SIMULADO 2º ANO

38
PSC – 2º ANO 2002 LÍNGUA PORTUGUESA 01. Assinale o item em que todos os vocábulos estão grafados corretamente: a) cortezia – primazia – azia b) soez jaez indez c) baliza cozido abrazador d) rijeza tibieza limpidês e) marquês xadrês talvez 02. O verbo pôr é classificado como anômalo porque: a) se conjuga como se pertencesse à segunda conjugação. b) não se conjuga em todas as suas formas. c) é um verbo defectivo. d) não apresenta a vogal temática no infinitivo. e) a vogal temática somente aparece em nomes cognatos como poente e poedeira. 03. Assinale o item em que o elemento mórfico em destaque não está corretamente analisado: a) receba mos (-a-) : vogal temática b) quisésse mos (-sse-) : desinência modo-temporal c) punire mos (-re-) : desinência modo-temporal d) convocou (-u) : desinência número-pessoal e) pense mos (-e-) : desinência modo-temporal 04.Assinale a frase em que o pronome átono NÃO está colocado de acordo com as indicações da gramática normativa: a) Quando o cumprimentar, diga-lhe que estamos felizes por vê-lo vitorioso b) Se optar por lhe contar sobre o desastre, faça-o discretamente. c) Não sei se a resposta agradou-lhe, mas com certeza foi melhor dizer a verdade. d) Não quero demonstrar-lhe meu interesse. e) Cada vez mais eles foram distanciando-se de nós. 05. Assinale a frase que apresenta ERRO quanto ao emprego do a acentuado: a) Muita gente fátua aspira à notoriedade. b) Aconselhou-me, com mansidão, a rezar à Nossa Senhora. c) O presidente determinou que o secretário procedesse à leitura da ata. d) Prudêncio chamava à sogra de mãezinha. e) Estava hospedado em um quarto contíguo àquele em que ocorreu o crime. 06. Assinale a alternativa em que a palavra que funciona como objeto direto: a) Cão que ladra não morde. b) Que aconteceu? c) De que és capaz? d) De que precisas?

Transcript of SIMULADO 2º ANO

Page 1: SIMULADO 2º ANO

PSC – 2º ANO 2002

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Assinale o item em que todos os vocábulos estão grafados corretamente:

a) cortezia – primazia – aziab) soez – jaez – indezc) baliza – cozido – abrazadord) rijeza – tibieza – limpidêse) marquês – xadrês – talvez

02. O verbo pôr é classificado como anômalo porque:

a) se conjuga como se pertencesse à segunda conjugação.b) não se conjuga em todas as suas formas.c) é um verbo defectivo.d) não apresenta a vogal temática no infinitivo.e) a vogal temática somente aparece em nomes cognatos como poente e poedeira.

03. Assinale o item em que o elemento mórfico em destaque não está corretamente analisado:

a) recebamos (-a-) : vogal temáticab) quiséssemos (-sse-) : desinência modo-temporalc) puniremos (-re-) : desinência modo-temporald) convocou (-u) : desinência número-pessoale) pensemos (-e-) : desinência modo-temporal

04. Assinale a frase em que o pronome átono NÃO está colocado de acordo com as indicações da gramática normativa:

a) Quando o cumprimentar, diga-lhe que estamos felizes por vê-lo vitoriosob) Se optar por lhe contar sobre o desastre, faça-o discretamente.c) Não sei se a resposta agradou-lhe, mas com certeza foi melhor dizer a verdade.d) Não quero demonstrar-lhe meu interesse.e) Cada vez mais eles foram distanciando-se de nós.

05. Assinale a frase que apresenta ERRO quanto ao emprego do a acentuado:

a) Muita gente fátua aspira à notoriedade.b) Aconselhou-me, com mansidão, a rezar à Nossa Senhora.c) O presidente determinou que o secretário procedesse à leitura da ata.d) Prudêncio chamava à sogra de mãezinha.e) Estava hospedado em um quarto contíguo àquele em que ocorreu o crime.

06. Assinale a alternativa em que a palavra que funciona como objeto direto:

a) Cão que ladra não morde.b) Que aconteceu?c) De que és capaz?d) De que precisas?e) Que fazes em casa?

07. Em que frase ocorre silepse de pessoa?

a) É muito natural que a gente esteja desiludido.b) Vossa Excelência foi excessivamente generoso.c) Se quisermos, todos superaremos as dificuldades.d) A multidão caíram de bruços sobre as lájeas do pavimento.e) Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.

08. Assinale a frase em que se observa erro de concordância:

a) Vão fazer dez anos que encontrei a paz.b) Algum de nós, um dia, acertará no milhar.c) Podia haver rosas mais belas?d) Não me faltam razões para excluí-lo do rol de meus amigos.e) Hoje não se fabricam móveis duradouros, como antigamente.

09. Assinale a frase em que não se observa erro de concordância:

a) Os pacotes estavam meios abertos.b) Seguem anexo as fotografias do nosso casamento.c) Ele estava quites com o serviço militar.d) As provisões foram bastante para o passeio.e) Os rapazes estavam alerta.

Page 2: SIMULADO 2º ANO

10. Assinale o item que completa corretamente as lacunas das frases abaixo:

Quem disse que ela ............ o cordão? O policial ............., é verdade, mas não ............. o criminoso, que ................, infiltrando-se na multidão.

a) reouve – interviu – deteve – muscoub) reaveu – interveio – deteu – muscouc) reaviu – interveu – deteve – moscoud) reouve – interveio – deteve – moscoue) reaveu – interviu – deteu – moscou

LITERATURA

Leia o texto e, em seguida, responda a questão 11:

ANOITECER

Esbraseia o Ocidente na agoniaO Sol... Aves em bandos destacados,Por céus de oiro e de púrpura raiados,Fogem... Fecha-se a pálpebra do dia...

Delineam-se, além, da serraniaOs vértices de chama aureolados,E em tudo, em torno, esbatem derramadosUns tons suaves de melancolia...

Um mundo de vapores no ar flutua...Como uma informe nódoa, avulta e cresceA sombra à proporção que a luz recua...

A natureza apática esmaece...Pouco a pouco, entre as árvores, a luaSurge trêmula, trêmula... Anoitece.

11. O poema é um dos mais famosos da Literatura Brasileira, constando em praticamente todos os livros escolares e antologias. Seu autor é:

a) Cruz e Sousab) Raimundo Correiac) Alphonsus de Guimaraensd) Olavo Bilace) Alberto de Oliveira

12. Assinale a opção que contém exclusivamente títulos de romances de Eça de Queirós:

a) O Primo Basílio, Os Maias e A Relíquiab) A Ilustre Casa de Ramires, O Moço Loiro e O Mandarimc) A Cidade e as Serras, Os Maias e O Seminaristad) Casa de Pensão, O Crime do Padre Amaro e A Capitale) O Mandarim, Memorial de Aires e O Homem

13. Leia as afirmativas abaixo, feitas a propósito de livros de três grandes escritores brasileiros:

I. O jovem Sérgio narra, em primeira pessoa, seus anos de colégio e faz uma denúncia cruel e desesperada do autoritarismo do diretor Aristarco.

II. O personagem Jeca Tatu, um caipira ou sertanejo apático e ignorante, obtuso e trapaceiro, acocorado sobre os calcanhares, é a imagem de um Brasil sem futuro.

III. É a dolorosa história de um empregado do Arsenal da Marinha a quem o ingênuo patriotismo leva, sucessivamente, ao manicômio, à prisão e à condenação à morte.

As situações acima ilustram obras de:

a) Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Joaquim Manuel de Macedob) Graça Aranha, Aluísio Azevedo e Machado de Assisc) Raul Pompéia, Joaquim Manuel de Macedo e Machado de Assisd) Raul Pompéia, Monteiro Lobato e Lima Barretoe) Graça Aranha, Aluísio Azevedo e Lima Barreto

14. Leia inicialmente o enunciado a seguir:

Seu lirismo é o de um repórter, mas de um repórter atraído pela cidade, sensível a todos os seus aspectos, inclusive os degradantes. É um lirismo

Page 3: SIMULADO 2º ANO

“realista”, porém diferente do parnasianismo, pois não é frio nem distante. A paisagem citadina o seduz como um visgo e, ao mesmo tempo, o repele, tornando-o um estranho a vagar pelas ruas. Essa é, pelo menos, a impressão que nos transmite uma de suas obras-primas: o poema “O Sentimento dum Ocidental”.

O texto acima se refere a:

a) Antero de Quentalb) Alphonsus de Guimaraensc) Cruz e Sousad) Cesário Verdee) Alberto de Oliveira

15. Das opções abaixo, apenas uma NÃO se refere corretamente ao indianismo brasileiro. Assinale-a:

a) O poema “I-juca-pirama” é um dos grandes momentos da poesia indianista.b) Mostra o índio, raça nativa do Brasil, como um autêntico herói.c) O romance Inocência é uma das principais obras desse movimento.d) Peri e Ceci são personagens de um famoso romance desse movimento.e) Iracema, guardiã do segredo da Jurema, se apaixona pelo cristão Martim.

16. Uma das características marcantes da poesia de Augusto dos Anjos é:

a) A nostalgia em relação aos mitos gregos, os quais utilizou abundantemente.b) O disfarce de pastor em meio a ninfas que povoam uma natureza artificial.c) O Parnasianismo ortodoxo: rigor formal e impassibilidade marmórea. d) A intensa religiosidade, misturada à busca da musicalidade simbolista.e) O emprego de muitas palavras tomadas de empréstimo às ciências.

PSC – 2º ANO 2003

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Assinale a opção em que todos os vocábulos apresentam um dígrafo:

a) plebeu, plebiscito, taxa, queda, fichadab) fixo, ficha, pixaim, tosse, equaçãoc) harém, guerra, cansaço, nascer, exceção

d) tóxico, pintassilgo, querido, troca, pichee) pecha, queijo, eqüestre, grande, pingüim

02. Assinale a opção em que o vocábulo verbal NÃO apresenta vogal temática:

a) louve b) louvarei c) louvamosd) louvasses e) louvou

03. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases abaixo:

Nenhum de nós _____ o que perdeu no jogo.

Quem ____ de tempo, pode e deve participar da campanha.

Se tivesses ____ na discussão, outro teria sido o desfecho.

Se _____ cedo e se _____ que podes ajudar, então procura o coordenador.

a) reaveu, dispor, intervido, vires, veresb) reouve, dispuser, intervindo, vieres, viresc) reaveu, dispuser, intervindo, vieres, veresd) reouve, dispor, intervido, vires, verese) reouve, dispuser, inteervindo, vires, veres

04. Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase:

“São muitos os livros __________ consulta não podemos prescindir.”

a) em cuja a b) de que a c) dos quais ad) de cuja e) cuja a

05. Em uma das frases abaixo é inadmissível a ênclise ao verbo principal. Assinale-a:

a) As sombras foram pouco a pouco dissipando-se.b) Estou acostumando-me a uma vida ociosa.c) Não deves dirigir-te a teus colegas desse modo descortês.d) O rapaz há de adaptar-se à vida de casado.e) Os amigos tinham prevenido-me de que eras assim.

Page 4: SIMULADO 2º ANO

06. Assinale a opção em que a preposição utilizada NÃO está correta:

a) Não lhe pergunte o preço por que vendeu o imóvel.b) Custa-me muito defender idéias com que discordo.c) Tive aqui muitos amigos de cujos nomes não mais me recordo.d) É preferível sofrer injustiças a cometê-las.e) Não havia estranho diante de quem ela não corasse.

07. Assinale a opção em que está INCORRETO o uso do hífen:

a) có-réu, ante-sala, pós-datarb) anti-rábico, pós-operatório, sobre-humanoc) anti-imperialista, mini-saia, micro-ônibusd) contra-senso, anti-social, sub-regiãoe) além-túmulo, recém-nascido, sub-bibliotecário

08. Numa das alternativas abaixo, o termo grifado NÃO exerce a mesma função sintática de magro na seguinte frase:

“Acharam-me todos mais magro.”a) Curtos se fizeram os dias daquele inverno.b) Por que colheste tão verdes estas pitangas?c) Julgo-te culpada de suas desesperanças.d) Já estão maduras as acerolas.e) Encontrei-o desolado como nunca.

09. Assinale a alternativa em que o a NÃO deve receber o sinal indicativo de crase:

a) Com tantas perguntas feitas, só respondeu a que lhe interessava.b) Minha sorte está ligada a de meu povo.c) Os torcedores a uma se levantaram para comemorar o gol.d) O almoço será servido precisamente a uma hora.e) O prêmio coube a uma aluna de Letras.

10. Observe a concordância nas frases abaixo:

I É vedado queimada nesta reserva.II Cerca de 60% das árvores foram derrubadas.III Quase 50% da mata foi destruída.

IV É necessária a prevenção contra as DST.V Será proibido a venda de ingressos por cambistas.

Assinale agora a opção que expressa a verdade sobre as que estão corretas e erradas:

a) Está errada apenas Vb) Estão corretas apenas II, IV e Vc) Estão erradas I e IIId) Estão erradas I e II e) Todas estão corretas

LITERATURA

11. Leia o poema abaixo, antes de responder:

ANOITECER

Esbraseia o Ocidente na agonia O Sol... Aves em bandos destacados,Por céus de oiro e de púrpura raiados,Fogem... Fecha-se a pálpebra do dia...

Delineiam-se, além, da serraniaOs vértices de chama aureolados,E em tudo, em torno, esbatem derramadosUns tons suaves de melancolia...

Um mundo de vapores no ar flutua...Como uma informe nódoa, avulta e cresceA sombra à proporção que a luz recua...

A natureza apática esmaece...Pouco a pouco, entre as árvores, a luaSurge trêmula, trêmula... Anoitece.

A respeito do soneto acima reproduzido, um dos mais famosos da Literatura Brasileira, é correto afirmar o seguinte:

Page 5: SIMULADO 2º ANO

a) Pertence ao parnasianismo, pois a ele não se pode dar uma interpretação lógica, em virtude de se fundamentar no não-conceitual da linguagem.

b) Pertence ao romantismo, já que o poeta dá ênfase à natureza, uma das características desse estilo.

c) Pertence ao simbolismo, pois nele se observa a preferência do autor pelos aspectos místicos e sobrenaturais.

d) Pertence ao estilo parnasiano, pois o poeta descreve uma paisagem sem se integrar ao ambiente, ficando do lado “de fora”.

e) Pertence ao simbolismo, pois nele se observam versos impassíveis e a parcimônia no uso de metáforas e imagens.

12. Das afirmativas abaixo, apenas uma NÃO se refere de modo correto ao romance Memórias de um Sargento de Milícias. Qual é ela?

a) O final infeliz, com a morte de Leonardo, demonstra a proximidade do Realismo.

b) Não existe a sentimentalidade romântica subordinada ao triunfo do primeiro amor.

c) Há duas mulheres envolvidas sentimentalmente com o herói: Luisinha e Vidinha.

d) Foi publicado primeiro em folhetins do jornal “Correio Mercantil”, entre 1852 e 1853.

e) Oferece-nos um painel histórico da sociedade brasileira à época de Dom João VI.

13. Leia o texto a seguir:

Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem.Prontas, João Romão mandou levantar na frente, nas vinte braças que

separavam a venda do sobrado do Miranda, um grosso muro de dez palmos de altura, coroado de cacos de vidro e fundos de garrafa, e com um grande portão no centro, onde se dependurou uma lanterna de vidraças vermelhas, por cima de uma tabuleta amarela, em que se lia o seguinte, escrito a tinta encarnada e sem ortografia:

“Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras.”

Pelo nome de dois personagens e pelo ambiente descrito, fica fácil identificar o local de onde se retirou o texto. Foi do romance:

a) Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha

b) O Ateneu, de Raul Pompéia c) A Normalista, de Adolfo Caminhad) Casa de pensão, de Aluísio Azevedoe) O Cortiço, de Aluísio Azevedo

14. “Disseram de mim que tinha os olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Meu marido, que se chamava Bento, escreveu que meus olhos eram de ressaca. Acho-me uma mulher simples, embora o ciúme de meu marido tenha tornado minha personalidade dúbia e complexa. Tão exagerado foi esse sentimento no pobre Bento que ele expulsou de casa a mim e a meu filho Ezequiel. Muitos me consideram a mais importante figura feminina da literatura brasileira. Considero isso um exagero. Quem sou eu?”

a) Sou Marcela, do romance Memórias Póstumas de Brás Cubasb) Sou Capitu, do romance Dom Casmurroc) Sou Sofia, do romance Quincas Borbad) Sou Virgília, do romance Memórias Póstumas de Brás Cubase) Sou Flora, do romance Esaú e Jacó

15. Leia os enunciados abaixo:

I O enredo fala sobre Augusto, que, quando criança, jurou amar eternamente uma menina cujo nome ignora. Mais tarde, conhece Carolina, por quem se apaixona, mas não quer quebrar os votos de fidelidade da infância. Tudo se soluciona quando descobre que Carolina e a menina do passado são a mesma pessoa.

II O enredo se passa em torno de uma jovem, Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira. Foi abandonada por Fernando Seixas, que desfez o namoro para se casar com Adelaide, uma moça rica. Mais tarde, Aurélia herda grande fortuna e resolve se vingar do ex-namorado, comprando-o para marido.

As informações acima dizem respeito, respectivamente, aos romances:

a) Diva, de José de Alencar, e A Normalista, de Adolfo Caminhab) Inocência, do Visconde de Taunay, e O Moço loiro, de Joaquim Manuel de

Macedoc) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e Senhora, de José de Alencard) Inocência, do Visconde de Taunay, e A Viuvinha, de José de Alencare) O Seminarista, de Bernardo Guimarães, e O Moço loiro, de Joaquim Manuel

de Macedo

Page 6: SIMULADO 2º ANO

16. Observe as afirmativas abaixo:

I A primeira fase de sua carreira corresponde a uma poesia revolucionária e de entusiasmo juvenil; depois, passou aos textos de tendência metafísica, no sentido de que se dirige a indagações sobre a origem e o significado da existência.

II Praticou a chamada poesia do cotidiano, que, ligada à poesia “realista”, considerava dignos de atenção aspectos da realidade até então tidos como a-poéticos: um passeio pela cidade, uma vendedora de verduras etc.

III Embebido de leituras filosóficas, ofereceu a seus contemporâneos uma temática diferente, brutal, cheia de termos científicos, em que se observava o sentido da dissolução, da eterna marcha da vida para a morte.

Os enunciados se referem, respectivamente, a:

a) Antero de Quental, Cesário Verde e Augusto dos Anjosb) Cruz e Sousa, Raimundo Correia e Olavo Bilacc) Alphonsus de Guimaraens, Cesário Verde e Olavo Bilacd) Cruz e Sousa, Alberto de Oliveira e Augusto dos Anjose) Alphonsus de Guimaraens, Raimundo Correia e Augusto dos Anjos

PSC – 2º ANO 2004

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Assinale a opção em que há erro no emprego do hífen:

a) ante-sala, arqui-secular, sobre-humanob) neo-latino, sub-item, mini-campusc) super-homem, mal-humorado, bem-vindod) sub-raça, semi-acabado, pseudo-heróie) proto-histórico, infra-assinado, contra-indicado

2) Assinale a opção que apresenta ERRO na análise do elemento mórfico em destaque:

a) andáVEis (VE) – desinência modo-temporalb) punAmos (A) – desinência modo-temporal

c) amaRÍAmos (RÍA) – desinência modo-temporald) estudOu (O) – vogal temáticae) louvAR (AR) – desinência modo-temporal

3) Assinale a opção em que todas as formais verbais apresentam apenas radical e desinência número-pessoal:

a) leio, brinco, corrob) verei, virei, vencereic) daria, receberia, venderiad) coma, beba, durmae) gritásseis, tocásseis, ouvísseis

4) Assinale a opção em que a concordância do verbo com o sujeito NÃO se fez de acordo com a norma culta:

a) Deram agorinha seis horas.b) Faltou-nos resolver cinco problemas.c) Restam-nos poucas esperanças.d) Encontrou-se na gaveta vários talonários de notas fiscais.e) Trata-se de casos difíceis de resolver.

5) Assinale a opção correspondente à frase que NÃO está na voz passiva:

a) Os meninos já tinham sido várias vezes advertidos.b) Garantir-se-ão os direitos individuais.c) Em tudo se obedeceu às regras do jogo.d) Já se haviam cerrado as pesadas portas do Tribunal.e) Sabe-se que a vida terrena é finita.

6) Assinale a opção correspondente à frase em que é outra (não em) a preposição cabível antes do pronome relativo:

a) Você precisa conhecer a cidade em que nasceu.b) Já foram homologados os resultados do concurso em que obtiveste

aprovação.c) É muito distante o auditório em que se realizou a conferência.d) São falsas as premissas em que você se baseia.e) Não tem fundamento a conclusão em que você chegou.

Page 7: SIMULADO 2º ANO

7) Assinale a opção em que há ERRO na forma verbal:

a) Os policiais detiveram os marginais e reouveram a bolsa da senhora.b) Peça-lhe vir aqui o mais rápido possível.c) A moça entretinha as crianças quando o caso aconteceu.d) Quando ver esse documento, o rapaz desistirá do negócio.e) As garotas se desavieram por causa de uma boneca de pano.

8) Assinale a opção em que falta o acento indicador da crase da preposição a com o demonstrativo a:

a) Essa história se assemelha a que você me contou.b) De minhas jóias, esta pulseira é a que mais aprecio.c) Essa blusa azul é a que sua tia bordou?d) Das histórias que ouvi, a que mais me emocionou foi a da vida de seu

amigo paraplégico.e) Daquelas jovens, a da esquerda é a que merece, a meu ver, o título.

9) Assinale a opção INCORRETA relativa ao seguinte período:

As blusas que a velhinha vendia eram tão lindas e originais que mulher nenhuma poderia ficar insensível aos seus encantos.

a) O que pronome relativo funciona como objeto direto do verbo da oração que introduz.

b) Trata-se de período composto por subordinação, constante de três orações.c) Os adjetivos lindas e originais funcionam como adjuntos adnominais de

blusas.d) Há uma oração subordinada adverbial consecutiva.e) O termo aos seus encantos deve ser classificado como complemento

nominal.

10) Assinale a opção em que é censurável a colocação do pronome átono:

a) Pede a Deus que te proteja e te faça um bom rapaz.b) Teria-lhe feito algum mal, para que você receba tão mal meus amigos?

c) Em nos vendo, correu para abraçar-nos.d) Temo-nos encontrado sempre às quintas para jogar conversa fora.e) Deves empenhar-te a fundo para que alcances bom resultado.

LITERATURA

11) Assinale a afirmativa INCORRETA no que diz respeito à caracterização do autor e sua obra:

a) A obra de Monteiro Lobato nos revela um escritor preocupado com questões relativas à soberania nacional, motivo pelo qual tornou-se um crítico feroz dos interesses estrangeiros no País.

b) A poesia de Olavo Bilac, autor mais destacado do Parnasianismo, apresenta como traço marcante o apuro no plano da elaboração formal e o rigor no emprego da linguagem.

c) Como escritor da classe média carioca, Bernardo Guimarães buscou uma aproximação com o público, escrevendo romances numa linguagem coloquial, com enredos sem grandes complexidades.

d) Influenciado por uma visão cientificista e por certo fatalismo em face do destino humano, Augusto dos Anjos renegou Deus e sucumbiu ao pessimismo.

e) Machado de Assis construiu uma obra que se caracteriza pela sofisticação da linguagem e pela profunda reflexão sobre temas como a loucura, a morte, a maldade e as ambições humanas.

12) Assinale a afirmativa correta no que diz respeito à caracterização do autor e sua obra:

a) Em sua principal obra, Euclides da Cunha traçou um painel da vida nordestina, em que se ressaltam os aspectos físicos da região e as características dos habitantes, fechando com o relato do conflito entre o exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro.

b) O simbolista Cruz e Sousa seguiu à risca os padrões estéticos e temáticos da escola a que se vinculou: objetivismo, predileção por descrições de cenários naturais, culto da forma e busca de motivos na mitologia grega.

c) Na principal obra de Lima Barreto, lemos sobre um imigrante alemão, chamado Milkau, que pensa ter encontrado no local em que se estabeleceu no Brasil a sua “terra prometida”.

Page 8: SIMULADO 2º ANO

d) O lirismo “realista” de Antero de Quental é o lirismo de um repórter atraído pela cidade, sensível aos seus aspectos positivos e negativos, repórter que, ao mesmo tempo que se sente fascinado pela paisagem urbana, a repele, sentindo-se um estranho a vagar sem rumo por suas ruas.

e) A trajetória poética de Alphonsus de Guimaraens nos revela um artista que passa por fases diversas e contraditórias, que foram do mais elevado espiritualismo à descrença em Deus e ao apostolado político das idéias socialistas.

13) O romance em que José de Alencar narra os conflitos amorosos entre Fernando Seixas e Aurélia Camargo, caracterizando, ao mesmo tempo, a classe média carioca do século XIX, se intitula:

a) Divab) Sonhos d’ouroc) Senhorad) A Viuvinhae) Cinco minutos

14) Assinale a opção cujo enunciado pode ser aplicado aos escritores naturalistas brasileiros:

a) Recorriam à memória, descrita com imagens difusas de difícil entendimento, em que o sentimento pessoal sobressaía sobre a objetividade e a clareza das descrições.

b) Adotavam, na concepção de suas obras, uma postura semelhante à dos cientistas: observavam a realidade a ser descrita e o comportamento social dos indivíduos, documentando-os dentro de uma perspectiva rigorosamente científica.

c) Usavam uma linguagem estruturada de forma simples, num esforço de identificação com o estilo de vida da classe média e da burguesia em seus primórdios, o que se traduzia numa visão de mundo fundada no “eu”.

d) Admitiam a arte acima de tudo, embora isso pudesse se traduzir numa postura de resignação e cumplicidade com as injustiças sociais, na elaboração de uma arte alheia aos dramas humanos.

e) Expressavam uma visão racionalista e objetiva do mundo, voltada para os temas universais e a cultura clássica, em que a obra de arte era a tradução do belo.

15) Leia o trecho abaixo, constante de famoso romance de Machado de Assis:

Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Trazia não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros.

Refere-se o trecho a famosa personagem feminina da literatura brasileira. Trata-se de:

a) Clara dos Anjosb) Lucíolac) Virgíliad) Marcelae) Capitu

16) Leia ainda o trecho a seguir, extraído de famoso romance brasileiro:

E os cabeças-de-gato aproximavam-se cantando, a dançar, rastejando alguns de costas para o chão, firmados nos pulsos e nos calcanhares.

Dez carapicus saíram em frente; dez cabeças-de-gato se alinharam defronte deles.

E a batalha principiou, não mais desordenada e cega, porém com método, sob o comando de Porfiro que, sempre a cantar ou assoviar, saltava em todas as direções, sem nunca ser alcançado por ninguém.

Refere-se o trecho ao romance:

a) Os Maiasb) O Mulatoc) O Ateneud) O Cortiçoe) Negrinha

Page 9: SIMULADO 2º ANO

PSC – 2º ANO 2005

LÍNGUA PORTUGUESA

01)Assinale a opção de que consta vocábulo que, levado ao plural, deixará de receber o acento gráfico:

a) abdômenb) aljôfarc) vintémd) amávele) pólo

02)Assinale a opção em que todas as palavras estão escritas corretamente:

a) alisar, víscera, enchovia, espectativab) chuchu, previlégio, genipapo, goelac) excesso, pagem, lage, jerimumd) terebentina, vulgarizar, expirar, análizee) jia, exceção, aborígine, paralisar

03)Assinale a opção em que há erro no emprego do hífen:

a) anglo-americano, pós-guerra, anti-socialb) semi-selvagem, ultra-sonografia, sub-reinoc) vice-ministro, pró-americano, greco-romanod) micro-empresa, mini-saia, sub-chefee) ex-diretor, intra-ocular, pan-asiático

04)Assinale a opção correspondente à frase em que se deve colocar a preposição de antes do pronome relativo:

a) Avistaram uma caverna cuja entrada estava iluminada pelo sol.b) Viram um animal que a professora não quis dizer o nome.c) As mangueiras deram frutos que o vento derrubava.d) Enfim comprei a casa que mais me agradou.e) A Terra é um planeta cujos recursos naturais estão sendo depredados.

05)Assinale a opção em que falta o acento indicativo de crase:

a) Uma a uma, as candidatas a modelo desfilaram na passarela.b) Para obter a informação, dirigi-me a várias pessoas da cidade.c) Os torcedores se levantaram a uma para comemorar o gol.d) Fui a Campina Grande no mês passado.e) Contei o sucedido a uma moça muito supersticiosa.

06)Assinale a opção em que falta o acento indicativo da crase da preposição a com o demonstrativo a:

a) Das miniaturas que coleciono, esta coruja é a que mais aprecio.b) Esta camisa é muito parecida a que ganhei de aniversário.c) Esta história infantil foi a que sua professora recomendou?d) Das cirandas que se apresentaram, a primeira é a que merece ser campeã.e) Esta pasta é a que perdeste na semana passada?

07)Assinale a opção em que todos os verbos estão empregados corretamente:a) Tem paciência, mas o que me exiges é impossível de cumprir.b) Você quer, depois de tudo o que ele me fez, que eu vou lhe pedir desculpas?c) Queres me dizer que podes vim consertar a encanação daqui de casa?d) Sai de perto do cachorro. Não me venha dizer que ele se acostumou contigo.e) Para ser grande, seja inteiro: nada teu exagera ou exclui.

08)Assinale a opção que apresenta ERRO na análise do elemento mórfico grifado:

a) cantaríamos – desinência modo-temporalb) amando – desinência de gerúndioc) puseste – desinência número-pessoald) estudaria – desinência número-pessoale) conceda – desinência modo-temporal

09)Assinale a opção em que todas as formas verbais apresentam apenas radical e desinência número-pessoal:

a) esqueceria, tomaria, partiriab) ajudasse, informasse, vendessec) canto, pago, aspirod) venda, responda, assistae) partíssemos, estudássemos, casássemos

Page 10: SIMULADO 2º ANO

10)Assinale o item em que é indefensável a colocação do pronome átono:

a) A noite ia-se fazendo lindíssima.b) Ter-lhe-iam feito alguma advertência?c) Estavam os amigos preparando-lhe uma festa de arromba.d) Em nos vendo, correram a abraçar-nos.e) Com medo de ser castigado, tinha o menino escondido-se debaixo da mesa.

LITERATURA

11)Leia o trecho abaixo, extraído de um famoso romance brasileiro:

Com a tarde, voltaram Meyer, José Pinho e Pereira e, pouco depois deles, três avelhantados escravos; estes dos trabalhos agrícolas, aqueles de grandes excursões entomológicas.

Vinha o mineiro meio risonho e em altos gritos acordou Cirino, que, deitando-se a dormir, sonhara todo o tempo com a graciosa doente.

– Olá, amigo! olá, doutor! chamou Pereira com voz retumbante, isso é que é vida, hem? Enquanto nós trabalhamos, eu e o Mochu do José, você está nessa cama de veludo!...

– É verdade, concordou o moço, apenas os Srs. se foram, estendi as pernas e até agora enfiei um sono só...

– E o remédio da menina? perguntou Pereira abaixando a voz.

Pelo ambiente de fazenda, pelo nome de alguns personagens e pelo tom romântico da narrativa, estamos diante de um trecho do romance:

a) A Moreninha, de Bernardo Guimarãesb) Lucíola, de José de Alencarc) O Sertanejo, de José de Alencard) Inocência, do Visconde Taunaye) O Garimpeiro, de Bernardo Guimarães

12)Assinale a opção cujo enunciado NÃO pode ser aplicado aos poetas simbolistas, em geral, e aos brasileiros, em particular:

a) Antiutilitaristas e anticientificistas, prolongaram, e até reforçaram, a oposição cultural herdada dos grandes poetas românticos.

b) Opuseram à estética visual um constante desejo de musicalidade, atendendo ao pedido de Verlaine, que dizia: “De la musique avant toute chose”.

c) Preteriram o fluxo da imaginação em favor do polimento do verso e repeliram a lírica de confissão, reveladora dos sofrimentos interiores.

d) Insurgindo-se contra o império do imediato e positivo em arte, exaltaram o poder de “vidência” da poesia, algumas vezes em termos espiritualistas.

e) O uso abusivo de reticências é apenas o signo externo de uma reticência interior, de uma semântica da insinuação (e não da declaração).

13)Assinale a afirmativa INCORRETA na relação entre autor e obra:

a) Antero de Quental, na primeira fase de sua carreira, realizou uma poesia revolucionária, para expressar um pensamento de combate, de reforma e de ação social, com boa dose de irreverência e iconoclastia.

b) Graça Aranha, denunciador e quase panfletário, realizou o retrato físico e moral do caboclo do interior de São Paulo, acentuando-lhe o primarismo, a prática da lei do menor esforço, a indiferença e a preguiça.

c) Olavo Bilac, em diversos poemas, desobedeceu ao modelo teórico parnasiano, poetizando sobre o contraste entre o motivo do pudor, da sensualidade reprimida e os transportes do amor desencadeado.

d) Com Cesário Verde, mediante a técnica de focalizar o objeto e não o sujeito, o lirismo prestava atenção ao prosaico diário, inclusive nos seus aspectos julgados repelentes, grotescos e ridículos.

e) José de Alencar criou personagens com psicologia rudimentar, justificando-se essa postura em face de a literatura de sua época, para criar raízes no País, precisar renunciar à problematização da existência e da sociedade.

14)No romance __________________, Eça de Queirós analisa com irreverência a hipocrisia religiosa. O protagonista Teodorico engana Titi com uma falsa crença, até que uma troca de objetos – um de caráter santo e outro uma peça de lingerie – desmascara definitivamente os propósitos com que viajara até o Oriente.

O enunciado acima deve ser corretamente completado com:

Page 11: SIMULADO 2º ANO

a) O Mandarimb) A Cidade e as serrasc) A Ilustre casa de Ramiresd) O Mistério da estrada de Sintrae) A Relíquia

15)Assinale a opção cujo enunciado NÃO pode ser aplicado ao romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

a) O amoralismo do livro não é complacente, pois ridiculariza as convenções sociais como forma de se opor à idéia da família como base da sociedade.

b) O modelo literário é narrativa picaresca, o relato amoral do marginal anti-heróico, rebotalho da sociedade.

c) O “jeitinho brasileiro” é um recurso que aparece em episódios como o do final, quando a comadre se mobiliza para salvar Leonardo da chibata e do alistamento.

d) A linguagem, considerando-se a época, é coloquial e se encarrega de tolher toda capa de solenidade aos gestos e ocorrências.

e) O livro, sob a falsa aparência do relato com marginais, trata, na verdade, de um caso de ascensão social.

16)Simão Bacamarte foi grotescamente vencido pela realidade, porque, perseguindo a loucura, identificou-a com a constelação dos vícios humanos: do ponto de vista moral, a humanidade é incurável. “Verdade” e “moralidade” são simples produtos da opinião, movida sempre pelos apetites e interesses.

O enunciado acima se refere a:

a) O Ateneu, de Raul Pompéiab) O Mulato, de Aluísio Azevedoc) O Alienista, de Machado de Assisd) Casa de pensão, de Aluísio Azevedoe) Sonhos d´Ouro, de José de Alencar

PSC – 2º ANO 2006

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Assinale a alternativa em que há palavras que, segundo as normas oficiais, deveriam ser grafadas com inicial maiúscula:

a) Visitamos as igrejas barrocas das cidades históricas mineiras.b) A lei que tornou livres os nascituros negros representou um largo passo para que a escravatura fosse abolida.c) Os escritores da antiguidade clássica foram praticamente esquecidos durante a idade média.d) Falam-se no território ibérico, onde se formaram, o português, o espanhol, o galego e o catalão, que são línguas românicas.e) Percorremos o espaço brasileiro de norte a sul, à procura de nossos ancestrais.

02. Assinale a alternativa em que o uso do pronome está de acordo com a variante culta da escrita:

a) Por que não trouxeste logo os papéis para mim assinar e reconhecer a firma?b) Vossa Excelência sabe que, embora a respeite, não devo cumprir ordens manifestamente ilegais.c) Entre eu e meus anseios, estavam as conveniências.d) Impediram-lhe de falar, por medo de ele dizer a verdade.e) As dificuldades materiais fizeram ele abandonar os estudos.

03. Assinale a alternativa correspondente às orações que completam corretamente o seguinte período:

Era urgente flexibilizar os esquemas táticos...I para os quais se insurgiam os jogadores.II a que submetiam os jogadores.III a cujo rigor estavam sujeitos os jogadores.IV em que impunham os jogadores.V de que se queixavam os jogadores.

a) II, IVb) I, II, IIIc) I, IVd) II, III, Ve) I, III, V

Page 12: SIMULADO 2º ANO

04. Assinale a alternativa que apresenta erro quanto ao emprego do a acentuado:

a) De 10 à 50 quilômetros, o ozônio é benéfico à vida, porque forma uma camada atmosférica que funciona como uma barreira contra a radiação solar.b) O dióxido de enxofre, altamente prejudicial às vias respiratórias, está também associado a doenças cardiovasculares.c) Não é preciso ser um especialista para saber que a poluição encurta a vida, pelos danos à saúde que produz.d) As grandes cidades estão restringindo cada vez mais o acesso de carros às suas regiões centrais, o que fazem para evitar que um dia seus habitantes tenham de usar máscaras de oxigênio para sobreviver a substâncias tóxicas.e) Além de complicações de quadros associados a infartos e derrames, a alta concentração de ozônio leva também à piora em quadros de câncer de pulmão.

05. Assinale a alternativa em que em uma das frases do par a concordância não está de acordo com a norma culta:

a) - Os boatos parecem ter asas.- Os boatos parece terem asas.b) - O repórter Negromonte é um dos que explora a miséria para auferir dividendos eleitorais. - O repórter Negromonte é um dos que exploram a miséria para auferir dividendos eleitorais.c) - Na delegacia da cidadezinha, verifiquei que boa parte dos presos dormiam no chão.- Na delegacia de cidadezinha, verifiquei que boa parte dos presos dormia no chão.d) - Quantos de nós ainda não se convenceram de que ele é um farsante?- Quantos de nós ainda não nos convencemos de que ele é um farsante?e) - Foste tu quem dissestes; fui eu que levou a fama de maledicente.- Foste tu quem disse; fui eu que levei a fama de maledicente.

06. Assinale a alternativa em que o elemento mórfico em destaque NÃO está corretamente analisado:

a) pensemos (-e-) – desinência modo-temporalb) pusemos (-e-) – vogal temáticac) consumemos (-e-) – vogal temáticad) escrevais (-is) – desinência número-pessoale) reclamei (-e-) – vogal temática

07. Assinale a alternativa em que é indefensável a colocação do pronome oblíquo:

a) Os assassinos da religiosa haviam-se escondido na mata.b) Os políticos teriam-nos encontrado com a ajuda de mateiros experientes.c) Estava tornando-se difícil, quase impossível, prendêlos.d) Após exaustivas buscas, o sol já se ia pondo quando os policiais os capturaram.e) Moradores da comunidade hão de os ter ajudado a cumprir a perigosa missão.

08. Assinale a alternativa em que há erro de concordância:

a) Consideramos indignos de perdão Estela e seu irmão.b) As gêmeas Amália e Amélia estavam meio irritadas, meio estressadas, meio desiludidas, sei lá... meio tudo.c) Seguem anexos bastantes subsídios para elucidar aqueles casos que reconheço que são o mais tormentosos possível.d) Não seria necessário muita perspicácia para perceber que eram evasivas as declarações do acusado.e) Produtos caros em outras lojas, aqui nesta se vende muito baratos.

09. Assinale a alternativa correspondente ao par de frases em que o verbo, mesmo mudando de regência, não sofre alteração de sentido:

a) Aquela sardenta de tranças implica com todos os colegas.- As tão esperadas nomeações foram adiadas, por implicarem em despesas.b) Amarildo sempre procedeu como um homem de caráter.- Quem procederá, na concentração de amanhã, à leitura do memorial?c) O empresário investia muito em ações.- Investiram o empregado nas funções de gerente.d) Doa a quem doer, cumpriremos à risca o nosso dever... com rima e tudo.- Entendemos que é falta de hombridade não cumprir com a palavra.e) Sabemos que aspiravas a cargo mais elevado.- Para desintoxicar o organismo, é bom aspirar o ar em amplas áreas verdes.

10. Assinale a alternativa em que há formas verbais incorretamente empregadas:a) Por amargo que seja o nosso trabalho, os frutos que dele provêem são extremamente doces, porque provêm as necessidades de nossos familiares.b) Não supúnhamos que a discussão chegasse ao ponto de ser necessário a polícia intervir.c) Se a testemunha não se desdisser, ficará provado que o dinheiro da propina proveio do narcotráfico.

Page 13: SIMULADO 2º ANO

d) Contenha-se, refreie seus impulsos e reveja sua decisão, para que cheguemos a um entendimento.e) Averigúe a procedência dessa notícia, para que possamos dar respaldo ao repórter.LITE

LITERATURA RATURA11. Todas as características de estilo abaixo relacionadas pertencem ao

Parnasianismo, exceto:

a) o apuro quanto à parte formal.b) a reserva nas efusões pessoais.c) a procura de rimas ricas.d) a imaginação criadorae) o uso de descrições.

12. São romances escritos por Joaquim Manuel de Macedo:

a) A Luneta Mágica, A Moreninha, Lucíolab) Lucíola, O Garimpeiro, O Moço Loiroc) A Moreninha, O Garimpeiro, Divad) A Carteira de meu tio, Senhora, A Luneta Mágicae) O Moço Loiro, A Carteira de meu tio, A Moreninha

13. Só uma das afirmativas abaixo NÃO se refere de modo correto a Machado de Assis. Assinale-a:

a) No romance “Memorial de Aires”, de cunho memorialístico, lê-se sobre a experiência colegial de um menino.b) Em “Quincas Borba”, Rubião, herdeiro de uma grande fortuna, cai nos laços de um casal ambicioso.c) Em “Dom Casmurro”, Bentinho, ex-seminarista, conta a possível traição de Capitu, sua mulher, com Escobar, o melhor amigo.d) No romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas” há um triângulo amoroso formado por Brás Cubas, Virgília e Lobo Neves.e) À primeira fase de sua obra pertencem os romances “Helena”, “Ressurreição” e “A Mão e a Luva”.

14. Assinale a alternativa que relaciona corretamente autor e obra:

a) Alberto de Oliveira – Um de seus mais famosos poemas é “Banzo”, o qual trata das saudades que os escravos sentiam de sua terra natal.b) Olavo Bilac – Os sonetos de “Via Láctea” expressam um dos motivos maiores de sua obra: o amor sensual, vivido com exaltação apaixonada.c) Alphonsus de Guimaraens – O rigor formal, o descritivismo e a ausência de emoção tornam sua poesia uma das grandes expressões parnasianas.d) Cruz e Sousa – O evolucionismo, a dimensão cósmica e o vocabulário científico da época constituem os tópicos mais importantes de sua lírica.e) Augusto dos Anjos – A busca de palavras musicais e a reflexão religiosa criam a atmosfera suave que envolve seus poemas.

15. O romance em que Lima Barreto narra as desventuras de um nacionalista exaltado, patriota fanático, que deseja o tupi como língua oficial e luta pela recuperação de nosso folclore, se intitula:

a) Idéias de Jeca Tatub) Cidades Mortasc) Recordações do Escrivão Isaías Caminhad) Triste Fim de Policarpo Quaresmae) Ressurreição

16. Assinale a alternativa que relaciona corretamente obra e assunto:

a) Inocência – Narra a história de Cirino, um garimpeiro que se apaixona por uma moça chamada Inocência e, após conseguir enriquecer e eliminar o rival, se casa com a mulher amada.b) O Cortiço – Descreve a habitação coletiva dirigida por um português chamado Jerônimo, que se apaixona por uma mulata chamada Rita Baiana e lhe compra a carta de alforria.c) Os Sertões – Divide-se em três partes (a Terra, o Homem, a Luta), sendo que, na primeira, seguindo a moda científica da época, o autor faz um apanhado geral da região das secas e busca as suas possíveis causas.d) A Escrava Isaura – Nessa obra, lê-se sobre a bela e sedutora Isaura, que não conseguiu casar com Álvaro, já que seu apaixonado foi assassinado por Leôncio, o dono da fazenda onde vivia e que era, portanto, seu proprietário.e) O Guarani – Nesse romance indianista, o autor mostra o amor de Peri, um índio, pela moça branca Cecília, com a qual acabou casando, como prêmio por ter livrado a casa da família dos índios goitacases.

Page 14: SIMULADO 2º ANO

PSC – 2º ANO 2007

LÍNGUA PORTUGUESA

01 Assinale a opção em que a concordância somente se justificaria por atração sintática:

a) Os americanos ficaram meios tontos com o atentado de 11 de setembro.b) Haveria bastantes razões para os terroristas tentarem destruir até o prédio do

Pentágono?c) Seguem anexas algumas interessantes charges sobre o último atentado.d) Os países industrializados vendem caro os produtos resultantes das matérias-

primas que compram barato.e) O pavor de atentados é tanto que hoje é proibido até talheres de metal, mesmo

na primeira classe das viagens aéreas.

02 Atente para a concordância nas frases abaixo e em seguida responda:

I. Deviam haver menos pobres e menos ricos.II. Se existe muitos pobres e poucos ricos é porque a renda do mundo está mal

distribuída.III. Fazem muitos estragos os atentados terroristas.IV. IV – Faz cinco anos que terroristas derrubaram as torres do World Trade

Center, em pleno coração de Nova York.V. Será que ainda virá dias melhores para este nosso conturbado mundo?

a) Estão corretas as frases II, IV e Vb) Somente estão corretas as frases I e IIIc) Somente estão corretas as frases III e IVd) Somente estão corretas as frases IV e Ve) Não há nenhuma frase correta

03 Assinale a opção constante de frase em que não se aponta erro de qualquer natureza:

a) Procura-se combustíveis alternativos para fazer o petróleo, como disse alguém, voltar a ser apenas barro escuro cheirando a enxôfre.

b) Assiste-se atualmente a uma verdadeira corrida para pôr fim à era do petróleo, com o objetivo de neutralizar o poder dos xeques, advindo do fato de o Oriente

Médio deter dois terços das reservas mundiais desse combustível, do qual a humanidade se tornou refém.

c) Intensificou-se em todo o mundo as pesquisas de combustíveis alternativos, com vistas a proteger as economias nacionais face às exigências dos países ricos em petróleo.

d) A despeito de está na vanguarda da pesquisa a medicina foi uma das últimas áreas do Brasil a mergulharem no mundo da informática.

e) A pouco mais de um ano a faculdade está testando um equipamento que os pacientes, atendidos em situação de emergência, recebe o acompanhamento médico ainda na ambulância.

04 Assinale a opção em que o acento indicador de crase foi indevidamente colocado:

a) A criação de santuários ecológicos salva a floresta, mas acaba com a fonte de renda das pessoas ligadas às madeireiras.

b) A Turquia ainda não conseguiu ser integrada à União Européia, como pleiteia, por falta de identidade cultural com a Europa.

c) Para combater a exploração ilegal de madeira na Amazônia, é necessário criar mecanismos que garantam renda efetiva à população.

d) O número de mortos em ataques terroristas aumentou de modo alarmante em relação à década passada.

e) Como mundo é movido à petróleo e o petróleo abunda no Oriente Médio, buscam-se hoje aceleradamente novos combustíveis, a fim de neutralizar o poder dos xeques.

05 Assinale a opção em que a conversão da voz passiva na voz ativa NÃO se fez corretamente:

a) As alterações climáticas podem ser reduzidas, em razoável espaço de tempo, por ações de preservação da floresta.Ações de preservação da floresta podem reduzir, em razoável espaço de tempo, as alterações climáticas.

b) A Amazônia vem sendo devastada pelas queimadas e pela derrubada indiscriminada de árvores.As queimadas e a derrubada indiscriminada de árvores vêm devastando a Amazônia.

c) Em outros tempos, as extensas várzeas da Amazônia eram ocupadas pela juticultura.Em outros tempos, a juticultura ocupava as extensas várzeas da Amazônia.

Page 15: SIMULADO 2º ANO

d) Grandes catástrofes teriam sido ultimamente causadas por mudanças climáticas decorrentes do desmatamento.Mudanças climáticas decorrentes do desmatamento têm causado ultimamente grandes catástrofes.

e) e) Milhões de dólares estariam sendo investidos por estrangeiros na compra de terras na Amazônia, sob pretexto de criação de santuários ecológicos.Estrangeiros estariam investindo milhões de dólares na compra de terras na Amazônia, sob pretexto de criação de santuários ecológicos.

06 Assinale a opção em que o tempo simples grifado foi corretamente substituído pelo tempo composto correspondente:

a) Somente sairemos depois de concluir a tarefa.Somente sairemos depois que tenhamos concluído a tarefa.

b) Quem os socorreria nessa emergência?Quem os terá socorrido nessa emergência?

c) Informaram-me pelo telefone que o avião já decolara.Informaram-me pelo telefone que o avião já teria decolado.

d) Quem lhe ensinaria o pulo-do-gato?Quem lhe terá ensinado o pulo-do-gato?

e) Não deste ao caso a atenção necessária.Não tens dado ao caso a atenção necessária.

07 Assinale a opção em que todas as formas verbais apresentam vogal temática:

a) estudou, recebemos, punistes, expusemosb) louvemos, vivamos, partais, proponhamc) lavo, escreves, partes, pomosd) amaremos, realizeis, cumpra, deponhame) passeio, ofereçamos, disséssemos, tivéreis

08 Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) camundongo, óbolo, bússola, cortume, bulirb) pretensioso, ascensão, assunção, extenção, rescensãoc) exceção, excessivo, extemporâneo, excêntrico, expansionismod) silvícola, impecilho, previlégio, requisito, pátioe) jirau, ojeriza, lisonjeiro, gorjeio, sucetível

09 Assinale a opção em que é indevido o emprego do hífen:

a) bem-vindo, pan-americano, recém-nascidob) bi-campeão, micro-região, sub-mundoc) mal-humorado, bem-estar, bel-prazerd) sub-bibliotecário, bem-aventurado, bem-te-vie) capim-açu, além-túmulo, pré-nupcial

10 Assinale a opção em que a inicial maiúscula não foi empregada de acordo com a norma oficial:

a) Conhecida canção diz que esse caubói nasceu no velho Oeste e entre bravos se criou.

b) O rio Amazonas, o maior do mundo em volume d´água, nasce nos Andes.c) No Teatro Municipal assistimos a uma peça em que a Morte promove a

conciliação entre o Amor e o Ódio.d) Políticos em campanha percorrem o país de Norte a Sul, de Leste a Oeste.e) Mãe e mestra, a Igreja já se manifestou sobre a clonagem de seres humanos e

outros temas de flagrante atualidade.

LITERATURA

11 Além de escrever O Mulato (1881) e O Cortiço (1890), suas obras mais conhecidas, Aluísio Azevedo também se distingue como o autor dos seguintes livros:

a) O Tronco do Ipê, Cidades Mortas e O Livro de uma Sogra.b) Negrinha, A Condessa Vésper e O Seminarista.c) Clara dos Anjos, A Mortalha de Alzira e O Índio Afonso.d) O Coruja, O Moço Loiro e A Luneta Mágica.e) Casa de Pensão, Filomena Borges e O Homem.

12 Leia o poema abaixo e, a seguir, responda ao que sobre ele se indaga:

VASO CHINÊS

Estranho mimo aquele vaso! Vi-oCasualmente, uma vez, de um perfumadoContador sobre o mármor luzidio,Entre um leque e o começo de um bordado.

Page 16: SIMULADO 2º ANO

Fino artista chinês, enamorado,Nele pusera o coração doentioEm rubras flores de um sutil lavrado,Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura,Quem o sabe?... de um velho mandarimTambém lá estava a singular figura;

Que arte em pintá-la! a gente acaso vendo-a,Sentia um não sei que com aquele chimDe olhos cortados à feição de amêndoa.

O soneto acima, um dos mais famosos da literatura brasileira, é da autoria de:

a) Alberto de Oliveirab) Olavo Bilacc) Augusto dos Anjosd) Raimundo Correiae) Cruz e Sousa

13 Assinale o item do qual consta uma característica do gênero lírico que NÃO se faz presente no poema “Vaso Chinês”, acima transcrito.

a) O eu lírico recorda, sendo que recordar significa, etimologicamente, sentir de novo no coração.

b) O eu lírico obedece a determinado modelo composicional e métrico.c) Observa-se a renúncia à coerência gramatical e formal.d) O enunciado está livre da historicidade, pois não apresenta nem causas nem

conseqüências.e) O ritmo é constante, graças à utilização de versos isométricos.

14 Leia as afirmativas abaixo, feitas a respeito de Machado de Assis:

I. Em seus livros não há mais heróis a cumprir grandes missões. Neles, há apenas destinos. E destinos sem grandeza.

II. O enredo de seus romances ultrapassa os indivíduos e acaba fixando-se em níveis impessoais: a sociedade e as forças do inconsciente.

III. Sua análise psicológica mostra que o ser humano usa máscaras e as afivela tão firmemente à consciência que acaba por identificar-se com elas.

IV.As acusações explícitas à fútil burguesia carioca engrandecem a sua obra, dotando-a de postura política avançada para a época.

Estão corretas ou são admissíveis:

a) I, II e III b) I, III e IVc) apenas II e IV d) apenas I e IIIe) II, III e IV

15 Assinale a afirmativa cujo enunciado expressa uma característica da poesia de Augusto dos Anjos:

a) Volta-se para a religiosidade, como forma de expressar a perplexidade do homem face ao desconhecido.

b) Utiliza muitos termos científicos, apesar de tais termos serem incompatíveis com o gênero lírico.

c) Descreve paisagens brasileiras de modo absolutamente frio, de acordo com a teoria parnasiana.

d) Estando no pré-Modernismo, já utiliza com freqüência o verso livre, o qual, alguns anos depois, seria a tônica da prática poética.

e) A figura da Virgem Maria confunde-se freqüentemente com a da mulher amada.

16 Ricardo Coração dos Outros, Olga e Floriano Peixoto (este, o segundo presidente do Brasil) são personagens de um famoso romance da literatura brasileira. Trata-se de:

a) Memorial de Aires, de Machado de Assis.b) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.c) Canaã, de Graça Aranha.d) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.e) O Presidente negro, de Monteiro Lobato.

PSC – 2º ANO 2008

LÍNGUA PORTUGUESA

Page 17: SIMULADO 2º ANO

17 Assinale a opção em que todos os vocábulos deverão ser graficamente acentuados por serem proparoxítonos:

a) azafama, filantropo, pudicob) rubrica, hieroglifo, decanoc) ariete, levedo, vermifugod) erudito, bramane, batavoe) periplo, aziago, maquinaria

18 Assinale a opção em que todos os vocábulos estão corretamente grafados:

a) paralisação, improvisação, cicatrizaçãob) excessão, excesso, recessoc) enchada, enxame, enxarcard) lisongeiro, ogeriza, nojeirae) genipapo, gerimum, jiló

19 Assinale a opção em que há erro no emprego das iniciais maiúsculas, de acordo com a ortografia oficial:

a) Durante a Idade Média, os escritores da Antiguidade Clássica foram praticamente esquecidos.

b) Temos amigos que já percorreram o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste.c) No Shopping da Vila, mais um filme sobre a conquista do Oeste, tema

recorrente do cinema americano.d) Há quem combata a Igreja, que prudentemente ainda se opõe a certos avanços

científicos.e) A Formiga fez à Cigarra esta pergunta embaraçosa: por que não trabalhas?

20 Assinale a opção em que o elemento mórfico em destaque não está corretamente analisado:

a) contOu – vogal temáticab) correREi – desinência modo-temporalc) concorrO – desinência número-pessoald) consumA – vogal temáticae) caláVEis – desinência modo-temporal

21 Assinale a opção correspondente à frase cuja lacuna não pode ser preenchida pela preposição entre parênteses:

a) Há pessoas ____ quem é melhor que sejamos amigos. (de)b) Há pessoas ____ cujas idéias não é possível concordar. (com)c) Há pessoas ____ cuja orientação devemos divergir. (de)d) Há pessoas ____ cuja vida podemos sem receio espelhar-nos. (em)e) Há pessoas ____ cuja autoridade nos insurgimos. (a)

22 Assinale a opção em que é absolutamente inadmissível a ênclise:

a) Haviam-no já considerado morto.b) O bandido tinha escondido-se em baixo da cama.c) O policial não deveria tê-lo libertado.d) Não devemos calar-nos diante das injustiças.e) O barco ia lentamente afastando-se do cais.

23 Assinale a opção em que em uma das frases do par a concordância não está de acordo com a norma culta:

a) Poucos dentre nós conhecíamos tais proibições.Poucos dentre nós conheciam tais proibições.

b) Não se podem admitir essas práticas.Não se pode admitir essas práticas.

c) Consertam-se aparelhos elétricos e eletrônicos.Conserta-se aparelhos elétricos e eletrônicos.

d) Hajam vista as obras de Drummond.Haja vista as obras de Drummond.

e) Nossos problemas parecem não ter fim.Nossos problemas parece não terem fim.

24 Assinale a opção em que ocorre silepse de pessoa:

a) Vossa Excelência pode ficar descansado: não voltarei a importuná-lo.b) Sede franco comigo.c) Mês passado estive em São Paulo, que estava muito fria.d) Entramos os três, em fila, cabisbaixos, na sala da diretora.e) Coisa curiosa é gente velha! Como comem!

Page 18: SIMULADO 2º ANO

25 Assinale a opção em que não há erro de qualquer natureza:

a) Além de complicações de quadros associados à infartos e derrames, a alta concentração de ozônio leva à piora de outros, como àqueles de câncer no pulmão. Na estimativa dos cientistas, o ozônio é benéfico à vida de 10 a 50 quilômetros por formar uma camada atmosférica que atua como barreira contra a radiação solar.

b) Fostes tu quem divulgastes que boa parte dos presos dorme no chão, mas foi eu que ficou mau na foto com o diretor.

c) Os assassinos do antropólogo haviam escondido-se, bem escondidinhos, na mata; os policiais, entretanto, teriam-nos encontrado menos penosamente, caso logo tivesse recorrido a mateiros experientes.

d) As grandes cidades estão restringindo cada vez mais o acesso de carros as suas regiões centrais, o que fazem para evitar que um dia seus habitantes tenha de usar máscaras de oxigênio para sobreviverem à substâncias tóxicas.

e) Muitos de nós ainda não nos convencemos de que aquele rapaz, conhecido por seu mau caráter, é um dos que explora a miséria para auferir dividendos eleitorais.

26 Assinale a alternativa em que se observa erro de concordância:

a) Nas viagens aéreas, tem acontecido ultimamente atrasos que deixam qualquer passageiro estressado.

b) Tratava-se de casos o mais complicados possível.c) A senhora não escondia que estava meio irritada com a situação.d) Faltava ainda computar os votos de dez urnas, mas o candidato já estava

comemorando a vitória.e) Bastavam apenas dois condôminos para que a reunião se realizasse em

primeira convocação.

LITERATURA

27 Todas as afirmativas abaixo expressam características do romance romântico brasileiro, exceto:

a) Tornou-se comum a busca de temas históricos para a elaboração do enredo.b) Os ficcionistas passam a fundir realidade e fantasia, análise e invenção.c) Preferência por personagens-tipo, resultado de sínteses de variados traços.d) As leis científicas predominam sobre as concepções transcendentais e

teológicas.

e) Houve a preocupação com uma língua nacional, liberta das normas clássicas.

28 O enredo trata de uma fascinante moça chamada Carolina, na qual um jovem chamado Augusto acabará, mediante intervenções de cunho casamenteiro, por reconhecer o primeiro amor de sua infância.

A afirmativa acima refere-se ao romance:

a) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.b) A Pata da gazela, de José de Alencar.c) O Tronco do ipê, de José de Alencar.d) O Moço loiro, de Joaquim Manuel de Macedo.e) O Seminarista, de Bernardo Guimarães.

29 Leia o trecho abaixo para, em seguida, responder ao que sobre ele se indaga:

De repente, os sons melancólicos de um clarim prolongaram-se pelo ar quebrando o concerto da tarde; era um dos aventureiros que tocava a Ave-Maria.

Todos se descobriram.D. Antônio de Mariz, adiantando-se até à beira da esplanada para o lado

do ocaso, tirou o chapéu e ajoelhou.Ao redor dele vieram agrupar-se sua mulher, as duas moças, Álvaro e D.

Diogo; os aventureiros, formando um grande arco de círculo, ajoelharam-se a alguns passos de distância.

Era uma cena ao mesmo tempo simples e majestosa. Loredano foi o único que conservou o seu sorriso desdenhoso.

Pelo ambiente descrito e pelo nome de personagens, podemos afirmar que se trata de um trecho do romance:

a) O Sertanejo, de José de Alencar.b) O Garimpeiro, de Bernardo Guimarães.c) As Minas de prata, de José de Alencar.d) A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.e) O Guarani, de José de Alencar.

Leia as estrofes abaixo e, em seguida, responda às questões que a elas se referem:

Page 19: SIMULADO 2º ANO

Não quero o Zeus Capitolino, Hercúleo e belo,Talhar no mármore divino Com o camartelo.

Que outro – não eu! – a pedra corte Para, brutal,Erguer de Atene o altivo porte Descomunal.

Mais que esse vulto extraordinário, Que assombra a vista,Seduz-me um leve relicário De fino artista.

30 três estrofes acima reproduzidas marcam o início de um dos mais famosos poemas da Literatura Brasileira. Trata-se de:

a) “Vaso grego”, de Alberto de Oliveira.b) “Profissão de fé”, de Olavo Bilac.c) “Mal secreto”, de Raimundo Correia.d) “Antífona”, de Cruz e Sousa.e) “Psicologia de um vencido”, de Augusto dos Anjos.

31 Ainda a respeito das estrofes acima, pode-se dizer que:

a) Por apresentarem uma religiosidade latente, estabelecem que o poema se vincula ao Parnasianismo.

b) Por apresentarem intensa musicalidade, com uso de versos de diferentes medidas, indicam que o poema se inclui no estilo simbolista.

c) Por se referirem a deuses gregos – Zeus, Atene –, indicam que o poema se inclui no estilo parnasiano.

d) Por apresentarem referências à arte da escultura, estabelecem que o poema se vincula ao Simbolismo.

e) Por apresentarem, simultaneamente, características parnasianas e simbolistas, indicam que o poema se inclui no Pré-modernismo.

32 Assinale a opção que não apresenta de modo correto a relação entre a obra e seu autor:

a) Urupês, de Graça Aranha b) Clara dos Anjos, de Lima Barretoc) Eu, de Augusto dos Anjosd) Casa de pensão, de Aluísio Azevedo

PSC – 2º ANO 2009

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Assinale a opção em que há vocábulo erroneamente grafado:

a) No pátio, dois simpáticos crioulos, bastante suados, se digladiavam verbalmente.

b) Fez-se grande o burburinho no botequim, depois que João Batista atingiu Filipe com um objeto pontiagudo

c) Não se trata de privilégio, mas de preencher os requisitos para a função.d) Traga o candieiro. É melhor previnir do que remediar.e) Não surtiram efeitos os medicamentos para curar o silvícola da disenteria.

02. Assinale a opção em que todos os claros devem ser preenchidos com a letra Z:

a) corte__ia, pesqui__a, bi__arb) parali__ar, anarqui__ar, ave__inhac) cupide__, improvi__ar, ojeri__ad) bali__a, proe__a, desli__ar e) vulgari__ar, catequi__ar, anali__ar

03. Assinale a opção em que a forma verbal não apresenta vogal temática nem desinência modo-temporal:

a) refaço b) realizouc) reduzad) recebíeise) relatavas

Page 20: SIMULADO 2º ANO

04. Assinale a opção em que há erro na forma verbal:

a) Gostaria de conversar com seu amigo. Se você o vir, peço-lhe que dê meu recado.

b) A colisão teria sido pior, se você não tivesse conseguido frear o carro.c) Diga que ele pode vim à tarde.d) Abstinha-se de tudo que lhe pudesse fazer mal.e) Faça ao depoente perguntas embaraçosas. Se ele se contradisser, melhor

para nós.

05. Assinale a opção em que há erro de concordância:

a) Quantos anos hão de fazer que não nos vemos, caro amigo?b) A teu ver, quais as providências que conviria tomar?c) Quando a sirene soou, ainda faltava resolver dois problemas.d) Nem sempre os filhos saem tais quais seus pais.e) Da imponente mansão não restam senão ruínas.

06. Assinale a opção em que a norma culta da língua repudia a colocação do pronome oblíquo:

a) A polícia não deveria tê-los liberado, sem antes fichá-los.b) Se você tivesse consultado-me, diria-lhe que aceitasse a proposta.c) Pensei que não havia de acostumar-me a viver nesta cidade.d) A menina ia transformando-se rapidamente em bela mulher.e) O bandido tinha-se escondido no galinheiro.

07. Assinale a opção que se completa corretamente com a preposição entre parênteses:

a) Ainda me lembro dos passeios ____ que meu avô me levava. (a)b) O levantamento ____ que se procedeu revelou irregularidades

estarrecedoras. (a)c) A efusão ____ que me cumprimentou muito me comoveu. (em)d) Pessoas há, até muito queridas, ___ cujas idéias, entretanto, não

simpatizamos. (com)e) Eram insuficientes as informações ___ que dispúnhamos. (de)

08. Assinale a opção em que ocorre silepse de gênero:

a) “Hão de chorar por ela os cinamomos”. (Alphonsus de Guimaraens)b) “Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove”. (Olavo Bilac) c) “Esbraseia o Ocidente na agonia o sol”. (Raimundo Correia)d) “Está cheio de gente aqui. Tire esse povaréu da minha casa. Que é que eles

querem?” (Dalton Trevisan)e) “Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins públicos” (Machado

de Assis)

09. Assinale a opção em que o acento indicativo de crase é indevido:

a) Isto me cheira à negociata entre as partes.b) A cidade de Manaus está ligada à de Itacoatiara por meio de rodovia.c) Plantou laranjeiras em seu sítio, às quais muito carinho dedica.d) À que melhor trabalho fizer, oferecerei o Novo Aurélio.e) O ideal é sempre aliar a teoria à prática.

10. Assinale a opção em que não há erro de qualquer natureza:

a) Entrou no gabinete recem pintado. O cheiro de tinta fresca lhe fez espirrar.b) Lembrei-me que, certa vez, me disseste que a agitação das grandes cidades

preferias a paz dos campos. Confirmas?c) Recomendei-lhes que deixassem bem fechadas a porta e as janelas.d) Ele sempre trazia as unhas o mais aceadas possível.e) Anexo a presente, segue a relação dos títulos em duplicata em nossa

biblioteca.

LITERATURA

Leia o texto abaixo, intitulado “Debaixo do Tamarindo”, e, em seguida, responda ao que sobre ele se indaga:

No tempo de meu Pai, sob estes galhos,Como uma vela fúnebre de cera,Chorei bilhões de vezes com a canseiraDe inexorabilíssimos trabalhos!

Hoje, esta árvore, de amplos agasalhos,Guarda, como uma caixa derradeira,O passado da Flora Brasileira

Page 21: SIMULADO 2º ANO

E a paleontologia dos Carvalhos!

Quando pararem todos os relógiosDe minha vida, e a voz dos necrológiosGritar nos noticiários que eu morri,

Voltando à pátria da homogeneidade,Abraçada com a própria EternidadeA minha sombra há de ficar aqui!

11. O soneto acima, pelo uso de palavras longas e pouco usuais (“inexorabilíssimos”, “homogeneidade”) e pelo assunto desenvolvido, é facilmente identificável como sendo de:

a) Graça Aranhab) Olavo Bilacc) Alberto de Oliveirad) Raimundo Correiae) Augusto dos Anjos

12. A obra em que Machado de Assis expõe as desventuras de Rubião, indivíduo que, tendo herdado uma fortuna, se vê envolvido por Palha e Sofia, no Rio de Janeiro, vendo-se, posteriormente, despojado de seus bens, intitula-se:

a) Quincas Borbab) Memorial de Airesc) Ressurreiçãod) Dom Casmurroe) A Mão e a luva

13. Assinale a afirmativa que NÃO se refere de modo correto ao Simbolismo:

a) Surgido da inteligência européia, afirmou-se como uma oposição vigorosa ao triunfo do fato e das coisas sobre o sujeito.

b) É uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX.

c) Os cultores desse estilo tinham a aspiração de integrar a poesia na vida cósmica, privilégio que tradicionalmente coube à religião e à filosofia.

d) As posturas estéticas do período almejavam a apreensão direta de valores transcendentais, como o Bem, o Verdadeiro, o Sagrado.

e) Converge para ideais anti-românticos, abrindo caminho para o exercício de uma outra linguagem, mais aderente aos sentidos e aos objetos.

14. Assinale a opção que NÃO apresenta de modo correto a relação entre o personagem e seu criador:

a) O diretor Aristarco – Raul Pompéiab) O português João Romão – Lima Barreto c) Capitu, a dos olhos de ressaca – Machado de Assisd) Milkau, o imigrante alemão – Graça Aranhae) O doutor Cirino – Visconde de Taunay

15. Leia os versos abaixo:

Quando Ismália enlouqueceu,Pôs-se na torre a sonhar...Viu uma lua no céu,Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,Banhou-se toda em luar...Queria subir ao céu,Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,Na torre pôs-se a cantar...Estava perto do céu,Estava longe do mar...

As estrofes reproduzidas constituem o início de um dos mais famosos poemas da literatura de nosso País: “Ismália”. Seu autor é:

a) Augusto dos Anjosb) Olavo Bilacc) Cruz e Sousad) Alberto de Oliveirae) Alphonsus de Guimaraens

Page 22: SIMULADO 2º ANO

16. Assinale a opção que caracteriza a prosa de Bernardo Guimarães:

a) Ideologicamente, propaga as idéias liberais da época, afirmando-se ao lado dos oprimidos e agredindo as estruturas sociais então vigentes.

b) Sua cosmovisão contém os germens lançados pelo cientificismo libertário de Tobias Barreto, de Sílvio Romero e da Escola do Recife.

c) Tingiu-se de Naturalismo, já que o enredo e os personagens submetem-se ao destino cego das “leis naturais”.

d) Seu regionalismo mistura elementos tomados à narrativa oral, os “causos” e as “estórias” do sertão de Minas e Goiás, com uma boa dose de idealização.

e) Desnudou as mazelas da vida pública e procedeu a um profundo exame psicológico das personagens, buscando descobrir o motivo de suas ações.

PSC – 2º ANO 2010

LÍNGUA PORTUGUESA

01. Leia a crônica “Um Pé de Milho”, de Rubem Braga:

“Os americanos, através do radar, entraram em contato com a lua, o que não deixa de ser emocionante. Mas o fato mais importante da semana aconteceu com o meu pé de milho.

Aconteceu que no meu quintal, em um monte de terra trazido pelo jardineiro, nasceu alguma coisa que podia ser um pé de capim – mas descobri que era um pé de milho. Transplantei-o para o exíguo canteiro na frente da casa. Secaram as pequenas folhas, pensei que fosse morrer. Mas ele reagiu.

Quando estava do tamanho de um palmo veio um amigo e declarou desdenhosamente que na verdade aquilo era capim. Quando estava com dois palmos veio outro amigo e afirmou que era cana.

Sou um ignorante, um pobre homem de cidade. Mas eu tinha razão. Ele cresceu, está com dois metros, lança as suas folhas além do muro – e é um esplêndido pé de milho. Já viu o leitor um pé de milho? Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais – mas é diferente. Um pé de milho sozinho, em um canteiro, espremido, junto do portão, numa esquina de rua – não é um número numa lavoura, é um ser vivo e independente. Suas raízes roxas se agarram no chão e suas folhas longas e verdes nunca estão imóveis. Detesto comparações surrealistas – mas na glória de seu crescimento, tal como o vi em uma noite de

luar, o pé de milho parecia um cavalo empinado, as crinas ao vento – e em outra madrugada parecia um galo cantando.

Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho pendoou. Há muitas flores belas no mundo, e a flor de milho não será a mais linda. Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma força e uma alegria que fazem bem. É alguma coisa de vivo que se afirma com ímpeto e certeza. Meu pé de milho é um belo gesto da terra. E eu não sou mais um medíocre homem que vive atrás de uma chata máquina de escrever: sou um rico lavrador da Rua Júlio de Castilhos”.

Assinale a opção errada quanto ao emprego dos verbos:

a) Se reescrevêssemos o segundo período do último parágrafo no imperfeito, ele assim ficaria: “Havia muitas flores belas no mundo, e a flor de milho não seria a mais linda.”b) O cronista, com habilidade, mescla algumas vezes o presente com o imperfeito, como se observa nos dois períodos iniciais do terceiro parágrafo.c) No geral, o autor escreve no presente sobre fatos acontecidos em passado recente. d) O verbo “trazer”, no segundo parágrafo, está empregado numa construção em que a voz é passiva.e) Passada para a voz passiva, a frase “Já viu o leitor um pé de milho?” ficaria assim: “Um pé de milho já foi visto pelo leitor?”

02. As seguintes palavras constantes da crônica foram acentuadas em obediência à mesma regra:

a) exíguo – Júlio – imóveisb) através – atrás – inevitávelc) será – é – hád) medíocre – número – aléme) ímpeto – esplêndido – máquina

03. O vocábulo que NÃO admite dupla pronúncia, dentre os relacionados abaixo, é:

a) hieróglifob) biópsia c) sóror

Page 23: SIMULADO 2º ANO

d) zênite e) ambrósia

04. Assinale a opção que contém erro de regência:

a) Ela não conseguiu perdoar ao namorado a sua traição.b) Então, ele me disse que jamais vira os filmes que eu assistira na juventude.c) Gostava, sobretudo, que lhe elogiassem a inteligência e a astúcia.d) Preveni-o de que não haveria perdões nem para faltas nem para atrasos.e) Muito criticado por suas medidas, o diretor da escola visava apenas ao bem dos alunos.

05. Dentre os vocábulos relacionados abaixo, somente um é indivisível, isto é, possui apenas um elemento mórfico. Assinale-o.

a) cantorb) pôrc) lápisd) faça e) corredor

06. Um dos itens abaixo apresenta formas verbais constituídas apenas pelo radical e pela desinência número-pessoal. Assinale-o.

a) conseguindo – falando – perdendob) atendo – procuro – perceboc) acabar – partir – falard) erigimos – conversamos – perdemose) preenche – adiciona – dorme

07. Nos exemplos abaixo, o pronome pessoal átono funciona como objeto direto, EXCETO em:a) Desde então, eu nunca mais o vi.b) Você não pode nos condenar sem ouvir as nossas razões.c) Quando eu estava doente, João Batista sempre me visitou no hospital.d) Agora já não lhe respeito como líder.e) Tua família espera te abraçar pela aprovação.

08. Assinale a opção da qual consta frase na vozpassiva:

a) No horizonte distante o sol nasce.b) Por Guimarães Rosa foram escritos estes contos.c) Os noivos receberam inúmeros e valiosos presentes.d) Apesar da violenta briga, eles não se feriram.e) Encontraram-se por acaso e se cumprimentaram com alegria.

09. As frases abaixo, em que os verbos estão empregados em tempos compostos, foram passadas para a voz passiva. Um dos itens, porém, não o foi de modo correto. Assinale-o.

a) Os estudantes haverão aprendido o significado da ética?O significado da ética haverá sido aprendido pelos estudantes?b) A última enchente tinha destruído muitas casas.Muitas casas tinham sido destruídas pela última enchente.c) Não temos lido muitos livros e revistas.Muitos livros e revistas não têm sido lidos por nós.d) Os primeiros desbravadores do oceano teriam utilizado frágeis naus.Frágeis naus teriam sido utilizadas pelos primeiros desbravadores do oceano.e) Vós tendes visto muitas novidades na Amazônia?Muitas novidades na Amazônia tende sido vistas por vós?

LITERATURA

10. Assinale a alternativa em que há palavra(s) que, segundo as normas oficiais, deveria(m) ser grafada(s) com inicial maiúscula:

a) Muitos idiomas, além do português, são falados no noroeste amazônico: o tucano, o baniwa, o tariana.b) A lei que libertou os escravos, no século XIX, foi muito comemorada pelos abolicionistas.c) Durante a idade média, ao contrário do que aconteceu na antiguidade clássica, a filosofia não teve grande desenvolvimento.d) De norte a sul já percorri o território brasileiro, procurando relíquias arqueológicas.e) A primavera e o verão são as estações mais amadas nos países de clima frio.LITERATURA11. Senhora, de José de Alencar, desmente a ideia de que a sensualidade é prerrogativa dos romances contemporâneos, e que aos romances românticos cabia

Page 24: SIMULADO 2º ANO

apenas amor platônico. Observe os fragmentos abaixo, todos retirados de ALENCAR, José. Senhora. 34 ed. São Paulo: Ática, 2003, e assinale a alternativa que não comprova a ideia apresentada acima:

a) “Sem galopes infernais e as extravagantes figuras que fazem das quadrilhas e valsas um perfeito corrupio de doidos ou um redemoinho de gente tocada da tarântula, reinava ali sempre uma animação de bom gosto queexcitava o prazer e derramava a alegria sem amarrotar as moças, nem espremer as damas entre os cavalheiros.”b) “Aurélia cerrara a meio as pálpebras; seus longos cílios franjados, que roçavam o cetim das faces, sombrearam o fogo intenso do olhar, que escapava-se agora em chispas sutis, e feriam o semblante de Seixas com os rútilos de uma estrela. A valsa é filha das brumas da Alemanha, e irmã das louras valquírias do norte. [...] Há nessa dança impetuosa alguma cousa que lembra os mistérios consagrados a Vênus pela Grécia pagã, ou o delírio das bacantes quando agitavam o tirso.”c) “Se Adelaide inclinava-se à frente para trocar alguma observação, bombeava graciosamente diante de Fernando as espáduas que a luz do gás esbatendo-se em cheio jaspeava. Se a moça apoiava-se indolentemente à coluna, era o seu lindo colo vazado por decote de ninfa, que se oferecia aos olhos de Fernando.”d) “Aurélia procurou a mão do marido e encostoua na testa. Debruçando-se para ela com esse movimento, Seixas roçara com o braço o contorno de um seio palpitante. A moça estremeceu como se a percutisse uma vibração íntima, e apertou com uma crispação nervosa a mão do marido que ela conservara na sua.”e) “Aurélia fitou o retrato com delícia. Arrebatada pela veemência do afeto que intumescia-lhe o seio, pousou nos lábios frios e mortos da imagem um beijo férvido, pujante, impetuoso; um desses beijos exuberantes que são verdadeiras explosões da alma irrupta pelo fogo de uma paixão subterrânea, longamente recalcada.”

12. “Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente, uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio d’água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; viase-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos.” (AZEVEDO, Aluísio de. O Cortiço. São Paulo: Martins Fontes, 1968.)

Este fragmento pertence a O Cortiço, obra emblemática do Naturalismo. São características desse fragmento, típicas desse movimento literário, entre outras,

a) o idealismo na descrição feminina.b) a sensualidade idealizada.c) a visão da realidade atrelada aos elementos naturais.d) a fuga à realidade, a partir de um local idealizado, como o cortiço.e) a descrição visando aproximar homens de animais e destacar aspectos desagradáveis do ambiente.

13. O Realismo e o Naturalismo são movimentos surgidos na segunda metade do século XIX, marcada por transformações econômicas, científicas e ideológicas. Sobre esses dois movimentos, assinale a alternativa incorreta.

a) Para realistas e naturalistas (em linhas gerais dos movimentos), a neutralidade diante do tema é fundamental, por isso preferem a narrativa em 3ª pessoa.b) O Realismo brasileiro teve poucos seguidores. Iniciou-se com Machado de Assis, porém seu expoente máximo foi Augusto dos Anjos com sua poesia de cunho cientificista.c) O Naturalismo é considerando uma radicalização do Realismo, acrescentando-lhe aos princípios e características uma visão fisiológica da existência.d) O Naturalismo prefere retratar em seus textos as camadas mais baixas da sociedade, sendo esse um dos pontos de afastamento em relação ao Realismo, que retrata a elite.e) Aluísio de Azevedo iniciou o Naturalismo no Brasil, com O Mulato.

Para responder a questão 14, coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta.14. Pode-se descrever o Parnasianismo como um movimento ( ) cujo conteúdo é mais importante que a forma de seus textos.( ) que trabalha com temas greco-latinos e prefere formas fixas, como o soneto.( ) que legou obras de cunho social, preocupado com a situação do país em seu tempo.( ) cujo descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o ambiente político de seus respectivos momentos históricos.( ) em que a mulher é apresentada como a musa inspiradora, situada em meio à natureza brasileira.

a) F – V – F – V – Fb) V – V – F – F – V

Page 25: SIMULADO 2º ANO

c) F – V – F – F – Fd) F – F – F – V – Ve) V – F – F – F – V

15. Considere o poema abaixo, de Alphonsus de Guimaraens:

Quando Ismália enlouqueceu,Pôs-se na torre a sonhar...Viu uma lua no céu,Viu outra lua no mar.No sonho em que se perdeu,Banhou-se toda em luar...Queria subir ao céu,Queria descer ao mar...E, no desvario seu,Na torre pôs-se a cantar...Estava perto do céu,Estava longe do mar...E como um anjo pendeuAs asas para voar...Queria a lua do céu,Queria a lua do mar...As asas que Deus lhe deuRuflaram de par em par...Sua alma subiu ao céu,Seu corpo desceu ao mar...

Sobre ele é incorreto afirmar que

a) é um texto que caracteriza a essência do Simbolismo ao usar a loucura e a torre como alegorias do distanciamento do mundo terreno.b) a presença da música, da cor prateada, da loucura, do mar e do céu, confirmam a inserção do texto no Simbolismo.c) a dualidade corpo e alma está presente no poema, nas imagens do mar e do céu, unidas pelo objeto de desejo: a lua.d) é um poema que traz como tema o suicídio religioso.e) Ismália recebeu um par de asas para o corpo e outro para a alma, conduzindo a alma ao céu e o corpo ao mar, desfazendo a ideia de suicídio, que pressuporia queda.

17. Leia o soneto a seguir, de Augusto dos Anjos

Psicologia de um vencidoEu, filho do carbono e do amoníaco,Monstro de escuridão e rutilância,Sofro, desde a epigênese da infância,A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,Este ambiente me causa repugnância...Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsiaQue se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -Que o sangue podre das carnificinasCome, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,E há-de deixar-me apenas os cabelos,Na frialdade inorgânica da terra!

A partir desse soneto, é correto afirmar:

I. Ao se definir como “filho do carbono e do amoníaco”, o eu lírico se declara apenas matéria.II. O amoníaco contrapõe-se ao carbono, compondo a dualidade corpo e alma.III. O texto apresenta o ciclo de vida e morte, composto por dor e sofrimento, tendo a morte como o inevitável iminente, porém reconfortante.

Assinale:

a) Apenas II e III estão corretas.b) Apenas I está correta.c) Apenas III está correta.d) Todas estão corretas.e) Todas estão erradas.

Page 26: SIMULADO 2º ANO

ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL – DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

PROF.º ALEX OLIVEIRA DA SILVA(Língua e Literatura Portuguesa)