Sipat 2015 Beira Rio

17
FACILITADOR: OBRA: TEMA: BULLYING – UMA REALIDADE QUE MATA SIPAT

description

bullying uma palavra que mata

Transcript of Sipat 2015 Beira Rio

Page 1: Sipat 2015 Beira Rio

FACILITADOR:

OBRA: TEMA: BULLYING – UMA REALIDADE QUE MATA

SIPAT

Page 2: Sipat 2015 Beira Rio

Significado da palavra Bullying

• Bullying, palavra de origem inglesa bully, que significa valentão, brigão, é uma prática violenta que compreende atitudes agressivas, intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, que, no ambiente escolar, são adotadas por um aluno ou grupo de alunos contra outro aluno ou grupo, causando dor, angústia e sofrimento.

Page 3: Sipat 2015 Beira Rio

O QUE É BULLYING?

Bullying é quando colegas começam a humilhar e ofender os outros de forma constante ou agressiva. Isso é bullying.

Page 4: Sipat 2015 Beira Rio

QUAIS SÃO OS TIPOS DE BULLYING?

O Bullying é praticado de diversas maneiras e a gravidade depende também do comportamento de sua vítima. Como exemplo, sua ação pode ser:física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater;verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar;material: destroçar, estragar, furtar, roubar;moral: difamar, disseminar rumores, caluniar;psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar;sexual: assediar, induzir e/ou abusar; evirtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade por meio da internet e de celulares, geralmente de forma anônima.

Page 5: Sipat 2015 Beira Rio

ONDE OCORRE? Esse fenômeno é tanto um problema social quanto mundial, ocorrendo em toda e qualquer escola (primária e secundária, pública ou privada, rural ou urbana) e até mesmo fora da escola, como na rua ou em áreas de lazer, na vizinhança, e, inclusive, com adultos nos locais de trabalho. Também ocorre na internet, veiculado principalmente na rede mundial de computadores (internet) e celulares, causa sofrimento incalculável à vítima, em virtude da velocidade com que a agressão se multiplica, e por ser, muitas vezes, de origem anônima ou falsa.

Page 6: Sipat 2015 Beira Rio

BULLYING PROFISSIONAL

Page 7: Sipat 2015 Beira Rio

BULLYING PROFISSIONAL

Page 8: Sipat 2015 Beira Rio

BULLYING NA ESCOLA

Para evitar o bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os atores da cena escolar, incluindo pais e alunos. Para os professores, que têm um papel importante na prevenção

Page 9: Sipat 2015 Beira Rio

BULLYING NA ESCOLA

Bullying é preciso levar a sério ao primeiro sinal.Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado e precisa de educadores atentos para evitarem consequências desastrosas.

Page 10: Sipat 2015 Beira Rio

COMO EVITAR O BULLYING? É essencial que a prevenção e luta contra o bullying comecem dentro de casa, pois a família serve de suporte e referência básica para a socialização sadia de crianças e adolescentes.

Page 11: Sipat 2015 Beira Rio

COMO EVITAR?

Dialogue com seus filhos, participando de suas vidas na escola; eduque estabelecendo limites; fique atento a mudanças bruscas de comportamento; ensine o respeito às diferenças entre as pessoas e dê bons exemplos. Por fim, reconhecer o poder nocivo da prática do bullying é o primeiro passo para combatê-lo.

Page 12: Sipat 2015 Beira Rio

Zoação e violência não são brincadeiras e têm conseqüências às vezes irreparáveis para todos os envolvidos. A vítima sofre intensamente; sente-se excluída, humilhada e desrespeitada; desenvolve sentimentos negativos, baixa autoestima e pode tornar-se agressiva.

Page 13: Sipat 2015 Beira Rio

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

FIQUE ATENTO AOS SINAIS:

A vítima de Bullying apresenta características marcadas por diversos fatores. Os mais comuns são:• não ter vontade de ir à escola;• apresentar baixo rendimento escolar;• aparecer com marcas de agressão física ou

material.• aparenta estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita;• isola-se dos amigos e da família;• agressividade e• baixa auto-estima.

Page 14: Sipat 2015 Beira Rio

O QUE FAZER PARA AJUDAR A VÍTIMA? - Informe seu Superior hierárquico ou professor sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado.- Se o seu amigo contou que sofreu o bullying, tente convencê-lo a procurar ajuda de um adulto - os pais ou professores.- Procure fazer com que o seu amigo, que sofre bullying, se sinta mais à vontade no grupo.

Page 15: Sipat 2015 Beira Rio

Quem são as vítimas mais prováveis?

SOLITÁRIOS. Alguns jovens que têm dificuldades de interação social se isolam dos outros e se tornam presas fáceis para os intimidadores.JOVENS  QUE  SÃO  CONSIDERADOS  DIFERENTES. Alguns sofrem bullying por causa da aparência, raça, religião ou mesmo por causa de uma deficiência — qualquer coisa que possa ser usada contra eles.JOVENS  COM  BAIXA  AUTOESTIMA. Os intimidadores percebem quando alguém não tem muita autoconfiança. Esses costumam ser os alvos mais fáceis, pois é pouco provável que reajam ao bullying.

Page 16: Sipat 2015 Beira Rio

O que você pode fazer se sofrer bullying?

Não  reaja.  "Se você não reagir, eles vão desistir.” “Aquele que é sábio se mantém calmo até o último instante.”Não revide. Em vez de resolver o problema, a vingança só vai piorar a situação. “Não paguem o mal com o mal.”Evite o perigo. Sempre que possível, evite pessoas e situações que poderiam aumentar as chances de você sofrer bullying.Leve  na  esportiva. Por exemplo, se alguém o chamasse de gordo, você poderia simplesmente balançar os ombros e dizer: “É, acho que preciso mesmo perder uns quilinhos.”Vá embora sem dizer nada.  “O silêncio mostra que você é maduro e mais forte do que o intimidador. É uma evidência de autocontrole — uma coisa que ele não tem.”

Page 17: Sipat 2015 Beira Rio

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!!