Sindesc dezembro2013

8
1 Edição IV do ano XXVI Edição IV do ano XXVI Edição IV do ano XXVI Edição IV do ano XXVI Edição IV do ano XXVI Dezembro de 2013 - Curitiba - PR Dezembro de 2013 - Curitiba - PR Dezembro de 2013 - Curitiba - PR Dezembro de 2013 - Curitiba - PR Dezembro de 2013 - Curitiba - PR

description

Sindesc

Transcript of Sindesc dezembro2013

Page 1: Sindesc dezembro2013

1

Edição IV do ano XXVIEdição IV do ano XXVIEdição IV do ano XXVIEdição IV do ano XXVIEdição IV do ano XXVI Dezembro de 2013 - Curitiba - PRDezembro de 2013 - Curitiba - PRDezembro de 2013 - Curitiba - PRDezembro de 2013 - Curitiba - PRDezembro de 2013 - Curitiba - PR

Page 2: Sindesc dezembro2013

2I s a b e lI s a b e lI s a b e lI s a b e lI s a b e lC r i s t i n aC r i s t i n aC r i s t i n aC r i s t i n aC r i s t i n aG o n ç a l v e s ,G o n ç a l v e s ,G o n ç a l v e s ,G o n ç a l v e s ,G o n ç a l v e s ,Presidentedo SINDESC

PALAVRA DO DIRETOR

Informativo Ação&LutaAção&LutaAção&LutaAção&LutaAção&Luta éuma publicação de

informação e luta doSindicato dos Emprega-

dos em Estabelecimentosde Serviços de Saúde de

Curitiba e Região.

SINDESINDESINDESINDESINDESCSCSCSCSC - Rua: Cândido Lopes, 289 - Edifício Tijucas15º andar - Conjunto 1521. Centro. Curitiba-PR

CEP: 80.020-060; Fone/fax: (41) 3222-8512.e-mail: e-mail: e-mail: e-mail: e-mail: [email protected];

wwwwwebebebebebsitsitsitsitsite:e:e:e:e: www.sindesc.com

DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETORIA EXEORIA EXEORIA EXEORIA EXEORIA EXECUCUCUCUCUTIVTIVTIVTIVTIVA DO SINDEA DO SINDEA DO SINDEA DO SINDEA DO SINDESC:SC:SC:SC:SC:PREPREPREPREPRESIDENTE:SIDENTE:SIDENTE:SIDENTE:SIDENTE: Isabel Cristina Gonçalves, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETOR DE FINANÇASOR DE FINANÇASOR DE FINANÇASOR DE FINANÇASOR DE FINANÇAS: Natanael Marchini, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETOR DE SEOR DE SEOR DE SEOR DE SEOR DE SECRETCRETCRETCRETCRETARIA GERAL:ARIA GERAL:ARIA GERAL:ARIA GERAL:ARIA GERAL: MarinsFerreira Pepe, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETOR ADMINISOR ADMINISOR ADMINISOR ADMINISOR ADMINISTRATRATRATRATRATIVTIVTIVTIVTIVOOOOO::::: José Batalha da Silva, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETORA JURÍDICA:ORA JURÍDICA:ORA JURÍDICA:ORA JURÍDICA:ORA JURÍDICA: Roseli Struszike, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETORA DE POLÍTICAORA DE POLÍTICAORA DE POLÍTICAORA DE POLÍTICAORA DE POLÍTICASINDICAL:SINDICAL:SINDICAL:SINDICAL:SINDICAL: Ana Luiza dos Santos Barros, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETORA DE IMPRENSORA DE IMPRENSORA DE IMPRENSORA DE IMPRENSORA DE IMPRENSA E CA E CA E CA E CA E COMUNICAOMUNICAOMUNICAOMUNICAOMUNICAÇÃÇÃÇÃÇÃÇÃOOOOO::::: Marinalva Vieira Carvalho, DIRETDIRETDIRETDIRETDIRETOR DEOR DEOR DEOR DEOR DEFORMAÇÃO SINDICAL E ESTUDOS SÓCIO ECONÔMICOS:FORMAÇÃO SINDICAL E ESTUDOS SÓCIO ECONÔMICOS:FORMAÇÃO SINDICAL E ESTUDOS SÓCIO ECONÔMICOS:FORMAÇÃO SINDICAL E ESTUDOS SÓCIO ECONÔMICOS:FORMAÇÃO SINDICAL E ESTUDOS SÓCIO ECONÔMICOS: Ciro José Batista Silva.

INFINFINFINFINFORMAORMAORMAORMAORMATIVTIVTIVTIVTIVO AÇÃO AÇÃO AÇÃO AÇÃO AÇÃO&LUO&LUO&LUO&LUO&LUTTTTTA:A:A:A:A:JORNALISJORNALISJORNALISJORNALISJORNALISTTTTTA REA REA REA REA RESPONSSPONSSPONSSPONSSPONSÁÁÁÁÁVEL:VEL:VEL:VEL:VEL: Priscila O’Donnell - DRT/PR 6660; EDIÇÃEDIÇÃEDIÇÃEDIÇÃEDIÇÃOOOOO::::: Priscila O’Donnell; DIA DIA DIA DIA DIAGRAMAGRAMAGRAMAGRAMAGRAMAÇÃÇÃÇÃÇÃÇÃOOOOO: : : : : Editora Exceuni

FOTOS:FOTOS:FOTOS:FOTOS:FOTOS: Arquivos SINDESC | e-mail: e-mail: e-mail: e-mail: e-mail: [email protected]ão:ssão:ssão:ssão:ssão: CVB Gráfia e Editora - [email protected] - Fone: (41) 9821-0697 - TTTTTiririririragagagagagem:em:em:em:em: 8.000 exemplares.

A CNET Saúde - Central Nacional deEmpresas e Trabalhadores em Saúde ofe-rece em seu portal www.cnetsaude.com.brum moderno e inovador sistema de bus-cas, voltado exclusivamente ao mercadode saúde, o que permite traçar um perfilmais preciso dos profissionais que bus-cam oportunidades de emprego e que dis-ponibilizam informações sobre suas ha-bilidades e capacitações profissionais.

CONVÊNIOS

Inovação e modernidade na busca do novo empregoO portal de empregabilidade da CNET

Saúde é uma opção certeira para os pro-fissionais da área que buscam recoloca-ção ou crescimento em sua carreira, poisatua em parceria com sindicatos e enti-dades de classe, além de estar atualizadacom as principais demandas e necessida-des das empresas prestadoras de serviçosde saúde do país.

A CNET Saúde disponibiliza ainda aotrabalhador inscrito em seu portal de em-pregabilidade ofertas de cursos, treina-mentos e pesquisas salariais voltadas aoaumento de sua competitividade no mer-cado.

ACESSE:www.cnetsaude.com.br e conheça as

melhores oportunidades de trabalho naárea de Saúde no Paraná e no Brasil.

A inscrição promocional é gratuita portempo limitado.

Atualmente vivemos em um momen-to político e de reformas relevantes. A so-ciedade se mobiliza visando alcançar umpaís melhor, escrevendo novas páginas nahistória. Como parte da sociedade, as en-tidades de classe buscam fortalecimentoe aglutinação de suas categorias, visandomelhores salários, melhores condições detrabalho que permitem ao trabalhador ea sua família viver com dignidade.

Os sindicatos têm grande importân-cia na vida dos trabalhadores, é o localonde encontram abrigo nas horas de difi-culdades, onde direitos e garantias são ne-gociados e conquistas são construídas.Sindicatos atuam defendendo os interes-

A importância da organização federativaO impacto causado aos trabalhadores e sindicatos

ses individuais e coletivos de toda suabase.

Não há como negar o papel vital queos sindicatos desempenham na socieda-de, ainda mais quando os trabalhadoresparticipam.

Porém, na estrutura sindical existeoutra entidade que tem grande importân-cia nesta composição: a federação.

As federações são sindicatos do mes-mo ramo que se unem, para constituiruma outra entidade sindical de segundograu. Compete às federações a represen-tação dos interesses da classe dentro dabase territorial que lhe for concedida,promovendo a solidariedade entre os sin-

dicatos filiados e os trabalhadores, ela-borando campanhas salariais unificadase buscando o aperfeiçoamento da catego-ria.

Uma instituição de maior poder denegociação a nível estadual, o que forta-lece a categoria, ficando o sindicato res-ponsável pelas negociações regionais, acor-dos coletivos e encaminhamentos admi-nistrativos.

Hoje a categoria da saúde do Estadodo Paraná não conta com uma federaçãorepresentativa, os sindicatos dos trabalha-dores da saúde do PR estão discutindouma organização, para obter resultadosmelhores para a categoria nas negociações

das datas base, seja em aumento real desalários, auxílio alimentação, jornada re-duzida e outros benefícios aos trabalha-dores. Uma Convenção Coletiva de Traba-lho unificada a nível estadual, fortalece acategoria e aumenta a possibilidade demelhores resultados nas campanhas sala-riais.

A UNIÃO DE TODOS PELO MESMOPROPÓSITO GERA ACONTECIMENTOS PO-SITIVOS PARA GRANDES CONQUISTAS.

SINDESC firma parceria com portal de oferta de empregos para a área da saúde

Page 3: Sindesc dezembro2013

3

Ação para reparar perdas do FGTSO SINDESC está preparando uma ação coletiva

para cobrar as diferenças do Fundo de Garantia deTempo de Serviço (FGTS). Esta é uma ação nova enão se confunde com aquelas dos expurgos infla-cionários. Esta ação pretende rever diferenças dosíndices de correção monetária.

O índice aplicado atualmente, que determina acorreção do FGTS, é a Taxa Referencial (TR) e pelaação pretendemos que o Fundo seja corrigido peloÍndice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).O fato é que, a partir de 1999, a TR ficou bem me-nor que o INPC, sendo assim, o dinheiro dos traba-lhadores reservado no Fundo, ficou defasado. Parater uma noção, a partir de setembro de 2012, oíndice da TR chegou a zero. Os valores dependemde cada caso, de acordo com o período em que o

Atenção trabalhador da saúde sobre Abono aposentadoriaConforme Convenção Coletiva de Tra-

balho, SINDESC - SINDIPAR, a categoria dasaúde tem direito ao abono aposentadoria,benefício em que o trabalhador recebe ovalor referente a sua última remuneraçãoao se aposentar. Porém, há trabalhadoresperdendo o direito, por não ter informadoa empresa no prazo estabelecido em Con-venção.

Ao se aposentar, o trabalhador da saú-de deve comunicar a empresa, dentro doprazo de 90 dias, caso contrário perde-seo direito de receber o abono.

Não perca tempo, avise sua empresa

imediatamente após se aposentar e não cor-ra o risco de ficar sem este benefício. Paramais informações, entre em contato com oSINDESC - 3222-8512.

Confira o que diz a cláusula da CCT:

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDAABONO APOSENTADORIA

Todo empregado que contar com maisde 05 (cinco) anos de serviço na mesmaempresa e que nela vier a se aposentar farájus ao recebimento de um prêmio corres-pondente ao valor de sua última remunera-ção, desde que, no prazo máximo de noven-

ta dias, comprove a mesma junto à empre-sa. Não realizando a comprovação dentrodeste prazo, o empregado perde o direitoa percepção do benefício.

Parágrafo Único - Preenchendo os re-quisitos acima, o empregado que no mes-mo prazo, solicitar demissão por motivode aposentadoria fará jus ao abono no va-lor de1 ½ (uma vez e meia) de sua últimaremuneração.

*Confira o documento na íntegra nosite do SINDESC - www.sindesc.com

Faça valer seus direitos, procure seusindicato.

JURÍDICO

trabalhador possuiu valores depositados no FGTS.Há casos em que a diferença da atualização chegaa 88,3% do valor do Fundo de Garantia.

Os trabalhadores que já sacaram, também têm

direito de receber esta diferença. A ação é coletiva,mas vamos precisar de documentos dos trabalha-dores para efetuar a cobranças destas diferenças.Então, todos os trabalhadores (as) deverão com-parecer no sindicato para trazer os seguintes do-cumentos: comprovante de endereço e número detelefone para contato; cópia do CPF, RG e PIS; có-pia da Carteira de Trabalho (CTPS), das seguintespáginas: qualificação, foto, de todos os contratosde trabalho; cópia da Carta de Concessão de Apo-sentadoria (somente para aposentados); extratosanalíticos do FGTS referentes a todos os contratosde trabalho anotados na Carteira de Trabalho e porfim assinar a procuração e contrato.

Para mais informações e esclarecimentos liguemno SINDESC.

Page 4: Sindesc dezembro2013

4

Todos os anos a diretoria do sindicato man-tém investimentos para ampliação e reforma naColônia de Férias no litoral. Este ano, mais 2apartamentos estão sendo entregues para a utili-zação durante a temporada. Todos completoscom janelas em alumínio seguindo o novo pa-drão. Cinco apartamentos estão com piso novo,revestimento nas paredes do chão ao teto na co-zinha e banheiro.Foram construídos 100m2 de lage, com issoos apartamentos pares do 02 ao 10, agora temvaranda de fundos com tanque e varal, além denovas portas em alumínio.Ao lado do caseiro, os apartamentos 33, 34e 35, foram amplamente reformados com novosrevestimentos, troca de tampão da pia, caixa aco-plada no vaso sanitário e demais reformas geraisnecessárias no imóvel.A casinha, preferida por muitos para a esta-dia na praia, agora está de cara nova. Um novoportão foi instalado, foi realizada a troca dasportas, mesa, nova pia com balcão, nova pintura,reforma interna e externa incluindo as janelas.Colônia de férias em Shangrilá-PRNovidades nas instalações e entrega de mais dois apartamentos. Constante processo de melhoria o ano inteiroNos últimos anos, fez-se o teste com mesasde diferentes materiais, para este ano, foramconstruídas 12 mesas com madeira reforçada,revestidas em fórmica, afastando o perigo deacidentes, com o tempo, todas as mesas serãosubstituídas.Como todos sabem, maresia e umidade sãocomuns no litoral, esses efeitos causam sériosproblemas principalmente nos aparelhos de TV,geladeiras e fogões. Para minimizar os efeitos,foram implantados 36 balcões para suporte datelevisão, contribuindo para a diminuição daumidade o que possibilita aumentar a vida útilde cada aparelho. Foram compradas 12 novosaparelhos de TV e novos ventiladores para os apar-tamentos.PRESTAÇÃO DE CONTASAo total, neste ano, foram investidos aproxi-madamente R$ 250.000,00 somente com a ma-nutenção, construção e reformas.INVESTIMENTO:-Mais de 600m2 de revestimento em cerâmica;

Quarto de solteiroBanheiro

Page 5: Sindesc dezembro2013

5

Colônia de férias em Shangrilá-PRNovidades nas instalações e entrega de mais dois apartamentos. Constante processo de melhoria o ano inteiro-100m2 de laje suspensa em mão francesa;-Portas e janelas em alumínio;-Tanques, encanamentos, calhas, tintas, tor-neiras, lâmpadas, louças, móveis, madeiras,cimento, areia, ferros, tijolos, pisos, azule-jos, lajotas etc...-Mão de obra.Além dos investimentos realizados constan-temente para proporcionar mais conforto, segu-rança e também possibilitar que cada vez maissócios possam utilizar a Colônia de Férias no lito-ral durante a temporada, a direção do SIN-DESC acaba tendo gastos que, com a colabora-ção e consciência de cada um, pode diminuir,para que desta forma estes valores possam seraplicados em melhorias.Em 2012, todos os 36 apartamentos foramligados ao sistema de esgoto da SANEPAR e em2013 tivemos um gasto de aproximadamente R$20.000,00, em consequência de entupimento dosencanamentos do ralo dos banheiros, pias e tan-ques.Quarto de casalHome Casinha reformada

A areia acumulada é o grande vilão que aospoucos promove o entupimento das 20 caixas depassagem, sendo aproximadamente 200m de tu-bulação para desentupir.Portanto, contamos com a colaboração detodos os usuários da colônia de férias, para queutilizem os chuveiros externos para retirar o ex-cesso de areia antes de entrar em casa. Varrer acasa com a sujeira para fora, jamais para os ra-los. Cuide deste patrimônio que é seu, provavel-mente você voltará a utilizá-lo. Também foramcolocadas 100 lâmpadas econômicas para poderdiminuir os gastos com a conta de luz. Desligueas luzes ao sair, economize tempo no seu banho,faça sua parte também como cidadão e ajude acuidar do meio ambiente.GASTOS DE MANUTENÇÃO:Somente com luz, gás e água, o SINDESCpagou mais de R$ 45.000,00, ajude a economi-zar para que estes valores sejam revertidos emmelhorias na Colônia de Férias, para o seu uso eo de sua família.

Page 6: Sindesc dezembro2013

6

A população está desassis-tida, funcionários estão ha qua-se dois anos sem receber salá-rios e auxílio alimentação, ver-dadeiro descaso da direção dohospital com a categoria, nãocumprem com suas obrigações.Várias reuniões foram realiza-das e nada foi resolvido. A San-ta Casa de Colombo foi fecha-da por incompetência da dire-ção, dívidas trabalhistas e pro-blemas com CRM e VigilânciaSanitária.BREVE HISTÓRICO:Médicos já não recebiamseus salários, quando através dedenúncia ao CRM, o conselhoverificou que além dos atrasos,o hospital operava de forma pre-cária, faltavam materiais, ins-Santa Casa de Colombo pede socorroTrabalhadores estão sem salários há quase dois anostalações inadequadas, pisos, pin-tura, instalações, centro cirúrgi-co, Pronto Atendimento, acessos,tudo precarizado.A Prefeitura ajudou na refor-ma com doação de material deconstrução e mão de obra da co-munidade. A Santa Casa ficounova e com PA ampliado, banhei-ros adaptados para cadeirantes,sala de observação separada porala masculina e feminina.O Conselho de medicina afir-mou que foi concedida libera-ção para funcionamento, porém,por falta da Certidão Negativa(documento necessário para re-ceber verba da Prefeitura) o Hos-pital segue fechado, pois parareceber tal documento é precisoestar com débitos quitados.

Hoje, os débitos de açõestrabalhistas somam aproxima-damente R$ 2.000.000,00 -dois milhões de reais, mais atra-sos nas folhas de pagamento de120 funcionários que estão semreceber nada há 1 ano e 7 me-ses, além de mais de dois anossem receber o auxílio alimenta-ção assim como os médicos.O SINDESC entrou comações trabalhistas coletivas e in-dividuais dos trabalhadores, pe-dindo pagamento dos atrasos,correções salariais, multa e in-denizações por dano moral.Em Colombo, a Santa Casa éo único hospital capaz de aten-der em média 180 consultas ele-tivas com especialistas, tambématendia a população de cidadesvizinhas, com as portas fechadas,aumenta a demanda na capitalque já atende no limite de suacapacidade.Trabalhadores pedem apoioda população na luta para a rea-bertura da Santa Casa e pagamen-to do que é devido á categoriaque prestou serviços lá. Pedemtambém apoio da Prefeitura, quecontinue empenhada em ajudar.Trabalhadores pedem tambémque o Juiz promova a nomeaçãode um novo administrador parao hospital. Pelo tamanho da dívida ad-quirida durante a gestão, nessetempo em que o hospital está fe-chado, este patrimônio já temdono: Os trabalhadores.Hoje, cerca de 120 famíliasestão sem salários, que em ra-zão desse fato estão sofrendocom depressão, despejo de seuslares, nomes inscritos em ser-viços de proteção ao crédito,humilhação.Todos têm prejuízo comisso, funcionários e comunida-de que sofrem com falta deatendimento à saúde, superlo-tação dos hospitais de cidadesvizinhas que que já operam nolimite, cabe ressaltar que em mui-tos casos o tempo para desloca-mento até outras cidades é lon-go, prejudicando um atendi-mento mais eficaz.Vamos mobilizar na lutapela reabertura da Santa Casade Colombo e o pagamento aosfuncionários.

Colônia de férias em Shangrilá-PRDESISTÊNCIASPara àqueles que nãoparticiparam do sorteio dacasa de praia, realizado emsetembro, ou não consegui-ram a data desejada, podemtentar as desistências.A dinâmica é a mesmado sorteio realizado no even-to para a temporada. Os in-teressados devem compare-cer pessoalmente na sede dosindicato, munidos de seusdocumentos pessoais, das 8hàs 9h quando é distribuída asenha para o sorteio que érealizado impreterivelmenteàs 9h. CONFRATERNIZAÇÕES DE VERÃODe janeiro até a Páscoa, todas as sextas-feiras, a direção do sindicato promove confraternização entre os sócios que estãohospedados na Colônia de Férias. Está programado para iniciar dia 10 de janeiro 2014, finalizando com a visita do coelhinhoda Páscoa, que faz a distribuição de chocolates para as crianças. Aproveite.Confira no site o regulamento para aproveitar este benefício. www.sindesc.com

Page 7: Sindesc dezembro2013

7

Implantado no 2º semestrede 2012, com o propósito de vi-abilizar acesso ao tratamentoodontológico, e oferecer melho-res condições de saúde ao traba-lhador e seus dependentes, o SIN-DESC firmou acordo com a Uni-odonto que oferece um planocompleto a um preço acessível atodos. O plano é uma garantia atodos os trabalhadores da áreada saúde e está estabelecido emConvenção Coletiva de Trabalho.O plano iniciou com o valorde R$ 8,00 por pessoa, agoracom 17 meses de existência, ovalor passou a ser de R$ 8,70mensal descontados em folha,conforme prevê a CCT.O SINDESC, devido à deman-da do plano, disponibiliza umdepartamento exclusivo, queconta com um coordenador edois funcionários para atendi-mento aos beneficiários do pla-no. Hoje o departamento faz aPlano odontológico SINDESCBenefício garantido em Convenção Coletiva de Trabalho a um preço acessível para todosinclusão de cerca de 100 vidaspor mês. No total, cerca de 17mil trabalhadores foram atendi-dos no sindicato, referentes aoplano odontológico.A partir do momento em queo trabalhador faz inclusão doplano, ou de dependentes, temque aguardar a carência de trêsmeses para começar tratamento,salvo em casos de emergênciasque podem ser atendidas imedi-atamente no pronto atendimen-to Uniodonto. A carteirinha leva

COBERTURAS:O plano odontológico do SINDESC cobre desde limpeza,obturação, extração (inclusive cisos) a cirurgias e tratamentode canal completo.Para tratamentos estéticos, tais como: clareamento, im-plante, próteses e aparelhos ortodônticos, o trabalhador podefazê-lo mediante pagamento tabelado pela Uniodonto (maisbarato do mercado) diretamente com seu dentista e parceladoem até 10 vezes sem juros.Qualquer informação do seu dentista de que o plano nãocobre determinado procedimento, entre em contato diretamen-te com a Uniodonto, informe o nome do dentista para que sejatomada as devidas providências - fone 3371-1900 AtendimentoUniodonto.cerca de 30 dias, após a inclu-são no sistema, para chegar e obeneficiado pode pegar direta-mente no departamento de pes-soal da empresa em que traba-lha. O trabalhador tem direitode incluir em qualquer momen-to, em seu plano, seus dependen-tes, são eles: cônjuge, filhos, paise sogros. Respeitando o prazo decarência para a utilização do pla-no e o recebimento da carteiri-nha. Para a inclusão de depen-dentes, o beneficiado pode fazê-lo por telefone, ligando direta-mente na sede do SINDESC, 3222-8512, tendo em mãos os dadoscompletos do dependente quedeseja incluir e todos os seus do-cumentos pessoais do mesmo.O cancelamento pode serfeito a qualquer momento, me-diante aprovação da Uniodontoou é realizado automaticamenteno momento da rescisão de con-trato de trabalho.

Localizada em Piraqua-ra, próximo a Renault de SãoJosé dos Pinhais, a chácarapossui quatro churrasqueirasexternas, piscina, bosque,grande salão de festas comcapacidade para até 200 pes-soas e toda a infraestruturanecessária para a organiza-ção do seu evento. No salãode festas tem uma churras-queira grande, freezer, fogão,pratos, talheres, mesas, ca-deiras e estacionamento pró-prio. A piscina está disponí-vel para aqueles que utiliza-rem as churrasqueiras exter-nas, onde tem disponíveisbanheiros, pia individual,mesas e grelhas.Chácara SINDESCPiscina Vista externa BanheirosBosque Salão ChurrasqueiraPara mais informações sobre valores de locação, reservas e normas de utilização da chácara, acesse o site www.sindesc.com ou entre emcontato pelo telefone 41-3222-8512. Para você que ainda não é sócio, aproveite e filie-se ao sindicato.Mais uma opção de lazer para o sócio e sua família

Page 8: Sindesc dezembro2013

8

Resultados 2013LIGAÇÕESO SINDESC recebe incontáveisligações diariamente, destas liga-ções, conforme o gráfico, a mai-or parte é transferida aos direto-res para prestar o atendimento aostrabalhadores, esclarecendo asprincipais dúvidas, orientandosobre direitos da Convenção Co-letiva de Trabalho e demais encami-nhamentos.HOMOLOGAÇÕESDe janeiro a dezembro total de9.084 agendamentos no site.-Até novembro, deste total,3.037 foram rescisões homolo-gadas sem justa causa.-2604 homologadas por pedi-dos de demissão.-53 homologações por justacausa e 16 por falecimento.OFÍCIOSForam encaminhados de janei-ro à novembro 1180 ofícios.Direcionados ao Ministériodo Trabalho e Emprego, Vigilân-cia Sanitária, Ministério Públicodo Trabalho, COREN, pedidos deesclarecimentos, plano odonto-lógico, liberações de diretoresde base, mesa redonda entre outrosassuntos. Esta é a equipe Ação&Luta que trabalha com você o ano inteiroATENDIMENTOAO SÓCIONos dias de maior movimento, che-gamos a atender em um único dia 97sócios, em média 30 sócios são aten-didos por dia buscando liberaçãopara casa de praia, chácara ou con-vênios de descontos.De janeiro a novembro de 2013foram 713 liberações para a Colôniade Férias do sindicato.Mais de 4.000 pessoas utilizarama Colônia de Férias no litoral, entresócios e seus familiares.Para a chácara, mais de 100 libe-rações foram para a utilização daschurrasqueiras e cerca de 30 para osalão de festas.

ATENDIMENTO JURÍDICOO departamento jurídico do SIN-DESC bateu Recorde em atendimen-tos no ano de 2013, mais de 4.000trabalhadores foram recebidos pelosadvogados do sindicato.PLANO ODONTOLÓGICO SINDESC No ano, mais de 17.000 trabalha-dores procuraram o sindicato somen-te para atendimento referente ao pla-no odontológico. Cerca de 100 vidassão inclusas todo mês ao plano, in-cluindo novos dependentes ou novoscadastros. O departamento recebe emmédia 30 ligações por dia para esclare-cimentos de dúvidas e inclusões de de-pendentes no plano odontológico.Equipe de diretores de base do SINDESC, presentes com você o ano inteiro no seu local de trabalho, representando seu sindicato. Contem com eles, eles estão preparados para ajudar você.