simulado comissário de voo

4
CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS DISCIPLINA: REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO SIMULADO - 1ª AULA ALUNO: __________________________________________________________________________ DATA: __/__/__ 1. A quem compete a responsabilidade da administração aeronáutica militar e civil no Brasil: a) Ministério da Administração; b) Ministério dos Transportes; c) Comando da Aeronáutica; d) Ministério da Defesa. 2. O anexo I da OACI trata de: a) Serviços de Informações Aeronáuticas; b) Aeronavegabilidade de aeronaves; c) Licenças de pessoas; d) Busca e salvamento. 3. Em termos de segurança de vôo, torna-se necessário o cumprimento das normas estabelecidas nos anexos da(o): a) ONU; b) IATA; c) OACI; d)SIPAER. 4. O tripulante responsável pela operação e segurança da aeronave e que exerce a autoridade que a legislação lhe atribui, é: a) Co-piloto; b) Comandante; c) Comissário; d) Mecânico de vôo. 5. Qual o significado da sigla OACI: a) Organização de Aeronautas Civis e Militares; b) Organização de Aviação Civil Internacional; c) Organização de Aviação Coordenada Internacional; d);Associação Internacional de Transporte Aéreo. 6. Em que ano foi realizada a Convenção de Chicago: a)1914; b) 1941; c) 1944; d) 1954. 7. A ONU tem como Agência Técnica a(o): a) IATA; b) OACI; c) DECEA; d) DAC. 8. A Associação Internacional que tem por objetivo assegurar transportes aéreos rápidos, cômodos, seguros e econômicos, tanto para as empresas aéreas como para o público em geral, tem como sigla: 1

Transcript of simulado comissário de voo

Page 1: simulado comissário de voo

CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

DISCIPLINA: REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO

SIMULADO - 1ª AULA

ALUNO: __________________________________________________________________________

DATA: __/__/__

1. A quem compete a responsabilidade da administração aeronáutica militar e civil no Brasil:

a) Ministério da Administração; b) Ministério dos Transportes;c) Comando da Aeronáutica; d) Ministério da Defesa.

2. O anexo I da OACI trata de:a) Serviços de Informações Aeronáuticas; b) Aeronavegabilidade de aeronaves;c) Licenças de pessoas; d) Busca e salvamento.

3. Em termos de segurança de vôo, torna-se necessário o cumprimento das normas estabelecidas nos anexos da(o):

a) ONU; b) IATA;c) OACI; d)SIPAER.

4. O tripulante responsável pela operação e segurança da aeronave e que exerce a autoridade que a legislação lhe atribui, é:

a) Co-piloto; b) Comandante;c) Comissário; d) Mecânico de vôo.

5. Qual o significado da sigla OACI:a) Organização de Aeronautas Civis e Militares; b) Organização de Aviação Civil Internacional;c) Organização de Aviação Coordenada Internacional; d);Associação Internacional de Transporte Aéreo.

6. Em que ano foi realizada a Convenção de Chicago:a)1914; b) 1941;c) 1944; d) 1954.

7. A ONU tem como Agência Técnica a(o):a) IATA; b) OACI;c) DECEA; d) DAC.

8. A Associação Internacional que tem por objetivo assegurar transportes aéreos rápidos, cômodos, seguros e econômicos, tanto para as empresas aéreas como para o público em geral, tem como sigla:

a) OACI; b) IATA;c) OTAM; d) ONU.

9. A aviação civil abrange as atividades:a) Militar, comercial e privada; b) Comercial, privada e jurídica;c) Militar, pública e desportiva; d) Comercial, privada e desportiva.

10. Os aeroportos destinados às aeronaves nacionais ou estrangeiras na realização de serviços aéreos internacionais, regulares ou não regulares, serão classificados como:a) Aeródromos; b) Heliportos;c) Aeroportos internacionais; d) Helipontos.

11. Pessoas devidamente habilitadas que exercem funções específicas à bordo de aeronaves recebem o nome de:

1

Page 2: simulado comissário de voo

a) Aviadores; b) Aeronautasc) Tripulantes; d) Aeronavegantes.

12. Todos os tripulantes são técnica e disciplinarmente subordinados ao:a) Comissário; b) Co-piloto;c) Comadante; d) Mecânico de vôo.13. Dos órgãos abaixo, indique o responsável pela fiscalização do cumprimento das normas relativas à aviação civil no Brasil:a) SRPV; b) SERAC;c) COMAR; d) CERNAI.

14. As aeronaves designadas para a realização de serviços para a órgãos da Administração Pública Indireta, são classificadas como:a) Militares; b) Privadas;c) Públicas; d) Governamentais.

15. A OACI divulga suas normas e recomendações por meio de:a) Anexos; b) Erratas;c) Emendas; d) Circulares.

16. As autoridades aeronáuticas responsáveis pela aviação civil e pela parte operacional e técnica de proteção ao vôo são, respectivamente:a) DECEA e DAC; b) SERAC e SPVc) DAC e DECEA; d) SAC e SPV.

17. Vôos cujos aeródromos de partida e primeiro pouso estão situados no território do Brasil, são considerados vôos:a) Domésticos; b) Regulares;c) Nacionais; d) Internacionais.

18. Pista orientada no rumo magnético 006 graus, terá cabeceiras numeradas por:a) 06 e 22; b) 36 e 18;c) 01 e 19; d) 00 e 18.

19. Aeronave brasileira é aquela:a) Fabricada no Brasil; b) Pintada no Brasil;c) Explorada por brasileiros; d) De matrícula brasileira.

20. Uma pista que tenha as cabeceiras orientadas nos rumos magnéticos 076 e 256 graus, levará os números:a) 07 e 25; b) 08 e 26;c) 70 e 25; d) 076 e 256.

21. Uma pista orientada no rumo 358 graus tem como número designativo:a) 00; b) 18;c) 36 d) 35

22. As aeronaves pertencentes a empresa de transporte aéreo regular são enquadradas como:a) Públicas; b) Privadas;c) Comerciais; d) Arrendadas.

23. A OACI possui sua sede em:a) Chicago; b) Nova Iorque;c) Montreal; d) Genebra.

24. Os aeródromos destinados ao tráfego nacional das aeronaves são chamados de:a) Domésticos; b) Internacionais;c) Nacionais; d) Alternativas.

2

Page 3: simulado comissário de voo

25. A orientação de uma pista é referida ao Norte:a) Verdadeiro; b) Magnético;c) Geográfico; d) Bússola.

26. Na construção de um aeródromo, a pista deve ser orientada na direção dos ventos:a) Predominantes; b) De cauda;c) De proa; d) Do sul.

27. A sigla CINDACTA significa:a) Centro Internacional de Defesa e Controle de Tráfego e Alarme;b) Centro de Defesa Aérea e Controle de Tráfego;c) Controle Integrado de Defesa Aérea e Centro de Tráfego Aéreo;d) Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

28. O órgão internacional que foi criado visando a padronização internacional da aviação civil é o(a):a) DECEA; b) OACI;c) COMAR; d) ONU.

29. O “Método Recomendado” pela OACI é estabelecido de comum acordo, sendo desejável, mas não essencial. O conjunto dos mesmos recebe a denominação de:a) Diferenças; b) Anexos;c) Documentos; d) Regras.

30. O ato oficial por meio do qual o Comandante do COMAR autoriza a utilização de um aeródromo privado denomina-se:a) Registro; b) Homologação;c) Autorização; d) Liberação.

31. As aeronaves brasileiras classificam-se em:a) Públicas e Privadas; b) Militares e Públicas;c) Privadas e Civis; d) Civis e Militares.

32. As aeronaves são bens registráveis através de assentamentos no(a):a) Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB);b) Organização de Aviação Civil Internacional (OACI);c) Publicação de Informação Aeronáutica (AIP);d) Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV).

3