Sinfonia Fantástica apresentação

14
Sinfonia Fantástica “Episódio da vida de um Artista” Um jovem artista apaixonado, que se envenena com ópio. Visões estranhas, que se tornam através do seu cérebro em pensamentos musicais e imagens. A sua amada torna-se numa melodia, idée fixe. Programa da Sinfonia: Versão 1855 Devaneios e Paixões: inquietação de espírito. Pensa na amada e vê em todos os lugares, vai ser transformada em ideé fixe. O Baile: Uma valsa que domina este andamento. A sua amada aparece no meio da uma música agitada. Cena do campo: Em busca de alento, o artista vai ao encontro da Natureza. Marcha para o cadafalso: Passa-se num mundo onírico. Sonho de uma noite de Sabá: O Pesadelo e a dança dos mortos.

description

Berlioz. Digital support for Presentation on Symphonie Fantastique.

Transcript of Sinfonia Fantástica apresentação

Page 1: Sinfonia Fantástica apresentação

Sinfonia Fantástica • “Episódio da vida de um Artista”• Um jovem artista apaixonado, que se envenena com ópio.• Visões estranhas, que se tornam através do seu cérebro em pensamentos musicais

e imagens.• A sua amada torna-se numa melodia, idée fixe.

Programa da Sinfonia: Versão 1855

Devaneios e Paixões: inquietação de espírito.

Pensa na amada e vê em todos os lugares, vai ser transformada em ideé fixe. O Baile: Uma valsa que domina este andamento. A sua amada aparece no meio da uma música agitada.Cena do campo: Em busca de alento, o artista vai ao encontro da Natureza. Marcha para o cadafalso: Passa-se num mundo onírico. Sonho de uma noite de Sabá:  O Pesadelo e a dança dos mortos.

Page 2: Sinfonia Fantástica apresentação

I AndamentoDevaneios e Paixões - Inicia com uma melodia lenta (Exemplo nº1)

Page 3: Sinfonia Fantástica apresentação

Idée Fixe – representa a sua amada. ( Exemplo nº 3)

Idée Fixe transformada - Uso das madeiras

incluindo o piccolo na voz aguda. (Exemplo nº4);

uso dos metais, a dinâmica está em F e a frase é

menos extensa com ritmo diminuído.

Page 4: Sinfonia Fantástica apresentação

Consolidação Religiosa 1º violinos aparecem com reminiscências da Idée fixe antes que se dissolva nos acordes finais, que nos remete para uma redenção. (Exemplo nº 5)

Exemplo nº 5 – Idée fixe, tocada pelos 1º violinos

Exemplo nº 6 -

Dissolução da Idée

Fixe na orquestra

através de acordes

Page 5: Sinfonia Fantástica apresentação

II AndamentoBaile- Uma Valsa elegante, não é forma de rondó e faz um contraste notável do 1º andamento.O movimento é transmitido através de uma pontuação leve, ao mesmo tempo delicada e brilhante. O uso de duas harpas transmite uma brilho festivo. O uso de instrumentos pouco utilizados na orquestração é uma das características de Berlioz, por exemplo outro uso da harpa, na 2º parte de “Romeu e Julieta”..

Idée fixe - nos compassos 120-162 (exemplo 7) na sua forma completa, e nos compassos 302-319 antes de ser arrastado pelo turbilhão que traz a valsa ao fim brilhante (exemplo nº 8).

Exemplo nº 7   - Idée fixe

Exemplo nº 8 – Idée Fixe, tocado pelo clarinete como a último vislumbramento da amada

 

Exemplo nº 9 – Fim do andamento, carácter brilhante e festivo

Page 6: Sinfonia Fantástica apresentação

Inicia com tranquilidade, com um duo de Oboé e Corne-inglês, este é caracterizado como um duo pastoral. Não é a idée fixe, mas pode ser considerado como um tema folclórico reminiscente de quando Berlioz era criança. Berlioz utiliza estes dois instrumentos para caracterizar dois pastores alpinos a dialogarem entre si, (exemplo nº 10)

No final do andamento apareçe um dos pastores tocado pelo corne-inglês que espera uma resposta do outro pastor, mas não a obtém, reflectindo a solidão do artista. (exemplo nº 11).

Berlioz utiliza uma orquestração leve, brilhante, delicada e convencional cria a sensação do tempo suspenso para puder trazer o amor.

 

Exemplo nº 10 – Duo Pastoral

Exemplo nº 11 - Retorno da melodia pastoral.

III AndamentoCena do Campo -Este andamento é o coração musical da sinfonia, assim como o ponto central do drama: desde o mundo da realidade imaginada nos três primeiros andamentos, a partir deste, move-se para o mundo do pesadelo / da noite nos últimos dois andamentos. .

Page 7: Sinfonia Fantástica apresentação

Ídée Fixe –A imagem da sua paixão, volta a atormentar o artista, na forma de idée fixe. (exemplo nº 12)

Page 8: Sinfonia Fantástica apresentação

IV AndamentoMarcha para o Cadafalso

Marcha do prisioneiro – não é a idée fixe, mas um prelúdio da marcha fatal.

O uso das vozes graves confere ao tema carácter feroz, este tema de uma forma espiral puxa cada vez mais o herói para o seu fim. (exemplo nº 12)

O uso do Fagote, proporciona a imagem grotesca. No tratado de orquestração Berlioz faz alusão que o som do fagote não é demasiado forte, e é desprovido de brilho e nobreza, e que tem tendência para o grotesco. (exemplo nº 13)

Exemplo 1 – Melodia dos graves, violoncelos e contra-baixos em uníssono.

Exemplo nº 12 – Tema dos graves da orquestra, Violoncelo e contra-baixo em unísson

Exemplo nº 13 – Melodia do fagote

Page 9: Sinfonia Fantástica apresentação

Banda Militar –– Também não é a Idée fixe, mas estranhamente uma marcha triunfante que conduz o herói ao cadafalso. Escrito durante a revolução, Berlioz estava familiarizado com o som das bandas militares a marchar com força. (Exemplo nº 14)

É extraordinário o modo como Berlioz utiliza violoncelos e contrabaixos para estabelecer o carácter marcial deste movimento carregado de metais

Page 10: Sinfonia Fantástica apresentação

O último pensamento – Idée fixe – esta aparece inesperadamente no clímax da marcha (mesmo no fim do andamento), remetendo para uma visão da morte (Exemplo 15), que é silenciada pelo golpe fatal da guilhotina. (Exemplo 16)

Exemplo 15 – Idée Fixe no clarinete

Exemplo 16 – Acorde em fortíssimo, em toda a orquestra, e o fim do andamento.

Page 11: Sinfonia Fantástica apresentação

V AndamentoSonho de uma noite de Sabbat

Vozes na multidão –, aparece m todo tipo de características grotescas reunidos para o funeral.

Berlioz efeitos orquestrais, como por exemplo glissandos;

(Exemplo 17 a) “Col Legno” (Exemplo 17b)

Page 12: Sinfonia Fantástica apresentação

Idée fixe Transformada -é uma variação, tocado pela requinta. Não deixa dúvida que o espírito da amada assassinada paira sobre o Sabát.

Necessário realçar as apogiaturas e os triolos que confere risos e gargalhadas estridentes. A sua amada tinha-se transformado numa bruxa, e o artista testemunha esta visão delirando com o seu sofrimento e com as alterações dos sentimentos por ela.

Page 13: Sinfonia Fantástica apresentação

Dies IraeOuvem-se os sinos da morte e há uma citação satírica do Dies Irae (canto associado ao Dia do Julgamento nos ritos funerários), que se mistura com a dança da orgia selvagem e diabólica.Para forjar a visão de um inferno particular, Berlioz utiliza todos os instrumentos que reuniu na grande orquestra – e outros, que guardou para o final, como o ophicleides, que dá à melodia um sentimento sinistro. Depois da introdução sombria e bizarra, o tema implacável nos baixos de tuba – o Dies Irae – soará familiar pela insistência do mesmo. O Ophicleides baixo é um instrumento musical pertencente aos metais, parecido à tuba e ao eufónio.

Page 14: Sinfonia Fantástica apresentação

Apoio bibliográfico GRAUT, Donald; Palisca, Claude V.; (1996); A History of Western Music; Gradiva http://www.keepingscore.org/interactive/pages/berlioz/score-ball (consultado

01/12/2010) http://www.hberlioz.com/Scores/sfantastique.htm (consultado 01/12/2010)