Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

13

Transcript of Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

Page 1: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao
Page 2: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 9, considere o texto abaixo.

Analfabetismo funcional por Thomaz Wood Jr. — publicado em: 24 jul.

2013, 08:52

A condição de analfabeto funcional aplica-se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou-se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós-doutores!

O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte-americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o

tempo, explicou a autora, as habilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte-americanos tornaram-se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. (Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/758/analfabetismo-funcional-6202.html>. Acesso em: 13 nov. 2013.)

1. Depreende-se do texto que (A) as classes de administradores e advogados

são, nos Estados Unidos, as que mais possuem dificuldade de produzir textos.

(B) a matéria da Newsweek publicada em 1975 não pode ser levada em consideração, pois os tempos são outros: a sociedade e seus valores mudaram e a tecnologia avançou.

(C) as comunicações formais, por não apresentarem mais a desejada precisão e clareza, têm-se tornado informais.

(D) muitos profissionais têm muita informação, mas, devido à falta da prática da escrita, tornam-se vazios de sentido.

(E) se escrever é uma atividade em declínio, então pensar também é.

2. Considerando o contexto, pode-se identificar

como opinião de Thomaz Wood Jr. o que está na alternativa: (A) ... falta a muitos profissionais da média

gerência a capacidade ... (2º parágrafo) (B) ... escrever com clareza não é mais

importante. (4º parágrafo) (C) ... os adolescentes eram os que mais sofriam

para produzir um texto minimamente coerente e organizado. (6º parágrafo)

(D) ... um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. (6º parágrafo)

Page 3: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

(E) Na academia, o cenário não é menos preocupante. (8º parágrafo)

3. Atente para as seguintes afirmações: I. O ponto de exclamação usado nas

passagens “E frequentemente seus autores são pós-doutores!” e “Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!” exprime o assombro do autor com tais informações quando associadas com ideias apresentadas anteriormente no texto.

II. Transposto para a voz passiva, o verbo sublinhado em “Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação.” apresentará a forma “é deplorada”.

III. A palavra “tal” em “O tal mestre” e “A atividade causou tal revolta que ...” tem a mesma função: remeter a uma ideia já citada no texto.

IV. O alvo do verbo sublinhado em “... parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza ...” poderia ser substituído pelo pronome “as”, proclítico ou enclítico.

Estão corretos os itens

(A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV. (E) I e II, apenas.

4. Considerando o contexto, o segmento cujo

sentido NÃO está adequadamente expresso em outras palavras é:

(A) limita severamente o desenvolvimento =

restringe drasticamente o crescimento (B) no topo da pirâmide corporativa e na

academia = no ápice da hierarquia empresarial e universitária

(C) Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo = Vai além de empregar com correção a linguagem

(D) os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo = os ignorantes países dos trópicos parecem sucumbir ao mesmo mal

(E) multiplicam-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos = crescem em número textos prolixos, herméticos e vazios.

5. No texto, é empregado várias vezes o verbo

“escrever”. Assinale a alternativa em que ele NÃO tem a mesma predicação que possui neste trecho: Se aprender a escrever é aprender a pensar ... (A) ... escrever com clareza não é mais

importante. (B) ... a tarefa de escrever um texto curto ... (C) ... os norte-americanos tornaram-se

capazes de usar apenas as mais simples

estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

(D) ... jamais será capaz de escrever bem. (E) ... e escrever for mesmo uma atividade em

declínio ...

6. Educadores mencionados no artigo observaram ... Encontra-se no mesmo tempo e modo do verbo sublinhado acima o que está grifado na alternativa:

(A) Michael Skapinker registrou recentemente em

sua coluna ... (B) os adolescentes eram os que mais sofriam

para produzir um texto minimamente coerente e organizado

(C) O tal mestre acreditava que escrever com clareza ...

(D) ... a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia ...

(E) ... os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado.

7. Caso sejam pluralizadas as palavras grifadas

abaixo, será facultativo alterar a flexão do verbo da alternativa:

(A) A condição de analfabeto funcional aplica-se a

indivíduos ... (B) Tal condição limita severamente o

desenvolvimento pessoal e profissional. (C) Não se trata apenas de usar corretamente o

vernáculo ... (D) ... parte de sua comunicação formal exige

precisão e clareza ... (E) Para Sheils, o sistema educacional, da escola

fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos.

8. A condição de analfabeto funcional aplica-se a

indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos ...

Nenhuma outra mudança será necessária ao texto caso se substitua a parte grifada pelo que se encontra na alternativa:

(A) sentem dificuldade em (B) não se pode confiar a tarefa de (C) ninguém pode contar para (D) não se espera a correta atividade de (E) não é realizado, corretamente, o ato de

9. Em uma longa série de entrevistas realizadas por

este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou-se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de (...) encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

Page 4: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

Considerando o contexto, o trecho acima poderia ser assim reescrito, de modo que a correção gramatical e o sentido principal fossem mantidos: (A) Nos últimos cinco anos, realizei uma série

longa de entrevistas com diretores de grandes empresas locais, onde muitos deles reclamaram da incapacidade de muitos profissionais da média gerência de encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

(B) Entre os diretores de grandes empresas locais que entrevistei, uma queixa se tornou muito comum nos últimos cinco anos: a incapacidade de muitos profissionais da média gerência encontrarem soluções e as comunicarem estruturadamente.

(C) Entrevistei, no último quinquênio, muitos diretores de grandes empresas locais, dos quais se tornou recorrente ouvir esta reclamação: a incapacidade de encontrar soluções e comunicá-las de modo estruturado que muitos profissionais da média gerência têm.

(D) Encontrar soluções e comunicá-las de modo estruturado é uma dificuldade para muitos profissionais cujo nível gerencial médio é trabalhado, visto que, nos últimos cinco anos, muitos diretores de grandes empresas locais revelaram essa queixa para este escriba em uma longa série de entrevistas.

(E) No último quinquênio, entrevistei diretores de grandes empresas locais, muitos dos quais me fizeram uma mesma reclamação: a de que encontrar soluções e comunicá-las de maneira estruturada é difícil para muitos profissionais de nível gerencial medianos.

10. Julgue os itens a seguir

I. Quando voltarás ___ terra, pescador? E ___ Campinas? E ___Curitiba do MON?

II. Graças ___ Deus, obedecemos ___ sinalização e voltamos ___ casa antes da chuva. III. A medalha foi dada ___ aluna mais aplicada, não ___ qualquer aluna ou ___ uma professora.

III. ___noite estava clara, e os namorados resolveram ver a lua ___ uma hora da madrugada, pontualmente. Como é bom olhar o céu ___ toa...

IV. Visava ___ vaga de chefe mais do que aspirava ___ de diretor ou ___ tua.

Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do item indicado.

(A) I. a – a – a (B) II. a – a – a (C) III. à – à – a (D) IV. A – a – à (E) V. à – à – à

REGIMENTO INTERNO DO TRT 15ºREGIÃO

11. De acordo com o Regimento Interno do TRT da 15ª Região, considere:

I. São órgãos do Tribunal: o Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Presidência e as Vice-Presidências, entre outros.

II. Constituem cargos de direção do Tribunal apenas os de Presidente, Vice-Presidente Administrativo, Vice-Presidente Judicial, Corregedor Regional e Vice-Corregedor Regional.

III. Nas sessões, o Presidente sentar-se-á na cadeira do centro da mesa principal; à sua direita sentar-se-á o representante do Ministério Público e à sua esquerda, o Secretário do Tribunal.

Está correto o que se afirma em:

(A) I e II. (B) II e III. (C) I e III. (D) I, II e III. (E) III apenas.

12. Conforme regras do Regimento Interno do TRT

da 15ª Região, é incorreto afirmar que: (A) Tribunal funcionará em composição plena,

em Órgão Especial, em Seções Especializadas, em Turmas e em Câmaras, na forma prevista pelo Regimento.

(B) Não poderão ter assento na mesma Seção Especializada ou Turma do Tribunal, cônjuge, companheiro, parentes consanguíneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral, até o terceiro grau.

(C) São órgãos da Justiça do Trabalho da 15ª Região: o Tribunal Superior do Trabalho o Tribunal Regional do Trabalho e os Juízes do Trabalho.

(D) O Tribunal Regional do Trabalho tem o tratamento de “Egrégio Tribunal” e seus membros, com a designação de Desembargadores do Trabalho, o de “Excelência”.

(E) Os Desembargadores do Trabalho serão empossados perante o Tribunal Pleno ou Presidente do Tribunal.

13. De acordo com o Regimento Interno do TRT da

15ª Região, podemos afirmar que:

(A) Para as deliberações do Tribunal Pleno, exigir-se-á quorum de metade de seus membros, deduzidos os afastamentos legais e regimentais.

(B) As decisões do Tribunal Pleno serão tomadas pelo voto da maioria absoluta dos Desembargadores.

(C) Compete ao Tribunal Pleno processar e julgar originariamente as ações rescisórias de todos os acórdãos oriundos de seus órgãos.

Page 5: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

(D) O Tribunal Pleno é constituído pela totalidade dos Desembargadores do Tribunal. Suas sessões serão dirigidas pelo Presidente e, nos casos de impedimento, sucessivamente, pelo Vice-Presidente Judicial, pelo Vice-Presidente Administrativo, ou pelo Desembargador mais antigo e elegível, em exercício.

(E) O Tribunal Pleno é constituído pela totalidade dos Desembargadores do Tribunal. Suas sessões serão dirigidas pelo Presidente e, nos casos de impedimento, sucessivamente, pelo Vice-Presidente Administrativo, pelo Vice-Presidente Judicial, ou pelo Desembargador mais antigo e elegível, em exercício.

14. Conforme dispõe o Regimento Interno do TRT da 15ª Região, no que diz respeito à eleição para os cargos de direção, analise os seguintes itens:

I. Poderão concorrer a cada cargo os cinco Desembargadores mais antigos e elegíveis.

II. Os mandatos para cargos de direção terão duração de quatro anos, permitida uma reeleição.

III. Será considerado eleito o Desembargador que obtiver a maioria dos votos dos membros efetivos do Tribunal Pleno, respeitado o quorum para deliberação do Tribunal Pleno.

IV. No caso de empate não proceder-se-á a novo escrutínio, nesse caso, será considerado eleito o Desembargador mais antigo.

Abaixo, assinale a alternativa __________:

(A) I e II. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. (D) I e III. (E) II e IV.

15. Levando em consideração os dispositivos do

Regimento Interno do TRT da 15ª Região, é incorreto afirmar que:

(A) O Órgão Especial é composto pelo

Presidente do Tribunal mais 13 Desembargadores eleitos, sendo vedada a renúncia.

(B) O mandato dos Desembargadores eleitos que comporão, juntamente com o Presidente, o Órgão Especial, será de dois anos, sendo permitida uma recondução para os membros eleitos, salvo se não houver candidatos inscritos em quantidade suficiente.

(C) Compete ao Vice-Presidente Administrativo substituir o Presidente no caso de férias, licenças e nos impedimentos ou nas ausências ocasionais;

(D) Compete ao Vice-Presidente Judicial distribuição dos feitos, observados os critérios estabelecidos pelo Tribunal;

(E) Compete à Corregedoria, integrada pelo Desembargador Corregedor Regional e pelo Desembargador Vice-Corregedor Regional, exercer as funções de inspeção e correição permanentes com relação aos Juízes de primeiro grau e respectivos órgãos e serviços judiciários.

MATEMÁTICA

16. João faz um serviço 8 vezes mais rápido do que José. Trabalharam juntos durante 4h. E após esse tempo, José afastou-se e João terminou o serviço em 2h. Em quanto tempo José faria o serviço sozinho?

(A) 6,5 h (B) 6,4 h (C) 60 h (D) 52 h (E) 50 h

17. A capacidade total de um reservatório é de 3000 litros, sendo que ele possui duas válvulas de entrada de água, A e B. Estando o reservatório completam,ente vazio, abriu-se a válvula A, com uma vazão constante de 15 litros de água por minuto. Quando a água despejada atingiu 2/5 da capacidade total do reservatório, imediatamente, abriu-se também a válvula B, com uma vazão constante de 25 litros de água por minuto, sendo que as duas válvulas permaneceram abertas até que o reservatório estivesse totalmente cheio. Como não houve nenhuma saída de água durante o processo, o tempo gasto para encher totalmente o reservatório foi de

(A) 80 min (B) 115 min (C) 125 min (D) 140 min (E) 155 min

18. Dois técnicos judiciários deveriam redigir 45

minutas e resolveram dividir esta quantidade em partes inversamente proporcionais às suas respectivas idades. Se o primeiro, que tem 28 anos, redige 25 delas, a idade do segundo, em anos, é

(A) 35 (B) 33 (C) 32 (D) 31 (E) 30

19. Certo dia, um técnico judiciário foi incumbido de

digitar um certo número de páginas de um texto. Ele executou essa tarefa em 45 minutos, adotando o seguinte procedimento:

– nos primeiros 15 minutos, digitou a metade do total das páginas e mais meia página;

Page 6: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

– nos 15 minutos seguintes, a metade do número de páginas restantes e mais meia página; – nos últimos 15 minutos, a metade do número de páginas restantes e mais meia página.

Se, dessa forma, ele completou a tarefa, o total de páginas do texto era um número compreendido entre

(A) 5 e 8 (B) 8 e 11 (C) 11 e 14 (D) 14 e 17 (E) 17 e 20

20. Seja N o menor número positivo tal que:

- dividido por 2 deixa resto 1, - dividido por 3 deixa resto 2, - dividido por 4 deixa resto 3, - dividido por 5 deixa resto 4, - dividido por 6 deixa resto 5, - dividido por 7 deixa resto 6

Podemos afirmar que a soma dos algarismos de N é:

(A) 14 (B) 15 (C) 16 (D) 17 (E) 18

RASCUNHO

Page 7: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 21. Tendo como base os objetivos estratégicos do

Judiciário, analise.

(A) Buscar a excelência na gestão de custos operacionais é um objetivo da meta Infraestrutura e Orçamento.

(B) Dentro da meta Ética e Moral, está o objetivo de Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva.

(C) Promover a efetividade no cumprimento das decisões é a Missão do judiciário.

(D) Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais nos planos nacional e internacional é um objetivo da meta Atuação Institucional.

(E) Na meta Gestão de Pessoas, está o objetivo estratégico de Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia.

22. Na análise ambiental externa e interna corresponde a um elemento na criação de cenários.

(A) Da análise do ambiente externo depende o

pleno conhecimento do quadro de pessoal e dotação orçamentária internas a instituição.

(B) O cenário de tendência é aquele em que a evolução das oportunidades no ambiente externo tende a se aproximar do cenário ideal.

(C) A importância da análise do cenário externo como anterior ao interno, é verificar os riscos do primeiro para posteriormente listar as oportunidades do segundo.

(D) A análise do ambiente interno, para que seja eficaz, deve ser um processo sistêmico e metodológico.

(E) No cenário mais provável é necessária a verificação da evolução das condições atuais externas para o prazo concernido no planejamento estratégico, no ambiente interno tal análise é substituída por indicadores de desempenho.

23. Sobre o BALANCED SCORECARD, analise as afirmações abaixo.

I. São gerados mapas únicos em cada

departamento, que analisados de forma combinada permitem gerar indicadores balanceados de desempenho.

II. Possibilita melhor alinhamento, com todos na organização tendo acesso traduzido ao planejamento e seus indicadores.

III. Facilita a comunicação através da geração de um mapa único de análise em substituição a relatórios densos de indicadores.

IV. Tem como resultante organogramas que permitem rápida visualização da hierarquia do órgão público.

V. Perspectivas e relação causa/efeito tornam o BSC de fácil tradução.

Indique a alternativa que apresenta afirmações corretas.

(A) II, III, IV e V (B) II, III e V (C) III, IV e V (D) I, II e IV (E) I, III e IV

24. Considerando a Gestão de projetos e a necessidade de correções pontuais, este momento é imediatamente posterior ao momento de

(A) Planejamento (B) Verificação (C) Execução (D) Ajuste (E) Controle

25. No encarramento do estágio probatório, após

três (3) anos de efetivo exercício, é aplicada ao servidor público a avaliação de desempenho. Analise as afirmações sobre tal procedimento.

I. O efeito halo pode prejudicar a avaliação

ao considerar que os conhecimentos do servidor formam a única base de avaliação positiva.

II. No processo de aplicação, as questões que prejudicam a atribuição adequada de conceitos devem ser excluídas.

III. O efeito ponto cego não considera as atitudes e apenas o conhecimento e habilidades do avaliado.

IV. Na concepção da avaliação, dificuldades que afetam de forma global a plena aplicação da avaliação devem gerar mudanças de metodologia.

V. Para ter mais eficiência é aplicada pelos superiores hierárquicos e usuários do serviço público diretamente relacionados com o avaliado.

Indique a alternativa que apresenta afirmações incorretas. (A) I, II III e IV (B) II, IV e V (C) I, II, III, IV e V (D) II, III, IV e V (E) I, III, IV e V

ORÇAMENTO PÚBLICO

26. As entidades listadas a seguir são abrangidas pelo campo de aplicação da Contabilidade Pública, EXCETO:

(A) o Supremo Tribunal Federal; (B) os Tribunais de Contas;

Page 8: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

(C) as empresas estatais dependentes de recursos do orçamento federal;

(D) as Câmaras Municipais; (E) empresas controladas pelo Poder Executivo,

que dele não dependam financeiramente. 27. As receitas de royalties recebidas por Estados

pela produção de petróleo ou gás natural são classificadas como receitas:

(A) patrimoniais; (B) de concessões e permissões; (C) da indústria extrativa mineral; (D) da indústria de transformação; (E) de transferências da União.

28. No âmbito da Contabilidade Pública, com

relação às normas que orientam o registro e o controle dos fatos patrimoniais, é correto afirmar que:

(A) as receitas e as despesas são

contabilizadas pelo regime de competência, em obediência aos princípios fundamentais da contabilidade;

(B) as receitas orçamentárias e as extra orçamentárias são contabilizadas pelo regime misto;

(C) somente as receitas extra orçamentárias são contabilizadas pelo regime de caixa;

(D) as receitas orçamentárias são contabilizadas pelo regime de caixa e as despesas orçamentá r ias pelo regime de competência ;

(E) todas receitas e despesas são contabilizadas pelo regime de caixa.

29. Em um estado X, com uma Receita Corrente Líquida

apurada de 50milhões, o valor máximo para a despesa total com pessoal do Poder Judiciário será de:

(A) 5 milhões; (B) 3 milhões; (C) 2 milhões; (D) 1,5 milhões; (E) 1 milhão.

30. Modernamente, a intervenção estatal na

economia, por meio da política fiscal, se dá para o desempenho das seguintes funções básicas:

(A) distributiva, desenvolvimentista e financiadora; (B) alocativa, distributiva e desenvolvimentista; (C) alocativa, distributiva e estabilizadora; (D) desenvolvimentista, financiadora e alocativa; (E) desenvolvimentista, financiadora e

estabilizadora.

DIREITO CONSTITUCIONAL 31. A Constituição Federal está assentada em

vários princípios os quais determinam as características do Estado bem como sua

organização. Assinale a alternativa que apresenta o princípio constitucional norteador das regras de responsabilização do Presidente da República:

(A) Republicano (B) Federativo (C) Democrático (D) Presidencialismo (E) Imunidade

32. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(A) ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de dois anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.

(B) ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de dois anos para os trabalhadores urbanos e três anos para os trabalhadores rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.

(C) ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de três anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.

(D) ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e três anos para os trabalhadores rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

(E) ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

33. Sobre o direito de nacionalidade assinale a

única alternativa incorreta: (A) O cargo de sargento da Marinha é privativo de

brasileiro nato. (B) Brasileiro nato poderá perder a nacionalidade

brasileira. (C) São brasileiros natos todos os nascidos no

Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço do seu país.

(D) São brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

(E) Brasileiro pode ser extraditado.

34. Sobre a Organização do Estado assinale a alternativa correta:

(A) Compete à União organizar, manter e executar a inspeção do trabalho. Por ser uma competência privativa, lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre

Page 9: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

questões específicas das matérias relacionadas a esta competência.

(B) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Estados e Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

(C) Compete privativamente à União legislar sobre sistemas de consórcios e sorteios.

(D) Ao legislar sobre normas gerais, a União, no que diz respeito à sua competência, não deixa margem de atuação legislativa para os estados-membros, caso o assunto tenha sido esgotado.

(E) Os estados, autônomos que são, têm competência legislativa própria, e a CF, assim como fez com os outros entes federados, dedicou artigo para enumerar, taxativamente, as matérias de sua competência

35. Acerca dos princípios constitucionais que regem a administração pública, assinale a alternativa correta:

(A) Nos atos e programas adotados pelos órgãos públicos poderão constar nomes, símbolos ou imagens da autoridade pública responsável desde que esta medida tenha fim educativo.

(B) Segundo o principio da legalidade, o servidor público poderá fazer tudo o que a lei não proíba.

(C) Segundo o principio da publicidade, a publicação do ato administrativo é condição de eficácia do próprio ato.

(D) Apesar de previsto na Constituição Federal, o princípio da eficiência não tem aplicabilidade no direito brasileiro haja vista não existirem normas que o tornem efetivo.

(E) Em razão do principio da legalidade, o ato administrativo deve obediência apenas a lei, não se exigindo que esteja de acordo com os bons costumes, regras da boa administração ou princípios da justiça.

36. Acerca do Poder Legislativo assinale a alternativa correta:

(A) É de competência do Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, mudar temporariamente sua sede.

(B) A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

(C) A representação de cada Estado e do Distrito Federal no Senado Federal será renovada de oito em oito anos, alternadamente, por um e dois terços.

(D) A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e

ainda que em tempo de guerra, dependerá de prévia licença do Congresso Nacional.

(E) A matéria constante de projeto de emenda constitucional rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

37. Pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:

(A) Governador de Estado, Distrito Federal ou Território.

(B) Presidente da Câmara dos Deputados. (C) Partido político com representação nacional. (D) Entidade de classe de âmbito nacional. (E) Prefeito.

DIREITO ADMINISTRATIVO 38. Sob a ótica da lei 9.784/99, que regula o

processo administrativo no âmbito federal, assinale a incorreta:

(A) Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

(B) Para os legais, considera-se órgão a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica, integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

(C) O administrado tem o direito perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

(D) São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros, expor os fatos conforme a verdade e não agir de modo temerário;

(E) A referida lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

39. De acordo com a lei 8.666/90 (lei das licitações e contratos administrativos), a habilitação preliminar, a inscrição em registro cadastral, a sua alteração ou cancelamento, e as propostas serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial de, no mínimo,

(A) 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

(B) 5(cinco) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados

Page 10: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

(C) 3 (três) membros, sendo pelo menos 1 (um) deles servidor qualificado pertencente ao quadro permanente do órgão da Administração responsáveis pela licitação.

(D) 5 (cinco) membros, sendo pelo menos 1 (um) deles servidor qualificado pertencente ao quadro permanente do órgão da Administração responsáveis pela licitação.

(E) 7 (sete) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.

40. O prazo mínimo até o recebimento das propostas na licitação feita sob a modalidade “tomada de preços” quando for do tipo melhor técnica é de

(A) 45 dias (B) 30 dias (C) 15 dias (D) 10 dias (E) 5 dias

41. Os poderes administrativos estão sujeitos a certas peculiaridades. No poder de polícia destaca-se, entre outras, a

(A) auto-executoriedade, mas sem a coercibilidade no sentido de evitar o abuso ou o excesso de poder pelo agente da Administração.

(B) natureza renunciável do referido poder de polícia, visto que a entidade que detém a competência pode demitir-se desse poder.

(C) identidade com os Poderes de Estado, porque esse poder administrativo só pode ser exercido pelo respectivo órgão político-constitucional do Governo.

(D) sua incidência sobre bens, direitos, atividades e pessoas, por não haver distinção razoável com a polícia judiciária e a manutenção da ordem pública.

(E) exclusividade do policiamento administrativo, sendo exceção a concorrência desse policiamento entre as Administrações interessadas.

42. Segundo o disposto na Lei 8.666/93 é certo que

o contrato administrativo (A) possui como características fundamentais,

dentre outras, a finalidade pública, a imutabilidade, a liberdade de forma e a presença das cláusulas exorbitantes.

(B) conterá expressamente cláusula que responsabilize solidariamente o particular e o contratante pelos encargos fiscais, previdenciários e trabalhistas resultantes da execução do ajuste.

(C) deve mencionar a modalidade de garantia exigida do contratado, cuja escolha fica à

critério do contratante, dentre as modalidades enumeradas na lei.

(D) declarado nulo pelo Poder Judiciário ou pela autoridade administrativa contratante opera, de regra, efeitos ex nunc.

(E) pode ser alterado unilateralmente pela Administração quando houver modificações do projeto, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.

43. A caracterização de determinado ato como

improbidade, nos termos da Lei no 8.429/92, exige, necessariamente,

(A) dolo ou culpa. (B) agente público como sujeito ativo do ato. (C) prejuízo a entidade da administração

direta ou indireta. (D) prejuízo financeiro a uma das entidades

definidas como sujeito passivo na lei. (E) enriquecimento ilícito por parte do agente

público.

44. Em todo e qualquer ato administrativo pode-se observar a presença do seguinte atributo:

(A) imperatividade. (B) autoexecutoriedade. (C) coercibilidade. (D) presunção de legitimidade. (E) retratabilidade.

45. A convalidação consiste em instrumento de que

se vale a Administração para

(A) restabelecer ao mundo jurídico ato anteriormente revogado ou invalidado.

(B) confirmar decisão válida emanada por agente de nível hierarquicamente inferior.

(C) legitimar os atos que tenham sido revogados por razões de mérito, sempre que indispensáveis à consecução de novos interesses políticos.

(D) aproveitar atos administrativos eivados de vícios sanáveis, confirmando-os no todo ou em parte.

(E) corrigir atos administrativos eivados de vício de finalidade, produzindo efeitos ex nunc.

DIREITO DO TRABALHO

46. No que se refere à estabilidade, analise:

I. A estabilidade provisória do cipeiro constitui, além de uma vantagem pessoal, uma garantia para as atividades dos membros da CIPA.

II. O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical só goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente.

III. Havendo extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato, não subsiste a estabilidade do dirigente sindical.

Page 11: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

IV. O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade.

De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, está correto o que consta APENAS em

(A) II, III e IV. (B) I, II e III. (C) II e IV. (D) I, II e IV. (E) III e IV.

47. Considere:

I. Os depósitos do FGTS são corrigidos monetariamente, além de se capitalizarem juros de 12% ao ano.

II. A parcela do FGTS não incide sobre o período contratual resultante da projeção do aviso.

III. O parâmetro de cômputo do FGTS corresponde a 8% do complexo salarial mensal do obreiro, a par da média de gorjetas habitualmente recebidas, se houver.

IV. É permitido o saque do FGTS quando o trabalhador alcançar idade igual ou superior a setenta anos.

Está correto o que consta APENAS em

(A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e II.

48. NÃO comporá a remuneração das férias

(A) o adicional noturno pago com habitualidade. (B) as comissões. (C) o salário-prêmio. (D) as gorjetas. (E) o vale-transporte.

49. Joana possui 18 anos de idade. Catarina tem 21

anos de idade. Débora possui 13 anos de idade. João tem 23 anos de idade. Jean possui 30 anos de idade e é portador de deficiência. Nesses casos, estão compreendidos entre a idade mínima e a idade máxima prevista na legislação para celebrarem contrato de aprendizagem

(A) Joana, Catarina, Débora, João e Jean. (B) Joana, Catarina, João e Jean, apenas. (C) Joana e Catarina, apenas. (D) Débora e Joana, apenas. (E) Joana, Catarina e Jean, apenas.

50. Com relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, considere:

I. Caberá aviso prévio nos contratos por prazo determinado que contenham cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão.

II. Em regra, o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de dois anos.

III. O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser prorrogado sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

IV. Em regra, considera-se por prazo indeterminado todo contrato por prazo determinado que suceder, dentro de seis meses, outro contrato também por prazo determinado.

Está correto o que consta APENAS em

(A) I, II e IV. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. (D) III e IV. (E) I e II.

51. Com relação à extinção do contrato individual

de trabalho em razão da prática, pelo empregado, de ato considerado falta grave caracterizador da justa causa da respectiva rescisão, é correto afirmar:

(A) Em regra, o período a ser considerado para a

caracterização do abandono de emprego é de 10 dias.

(B) A insubordinação está relacionada ao descumprimento de ordens gerais de serviço.

(C) Para haver justa causa, é preciso que o empregado seja condenado criminalmente, embora a sentença criminal não tenha transitado em julgado.

(D) A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.

(E) Pratica ato de improbidade e mau procedimento o empregado que assedia sexualmente seu colega de trabalho.

52. A respeito da jornada in itinere, considere:

I. O fato de o empregador cobrar, parcialmente

ou não, importância pelo transporte fornecido, para local de difícil acesso ou não servido por transporte regular, não afasta o direito à percepção das horas in itinere.

II. Se existe transporte público, mas ele é insuficiente, não há direito a pagamento de horas in itinere.

III. A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular não é circunstância que gera o direito às horas in itinere.

IV. Se houver transporte público regular em parte do trajeto percorrido em condução da

Page 12: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

empresa, as horas in itinere remuneradas não se limitarão ao trecho não alcançado pelo transporte público.

Está correto o que consta APENAS em (A) III e IV. (B) I e II. (C) I, II e III. (D) II e IV. (E) I e III.

53. A empresa de propaganda Azul prorrogou duas

vezes o contrato de trabalho por prazo determinado de seu empregado Tício, dentro do período de dois anos. A empresa de propaganda Amarela celebrou segundo contrato pelo prazo determinado de um ano com Zeus, após oito meses da extinção do contrato celebrado anteriormente. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,

(A) nenhum dos contratos de trabalho serão prorrogados por prazo indeterminado.

(B) os contratos de trabalho de Tício e de Zeus serão prorrogados por prazo indeterminado.

(C) somente o contrato de trabalho de Zeus será prorrogado por prazo indeterminado.

(D) somente o contrato de trabalho de Tício será prorrogado por prazo indeterminado.

(E) o contrato de trabalho de Tício será prorrogado por mais dois anos e o contrato de Zeus será prorrogado por prazo indeterminado.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 54. A Consolidação das Leis do Trabalho prevê

disposições específicas sobre atos, termos e prazos processuais a serem observados nos dissídios individuais trabalhistas. A esse respeito é correto afirmar que

(A) os atos processuais serão públicos, salvo

quando o contrário determinar o interesse social, e realizar-se-ão nos dias úteis das 8 às 18 horas.

(B) os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão sempre sujeitos à conciliação, que deverá ocorrer até o encerramento do juízo conciliatório.

(C) nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas do processo judiciário do trabalho.

(D) os prazos processuais que se vencerem em sábado, domingo ou feriado, não serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

(E) uma vez constituído advogado pelas partes, apenas esses procuradores, poderão consultar, com ampla liberdade, os processos nos cartórios ou secretarias.

55. Em relação aos prazos no processo do trabalho, é entendimento jurisprudencial dominante:

(A) Os prazos contam-se com inclusão do dia do

começo e inclusão do dia do vencimento. (B) Os prazos que se vencerem em sábado ou

domingo, terminarão na segunda-feira seguinte.

(C) Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará na segunda-feira imediata, e a contagem, na terça-feira.

(D) O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho suspendem os prazos recursais.

(E) Não se aplica o prazo em dobro para a interposição de embargos declaratórios por pessoa jurídica de direito público.

56. Sobre as audiências trabalhistas, com base nas

normas aplicáveis, é correto afirmar:

(A) A ausência injustificada do reclamante ou de seu advogado à audiência importa em revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

(B) O reclamante e o reclamado, deverão estar presentes pessoalmente, independentemente do comparecimento de seus advogados, não podendo ser substi-tuídos ou representados neste ato processual.

(C) As partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz, não podendo ser reinquiridas a requerimento das partes ou advogados.

(D) O juiz, à hora marcada, declarará aberta a audiência, sendo feita pelo chefe de secretaria ou escrivão a chamada das partes, havendo uma tolerância de até 15 minutos após a hora marcada.

(E) Estas serão públicas e realizar-se-ão em dias úteis, entre 8 e 18 horas, não podendo ultrapassar 5 horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente

57. A empresa Delta Participações sofreu

fiscalização de natureza trabalhista, ocasião em que o agente fiscal da Delegacia Regional do Trabalho verificou irregularidade e lavrou auto de infração com aplicação de multa administrativa. A empresa resolveu questionar judicialmente essa penalidade administrativa, sendo da competência material da Justiça

(A) Comum Estadual, por cuidar de

questionamento de ato de Delegacia Regional do Trabalho.

(B) Federal, por se tratar de discussão sobre ato de autoridade federal, vinculada ao Ministério do Trabalho.

(C) do Trabalho, por força de Emenda Constitucional que lhe atribuiu novas competências e criou dispositivo específico prevendo essa matéria.

(D) Federal, porque não se discute relação de emprego entre empregador e empregado.

Page 13: Simulado-para-Analista Judiciario Area Administrativa Trt Da 15 Regiao

(E) Estadual em Vara Especializada da Fazenda Pública, por se tratar de discussão de ato de agente público.

58. João dos Santos ingressou com reclamação

trabalhista em face do Banco Crisântemo, em Vara Trabalhista da cidade de Santana das Flores, pertencente ao Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região. Em audiência, o Banco reclamado apresentou exceção de incompetência territorial, alegando que o reclamante sempre trabalhou na cidade de Ramos, pertencente à jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região, fato que foi confirmado pelo reclamante.Em sua defesa, o autor alegou que está morando cidade de Santana das Flores, desde a rescisão contratual. Neste caso.

(A) João dos Santos não poderá recorrer da

decisão do juízo excepcionado, pois a decisão judicial tem natureza interlocutória.

(B) o Juiz do Trabalho não deverá acolher a exceção de incompetência territorial, porque a reclamação trabalhista pode ser proposta no local de domicílio do autor.

(C) se acolher a exceção de incompetência territorial, o Juiz do Trabalho deverá extinguir o processo com resolução de mérito.

(D) o Juiz do Trabalho deverá encaminhar cópia dos au- tos à Vara do Trabalho da cidade de Ramos e aguardar que o juízo local informe a respeito da competência territorial, antes de decidir sobre o tema.

(E) João dos Santos poderá recorrer da decisão do juízo excepcionado, quando o Juiz do Trabalho acolher a exceção com a remessa dos autos para Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região.

59. Jaques ajuizou reclamação trabalhista em face

da empresa “Luna Ltda.”, que foi julgada procedente. Após o trânsito em julgado, já na fase de execução de sentença, Kátia, prima de Samir, sócio da empresa reclamada, teve uma casa de sua propriedade penhorada. Kátia ajuizou Embargos de Terceiro, uma vez que nunca foi sócia da referida empresa. Em sede de recurso, contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho competente, o advogado de Jaques pretende interpor Recurso de Revista. Neste caso, o referido Recurso de Revista

(A) é cabível se a decisão der ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado Súmula de Jurisprudência Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho.

(B) não é cabível, em nenhuma hipótese, por expressa vedação prevista na Consolidação das Leis do Trabalho.

(C) somente será cabível na hipótese de ofensa direta e literal de norma da Constituição Federal brasileira.

(D) não é cabível, em nenhuma hipótese, por expressa vedação constitucional, devendo a parte interpor Agravo de Petição no prazo legal.

(E) não é cabível, em nenhuma hipótese, por expressa vedação constitucional, devendo a parte interpor originariamente Recurso Ordinário no prazo legal.

60. Vênus foi dispensada da empresa Néctar dos

Deuses S/A por justa causa. Ajuizou reclamação trabalhista para questionar o motivo da rescisão e postular indenização por dispensa imotivada. Ocorre que a ação foi julgada improcedente pelo Juiz da Vara do Trabalho. Inconformada, Vênus resolveu recorrer da sentença. Nessa situação, é cabível interpor

(A) apelação, no prazo de 15 dias. (B) recurso ordinário, no prazo de 08 dias. (C) recurso ordinário, no prazo de 05 dias. (D) embargos de declaração, no prazo de 05

dias. (E) recurso de revista, no prazo de 08 dias.