Simuladores de Realidade Virtual

2
Simuladores de realidade virtual Por vezes, o ser humano é muitas vezes enganado pelo seu próprio cérebro de maneira que não consegue distinguir quando lhe é dada uma perceção de uma falsa realidade, como nos sonhos, em estados de embriaguez ou alucinações. Para além disso, nos dias de hoje, onde predomina a tecnologia foram criados ambientes virtuais permitem uma simulação da realidade, ou seja, uma imitação do mundo real. Estes ambientes virtuais possibilitam simular experiências, de modo a economizar dinheiro e tempo, e atingir objetivos que de outro modo não poderiam ser alcançados. Realidade virtual consiste numa tecnologia de interface avançada que permite ao utilizador interagir, visualizar e manipular objetos em diversos ambientes. O objetivo é recriar ao máximo a sensação de realidade no utilizador e fazer com este a sinta como se fosse real. Para isto, são utilizados equipamentos (como luvas de dados) para que exista estimulação não só da visão, mas também dos outros sentidos do utilizador. Com o intuito de ajudar a desenvolver e a treinar certas competências no ser humano são criados aparelhos, denominados simuladores, onde é reproduzido um comportamento de um sistema sob determinadas condições, o que permite que as pessoas que precisem de trabalhar com esse sistema possam ir praticando. Os simuladores costumam combinar partes mecânicas ou eletrónicas e partes virtuais que ajudam a simular a realidade. Os simuladores, por conseguinte, podem ser usados no âmbito profissional ou como um instrumento de lazer e entretenimento. No primeiro caso, estes dispositivos são indispensáveis para a formação de pessoas que terão uma grande responsabilidade a seu cargo, uma vez que os seus eventuais erros poriam em risco a vida de terceiros. Graças ao simulador, estes indivíduos podem treinar até adquirirem a experiência e a destreza necessárias para se

description

simuldores de realidade virtual

Transcript of Simuladores de Realidade Virtual

Page 1: Simuladores de Realidade Virtual

Simuladores de realidade virtual

Por vezes, o ser humano é muitas vezes enganado pelo seu próprio cérebro de maneira que não consegue distinguir quando lhe é dada uma perceção de uma falsa realidade, como nos sonhos, em estados de embriaguez ou alucinações. Para além disso, nos dias de hoje, onde predomina a tecnologia foram criados ambientes virtuais permitem uma simulação da realidade, ou seja, uma imitação do mundo real. Estes ambientes virtuais possibilitam simular experiências, de modo a economizar dinheiro e tempo, e atingir objetivos que de outro modo não poderiam ser alcançados.

Realidade virtual consiste numa tecnologia de interface avançada que permite ao utilizador interagir, visualizar e manipular objetos em diversos ambientes. O objetivo é recriar ao máximo a sensação de realidade no utilizador e fazer com este a sinta como se fosse real. Para isto, são utilizados equipamentos (como luvas de dados) para que exista estimulação não só da visão, mas também dos outros sentidos do utilizador.

Com o intuito de ajudar a desenvolver e a treinar certas competências no ser humano são criados aparelhos, denominados simuladores, onde é reproduzido um comportamento de um sistema sob determinadas condições, o que permite que as pessoas que precisem de trabalhar com esse sistema possam ir praticando. Os simuladores costumam combinar partes mecânicas ou eletrónicas e partes virtuais que ajudam a simular a realidade.

Os simuladores, por conseguinte, podem ser usados no âmbito profissional ou como um instrumento de lazer e entretenimento. No primeiro caso, estes dispositivos são indispensáveis para a formação de pessoas que terão uma grande responsabilidade a seu cargo, uma vez que os seus eventuais erros poriam em risco a vida de terceiros. Graças ao simulador, estes indivíduos podem treinar até adquirirem a experiência e a destreza necessárias para se desempenharem profissionalmente. Se cometerem erros num simulador, ninguém corre o risco de se magoar.

Enquanto meio de diversão, os simuladores permitem conduzir carros de corrida, voar aviões ou controlar comboios num videojogo. Também existem simuladores de negócios ou mesmo da própria vida (onde se pode controlar a vida de um personagem, estabelecer relações sociais, etc.).