Sinal - sed412f5e603c2892.jimcontent.com · que se revela como Mãe, que dá à luz, que alimenta,...

6
Sinal Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 12 - Abril/Maio de 2010 O PAPA TRAZ-NOS JESUS! Esta é uma das frases do Hino dos Jovens ao Papa: Eu Acredito! Será exagero dizê-lo? Não. A fé é um caminho, não uma meta já alcançada. A fé é um desafio permanente, de busca e acolhimento da liberdade e verdade que Deus nos quer oferecer. Sendo um caminho, ele vai sendo configurado por cada um na sua relação com Deus. Mas mais do que isso: quem acredita em Deus nunca está só, porque sozinho, atraso-me no caminho da fé, uma vez que, em Jesus, Deus dá-se a conhecer nos irmãos reunidos em Seu nome. Quem quer caminhar na descoberta de Deus, deve renovar sempre o olhar para a Igreja que se revela como Mãe, que dá à luz, que alimenta, que faz chegar a cura a todos os seus filhos. E nesta Igreja, minha mãe, Pedro surge como aquele que tem como primeira missão fortalecer e sustentar na fé os irmãos. Por isso, o Papa traz- nos Jesus, porque nos traz a fortaleza da fé; porque nos vem confirmar; porque nos vem garantir a comunhão com a Igreja Mãe, única que nos garante a validade do nosso caminho de fé. O Papa é mais do que um homem vestido de branco: é aquele que carrega a missão de nos manter no rumo de Cristo. Acolher o Papa em Lisboa, celebrar com ele Eucaristia, é desejar ver nele Cristo que vem alargar o meu caminho de fé, que vem aumentar as minhas fronteiras pessoais e/ou locais para que o meu caminho já não seja meu, mas da Igreja, comunhão a que o Papa preside, e na qual queremos viver. Sim, o Papa traz-nos Jesus, e é em Jesus que quero viver! Pe. Rui de Jesus Sector de Animação Vocacional

Transcript of Sinal - sed412f5e603c2892.jimcontent.com · que se revela como Mãe, que dá à luz, que alimenta,...

SinalBoletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 12 - Abril/Maio de 2010

O PAPA TRAZ-NOS JESUS!Esta é uma das frases do Hino dos Jovens ao Papa: Eu Acredito!Será exagero dizê-lo? Não. A fé é um caminho, não uma meta já alcançada. A fé é um desafio permanente, de busca e acolhimento da liberdade e verdade que Deus nos quer oferecer. Sendo um caminho, ele vai sendo configurado por cada um na sua relação com Deus. Mas mais do que isso: quem acredita em Deus nunca está só, porque sozinho, atraso-me no caminho da fé, uma vez que, em Jesus, Deus dá-se a conhecer nos irmãos reunidos em Seu nome. Quem quer caminhar na descoberta de Deus, deve renovar sempre o olhar para a Igreja que se revela como Mãe, que dá à luz, que alimenta, que faz chegar a cura a todos os seus filhos. E nesta Igreja, minha mãe, Pedro surge como aquele que tem como primeira missão fortalecer e sustentar na fé os irmãos. Por isso, o Papa traz-nos Jesus, porque nos traz a fortaleza da fé; porque nos vem confirmar; porque nos vem garantir a comunhão com a Igreja Mãe, única que nos garante a validade do nosso caminho de fé. O Papa é mais do que um homem vestido de branco: é aquele que carrega a missão de nos manter no rumo de Cristo. Acolher o Papa em Lisboa, celebrar com ele Eucaristia, é desejar ver nele Cristo que vem alargar o meu caminho de fé, que vem aumentar as minhas fronteiras pessoais e/ou locais para que o meu caminho já não seja meu, mas da Igreja, comunhão a que o Papa preside, e na qual queremos viver. Sim, o Papa traz-nos Jesus, e é em Jesus que quero viver!

Pe. Rui de JesusSector de Animação Vocacional

Uma Semana Diferente!

Na passada semana de 18 a 25 de Abril vivemos a 47ª semana das vocações e neste contexto teve de novo lugar uma Semana.com… : uma oportunidade de os jovens

conhecerem melhor a comunidade do Seminário e viverem ao seu ritmo. Uma semana diferente!

Aquando do convite tive reticências em aceitar. Estava cheio de trabalho e não tinha tempo a perder! A correria constante atrás do imediato e envolvência da rotina, difícil de quebrar, faziam parecer impossível, mas depois de pensar um pouco, resolvi aceitar o convite.

Nas Vésperas de 2ª feira teve então início “uma semana diferente” no Seminário de Cristo Rei dos Olivais. Apesar de a comunidade já ser conhecida e dos bons amigos que dela fazem parte, viver nela uma semana é uma experiência sem dúvida diferente.

O Seminário é uma representação fiel das primeiras comunidades cristãs na partilha fraterna e na oração, em que o Senhor dá tempo para a formação espiritual, humana e intelectual.

A oração das Laudes, com que começa a vida da comunidade, convidava à contemplação e a confiar o dia que começa. Depois era hora de partir para o mundo, rumo aos nossos compromissos, mas levando connosco o Senhor de que tantas vezes nos esquecemos no stress do dia-a-dia, o mesmo Senhor que nos diz: “Ide por todo o mundo, anunciai a boa nova!”

No final do dia de trabalho, como que regressando à casa do Pai, retomávamos a vida da comunidade com as Vésperas-Missa. Este era, acima de tudo, um tempo de louvor e agradecimento, em que colocava diante do Senhor todas as alegrias e ansiedades do dia de trabalho terminado. Seguia-se o jantar e alguns tempos ricos de partilha com Seminaristas e amigos.

Estes tempos de partilha com os amigos de há já algum tempo, e com outros que foram surgindo, sem dúvida que enriqueceram a minha caminhada vocacional e ajudaram a compreender um pouco melhor o chamamento do Senhor à Consagração e à identificação mais profunda Consigo. Estou muito grato ao Seminário dos Olivais pelo acolhimento fraterno que tive.

Graças ao Senhor por, neste ano Sacerdotal, me dar a alegria de descobrir qual o projecto maravilhoso que tem comigo!

Tiago Leonardo - Paróquia de São Mamede da Ventosa

A vida desta comunidade está centrada na Oração,

e nela assenta a sua unidade. Todos os tempos de Oração vividos, que aos olhos de muitos poderão parecer rotineiros, permitiam que me colocasse diante do Senhor, que convida à intimidade e à f idelidade à Sua palavra no dia-a-dia.

Quem desejar participar na formação de seminaristas de qualquer um dos seminários da nossa diocese, poderá

utilizar os NIB’s apresentados, indicando na transferência que se destina à Bolsa

Seminarista.

Seminário dos Olivais 0033.0000.00027491256.05

Seminário de S.José de Caparide0010 0000 21930130001 74

Seminário Redemptoris Mater0035.0686.00004099830.34

Seminário de Penafirme000703670002273000177

Pré-seminário001000002583310000138

Bolsa Seminarista

Aconteceu...... a Semana.com...Este ano, dois rapazes estiveram no Seminário dos Olivais, e uma rapariga na Casa das Discípulas do Divino Mestre. Puderam assim viver de forma diferente a Semana das Vocações.

... a Jornada Diocesana da JuventudeAconteceu em Alcobaça, com a presença do Senhor

Patriarca e de cerca de 700 jovens da nossa diocese. Veja mais sobre este evento em www.juventude.patriarcado-lisboa.pt.

O nosso blog tem sido enriquecido com várias partilhas sobre a Peregrinação

da Imagem de Cristo Sacerdote.

Pode ver tudo em www.vocacoesxpto.blogspot.com

Blog

Começaram a chegar às nossas paróquias os cartões MiV (Mosteiro

Invisível Vocacional). Este quer pôr toda a gente a rezar pela sua vocação e pelas vocações na Igreja. Se ainda

não tem, peça na sua paróquia, pois em breve faremos chegar uma segunda remessa. E depois não se esqueça

de nos enviar o seu compromisso MiV.

MiVMosteiro Invisível

Vocacional

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV Domingo de Páscoa – Domingo do «Bom Pastor» –, a 25 de Abril de 2010, oferece-me a

oportunidade de propor à vossa reflexão um tema que quadra bem com o Ano Sacerdotal: O testemunho suscita vocações. De facto, a fecundidade da proposta vocacional depende primariamente da acção gratuita de Deus, mas é favorecida também – como o confirma a experiência pastoral – pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada, pois o seu testemunho pode suscitar noutras pessoas o desejo de, por sua vez, corresponder com generosidade ao apelo de Cristo. Assim, este tema apresenta-se intimamente ligado com a vida e a missão dos sacerdotes e dos consagrados. Por isso, desejo convidar todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta, sobretudo neste Ano Sacerdotal que proclamei por ocasião dos

150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, modelo sempre actual de presbítero e pároco.

Já no Antigo Testamento os profetas tinham consciência de que eram chamados a testemunhar com a sua vida aquilo que anunciavam, prontos a enfrentar mesmo a incompreensão, a rejeição, a perseguição. A tarefa, que Deus lhes confiara, envolvia-os completamente, como um «fogo ardente» no coração impossível de conter (cf. Jr 20,9), e, por isso, estavam prontos a entregar ao Senhor não só a voz, mas todos os elementos da sua vida.”

“Também a vocação de Pedro, conforme no-la descreve o evangelista João, passa pelo testemunho de seu irmão André; este, após ter encontrado o Mestre e aceite o seu convite para permanecer com Ele, logo sente necessidade de comunicar a Pedro aquilo que descobriu «permanecendo» junto do Senhor: «“Encontrámos o Messias” (que quer dizer Cristo). E levou-o a Jesus» (Jo 1,41-42).”

Texto imcompleto - poderá encontrar a versão completa em www.vocacoesxpto.blogspot.com

Por esta razão, desejo destacar três aspectos da vida do presbítero, que considero essenciais para um testemunho sacerdotal eficaz.

“Se o sacerdote é o «homem de Deus», que pertence a Deus e ajuda a conhecê-Lo e a amá-Lo, não pode deixar de cultivar uma profunda intimidade com Ele e permanecer no seu amor, reservando tempo para a escuta da sua Palavra. A oração é o primeiro testemunho que suscita vocações. Tal como o apóstolo André comunica ao irmão que conheceu o Mestre, assim também quem quiser ser discípulo e testemunha de Cristo deve tê-Lo «visto» pessoalmente, deve tê-Lo conhecido, deve ter aprendido a amá-Lo e a permanecer com Ele.

“No seguimento de Jesus, cada pessoa chamada a uma vida de especial consagração deve esforçar-se por testemunhar o dom total de si mesma a Deus. Daqui brota a capacidade para se dar depois àqueles que a Providência lhe confia no ministério pastoral, com dedicação plena, contínua e fiel, e com a alegria de fazer-se companheiro de viagem de muitos irmãos, a fim de que se abram ao encontro com Cristo e a sua Palavra se torne luz para o seu caminho. A história

de cada vocação cruza-se quase sempre com o testemunho de um sacerdote que vive jubilosamente a doação de si mesmo aos irmãos por amor do Reino dos Céus. É que a presença e a palavra de um padre são capazes de despertar interrogações e de conduzir mesmo a decisões definitivas.”

“Um terceiro aspecto que, enfim, não pode deixar de caracterizar o sacerdote e a pessoa consagrada é viver a comunhão.”

“Os jovens, se virem os sacerdotes isolados e tristes, com certeza não se sentirão encorajados a seguir o seu exemplo. Levados a considerar que tal possa ser o futuro de um padre, vêem aumentar a sua hesitação. Torna-se importante, pois, realizar a comunhão de vida, que lhes mostre a beleza de ser sacerdote. Então, o jovem dirá: «Isto pode ser um futuro também para mim, assim pode-se viver»”

“Poder-se-ia afirmar que as vocações sacerdotais nascem do contacto com os sacerdotes, como se fossem uma espécie de património precioso comunicado com a palavra, o exemplo e a existência inteira.

Isto aplica-se também à vida consagrada. A própria existência dos religiosos e religiosas fala do amor de Cristo, quando O seguem com plena fidelidade ao Evangelho e assumem com alegria os seus critérios de discernimento e conduta.”

O mesmo acontece, ainda hoje, na Igreja: Deus serve-

se do testemunho de sacerdotes fiéis à sua missão, para suscitar novas vocações sacerdotais e religiosas para o serviço do seu Povo.

Mensagem do Papa Bento XVI

Elemento fundamental e comprovado de toda a vocação ao sacerdócio e à

vida consagrada é a amizade com Cristo.

Outro aspecto da consagração sacerdotal e da vida religiosa é o dom

total de si mesmo a Deus.

Um terceiro aspecto que não pode deixar de caracterizar o sacerdote e a

pessoa consagrada é viver a comunhão.

Imitar Cristo casto, pobre e obediente e identificar-

se com Ele: eis o ideal da vida consagrada, testemunho do primado absoluto de Deus na vida e na história dos homens.

SAV - Sector de Animação VocacionalMosteiro de São Vicente de Fora - Campo de Santa Clara - 1149-085 Lisboa

Tlf: 21 881 05 33 - Fax: 218 810 529 - E-mail: [email protected] - www.vocacoesxpto.blogspot.com

Ofertas recebidas:Paróquia da Falagueira - 555,58€Paróquia de Santo Eugénio - 255€

Paróquia de São Tomás de Aquino - 25€Paróquia de Campelos - 297,57€

Paróquia de Cabeça Gorda - 359,70€Paróquia de Almargem do Bispo - 453€

Miguel Pardal - 10€Conceição Fernandes - 212,50€

Jerónima Fernando - 25€Maria Jesus Silva - 12,5€

Se desejar contribuir para a pastoral das vocações através de transferência bancária,poderá utilizar o NIB do Seminário dos Olivais (0033.0000.00027491256.05), referindo na

transferência que se destina às Vocações ou ao Sinal. Se desejar enviar a sua oferta por cheque, este deve vir à ordem do Patriarcado, e no exterior do envelope indique que se destina à Pastoral das vocações.

Canto das Ofertas

Oração pela Vinda do Papa

Deus, fonte de Sabedoria,que escolhestes o vosso Servo Bento XVI,

Sucessor do Apóstolo Pedro,como sinal de unidade para toda a Igreja,

ouvi benignamente as nossas súplicas:

Fazei que ele, como Vigário de Cristo na terra,

confirme e fortaleça os irmãosna peregrinação da Fé

e a Igreja em Portugal experimente,na comunhão com ele, aquele vínculode Caridade, de Verdade, e de Beleza

que provém de Vós,para que possa, no tempo actual,

ser fermento de renovada Esperança.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus conVosco

na unidade do Espírito Santo. Amen.

Agenda Maio / Junho / Julho

MAIO

Dia 1 de MaiooFesta do Seminário de São José de Caparide

Dia 4 de MaiooTerça.com...Vocação - Rapazes e Raparigas

Dias 11 a 14 de MaiooVisita do Papa Bento XVI a Portugal (Eu

Acredito)

Dia 18 de MaiooTerça.com...Namorados

Dia 22 de MaiooVigília de Pentecostes na Sé de Lisboa

(Itinerário Juvenil)

Dia 25 de MaiooTerça.com...a Palavra

JUNHO

Dia 1 de JunhooTerça.com...Vocação - Rapazes

Dia 8 de JunhooTerça.com...Vocação - Raparigas

Dia 11 de JunhooFim do Ano Sacerdotal

Dia 25 de JunhooVigília de Oração pelos Ordinandos

Dia 27 de JunhooOrdenações Presbiterais - Mosteiro dos

Jerónimos

JULHO

Dias 28 de Junho a 2 de JulhooCampanário do Pré-Seminário - 7º e 8º anos

Dias 5 a 9 de JulhooCampanário do Pré-Seminário - 9º e 10º anos

Dias 12 a 17 de JulhooCampanário do Pré-Seminário - 11º e 12º anos