Simulado Dia 1 19-09

27
SIMULADO - ENEM 1 PRIMEIRO DIA 19 de setembro de 2015 Início às 14h30, com duração de 4h30 SÓ ABRA ESTE CADERNO DE QUESTÕES QUANDO AUTORIZADO LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO 01| Esta prova é composta de 90 questões, assim distribuídas: ÁREA DO CONHECIMENTO QUESTÕES CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1 a 45 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 46 a 90 02| Após ser autorizado, abra este caderno de questões, verifique o seu conteúdo e solicite imediatamente a sua troca, caso faltem folhas ou existam falhas na impressão. 03| Para se dirigir aos fiscais, erga o braço e aguarde ser atendido. 04| Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas 2 horas do início da aplicação. 05| O candidato que for flagrado portando quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo desligados - in- clusive telefone celular - terá a sua prova anulada. Não leve esses aparelhos eletrônicos para o banheiro, pois o porte desses, nessa situação, também ocasionará a anulação da prova.

description

Simulado!

Transcript of Simulado Dia 1 19-09

Page 1: Simulado Dia 1 19-09

SIMULADO - ENEM

1PRIMEIRO DIA19 de setembro de 2015

Início às 14h30, com duração de 4h30

SÓ ABRA ESTE CADERNO DE QUESTÕES QUANDO AUTORIZADO

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO

01| Esta prova é composta de 90 questões, assim distribuídas:

ÁREA DO CONHECIMENTO QUESTÕES

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1 a 45

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 46 a 90

02| Após ser autorizado, abra este caderno de questões, verifique o seu conteúdo e solicite imediatamente a sua troca, caso faltem folhas ou existam falhas na impressão.

03| Para se dirigir aos fiscais, erga o braço e aguarde ser atendido.

04| Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas 2 horas do início da aplicação.

05| O candidato que for flagrado portando quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo desligados - in-clusive telefone celular - terá a sua prova anulada. Não leve esses aparelhos eletrônicos para o banheiro, pois o porte desses, nessa situação, também ocasionará a anulação da prova.

Page 2: Simulado Dia 1 19-09

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - QUESTÕES 01 a 45

01|

MINERAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESAhttp://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-crise-mineracao.htm

PAISAGEM INDUSTRIAL INGLESAhttp://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-industrial.htm

As duas figuras simbolizam dois processos econômicos que se consolidaram e se expandiram no século XVIII, provocando am-plas e irreversíveis modificações nos respectivos ecossistemas.

As relações históricas entre os dois processos podem ser consideradas

A meramente cronológicas, pois ambos se desenvolveram nos inícios do século XVIII, época em que se expandia, tanto na Europa quanto nas Américas colonizadas pelos europeus, a utilização do trabalho escravo dos negros africanos devidamente controlados e administrados pe-los seus proprietários, os membros da elite branca.

B muito tênues, na medida em que apenas representam dois exemplos isolados de destruição predatória dos am-bientes naturais, seja para extrair riquezas minerais em zonas rurais despovoadas, seja para promover a urbani-zação das cidades industriais afetadas pela poluição, pre-venindo os efeitos danosos dessa poluição na vida e na saúde da crescente população.

C significativas, pois, desde a assinatura do tratado de Me-thuen (1703), o Estado português ficou subordinado aos interesses da Inglaterra: como as importações dos ‘pa-nos’ tecidos pelas manufaturas inglesas custavam mais caro para Portugal do que as receitas com as exportações de ‘vinhos’ para o mercado inglês, o ouro extraído das regiões mineiras da América colonial lusitana foi ampla-mente transferido para o mercado inglês, aí contribuindo para sedimentar as precondições para o desenvolvimen-to da Revolução Industrial.

D de reciprocidade, pois o processo de urbanização das cidades industriais inglesas inspirou o planejamento urbano das povoações coloniais americanas que se ex-pandiram para o interior, permitindo antecipar e corrigir problemas como: ocupação intensa e acelerada, traçado das ruas e das praças, integração do setor rural com o urbano, articulação com as demais vilas e cidades e com os portos de escoamento da produção mineira.

E de modernização, pois os novos produtos da moderna tecnologia industrial inglesa puderam ser importados pelos proprietários das minas e dos escravos, permitin-do incrementar a produção colonial, diminuir os custos e obter maiores lucros, dinamizando a economia e a socie-dade da mineração e encaminhando o Estado português para a emancipação da hegemonia da Inglaterra.

02| Observe a tabela.

Evolução do número de engenhos de açúcar por capitania (1570-1629)

Capitania 1570 1583 1612 1629

Rio Grande ---- ---- 1 ----Paraíba ---- ---- 12 24

Itamaracá 1 ---- 10 18Pernambuco 23 66 99 150

Sergipe ---- ---- 1 ----Bahia 18 33 50 80Ilhéus 8 3 5 4

Porto Seguro 5 1 1 ---Espírito Santo 1 6 8 8Rio de Janeiro ---- 3 14 60

São Vicente, Santo Amaro 4 6 ---- ----

Total 60 118 201 344(Francisco Bethencourt; Kirti Chaudhuri. História da expansão portuguesa, 1998.)

A tabela expressa

A o processo de expansão dos engenhos, no decorrer do século XVII, na porção nordeste do Império Português na América.

B a fertilidade do continente americano, que contribuiu para a ocupação equilibrada de áreas litorâneas e do seu interior.

C o declínio da produção açucareira, que enfrentou a con-corrência da produção aurífera, mais barata e lucrativa.

D o crescimento da produção no Rio de Janeiro, que incenti-vou a transferência da capital de Salvador para o centro-sul.

E o abandono das faixas próximas ao litoral e a interiorização em direção ao sertão, para garantir a expansão das culturas.

03| O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Eu-ropa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importa-do do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Page 3: Simulado Dia 1 19-09

05| Só mesmo São João Maria de Agostinho para dar um jeito nas coisas e endireitar a vida do povo. Somente ele! Em toda aquela região ficara profundamente gravada na lem-brança dos mais velhos a imagem do homem que percorre-ra o sertão, anos antes. Esperanças ele trouxera para todos, quando pelo mundo peregrinava, auxiliando os oprimidos e consolando os aflitos. Ele se fora, mas os pobres, relembran-do seus conselhos e palavras, neles encontravam lenitivo. Envolto em lenda ele surgira, no meio de uma lenda também desaparecera. Escondera-se no morro do Taió, havia anos, mas prometera voltar quando cumprisse a penitência. Espe-ravam-no. Mentira pura as notícias de sua morte. Quando muito ele fora ao céu, falar com Deus, mas regressaria para cuidar da sua gente. [...]

— São João Maria voltou!

— Voltou mesmo?

— Voltou. Meu pai falou com ele

Pediam detalhes. Vinha a explicação:

— Não é São João Maria, não.

— Então quem é?

— Dizem que é seu irmão.

— Ele tinha irmão?

— Tinha, sim. Ele sempre falou do irmão dele, monge também. Pois foi o irmão que veio, em lugar de São João Maria.

SASSI, Guido Vilmar. Geração do Deserto. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1964, p. 06-15.

A Primeira República (1889-1930) foi marcada pela instabi-lidade política e econômica. Propunha uma modernização conservadora, sem participação popular. Nesse contexto eclodiram conflitos em diferentes pontos do território nacio-nal. O texto acima reporta-se a:

A Revolta da Vacina

B Guerra do Contestado

C Revolta da Armada

D Guerra de Canudos

E Revolta da Chibata

06|

— Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!

— Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.

— Aguenta! Aguenta!Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890, parte X.

O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Alu-ísio Azevedo

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açú-car foi o produto escolhido por Portugal para dar início à co-lonização brasileira, em virtude de

A o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

B os árabes serem aliados históricos dos portugueses.

C a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.

D as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.

E os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

04| A história da capoeira começa no Brasil, no século XVI, pois se relaciona com a mão de obra escrava africana que foi muito utilizada principalmente nos engenhos do Nordeste. Os escravos estavam proibidos, pelos senhores de engenho, de praticar qualquer tipo de luta, por esse motivo, eles utilizaram ritmos e movimentos de suas danças africanas para criar um tipo de luta, surgindo assim a capoeira, uma arte marcial disfar-çada de dança. Era importante saber lutar, porque dessa forma eles poderiam se defender, por exemplo, dos capitães do mato.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às sen-zalas e, além de defesa, servia para a preservação da cultura, para o alívio do cansaço do trabalho e para a manutenção da saúde física. Muitas vezes as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos chamados de capoeira ou capoeirão. Do nome desse lugar surgiu o nome da luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como violenta e subversiva. No entanto, foi nesse mesmo ano que um importante capoeirista brasilei-ro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a considerou um esporte nacional.

(http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm. Acesso em: 11.09.2010. Adaptado)

Sobre a capoeira, é valido afirmar que

A apresentava aspectos puramente lúdicos e religiosos.

B foi proibida pelo presidente Vargas, pois essa prática era vista como violenta e subversiva.

C era uma manifestação artística que ocorria para come-morar o final das colheitas realizadas pelos escravos.

D era praticada pelos escravos com o objetivo de burlar a proibição das lutas pelos senhores de engenho.

E nasceu e era praticada, na África, como uma luta marcial e, ao chegar ao Brasil, os negros a adaptaram ao contexto da escravidão.

Page 4: Simulado Dia 1 19-09

E consagração de figuras políticas como a princesa Isabel, representada na alegoria assinando a Lei Áurea em Be-nevides, local símbolo no Pará da campanha abolicionista desde de 1884, momento da inauguração da estrada de ferro na região.

08| Leia o trecho, retirado do primeiro número do jornal A Redenção, de 2 de janeiro de 1887:

( ) o título do nosso jornal já indica nossa missão na imprensa

( ) Nós queremos a libertação imediata [dos escravos]

( ) A escravidão é um cancro que corrói o Brasil, o paliativo da Lei Saraiva Cotegipe prolonga a enfermidade. Conta-mos com o povo e nada mais.

(Apud Lilia M. Schwarcz. Retrato em branco e preto, 1987.)

O excerto expressa

A a concordância com os conservadores, que incentivavam a adoção de leis favoráveis à libertação dos escravos.

B o desejo dos proprietários de engenhos do nordeste, que não possuíam mais escravos e necessitavam de imigrantes livres.

C a posição dos grupos abolicionistas, que defendiam o fim do regime, sem indenização ou compensações para os escravocratas.

D a concepção republicana, que pregava o fim da monarquia e o estabelecimento da igualdade entre brancos e negros.

E a opinião dos social-democratas, que se apoiaram na fa-mília imperial para impor os seus ideais abolicionistas.

09| “O direito às férias é adquirido depois de doze meses de trabalho no mesmo estabelecimento ou empresa (...), e exclusivamente assegurado aos empregados que forem asso-ciados de sindicatos de classe reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.”

Artigo 4º do Decreto 23.768, de 1934, citado por Kazumi Munakata. A legisla-ção trabalhista no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 82

O artigo acima revela uma característica da relação entre o Estado e os trabalhadores industriais no período Vargas: o

A socialismo.

B militarismo.

C corporativismo.

D sectarismo.

E anarquismo.

10| Leia o excerto a seguir. “As classes dominantes, sob li-derança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diver-sas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram parte integrantes do sistema político populista.”

(DREIFUSS, René Armand. 1964: a Conquista do Estado–Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 483.)

Relacionando as motivações do golpe militar de 1964 no Bra-sil, expostas no excerto, à cultura política brasileira, assinale a alternativa correta.

A representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.

B defende a monarquia recém-derrubada e demonstra a dificuldade da República brasileira de manter a tranquili-dade e a harmonia social após as lutas pela consolidação do novo regime.

C denuncia a falta de policiamento na então capital brasi-leira e atribui os problemas sociais existentes ao desprezo da elite paulista cafeicultora em relação ao Rio de Janeiro.

D valoriza as lutas sociais que se travavam nos morros e na periferia da então capital federal e as considera um exemplo para os demais setores explorados da população brasileira.

E apresenta a imigração como a principal origem dos males so-ciais por que o país passava, pois os novos empregados assa-lariados tiraram o trabalho dos escravos e os marginalizaram.

07| Observe a imagem abaixo e responda à questão proposta.

“Alegoria à libertação de todos os escravis na vila de Benevides no Pará. Periódico A vida paraense, ano 1, no 31. Pará 30 de março de 1884. Retirado de

SALLES, Vicente. O negro no Pará. Belém: SECULT, 1988, p.310.

A alegoria acima está no contexto do processo abolicionista bra-sileiro e paraense. Ela representa naquele contexto um ato de

A luta aberta entre os abolicionistas republicanos (exaltados na figura da bela moça, a Mariane) em oposição ao retro-cesso dos políticos conservadores do Império, que apoia-vam a manutenção da escravidão de origem africana.

B exaltação a um mundo novo, ali representado por ícones da modernidade tecnológica (o trem) e por ideias libertá-rias (a Mariane), ambos unidos na colônia de Benevides, símbolo paraense da imigração e do uso do trabalho livre.

C exaltação da figura étnica do negro e origem africana no processo abolicionista paraense. O negro está ali represen-tado na forma de uma bela mulher de traços afro-brasilei-ros, que exalta a modernidade em Benevides para seu povo.

D consagração de Benevides como terra civilizada e aboli-cionista, com a presença de mulheres alfabetizadas (no-tar a Mariane assinando a ata de liberdade nacional dos escravos) e de estradas de ferro que trariam essa civiliza-ção para o resto do Pará e do Brasil.

Page 5: Simulado Dia 1 19-09

12| “Se de fato a Grã-Bretanha tivesse sido a maior força por detrás da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, ela esta-ria adotando política e comportamento totalmente incompatí-veis com as políticas e os comportamentos que regiam as suas relações com a América Latina, como um todo, naquela época.”

BERTHEL, Leslie. In: NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. São Paulo: Leya, 2009, p. 171-172.

Ao contradizer a afirmação feita por muitos historiadores acerca do interesse inglês na Guerra do Paraguai, o autor se baseia na principal característica das relações entre América Latina e Grã-Bretanha durante todo o século XIX, que foi o(a)

A controle político e econômico das regiões insulares da Amé-rica como forma de garantir o acesso inglês ao Pacífico Sul.

B desinteresse pelo futuro das novas nações independen-tes, já que os investimentos ingleses na África e na Amé-rica do Norte eram muito mais lucrativos.

C defesa do domínio político inglês sobre as colônias ibéri-cas que se tornavam independentes.

D manutenção das colônias inglesas no Caribe como forma de garantir a permanência do comércio triangular.

E manutenção da liberdade comercial nos novos países in-dependentes, como forma de garantir mercados e vanta-gens para os britânicos.

13| As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma influência conside-rável na reflexão política produzida por católicos e protestan-tes. Sobre as relações entre religião e poder político no con-texto de consolidação dos Estados monárquicos modernos, é correto afirmar:

A Os conflitos religiosos desencadeados com a Reforma Protestante estão na origem dos poderes teocráticos das monarquias modernas.

B Desde que a tolerância religiosa se consolidou nos domí-nios do Sacro Império Romano Germânico, sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal, que ficou restringido somente ao Vaticano.

C Autores como Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religião protestante, e seus escritos consti-tuíram um ataque à monarquia centralizada.

D Apesar da violência crescente contra os protestantes, Lu-tero e Calvino defenderam a autoridade civil e condena-ram qualquer forma de resistência aos poderes legitima-mente instituídos.

E As guerras de religião foram desencadeadas pelas clas-ses populares (artesãos urbanos e camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia.

14| Entre os séculos XIV e XVI, ricas cidades dedicavam-se ao comércio internacional (principalmente de especiarias).Exemplos disso são as cidades europeias de Florença e Roma (sede do Papado),que atraíram dezenas de artistas e homens cultos em busca da antiguidade clássica como fonte de inspi-ração. Trata-se do período do Renascimento Cultural.

A À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a China Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart re-alizou para aquele país.

B A guerrilha urbana instituída pelo Estado Brasileiro foi ca-paz de proteger os cidadãos da ameaça comunista.

C Entre os partidos políticos que lutaram pela preservação da democracia e contra a ditadura militar, destacou-se a Aliança Renovadora Nacional – ARENA.

D Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou ape-nas por influências internas e exclusivamente brasileiras.

E Questões sociais como reforma agrária, distribuição de renda e alianças políticas não foram significativas para a produção do Golpe Militar de 1964.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

DURAND, M.F. et alii. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, p. 75

11| Tendo em vista os mapas, pode-se afirmar que a região considerada

A está marcada, desde a Idade Média, por conflitos entre árabes e muçulmanos em disputas por terras na região de Chipre e de Bizâncio que levaram à unificação após a Primeira Guerra Mundial, através da formação da Iugos-lávia sob a liderança do Marechal Tito.

B possui a marca da instabilidade, resultante de questões de ordem cultural e étnica, promovedoras de avanços territo-riais que resultaram em guerras e chacinas, como as pratica-das por Soblodan Milosevic em nome da purificação étnica.

C propiciou a continuidade das políticas raciais decorren-tes das ações nazistas, levando ao extermínio de milha-res de sérvios e croatas e tendo como consequência o isolamento da região e a crise econômica de 2009 com o fim do socialismo real.

D definiu-se como área de disputas entre americanos e rus-sos durante o período da Guerra Fria, fazendo com que, com o fim dessa guerra, a região se dividisse em vários estados independentes patrocinadores da União dos Po-vos Eslavos, sob a liderança da Albânia.

E afirmou-se como campo de disputas econômicas entre Estados Unidos e União Europeia, representando no ce-nário internacional o único caso em que o processo de globalização levou a guerras fratricidas que envolveram questões raciais.

Page 6: Simulado Dia 1 19-09

A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três sé-culos depois e pode ser entendida como um esforço de

A representação do sacrifício de indígenas e do acolhimen-to e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos durante o período colonial.

B denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial, responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado com a Coroa portuguesa.

C construção de um passado heroico para o Brasil, asso-ciando o índio a um bom selvagem, corrompido poste-riormente pela religião católica.

D recuperação do período pré-cabralino e apontamento da necessidade de valorização das formas de solidariedade então existentes no Brasil.

E exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que fo-ram constantes e violentos durante todo o período colonial.

17| Considere a seguinte passagem do texto de Richard Craze:

“A história do mundo sem a história das especiarias te-ria sido impossível. As especiarias foram diretamente responsáveis por guerras, rotas de comércio, pela des-coberta da América, de éditos e decretos papais, curas medicinais, preparo de cosméticos e rituais religiosos. Contudo hoje as especiarias e seus usos parecem cair, gradualmente, em desgraça, restando a ela quase so-mente o exotismo culinário.”

(CRAZE, Richard. O guia das especiarias. Lisboa: Livros e livros, 1998, p. 15).

Esse texto que analisa os muitos usos políticos e econômicos das especiarias, como o café, o açúcar e os temperos, ao lon-go da história, demarca um problema atual que distingue um antigo uso econômico e político de um uso atual e cultural para as especiarias. A “desgraça” no uso atual das especiarias relaciona-se à ideia contemporânea de que esses condimen-tos hoje significam

A temperos exóticos em um mundo globalizado e tecnolo-gicamente desenvolvido, que não mais utiliza esses con-dimentos, prioritariamente, para temperar e conservar alimentos ou tratar doentes e embelezar as pessoas.

B produtos supérfluos e caros demais para fazerem suces-so em um mundo onde o espaço essencial é ocupado por produtos químicos naturais como o sal iodado e o açúcar refinado, alimentos essenciais à manutenção da vida e da saúde dos seres humanos.

C produtos naturais demais em um mundo globalizado e notadamente delimitado por produtos e alimentos arti-ficialmente criados em indústrias alimentícias, que fabri-cam essências e aromas artificiais que imitam os produ-tos naturais como as especiarias.

D temperos que se tornaram de uso muito seletivo, uma vez que a maioria da população consome hoje condimentos artificiais e congelados, cabendo aos mais ricos o privilé-gio de possuir uma culinária refinada e saudável, repleta de especiarias frescas e cultivadas sem agrotóxicos.

Assinale a alternativa que contém os elementos por meio dos quais podemos identificar o Renascimento:

A Antropocentrismo- Otimismo- Razão-Espírito investigati-vo- Leonardo da Vinci.

B Teocentrismo – Igreja- Hedonismo- Pessimismo- Miche-lângelo.

C Mecenato-Fé-Inquisição-Antropocentrismo- Aristóteles.

D Medievalismo- Vassalos-Racionalismo-Espírito dedutivo--Camões.

E Classicismo- Mecenas- Teologia- Espírito científico- Galileu.

15| É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres. Da simplicidade da infraestrutura eco-nômica – a terra, única força produtiva, absorvida pela grande exploração agrícola – deriva a da estrutura social: a reduzida classe de proprietários e a grande massa, explorada e opri-mida. Há naturalmente no seio desta massa gradações, que assinalamos. Mas, elas não são contudo bastante profundas para se caracterizarem em situações radicalmente distintas.

Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil. 20ª ed. São Paulo: Brasiliense, p.28-29, 1993 [1942].

Neste trecho, o autor observa que, na sociedade colonial,

A só havia duas classes conhecidas, e que nada é sabido so-bre indivíduos que porventura fizessem parte de outras.

B havia muitas classes diferentes, mas só duas estavam di-retamente ligadas a critérios econômicos.

C todos os membros das classes existentes queriam se transformar em proprietários rurais, exceto os pequenos trabalhadores livres, semilivres ou escravos.

D diversas classes radicalmente distintas umas das outras compunham um cenário complexo, marcado por confli-tos sociais.

E a população se organizava em duas classes, cujas grada-ções internas não alteravam a simplicidade da estrutura social.

16|

(Rodolfo Amoedo. O último tamoio, 1883. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.)

Page 7: Simulado Dia 1 19-09

20| A conquista e a colonização da América não estavam unicamente ligadas ao processo de expansão mercantilista da Europa moderna. Faziam parte, também, da ação da igreja tridentina no combate ao protestantismo e na luta em prol da ampliação do número de fieis católicos. Nessa perspectiva,

A a catequese dos povos americanos não teve destaque na ação das coroas portuguesa e hispânica no Novo Mundo.

B a instituição do padroado régio na Espanha e em Portu-gal assim como em suas possessões no além-mar com-prova o caráter religioso da conquista da América.

C a ação dos jesuítas na catequese dos ameríndios e na co-lonização ibérica na América se restringiu aos territórios hispânicos.

D a presença massiva de protestantes na América colonial sob a tutela das monarquias ibéricas ressalta a pequena atuação da igreja católica na colonização do Novo Mundo.

E na América Portuguesa, os jesuítas não tiveram espaço para a atuação catequética, cabendo essa ação, nos ter-ritórios lusos da América, a outras ordens, como os fran-ciscanos e beneditinos.

21| “Sejamos realistas, que se peça o impossível.”

A frase acima, eternizada nos muros de Paris em maio de 1968, foi escrita durante a radicalização do movimento con-testatório, quando as ruas da capital francesa foram transfor-madas em cenário de uma guerra civil.

A respeito desse acontecimento, é correto afirmar que ele

A constituiu um movimento exclusivamente de estudantes que contestavam os valores de uma sociedade autoritária.

B contou com a solidariedade do operariado francês que deflagrou uma greve geral.

C esteve restrito a Paris, sendo um fenômeno isolado sem repercussão em outros países.

D configurou-se como uma resposta do operariado frente à situação de crise econômica da França.

E provocou muitas mortes decorrentes dos grandes motins e combates nas ruas da capital francesa.

22| “Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.”

BETINHO

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. So-bre esse projeto pode-se afirmar

A que houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas.

B que é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”.

C que o sucesso do programa pode ser verificado pela di-minuição do êxodo rural da população pobre brasileira.

E produtos que se popularizaram mundialmente e que, por isso, perderam o atrativo econômico inicial e se tornaram apenas temperos de uso bastante restrito ao campo da culinária, especialmente a mais popular.

18| O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, final-mente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o pro-duto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”.

THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).

A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao

A ateísmo.

B judaísmo.

C hinduísmo.

D islamismo.

E protestantismo.

19| Em todas as áreas das Américas onde se estabeleceram grupos de fugitivos, destaca-se a maneira como se forjaram políticas de alianças destes com outros setores da sociedade envolvente. Assim foi na Jamaica, nas Guianas, na Colômbia, no Brasil, na Venezuela e em outras regiões onde quilombolas, cimarrones, palenques, cumbes e marrons procuraram se or-ganizar econômica e socialmente em grupos e comunidades.

GOMES, Flávio dos Santos. A hidra e os pântanos. São Paulo: Editora da Unesp, 2005, p. 25.

Quilombolas, “cimarrones”, “palenques”, “cumbes” e “mar-rons”, são palavras usadas nas diversas regiões da América para se referir à mesma questão, durante o chamado período colonial, qual seja, as resistências de africanos e afro-descen-dentes escravizados. Sobre essa resistência na forma de qui-lombos é correto afirmar:

A Os quilombolas, ao mesmo tempo que tentavam a todo custo manter sua liberdade, procuravam agenciar estra-tégias de resistências, nem sempre pacíficas, junto a co-merciantes, piratas, indígenas, fazendeiros e escravos.

B Viviam isolados em regiões distantes, sem nenhum con-tato com a sociedade colonial.

C Os quilombos foram combatidos e derrotados no Brasil ainda durante o período colonial como mostra o fato de não se encontrar remanescentes desses grupos fugitivos em território nacional.

D No Brasil, os maiores quilombos estavam nas regiões Sul e Centro-Oeste.

E Além da luta contra a ordem escravista, os quilombolas tinham como objetivo organizar reinos e fundar impérios no interior das Américas.

Page 8: Simulado Dia 1 19-09

A a presença no século XXI de um novo modelo de colonia-lismo, no qual os países africanos sem tecnologia, finan-ciamentos e mão de obra especializada suficiente para explorar suas riquezas ficam dependentes de empresas e governos estrangeiros, configurando assim a pouca auto-nomia econômica do continente.

B a crescente exploração de minérios no continente africa-no, subsidiada por empresas estrangeiras, o que explica a onda de crescimento econômico, principalmente nos países que passaram por um processo recente de demo-cratização e consequente estabilidade política.

C a neutralidade da América Latina em relação às políti-cas colonialistas dos países industrializados, impostas ao continente africano e direcionadas para a disputa de ter-ritórios e exploração dos recursos minerais.

D o lucro obtido pelos europeus e norte-americanos com o tráfico negreiro, que dilapidou a população e os recursos minerais africanos e que permaneceu ativo ao Norte do Equador até o final do século XIX.

E as decisões da Conferência de Berlim em 1884, a qual dividiu politicamente o continente africano entre os Esta-dos Unidos e os principais países europeus, sem qualquer preocupação com a autonomia das populações locais.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Cana-de-açúcar: economia, sociedade e ambiente

Apesar da entrada de grupos estrangeiros e das iniciati-vas do governo para enquadrar legalmente o setor sucro-alcooleiro, a safra 2008/09 da cana-de-açúcar terminou com uma série de passivos socioambientais.

Violações trabalhistas, degradação ambiental e desres-peito aos direitos de populações indígenas são tópicos do último relatório “Centro de Monitoramento de Agro-combustíveis” (CMA) da ONG Repórter Brasil.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira teve alta de 7,1% em relação a 2008. O Estado de São Paulo concentrou 57,8% da produção, 2,5% a mais do que no ano anterior. Além do preço do açúcar, que estimulou o setor em 2009, o mercado interno e externo do etanol também serviu de motivação para os usineiros.

O grande problema, segundo o CMA, é que todo esse crescimento tem sido pouco comprometido socioam-bientalmente. Em 2009, 1.911 trabalhadores escravos foram libertados no setor. Estimativas dizem que 600 mil

D que foi um dos programas responsáveis pela concentra-ção da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas.

E que desestimula a agricultura familiar, já que os contem-plados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.

23| Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:

“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os bran-cos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colo-nialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de traba-lhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numero-sos crimes: violações, prostituição, etc.”

CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.

O texto acima mostra as consequências do processo de colo-nização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e desco-lonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que

A o processo de independência dos países africanos foi ini-ciado no imediato pós segunda guerra mundial. No en-tanto, a instabilidade política e econômica de muitas das nações é ainda uma realidade, já que os estados nacio-nais africanos herdaram a diferenciação étnica e cultural e a estrutura de poder de suas antigas metrópoles.

B a descolonização constitui-se num processo histórico mar-cado por intensa mobilização internacional a favor da liber-tação das áreas coloniais. Os debates em prol da indepen-dência dos países africanos tiveram como protagonistas os representantes do governo francês que, desde os anos 1940, defenderam a libertação pacífica do povo africano.

C apesar do caráter marcadamente violento da colonização portuguesa na Argélia, sua independência ocorreu de forma pacífica. O novo país foi beneficiado pelos emba-tes políticos entre os Estados Unidos e a União Soviética no contexto geral da Guerra Fria.

D os países africanos são um mosaico muito diferenciado de culturas e de desigualdades sociais. Alguns países, como a Somália, podem ser considerados em vias de de-senvolvimento, outros, como Angola, não têm o seu go-verno reconhecido pelos organismos internacionais.

E as migrações africanas são o resultado das dificuldades de adaptação de algumas etnias às normas democráti-cas de representação das minorias nos parlamentos. Por isso, a análise do fenômeno migratório deve levar em conta que há legítimos valores culturais que sustentam e legitimam a supremacia de uma etnia sobre a outra.

24| No que diz respeito à organização do espaço mundial, o cartum a seguir chama a atenção, inequivocamente, para:

Page 9: Simulado Dia 1 19-09

27| Uma das maiores transnacionais brasileiras e uma das maiores mineradoras do mundo, o grupo empresarial da Vale é composto por, pelo menos, 27 empresas coligadas, contro-ladas ou joint ventures, distribuídas em mais de 30 países, como Brasil, Angola, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Moçambique, Nova Caledônia e Peru, onde desenvolve atividades de prospecção e pesquisa mine-ral, mineração, operações industriais e logística.

A partir da observação do mapa, da leitura do texto e de seus conhecimentos geográficos, pode-se afirmar que:

A a Vale atua em todos os continentes, com exceção da An-tártida.

B a Vale é uma empresa de capital exclusivamente brasileiro.

C por sua origem brasileira, a Vale evita atuações que supe-rexplorem a mão de obra.

D o continente com o maior número de empreendimentos da empresa é a Oceania.

E a base principal das operações da Vale é o enriquecimen-to de urânio, em parceria com o Irã.

28| Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exte-riores mostra que 3 040 993 brasileiros, ou seja, 1,57% da população do Brasil, migraram para diferentes continentes.

A partir da observação do mapa, pode-se afirmar que os con-tinentes que abrigam o maior número de emigrantes brasi-leiros sãoA americano, europeu e asiático.B europeu, americano e da Oceania.C americano, africano e asiático.

D asiático, europeu e africano.

E africano, americano e da Oceania.

hectares de Cerrado nativo poderão ser convertidos di-retamente em cana até 2035 e outros 10 milhões, hoje com outras atividades agropecuárias, correm o risco de se tornar canaviais. O estudo do CMA também aponta para a questão da segurança alimentar do país. A tese de que a expansão da cana se dará, sobretudo, sobre pasta-gens degradadas pode ser uma tendência para o futuro, mas não é completamente verdadeira até o momento.

(http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1706. Acesso em 27.09.2010. Adaptado)

25| Sobre esse contexto social e geográfico retratado pelo texto é válido afirmar que

A o ressurgimento da escravidão no campo é um problema bastante recente no país, principalmente no setor cana-vieiro, que sempre manteve bons salários.

B a produção da cana-de-açúcar é feita basicamente por famílias de camponeses, que recebem parte da produção como pagamento.

C o crescimento capitalista da cana avança hoje principal-mente sobre as terras indígenas e de quilombos, que per-dem a competição na produção desse produto.

D a falência dos antigos usineiros, que trabalhavam de for-ma independente do capital internacional, é responsável por esse prejuízo socioambiental.

E o crescimento do setor é essencialmente contraditório, reproduzindo em maior escala as desigualdades sociais no país, bem como a crise ambiental.

26| A questão agrária brasileira é fruto das condições geradas durante todo o processo histórico e se aprofundou na medida em que o modo de produção capitalista penetrou no campo e assumiu caráter emergencial, em função da globalização e da adoção de práticas neoliberais pelo Estado brasileiro.

Considerando-se essas informações, associadas aos conheci-mentos referentes à questão agrária brasileira, é correto afirmar:

A O trabalho permanente assalariado só se tornou majo-ritário no campo a partir da introdução e do desenvolvi-mento do capitalismo.

B A Amazônia constitui o complexo regional que apresenta o maior número de latifúndios devido, principalmente, ao recente processo de ocupação, iniciado durante o re-gime militar.

C A ineficiência regional da política de assentamentos ru-rais, que fundamenta a reforma agrária, conserva a es-trutura fundiária das regiões de estrutura consolidada, ou seja, o Centro-Sul e o Nordeste.

D A ocupação do cerrado foi realizada por projetos públicos de colonização, baseados em políticas neoliberais, que priorizaram a pequena propriedade policultora voltada ao atendimento do mercado externo.

E O número de imóveis rurais e a área total dos imóveis vêm apresentando taxas elevadas de crescimento, decor-rentes da diminuição significativa do grau de concentra-ção da terra, a partir da década de 90 do século passado.

Page 10: Simulado Dia 1 19-09

O pico de consumo de água para atender 16 milhões de pessoas na Grande São Paulo é de 69 mil litros por segun-do. Atualmente, a SABESP consegue produzir 60 mil litros por segundo, em média. Metade dessa produção vem de fora da bacia do Alto Tietê. O fato de ter de buscar água longe da capital exigiu investimentos mais altos. Ainda assim, a cidade tem um deficit de 10% no abastecimento.

(www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-bemlimitado/index.htm e www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/saopaulo-riotiete.pdf. Acesso em 27.08.2010.

Adaptado)

31| Segundo o texto, a partir da cidade de Barra Bonita, o Tietê fica novamente limpo. Isso se deve principalmente

A ao processo de limpeza das águas do rio, feito pelos ór-gãos públicos de saneamento.

B a processos de autodepuração das águas por micro-orga-nismos que decompõem matéria orgânica.

C ao fenômeno de decantação da sujeira, por fungos e bac-térias, que se alimentam de detritos e liberam oxigênio nas águas.

D a um processo mais cuidadoso de limpeza dos esgotos urbano-industriais, que ocorre nos municípios do in-terior.

E a um processo de canalização do rio, que se estende de Barra Bonita até quase a foz no Rio Paraná.

32| O mapa mostra as áreas de ocorrência de tipos de so-los brasileiros. Como se vê, esses solos ocorrem de maneira mais concentrada na região do cerrado, apresentando as se-guintes características: muito homogêneos, profundos, não possuem horizonte “B” e sua retenção de umidade é muito baixa. É correto afirmar que trata-se do solo denominado:

A Latossolo vermelho férrico.

B Neossolo quartzarênico.

C Latossolo vermelho-amarelo.

D Latossolo vermelho não férrico.

E Cambissolo neossolo litólico.

29| O antropologo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma par-lenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e con-tos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.

UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).

O texto tem como objeto a construção da identidade cultu-ral, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma mani-festação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,

A está sujeito a mudanças e reinterpretações.

B deve ser apresentado de forma escrita.

C segue os padrões de produção da moderna indústria cul-tural.

D tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.

E expressa as vivências contemporâneas e os anseios futu-ros desses grupos.

30| SOBRADINHO

O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar.

SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).

O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi

A a migração forçada da população ribeirinha.

B o rebaixamento do nível do lençol freático local.

C a preservação da memória histórica da região.

D a ampliação das áreas de clima árido.

E a redução das áreas de agricultura irrigada.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O rio Tietê

O rio Tietê nasce na Serra do Mar, em Salesópolis, a 96 quilômetros de distância da Capital, e percorre 1.100 qui-lômetros até a sua desembocadura (foz). Na nascente, ele é limpo e puro, um pequeno filete. No seu trajeto, vai recebendo afluentes e se torna volumoso. Ao passar por Mogi das Cruzes, o Tietê ainda tem oxigênio, que permi-te a vida aquática. Mas, à medida que se aproxima da Capital, vai recebendo grande carga de detritos domésti-cos e industriais e se torna um dos rios mais poluídos do mundo. Só depois que sai da capital, a partir da cidade de Barra Bonita, o rio fica novamente limpo.

Page 11: Simulado Dia 1 19-09

E pela cultura de produtos orgânicos em pequena escala, sem adição de fertilizantes, pesticidas e impactos ambientais.

35| As migrações transnacionais, intensificadas e genera-lizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspec-tos particularmente importantes da problemática racial, vis-to como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condi-ções de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimen-tos migratórios nas últimas décadas e uma política migrató-ria atual dos países desenvolvidos são

A a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

B a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

C o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautela-mento dos bens dos imigrantes.

D a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imi-grantes qualificados.

E a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimen-to de políticas sociais.

36|

33|

Observando o mapa, é correto afirmar que o fenômeno apre-sentado pela foto corresponde

A ao processo de desmatamento para a expansão da agro-pecuária, sobretudo soja e criação de bovinos, que ocorre na Amazônia Legal, identificado no mapa pelo número 1.

B à uma das consequências que se pode notar com o des-matamento da Floresta de Araucárias para a produção de papel, identificado no mapa pelo número 5.

C aos deslizamentos ou escorregamentos de solos, decor-rentes de formas inadequadas de ocupação, frequente-mente observados na região identificada pelo número 4.

D ao processo de devastação dos Cerrados em função da expansão de cultivos mecanizados de grãos para expor-tação, verificados na região identificada pelo número 3.

E ao processo de “arenização”, decorrente do uso inade-quado dos solos para pastagens, típicos das áreas identi-ficadas pelos números 2 e 6.

34| Há várias práticas de agricultura que visam à constru-ção de modelos que associem o desenvolvimento social rural à conservação ambiental, embora possam ocasionar dificul-dades na conciliação dos interesses econômicos. Nesse con-texto, a silvicultura é caracterizada

A pelo manejo de árvores onde são desmatadas pequenas áreas de floresta e aproveitada matéria orgânica do solo.

B pelo uso da terra em que são cultivadas árvores em con-sórcio com culturas agrícolas, concomitantemente à cria-ção de animais.

C pelo cultivo de espécies arbóreas exóticas ao ecossistema local, alterando os ciclos hidrológicos e a biodiversidade.

D pela recuperação de áreas agrícolas degradadas, trans-formando-as em matas biologicamente diversificadas e produtivas.

Page 12: Simulado Dia 1 19-09

38| Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equi-pamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.

GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

A provoca a contaminação do solo e do lençol freático, oca-sionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

B produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sa-nados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos deposi-tados em lixões.

C multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma sim-plificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

D estimula o empreendedorismo social, visto que um gran-de número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos re-síduos tecnológicos.

E possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por insti-tuições da sociedade civil ou pelo poder público.

39|

Herdeiro da Pampa Pobre(Vaine Darde)

Mas que pampa é essa que eu recebo agora Com a missão de cultivar raízes Se dessa pampa que me fala a história Não me deixaram nem sequer matizes? Passam às mãos da minha geração Heranças feitas de fortunas rotas Campos desertos que não geram pão Onde a ganância anda de rédeas soltas Se for preciso, eu volto a ser caudilho Por essa pampa que ficou pra trás Porque eu quero deixar pro meu filho A pampa pobre que herdei do pai.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.

A O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecoló-gico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo de-sordenado e a caça e a pesca predatórias.

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranha-do de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um es-paço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade ex-plicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal dis-tribuição espacial aponta para

A a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.

B o alcance da racionalidade anticapitalista.

C a influência das grandes potências econômicas.

D a dissolução de blocos políticos regionais.

E o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

37| O Uruguai obteve o quarto lugar na Copa do Mundo de 2010, depois de décadas sem ter tido grandes participações no evento. Eduardo Galeano, um escritor uruguaio, comenta um pouco da história dos esportes no país.

“Há uma parte da história que parece inexplicável: como um país de poucos habitantes e pequenino pôde ganhar a medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, o Mundial do Uruguai de 1939 e pôde vencer no Maracanã, no Mundial do Brasil de 1950, contra todos os prognósticos? Porém isso tem explicação: o papel fecun-do que teve o Estado uruguaio na aurora do século XX. O Uruguai esteve na vanguarda do mundo na educação livre, laica, gratuita e obrigatória, com um papel criativo, e ali estava integrada a educação física. Surgiam campos de esportes em todo o país. Sem falar em outras coisas: as oito horas de trabalho antes que nos EUA, o voto femi-nino antes que na França, a lei do divórcio sessenta anos antes que na Espanha… coisas assim. Isso explica como um país minúsculo pôde chegar tão alto.”(http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=131211&id_secao=10

Acesso em: 11.09.2010.)

A partir das ideias do autor, pode-se concluir que

A o desenvolvimento econômico dos países mais pobres depende de suas boas atuações nos esportes e da obten-ção de prêmios em campeonatos mundiais.

B as políticas empresariais que visam ao lucro foram impor-tantes na manutenção de bons prognósticos e no alcance de resultados significativos nos esportes uruguaios.

C a Espanha, a França e o Uruguai tiveram grandes desem-penhos nos esportes a partir de um desenvolvimento econômico e social recente, iniciado nos anos 1950.

D o Uruguai é um exemplo de que bons resultados nos es-portes são, em parte, consequência de políticas públicas de educação e de mais direitos sociais.

E o bom desempenho esportivo de países altamente de-senvolvidos e industrializados, como o Uruguai, é o re-sultado de décadas de investimentos em infraestrutura produtiva.

Page 13: Simulado Dia 1 19-09

Nele está representado(a)

A a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais.

B o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até 1989 com a queda do muro de Berlim, o que simbolizou o fim da divisão leste/oeste entre as duas potências militares.

C a nova divisão internacional do trabalho, na qual os paí-ses do leste europeu deixam de comercializar prioritaria-mente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental.

D a regionalização do mundo entre países ricos represen-tados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido.

E a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comu-nidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam par-te seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros.

41| A exploração do Pré-Sal poderá posicionar o Brasil como um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, com um excedente na produção que poderá superar 1,5 milhão de bar-ris por dia, em um momento em que a demanda pelo insu-mo não será mais liderada pelo país Estados Unidos, mas pela Ásia.

Essa nova fronteira de exploração também vai mudar o ranking das áreas produtoras de petróleo no Brasil, nos pró-ximos anos, pois

A aumentará a participação e a liderança da Bacia de Cam-pos e do Rio de Janeiro.

B a Bacia de Santos e o estado de São Paulo devem aumen-tar sua exploração e produção de petróleo.

C a produtividade média por poço em operação comercial no polo da Bacia do Recôncavo Baiano é maior que a re-gistrada nos poços da Arábia Saudita.

D poderá transformar o Brasil num exportador de energia e o maior produtor de petróleo do continente americano.

E mais da metade do crescimento da produção de petróleo do mundo, até 2015, virá da produção de óleo de xisto dos EUA, das áreas petrolíferas chinesas e das águas pro-fundas do Maranhão e Ceará.

42| Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, re-gime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.

Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política é

A evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes.

B O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma bra-sileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos,da pe-cuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é clas-sificado como um hotspot por merecer atenção especial.

C A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas, sujeito a processo de de-sertificação, que é agravado com a devastação da vege-tação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.

D A mata dos pinhais típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação en-contra-se em áreas de conservação ambiental.

E As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, cli-ma ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocul-tura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de deserti-ficação em algumas áreas.

40| Observe com atenção o mapa da Europa

Page 14: Simulado Dia 1 19-09

B impor a todos um pensamento único para evitar a divisão da sociedade.

C preparar os cidadãos como bons combatentes para con-quistarem outros povos.

D habituar os seres humanos a obedecer.

E agradar aos deuses.

43| “Em minha opinião, o voto livre deve ser defendido por razões filosóficas. (...) Ao tornar o voto obrigatório, de algum modo é reduzido o grau de liberdade que existe por trás da decisão espontânea do cidadão de ir à seção eleitoral e esco-lher um candidato. Podemos afirmar que o voto obrigatório, constrangido pela lei, não é moral se comparado ao sufrágio livre, resultado da deliberação de um sujeito autônomo. E, para Kant, há uma identidade entre ser livre e ser moral.”

(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwarts-man/ult510u356288.shtml. Texto adaptado)

O autor do texto se manifesta contrário ao voto obrigatório e justifica sua posição tendo por base a Ética kantiana.

Do ponto de vista de Kant, o individuo ao votar constrangido pela lei não age moralmente porque

A a ação praticada não foi livre, na medida em que uma ação verdadeiramente livre deve visar à felicidade do in-divíduo e não ao interesse do Estado.

B é forçado, sem aprovação de sua vontade, a praticar um ato cujo móbil não é o princípio do dever moral.

C o seu voto não foi fruto de uma escolha consciente, mas sim motivado por ideologias partidárias.

D sua ação foi praticada por imposições do Estado e favore-ce candidatos desonestos, que podem comprar votos.

E agiu por imposição da lei jurídica e não da lei moral, que requer que sua escolha esteja comprometida com inte-resses externos ao sujeito.

44| Leia o texto a seguir.

A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, a media-nia relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.

(Aristóteles. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada éti-ca em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética

A reside no meio termo, que consiste numa escolha situa-da entre o excesso e a falta.

B implica na escolha do que é conveniente no excesso e do que é prazeroso na falta.

C consiste na eleição de um dos extremos como o mais adequado, isto é, ou o excesso ou a falta.

D pauta-se na escolha do que é mais satisfatório em razão de preferências pragmáticas.

E baseia-se no que é mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza é que nos torna mais perfeitos.

45| O Ofício das Baianas de Acarajé constitui um bem cul-tural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes em 2005, que consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, ampla-mente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2009 (adaptado).

O texto contém a descrição de um bem cultural que foi re-conhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Ar-tístico Nacional) como patrimônio imaterial, pois representa

A uma técnica culinária com valor comercial e atratividade turística.

B um símbolo da vitalidade dessas mulheres e de suas co-munidades.

C uma manifestação artística antiga e de abrangência na-cional.

D um modo de fazer e viver ligado a uma identidade étnica e regional.

E uma fusão de ritos das diferentes heranças e tradições religiosas do país.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - QUESTÕES 46 a 90

46| Examine a figura a seguir.

Considerando o contexto apresentado, a sequência de even-tos que levam ao declínio da população de peixes pela chuva ácida é:

A acidificação do pH da água; lixiviação de íons alumínio do solo para o lago e irritação nas brânquias dos peixes.

B aumento da temperatura da água; lixiviação de hidróxido de alumínio no solo e produção de muco nas brânquias dos peixes.

C alcalinização do pH da água; precipitação de íons alumí-nio no lago e diminuição da fertilidade dos peixes.

D aumento do nível da água; diluição de hidróxido de alu-mínio no solo e produção de muco nas brânquias dos peixes.

E salinização da água; precipitação de íons alumínio no lago e diminuição da fertilidade dos peixes.

Page 15: Simulado Dia 1 19-09

49| No estado de Goiás, bem como em outros estados bra-sileiros, o ano de 2010 foi marcado por alto índice de quei-madas. Elas ocorreram não apenas em áreas particulares, mas também em áreas públicas de preservação ambiental como, por exemplo, no Parque Estadual das Emas, Parque Estadual da Serra dos Pirineus, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Ecológico Altamiro de Moura Pache-co. Uma consequência socioambiental, a curto prazo, desse tipo de impacto é

A a destruição da camada de ozônio, com aumento da inci-dência de raios ultravioleta e de câncer de pele.

B a redução da umidade relativa do ar, elevando a incidên-cia de doenças das vias respiratórias.

C o controle de espécies vegetais invasoras de pastagens, reduzindo gastos no manejo agropecuário.

D o acúmulo de matéria orgânica no solo, melhorando sua fertilidade.

E a transferência de água subterrânea para alimentar rios temporários, aumentando a fauna aquática local.

50| O filme “Os pássaros” de Alfred Hitchcock, considera-do o mestre dos filmes de suspense, baseou-se em um fato real ocorrido na cidade costeira de Santa Cruz (Califórnia), em 1961. As aves marinhas, ao se alimentarem de moluscos, passaram a exibir um comportamento atípico devido à ação de toxinas. No fato real, os dinoflagelados tóxicos eram os verdadeiros responsáveis pelas alterações observadas nos pássaros, que ficavam cegos devido à ação neurotóxica des-sas substâncias.

Sobre esse acontecimento, afirma-se que

A pássaros não comem moluscos, nem moluscos ingerem ou armazenam dinoflagelados, o que torna a narrativa irreal.

B muitas algas e flagelados marinhos produzem toxinas, mas essas substâncias jamais poderiam percorrer a ca-deia alimentar e chegar aos pássaros.

C dinoflagelados não possuem substâncias tóxicas, o que é comprovado cientificamente.

D o consumo de dinoflagelados tóxicos, armazenados em moluscos filtradores, ocasiona alterações no comporta-mento e até a morte de peixes, aves e mamíferos.

E moluscos filtradores não estão disponíveis em regiões costeiras do oceano Pacífico, onde se passa o filme.

51| Observe:

Águias

Peixes grandes

Peixes pequenos

Zooplâncton

Fitoplâncton

DDT = 25 ppm

DDT = 2 ppm

DDT = 0,5 ppm

DDT no plâncton = 0,04 ppm

DDT na água = 0,000.003 ppm

AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Biologia das populações. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2004. p.399.

47| O gás carbônico age como um gás estufa e suas con-centrações na atmosfera têm mudado no decorrer dos anos, conforme apresentado na figura a seguir.

Sobre este assunto, é CORRETO afirmar:

A o aumento na concentração de CO2 foi maior nos últimos 30 anos, atingindo a estabilidade a partir do ano 2000.

B os níveis crescentes de CO2 na atmosfera, a partir de 1860, podem ter sido ocasionados pela diminuição da temperatura média da Terra.

C a diminuição da concentração de CO2, na atmosfera, an-tes de 1960, pode ter sido causada pelo menor consumo de carvão, óleo e gás para produção de energia.

D antes de 1860, a concentração de CO2 na atmosfera era escassa numa ordem de 280ppm, havendo um aumento para mais de 350ppm, durante os últimos 150 anos.

E O grande aumento do CO2 na atmosfera é decorrente do aumento da expiração da população mundial, que nos últimos 200 anos, cresceu consideravelmente.

48| Em 2009, segundo estimativas de especialistas, a Copa do Mundo da África do Sul traria grandes impactos ambientais.

“Esperamos que o impacto sobre o meio ambiente seja nove vezes superior ao do Mundial na Alemanha”, afirmou Dorah Nteo, diretora da DEAT, a agência governamental sul-africana para o clima. O transporte aéreo é o grande “vilão” deste impacto. Cerca de 85% da contaminação será causada pelo setor, por conta da longa distância da África do Sul em relação aos países com maior concentração de torcedores, localizados na Europa e na América”.

(http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2009/12/07/copa--2010-causara-impacto-ambiental-nove-vezes-superior-ao-de-2006.jhtm Acesso

em: 05.09.2010.)

De acordo com o texto, reconheça o principal impacto am-biental negativo causado por esta Copa e uma medida ecoló-gica cabível para compensá-lo ou atenuá-lo.

A Poluição do ar, rios e lagos → Construção de melhores aeroportos e represas.

B Buraco na camada de ozônio → Reciclagem do combustí-vel de aeronaves.

C Produção de fumaça tóxica → Proibição de emissões de aerossóis.

D Desmatamento → Educação ambiental para os torcedores.

E Efeito estufa → Reflorestamento de áreas desmatadas.

Page 16: Simulado Dia 1 19-09

E A igualdade dada pela indisponibilidade da natureza é fator ético que proíbe novas possibilidades genéticas, in-viabilizando o grau de aperfeiçoamento moral que o ser humano poderia alcançar.

53| Pesquisas recentes mostraram que células-tronco reti-radas da medula óssea de indivíduos com problemas cardí-acos foram capazes de reconstituir o músculo do coração, o que abre perspectivas de tratamento para pessoas com pro-blemas cardíacos. Células-tronco também podem ser utiliza-das no tratamento de doenças genéticas, como as doenças neuromusculares degenerativas.

A expectativa em torno da utilização das células-tronco de-corre do fato de que essas células

A incorporam o genoma do tecido lesionado, desligando os genes deletérios.

B eliminam os genes causadores da doença no tecido lesio-nado, reproduzindo-se com facilidade.

C alteram a constituição genética do tecido lesionado, pelo alto grau de especialização.

D sofrem diferenciação, tornando-se parte integrante e funcional do tecido lesionado.

E fundem-se com o tecido lesionado, eliminando as possi-bilidades de rejeição imunológica.

54| O esquema indica processos celulares que podem ocor-rer em camundongos.

Considerando os processos celulares X e Y, é possível afirmar que

A não poderiam levar à regeneração de órgãos no futuro, tais como o osso ou o músculo.

B o sucesso do processo X não atenuaria os dilemas éticos decorrentes do uso de células-tronco embrionárias.

C salamandras e lagartixas conseguem realizar o processo X com menos êxito que os mamíferos.

D os “sinais ambientais” de determinadas substâncias po-dem ativar genes que conduziriam a X.

E não há plausibilidade na afirmação: é possível que se descubra que a célula-tronco não é tanto uma entidade, mas um estado.

Analisando a regulação dos ecossistemas através de cadeias alimentares e poluentes que interferem na estabilidade des-ses ecossistemas, assinale a afirmativa correta.

A Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre menor que a energia que pode ser transferida para o nível seguinte.

B Sem os organismos fotossintetizantes, não haveria, nos ecossistemas, cadeias alimentares como existem hoje, ou seja, baseadas no fluxo de energia proveniente do Sol.

C Consumidores secundários ou terciários, como podem ser as águias, acumulam maiores quantidades de energia química potencial em relação a níveis tróficos inferiores.

D Quando está no meio ambiente, o inseticida DDT segue geralmente um caminho diferente daquele realizado pela energia que circula na cadeia alimentar, usando vias específicas para determinado nível trófico.

E Considerando os problemas que a concentração de po-luentes causa ao longo da cadeia alimentar, as espécies dos níveis inferiores dessa cadeia são as mais prejudicadas.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Doping pode ser compreendido como a utilização de subs-tâncias ou método que possa melhorar o desempenho es-portivo e atente contra a ética esportiva em determinado tempo e lugar, com ou sem prejuízo à saúde do esportis-ta. Em uma época em que as ciências do esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhoria do desempenho esportivo dos praticantes de esporte de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de metodologias biomoleculares e substâncias em suas mais amplas aplicações. Quer do ponto de vista sanitário ou éti-co, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. A questão que se coloca consiste em indagar se o recurso obtido com tecnologias biomoleculares se choca com a ideia de espíri-to esportivo, essência do Olimpismo, pautado pela busca do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

(Adaptado de: RAMIREZ, A; RIBEIRO, Á. Doping genético e esporte.)

52| Com base no texto, na teoria de Habermas e conside-rando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta.

A A utilização de terapias genéticas em atletas, por se asse-melhar a uma dotação genética, não intencional, similar à da natureza, pode dispensar pressupostos éticos.

B Por desconsiderar a utilização de drogas químicas, o uso do doping genético é eticamente aceitável no esporte, já que implica o aprimoramento genético da espécie.

C O fato de um atleta ter sido submetido à terapia genética rompe com as condições de simetria entre os competido-res, pressuposto ético básico das atividades esportivas.

D A ideia de igualdade entre os atletas nas competições re-presenta uma ficção, já que a vitória é a demonstração da real desigualdade entre eles, fator que legitimaria, do ponto de vista ético, o doping genético.

Page 17: Simulado Dia 1 19-09

Com base nos dados apresentados, para quais indivíduos uma dieta alimentar com baixo teor de carboidratos seria mais necessária?

A I e II

B I e III

C II e V

D III e IV

E IV e V

58| Universitários moradores de uma mesma república re-solveram, cada um, preparar um bolo. República

República de alunos da Unesp. (Guia de Profissões/ ACl - Unesp.)

• Juliana preferiu usar fermento químico em pó. Mistu-rou o fermento ao leite fervente, esperou que esfriasse, adicionou os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha, e colocou o bolo para assar em forno a gás previamente aquecido.

• Guilherme fez o mesmo, porém, ao invés de usar fer-mento químico, preferiu usar fermento biológico.

• Mariana também usou fermento biológico, que foi mis-turado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e a massa foi imediatamente colocada em for-no a gás previamente aquecido.

• Roberto agiu exatamente como Mariana, mas, ao invés de colocar o bolo no forno a gás, de imediato colocou-o em forno de micro-ondas.

• Rafael também fez o mesmo que Mariana, mas optou pelo fermento químico.

Apenas um bolo cresceu, e foi dividido por todos.

Considerando-se as reações químicas e os processos bio-lógicos que fazem o bolo crescer, pode-se afirmar correta-mente que o bolo saboreado pelos estudantes foi aquele preparado por

A Juliana.

B Guilherme.

C Mariana.

D Roberto.

E Rafael.

55| A tabela a seguir apresenta a quantidade dos minerais cálcio e ferro em alguns alimentos.

Alimento (100g) Cálcio (mg) Ferro (mg)

Carne de boi magra assada 9 3,20

Couve manteiga 330 2,20

Milho verde em conserva 6 0,80

Pepino cru 10 0,23

Queijo prato 1023 0,78

Rosbife 16 4,20

Fonte: FROTA Pessoa, O. Os caminhos da vida - Manual do professor. Ed. Scipione, 2001, pp.37-9.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os alimentos mais importantes na prevenção de anemia e os-teoporose.

A carne de boi magra assada e couve manteiga.

B milho verde em conserva e queijo prato.

C queijo prato e couve manteiga.

D rosbife e queijo prato.

E pepino cru e rosbife.

56| O glicogênio muscular desempenha papel chave na pro-dução de energia durante a atividade física. Observa-se que jogadores de futebol que iniciam o jogo com concentração baixa de glicogênio muscular percorrem distâncias menores e são mais lentos, em campo, do que os demais jogadores.

Para melhorar o desempenho e manter um rendimento sa-tisfatório em campo, esses atletas devem receber uma dieta rica em:

A Lipídios

B Carboidratos

C Gorduras

D Proteínas

E Vitaminas

57| O índice de massa corporal (IMC) é utilizado pela Orga-nização Mundial da Saúde (OMS) para medir os riscos associa-dos a obesidade em adultos. Os indivíduos com IMC entre 18,5 e 25,0 encontram-se dentro do padrão esperado pela OMS. Este índice é calculado dividindo-se a massa corporal, em qui-logramas, pelo quadrado da altura, em metros, do indivíduo.

A tabela a seguir apresenta os dados de massa de cinco mu-lheres adultas não grávidas, com altura de 1 m 60 cm.

Indivíduo Massa (kg)I 41II 53III 63IV 68V 75

Page 18: Simulado Dia 1 19-09

D Apesar de sua contração voluntária, os batimentos car-díacos têm mecanismos reguladores relacionados com o sistema nervoso autônomo, e a atuação desses ner-vos ajusta a frequência conforme as necessidades do organismo.

E O nervo vago, cardiomediador, libera adrenalina como mediador químico, e os nervos cardíacos, cardioacelera-dores, liberam acetilcolina.

61| A origem das células a partir de compostos químicos espumosos pode ter ocorrido uma vez ou diversas vezes. Em qualquer caso, as primeiras células em nossa linhagem foram sistemas proteicos autossustentáveis fechados por membranas, baseados em RNA e DNA. Em termos de de-talhes da estrutura celular do comportamento metabólico, elas eram muito semelhantes a nós. Seus componentes ma-teriais estavam em constante intercâmbio com o ambiente externo. Elas se desfaziam dos resíduos enquanto obtinham alimentos e energia. Seus padrões perduravam enquanto elas reabasteciam as entranhas com compostos químicos trazidos do ambiente.

MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

A respeito dos pré-requisitos necessários na geração dos primeiros seres vivos no planeta e as suas repercussões na determinação do padrão básico celular atual, pode-se afir-mar que

A uma evolução química na atmosfera primitiva do planeta Terra permitiu forjar os elementos químicos essenciais na constituição dos primeiros seres vivos.

B a membrana lipoproteica favoreceu o isolamento do pro-tobionte em relação ao ambiente circundante presente nos oceanos primitivos.

C a presença de uma molécula para a informação genéti-ca capacitou os seres vivos primordiais na realização de uma reprodução associada à hereditariedade.

D a obtenção de energia e matéria a partir da utilização do seu próprio resíduo foi essencial no estabelecimento desses seres autotróficos originais.

E os seres atuais se diferenciam dos protobiontes devido à ausência, nos sistemas vivos primordiais, de um metabo-lismo celular que controlasse as atividades biológicas.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O berimbau é um instrumento musical de origem africana, muito tocado no Brasil em rodas de capoeira. Em sua obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil Jean-Baptiste Debret descreveu o berimbau como segue: “Este instrumento mu-sical se compõe da metade de uma cabaça presa a um arco curvo de bambu, com um fio de latão, sobre o qual se bate li-geiramente. Pode-se conhecer o instinto musical do tocador, que apoia a mão sobre a frente descoberta da cabaça a fim de obter, pela vibração, um som grave e harmonioso”.

Disponível em: <http://www.redetec.org.br/inventabrasil/berimb.htm>. Aces-so em: 7 fev. 2012.

59| A dança representa um dos importantes meios de li-beração de energia corporal. Surgiu pela necessidade do ho-mem extravasar suas emoções. No contexto histórico servia antigamente como meio de comunicação, sendo, portanto, a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também. Como atividade aeróbica, em 1 hora de dança do ventre, por exemplo, uma pessoa bem condicionada fisicamente, com 58 kg, pode perder 334,95 kcal. Notar que durante o inverno a perda calórica pode ser maior, pois o organismo despen-de quantidade maior de energia para manter a temperatura corporal por volta de 36 e 37 graus. Considerando o exposto acima, pode-se afirmar corretamente que

A após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não sofrerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração anaeróbica.

B após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não sofrerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração aeróbica.

C após 3 h de exercícios, independentemente do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre so-frerá com acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração anaeróbica.

D após 3 h de exercícios, independentemente do estado fí-sico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre não será acometida de acidose láctea, presente no sistema muscular, após realizar respiração aeróbica.

E após 3 h de exercícios, dependendo do estado físico da pessoa, uma dançarina de dança do ventre poderá sofrer com acidose láctea, presente no sistema muscular após realizar respiração anaeróbica.

60| A música Bate coração refere-se aos batimentos cardía-cos. Mas, por que o coração bate?

Bate coração

“Bate, bate, bate, coração

Dentro desse velho peito.....

Tum, tum, bate coração

Oi, tum, coração pode bater

Oi, tum, tum, tum, bate, coração

Que eu morro de amor com muito prazer”(Elba Ramalho)

Assinale a alternativa que explica corretamente o evento re-lacionado aos batimentos cardíacos.

A A atividade parassimpática reduz os batimentos cardía-cos, contribuindo para o repouso do coração.

B A atividade simpática, sob ação da noradrenalina, diante de situações de defesa ou ataque, diminui a frequência cardíaca.

C A contração do coração – diástole – e o seu relaxamento – sístole – são controlados por fenômenos miogênicos.

Page 19: Simulado Dia 1 19-09

64| A água é um recurso natural de extrema importância. Presente em macro e microambientes e sob várias formas, ela desempenha funções como hidratação, regulação da temperatura, condução de vitaminas, proteínas, carboidra-tos e sais minerais etc... Uma das características da água é a quantidade presente no corpo humano, que varia entre cé-lulas devido à função exercida e idade. Imagine a seguinte situação: um experiente professor, com aproximadamente 50 anos de idade e 25 de profissão, com massa corporal de 85 kg bem distribuída nos seus 1,84 cm de altura, acostuma-do a escalar serras durante suas pesquisas de campo, segue mais uma vez uma de suas trilhas. Após um longo percurso, o professor e seus alunos, com idades variando entre 18 e 25 anos, chegam exaustos ao local da coleta de dados.

Baseado nas informações, pode-se afirmar, corretamente, que

A se encontrará quantidade de água igual tanto no organis-mo do professor quanto no dos alunos, pois eles bebem água durante o trajeto.

B se encontrará quantidade de água igual nos organismos do professor e dos alunos, pois cada pessoa tem sua ca-pacidade limite de transpiração e o professor tem um bom condicionamento físico.

C se encontrará menos água no organismo dos estudantes em relação ao professor, pois sendo mais jovens andam mais rápido que o professor, e, portanto, transpiram mais e perdem mais água.

D se encontrará menos água no organismo do professor, principalmente nas células musculares, em relação aos organismos dos estudantes, devido à idade avançada dele e da perda por evaporação durante o trajeto.

E se encontrará menor quantidade de água no organismo dos estudantes em relação ao organismo do professor porque suas células musculares gastaram mais energia, mesmo bebendo água durante o trajeto.

65| Uma partícula faz seguidos movimentos sobre o eixo horizontal OX , a partir da origem, exclusivamente para a direita, convergindo, a cada deslocamento, para um ponto (XP,0) de onde essa partícula nunca passará, como ilustrado na figura abaixo.¨

62| O instrumento musical descrito no texto só pôde ser fa-bricado devido, evolutivamente, ao surgimento do seguinte grupo vegetal:

A algas

B briófitas

C pteridófitas

D gimnospermas

E angiospermas

63|

O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de células animais e vegetais em soluções com diferentes concentrações.

A análise desse experimento permite afirmar que

A células vegetais modificam intensamente a forma da pa-rede celular quando são colocadas em ambientes com gradiente de concentração.

B representa um exemplo de transporte passivo porque envolve uma tendência ao equilíbrio iônico sem gasto de energia na forma de ATP.

C o tipo de transporte caracterizado é o ativo porque o deslocamento do solvente é a favor do gradiente de concentração.

D a osmose em células animais se caracteriza pelo deslo-camento de soluto de um ambiente hipertônico para um ambiente hipotônico.

E tanto as células vegetais quanto as células animais mur-cham ao serem imersas em um ambiente hipotônico.

Page 20: Simulado Dia 1 19-09

A depende da massa dos corpos.

B não depende da massa dos corpos.

C é diretamente proporcional à aceleração de queda.

D do corpo de maior massa é menor do que o de menor massa.

E é diretamente proporcional ao quadrado da aceleração de queda

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Espaçopercorrido (m)

Tempo deprova

Atletismo Corrida 100 9,69 s

Nado livre 50 21,30 s

Atletismo Corrida 1500 4 min 01,63 s

Nado livre 1500 14 min 41,54 s

Volta de Classificação

de um carro de Fórmula-1

5200 1 min 29,619 s

67| Conforme os dados da tabela, assinale a alternativa que apresenta a velocidade média aproximada, em km/h, para a modalidade nado livre 1500 m.

A 3

B 6

C 9

D 12

E 15

68| Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência:

I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremi-dade inferior.

II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la.

III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a ré-gua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segu-rá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda.

O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas con-seguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação.

Distância percorrida pelarégua durante a queda (metro)

Tempo de reação(segundo)

0,30 0,24

0,15 0,17

0,10 0,14

Disponível em: http://br.geocities.com. Acesso em: 1 fev. 2009.

O tamanho de cada deslocamento, a partir do 2º, é a metade do deslocamento imediatamente anterior. Se essa partícu-la leva 5 segundos para sair da origem O e chegar ao ponto (XP,0), sua velocidade média, em m/s, é

A 1,6

B 1,4

C 1,2

D 0,8

E 0,5

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Tendo a LuaComposição: Herbert Vianna & Tet Tillett

Eu hoje joguei tanta coisa fora Eu vi o meu passado passar por mim Cartas e fotografias gente que foi embora. A casa fica bem melhor assim

O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz Querendo ver o mais distante e sem saber voar Desprezando as asas que você me deu

Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua Merecia a visita não de militares, Mas de bailarinos E de você e eu.

Eu hoje joguei tanta coisa fora E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz Cartas e fotografias gente que foi embora. A casa fica bem melhor assim

Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua Merecia a visita não de militares, Mas de bailarinos E de você e eu.

Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua Merecia a visita não de militares, Mas de bailarinos E de você e eu.

66| A Lua “merecia a visita não de militares”, entretanto, até hoje, nosso satélite natural recebeu a visita de doze ho-mens, todos norte americanos e a serviço da NASA (Adminis-tração Nacional do Espaço e da Aeronáutica).

Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, dois dos tripulantes da nave Columbia e integrantes da missão Apollo 11, chegaram ao solo lunar em 20 de julho de 1969. Armstrong colheu a primeira amostra do solo lunar, uma pequena pedra de apro-ximadamente 200g, utilizando um instrumento metálico si-milar a um martelo, de cerca de 500g de massa.

Supondo que o astronauta tenha se descuidado e deixado cair, simultaneamente e da mesma altura, o martelo e a pe-dra, Galileu teria afirmado que o tempo de queda

Page 21: Simulado Dia 1 19-09

Por quanto tempo uma residência comum seria abastecida por toda a energia elétrica liberada por 1 kg de átomos de urânio-235?

Dados: 1 MeV equivale a 4, 45 x 10−20 kWh.

O consumo médio mensal de uma residência comum é de 230 kWh.

A Mais de 8000 anos.

B 100 anos.

C 2000 meses.

D O urânio-235 não é um átomo fissionável.

E É impossível converter energia nuclear em energia elétri-ca.

71| De acordo com a lei da conservação da energia, a ener-gia não pode ser criada nem destruída, podendo apenas ser transformada de uma forma em outra. Baseado nesse princí-pio, algumas equipes de fórmula 1 usaram, durante a tempo-rada de 2009, um Sistema de Recuperação da Energia Ciné-tica (em inglês KERS)que proporcionava uma potência extra ao carro de cerca de 80 CV durante 6 segundos, melhorando assim as ultrapassagens. Essa energia era acumulada durante as frenagens usando parte da energia cinética do carro, que seria dissipada pelos freios em forma de calor.

Se toda a energia acumulada pelo KERS pudesse ser integral-mente utilizada por um elevador para erguer uma carga total de 1000 kg, qual seria, aproximadamente, a altura máxima atingida por esse elevador, desprezando-se todos os atritos envolvidos?

Dados: 1 CV = 735 W

g = 10 m/s2

A 20m

B 25m

C 30m

D 35m

E 40m

72| Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta es-tão representadas na figura:

A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a

A energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido.

B resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com me-nor velocidade.

C aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado.

D força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.

E velocidade da régua é constante, o que provoca uma pas-sagem linear de tempo.

69| Uma das dúvidas mais frequentes das pessoas sobre atividade física é o gasto calórico dos exercícios. Quem deseja emagrecer quer saber exatamente quanto gasta em determina-da atividade e quanto consome em determinada refeição. Este cálculo depende de muitos fatores. O gasto calórico dos exercí-cios varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo de cada uma delas (da genética e do biotipo), do tempo e da in-tensidade do exercício. Assim, o gasto calórico, numa atividade específica, difere entre uma pessoa de 90 kg e uma de 50 kg.

A tabela a seguir mostra o gasto calórico aproximado de al-gumas atividades:

Atividade Gasto calórico*(em quilocalorias/minuto)

Andar de bicicleta 4Dançar 7

Esteira (andar acelerado) 9Correr (no plano) 10

Spinning 13(Valéria Alvin Igayara de Souza Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/

gasto-calorico-dos-exercicios-3-1-2-326.html Acesso em: 27.08.2010. Adaptado)

*para uma pessoa de 60 kg

Se uma pessoa de 60 kg comer uma fatia de pizza de moz-zarella* que tem 304 quilocalorias, se arrepender e desejar queimá-las, deverá de acordo com essa tabela, em princípio,

*(muçarela)

A dançar por cerca de 45 minutos.

B fazer spinning por cerca de 15 minutos.

C andar de bicicleta por cerca de 60 minutos.

D correr em terreno plano por cerca de 18 minutos.

E andar acelerado na esteira por cerca de 20 minutos.

70| Quando um átomo de urânio-235 é bombardea-do por um nêutron, uma das possíveis reações de fissão

é n U Xe Sr n210

23592

14054

9438

10

"+ + + _ i . Cada átomo de urâ-

nio-235 que sofre fissão libera a energia média de 208 MeV. Admita-se que toda essa energia liberada na fissão de um átomo de urânio-235 possa ser transformada em energia elé-trica numa usina nuclear.

Page 22: Simulado Dia 1 19-09

B

C

D

E

74| As moléculas de água (H2O) são atraídas umas pelas outras em associação por pontes de hidrogênio. Essa ca-racterística da água é responsável pela existência da tensão superficial, que permite que sobre a superfície da água se forme uma fina camada, cuja pressão interna é capaz de sus-tentar certa intensidade de força por unidade de área e, por exemplo, sustentar um pequeno inseto em repouso. Sobre a superfície tranquila de um lago, um inseto era sustentado pela tensão superficial.

Após o despejo de certa quantia de detergente no lago, a tensão superficial se alterou e o pobre inseto afundou, pois, com esse despejo,

A a tensão superficial diminuiu e a força exercida pela água sobre o inseto diminuiu.

B a tensão superficial aumentou e a força exercida pela água sobre o inseto aumentou.

C a tensão superficial diminuiu e a força exercida pela água sobre o inseto aumentou.

D a tensão superficial diminuiu e a força exercida pela água sobre o inseto permaneceu constante.

E a tensão superficial aumentou e a força exercida pela água sobre o inseto permaneceu constante.

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que

A a energia cinética, representada na etapa I, seja total-mente convertida em energia potencial elástica repre-sentada na etapa IV.

B a energia cinética, representada na etapa II, seja total-mente convertida em energia potencial gravitacional, re-presentada na etapa IV.

C a energia cinética, representada na etapa I, seja total-mente convertida em energia potencial gravitacional, re-presentada na etapa III.

D a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elás-tica, representada na etapa IV.

E a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elásti-ca, representada na etapa III.

73| Antes da Jabulani, a famosa bola da Copa do Mundo de 2010, não se discutia a bola, mas sim quem a chutava.

O jogador Roberto Carlos ficou conhecido por seus gols feitos com fortes chutes de longa distância e efeitos imponderá-veis. Um dos seus mais famosos gols foi no Torneio da França de 1997, no jogo entre as seleções brasileira e francesa quan-do, com um chute de bola parada a 35 metros das traves, a bola passou a mais de 1 metro à direita do último homem da barreira, parecendo que ia para fora, quando mudou de trajetória e entrou com violência no canto do gol.

A figura ilustra a cobrança da falta, vista de cima, que resul-tou no gol de Roberto Carlos.

Suponha que na Copa de 2210, a humanidade tenha desen-volvido tecnologia suficiente para realizar a primeira Copa do Mundo na superfície da Lua, e um atleta cobre falta da mes-ma forma como Roberto Carlos, na França em 1997.

Assinale a alternativa que representa a trajetória da bola nes-se novo contexto.

A

Page 23: Simulado Dia 1 19-09

Considere agora os circuitos elétricos das alternativas a seguir.

Em nenhum deles a lâmpada L queimou. A alternativa que representa a situação em que a lâmpada acende com maior brilho é

A

B

C

D

E

78| Uma corda é composta de dois segmentos de densida-des de massa bem distintas. Um pulso é criado no segmento de menor densidade e se propaga em direção à junção entre os segmentos, conforme representa a figura abaixo.

Assinale, entre as alternativas, aquela que melhor represen-ta a corda quando o pulso refletido está passando pelo mes-mo ponto x indicado no diagrama acima.

A

75| Três recipientes idênticos contêm água pura no mes-mo nível e estão sobre balanças, conforme mostra a figura. O recipiente I contém apenas água, no recipiente II flutuam cubos de gelo e no recipiente III flutuam bolas de plástico que têm densidade menor que a do gelo.

Escolha a opção que descreve a relação entre os pesos dos três recipientes com seus respectivos conteúdos (PI, PII e PIII).

A PI = PII < PIII

B PI = PII > PIII

C PI > PII > PIII

D PI < PII < PIII

E PI = PII = PIII

76| Boa parte dos aparelhos eletrônicos modernos conta com a praticidade do modo de espera denominado stand-by. Nesse modo, os aparelhos ficam prontos para serem usados e, embora “desligados”, continuam consumindo energia, sendo o stand-by responsável por um razoável aumento no consumo de energia elétrica.

Para calcular o impacto na conta de energia elétrica, devido à permanência de cinco aparelhos ininterruptamente deixa-dos no modo stand-by por 30 dias consecutivos, considere as seguintes informações:

• cada aparelho, operando no modo stand-by, consome 5J de energia por segundo;

• o preço da energia elétrica é de R$ 0,50 por kWh.

A partir dessas informações, conclui-se que, no final de 30 dias, o custo com a energia consumida por esses cinco apa-relhos, operando exclusivamente no modo stand-by, será de:

A R$ 17,00

B R$ 15,00

C R$ 13,00

D R$ 11,00

E R$ 9,00

77| Três resistores, de resistências elétricas R1, R2 e R3, um gerador G e uma lâmpada L são interligados, podendo for-mar diversos circuitos elétricos.

Num primeiro experimento, foi aplicada uma tensão variável V aos terminais de cada resistor e foi medida a corrente i que o percorria, em função da tensão aplicada. Os resultados das me-dições estão apresentados no gráfico, para os três resistores.

Page 24: Simulado Dia 1 19-09

A infravermelha.

B visível.

C ultravioleta.

D raio X.

E raio c.

80| Em nossas casas, geralmente são usados piso de ma-deira ou de borracha em quartos e piso cerâmico na cozinha. Por que sentimos o piso cerâmico mais gelado?

A Porque o piso de cerâmica está mais quente do que o piso de madeira, por isso a sensação de mais frio no piso cerâmico.

B Porque o piso de cerâmica está mais gelado do que o piso de madeira, por isso a sensação de mais frio no piso cerâ-mico.

C Porque o piso de cerâmica no quarto dá um tom menos elegante.

D Porque o piso de madeira troca menos calor com os nos-sos pés, causando-nos menos sensação de frio.

E Porque o piso de cerâmica tem mais área de contato com o pé, por isso nos troca mais calor, causando sensação de frio.

81| Dona Joana é cozinheira e precisa de água a 80 °C para sua receita. Como não tem um termômetro, decide misturar água fria, que obtém de seu filtro, a 25 °C, com água ferven-te. Só não sabe em que proporção deve fazer a mistura. Re-solve, então, pedir ajuda a seu filho, um excelente aluno em física. Após alguns cálculos, em que levou em conta o fato de morarem no litoral, e em que desprezou todas as possíveis perdas de calor, ele orienta sua mãe a misturar um copo de 200 mL de água do filtro com uma quantidade de água fer-vente, em mL, igual a

A 800.

B 750.

C 625.

D 600.

E 550.

82| Antes de serem usados em joias, os diamantes passam pelo processo de lapidação, no qual se cortam as laterais da pedra que passam a ter muitas faces. A luz branca incidente no diamante pode sofrer decomposição e mostrar as cores do arco-íris. Quando ocorre essa decomposição, o diamante tem comportamento similar a um(a):

A lente.

B espelho plano.

C espelho côncavo.

D espelho convexo.

E prisma óptico.

B

C

D

E

79| Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e os-cila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme o sentido do campo.

Radiação eletromagnética Frequência f (Hz)

Rádio AM 106

TV (VHF) 108

micro-onda 1010

infravermelha 1012

visível 1014

ultravioleta 1016

raios X 1018

raios c 1020

Consultando a tabela acima, que fornece os valores típicos de frequência f para diferentes regiões do espectro eletro-magnético, e analisando o gráfico de E em função do tempo, é possível classificar essa radiação como

Page 25: Simulado Dia 1 19-09

85| Uma das atividades de destaque da Mineradora Vale, a segunda maior empresa em seu setor no mundo, é a pro-dução do alumínio, metal presente em nosso cotidiano em inúmeros artigos, como latas de bebidas e alimentos, utensí-lios domésticos e embalagens diversas. O alumínio pode ser obtido industrialmente a partir da bauxita, cujo percentual de alumina (A,2O3) é de cerca de 50%.

Basicamente, a reação que ocorre nesse processo é

2A,2O3 " 4 A, + 3O2.

Dados: massas molares em (g/mol) O = 16 e A, = 27.

Considerando as condições de obtenção industrial do alumí-nio, informadas no texto, a quantidade obtida desse metal, a partir de 2,04 toneladas de bauxita, é de cerca de

A 135 kg.

B 270 kg.

C 540 kg.

D 1080 kg.

E 2160 kg.

86| Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois en-xaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molé-cula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.

SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. “Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro”. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011

(adaptado).

A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela

A sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característi-co do vinagre.

B solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução áci-da empregada.

C inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.

D degradação enzimática da molécula de piridina, acelera-da pela presença de ácido acético.

E reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.

87| A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Aparelhos, como rádios portáteis, alimentados com pilha só funcionam porque as pilhas são geradoras de eletricidade, e o uso de mais de uma pilha, em série, resulta na soma de suas voltagens. Considere as três pilhas abaixo, ligadas em série:

• Pilha 1: meia pilha de Ag/Ag+ unida a meia pilha de Cu/Cu2+

Reação: Cu(s) + 2Ag+(aq) + 2Ag(s)

• Pilha 2: meia pilha de Cu/Cu2+ unida a meia pilha de Zn/Zn2+.

Reação: Zn(s) + Cu2+(aq)

" Zn2+(aq) + Cu(s)

• Pilha 3: meia pilha de Cu/Cu2+ unida a meia pilha de Pb/Pb2+.

Reação: Pb(s) + Cu2+(aq) " Pb2+

(aq) + Cu(s)

83| Quem fez o experimento mostrado na figura, mediu a diferença de potencial das três pilhas ligadas em série e o valor acusado no voltímetro foi 2,35 V. Antes, foram medidas as diferenças de potenciais da pilha 1 e da pilha 2, tendo-se encontrado os valores 0,54V e 1,16V, respectivamente. Es-queceu- se de medir a diferença de potencial gerado na pilha 3. Com esses dados, é correto afirmar que, nesse experimen-to, o valor que mais se aproxima da diferença de potencial da pilha 3 é:

A 0,64 V

B 0,98 V

C 1,43 V

D 1,70 V

E 1,82 V

84| A obtenção de metais puros por eletrodeposição é uma das aplicações práticas da eletroquímica. A eletrodeposição pode ser entendida como uma reação entre elétrons e íons.

Sabendo-se que um mol de elétrons tem a carga de 96.500 C (constante de Faraday), a massa de alumínio que será depo-sitada a partir de uma solução de A,2(SO4)3 por uma corrente de 1,0 A fluindo durante 3 horas é de aproximadamente

A 1,0 g.

B 2,0 g.

C 3,0 g.

D 9,0 g.

E 27,0 g.

Page 26: Simulado Dia 1 19-09

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Suor não é sinônimo de queima de gordura... Para muitas pessoas, correr debaixo do sol do meio-dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de ema-grecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura.

Acontece que suar não emagrece. Perdem-se apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exem-plo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d’água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.

O organismo transpira para manter estável a temperatu-ra interna do corpo, transferindo o calor de dentro para fora e, assim, mantendo a temperatura interna do orga-nismo entre 36 e 36,5°C.

Se você deseja “queimar” aquelas incômodas gordu-rinhas, já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimá-las de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada (cami-nhar, correr ou andar de bicicleta), três vezes por semana, são ideais para isso. Com esse ritmo de perda de calorias, você queimará um quilograma de gordura por mês.

(http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1487. Acesso em: 06.09.2010. Adaptado)

90| A hidrólise do depósito de gordura corporal é obtida por ação das enzimas lipases, produzindo ácidos graxos e gli-cerol, oxidados por vias diferentes.

Os ácidos graxos liberados são transportados pelo sangue até as células, onde são degradados no interior das mitocôndrias.

Analise a representação da oxidação de um ácido graxo e da ener-gia liberada, e assinale a alternativa válida sobre esse processo.

C16H32O2(s) + 23O2(g) "16CO2(g) + 16H2O(l) + 9 800 Kj

Legenda: (s) sólido (l) liquido (g) gasoso

A A equação representa um processo endotérmico.

B O processo ocorre nos seres vivos aeróbios e anaeróbios.

C Essa reação é de combustão em que o oxigênio é o gás comburente.

D O gás consumido no processo é o principal componente do ar atmosférico.

E O composto CO2 é denominado monóxido de carbono e minimiza o efeito estufa.

O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectiva-mente,

A ácido benzoico e etanol.

B ácido propanoico e hexanol.

C ácido fenilacético e metanol.

D ácido propiônico e cicloexanol.

E ácido acético e álcool benzílico.

88| Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na gela-deira a água proveniente do degelo de um peixe, o que dei-xou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodomés-tico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.

Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.

Material Concentração de H3O

+ (mol/L)Suco de limão 10–2

Leite 10–6

Vinagre 10–3

Álcool 10–8

Sabão 10–12

Carbonato de sódio/barrilha 10–12

Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

A Álcool ou sabão.

B Suco de limão ou álcool.

C Suco de limão ou vinagre.

D Suco de limão, leite ou sabão.

E Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na gasolina combustível comercializada no Brasil, o etanol (CH3CH2OH) está presente como aditivo, sendo sua quan-tidade (em volume percentual) fixada entre 24 a 26%. O etanol é miscível, em todas as proporções com a gasolina e com a água, porém a água não se mistura com a gasolina.

89| Indique a alternativa que mais se aproxima do valor da concentração em quantidade de matéria de etanol em 100 mL de gasolina, combustível que contém 25% de etanol em volume, sabendo que a densidade do etanol é 0,80 gL-1.

A 1,2 molL-1

B 3,6 molL-1

C 4,3 molL-1

D 5,6 molL-1

E 8,6 molL-1

Page 27: Simulado Dia 1 19-09