Sismos

20
* Sismos * * Sismos *

description

Trabalho realizado por Jennifer e Samanta.

Transcript of Sismos

Page 1: Sismos

* Sismos ** Sismos *

Page 2: Sismos

Um sismo é mais vulgarmente conhecido Um sismo é mais vulgarmente conhecido como terramoto.como terramoto.

É um fenómeno natural causado por É um fenómeno natural causado por movimentos súbitos dentro da crosta terrestre. movimentos súbitos dentro da crosta terrestre. Estes movimentos libertam tensões que tem vindo Estes movimentos libertam tensões que tem vindo a ser exercidas sobre as rochas devido ao a ser exercidas sobre as rochas devido ao movimento das placas tectónicas que constituem a movimento das placas tectónicas que constituem a crosta terrestre.crosta terrestre.

Page 3: Sismos

O local onde é gerado denomina-se foco O local onde é gerado denomina-se foco sísmico ou hipocentro. O epicentro fica em sísmico ou hipocentro. O epicentro fica em linha recta na superfície, sendo o local onde o linha recta na superfície, sendo o local onde o sismo é sentido com maior intensidade.sismo é sentido com maior intensidade.

Para quantificar um sismo existem Para quantificar um sismo existem duas grandezas: a magnitude e a duas grandezas: a magnitude e a intensidade.intensidade.

Page 4: Sismos

A magnitude de um sismo indica a A magnitude de um sismo indica a quantidade de energia libertada por esse evento quantidade de energia libertada por esse evento sísmico. É baseada em medições precisas da sísmico. É baseada em medições precisas da amplitude das ondas sísmicas nos sismogramas, amplitude das ondas sísmicas nos sismogramas, para distâncias conhecidas entre o epicentro e a para distâncias conhecidas entre o epicentro e a estação sísmica.estação sísmica.

Page 5: Sismos

 Magnitude (Richter)

 Efeitos

 <3,5 geralmente não sentido pelas populações

 3,5 - 5,4 frequentemente sentido, mas raramente causa danos materiais

5,4 - 6,0 danos ligeiros em edifícios bem construídos; danos maiores em edifícios degradados

6,1 - 6,9  pode ser destruidor em áreas até 100km do epicentro

7,0 - 7,9  grande sismo; pode provocar grandes danos em vastas áreas

>8,0 sismo muito grande; pode provocar grandes destruições em áreas afastadas centenas de quilómetros

Page 6: Sismos

A intensidade sísmica é uma medida A intensidade sísmica é uma medida qualitativa que descreve os efeitos produzidos qualitativa que descreve os efeitos produzidos pelos terramotos em locais da superfície pelos terramotos em locais da superfície terrestre. A classificação da intensidade terrestre. A classificação da intensidade sísmica é feita a partir da observação “in loco” sísmica é feita a partir da observação “in loco” dos danos provocados nas construções, dos danos provocados nas construções, pessoas ou meio ambiente. Esses efeitos são pessoas ou meio ambiente. Esses efeitos são denominados macro sísmicos.denominados macro sísmicos.

Page 7: Sismos

Intensidade(Mercalli)

Efeitos

I Não sentido

II Sentido por pessoas em repouso ou em andares superiores

III Objectos pendurados são balançados um pouco. Vibração leve

IVVibração como a causada pela passagem de caminhões pesados. chocalhar de janelas e louças. Carros parados são balançados

V Sentido fora de casa. Acorda gente. Objectos pequenos tombados. Quadros são movidos

VISentido por todos. Deslocamento de mobília. Danos: louça e vidraria quebradas, queda de mercadorias. Rachadura no reboco

VII

Percebido por motoristas dirigindo. Dificuldade em manter-se em pé. Sinos tocam ( igrejas, capelas, etc.).Danos: quebra de chaminés e ornamentos arquitectónicos, queda de reboco, quebra de mobília, rachaduras consideráveis em reboco e alvenaria, algumas casas de adobe tombadas/desabadas

VIII

Pessoas dirigindo automóveis são perturbadas. Galhos e troncos quebrados. Rachaduras em solo molhado. Destruição: torres d água elevadas, monumentos, casas de adobes. Danos severos a moderados: estruturas de tijolo, casas de madeira (quando não estão firmes com fundação), obras de irrigação, diques

IXSolo conspicuamente rachado (“crateras de areia”).Desabamentos. Destruição: alvenaria de tijolo não armado. Danos severos a moderados: estruturas inadequadas de concreto armado, tubulações subterrâneas

XDesabamentos e solo rachado muito espalhados. Destruição: pontes, túneis, algumas estruturas de concreto armado. Danos severos a moderados: maioria das alvenarias, barragens, estradas de ferro

XI Distúrbios permanentes no solo

XII Danos quase totais.

Page 8: Sismos

A previsão dos sismos baseia-se no A previsão dos sismos baseia-se no conhecimento do risco sísmico. Com este fim, conhecimento do risco sísmico. Com este fim, realizou-se e realiza-se em muitos países onde os realizou-se e realiza-se em muitos países onde os riscos de ocorrência de sismos são elevados riscos de ocorrência de sismos são elevados (Japão, Estados Unidos da América, China, Rússia, (Japão, Estados Unidos da América, China, Rússia, etc.) o inventário histórico dos sismos, com a sua etc.) o inventário histórico dos sismos, com a sua localização e a sua intensidade.localização e a sua intensidade.

Page 9: Sismos

Para se prevenir um sismo e reduzir os seus Para se prevenir um sismo e reduzir os seus prejuízos é muito importante examinar os registos prejuízos é muito importante examinar os registos históricos e construir históricos e construir cartas de riscos sísmicos,cartas de riscos sísmicos, estabelecer normas de construção anti-sísmica e estabelecer normas de construção anti-sísmica e aumentar a investigação científica .aumentar a investigação científica .

As populações das zonas mais prejudicadas e As populações das zonas mais prejudicadas e ameaçadas devem fazer regularmente exercícios de ameaçadas devem fazer regularmente exercícios de simulação e conhecer as normas de protecção simulação e conhecer as normas de protecção pessoal.pessoal.

Page 10: Sismos

Obter informação sobre os desastres sísmicos que poderão ocorrer na região onde vive.

Assegurar-se que existem planos de emergência. Informar-se sobre ele e exigir aos responsáveis a realização de

exercícios de emergência. Apoiar programas de preparação para actuação em caso de

tremor de terra. As escolas e as organizações cívicas podem fornecer um serviço altamente benéfico, neste aspecto.

Estudar quais os locais de maior segurança em sua casa. Saber onde ficam as saídas de emergência e com se desliga o

alarme de incêndios. Preparar a sua casa contra diversos perigos durante os sismos.

Page 11: Sismos

O terramoto de magnitude 7.8 na escala de Richter O terramoto de magnitude 7.8 na escala de Richter que abalou a China fez mais de 8700 mortos, de acordo que abalou a China fez mais de 8700 mortos, de acordo com o último balanço avançado pelas autoridades chinesas, com o último balanço avançado pelas autoridades chinesas, citadas pela agência governamental Xinhua. citadas pela agência governamental Xinhua.

A agência noticiosa refere que estas mortes se A agência noticiosa refere que estas mortes se verificaram na região de Sichuan, no sudoeste do país, verificaram na região de Sichuan, no sudoeste do país, onde haverá ainda pelo menos 10 mil feridos. Pouco antes onde haverá ainda pelo menos 10 mil feridos. Pouco antes das 14h00 em Lisboa registaram-se novas réplicas do das 14h00 em Lisboa registaram-se novas réplicas do sismo. sismo.

Ainda em Sichuan, cerca de 900 crianças ficaram Ainda em Sichuan, cerca de 900 crianças ficaram soterradas numa escola. As últimas informações dão conta soterradas numa escola. As últimas informações dão conta que foram retirados dos escombros 50 corpos. A agência que foram retirados dos escombros 50 corpos. A agência Reuters refere que no município de Beichuan Qiang 80 por Reuters refere que no município de Beichuan Qiang 80 por cento dos edifícios chocaram. cento dos edifícios chocaram.

Estão envolvidos nas operações de emergência Estão envolvidos nas operações de emergência milhares de pessoas. milhares de pessoas.

12/5/2008

Page 12: Sismos
Page 13: Sismos

Medidas de prevenção tomadas:Medidas de prevenção tomadas: - realização de exercícios de simulação;- realização de exercícios de simulação; - construção de habitações mais resistentes; - construção de habitações mais resistentes; - …- …

Medidas tomadas depois do sismo:Medidas tomadas depois do sismo: - Operações de emergência (salvamento de vítimas);- Operações de emergência (salvamento de vítimas); - Remoção dos escombros;- Remoção dos escombros; - Limpeza e restauração de locais degradados pelo - Limpeza e restauração de locais degradados pelo

acontecimento; acontecimento; - …- …

Prejuízos:Prejuízos: - Danos imobiliários e no físico terrestre;- Danos imobiliários e no físico terrestre; - … - …

Page 14: Sismos

No dia 1 de Novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi No dia 1 de Novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi abalada por um violento tremor de terra. O abalo durou cerca de 9 abalada por um violento tremor de terra. O abalo durou cerca de 9 minutos. Hora e meia mais tarde, as águas agitadas de um minutos. Hora e meia mais tarde, as águas agitadas de um maremoto invadiram a parte baixa da cidade. Como se tal não maremoto invadiram a parte baixa da cidade. Como se tal não bastasse, um terceiro cataclismo abateu-se sobre Lisboa – um bastasse, um terceiro cataclismo abateu-se sobre Lisboa – um incêndio que durou seis dias. Muitas das casas que tinham escapado incêndio que durou seis dias. Muitas das casas que tinham escapado ao sismo e ao maremoto foram consumidos pelo fogo.ao sismo e ao maremoto foram consumidos pelo fogo.

A cidade ficou , em muitos locais, reduzida a A cidade ficou , em muitos locais, reduzida a escombros. Os edifícios do Terreiro do Paço desapareceram. escombros. Os edifícios do Terreiro do Paço desapareceram. Grande parte dos conventos e palácios ruíram. Apenas 3000 das Grande parte dos conventos e palácios ruíram. Apenas 3000 das 20000 que existiam na cidade ficaram em condições de ser 20000 que existiam na cidade ficaram em condições de ser habitadas. habitadas.

No terramoto morreram cerca de 6 a 8 mil pessoas.No terramoto morreram cerca de 6 a 8 mil pessoas.

O sismo também provocou estragos em outros pontos O sismo também provocou estragos em outros pontos do país.do país.

1/11/1955

Page 15: Sismos
Page 16: Sismos

V Z A M U O N Ç K

P R I Ç E R A T F

X M L S P C Z F O

Q A K Y I O F H C

D G K P C S T I D

E N H O E J M P S

T I F U N A W O G

A T A Z T I H C X

K U M V R N X E L

L D R A O Y S N Q

S E P G B C A T I

F U H W A P I R E

E N I L R H L O Ç

J O A Ç V E M D A

Page 17: Sismos

V Z A M U O N Ç K

P R I Ç R A T F

X M L S P C Z F O

Q A K Y I O F H C

D G K P C S T I D

E N H O E J M P S

T I F U N A W O G

A T A Z T I H C X

K U M V R N X E L

L D R A O Y S N Q

S E P G B C A T I

F U H W A P I R E

E N I L R H L O Ç

J O A Ç V E M D A

Page 18: Sismos

_ _ _ _ o _ _ g _ a

T _ _ r _ _ _ t _

_ _ _ e _ s _ _ a _ e

M _ _ c _ l _ i

_ i _ h _ e _

P _ _ c _ _ T_ _ _ ó _ _ _ _ s

_ _ t _ _ _ _ _ _ e _

D _ _ _ _ a _ _ _ t _

_ _ _ m _ _ r _ _ a

_ r _ _ _ a T _ _ _ _ s _ _ e

Page 19: Sismos

Sismologia

Terramoto

Intensidade

Mercalli

Richter

Placas Tectónicas

Catástrofes

Desabamento

Sismograma

Crosta Terrestre

Page 20: Sismos

Jennifer Gomes nº12Jennifer Gomes nº12

Samanta Duarte nº22Samanta Duarte nº22

8ºD8ºD

11/2/200911/2/2009