SINAPRO Relatorio2

32

Transcript of SINAPRO Relatorio2

Page 1: SINAPRO Relatorio2
Page 2: SINAPRO Relatorio2
Page 3: SINAPRO Relatorio2

SEIS ANOS PARA FICAR NA HISTÓRIA.

Page 4: SINAPRO Relatorio2

Marcada por uma gestão compartilhada, a Diretoria do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina termina uma administração com grandes realizações para o mercado publicitário catarinense.

Foram seis anos para ficar na história, ao longo dos triênios 2002-2005 e 2005-2008 no SAPESC, agora SINAPRO SC. O Sindicato passou de 34 agências associadas em 2002 para mais de 100 afiliadas em 2008, num crescimento tão expressivo que hoje coloca a entidade entre as quatro maiores do país.

Com a criação do trade da comunicação, numa associação

inédita no país, ganharam a propaganda catarinense, o mercado publicitário e os veículos de comunicação. Através desta união, o trade realizou diversas campanhas de cunho comunitário e/ou social. Entre elas, “Voto Consciente” em períodos eleitorais, “Xô CPMF” e a campanha contra a cobrança abusiva de impostos, através do “Movimento SC Pró Brasil”. A mais recente campanha, “Paz nos estádios”, lançada no início de abril de 2008, pretende alertar para a necessidade do retorno da alegria e da tranqüilidade entre as torcidas de futebol.

Também em parceria com o trade, o SINAPRO SC teve atuação relevante no desenvolvimento do relatório da pesquisa “Levantamento do Mercado de Veiculação Publicitária em SC”, realizada com exclusividade pelo Instituto

O Sindicato passou de 34 agências associadas em2002 para mais de 100

afiliadas em 2008

Page 5: SINAPRO Relatorio2

Mapa desde 2005 e que assegurou a todos um maior conhecimento do mercado e suas potencialidades.

As agências de propaganda da Capital tiveram uma grande conquista em junho de 2006, com o retorno da alíquota de 2,5% a ser aplicada aos serviços. Lei anterior estabelecia alíquotas de 3% e 5%, mas o SINAPRO SC conseguiu, além da redução, a retroatividade dos percentuais ao mês de janeiro de 2006.

A instituição do Prêmio Catarinense de Propaganda, com premiação regional e estadual, e do Troféu SAPESC de Contribuição à Atividade Publicitária, atualmente os dois maiores eventos da propaganda catarinense, dá vez e voz à criatividade das agências de Santa Catarina e faz a devida homenagem a todos que

contribuem (ou contribuíram) de forma efetiva para o desenvolvimento do mercado publicitário do Estado.

Além de sanar as finanças do SINAPRO SC e aumentar a arrecadação em mais de 200%, a gestão compartilhada deixa o sindicato instalado em uma nova sede, maior, mais confortável e com melhor aparelhamento para garantir aos associados os serviços que sempre prestou: assessoria jurídica para regularidade técnica e licitações públicas, formação da tabela referencial de preços, condução dos acordos coletivos de trabalho (dissídios), informações e esclarecimentos às associadas, enfim, um sindicato que se fez presente sempre que solicitado.

Prêmio Catarinense de Propaganda e Troféu SAPESC:

os dois maiores eventos da propaganda catarinense.

Page 6: SINAPRO Relatorio2

EVOLUÇÃO 2 0 0 2 - 2 0 0 8

23

0%

20

0%

Crescimento de 230% no número de agências associadas

ao SINAPRO SCA arrecadação do Sindicatoteve aumento de 220%

Page 7: SINAPRO Relatorio2

As gestões 2002/2005 e 2005/2008 ficarão marcadas, entendo eu, pelo forte reagrupamento e união das agências de propaganda de Santa Catarina, além de outros importantes avanços.

O sindicato deu um salto sensacional em termos de associadas: de menos de 40 em 2002 para mais de 100 em 2008. E, mais importante que os números, a participação de todas as regiões: Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí, Sul, Oeste, Planalto Serrano.

Criamos um troféu em reconhecimento àqueles que, de uma forma ou outra, contribuíram e/ou

ainda contribuem com o desenvolvimento do mercado das comunicações; fizemos do nosso prêmio de propaganda um sucesso absoluto, com sua premiação regional e estadual; fizemos com que nossos associados passassem a ter no seu sindicato patronal um companheiro sempre pronto a lhe atender, ajudar, orientar; alteramos os estatutos, tornando-o mais adequado aos tempos de hoje; mudamos nossa sede, deixando-a mais ampla e melhor estruturada, com um completo inventário e deixamos, ainda, um bom ativo e zero de passivo. Mas, mais que tudo isso, participamos ativamente da formação e consolidação do trade da comunicação,

formando uma forte e imprescindível parceria com ACAERT, ADI, ADJORI, ACP, ACI e, mais recentemente, com a ABAP/SC e o SINDEJOR. Juntos, defendemos interesses comuns, criamos, produzimos e veiculamos campanhas comunitárias e de interesse público e aumentamos o respeito pela indústria da comunicação, um setor que movimenta R$ 700 milhões por ano e gera em torno de 10 mil empregos diretos.

Mas quero salientar que, embora o sindicato seja um “regime presidencialista”, nada teria sido realizado se não fosse o empenho e a dedicação de toda a Diretoria Executiva e das Diretorias Regionais.

UMA GESTÃO COMPARTILHADA

Page 8: SINAPRO Relatorio2

Nossa gestão foi, sem a menor sombra de dúvida, uma gestão compartilhada. E este é, como presidente, meu maior orgulho.

Acredito que, nestes seis anos à frente do sindicato, realizamos importantes mudanças em prol das agências de propaganda de Santa Catarina.

Mudamos tanto que mudamos até o nome:

o SAPESC agora é SINAPRO SC.

Saulo SilvaPresidente-Executivo

Page 9: SINAPRO Relatorio2

Com o objetivo de manter o relacionamento com as agências, a Vice-Presidência de Mercado do SINAPRO SC conseguiu, ao longo desta gestão, estreitar a atuação da entidade junto aos mercados. Tanto que a atuação do Sindicato em Santa Catarina se tornou referência nacional através do trabalho compartilhado na criação do trade de comunicação no Estado.

O SINAPRO SC, hoje entre os quatro

maiores sindicatos do país, participa ativamente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), através do Vice-Presidente de Mercado, Juarez Beltrão, convidado a participar da entidade nacional como diretor de Planejamento e Desenvolvimento da FENAPRO.

“Como minha função é relacionamento com o mercado, o nome escolhido foi o meu, mas isso mostra, sobretudo, a importância do exemplo catarinense em vários mercados. O SINAPRO SC passou a ser referência nacional de como fazer um sindicato forte e atuante”.

Juarez BeltrãoVice-Presidente de Mercado

REFERÊNCIA NACIONAL

Page 10: SINAPRO Relatorio2

Dentro da gestão compartilhada, a Vice-Presidência de Finanças comemora o crescimento do número de agências associadas ao SINAPRO SC. Segundo o vice-presidente Sergio Schütz, a participação das agências filiadas aumentou 230%, com mais de 100 agências associadas ao Sindicato em 2008. A arrecadação da entidade também teve aumento significativo de 220%. “São números maravilhosos”, afirma Schütz, acrescentando que o crescimento do Sindicato também teve reflexos físicos, com a aquisição de novos equipamentos, que culminaram com a inauguração, este ano, da nova sede.

Segundo o Vice-Pesidente, a Diretoria Executiva estreitou o relacionamento com as Diretorias Regionais, que por sua vez estiveram mais próximas das agências associadas em todo o território catarinense. “Isto nos deu condições de conhecer mais de perto o mercado publicitário do Estado”.

Sérgio Schütz Vice-Presidente de Finanças

PROXIMIDADE COM ASSOCIADOS

Page 11: SINAPRO Relatorio2

As agências do Vale do Itajaí, filiadas ou não ao SINAPRO SC, contam com o apoio institucional da entidade para desenvolver um trabalho profissional, pautado nos padrões hoje exigidos pelo mercado e pelas entidades normativas, como o Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP).

Conforme o Vice-Presidente do SINAPRO SC, Oscar Hector Benvenutto Queirolo, as Diretorias Regionais da entidade têm promovido periodicamente grupos de discussão nas diferentes áreas de interesse dos associados, como seminários focados na aplicação das recomendações normativas.

Também tem tido uma efetiva participação junto aos organismos públicos nos editais de licitação, palestras e debates nas universidades nos seus cursos de Publicidade e Propaganda, sobre a realidade regional e outros assuntos de interesse dos acadêmicos.

A Diretoria Regional do Vale do Itajaí, por exemplo, realizou vários seminários em parceria com as entidades do trade da comunicação.

Oscar Queirolo Vice-Presidente Executivo

PARTICIPAÇÃO REGIONAL

Page 12: SINAPRO Relatorio2

As Diretorias Regionais tiveram importante papel na descentralização da atuação do SINAPRO SC a partir da gestão compartilhada, aproximando a entidade das agências de todas as regiões do Estado. O diretor da Região Oeste, Guilherme Deczka, atende nove agências entre as cidades de Lages e São Miguel do Oeste.

“Levei às reuniões do Sindicato as reivindicações, sugestões e também as críticas das agências do Oeste. Percebi que muitas agências em fase de abertura nos procuram solicitando dicas, sugestões e um apoio na busca do CENP”, conta.

Segundo o diretor da Região Sul, Arilton Amador, para estreitar a atuação do Sindicato na região foi realizado um almoço de idéias, além de várias visitas a veículos de comunicação.

“Houve uma grande sintonia entre os diretores da entidade e seus associados”, afirma.

Conforme o diretor da Região Norte, Paulo Egerland, a principal ação do SINAPRO SC foi

a realização do 1º Fórum de Relacionamento da Propaganda Catarinense, em parceria com o IELUSC e o apoio do Grupo RBS.

“O objetivo do fórum foi discutir a relação agência-clientes-veículos no que tange à realidade atual e aos desafios futuros”, explica.

GESTÃO COMPARTILHADA:aproximando a entidade das agências de todas as regiões do Estado.

ATUAÇÃO NO INTERIOR

Page 13: SINAPRO Relatorio2

Entre suas ações, a gestão compartilhada

do SINAPRO SC promoveu alterações no

Estatuto Social, que tornaram a entidade

mais enxuta, reduzindo o número de cargos,

e mais ágil, com a redução do tempo

de permanência na diretoria, conforme

debatido e aprovado em assembléia geral

extraordinária na sede do SINAPRO SC,

em 24 de janeiro de 2008.

A duração do mandato passou de três

para dois anos com direito à reeleição, o

que permite uma gestão de até quatro anos

para uma mesma diretoria. O objetivo da

alteração foi assegurar a oportunidade de

maior participação dos profissionais da

propaganda na composição da Diretoria

Executiva do SINAPRO SC. O número de

cargos também foi reduzido de 18 para

10, contabilizando os suplentes.

ALTERAÇÕES NO ESTATUTO

Page 14: SINAPRO Relatorio2

Criado para defender os interesses do setor publicitário, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina (SAPESC) passa a se chamar SINAPRO SC, resultado de uma unificação das entidades estaduais promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO).

Segundo o Vice-Presidente Nacional, Saint’Clair Vasconcellos, a nova marca da FENAPRO e dos sindicatos estaduais atende ao processo de padronização aprovado em várias reuniões e lançado em novembro de 2007, com nova programação visual unificada, aplicação de cores, fontes, medidas e normas comuns.

O nome do Sindicato mudou, mas o compromisso continua o mesmo: estar cada vez mais próximo das agências e do mercado publicitário catarinense. O principal resultado dessa mudança é que todos os sindicatos estaduais de agências passam a adotar uma unidade visual, adquirindo assim mais força e representatividade perante o mercado.

Nasce um novo capítulo na publicidade catarinense, cujo protagonista só poderia ser um: as agências do Estado.

O SAPESC AGORA É SINAPRO SC

Page 15: SINAPRO Relatorio2
Page 16: SINAPRO Relatorio2

Além do novo nome, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina também está de cara nova. A Diretoria Executiva promoveu mudança para uma nova sede, mais espaçosa e com mais conforto para os associados. Localizada na Rua Álvaro de Carvalho, 267/502, no edifício Mapil, no Centro da Capital, a nova sede do SINAPRO SC foi toda reformada para as reuniões mensais e extraordinárias e para o atendimento a todos os associados, inclusive com wireless.

Na gestão 2002/2005, a Diretoria já havia promovido a modernização dos equipamentos, com a compra de computadores, um aparelho de televisão, câmera fotográfica digital, telefones sem fio e rack para a sala de reuniões, que agora ganhou amplitude e uma decoração mais moderna e arejada. As agências, sediadas ou não na Capital, podem usufruir das instalações do SINAPRO SC. Basta solicitar data e horário à secretaria.

A nova sede do SINAPRO SC foi toda planejada para as reuniões mensais e extraordinárias e para o atendimento a todos os associados.

NOVA SEDE

Page 17: SINAPRO Relatorio2

MG

- 1

18

SC

- 1

04

RS

- 1

40

SP

- 3

00

As duas últimas gestões do SINAPRO SC, 2002/2005 e 2005/2008, promoveram a inserção de um maior número de associados ao sindicato.

Em 2002, eram apenas 34 agências.

Em 2008, são mais de 100. O que coloca o sindicato de Santa Catarina entre os maiores do país. Embora, segundo a FENAPRO, não exista um ranking oficial de agências por número de associados, porque são dados que mudam diariamente, em Minas Gerais são 118 afiliados, em São Paulo são 300 e no Rio Grande do Sul, 140. Com 104 agências filiadas, o Sindicato de Santa Catarina está entre os quatro maiores do país.

Mais de 100 agências associadas coloca o Sinapro

SC entre os maiores sindicatos do Brasil.

RANKING

Page 18: SINAPRO Relatorio2

Lançado em 2002 pelo então SAPESC, o Prêmio Catarinense de Propaganda chegou à sua terceira edição em 2006. Três edições vibrantes que consolidaram a premiação como o maior evento da propaganda catarinense no sentido de valorizar os publicitários, reconhecer as agências catarinenses, descobrir novos talentos e empolgar os anunciantes.

No 3º Prêmio Catarinense de Propaganda foram 31 agências inscritas, das mais diversas regiões do Estado (Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Joaçaba, Lages, Joinville e Chapecó), com 421 peças disputando Ouro, Prata e Bronze, sendo 92 campanhas, 248 peças isoladas, entre eletrônicas e impressas, e 81 de não mídia, além de duas inscrições especiais para Destaque Empresarial em Propaganda. A regionalização do prêmio, promovida pela gestão compartilhada do SINAPRO SC, valorizou a participação de todas as agências do Estado.

PRÊMIOCATARINENSE DE PROPAGANDA

Page 19: SINAPRO Relatorio2

Além de premiar as agências e os publicitários, o SINAPRO SC decidiu criar, em 2004, uma forma de homenagear também os profissionais que contribuem (ou contribuíram) de alguma forma para com o desenvolvimento da propaganda em Santa Catarina. Para isso, criou o Troféu SAPESC de Contribuição à Atividade Publicitária em Santa Catarina, que teve sua quarta

edição realizada no ano passado. Trata-se do segundo maior evento do mercado de propaganda de Santa Catarina que já reuniu, em cada uma das edições anteriores, mais de 300 profissionais de agências, clientes ou anunciantes, formadores de opinião, políticos, executivos de veículos de comunicação, empresários de comunicação e presidentes de diversas entidades de classe.

TROFÉU SAPESC

Page 20: SINAPRO Relatorio2

O SINAPRO SC realiza diversos eventos em conjunto com universidades e entidades. Com a Unisul, foi responsável pelo seminário “A Cara da Publicidade Catarinense”, com palestras sobre o mercado de comunicação e debates sobre a relação entre agências e veículos, indicações de como manter uma pequena agência e apresentação de uma visão geral do setor, o mercado e a ótica do anunciante, além de exposição de peças publicitárias criadas e produzidas por agências catarinenses filiadas ao Sindicato.

Com o IELUSC, em Joinville, realizou o 1º Fórum de Relacionamento da Propaganda Catarinense.

Em conjunto com universidades e

entidades, o SINAPRO SC realiza diveros eventos.

EVENTOS

Page 21: SINAPRO Relatorio2

Voto ConscienteOutdoor “Eleja a Moralidade”

CAMPANHAS PROMOVIDASPELO TRADE

Page 22: SINAPRO Relatorio2

Cobrança Abusiva de ImpostosOutdoor “Saúde”

Page 23: SINAPRO Relatorio2

Xô CPMFAnúncio “E.T. de Varginha”

Page 24: SINAPRO Relatorio2

Paz nos EstádiosBanner “Bomba”

Page 25: SINAPRO Relatorio2

No dia-a-dia do SINAPRO SC são realizadas as filiações das agências, emissões de boletos para mensalidades, atualizações do site (onde constam agências filiadas, convenções coletivas, etc.), encaminhamento de certificados de registro de capacidade técnica, licitações que irão acontecer e o envio à consultoria jurídica de todos os questionamentos que as associadas fazem ao sindicato. Para realizar todo este trabalho, o Sindicato conta com o apoio da Secretaria Executiva, através da Aline Azevedo e da Aline Motta. Como bem atesta a Naiara Soares Pinto – Coordenadora de RH da T 12 Marketing e Comunicação:

“Que bom que temos órgãos como o SINAPRO SC e pessoas como a Aline, competentes e com força em nos ajudar.”

Aline também é responsável pelo cadastro das agências e de toda a parte financeira, sob o comando do Vice-Presidente de Finanças. O cotidiano do SINAPRO SC é voltado para a assessoria dos associados, com o controle das mensalidades dos associados, organização dos eventos, confecção de relatório das reuniões de diretoria e envio de comunicados aos associados.

Dentre as atividades de assessoria, o SINAPRO SC realizou análise rigorosa, com auxílio da FENAPRO, para verificar a viabilidade de adesão das agências ao Super Simples Nacional. Concluiu que era desaconselhável o ingresso das agências de publicidade no sistema Simples de recolhimento de tributos por ato unilateral e voluntário do contribuinte.

NOSSO DIA-A-DIA

Page 26: SINAPRO Relatorio2

A união das entidades da área de comunicação no Estado de Santa Catarina é uma iniciativa inédita no país e de grande alcance. De um lado, associações que representam os veículos de comunicação – jornais, rádios e TVs – e os profissionais de imprensa. De outro, entidades representativas do segmento de publicidade e propaganda.

Uma parceria que tem impulsionado a organização do setor, o fortalecimento dos veículos de comunicação catarinenses e o crescimento do mercado publicitário no Estado, hoje da ordem de R$ 700 milhões/ano. Confira a opinião de alguns parceiros sobre a gestão do SINAPRO SC.

Depoimentos:

TRADE - PARCERIA INÉDITA

“Só podemos enaltecer o trabalho do SINAPRO SC, que teve o papel mais importante na criação do trade, um marco para a comunicação catarinense. Foi a partir da lidenraça do Sindicato das Agências que conseguimos estabelecer essa parceria entre as entidades representativas da comunicação no Estado. A comunicação depende muito desta parceria.”

Ademir ArnonPresidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

Page 27: SINAPRO Relatorio2

“Hoje em dia as decisões não podem mais ser unilaterais. O SINAPRO/SC ajudou a moralizar o mercado. As agencias estão atuando com mais profissionalismo em cima de normativas criadas pelo sindicato. Com isso, ganharam credibilidade. Todas as campanhas criadas pelo trade foram campanhas fortes. E a diretoria do SINAPRO/SC foi responsável pela criação do trade da comunicação, que hoje é um exemplo para o Brasil. O SINAPRO/SC contribuiu fortemente para o trade. Antes, todas as entidades falavam individualmente. Hoje é uma associação só à frente das reivindicações do setor. Ficamos todos mais fortalecidos. Com sua visão mercadológica, Saulo Silva desenvolveu um grande trabalho: congregou os setores da comunicação.”

Amer Félix Ribeiro

Presidente da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC)

“A formação do trade de comunicação foi uma demonstração de força bastante positiva. Juntas, nossas entidades têm apoiado projetos de largo impacto social, como a Campanha pelo Voto Consciente, Mutirão da Conciliação, Comunicação Social nos Municípios, Campanhas contra Abuso Sexual Infantil. Foi graças à união das entidades que se conseguiu viabilizar o levantamento realizado pelo Instituto Mapa, que dimensionou o mercado publicitário catarinense. Uma grande contribuição do trade tem sido a de estimular a organização do setor. Um segmento mais organizado desfruta de maior credibilidade.”

Miguel Ângelo GobbiPresidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC)

Page 28: SINAPRO Relatorio2

“O Sindicato teve papel significativo na formação do trade da comunicação. E é um parceiro essencial para nós, porque as agências são os nossos parceiros na criatividade e na venda de nossos produtos. A diretoria do Sindicato é muito comprometida e, sempre que há um chamamento, todos se envolvem com muito esforço para atingir os objetivos comuns. O publicitário Saulo Silva é, sem dúvida, uma das principais lideranças do mercado de comunicação e propaganda do Sul do país. Soube conduzir o SINAPRO SC com uma postura ética, profissional e competente, graças ao seu comprometimento com o segmento. A gestão da diretoria é um exemplo de valorização dos ideais associativistas, que acabou consolidando as parcerias fundamentais para o processo de fortalecimento de agências e veículos de comunicação. Por tudo isso, o Sindicato é um importante agente do chamado trade da comunicação catarinense, formado por entidades respeitadas que atuam pela valorização do mercado e profissionalização de dirigentes e colaboradores.”

Marise Westphal HartkePresidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio de Televisão

(ACAERT)

“A união das entidades que formam o Trade da Comunicação Catarinense é, na minha opinião, a iniciativa mais importante que já presenciei no nosso mercado e o SINAPRO SC é parte vital desse processo. Através dessa união, estamos concluindo, na prática, que o melhor caminho para nos tornarmos fortes é deixar de lado as individualidades e remarmos todos na mesma direção.”

Rosa EstrellaPresidente da ABAP/SC

Page 29: SINAPRO Relatorio2

“Em minhas viagens pelo Brasil divulgando o trabalho e objetivos do CENP e colhendo subsídios, sugestões e mesmo críticas para que esta entidade seja cada vez mais relevante ao mercado de comunicação do país, tive o prazer de visitar agências e veículos no Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma. Uma das fortes impressões que tive foi a qualidade do trabalho do SINAPRO SC. É respeitado, querido e dá um forte apoio às agências locais em todas as questões em que é chamado a contribuir. Em todo o Estado, a todo o momento, há sempre um dirigente do Sindicato orientando e lutando pelas melhores práticas comerciais na região. Isto é competência, é trabalho duro, é dedicação para que continuemos a ser respeitados em todo o mundo como um dos países mais talentosos e eficientes na área publicitária. Se eu tivesse uma agência no estado, assinaria o cheque de contribuição com muito prazer.”

Fernando Ribeiro da LuzExecutivo de Relações com o Mercado do Conselho Executivo das Normas-Padrão

A OPINIAO DO CENP

Page 30: SINAPRO Relatorio2

Elanderson CorreiaDiretor da Fullgaz Comunicação – Joaçaba

“Entre as principais ações do SINAPRO SC temos que destacar a quebra do regionalismo. Antes destas duas últimas gestões, falava-se apenas das agências da Capital e dos grandes centros. O Sindicato ajudou a promover a integração em todos os cantos do Estado. Foi muito importante para o desenvolvimento do mercado da publicidade como um todo. Além disso, sempre garantiu o suporte técnico e a assessoria a todos.”

Ana LockDiretora da Loja da Propaganda – Joinville

“Saulo Silva vai deixar saudades. Realmente, ele é o Sindicato da Propaganda. Tudo que a entidade conseguiu foi graças a ele. A congregação das agências e a inclusão das novas e pequenas. Só acrescentou qualidade ao setor com seu espírito associativista. Vai deixar seu nome gravado na pedra da comunicação catarinense.”

Christiane Hufenüssler

Diretora Central de Marketing e Comunicação – Jaraguá do Sul

“A gestão da diretoria do Sindicato é um exemplo de associativismo e conseguiu uma coisa inédita para o nosso mercado:

união. Saulo Silva mostrou a todos que somos empresários de propaganda. Podemos dizer que é o presidente mais importante

que a nossa entidade já teve.”

Eduardo Zilinsky

Diretor da Metra Publicidade - Blumenau

“O Sindicato foi dirigido com muita seriedade. E com isso obteve bons resultados. Entre eles, o aumento no número de

agências filiadas. Acho que com sua gestão séria, a diretoria conseguiu unir o mercado publicitário catarinense.”

A VOZ DOS ASSOCIADOS

Page 31: SINAPRO Relatorio2

PRESIDENTE - EXECUTIVOSaulo Silva

Quadra Comunicação

VICE-PRESIDENTE EXECUTIVOOscar Queirolo

Vince Comunicação & Propaganda

VICE-PRESIDENTE DE FINANÇASSérgio Schütz Ângulo Propaganda

VICE-PRESIDENTE DE MERCADOJuarez Beltrão Neovox Comunicação

DIRETORIA EXECUTIVA

Page 32: SINAPRO Relatorio2

EFETIVOS

Eduardo Zilinsky Metra Publicidade

Daniel Carlos Andrade de Araújo D/Araújo Comunicação

GESTÃO 2005/2008

Região Vale do ItajaíOscar Queirolo Vince Comunicação & Propaganda

Região OesteGuilherme Deczka Deczka & Zago

Região NortePaulo Egerland Z/Quattro Comunicação Integrada

Região SulArilton Amador Arilton Amador Propaganda

SUPLENTES

Samanta Padoin Tassotti Exit Comunicação Estratégia

Franciéle Chiapetti Tatticas Publicidade e Propaganda

CONSELHO FISCAL DIRETORIAS REGIONAIS