses de existência até a inexpugnável barreira dos “não pode”.

Page 3: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

Mesmo assim fiquei imaginando a causa do seu pranto. Faltara à escola e por isso ficara sem sobremesa? Fora proibida de brincar na calçada? Queria ganhar uma bicicleta e fora convencida a continuar com o insípido velocípede? Vi muita gente chorando depois, homens feitos, mulheres maduras. Eu mesmo, quando levo meus trancos, repito o menino que ia para debaixo da mesa de jantar para poder chorar sem passar recibo da minha dor. A moça que chorava não se escondera, chorava de mansinho, na verdade nem parecia estar chorando. Devia apenas estar muito triste porque misturava todos os motivos para a sua tristeza.

Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 04/05/2003)

5. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) Assinale a alternativa correta quanto à análise linguística dos trechos do texto:

A) “Eu devia ter seis ou sete anos, achava que só as crianças podiam e deviam chorar” Os termos sublinhados são de mesmo sentido.

B) “fiquei imaginando a causa do seu pranto” Não ocorre a fusão da preposição com o artigo feminino diante de complementos nominais.

C) “Faltara à escola e por isso ficara sem sobremesa?” Houve crase, pois o termo antecedente exige preposição e o consequente aceita o artigo feminino.

D) “fora convencida a continuar” Não há crase diante de verbos, pois o verbo não admite preposição ‘a’, tornando a crase nesse caso, facultativa.

E) “que ia para debaixo da mesa de jantar para poder chorar” Os termos sublinhados são de mesmo sentido.

6. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) A expressão “sem passar recibo” tem o mesmo sentido de:

A) “Sem indagar” B) “sem fingir” C) “sem revelar” D) “vestir a carapuça” E) “mal disfarçar”

7. (IDHTEC/CRQ-PB 2018) No primeiro parágrafo, o autor emprega uma função da linguagem para introduzir a narrativa. Qual delas?

A) Metalinguística. B) Fática. C) Conativa. D) Formal. E) Poética.

8. Na expressão “não pode”, as aspas foram

empregadas para: A) Destacar termo pertencente ao jargão de uma

profissão. B) Indicar termo pejorativo. C) Realçar uma expressão jocosa. D) Destacar um título. E) Explicar o sentido de uma gíria.

Texto 3: Esta vida Um sábio me dizia: esta existência, não vale a angústia de viver. A ciência, se fôssemos eternos, num transporte de desespero inventaria a morte. Uma célula orgânica aparece no infinito do tempo. E vibra e cresce e se desdobra e estala num segundo. Homem, eis o que somos neste mundo. Assim falou-me o sábio e eu comecei a ver dentro da própria morte, o encanto de morrer. Um monge me dizia: ó mocidade, és relâmpago ao pé da eternidade! Pensa: o tempo anda sempre e não repousa; esta vida não vale grande coisa. Uma mulher que chora, um berço a um canto; o riso, às vezes, quase sempre, um pranto. Depois o mundo, a luta que intimida, quadro círios acesos: eis a vida Isto me disse o monge e eu continuei a ver dentro da própria morte, o encanto de morrer. Um pobre me dizia: para o pobre a vida, é o pão e o andrajo vil que o cobre. Deus, eu não creio nesta fantasia. Deus me deu fome e sede a cada dia mas nunca me deu pão, nem me deu água. Deu-me a vergonha, a infâmia, a mágoa de andar de porta em porta, esfarrapado. Deu-me esta vida: um pão envenenado. Assim falou-me o pobre e eu continuei a ver, dentro da própria morte, o encanto de morrer. Uma mulher me disse: vem comigo! Fecha os olhos e sonha, meu amigo. Sonha um lar, uma doce companheira que queiras muito e que também te queira. No telhado, um penacho de fumaça. Cortinas muito brancas na vidraça Um canário que canta na gaiola. Que linda a vida lá por dentro rola! Pela primeira vez eu comecei a ver, dentro da própria vida, o encanto de viver. (ALMEIDA, Guilherme de. Poesia. Global; Ed: 3ª Rio de Janeiro. 2010)

Page 4: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

9. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) O poema

lido: A) É totalmente narrativo. B) Apresenta predominância de termos

descritivos. C) É uma dissertação poetizada. D) Apresenta os três tipos de redação

combinados. E) É um texto universalmente poético.

10. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Assinale a alternativa correta sobre o texto: A) Nas duas primeiras estrofes a escolha de

um verbo no pretérito imperfeito no verso inicial, indica que o eu lírico ainda continua sua pesquisa sobre a vida.

B) Na última estrofe, o verbo no pretérito perfeito no verso inicial, indica a determinação da mulher em conseguir convencer o homem de sua visão da vida.

C) Nos versos “Depois o mundo, a luta que intimida, quadro círios acesos: eis a vida” está apresentada uma situação de problemas socioeconômicos.

D) Nos versos “Deus me deu fome e sede a cada dia mas nunca me deu pão, nem me deu água”, está descrito o ambiente familiar.

E) Podemos distinguir do poema 3 partes divididas em 4 estrofes.

11. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Assinale alternativa correta: A) “estala num segundo‟ é uma referência ao

tempo que é anterior à vida e continua depois dela.

B) “relâmpago‟ e “eternidade‟ foram empregadas com sentidos antônimos no texto.

C) No trecho “para o pobre a vida é‟, a palavra “pobre‟ refere-se apenas ao pobre com quem o eu lírico fala.

D) Em “o riso, às vezes, quase sempre o pranto‟, defende-se a ideia de que o primeiro predomina em nossa vida, apesar de tudo.

E) As formas verbais “vem‟, “fecha‟ e “sonha‟, indicam ordens que o eu lírico não pode desobedecer.

12. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Assinale a alternativa correta: A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira.

C) O personagem mais revoltado é o pobre. D) Percebe-se que o eu lírico partilha a visão do

monge. E) A mulher relaciona a vida à satisfação das

necessidades.

13. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Em qual das alternativas todas as palavras são paroxítonas: A) Pé – és – também. B) Ciência – não – relâmpago. C) Célula – lá – infâmia. D) Sábio – água – própria. E) Orgânica – círios – pão.

14. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Assinale a alternativa correta:

A) “célula‟ é um substantivo abstrato. B) A palavra „sábio‟ sempre é empregada no

masculino. C) “homem‟ forma o feminino com uma palavra

diferente. D) Em “o pobre‟ há um artigo e um adjetivo. E) “pão‟ forma o plural da mesma forma que

“cidadão‟

15. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Em qual das alternativas houve ERRO no emprego do acento grave já que não houve crase? A) “Juro zero é lenda, não se engane: peça

desconto à vista.” B) “Conflito na Líbia privou quase 280 mil

crianças de ir à escola.” C) “Papa Francisco pede que rezem por ele na

viagem à Polônia.” D) “Um suspeito de assalto morreu após uma

troca de tiros com um policial militar que estava à paisana.”

E) “À partir de hoje, Caixa passa a financiar imóveis de até R$ 3 milhões.”

16. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, no Artigo 19, quanto ao que Compete ao órgão máximo executivo de trânsito da União, é INCORRETO afirmar:

Page 5: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

A) Promover a divulgação de trabalhos técnicos

sobre o trânsito. B) Elaborar, juntamente com os demais órgãos e

entidades do sistema nacional de trânsito, e submeter à aprovação do contran, a complementação ou alteração da sinalização e dos dispositivos e equipamentos de trânsito.

C) Organizar, elaborar, complementar e alterar os manuais e normas de projetos de implementação da sinalização, dos dispositivos e equipamentos de trânsito aprovados pelo Detran.

D) Expedir a permissão internacional para conduzir veículo e o certificado de passagem nas alfândegas mediante delegação aos órgãos executivos dos estados e do distrito federal ou a entidade habilitada para esse fim pelo poder público federal.

E) Promover a realização periódica de reuniões regionais e congressos nacionais de trânsito, bem como propor a representação do Brasil em congressos ou reuniões internacionais.

17. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Referente a paradas e estacionamento é INCORRETO afirmar:

A) A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

B) Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido aposto ao fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.

C) O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição.

D) Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

E) Nas vias providas de acostamento, os veículos parados, estacionados ou em operação de carga ou descarga deverão estar situados fora da pista de rolamento.

18. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Julgue as

afirmativas indicando a INCORRETA quanto ao CTB: A) Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização

de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

B) Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

C) Art. 84. O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado.

D) Art. 85. Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados exclusivamente com faixas pintadas.

E) Art. 86. Os locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coletivo deverão ter suas entradas e saídas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo CONTRAN.

19. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) “de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro”. Esta descrição refere-se a que classificação de veículo? A) Quanto à tração. B) Quanto à categoria. C) Quanto à espécie – de passageiros. D) Quanto à espécie – especial. E) Quanto à espécie – de coleção.

20. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) São alguns dos documentos exigidos para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, EXCETO:

A) Registro Nacional de Transportadores Rodoviários, no caso de veículos de carga.

Page 6: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

B) Comprovante de transferência de propriedade,

quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN.

C) Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo.

D) Comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica.

E) Autorização do Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículo da categoria de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes.

21. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Analise as assertivas abaixo e faça a correlação correta com os institutos jurídicos da Descentralização e Desconcentração no âmbito da Administração Pública.

a. Descentralização b. Desconcentração

1. Distribui competências de uma pessoa para outra. 2. Com este instituto, a hierarquia se manifesta através de uma relação de coordenação e subordinação. 3. Distribui internamente competências, dentro da mesma pessoa. 4. Reparte funções entre órgãos despersonalizados de uma mesma administração, tirando do centro um volume grande de atribuições, a fim de permitir uma otimização do desempenho dessas atribuições. 5. Supõe a existência de, pelo menos, duas pessoas distintas entre as quais as competências são repartidas. 6. A execução de atividades ou a prestação de serviços pelo Estado é direta e imediata. 7. A execução de atividades ou a prestação de serviços pelo Estado é indireta e mediata. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre as letras dos institutos e os números das assertivas. A) a: 1, 2, 4 e 6; b: 3, 5 e 7. B) a: 1, 3 e 7; b: 2, 4, 5 e 6. C) a: 1, 5 e 7; b: 2, 3, 4 e 6. D) a: 1, 2, e 6; b: 3, 4, 5 e 7. E) a: 2, 5 e 7; b: 1, 3, 4 e 6.

22. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Na possibilidade de um empregado acidentado, devem-se tomar as atitudes a seguir, das quais, é uma informação ERRADA?

A) Socorrer imediatamente. B) Encaminhar para um hospital (quando

possível e necessário). C) Na impossibilidade de socorros por motivo

de casos mais graves, acionar apoio de socorro externo (SAMU-193 / Corpo de Bombeiros - 190).

D) Prestar apoio aos familiares. E) Providenciar a análise da ocorrência e

abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

23. (IDHTEC/PREF. CAMUTANGA) Ocorrendo

um incêndio no ambiente de trabalho, devem-se seguir, além de outros, os seguintes procedimentos, EXCETO: A) Evacuar toda a área. B) Usar extintores ou os meios disponíveis

para apagar o fogo. C) Acionar o botão de alarme mais próximo ou

telefonar para o Corpo de Bombeiros quando não conseguir a extinção do fogo.

D) Abrir todas as portas e janelas. E) Isolar os materiais combustíveis e proteger

os equipamentos, desligando-os da rede elétrica.

24. (IDHTEC/PREF. ITAQUITINGA) Sobre comportamentos éticos é INCORRETO afirmar: A) Não fazer algo que não possa ser assumido

em público. B) Estar aberto a críticas e opiniões e, mesmo

que não solicitado, procurar opinar sem julgamentos precipitados ou ideias preconcebidas.

C) Procurar ser sempre honesto. D) Estar sempre atento à produtividade. E) Ser transparente, evitando fofocas e

críticas feitas “por trás”: estas dificilmente são construtivas.

25. (IDHTEC/PREF. ITAQUITINGA) É considerado acidente de trabalho, o acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho nas seguintes situações, EXCETO:

Page 7: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

A) Na execução de ordem ou na realização de serviço mesmo sem a autorização da empresa.

B) Na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.

C) Em viagem a serviço de empresa, seja qualquer meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do empregado.

D) No percurso da resistência para o trabalho ou deste para aquela.

E) No percurso de ida e volta para o local da refeição em intervalo do trabalho.

26. (IDHTEC/PREF. ITAQUITINGA) A Lei nº

8.069/1990 que trata dos direitos da Criança e do Adolescente determina que é dever do Estado assegurar, EXCETO: A) Comunicar ao Conselho Tutelar os casos de

maus tratos envolvendo os estudantes. B) Progressiva extensão da obrigatoriedade e

gratuidade do ensino médio. C) Ensino fundamental obrigatório e gratuito. D) Atendimento educacional especializado aos

deficientes, preferencialmente, na rede regular de ensino.

E) Atendimento no ensino fundamental com programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

27. (IDHTEC/PREF. BARRA DE GUABIRABA) São diretrizes da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, EXCETO: A) Articulação apenas intersetoriais. B) Estruturação de Rede de Informações em

Saúde do Trabalhador. C) Apoio ao desenvolvimento de estudos e

pesquisas. D) Desenvolvimento e capacitação de recursos

humanos. E) Participação da Comunidade na Gestão das

Ações em Saúde do Trabalhador.

28. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Referente ao conceito de cidadania é INCORRETO afirmar: A) No sentido etimológico da palavra, cidadão

deriva da palavra civita, que em latim significa cidade e que tem o seu correlato grego na palavra politikos – aquele que habita na cidade.

B) Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos jurídicos.

C) O conceito de Cidadania foi alargado consoante

a evolução histórica das sociedades e o papel que os indivíduos assumiam na construção das mesmas.

D) As sociedades em que os Homens vivem resultam do exercício de cidadania que empreendem.

E) Cada estado tem normas que regulamentam a aquisição da nacionalidade desse estado, o que quer dizer a condição de cidadão.

29. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Esta é a definição de qual Princípio da Administração Pública?

A) Impessoalidade. B) Moralidade. C) Publicidade. D) Legalidade. E) Eficiência.

30. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Na classificação das Constituições, quanto ao conteúdo, se divide em: A) Formal e material. B) Rígida e flexível. C) Fixa e silenciosa. D) Flexível e imutável. E) Formal e rígida.

31. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Quanto à Classificação da Constituição Brasileira, indique a alternativa INCORRETA: A) Quanto à forma é escrita. B) Quanto à origem é promulgada. C) Quanto ao conteúdo é imutável. D) Quanto ao modo de elaboração é

dogmática. E) Quanto à extensão é analítica.

32. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Na Constituição Federal Brasileira, em seu 30º Artigo, afirma-se, que compete aos Municípios, EXCETO:

A) Legislar sobre assuntos de interesse local.

B) Suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.

Page 8: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

C) Instituir e arrecadar os tributos de sua

competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.

D) Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.

E) Organizar e prestar, diretamente e nunca sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.

33. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Art. 31. da Constituição Federal Brasileira, A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de: A) Um terço dos membros da Câmara

Municipal. B) Dois terços dos membros da Câmara

Municipal. C) 50% dos membros da Câmara Municipal. D) 70% dos membros da Câmara Municipal. E) 100% dos membros da Câmara Municipal.

27 – 34. (IDHTEC/PREF.CONDADO) São órgãos do

Poder Judiciário, EXCETO: A) O Conselho Nacional de Justiça. B) O Superior Tribunal de Justiça. C) A Polícia Federal. D) Os Tribunais Regionais Federais e Juízes

Federais. E) Os Tribunais e Juízes do Trabalho.

35. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Das competências federais, qual tem como característica a competência unitária, indelegável, que não admite suplementação? A) Privativa. B) Concorrente. C) Suplementar. D) Exclusiva. E) Jurídica.

36. (IDHTEC/PREF.CONDADO) Dos poderes

e deveres do administrador público, indique qual alternativa descreve o dever de probidade:

A) O poder tem para o agente público o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos, no sentido de quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo; esse poder é insuscetível de renúncia pelo seu titular.

B) É o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional.

C) Está constitucionalmente integrado na conduta do administrador público como elemento necessário à legitimidade de seus atos; assim, o ato administrativo praticado com lesão aos bens e interesses públicos também fica sujeito a invalidação pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário, por vício de improbidade, que é uma ilegitimidade como as demais que nulificam a conduta do administrador público.

D) É decorrência natural da administração como encargo de gestão de bens e interesses alheios; no caso do administrador público, a gestão se refere aos bens e interesses da coletividade e assume o caráter de múnus público, isto é, de um encargo para com a comunidade.

E) É a prerrogativa da autoridade, mas o poder há que ser usado normalmente, sem abuso; usar normalmente do poder é empregá-lo segundo as normas legais, a moral da instituição, a finalidade do ato e as exigências do interesse público.

37. O Estatuto do Idoso assegura ao idoso A) a obrigatoriedade de participação no custeio

da entidade de longa permanência em que está abrigado.

B) a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos, inclusive nos serviços seletivos, aos maiores de 60 anos de idade.

C) prioridade absoluta no atendimento por sua própria família em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

Page 9: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU PREPARADO CURSOS ON-LINE

D) o direito de ter qualquer profissional de saúde de nível superior para optar pelo seu tratamento de saúde quando não está no domínio de suas faculdades mentais.

E) o direito de admissão para cargos de qualquer natureza para a atividade profissional, com limite de idade de 65 anos.

38. O Estatuto do Idoso define o idoso como aquele com idade igual ou superior a

A) 60 (sessenta) anos, garantindo a ele todos os direitos previstos no respectivo diploma legal.

B) 65 (sessenta e cinco) anos, garantindo a ele todos os direitos previstos no respectivo diploma legal.

C) 70 (setenta) anos, garantindo a ele todos os direitos previstos no respectivo diploma legal.

D) 60 (sessenta) anos, mas estabelecendo idades e circunstâncias diferenciadas para o exercício pleno de todos os direitos previstos no respectivo diploma legal.

E) 65 (sessenta e cinco) anos, mas estabelecendo idades e circunstâncias diferenciadas para o exercício pleno de todos os direitos previstos no respectivo diploma legal.

39. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Esse é o teor do artigo 144 da Constituição que, dentre outras coisas, dispõe que

A) às polícias civis incumbem a apuração de infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas nas localidades onde não exista delegacia de Polícia Federal.

B) incumbem às polícias civis, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, inclusive as militares.

C) os servidores policiais integrantes dos órgãos de segurança pública serão remunerados exclusivamente por subsídio.

D) os municípios com mais de duzentos mil habitantes deverão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.

E) as polícias civis dos estados e do Distrito Federal

são instituições organizadas com base na hierarquia e na disciplina.

40. Ética e cidadania são dois conceitos cruciais na sociedade humana. A ética e a cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. A cidadania pode ser compreendida a partir de duas categorias, que são:

A) Cidadania Ética e Cidadania Forma B) Cidadania Formal e Cidadania Substantiva. C) Cidadania Substantiva e Cidadania

Construtiva. D) Cidadania Ética e Cidadania Construtiva. E) Cidadania Qualitativa e Cidadania Formal.

Page 10: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o
Page 11: SIMULADÃO 1 | GUARDA LAGOA DO CARRO/PE ESTOU … · A) O personagem mais otimista é o monge. B) O sábio considera a vida curta, passageira. C) O personagem mais revoltado é o

1.A 2.C 3.C 4.C 5.C 6.C 7.A 8.C 9.D 10.A 11.B 12.C 13.D 14.C 15.E 16.C 17.B 18.D 19.B 20.A

21.C 22.C 23.D 24.B 25.A 26.A 27.A 28.B 29.D 30.A 31.C 32.E 33.B 34.C 35.D 36.C 37.C 38.D 39.C 40.B