Sistema circulatório

23
SISTEMA CIRCULATÓRIO

description

Trabalho sobre o sistema circulatório para a professora Judi.João MarcosMila Miranda

Transcript of Sistema circulatório

Page 1: Sistema circulatório

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Page 2: Sistema circulatório

BIOLOGIA

Page 3: Sistema circulatório

DUPLA:

João Marcos Mila Miranda

Page 4: Sistema circulatório

DEFINIÇÃO

O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

Page 5: Sistema circulatório

O CORAÇÃOO coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua

mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:

Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.

Page 6: Sistema circulatório
Page 7: Sistema circulatório

O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:

Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;

Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;

Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

Page 8: Sistema circulatório

CAVIDADES DO CORAÇÃO

O coração humano possui 4 cavidades. Sendo elas:

Átrio Direito Ventrículo Direito Átrio Esquerdo Ventrículo Esquerdo

Page 9: Sistema circulatório

VÁLVULAS DO CORAÇÃO

As valvas servem para direcionar o fluxo sanguíneo pelas câmaras do coração. Entre o átrio direito e o ventrículo direito tem a válvula tricúspide e entre o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo tem a válvula mitral ou bicúspide.

Page 10: Sistema circulatório

CIRCULAÇÃO SISTÊMICA OU GRANDE CIRCULAÇÃO

Grande circulação ou circulação sistêmica é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava.

Inicia-se: ventrículo esquerdo e termina no átrio direito do coração.

Resumidamente, o caminho sa grande circulação é:

Coração – Ventrículo Esquerdo – Artéria Aorta – Cabeças, Troncos e Membros – Veias Cavas – Átrio Direito

Page 11: Sistema circulatório

CIRCULAÇÃO PULMONAR OU PEQUENA CIRCULAÇÃO

Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração.

Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.

Resumidamente, o caminho da circulação pulmonar é composta por:

Ventrículo Direito – Artéria Pulmonar - Pulmão – Veias Pulmonares – Átrio Esquerdo - Ventrículo Esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.

Page 12: Sistema circulatório

TIPOS DE SISTEMAS CIRCULATÓRIO

Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado.

Page 13: Sistema circulatório

SISTEMA ABERTO

No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Vagarosamente, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeias para os tecidos. Esse sistema é encontrado entre os artrópodes e na maioria dos moluscos. A lentidão de transporte de materiais é fator limitante ao tamanho dos animais. Além disso, por se tratar de um sistema aberto, a pressão não é grande, suficiente apenas para o sangue alcançar pequenas distâncias.

Page 14: Sistema circulatório

SISTEMA FECHADO

No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos. No lugar das lacunas corporais, existe uma grande rede de vasos de paredes finas, os capilares, pelos quais ocorrem troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. Nesse tipo de sistemas, o líquido circulante fica constantemente em movimento, a circulação é rápida. A pressão desenvolvida pela bomba cardíaca é elevada e o sangue pode alcançar grandes distâncias. O tamanho dos animais pode ser maior. Esse tipo de sistema circulatório é encontrado nos anelídeos, em alguns moluscos ágeis (lulas e polvos) e em todos os vertebrados.

Page 15: Sistema circulatório

MOVIMENTOS DO CORAÇÃO

SístoleÉ o movimento de contração do

coração Diástole

É o movimento de relaxamento do coração

Page 16: Sistema circulatório

FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL

Frequência cardíaca 70 à 80 batimentos por minuto Os batimentos são controlados por um marca-

passo ou sinoatrial que fica localizada entre o átrio direito e a veia cava superior

Pressão arterial Pressão arterial refere-se à pressão exercida

pelo sangue contra a superfície interna das artérias.

Page 17: Sistema circulatório

VASOS SANGUÍNEOSExistem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso

corpo: artérias, veias e capilares. Artérias

As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

Arteríolas

São pequenas ramificações arteriais.Estão localizadas entre as artérias musculares e os capilares.

Page 18: Sistema circulatório

VASOS SANGUÍNEOS Veias

As veias são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.

VênulasVasos minúsculos que coletam sangue proveniente de plexos capilares e unem-se para formarem veias.   

CapilaresMinúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.

Page 19: Sistema circulatório
Page 20: Sistema circulatório

TIPOS DE CIRCULAÇÃO Circulação pulmonar

É a circulação no qual o sangue que sai do coração e está rico em gás carbônico é levado até o pulmão, onde é oxigenado e retorna ao coração.

Circulação sistêmicaÉ o tipo de circulação na qual o sangue oxigenado sai do coração em

direção ao corpo, irriga os tecidos onde ocorrem as trocas gasosas e ele volta para o coração rico em gás carbônico.

Circulação pelo coraçãoO sangue rico em gás carbônico do corpo chega ao coração pelas veias

cavas superior e inferior, entrando no átrio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo direito, que também se contrai, bombeando este sangue para o pulmão através da artéria pulmonar até a rede de capilares do pulmão onde ocorrerá a troca gasosa. O pulmão recebe o gás carbônico e fornece oxigênio ao sangue, que retorna ao coração pelas veias pulmonares, que entram no átrio esquerdo. O átrio esquerdo bombeia o sangue para o ventrículo esquerdo, que bombeia este sangue rico em oxigênio pela artéria aorta para o corpo, onde vai chegar ate uma rede de capilares que irrigam os tecidos, onde o oxigênio é fornecido ás células e recebe gás carbônico, retornando ao coração pelas veias cavas.

Page 21: Sistema circulatório

COMPOSIÇÃO DO SANGUE Plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de

coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a de auxiliar na interrupção dos sangramentos.

Leucócitos são glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.

Hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, onde existem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.

Plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidas proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.

Page 22: Sistema circulatório
Page 23: Sistema circulatório

FIM